You are on page 1of 59

EBM

APRESENTAO A apostila de Vida Crist o mdulo I da EBM Escola Bblica Ministerial da Igreja Batista Filadlfia de Campinas. Foi organizada com o objetivo de auxiliar os cristos no estudo da Escritura Sagrada.

O mdulo I, direcionado s pessoas novas convertidas, que no so batizadas. Trata-se dos primeiros passos na caminhada crist. A apostila est planejada em 10 aulas ou encontros, com atividades que o aluno deve responder em casa.

Nosso objetivo que seja um material prtico e objetivo, mas que oriente o leitor nas questes fundamentais da f em Jesus.

Pr. Leo

Mdulo I: Vida Crist

EBM
SUMRIO

1 Aula A Histria da Salvao........................................................................................................03 2 Aula O que Acontece com a Pessoa que se Entrega a Jesus....................................................07 3 Aula Como Enfrentar o Mundo....................................................................................................10 4 Aula Como sou Afetado pelo Mundo..........................................................................................15 5 Aula Como Falar com Deus........................................................................................................18 6 Aula Vida Equilibrada: Conhecendo a vontade de Deus............................................................21 7 Aula A Palavra de Deus: Fonte de vida......................................................................................26 8 Aula Igreja: Uma Comunidade Viva............................................................................................31 9 Aula Batismo: Um passo de Obedincia.....................................................................................39 10 Aula Vida do Cristo na Igreja Local...........................................................................................49 Termo de Compromisso.....................................................................................................57 Lista de Versculos..............................................................................................................58 Referncias Bibliogrficas..................................................................................................59

Nota: As aulas 3 a 10 foram baseadas na apostila do CCM (Centro de Capacitao Ministerial) da IBC de Belo Horizonte.

Mdulo I: Vida Crist

EBM
1 AULA A HISTRIA DA SALVAO

A Criao Antes de tudo, da existncia dos anjos, do mundo espiritual, da terra, dos homens, existia Deus Pai, Filho e Esprito Santo, o qual eterno, auto existente. Jo 1:1 mostra que Jesus estava com Deus no princpio quando o mundo estava sendo criado. Jo 17:5 mostra que Jesus vivia com Deus Pai antes que o mundo existisse.

No princpio, qual? Quando Deus iniciou sua obra criadora, Ele criou o mundo e tudo que nele h e criou o ser humano: homem e mulher; e soprou sobre eles o flego de vida.

Seres Humanos foram Criados com Direito de Escolha O ser humano foi criado com inteligncia, com liberdade, com direito de escolha, mesmo Deus sabendo que o homem poderia usar sua liberdade inclusive contra Ele (Deus). Mas est escrito que antes da criao do mundo Jesus estava predestinado a morrer pela humanidade (1Pe 1:20). No porque Deus faria o ser humano desobedecer, mas que antes da criao o Deus trino no descartou a possibilidade de que sua criatura virasse contra o criador, e se isso acontecesse, s teria uma forma de salvar sua criatura, que seria o prprio criador pagando o preo em lugar da criatura.

Deus colocou o ser humano na terra para dela viver e dela cuidar sendo seu governador, mas colocou uma condicional: a obedincia (Gn 1:26-28; 2:15-17). O primeiro casal tinha o livre arbtrio, ou seja, no tinha a natureza pecaminosa, a tendncia ao pecado como ns, pois foram criados perfeitos.

Ado e Eva representam toda humanidade Atravs do casal Deus levantaria a descendncia humana, dessa forma, o primeiro casal representante de toda humanidade, assim se eles desobedecessem, toda humanidade estaria debaixo da mesma desobedincia e condenao (Rm 5:19). E foi o que aconteceu.

Mdulo I: Vida Crist

EBM
No mundo espiritual que Deus criou, um dos anjos chamado lcifer, se rebelou querendo ser igual a Deus, e influenciou alguns anjos e todos eles foram expulsos da presena de Deus no seu reino celeste (Is 14:12-15). O anjo cado apareceu em forma de serpente falante para Eva distorcendo a ordem de Deus para eles (Gn 3:1-5) e ela e Ado foram iludidos pela mentira da serpente e desobedeceram a Deus entregando o governo do mundo ao adversrio (Mt 4:8-9).

A humanidade poderia ter sido destruda, mas Deus pela sua misericrdia poupou sua criao, mas precisou limitar sua vida fsica para no viver eternamente no corpo de pecado.

A questo que pela desobedincia do primeiro casal que representa a humanidade, toda a humanidade j nasce em pecado (Sl 51:5), pois nasce na descendncia do primeiro casal. A nica forma de quebrar essa maldio e herana de pecado era algum que fosse ser humano, mas sem pecado. Mas onde encontrar se toda a humanidade est em pecado? (Rm 3:23).

A soluo seria o prprio criador nascer como criatura e pagar todo o preo da obedincia que Ado e Eva no cumpriram. Por isso, Jesus se fez carne, ou seja, tornou-se ser humano. Ele era Deus, mas no usou de sua autoridade como Deus criador para cumprir sua misso humana (Fp 2:5; Hb 5:7-10).

Jesus chamado de segundo Ado, atravs dele, da sua obedincia todos podem receber a salvao, a reconciliao com Deus. Assim, Deus intervm na histria da humanidade e oferece a restaurao para todo aquele que aceitar sua obra em nosso favor (Jo 3:16).

A Salvao em Cristo Atravs de Jesus, Deus providenciou salvao para toda a humanidade, mas como a humanidade livre para escolher seu caminho, Deus toma a iniciativa de pagar o preo pela restaurao da criao. E deixa que ela mesma decida se vai aceitar sua oferta ou no, sabendo que todos esto condenados a vida eterna sem Deus por estarem debaixo do pecado. Jesus no veio condenar, veio oferecer libertao da condenao para os que o aceitarem (Jo 3:16-17).
Mdulo I: Vida Crist 4

EBM
Lcifer e todos os anjos cados j esto condenados conforme Judas 6, pois no h possibilidade de restaurao na existncia espiritual. Mas todos os seres humanos que no aceitarem o sacrifcio de Jesus continuaro debaixo da condenao do pecado, da descendncia de Ado e Eva. Em cristo, somos feitos uma nova criao. A primeira criao era fsica, a segunda criao espiritual (2Co 5:17).

As Atitudes Humanas no nos Ajudam ser salvos A salvao no depende de nossas obras. Muitas pessoas no espiritismo praticam obras de caridade em busca de pagar seus pecados e alcanar a salvao. Tambm no catolicismo pagam promessas e at em meio evanglicos, as pessoas pensam que suas ofertas ou obras de servio a Deus podem ajudar na salvao. Mas a salvao exclusivamente pela graa (Ef 2:8-9), ou seja, pelo favor imerecido, favor de Deus por ns, mas que no merecamos.

A salvao no est na religio ou em uma Igreja, est em Jesus. Assim, todo aquele que confessar seu nome, que crer que Ele o salvador, ser salvo (Rm 10:9-10). As pessoas tm buscado a Deus, pois elas esto desejosas por Deus, mas tm buscado em lugares errados, na religio. Alguns pensam que todas as religies levam a Deus, na verdade nenhuma religio leva apenas Jesus, pois Ele o caminho, a verdade e vida, ningum vai a Deus se no for por Jesus (Jo 14:6).

Resumindo: 1 criao - Ado e Eva - Representa toda a humanidade. Pecou e transmitiu o pecado para toda a descendncia, tendo como consequncia a vida eterna sem Deus. 2 Criao - Jesus - Representa todos que Nele crer. Obedeceu e transmite a salvao a todos que Nele crer. Tendo como consequncia a vida eterna com Deus.

Ado

Jesus

Morte eterna

vida eterna

Mdulo I: Vida Crist

EBM
VERSCULO PARA MEMORIZAR Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unignito, para que todo o que nele crer no perea, mas tenha a vida eterna. Joo 3:16

Atividades para Casa

1. Qual a razo da queda do ser humano? _______________________________________________________________________

2. Qual a consequncia da queda do ser humano? _______________________________________________________________________

3. Qual a forma usada por Deus para salvar a humanidade? ________________________________________________________________________

4. Qual a importncia das obras humanas para a salvao em Cristo? ________________________________________________________________________

Mdulo I: Vida Crist

EBM
2 AULA

O QUE ACONTECE COM A PESSOA QUE SE ENTREGA A JESUS?

A converso. Ter f e se arrepender A pessoa que vivia debaixo do pecado original de Ado e Eva, muda seu rumo que antes era para a vida eterna sem Deus, agora muda a direo para Deus. Veja que Deus no quer que as pessoas vivam eternamente sem Ele que o que a Bblia chama de inferno, as pessoas vo por no aceitarem a salvao em Jesus. preciso ter f em Jesus, crer que Ele Deus, o Salvador e se arrependerem de seus pecados, de sua autossuficincia. No adianta apenas crer que Deus existe, pois os demnios tambm crem (Tg 2:19) e no se arrepender, no adianta querer se arrepender sem ter f, pois nossas obras no podem nos salvar. A regenerao Novo Nascimento. Ao transformadora de Deus no nosso interior a obra de Deus na vida do convertido mudando seu interior. Quando Deus encontra espao na nossa vida, Ele nos transforma pelo seu poder e palavra. Ocorre instantaneamente quebrando o poder do diabo sobre nossas vidas, pois antes estvamos em pecado, logo, sob o poder de satans (1Jo 3:8).

A justificao. Ao de Deus que nos torna inocentes diante Dele Significa que Deus nos torna justos em Cristo. Antes estvamos condenados, mas atravs da obra de Cristo Deus nos considera justos. No por nossas obras, no significa que o convertido se torna completamente sem erro ou melhor que as outras pessoas, mas que agora ele est debaixo do sangue de Cristo, no mais debaixo do pecado (Rm 8:1).

A santificao. Ao humana por toda a vida na terra obra do convertido com ajuda de Deus. contnuo por toda a vida na terra, onde o cristo deve se arrepender dos seus pecados dirios, e buscar renovao em Deus. O cristo tem certeza da sua salvao em Cristo, da sua converso, da regenerao e justificao, mas na sua caminhada na terra ele poder errar, porque ele ainda tem a velha natureza herdada de Ado e Eva. Pode vencer o pecado, pois ele tem a nova

Mdulo I: Vida Crist

EBM
natureza herdada de Cristo. Para isso, precisa rever suas atitudes, suas amizades, para que tenha uma vida conforme a vontade de Deus. Em Galatas 5:16-26, mostra que a carne (velha natureza) luta contra o esprito (nova natureza).

Enchimento do Esprito Santo. Permisso contnua para Deus trabalhar em ns Quando a pessoa se converte ela recebe o Esprito de Deus, o qual uma pessoa da trindade, na qual Deus est presente na terra atualmente. Este passa habitar o novo convertido em seu corpo, que se torna a casa de Deus. Dessa forma, de acordo a pessoa (convertida) permite que o Esprito tenha mais liberdade para controlar todas as reas da sua vida. Para isso, necessrio trocar as atitudes da velha vida por atitudes da nova vida como: mentira pela verdade, roubo por trabalho honesto; maledicncia por palavras edificantes (Ef 4:20-31).

A Vida Eterna. Aps a morte fsica - Salvao ou condenao eterna? O ser humano passar pela morte fsica apenas uma vez, se apresentando diante de Deus para juzo (Hb 9:27) de salvao ou de condenao eterna (Ap 20:6-14). Na morte fsica ocorre a separao da alma e do corpo (Ec 12:7). O corpo volta ao p da terra, e a alma tanto do crente como do incrdulo vai a Deus.

- Estado intermedirio Aps a morte fsica, os crentes e os no crentes no vo direto para o seu destino final, ambos ficam num estado de espera, mas conscientes (Ap 6:9). Os crentes esperam na presena de Deus, e os no crentes num lugar de angstia (Lc 16:19-31) at a 2 vinda de Jesus.

- O corpo ressurreto no cu A Bblia mostra que iremos nos lembrar das coisas da vida terrena, que iremos reconhecer pessoas, mas um estado de existncia diferente do corpo fsico, da vida na terra. No sentiremos tristeza, dor, etc. (1Co 15:37,44; Lc 13:28).

- A 2 Vinda de Jesus

Mdulo I: Vida Crist

EBM
Jesus voltar de forma pessoal e visvel. Essa 2 vinda ser em poder e glria para salvar os seus seguidores e vencer o anticristo (Mt 24:27-30; At 1:11; 1Tl 4:16; Lc 21:25-27; Ap 19:19-21). No sabemos nem o dia nem a hora de sua vinda, mas ocorrero tempos difceis na terra com a vinda do anticristo (Mt 24:44). Na 2 vinda iniciar um novo tempo de salvao eterna para os convertidos e condenao eterna dos incrdulos (Mt 25:41).

Atividades para Casa

1. Quais os dois aspectos da converso? _______________________________________________________________________

2. Quando encerra nossa busca pela santificao? ________________________________________________________________________

Versculo para Memorizar Pois vocs so salvos pela graa, por meio da f, e isto no vem de vocs, dom de Deus; no por obras, para que ningum se glorie. Efsios 2:8-9

Mdulo I: Vida Crist

EBM
3 AULA COMO ENFRENTAR O MUNDO?

Como posso descrever minha vida antes Como posso descrever a diferena que de me entregar a Jesus? Jesus fez em minha vida aps aceit-lo como meu Senhor e Salvador?

O MUNDO A palavra mundo, mencionada na Bblia vem da palavra grega Kosmos e tem significados distintos: No sentido de universo material: ...O Deus que fez o mundo e tudo o que nele h Os habitantes do mundo: ...Deus tanto amou o mundo... Jo 3:16; Homens hostis a Deus: Se vocs pertencessem ao mundo, ele os amaria como Todo crculo de bens materiais, talentos e prazeres mundanos: Pois que adiantar Certas idias e filosofias humanas contendo valores espirituais e morais: Porque

At 17:24;

se fossem dele. Jo 15:19; ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Mt 16:26; a sabedoria deste mundo loucura aos olhos de Deus... I Co 3:19. Em resumo, mundo alm de significar a terra literalmente, as pessoas que nela vivem, e as coisas que nela esto, diz respeito tambm ao sistema organizado contrrio aos princpios e mandamentos divinos. A Bblia diz:
No amem o mundo nem o que nele h. Se algum amar o mundo, o amor do Pai no est nele. Pois tudo o que h no mundo a cobia da carne, a cobia dos olhos e a ostentao dos bens no provm do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobia passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 Joo 2:15-17

Vamos compreender o significado da expresso sublinhada acima:

Mdulo I: Vida Crist

10

EBM
A- A COBIA DA CARNE o desejo existente em nossa natureza que nos impulsiona, desde pequenos, a buscar o prazer usando a mente, a vontade, as emoes e tambm o corpo, dando oportunidade do pecado entrar em nossa vida. O conflito que todo cristo vive precisa ser entendido luz da Palavra, pois o inimigo pode utilizar-se disso para nos acusar e nos desanimar. O Pai nos deu uma nova vida em Cristo e isto uma realidade espiritual que conflita com a velha tendncia da carne, que inimizade com Deus.

O QUE A CARNE? A carne a natureza humana corrompida pelo pecado tanto sexual, fsica, alma, carter, temperamento e at religiosidade, pois a esfera em que atuam os espritos contrrios a Deus.
Ora, as obras da carne so manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiaria; dio, discrdia, cimes, ira, egosmo, dissenses, faces e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes j os adverti: Aqueles que praticam essas coisas no herdaro o Reino de Deus. Gl 5:19-21

A lista mencionada por Paulo aos Glatas contm: Pecados sexuais: prostituio, impureza e lascvia; Pecados de religiosidade: idolatria e feitiaria; Pecados de relacionamento: faces, dissenses, partidos; Pecados de carter: cimes, invejas, iras; Pecados sociais: bebedeiras, glutonarias.

Pois a carne deseja o que contrrio ao Esprito; e o Esprito, o que contrrio carne. Eles esto em conflito um com o outro, de modo que vocs no fazem o que desejam . Gl 5:17.

Esta passagem nos mostra que dentro de ns h uma guerra entre dois opositores. De um lado, a carne, que controlava a antiga vida, dirigida pelo inimigo, que agora opera nos filhos da desobedincia e quer de volta o seu domnio. Do outro, o Esprito Santo, o prprio Deus, que vem morar no nosso corao e quer nos impedir de submeter-nos escravido da carne.

Mdulo I: Vida Crist

11

EBM
o Esprito Santo quem vai ajudar o homem a viver sua nova vida de comunho com o Pai. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dar outro Conselheiro para estar com vocs para sempre, o Esprito da
verdade. O mundo no pode receb-lo, porque no o v nem o conhece. Mas vocs o conhecem, pois ele vive com vocs e estar em vocs. Joo 14:16-17

Como age o Esprito Santo? Ele no uma energia que d sorte ou um poder mgico. Jesus disse que enviaria o Esprito, o Ajudador, o Consolador, para habitar em ns. Assim, sua vida agora um santurio em que o Pai habita. Outro aspecto relevante o nosso querer, que no aspecto negativo movido pela carne, gerando o pecado e produzindo a morte. Na nova vida esse querer pecaminoso deve ser acidente de percurso e no estilo de vida. A luta travada pelo Esprito para que esse querer no nos domine e nos subjugue, ou seja, que no tenhamos de atender a seus apelos; pelo contrrio, que o venamos. E como essa luta vencida? Pelo Esprito Santo. No h outro modo, pois a luta sendo espiritual, as armas tem de ser espirituais e a eficcia dele e no nossa. Paulo nos ensina:
Por isso digo: Vivam pelo Esprito, e de modo nenhum satisfaro os desejos da carne . Gl 5:16

Isso significa que se ns andarmos conduzidos pelo Esprito, obedecendo direo do Esprito, os desejos pecaminosos da carne no nos subjugaro. O segredo o Esprito Santo. ele quem pode orientar-nos sempre.
Pois se vocs viverem de acordo com a carne, morrero; mas, se pelo Esp rito fizerem morrer os atos do corpo, vivero. Rm 8:13

A carne semelhante a um leo forte que abatia qualquer presa que encontrava pelo caminho. At que um dia foi colocado numa jaula. O domador foi reduzindo gradativamente sua alimentao diria e ele foi definhando, at se tornar um animal totalmente sem foras e incapaz de oferecer resistncia. tirando o alimento pecaminoso que damos diariamente nossa carne atravs de filmes, novelas, msicas, literatura, sites, conversas, relacionamentos errados, indolncia, que ela se enfraquecer a ponto de no mais poder nos subjugar. Por esta razo, a partir de agora preocupemo-nos em alimentar o Esprito e no mais a carne.

Mdulo I: Vida Crist

12

EBM
B- A COBIA DOS OLHOS Nosso modo de olhar refletir decisivamente nosso modo de viver. Este um princpio que percorre a histria humana desde o jardim do den. Essa experincia vivida por Eva trouxe prejuzos gravssimos para toda a criao. o que diz a Palavra: Quando a mulher
viu que a rvore parecia agradvel ao paladar, era atraente aos olhos e, alm disso, desejvel para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu tambm. Gn 3:6

A mulher fixou os olhos em alguma coisa e aquilo a atraiu de tal forma que ela sequer pensou na consequncia da desobedincia, sobre a qual j fora advertida. Viu que algo era agradvel aos olhos, de bom aspecto, sedutor; algo possvel de ser alcanado, conquistado e que traria satisfao. Cobiou, foi seduzida, consumou o ato e recebeu a morte. Jesus nos adverte de maneira clara a respeito do modo como olhamos: Os olhos so a
candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo ser cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo ser cheio de trevas. Portanto, se a luz que est dentro de voc so trevas, que tremendas trevas so! Mt 6:22-23

Se o olhar for correto, santo, puro, a mente no se contaminar e todo o corpo dar respostas adequadas atravs das emoes, forma de falar, pensar, agir, relacionar-se etc. Se o olhar for impuro ou pecaminoso, a mente ser afetada pelo pecado, que gradativamente destruir o carter.

Dica: No d a segunda olhadinha!

C- A SOBERBA DA VIDA O mundo ensina que o homem vale pelo que tem, e o ter passou a ser mais importante que o ser. As pessoas buscam desesperadamente o valor de coisas, marcas, grifes, posies, crendo que isso pode agregar valor vida delas, pode fazer com que se sintam aceitas ou se sentir melhor do que na verdade so.

Nesta busca, muitos cometem desvios, passam por cima de pessoas e princpios divinos, cometem desatinos que s vezes os levam completa destruio. A Palavra nos orienta:

Mdulo I: Vida Crist

13

EBM
Por isso, pela graa que me foi dada digo a todos vocs: Ningum tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrrio, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da f que Deus lhe concedeu. Rm 12:3

Qual a imagem que temos de ns mesmos? Qual a imagem que temos das pessoas ao nosso redor? Qual a imagem que temos das coisas que h mundo?

Responder a estas questes honestamente muito importante para no incorrermos em extremos, tanto de uma baixa autoestima quanto de uma insuportvel soberba. Davi, o maior rei de Israel, orava:
Livra-me da soberba e ficarei livre de grande transgresso. Sl 19:13

A soberba uma transgresso aos princpios divinos, pois faz o homem pensar de si mesmo aquilo que no verdadeiro, remete-o a uma independncia de Deus, a uma autossuficincia destruidora. Percebemos essa mente soberba do mundo rondando o povo de Deus quando alguns pregadores sustentam que os cristos tm de ser prsperos, ricos. E os pobres do nosso meio? Onde estariam as bnos sobre eles?
Escreva: O mpio est envaidecido; seus desejos no so bons; mas o j usto viver pela sua fidelidade. Hc 2:4. E todos os que tiverem deixado casas, irmos, irms, pai, me, filhos ou campos, por minha causa, recebero cem vezes mais e herdaro a vida eterna. Mt 19:29

Atividades para casa

OBS: No precisa escrever estas questes

1. Qual a influncia dos programas, novelas e msicas seculares na sua vida?

2. Voc tem assistido filmes pornogrficos, sensuais, violentos e no se importado com isso?

3. Voc precisa sempre se auto afirmar entre as pessoas? Ou se isola por no se sentir confortvel entre elas?

Mdulo I: Vida Crist

14

EBM
4 AULA COMO SOU AFETADO PELO MUNDO

O mundo exerce uma influncia que afeta nosso modo de pensar, falar, sentir, vestir, relacionar, etc. A Palavra de Deus, falando sobre nossa antiga vida de pecado, diz:
Vocs estavam mortos em suas transgresses e pecad os, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o prncipe do poder do ar, o esprito que agora est atuando nos que vivem na desobedincia. Ef 2:2

Quais so os mtodos mais usados do inimigo para manter influncia sobre ns? Basta analisar com senso crtico as mensagens que tm sido insistentemente veiculadas dentro de nossa casa em filmes, sites, novelas, msicas, reality shows etc., ensinando violncia, roubo, assassinatos, homossexualismo, prostituio, adultrios e rebelies. Lanando moda, grias e outras mazelas que logo so assimiladas pelo pblico. Se cedermos a essas influncias, seremos semelhantes ao mundo e deixaremos de cumprir o propsito para o qual Deus nos chamou.

COMO CONFRONTAR O MUNDO E PERMANECER FIRME Precisamos sempre lembrar que estamos no mundo, mas no somos do mundo. A nossa vida no pertence mais a este mundo. Eles no so do mundo, como tambm para demonstrar a nossa total separao do mundo, usou como

eu no sou. Jo 17:16. Jesus,

exemplo Ele mesmo.

Jesus no nos prometeu o aplauso do mundo

Se vocs pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocs no so do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia. Jo 15:19

A separao do mundo causa rejeio por este mesmo mundo.

Jesus nos prometeu vitria sobre o mundo

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocs tenham paz. Neste mundo vocs tero aflies; contudo, tenham nimo! Eu venci o mundo. Jo 16:33.

A nossa vitria sobre o mundo pela f

O que nascido de Deus vence o mundo; e esta a vitria que vence o mundo: a nossa f. 1 Jo 5:4

Mdulo I: Vida Crist

15

EBM
Sabendo isso, devemos tomar decises baseadas na f que temos e pregamos, eliminando tudo que nos afasta de Deus, selecionando at o tipo de pessoas que podem exercer influncia sobre ns.
Bem aventurado o homem que no anda no conselho dos mpios, no se detm no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores. Sl 1:1

Isso no significa que nos isolaremos do mundo, dos pecadores, das pessoas sem Cristo, mas sim que no nos deixaremos atrair nem influenciar pelo seu estilo de vida. Ao contrrio, eles que devem notar nosso novo estilo de vida.

A verdade o evangelho que pregamos

Embora eu seja o menor dos menores de todos os santos, foi -me concedida esta graa de anunciar aos gentios as insondveis riquezas de Cristo. Ef 3:8

Paulo enfrentou grandes tribulaes e oposies quando evangelizava os povos da sia. Mas tinha a convico da verdade que pregava e isso no lhe permitia esmorecer. Ele mesmo se sentia pequeno, mas sabia que o evangelho valioso.

Ns podemos fazer diferena no destino eterno das pessoas

Lembrem-se disto: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvar a vida dessa pessoa e far que muitssimos pecados sejam perdoados. Tg 5:20

Ningum tem uma mensagem to relevante e de tanto impacto quanto aquele que vive plenamente de acordo com os preceitos de Deus. O nosso testemunho de vida far sempre toda a diferena.

Lembre-se: Voc aquilo que Deus diz que e no o que os outros dizem.

Mdulo I: Vida Crist

16

EBM
Atividades Para Casa Leia atentamente todas as referncias bblicas e responda s perguntas de maneira completa:

1. A palavra mundo no se refere ao que vivemos e sim ao que contrrio palavra de Deus. Quem governa o mundo segundo 1 Joo 5:19 ? ________________________________________________________________________

2. Segundo 1Joo 2:16 que elementos manifestam o amor ao mundo? a._________________________________________ b.________________________________________ c.________________________________________

3. Assinale a resposta certa a respeito do mundo (sistema sem Deus) como est em 1 Joo 2:15 ? a) Devemos fugir dele. b) Devemos am-lo e cuid-lo. c) No devemos am-lo. d) Devemos aceit-lo e viver de acordo com ele.

4. Como so descritos os desejos da carne, conforme Gl 5:19-21? ________________________________________________________________________

5. H um conflito entre a carne e o esprito. O que devemos fazer se quisermos vencer os desejos da carne? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

VERSCULO PARA MEMORIZAR: Por isso digo: vivam pelo Esprito, e de modo nenhum satisfaro os desejos da carne . Gl 5:16

Mdulo I: Vida Crist

17

EBM
5 AULA COMO FALAR COM DEUS?

Quando convertemos a Cristo, desejamos conhecer a Deus, ter intimidade e experincias com Ele, conhecer a sua Palavra, viver uma vida vitoriosa etc. Se ns desejamos todas essas coisas, precisamos saber que Deus deseja ainda mais.

Assim como cultivamos hbitos de escovar os dentes, pentear os cabelos, tomar banho etc., precisamos cultivar o hbito de orar.

Exemplos de Jesus: 6:12; 9:29; 26:36. Orou com os discpulos no jardim do Getsmani - depois enfrentou a cruz: Mt Orou com trs dos discpulos num monte - depois se transfigurou diante deles: Lc Orou no momento do seu batismo - o cu se abriu e Deus falou com ele: Lc 3:21; Orou a ss, no monte, da tarde at a madrugada - depois andou sobre o mar: Mt

14:23-24; Orou a ss, num lugar deserto, levantando-se de madrugada - depois saiu para

pregar: Mc 1:35; Orou a ss, no monte, uma noite inteira - depois escolheu os doze discpulos: Lc

COMO CULTIVAR O HBITO DE ORAR

Estabelea um horrio

De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou -se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando. Mc 1:35.

Deve ser seu melhor horrio, quando no estiver cansado ou com sono. Priorize esse horrio, no o substitua por outros afazeres e no desmarque sua agenda com Deus. Quando cultivamos o hbito de orar em horrios determinados, isso passa a ser uma necessidade; seremos impulsionados a atend-la e sentiremos falta se no o fizermos.

Mdulo I: Vida Crist

18

EBM
Estabelea um lugar adequado

Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalm e ali fez o que costumava fazer: trs vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus. Dn 6:10

Deve ser de preferncia, um local onde voc tenha privacidade para no ser interrompido e tenha liberdade para falar em voz audvel, expressando-se sem que algum o oua.

Ore a ss ao Pai

Mas quando voc orar v para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que est em secreto. Ento seu Pai, que v em secreto, o recompensar. Mt 6:6

A orao a ss com o Pai nos permite falar com a intimidade do nosso corao, sem desviar a ateno de ns mesmos, como pode ocorrer numa reunio pblica de orao. A ss, podemos ser mais autnticos, mais sinceros, dizer o que precisa ser dito, buscando dele a resposta.
6:8

Fale abertamente com o Pai

No sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocs pre cisam, antes mesmo de o pedirem . Mt

No necessrio escolher palavras bonitas para falar com Deus. Precisamos falar de tudo que sentimos, fazemos e falamos, para crescermos espiritualmente a cada dia.

Ore com outros irmos sempre que possvel

Tambm lhes digo que se dois de vocs concordarem na terra em qualqu er assunto sobre o qual pedirem isso lhes ser feito por meu Pai que est nos cus. Mt 18:19

Procure irmos para orar com voc. A concordncia na orao gera aceitao da nossa orao e bno de Deus. Participe de reunies de orao.

Ore com f

Ele respondeu: Porque a f que vocs tm pequena. Eu lhes asseguro que se vocs tiverem f do tamanho de um gro de mostarda, podero dizer a este monte: V daqui para l, e ele ir. Nada lhes ser impossvel. Mt 17:20

Espere a resposta de Deus

Todas as nossas oraes so respondidas. E elas podem ter trs tipos de resposta: sim, no, espere. A nossa tendncia pensar que Deus nos responde apenas quando atende

Mdulo I: Vida Crist

19

EBM
ao que lhe pedimos. Quando ele nos responde de outra forma s vezes ficamos magoados. E se seu filho pequeno lhe pedisse um carro de presente, tendo condio financeira, voc lhe daria? Certamente que no, mas voc talvez lhe dissesse que espere at que tenha idade e condio legal para dirigir. DICA: Como Orar Mt 6:9-13 v.9. Reconhea que Deus est acima de ns, do mundo, da sua criao; v.10. Pea para Deus fazer a vontade Dele em sua vida; v.11. Confie que Deus quem te sustenta; v.12. Pea perdo por seus pecados, lembrando que voc precisa perdoar o seu prximo; v.13. Pea para que te ajude praticar sua palavra, agradecendo e louvando a Ele por tudo que Ele . Atividades Para Casa 1. Leia a orao do Pai Nosso em Mateus 6:9-13, e mostre o que aprendeu neste estudo. Escreva nas linhas abaixo, a interpretao que voc faz desta orao. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

2. Se voc no consegue fazer sua devocional, seu tempo a ss com Deus, deve: a- Ficar todo o dia com complexo de culpa; b- No voltar a orar, pois Deus est aborrecido com voc; c- Deixar assim mesmo, pois esse tempo no importante; d- Aprender a lio e buscar com afinco no faltar ao encontro marcado.

3. Segundo Mateus 11:28, o que devemos fazer quando estamos sobrecarregados ou atribulados fsica ou emocionalmente? ________________________________________________________________________

VERSCULO PARA MEMORIZAR: No andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela orao e splicas, e com ao de graas, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento guardar o corao e a mente de vocs em Cristo Jesus. Fp 4:6-7

Mdulo I: Vida Crist

20

EBM
6 AULA VIDA EQUILIBRADA: CONHECENDO A VONTADE DE DEUS

Todos ns j tivemos um estilo de vida diferente daquele que a Bblia nos chama a viver. Alguns viveram sem limites ou princpios, outros, nem tanto, mas de igual forma estavam separados de Deus. Ao convertermos ao Senhor Jesus, o desafio de uma vida diferente nos proposto, um novo padro, em um mundo que se ope a Deus e aos valores cristos. a vida abundante prometida por Jesus em Jo 10:10. um novo estilo de vida.

Como alcanar a vida abundante, ou seja, a vida equilibrada em suas quatro dimenses: mental, fsica, espiritual e social.
Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graa diante de Deus e dos homens . Lc 2:52

A palavra crescimento vem do grego prokopto, que significa abrir caminho, prosseguir. Segundo este versculo, em que dimenso ele cresceu?

Dimenso mental

Sabedoria est ligada ao desenvolvimento intelectual, que nos leva a buscar e a vencer desafios, tornando-nos mais bem informados, mais capacitados em nossas atividades profissionais. Pensar em abrir mo dessas coisas, sob o argumento de que so coisas do mundo, revelar ignorncia e desconhecimento do propsito de Deus, como revela a sua Palavra: Voc j observou um homem habilidoso em seu trabalho? Ser promovido ao servio real;
no trabalhar para gente obscura. Pv 22:29 Se algum de vocs tem falta de sabedoria, pea-a a Deus, que a todos d livremente, de boa vontade; e lhe ser concedida. Tg 1:5

Dimenso fsica

Jesus tambm crescia em estatura. E no era apenas um crescimento fsico natural, mas um crescimento sadio. A Bblia diz que nosso corpo templo do Esprito Santo e que somos responsveis por ele.
Vocs no sabem que so santurio de Deus e que o Esprito de Deus habita em vocs? Se algum destruir o santurio de Deus, Deus o destruir; pois o santurio de Deus, que so vocs, sagrado. 1 Co 3:16-17

Mdulo I: Vida Crist

21

EBM
Como cultivar um conceito saudvel do corpo? Aparncia tudo! Voc pode ser to magro quanto quiser! Seja sexy, sensual! Faa o impossvel para ter uma aparncia jovial! Fumar emagrece! E assim por diante.

Alguns adoram o templo. No adoram aquele que est no templo, mas o templo em si. E no medem esforos e recursos para fazer o que for necessrio para melhorar o fsico algo que sempre sofrer alteraes e por isso sofrem e ficam inseguros.

O outro extremo so aqueles que destroem o templo. Normalmente negligenciam o fsico e pouco se preocupam com a sade; nem sequer respeitam ou crem naquele que est no templo. Fazem isso cometendo toda sorte de excessos, desde vcios (cigarro, bebidas, drogas, remdios etc.) at uma vida sexual irresponsvel (prostituio, sexo fora do casamento, adultrio, homossexualismo, sexo com animais, pornografia pela internet etc).

O vcio, alm de ser uma dependncia da carne que se acostumou com a droga, pode se tornar uma ao maligna na vida daquele que deu lugar ao inimigo e tornou-se escravo dele. O uso de drogas (maconha, cocana, crack, anfetaminas etc.) ajuda a financiar a criao de um poder paralelo e criminoso, em que leis so criadas, tribunais so estabelecidos e pessoas so aprisionadas e assassinadas.

E quanto ao sexo? Deus quer que sejamos felizes. Ele criou o homem e lhe deu uma companheira, conforme Gnesis 2:20-23. Portanto, o sexo criao divina, mas apesar do sexo ter sido criado com um bom propsito, o mundo se encarregou de denegri-lo e macul-lo. Como? Com os meios de comunicao que atualmente no se cansam de veicular que toda forma de amor vale a pena; Tudo se apresenta de forma natural: o sexo ilcito, a nudez exposta, a prostituio e o adultrio so justificados.

Mdulo I: Vida Crist

22

EBM
Dimenso social

Muitos, no desejo sincero de servir a Cristo, tomam atitudes radicais em relao vida e aos relacionamentos do passado e vo a outro extremo. Com isso, afastam-se das pessoas, isolam-se, tornam-se por vezes legalistas, rigorosos, intolerantes, antipticos e antissociais. Assim, alguns crentes em Cristo passam a idia de que somos os no pode. No pode ir ao cinema, no pode usar cala comprida, maquiagem, no pode brincar, no pode rir, no pode isso, no pode aquilo...
Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoo, escreva-os na tbua do seu corao. Ento voc ter o favor de Deus e dos homens, e boa reputao. Pv 3:3-4

Jesus estabeleceu muitas pontes de relacionamento. Perto dele andavam os excludos, mendigos, doentes, prostitutas, mas tambm pessoas de posio social elevada. Jesus participava de caminhadas, subia os montes, casamentos, jantares, frequentava o Templo. Porm Jesus jamais se deixou influenciar pelo modo de vida deles, antes os influenciava para que tivessem uma vida diferente.

Dimenso espiritual

Quando falamos da dimenso espiritual pensamos que a mais importante e est acima das outras. As pessoas s vezes perguntam como vai sua vida espiritual? Parece at que outra vida, separada das coisas do cotidiano. Na verdade, toda nossa vida espiritual, pois devemos ser guiados pelo Esprito. Jesus crescia em graa diante do Pai. (Lc. 2:40,52) A sabedoria, a estatura, o favor dos homens e todas as demais coisas, provm da graa divina. E o crescimento na graa decorre do viver pela graa, numa busca contnua de Deus para conhec-lo e viver de modo agradvel a ele, como revela a Bblia:
Por isso mesmo, empenhem -se para acrescentar sua f a virtude; virtude o conhecimento; ao conhecimento o domnio prprio; ao domnio prprio a perseverana; perseverana a piedade; piedade a fraternidade; e fraternidade o amor. 2 Pe 1:5-7

Dicas Desenvolva relacionamentos saudveis no lar, escola, trabalho, vizinhana, etc. Demonstre real interesse pelas pessoas. Saiba ouvi-las; Tenha sempre uma palavra de elogio acerca de algum. Tente descobrir as necessidades das pessoas. Seja prestativo. Qual o segredo para experimentarmos a vontade do Pai?

Mdulo I: Vida Crist

23

EBM
Trs atitudes que precisamos tomar para experimentar a vontade de Deus.
Portanto, irmos, rogo-lhes pelas misericrdias de Deus que se ofeream em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus; este o culto racional de vocs. No se amoldem ao padro deste mundo, mas transformem-se pela renovao da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus. Rm 12:1-2

Consagrao se ofeream em sacrifcio vivo

Pois eu sou o SENHOR, o Deus de vocs; consagrem -se e sejam santos, porque eu sou santo. Lv 11:44

Colocar a sua vontade em primeiro lugar e abrir mo da nossa prpria vontade. Valorizar o que ele valoriza e abandonar o que ele rejeita. Posio no se amoldem ao padro deste mundo

Se, porm, no lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem iro servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram alm do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocs esto vivendo. Mas eu e a minha famlia serviremos ao SENHOR. Ento o povo respondeu: Longe de ns abandonar o SENHOR para servir outros deuses! Js 24:15-16

O mundo se ope totalmente a Deus e anda em direo contrria. Jesus disse que o mundo o odiou, porque ele comprovou que suas obras eram ms. Joo 7:7. Querer se ajeitar ao padro mundano para no espantar as pessoas pode ser uma armadilha perigosa e destrutiva. Transformao transformem pela renovao da sua mente

Santifica-os na verdade; a tua palavra a verdade. Jo 17:17

Como nos transformar? Renovando nossa mente, mudando nossos padres de pensamentos, pensando nas coisas do alto e buscando entendimento espiritual. O que renova nossa mente? A Palavra de Deus!

A Palavra que cria (Hb 11:3), esprito e vida (Jo 6:63), regenera (1 Pe 1:23), limpa (Jo 15:3) e nos santifica. Precisamos desejar tudo que est no corao do Pai para experimentarmos a vontade Dele.
Portanto, j que vocs ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que so do alto, onde Cristo est assentado direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e no nas coisas terrenas. Pois vocs morreram, e agora a sua vida est escondida com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que a sua vida, for manifestado, ento vocs tambm sero manifestados com ele em glria. Cl 3:1-4

Mdulo I: Vida Crist

24

EBM
Atividades Para Casa 1. A Palavra ensina que Jesus foi equilibrado em seu crescimento. Em que Jesus crescia, segundo Lucas 2:52? ________________________________________________________________________

2. Cite as quatro dimenses nas quais precisamos crescer. ________________________________________________________________________

3. O que devemos observar para melhorar nosso testemunho de vida em nossa casa? D exemplos pessoais: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

4. Segundo Mateus 10:33, se eu negar a Jesus diante dos homens, o que ele far ? ________________________________________________________________________

5. Baseando-se em Romanos 12:2 como a vontade do Pai? a._______________________________________________________ b._______________________________________________________ c._______________________________________________________

6. Qual o primeiro passo para conhecer a vontade de Deus? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

VERSCULO PARA MEMORIZAR Antes, seguindo a verdade em amor, cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo. Ef 4.15

Mdulo I: Vida Crist

25

EBM
7 AULA A PALAVRA DE DEUS: FONTE DE VIDA

Sempre que compramos algum equipamento, ele vem acompanhado de algo que de modo algum podemos ignorar: o Manual do Fabricante. Aquele que desenvolveu e fabricou o equipamento conhece os pormenores para o seu perfeito funcionamento, para o mximo proveito de suas potencialidades, para sua maior durabilidade e, em caso de algum problema, como corrigi-lo.

Na vida crist o mesmo acontece. Leia o Salmo 119:105 e responda: Onde o cristo deve buscar orientao para prosseguir firme em seu caminho?_________________________ O cristo precisa encontrar na Palavra a direo para todos os seus passos. No basta aceitar Cristo, preciso saber como segui-lo.

ATITUDES QUE DEVEMOS TER DIANTE DA PALAVRA DE DEUS Muitas pessoas lem a Bblia por curiosidade para saber o que ela diz. Alguns pretendem julg-la com seu entendimento prprio, buscando descobrir erros histricos, geogrficos, contradies etc. Outros agem como meros espectadores, indiferentes, como se lessem uma literatura secular.

Saber que a Bblia a Palavra de Deus

A Bblia no contm a Palavra de Deus; ela a Palavra de Deus. Toda a Escritura inspirada
por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo e para a instruo na justia, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Tm 3:16-17

Inspirao significa dada pelo sopro de Deus. Isso no significa que foi algo ditado e o escritor passivamente escreveu. O Esprito Santo usou as faculdades mentais do homem e o preservou de qualquer erro, produzindo uma mensagem perfeitamente divina e ao mesmo tempo conservando traos da personalidade do escritor. Assim vemos as diferenas de estilo nos textos de Paulo, Pedro, Tiago e outros.

A inspirao no era algo contnuo, mas ocasional. Um profeta no ficava profetizando vontade, mas somente quando Deus lhe enviava a palavra. por isso que encontramos na Bblia expresses como veio a palavra do Senhor ao profeta... O apstolo Pedro nos

Mdulo I: Vida Crist

26

EBM
ensina: Pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus,
impelidos pelo Esprito Santo. 2 Pe 1:21

Saber que a Palavra de Deus viva

A Palavra no pode ser manuseada como outra literatura secular, pois ela foi revelada e inspirada pelo Esprito Santo. Portanto, provm de Deus, e por isso est revestida de poder sobrenatural como toda palavra que procede do Senhor.
Pela f entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se v no foi feito do que visvel. Hb 11:3

Foi exatamente o que aconteceu, como est em Gnesis 1: 3,6,9,11,14,20,24. Deus disse haja luz, haja firmamento, ajuntem-se, produza, haja luzeiros, e as coisas e a vida foram surgindo conforme sua palavra. Ela criou e tem o poder de trazer existncia aquilo que no existe.
Pois a palavra de Deus viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra at o ponto de dividir alma e esprito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenes do corao. Hb 4:12

viva porque interage totalmente com aquilo que vivo. contextualizada com todas as necessidades humanas e transforma o homem. eficaz porque oferece as respostas adequadas e verdadeiras para produzir os resultados esperados, sem enganar ou iludir o homem.

Meditar na Palavra de Deus

No deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que voc cumpra fielmente tudo o que nele est escrito. S ento os seus caminhos prosperaro e voc ser bemsucedido. Js 1:8

A melhor maneira de aproveitarmos o mximo da Palavra e permitir que ela faa diferena na nossa vida meditar nela. Meditamos nela fazendo perguntas ao texto que est sendo lido, como por exemplo: O que me ensina esta passagem? Como posso aplicar isso em minha vida? Em que me identifico com tal personagem? Em quais situaes da minha vida j passei por isso?

Obedecer Palavra de Deus

Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prtica dessa lei, no esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, ser feliz naquilo que fizer. Tg 1:25

A prova da nossa f nossa obedincia sua palavra.

Mdulo I: Vida Crist

27

EBM
A PALAVRA DE DEUS NOS ENSINA CONSTANTEMENTE E NOS CAPACITA PARA:

Vencer o pecado

Guardei no corao a tua palavra para no pecar contra ti. Sl 119:11

Quando a Palavra est guardada em nosso corao, o Esprito Santo ir nos lembrar dela nos nossos momentos de necessidade, seja para lutarmos contra as tentaes, contra os ataques do inimigo, para pregarmos a outros ou para louvarmos a Deus.

Ter poder na orao

Se vocs permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocs, pediro o que quiserem, e lhes ser concedido. Jo 15:7

Quando vivemos com base na Palavra, isto , exercendo f, confiando naquilo que ele falou e sua promessa atender as nossas oraes.

Vencer as lutas espirituais Da mesma

Usem o capacete da salvao e a espada do Esprito, que a palavra de Deus. Ef 6:17.

maneira que Jesus, declarando a Palavra venceu a tentao do diabo no deserto, ns tambm podemos venc-lo pela palavra, exercendo f nela e apoiando-nos naquilo que Deus disse. A Palavra a arma que o Esprito Santo usar, ao nos lembrar das suas promessas e nos dar vitria.

Ter paz na aflio

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocs tenham paz. Neste mundo vocs tero aflies; contudo, tenham nimo! Eu venci o mundo. Jo 16:33

Quando as circunstncias so adversas e aparentemente sem sada, a Palavra guardada em nosso corao nossa direo, sustento e conforto, pois as suas promessas so sempre cumpridas em nosso favor.

Tomar decises na vida

A tua palavra lmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. Sl 119:105

A Palavra tem orientaes seguras para enfrentarmos a vida com sabedoria, tomar decises nos negcios, relaes familiares, sentimentos etc., e agirmos sob a perspectiva de Deus.

Mdulo I: Vida Crist

28

EBM
Ter segurana da salvao

Escrevi-lhes estas coisas, a vocs que crem no nome do Filho de Deus, para que vocs saibam que tm a vida eterna. 1 Jo 5:13

Quando comeamos a caminhada na vida crist, uma das estratgias de Satans fazernos duvidar da nossa salvao, trazer-nos lembranas dos pecados antigos, sentimentos de culpa e pensar que Deus nunca perdoar o que fizemos.

Testemunhar da nossa f

Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu corao. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razo da esperana que h em vocs. 1 Pe 3:15

Somente a Palavra deve ser pregada para a salvao dos homens. Nenhum outro argumento serve para explicar a nossa f. Por isso devemos conhec-la e compartilh-la com as pessoas.

Ser bem-sucedido na vida

No deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que v oc cumpra fielmente tudo o que nele est escrito. S ento os seus caminhos prosperaro e voc ser bemsucedido. Js 1:8

Deus o Senhor de toda bno. Aquele que anda em obedincia sua Palavra provar que ela a verdade e que produzem em nossa vida os resultados que promete.

Dicas: - Escolha um lugar adequado, reservado, onde voc possa se assentar, estudar e fazer anotaes sem ser perturbado ou interrompido; - Escolha um horrio em que voc no esteja cansado, apressado ou com sono e faa desse horrio um hbito, no deixando que nada o substitua; - Ore antes de estudar, pedindo ao Esprito Santo para lhe iluminar a Palavra de Deus; - Comece estudando o evangelho de Joo, depois Mateus, Marcos, Lucas, Atos dos Apstolos e a Epstola aos Romanos; - Estude, marcando a cores os versculos que mais chamaram a sua ateno e anote em um caderno suas dvidas; - Memorize versculos chaves que te tocaram; - Compartilhe sempre com o lder e com os membros o que voc estudou e tire suas dvidas. Certamente voc obter mais esclarecimentos a respeito da Palavra.

Mdulo I: Vida Crist

29

EBM
Atividades Para Casa Leia atentamente e responda s perguntas abaixo.

1. Para estudar a Bblia h quatro atitudes importantes. Quais so? a.____________________________________________________ b._____________________________________________________ c._____________________________________________________ d._____________________________________________________

2. Conforme o estudo, cite 3 coisas que a Bblia nos capacita. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

3. Quando comeamos a caminhar com Cristo vm lutas para fazer-nos duvidar de nossa salvao. O que Joo 5:13 nos ensina? ________________________________________________________________________ As Escrituras no nos foram dadas para aumentar o nosso conhecimento, mas para mudar a nossa vida. D.L.Moody

VERSCULO PARA MEMORIZAR No deixe de falar as palavras deste Livro da lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que voc cumpra fielmente tudo o que nele est escrito. S ento os seus caminhos prosperaro e voc ser bem sucedido. Js 1:8

Mdulo I: Vida Crist

30

EBM
8 AULA IGREJA: COMUNIDADE VIVA Como ser Igreja? Atos revela como reagiu a nova comunidade crente: E perseveravam na
doutrina dos apstolos, na comunho, no partir do po e nas oraes. At 2:42

Aquelas poucas centenas e logo vrios milhares de cristos descobriram que formavam uma comunidade viva por meio da ressurreio de Jesus e do derramamento do Esprito Santo. Alguma coisa nova e dinmica estava acontecendo. Tanto crentes como no crentes sentiram algo fora do comum, emocionante.

Passar por cima de vinte sculos e chegar at o mundo de hoje no impossvel nem estranho, pois o mesmo Jesus que opera na Igreja atualmente. Como aconteceu com os cristos no Pentecostes, nos dias atuais a Igreja em sua essncia a comunidade que confessa Jesus como Senhor e se compromete a viver para o reino de Deus.

A Igreja compreende todas as pessoas de Deus, em todas as naes, independente de onde elas esto, formando o que chamamos de Igreja universal. Mas o povo de Deus deve tambm ter uma expresso visvel, reunido em uma comunidade especfica, a chamada Igreja local.

A Igreja o Corpo de Cristo

Porque, assim como o corpo um, e tem muitos membros, sendo muitos, constituem um s corpo, assim tambm com respeito a Cristo. Pois em um s Esprito, todos ns fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos ns foi dado beber de um s Esprito. (...) Ora, vs sois o corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. 1 Co 12:12-13,27

Obs : Cristo a cabea do corpo, a Igreja o corpo. Por isso, precisamos fazer parte de uma Igreja ou de um corpo. Mas algumas pessoas dizem estou na f, estou com Cristo , mas no esto na Igreja. Como estar na cabea e no estar no corpo? Os cristos na Terra so as mos, os ps e a boca de Cristo e temos de servir, trabalhar, caminhar e falar como ele faria se estivesse em nosso lugar.

Mdulo I: Vida Crist

31

EBM
A Igreja a Noiva de Cristo

Porque estou zeloso de vs com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. 2 Co 11:2

A Igreja vista como noiva uma das figuras mais delicadas de toda a Bblia. Imaginar isso entrar no corao de Deus, daquele que tem uma festa preparada para comemorar As Bodas do Cordeiro com sua noiva. Como noiva, ela o objeto de desejo do noivo, que Cristo. Como o noivo se alegra da noiva,
assim se alegrar de ti o teu Deus. Is 62:5

Toda noiva que se preza mantm um padro de pureza e separao. A pureza no depende de bens materiais nem de cultura. Pureza tem a ver com carter. A pureza da Igreja se mede pela pureza de seus membros. A noiva deseja agradar o noivo. Eu sou do
meu amado, e ele me ama. Ct 7:10.

Agradar significa fazer o que ele ordena, obedecendo aos

seus mandamentos.

Uma noiva se apronta para o dia do casamento. Este deve ser tambm o papel da Igreja. Conheamos e prossigamos em conhecer o Senhor. No sejamos como as cinco virgens despreparadas, que tinham luz por causa do pavio e no por causa do azeite. Sem o Esprito Santo nenhuma Igreja pode estar preparada para receber o noivo celestial. Ele prepara a Igreja ao faz-la familiarizar-se com a Palavra. A noiva aguarda ansiosa e confiante o dia das bodas. Sabe que o noivo vir busc -la e a desposar para sempre. Confia nas palavras do noivo que disse: E quando eu for, e vos
preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vs tambm. Jo 14:3.

Que grande festa haver no dia em que Cristo voltar e buscar sua noiva!

A Igreja como Famlia de Deus

Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a famlia nos cus e na terra toma o nome. Ef 3: 14-15

Sendo Deus o nosso Pai, somos, portanto, irmos e irms uns dos outros na famlia dele. Ajudar nossa famlia um papel importante para ns como membros da Igreja. Somos um corpo, unidos em Cristo.

Mdulo I: Vida Crist

32

EBM
Jesus Cristo, mestre na arte do relacionamento, resumiu, no Sermo da Montanha, uma srie de profundos pensamentos relativos conduta e ao relacionamento entre os homens, ao dizer: Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos faam, assim fazei-o vs tambm a
eles. Mt 7:12

Agora pense e responda: Qual a chave para nos relacionarmos com o outro? quando nos colocamos no lugar dele. Afinal, ningum empreende uma jornada sozinho. Dependemos constantemente uns dos outros de maneiras tangveis e intangveis para conduzir-nos aos nossos alvos. Lembre-se: Qualquer um que ajude algum influencia muitos outros.

Pense e liste abaixo de que maneira voc pode influenciar a vida das pessoas que esto ao seu redor, ajudando-as: ________________________________________________

A Igreja um edifcio A Igreja

Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifcio de Deus sois vs. 1 Co 3:9.

no um edifcio construdo com blocos e cimento. um edifcio construdo com pedras vivas, que somos ns. Na linguagem original do Novo Testamento, a palavra grega usada para definir Igreja Ekklesia, uma assembleia, ou um grupo convocado para uma reunio. Ek significa fora de e kaleo, chamado, formando chamado para fora.

Na Bblia, Igreja nunca se refere a um edifcio onde as pessoas se renem pelo contrrio, refere-se sempre s prprias pessoas, assembleia de cristos reunidos. Este edifcio est sob um alicerce seguro, Jesus. Sempre se expande, pois todos os dias surgem novas pedras. a habitao de Deus, no Esprito. Ele enche essa construo com sua presena e atribui-lhe um valor infinito, com sua bno.

Lembre-se: Ns somos a Igreja! As pessoas vero em ns a Igreja de Jesus. Se no gostarem de ns, ser que gostaro da Igreja?

Mdulo I: Vida Crist

33

EBM
INTEGRANDO-SE FAMLIA FILADLFIA Agora que voc compreendeu melhor as representaes bblicas sobre a Igreja de Cristo importante entender e conhecer mais sobre a Filadlfia.

Histria: Somos uma Igreja Batista de origem Sueca, fazemos parte da Conveno das Igrejas Batistas Independentes CIBI. As Igrejas Batistas Independentes foram fundadas no Brasil por missionrios suecos. A inteno inicial dos missionrios era evangelizar apenas os imigrantes suecos no sul do pas, com o crescimento no sul, organizou-se uma associao de igrejas para enviar obreiros para os outros estados do Brasil. Como denominao, temos muitas Igrejas Batistas com nomes diferentes, mas que fazem parte da mesma denominao.

Uma conveno uma associao de Igrejas que contribuem com 10% das suas entradas e mais ofertas ou adoes para a pregao do Evangelho no Brasil e no mundo. Como Igreja Batista, cada Igreja local tem liberdade de ter sua prpria identidade e modelo, apenas respeitando os princpios da Palavra de Deus.

Somos a Igreja Batista Filadlfia. A palavra Filadlfia vem do grego filos = amor e delfos = irmo que significa amor de irmo, amor fraternal. Foi fundada na cidade de Campinas no ano de 1954, pelo missionrio sueco Nils Skare.

Nossa Misso: Somos uma Igreja Crist Protestante de tradio batista que promove a vida em Jesus atravs da COMUNHO entre os seus membros, da COMPAIXO pelo prximo que no conhece a vida em Jesus, de forma DINMICA movida pela direo divina, e CONTEMPORNEA atenta realidade que vivemos.

Nossa Viso: Ser uma comunidade que se rene nas casas em pequenos grupos. No Templo com o grande grupo, ter membros espalhados pela cidade que faam a diferena onde vivem o evangelho integral de Jesus.

Mdulo I: Vida Crist

34

EBM
Nossos Valores:

Comunho Ef 4:1-6. Atravs do Esprito fomos unidos como membros do corpo de Cristo. Por isso, devemos valorizar o relacionamento com os irmos acima de todas as coisas, evitando as discrdias. Devemos valorizar o discipulado onde aprendemos com irmos mais maduros na f. Devemos congregar com os irmos participando das atividades da Igreja, no nos isolando do relacionamento com a famlia espiritual. Devemos tambm valorizar o relacionamento com nossos amigos no cristos, deixando nossa vida prtica revelar a Palavra de Deus.

Compaixo Mt 9:36 Como Jesus, devemos ter compaixo das pessoas que no conhecem seu amor, a vida que Deus tem para ns, lembrando que s Jesus o caminho, a verdade e a vida, que ningum vai a Deus se no for por Jesus. No devemos deixar de testemunhar o amor de Jesus para nossos amigos; atravs de todas as coisas em nossas vidas devemos sempre transmitir Jesus, tendo paixo pelas vidas.

Dinmica At 1:8 Devemos ser uma Igreja cheia do Esprito de Deus, o qual nos faz viver em movimento. Atravs de uma vida crist dinmica, que no est presa a locais ou formas, mas sendo direcionada pelo Esprito cumpriremos a vocao de Deus para ns na terra.

Contempornea 1 Cr 12:32 Apesar de sermos uma Igreja com uma longa histria, somos tambm uma Igreja atual que busca responder os anseios da humanidade no tempo atual. A Palavra de Deus no muda, mas as pessoas e o mundo necessitado do seu amor tm mudado, e precisamos conhecer quais so as perguntas para sabermos apresentar a resposta que Jesus.

Mdulo I: Vida Crist

35

EBM
POR QUE PRECISAMOS DA IGREJA?

Porque precisamos de comunho

Quando o membro de um corpo adoece, seja um dedo mnimo, seja o corao, todo o corpo sente. Quando todos os membros esto sadios, todo o corpo se alegra. Assim a Igreja, o corpo de Cristo. Isso mostra que cada membro do corpo de Cristo, por mais insignificante que possa parecer para Deus extremamente importante. Por isso o Pai cuida dele. O corpo no feito de um s membro, mas de muitos. Quando um membro sofre, todos os
outros sofrem com ele; quando um membro honrado, todos os outros se alegram com ele. 1 Co 12:14,26

A Igreja requer compromisso de cada um dos membros, pois no somos nicos e independentes, mas somos corpo. Precisamos estar ligados, com um nico objetivo, um cuidando do outro, mantendo relaes profundas de amizade. Na comunho, Deus nos mostra quem realmente somos, trabalha o nosso carter, disciplinando-nos e orientandonos sobre o que ele quer fazer atravs de ns.

Porque precisamos de proteo

melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajud-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e no tem quem o ajude a levantar-se! Ec 4:9-10

Um predador quando quer atacar uma presa tenta primeiro separ-la do grupo e, quando ela est s ataca-a indefesa. Uma lenha acesa quando retirada da fogueira em pouco tempo se apaga. Da mesma forma o cristo. Deus o colocou na comunho com outros irmos como forma de proteg-lo. Providenciou um ambiente adequado para faz-lo sentir-se aceito, confiante, para relacionar-se mutuamente, trocar experincias.

Porque precisamos de alimento espiritual

E ele designou alguns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministrio, para que o corpo de Cristo seja edificado. Ef 4:12

Deus colocou na Igreja uma diversidade de dons para serem exercidos pelos membros a fim de que o corpo de Cristo seja aperfeioado, edificado e abenoado. Os dons listados acima, s existem na Igreja, propiciam manifestao da sabedoria divina no meio do seu povo, orientao e cuidado seguros na caminhada crist.

Mdulo I: Vida Crist

36

EBM
Porque precisamos de orientao segura e confivel

Sem diretrizes a nao cai; o que a salva ter muitos conselheiros. Pv 11:14

Muitos, em vez de buscar o conselho de algum experiente, seguem opinies de pessoas sem nenhuma formao crist, sem carter, moral ou idoneidade, que falam coisas segundo seu prprio entendimento. Ns devemos recorrer a pessoas experientes, confiveis, que do direo segura baseada somente na Palavra de Deus.

Porque precisamos servir

Cada um exera o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graa de Deus em suas mltiplas formas. 1 Pe 4:10

Cada membro do corpo de Cristo recebeu pelo menos um dom do Senhor para cooperar na Igreja e na propagao do evangelho. Esses dons so pessoais, mas no so privativos, ou seja, deve-se us-los para servir a Igreja e aos outros e no para ser admirado pelas pessoas. Alguns dons e habilidades podem parecer insignificantes aos olhos dos homens porque no tm publicidade, mas so dados exatamente de acordo com o plano do Pai. Se quisermos descobrir nosso dom espiritual, ou se quisermos aperfeio-lo, s h um caminho: Servir, ser voluntrio, dar e retribuir.

Porque precisamos de disciplina e correo

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tem po, repreenda, corrija, exorte com toda a pacincia e doutrina. 2 Tm 4:2

A tendncia de todo homem se acomodar e se tornar indolente frente s situaes que confrontam seu modo de viver com o padro elevado de vida que o Pai planejou para ele. Pessoas leais e amigas nos ajudam a ver nossos erros, indicam o caminho certo e caminham conosco, para que alcancemos vitria. A Igreja, atravs do Esprito Santo, capacita-nos a enxergar cada situao e a caminhar como irmos para cumprir a vontade de Deus. Consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e s boas obras. No
deixemos de congregar-nos, como costume de alguns; antes, faamos admoestaes e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Hb 10.24-25

Mdulo I: Vida Crist

37

EBM
Atividades para Casa

1. Cite as 4 figuras da Igreja que estudamos acima. _____________________________________________________________________

2. Cite os 4 valores da Filadlfia. ______________________________________________________________________

3. Por que precisamos da Igreja? Cite abaixo as 6 razes: _____________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

VERSCULO PARA MEMORIZAR Vocs, porm, so gerao eleita, sacerdcio real, nao santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9

Mdulo I: Vida Crist

38

EBM
9 AULA BATISMO: UM PASSO DE OBEDINCIA Jesus Cristo, depois da sua morte e ressurreio e antes de sua ascenso aos cus, deu uma ordem a todos os seus discpulos: Ento, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi-me dada toda
a autoridade nos cus e na terra. Portanto, vo e faam discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocs, at o fim dos tempos. Mt 28:18-20

Percebemos nesta passagem que o batismo nas guas se destina a todos os nascidos de novo, aos que receberam Cristo como Salvador e Senhor. No se trata de algo facultativo, mas de um mandamento do Senhor. Contudo no h nenhuma severidade na realizao desta ordenana, pois se realmente amamos a Jesus, ser com grande alegria que entraremos nas guas para sermos batizados, demonstrando pblica e claramente a nossa f nele e o nosso desejo de segui-lo para sempre.

No entanto, muitas vezes nos deparamos com algumas perguntas a respeito do batismo como: O que significa? Por que batizar? Quando batizar? O que acontece se no batizar?

O QUE BATISMO? O termo batismo vem da palavra grega BAPTIZO, que significa fazer que algo seja submerso em um lquido e tirado depois. Portanto, batismo sempre se refere a submergir, mergulhar, imergir em. A palavra era usada para descrever a imerso total de um pano na tinta.

TIPOS DE BATISMO Batismo de arrependimento


A ele vinha gente de Jerusalm, de toda a Judia e de toda a regio ao redor do Jordo. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordo. Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: Raa de vboras! Quem lhes deu a idia de fugir da ira que se aproxima? Dem fruto que mostre o arrependimento! Mt. 3:5-8

Batismo de arrependimento foi o que Joo Batista realizou. Ele tinha a misso de preparar o caminho do Senhor Jesus. Ele fez isso exortando o povo ao arrependimento para perdo dos pecados. Esta deciso pessoal era confirmada com um testemunho pblico de confisso de pecados e batismo em gua. Tinha de haver arrependimento genuno.
Mdulo I: Vida Crist 39

EBM
Deus no quer que batizemos por motivos religiosos, por tradio, por superstio ou por legalismo. Batismo um sinal exterior que simboliza uma mudana interior.

Batismo de obedincia

Ento Jesus veio da Galileia ao Jordo para ser batizado por Joo. Joo, porm, tentou impedi -lo, dizendo: Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Respondeu Jesus: Deixe assim por enquanto; convm que assim faamos, para cumprir toda a justia. E Joo concordou. Mt 3:13-15

Joo Batista realizava um batismo que confirmava o arrependimento e perdo dos pecados. Jesus nunca cometeu pecado e por isso Joo no queria batiz-lo. Mas em obedincia ao que o Pai lhe tinha ensinado e querendo dar testemunho de que cumpria todas as coisas ordenadas pelo Pai, submeteu-se ao batismo. Isso nos mostra a importncia do batismo como testemunho de nossa f e obedincia a Cristo.

SIGNIFICADOS DO BATISMO

Identificao com Cristo

Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glria do Pai, tambm ns vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhana da sua morte, certamente o seremos tambm na semelhana da sua ressurreio. Rm 6:4-5

O batismo um ato fsico exterior que expressa uma verdade espiritual interior. Pelo batismo nas guas estamos declarando publicamente que compartilhamos com Cristo de sua morte e ressurreio. Estamos nos identificando com o nosso Salvador em sua morte, sepultamento e ressurreio, reconhecendo, pela f, que morremos para o mundo e para o pecado e ressuscitamos para uma nova vida em Cristo.

Do mesmo modo como Cristo morreu para o pecado, o nascido de novo, convertido, ao ser batizado, demonstra simbolicamente que est se submetendo mesma morte. Ao submergir (descer) nas guas, est sepultando sua natureza pecaminosa, a antiga vida. Ao emergir (subir) das guas, est ressuscitando para uma nova vida em Cristo.

Purificao dos pecados

Pedro respondeu: Arrependam -se, e cada um de vocs seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdo dos seus pecados, e receb ero o dom do Esprito Santo. At 2:38. E agora, que est esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele. At 22:16

Mdulo I: Vida Crist

40

EBM
O batismo significa que, pela f, somos perdoados e lavados dos nossos pecados pelo sangue de Jesus; a maneira ordenada por Deus para expressar essa certeza de purificao. O batismo nas guas simboliza lavar ou limpar. De fato, somos purificados e limpos pelo sangue de Jesus (Ap. 1:5). Somos lavados pela Palavra de Deus. (Jo 15:3)

O QUE PRECISO FAZER PARA SER BATIZADO

Crer

Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia gua. O eunuco disse: Olhe, aqui h gua. Que me impede de ser batizado? Disse Filipe: Voc pode se cr de todo o corao. O eunuco respondeu: Creio que Jesus Cristo o Filho de Deus. Assim, deu ordem para parar a carruagem. Ento Filipe e o eunuco desceram gua, e Filipe o batizou. At 8:36-38

O batismo s tem sentido se for precedido da f em Cristo. Crer de todo o corao, ter f, significa entregar-se e depender inteiramente dele. Ningum pode crer por ns nem assumir a responsabilidade de que no futuro teremos f. O batismo bblico sempre foi precedido da experincia do novo nascimento e realizado em seguida. Foi assim que Jesus determinou:
Quem crer e for batizado ser salvo, mas quem no crer ser condenado. Mc 16:16

Arrepender-se

A converso comea pelo arrependimento. Pela Palavra reconhecemos que pecamos, estamos separados de Deus. Vivemos de maneira contrria sua vontade e a partir da mudamos nosso modo de viver. No Novo Testamento, arrependimento metanoia, palavra grega que significa mudana de mente, ter outra opinio, mudar o curso depois de uma melhor compreenso. No Antigo Testamento shub, que em hebraico significa voltar atrs, mudar de sentido em nossa experincia. Estvamos caminhando para a eternidade sem Deus, agora mudamos a direo para eternidade com Deus.

Mdulo I: Vida Crist

41

EBM
O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO Existem trs elementos importantes no arrependimento:

O arrependimento cognitivo - mudana de mentalidade

Significa que algo precisa ser compreendido e reconhecido. Deus quer que vejamos o pecado como ele o v. Quer que reconheamos a sua santidade, o perdo que h em Cristo e entreguemos a nossa vida em suas mos, para vivermos de acordo com o padro que est em sua Palavra.

O arrependimento emocional

Se realmente reconhecemos nosso estado diante de Deus teremos uma poderosa reao Emocional - Isaas 6:5. Envolver um sentimento profundo de ofensa e lamentao - Salmo 51:9. O processo de arrependimento gera um quebrantamento no corao e sentimos uma dor profunda por termos ofendido e nos distanciado do Pai. Este sentimento s pode ser tirado quando recebemos o perdo de Deus - 2 Co 7:7-9.

O arrependimento por vontade prpria - mudana de atitude

O arrependimento uma mudana de opinio, de corao e de propsito. Voltamos para Deus, deixando a nossa desobedincia, egosmo e rebelio. Escolhemos nos separar do pecado, submetemos nossa vida ao Pai e fazemos de Jesus nosso Senhor. O nosso maior problema no est nas coisas erradas que fazemos, nos nossos atos, mas na nossa posio de independncia. Atitude interior: fao o que quero, sou o dono da minha vida. Na rebelio: fao o que me d na cabea. Na verdade todos os nossos atos so decorrentes de uma atitude e disposio interior que temos em relao ao Pai. O verdadeiro arrependimento nos leva raiz do problema: mudana de atitude.

Obs: A diferena entre um religioso e um verdadeiro discpulo de Jesus Cristo est no arrependimento. Ambos apresentam caractersticas externas semelhantes como orar, ler a Bblia, ir s reunies, chamar a Cristo de Senhor, cantar etc.

Mdulo I: Vida Crist

42

EBM
BNOS DO BATISMO

No momento em que Jesus se submeteu ao batismo houve uma manifestao pblica e sobrenatural de Deus: a descida do Esprito Santo sobre ele e uma voz audvel de reconhecimento e aprovao por parte do Pai. Todos os nossos atos de obedincia a ele tm como consequncia bnos sobre ns. Assim, ao nos submetermos ao batismo, o Pai estar tambm nos reconhecendo, nos confirmando e se compraz com nossa atitude de f. Por esse motivo, o viver dirio deve corresponder mudana que Cristo fez na nossa vida.

NO SE DEIXE ENGANAR

Batismo no salva nem ajuda a salvar disse Jesus. O ladro

Quem crer e for batizado ser salvo; quem, porm, no crer ser condenado,

que estava sendo crucificado ao lado de Jesus morreu ali mesmo, sem ser batizado. Todavia o Mestre lhe assegurou: Hoje mesmo estars comigo no paraso. Foi salvo porque creu. Somente pela f em Cristo somos salvos.

A f dos pais no legitima o batismo de criana

Ningum pode garantir que uma criana, quando chegar idade da razo e tiver entendimento, se converter a Cristo. A responsabilidade diante de Deus pessoal, a salvao tambm pessoal. E o batismo decorrncia da nossa deciso de f.

Batismo sem novo nascimento no tem valor algum

Dissemos anteriormente que o batismo um ato fsico exterior que representa uma realidade espiritual interior: a morte da velha natureza pecaminosa e o novo nascimento em Cristo. Se no houve essa experincia na vida de uma pessoa, o batismo no tem significado algum. Batismo coisa sria!

Mdulo I: Vida Crist

43

EBM
O TESTEMUNHO DE CONVERSO

A maioria das pessoas conhece a Cristo atravs de algum que lhe falou sobre ele ou aps ir a algum evento onde tenha sido dado um testemunho de salvao. Devemos nos sentir encorajado a falar de Jesus para outras pessoas. Levar algum a conhecer Jesus uma das experincias mais gratificantes e animadoras na caminhada crist. O testemunho uma das mais importantes ferramentas usada ao longo da nossa vida.

Como testemunhar de cristo? Atos 22:1-21 Somente quem teve uma experincia verdadeira de transformao de vida pode testemunhar de Cristo. bvio, pois testemunha fala daquilo que viu, ouviu ou experimentou. Caso contrrio ser um testemunho falso. Para testemunharmos de Jesus precisamos estar atentos a alguns procedimentos:

Dependncia do Esprito Santo

H uma grande promessa do Senhor Jesus quanto ao testemunho: Mas recebereis poder, ao
descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalm como em toda a Judeia e Samaria, e at os confins da terra. Atos 1:8

Se quisermos falar de Jesus a outras pessoas, o primeiro passo encher-nos do Esprito Santo. Da mesma maneira, uma das evidncias de que estamos cheios do Esprito Santo quando estamos sempre testemunhando de Cristo. O seu nome domina nossas conversas e sua palavra est sempre em nossa boca, pois o nosso corao est cheio dela. Portanto, aquele que nos capacita para testemunhar de Cristo e que faz com que o testemunho seja poderoso e eficaz o Esprito Santo.

Redao do testemunho

Um testemunho claro, dado no poder do Esprito Santo, pode causar um impacto muito grande no evangelismo para a converso de outras pessoas a Cristo. Para exercitar o ato de testemunhar, devemos escrever o testemunho pessoal numa folha de papel, atentos ao que importante e essencial, sem nos perdermos em divagaes. Dessa forma conseguiremos a ateno das pessoas. O importante ser verdadeiro, exato, transmitindo o que acredita e sente. Lembre-se: o objetivo do testemunho mostrar Jesus s pessoas.

Mdulo I: Vida Crist

44

EBM
Expresso oral do que foi escrito Como era a nossa vida antes de conhecer a Cristo sem enaltecer o pecado ou se

Ao testemunhar, devemos, resumidamente, ater-nos a trs pontos bsicos:

vangloriar de coisas erradas. Que situaes nos levaram converso a Cristo? Como foi o processo ou o

episdio? Como tem sido nossa vida aps a converso? O que realmente mudou?

Orao pelas pessoas para as quais testemunharemos.

TESTEMUNHO PESSOAL: (Para Casa) _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

Mdulo I: Vida Crist

45

EBM
Conclua seu passado Uma vez que nascemos de novo e somos uma nova criatura em Cristo, precisamos concluir as coisas da antiga vida, ou seja, abandon-las definitivamente.

O que necessita ser tratado?

Que coisas devem ser concludas depois de nascermos de novo? Precisamos concluir completamente quatro categorias de coisas: A. Coisas ligadas a dolos; B. Coisas malignas e impuras; C. Coisas injustas; D. Coisas imprprias.

A) Coisas ligadas a dolos Na Bblia a converso tambm est relacionada com deixar dolos. O apstolo Paulo menciona o exemplo dos Tessalonicenses que deixando os dolos, se converteram a Deus, para
servirem o Deus vivo e verdadeiro. 1 Tessalonicenses 1:9

Perceba a forma como as Escrituras vem a idolatria: Deus proibiu que se fizesse imagem de qualquer coisa nos cus, na terra ou no mar Deuteronnio 5:8; 12:30. 1 Jo 5:21. As imagens por si s no significam nada, mas quando reconhecidas como sendo entidades vivas tornam-se diablicas. Na verdade demnios recebem adorao do homem atravs de cada imagem. A idolatria tudo aquilo que colocamos acima de Deus. Pode ser o dinheiro, o carro. Por isso, alguns no conseguem dizimar, pois o dinheiro seu deus, Mt 6:24. Por fim, preciso que todas as alianas ou pactos feitos em terreiros de macumba ou em qualquer outro culto maligno sejam quebrados e desfeitos. Isso deve ser feito com orao e em algumas situaes at com jejuns.

B) Coisas malignas e impuras Assim como todo dolo deve ser destrudo, todo ensino maligno deve ser rejeitado. Qualquer coisa que tenha uma conexo clara com o pecado tambm deve ser destruda. importante perceber que ser cristo algo muito srio e real.

Mdulo I: Vida Crist

46

EBM
C) Coisas injustas O caso de Zaqueu estabelece um bom exemplo. importante resolver completamente tudo que foi obtido no passado por meios injustos e ilegais como fraude, furto, apropriao pela fora e no devoluo de coisas emprestadas. Mesmo que no tenhamos condies financeiras de devolver o que foi defraudado precisamos resolver e concluir o passado. Embora no altere o perdo de Deus liberado pelo sangue de Jesus, isso ter uma influncia definitiva em nosso testemunho diante das pessoas, comprovando a nossa transformao.

D) Coisas imprprias Coisas imprprias so diferentes de coisas ilegais ou injustas. H coisas que so imprprias para um filho de Deus, mas que so permitidas legalmente. Uma das situaes mais comuns a questo do casamento. Muitos vivem juntos h muitos anos. Atualmente o novo cdigo civil at reconhece a unio estvel, mas viver junto sem ser casado algo imprprio para um cristo, pois no d bom testemunho e algo contrrio Palavra.

Existe ainda o caso da bebida, do cigarro e dos jogos de azar. So coisas aceitveis socialmente, mas imprprias para um filho de Deus. E por que so imprprias? Porque o cristo livre! E a liberdade do cristo incompatvel com qualquer vcio, uma vez que o vcio escraviza o homem. Por isso, o cristo sincero e verdadeiro no deve se deixar dominar por qualquer vcio.

UMA VEZ CONCLUDO O PASSADO, ESQUEA-O!


Filipenses 3:13 irmos, uma coisa fao, esquecendo-me das coisas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim esto, prossigo para o alvo, para o prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus.

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgresses por amor de mim e dos teus pecados no me lembro. Isaas 43:25

Mdulo I: Vida Crist

47

EBM
Atividades Para Casa Leia atentamente todas as referncias bblicas e responda s perguntas de maneira completa:

Batismo: um passo de obedincia 1. Qual foi o primeiro ato de Jesus em seu ministrio? Mateus 3:13,17 ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

2. O que preciso para ser batizado? Marcos 16:16 ________________________________________________________________________

3. Que coisas na sua vida voc precisa deixar Deus consertar? Preencha a lista abaixo para ajud-lo a pensar sobre isso. O QUE PRECISO CONSERTAR: - Vida Familiar: ______________________________________________ - Vida Profissional: ___________________________________________ - Vida Social: ________________________________________________ - Vida com Deus: _____________________________________________ - Vida Pessoal: _______________________________________________ - Outros Assuntos: ____________________________________________

4. Leia os versculos abaixo e escreva no espao indicado o que voc deve fazer para consertar sua vida com as pessoas: EU DEVO: - Efsios 4:25 ________________________________________________ - Efsios 4:28 ________________________________________________ - Efsios 4:29 ________________________________________________ - Efsios 4:31 ________________________________________________ - Efsios 5:4 _________________________________________________

VERSCULO PARA MEMORIZAR Pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Glatas 3:27

Mdulo I: Vida Crist

48

EBM
10 AULA VIDA DO CRISTO NA IGREJA LOCAL

A pessoa comprometida verdadeiramente com Cristo, se comprometer na Igreja local que o corpo de Cristo. A partir do batismo, o convertido torna-se um membro da Igreja de Jesus. Este compromisso demonstrado da seguinte forma:

1. PARTICIPAR COMO MEMBRO DO CORPO


No deixemos de reunir como Igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocs vem que se aproxima o Dia. Hb 10:25

Todos os convertidos devem participar da reunio do corpo de Cristo, sabendo que cada um tem a sua funo no corpo para que o corpo (a Igreja) alcance seu objetivo que pregar o evangelho a toda criatura. Ns no nos reunimos para nos apresentar, fazer discursos bblicos. No vamos a Igreja no dia que estamos na escala para desenvolver alguma atividade, pois a atividade que desenvolvemos ao nos reunirmos a adorao a Deus.
Ora, vocs so o corpo de Cristo, e cada um de vocs , individualmente, membro desse corpo. 1Co 12:27. Dele (Jesus), todo o corpo, ajustado e unido pelo auxlio de todas as juntas, cresce e edifica -se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua funo. Ef 4:16.

A viso da Filadlfia se reunir no Templo, onde renovamos nossas foras, adoramos a Deus, e nas casas onde temos comunho com os irmos e evangelizamos nossos amigos.

2. PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR COM OS IRMOS 1 Co 11:17-29 A ceia do Senhor um culto memorial ou de recordao, e quando participamos dela anunciamos que Jesus morreu pelos nossos pecados. Atravs da Ceia tambm dizemos que Jesus vir outra vez. Jesus no morre cada vez que a Ceia celebrada. Ele morreu uma nica vez pelos nossos pecados - Hb 7:27. O propsito da Ceia lembrarmos o sacrifcio dele por ns, por isso ela um memorial.

Mdulo I: Vida Crist

49

EBM

Como celebrar a Ceia do Senhor? H dois elementos na celebrao da Ceia do Senhor: o po e o clice. O Po Quando Jesus tomou o po e o partiu, declarou: Isto o meu corpo que dado por vs. No disse que aquele po se transformou no seu corpo, pois ele estava ali presente, vivo, mas que aquele po era seu corpo, simbolizava o seu corpo que seria sacrificado, mutilado pelo nosso pecado. O Clice

O fruto da videira (uva) um smbolo do seu sangue. Da mesma forma que o po, aquele fruto da vide no se transformou no seu sangue, mas simbolizou o seu sangue que foi derramado para perdo dos nossos pecados.

Para quem a Ceia do Senhor? Jesus comeu a Ceia com os apstolos. Paulo instrui a Igreja de Corinto que celebrassem a Ceia fazendo um autoexame, tendo considerao com todos os irmos como membros do mesmo corpo, no se esquecendo do significado da Ceia e de cada elemento que a compe, pois participar da Ceia levianamente, sem considerar essas coisas, ofende a Deus. Portanto, a Ceia para os crentes em Cristo, os nascidos de novo que so batizados, ou seja, deram testemunho pblico de sua f, fazem parte do corpo e tm um compromisso com a Igreja.

3. PARTICIPAR COM DZIMOS E OFERTAS Por que devemos dar o dzimo?

Porque um mandamento de Deus

Trazei todos os dzimos casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei p rova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do cu, e no derramar sobre vs uma bno tal at que no haja lugar suficiente para a recolherdes. Malaquias 3:10 E, olhando ele, viu os ricos lanarem as suas ofertas na a rca do tesouro; e viu tambm uma pobre viva lanar ali duas pequenas moedas; e disse: Em verdade vos digo que lanou mais do que todos, esta pobre viva; porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobejava; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha. Lc 21: 1-4

Mdulo I: Vida Crist

50

EBM

Todos os membros da Igreja (inclusive o pastor) devem participar. No Antigo Testamento se praticava o dzimo dando 10% da renda. No Novo Testamento as pessoas no se limitaram aos 10%.

Porque a vida e os bens pertencem a Deus

Do Senhor a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem; pois foi ele quem a fundou sobre os mares e firmou-a sobre as guas. Sl 24:1 Tudo o que existe pertence a Deus por direito de criao, inclusive nossa vida . Aquilo ao qual o homem atribui tanto valor e luta por ele, ouro e prata, tambm pertencem a Deus, conforme nos declara a sua Palavra. Ageu 2:8. J, nos dias em que perdeu toda a riqueza que juntou na vida, reconheceu: Nu sa do ventre de minha me, e nu tornarei para l. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor. J 1:21

Porque o que recebemos provm de Deus Precisamos

A isso Joo respondeu: Uma pessoa s pode receber o que lhe dado dos cus. Jo 3:27.

entender que tudo o que possumos provm do Pai e isso inclui casa, carro, emprego, dinheiro, negcio etc. A Palavra afirma ainda que a Deus, pertence o ouro e a prata e que dele a terra e tudo o que nela existe, Ag 2:8.

Porque somos responsveis pela obra da Igreja

Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocs esto me roubando. E ainda perguntam: Como que te roubamos? Nos dzimos e nas ofertas. Vocs esto debaixo de grande maldio porque esto me roubando; a nao toda est me roubando. Tragam o dzimo todo ao depsito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me prova, diz o SENHOR dos Exrcitos, e vejam se no vou abrir as comportas dos cus e derramar sobre vocs tantas bnos que nem tero onde guard-las. Impedirei que pragas devorem suas colheitas, e as videiras nos campos no perdero o seu fruto, diz o SENHOR dos Exrcitos. Malaquias 3: 8-11

Quando entramos em uma Igreja encontramos um edifcio confortvel, decorado, iluminado, assentos, banheiros limpos, msica, literatura, telefone etc. Zeladores cuidam do prdio, pagam-se gua, luz, telefone e impostos. Pastores dedicam sua vida s pessoas, missionrios so enviados pelo mundo para evangelizao. Vrios trabalhos sociais e Ministrios so desenvolvidos. Membros da Igreja e pessoas diversas so socorridos em suas necessidades. No recebemos nem contamos com subvenes de
Mdulo I: Vida Crist 51

EBM
governos ou ONGs. Quem paga a conta de tudo isso? Os filhos de Deus, membros da Igreja, a quem ele concede o privilgio de trabalhar, alguns em tempo integral, na sua obra, e o de contribuir para o sustento dela.

OFERTAS Ofertas so contribuies voluntrias, dedicadas ao Pai em adorao, para suprir necessidades ministeriais e assistir as pessoas. H orientao na Palavra sobre a forma como devemos adorar o Senhor com nossas ofertas:
Lembrem-se: aquele que semeia pouco, tambm colher pouco, e aquele que semeia com fartura, tambm colher fartamente. Cada um d conforme determinou em seu corao, no com pesar ou por obrigao, pois Deus ama quem d com alegria. Vocs sero enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasio e, por nosso intermdio, a sua generosidade resulte em ao de graas a Deus. O servio ministerial que vocs esto realizando no est apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas tambm transbordando em muitas expresses de gratido a Deus. 2 Co 9:6-7; 11-12

Com este texto aprendemos: Que h bno em ofertar, proporcional nossa generosidade; Que o valor da oferta uma deciso ntima e pessoal; Que o importante no o valor material da oferta, mas a sinceridade do corao; Que s se deve dar a Deus o que fruto honesto do nosso trabalho e esforo; Que no deve ser por constrangimento; Que deve ser espontnea; Que Deus recompensar; Que pessoas tero suas necessidades supridas; Que traz glria para o nome de Deus.

4. OBEDECER A LIDERANA DA IGREJA


Obedeam aos seus lderes e submetam -se autoridade deles. Eles cuidam de vocs como quem deve prestar contas. Obedeam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e no um peso, pois isso no seria proveitoso para vocs. Hb 13:17.

O pastoreio uma funo instituda por Deus. A pessoa que exerce essa funo tambm um membro do corpo de Cristo com todos os direitos e deveres. Todos os

Mdulo I: Vida Crist

52

EBM
Membros tm como responsabilidade: guiar o povo de Deus. A obedincia dos membros ao pastor conforme a Palavra de Deus. A funo do pastor, no isenta os membros da sua funo de fazer discpulos, de ser testemunha de Jesus. O Pastor ir ajudar, preparar e cuidar do membro para que ele cresa espiritualmente e seja um discpulo de Jesus.

5. ENTENDER A NECESSIDADE DE DISCIPLINA


Pois o Senhor disciplina a quem ama e corrige todo aquele a quem aceita como filho . Hb 12:6

Por que necessrio a correo? Porque na Igreja encontramos todo tipo de gente. Jesus disse que quando a rede lanada ao mar, recolhe-se uma variedade de peixes, Mt 13:47-48. Falou tambm do joio e do trigo para mostrar a diversidade dos membros. As diferenas so naturais, porque quando o evangelho proclamado, a pessoa convidada a vir a Deus como est. Porm, medida que ela cresce na vida crist e passa a pertencer Igreja do Senhor ter de almejar um novo estilo de vida, obtendo assim, o padro de comportamento ensinado pelo Pai. Entretanto, foi o prprio Senhor quem nos preveniu que haveria escndalos em nosso meio.
Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropear! inevitvel que tais coisas aconteam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem! Mt 18:7

Por que esses escndalos s vezes acontecem? Porque todos somos falhos e pecamos. Diz a Escritura:
Se dissermos que no temos pecado nenhum, enganamo-nos a ns mesmos, e no h verdade em ns. 1 Jo 1:4

Quando pecamos, devemos confessar nossos pecados, arrepender-nos e seremos perdoados, 1 Jo 1:9. Mas para quem peca e no quer se arrepender, insistindo em viver no pecado, existe a disciplina, porque ningum vive espiritualmente isolado. Somos membros uns dos outros e, como Igreja, constitumos um s corpo. Quando algum passa a viver no pecado fere no s a si mesmo, mas tambm ao corpo de Cristo. E como o Senhor ama a sua Igreja e se preocupa com o bem-estar de todos que gozam do privilgio de pertencer a ela, ele disciplina para manter a sua unidade.

Mdulo I: Vida Crist

53

EBM
Jesus foi quem primeiro falou de disciplina no Novo Testamento:
Ora, se teu irmo pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele s. Se te ouvir, ganhaste a teu irmo. Mas se no te ouvir, leva contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou trs testemunhas toda palavra seja confirmada. E se no ouvir, dize-o igreja; e, se tambm no ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano. Mateus 18:15-17

Aqui Jesus nos ensina quatro passos distintos no processo de disciplina: 1. Correo pessoal; 2. Correo com testemunhas; 3. Correo pblica; 4. Excluso.

Correo Pessoal

Quando algum erra conosco, devemos nos dirigir a ela para resolver o conflito. No devemos falar com outras pessoas, aumentando o problema e pecando, pois maledicncia. A exortao pessoal no est restrita aos pastores, pois no corpo de Cristo ministramos uns aos outros.
Exortamo-vos, tambm, irmos, a que admoesteis os insubmissos.... 1 Tessalonicenses 5:14 No deixemos de congregar-nos, como costume de alguns; antes, faamos admoestaes, e tanto mais quanto vedes que aquele dia se aproxima. Hebreus 10:25 Ora, necessrio que o servo do Senhor no viva a contender, e, sim, deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansido os que se opem, na expectativa de que Deus lhes conceda no s o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade (...) . 2 Timteo 2:24-25

Observe que, de acordo com a Palavra, corrigir no significa contender, mas demonstrar cuidado com mansido. Quando ensinamos o que sabemos, cremos e vivemos, ajudamos o outro a ser, crer e viver de acordo com a vontade do Mestre.

Correo com testemunhas

Quando um irmo procura outro para resolver um problema que este esteja lhe causando ou por estar pecando, e este no aceita sua correo, o irmo deve tentar novamente com 2 ou 3 irmos como testemunhas.

Mdulo I: Vida Crist

54

EBM
As pessoas escolhidas para acompanhar o processo devem ser pacificadoras, ajudando o outro a confessar o pecado e a se arrepender, com argumentao mansa e amorosa.

Correo pblica

O terceiro nvel a correo pblica, onde o caso levado Igreja/liderana, pela qual o membro disciplinado. No havendo mudana ser desligado da membresia da Igreja. Toda a Igreja precisa ser ensinada sobre a disciplina crist e v-la sendo aplicada quando necessrio. O pecado contnuo de algum prejudicar a todos. No devemos deixar o fermento (pecado) levedar toda a massa (corpo). 1Co 5:6

Desligamento como Membro da Igreja

A igreja local tem a responsabilidade de manter a disciplina excluindo quem se recusa a admitir que pecou e rejeita o nico caminho para a restaurao: a confisso e o arrependimento. O apstolo Paulo deixou claro em que condies isto deve acontecer:
J em carta vos escrevi que no vos associsseis com os impuros; refiro -me com isto no propriamente aos impuros deste mundo, ou avarentos, ou roubadores, ou idlatras, pois neste caso tereis que sair do mundo. Mas agora vos escrevo que no vos associeis com algum que, dizendo-se irmo, for impuro, ou avarento, ou idlatra, ou maldizente, ou beberro, ou roubador; com esse tal nem ainda comais. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? No julgais vs os de dentro? Os de fora, porm, Deus os julgar. EXPULSAI, pois, de entre vs o malfeitor. 1 Corntios 5:9-13

Observe o detalhe que Paulo inseriu ao falar do pecador: dizendo -se irmo, referindo-se a quem tem a aparncia de irmo, mas no . No fala de uma queda ou tropeo espiritual, mas de uma prtica continuada nesses pecados. Excluir no significa proibir a pessoa de colocar os ps na Igreja, mas sim deixar de reconhec-la como irmo, como parte do corpo, e isso envolve deixar de se relacionar, de ter comunho com ela. Isto fica claro quando o apstolo diz: com o tal nem ainda comais. Havendo confisso, arrependimento e reconciliao, poder o ex-irmo voltar ao corpo da Igreja de onde saiu, ou para outra. Paulo explica melhor esta distino na sua carta aos tessalonicenses:
Caso algum no preste obedincia nossa palavra dada por esta epstola, notai -o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado. Todavia, no o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmo. 2 Tessalonicenses 3:14,15

Mdulo I: Vida Crist

55

EBM
VERSCULOS PARA MEMORIZAR Ningum pode servir a dois senhores; pois odiar um e amar o outro, ou se dedicar a um e desprezar o outro. Vocs no podem servir a Deus e a Mamom. Mt 6:24 Ao contrrio, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje, de modo que nenhum de vocs seja endurecido pelo engano do pecado . Hb 3:13

ATIVIDADES PARA CASA

1. Releia o texto de Mateus 18:15-17 e cite os 4 nveis de correo. ________________________________________________________________________

2. Quais os compromissos do cristo na Igreja? ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

3. Em todas as situaes devemos tomar cuidado com a nossa prpria vida. Leia Romanos 14:13 e explique: O que devemos ter sempre como propsito? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

Mdulo I: Vida Crist

56

EBM
TERMO DE COMPROMISSO

desejo do meu corao, sabendo que Cristo me trouxe paz, mudando minha vida e perdoando-me de todos os meus pecados, declar-lo meu Senhor e Salvador. Entrego meu corpo, meu corao, minhas posses e o meu futuro ao seu total comando. Comprometo-me a cumprir, em obedincia e amor a Deus, suas ordenanas tais como: batismo, servio ao prximo, evangelismo, misses, estudo da Bblia, orao, adorao, Ceia e os dzimos e as ofertas. Vou integrar-me Filadlfia sendo um membro comprometido. Quero agir com todas as pessoas com o amor do Senhor, evitando julg-las. Comprometo-me a buscar intimidade e maior relacionamento com o Pai pela orao diria evitando o pecado e as tentaes. Com a uno de Deus quero ser instrumento dele para salvao, cura, libertao, restaurao e transformao de muitas vidas. Com estas atitudes, eu convido o Esprito Santo a tomar e a usar minha vida para sua glria. Amm.

NOME COMPLETO _______________________________________________________________________ LOCAL E DATA ________________________________________________________________________

Mdulo I: Vida Crist

57

EBM
Lista de Versculos Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unignito, para que todo o que nele crer no perea, mas tenha a vida eterna. Joo 3:16 Pois vocs so salvos pela graa, por meio da f, e isto no vem de vocs, dom de Deus; no por obras para que ningum se glorie. Ef 2:8-9 Por isso digo: vivam pelo Esprito, e de modo nenhum satisfaro os desejos da carne. Gl 5:16. No andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela orao e splicas, e com ao de graas, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento guardar o corao e a mente de vocs em Cristo Jesus. Fp 4:6-7 Antes, seguindo a verdade em amor, cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo. Ef 4.15 No deixe de falar as palavras deste Livro da lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que voc cumpra fielmente tudo o que nele est escrito. S ento os seus caminhos prosperaro e voc ser bem sucedido. Js 1:8 Vocs, porm, so gerao eleita, sacerdcio real, nao santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9 Pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Glatas 3:27 Ningum pode servir a dois senhores; pois odiar um e amar o outro, ou se dedicar a um e desprezar o outro. Vocs no podem servir a Deus e a Mamom. Mt 6:24 Ao contrrio, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje, de modo que nenhum de vocs seja endurecido pelo engano do pecado . Hb 3:13

Mdulo I: Vida Crist

58

EBM
Referncias Bibliogrficas

Anders, Max E. A Igreja em 12 lies. So Paulo, Editora Vida, 2001. Bblia Sagrada. Traduo da Nova Verso Internacional e Revista e Atualizada. Brock, Charles. E agora? Nashville, Broadman Press, 1981. Castro, Alexandre de Carvalho. Primeiros Passos. Rio de Janeiro, Horizontal Editora, 2007. _____________. Crescimento em Cristo. Rio de Janeiro, Horizontal Editora, 2007. Fajardo, Cludia M. Afirmando meus passos. So Paulo, Editora Palavra de F Produes, 2000. Neighbour, Ralph Jr. Manual para uma vida bem-sucedida. Curitiba, Ministrio Igreja em Clulas no Brasil, 2004. Maxwell, Jonh C. Seja o lder que todos querem ter. So Paulo, Editora Sepal, 2002. ____________. Segredos do relacionamento. So Paulo, Editora Mundo Cristo, 2006 Shedd, Russel. Disciplina na Igreja. So Paulo, Vida Nova Edies, 1983. Silva, Aluizio A. Manual da viso de Clulas: uma ferramenta. Goinia, Editora Videira, 2001. Warren, Rick. Uma Igreja com Propsitos. So Paulo, Editora Vida, 1997. Capa: Kely Simas Reviso: Ilzadete Vieira Organizador: Pr.Leo

Mdulo I: Vida Crist

59

You might also like