You are on page 1of 6

Excesso de Prazo Para Concluso do Judicium Accusationes

EXM... SR. DR. JUIZ DE DIREITO PRIMEIRA VARA CRIMINAL DE ..........


RU PRESO - URGENTE

DA

PROTOCOLO ......
As Leis valem Tanto Quanto valerem os homens Chamados a aplic-las (Ferri)

.............................., j qualificada, nos autos da ao penal, em epgrafe , via de seu advogado in fine assinado permissa vnia vem perante a conspcua e preclara presena de Vossa Excelncia, nos termos do art. 5, inc. LIV, da Constituio Federal, c/c art. 412, do Cdigo de Processo Penal com a nova redao dada pela neonata Lei 11.689/2008, requerer o reconhecimento de

EXCESSO DE PRAZO
para o encerramento da instruo criminal, pelos seguintes fatos, e fundamentos:

SMULA DOS FATOS

A Acusada/Requerente foi presa, no dia ................, conforme conforma mandado de priso acostado as fls., sendo que at esta data decorreram ...... (....) dias , sem que tenha sido ouvido todas testemunhas arroladas na denncia, vez que o Ministrio Pblico insistiu na oitiva de uma testemunha faltosa na audincia de instruo e julgamento, arrolada na exordial acusatria.
1

2 claro e incontroverso que o prazo estabelecido pela nova Lei j extrapolou, sem que a defesa da Acusada tenha concorrido para a ocorrncia do referido elastrio e delonga, razo pela qual no se pode debitar em prejuzo de seu status libertatis a falta de estrutura do Poder Judicirio na execuo do novo ordenamento jurdico implantado pela Lei 11.689/2008, alm do que, j ouvidas mais de dez testemunhas at momento a parte Acusao no produziu uma mnima prova da existncia de um vnculo volitivo ou psicolgico, entre a Acusada e os demais rus; 3 De mais a mais, a Requerente conforme pontuado em seus pedidos de liberdade, oferece todas as garantias ao juzo, pois radicada nesta comarca onde possui bens de raiz, vnculo familiar e social, no havendo motivo mesmo que remoto de evadir-se para esquivar-se do cumprimento de eventual reprimenda penal. 4 O presente momento de demonstrar que tanto o Poder Judicirio no exerccio do monoplio do jus puniendi, quanto o Ministrio Pblico na sua, agora, expressa misso de atuar como fiscal da lei, conforme nova diretriz traada pelo inc. II, do art. 257, do Cdigo de Processo Penal, no so meros mandatrios dos interesse dos familiares da vtima na sua sanha de obter a vedeta privada.

DO DIREITO

Edita o art. 412, do Cdigo de Processo Penal com a nova redao dada pela debutante Lei 11.689 de 09 de junho de 2008:
Art. 412 O procedimento ser concludo no prazo mximo de 90 (noventa) dias.

A doutrina da novel legislao, ainda acanhada, j reconhece que a pretendida celeridade procedimental implementada pelo no novo ordenamento legal, utpica e fora de realidade estrutural do sistema judicirio brasileiro, que como de curial sabena carente de material humano e estrutura organizacional para fazer cumprir as novas exigncias legais, dentre elas o cumprimento do jus accusationis no prazo de 90 (noventa ) dias. Bem pontuou o jurista Walfredo Cunha Campos, em sua recente obra O Novo Jri Brasileiro:
Estipula, poeticamente, o art. 412 do CPP que o procedimento ser concludo no prazo mximo de 90 dias. O irrealismo do comando legal nasce da suposio, absolutamente equivocada, que se superar a malsinada morosidade da Justia simplesmente com comandos legais, necessariamente abstratos, sem a menor preocupao de dota o Judicirio do oramento necessrio para conseguir da celeridade aos feitos. (...) bom que se diga de plano; HOJE ESSE PRAZO NO SER, ORDINARIAMENTE, CUMPRIDO em comarcas com excesso de servio em suas varas cumulativas; afinal, no possvel que o magistrado deixe de dar andamento a outros processo criminais igualmente 1 importantes...

Walfredo Cunha Campos, O Novo Jri Brasileiro, 2008,. Ed. Primeira Impresso e Distribuidora, pg. 77/78;

J o Juiz aposentado de Catalo.GO., em sua obra Reforma do Cdigo de Processo Penal Comentado, ao comentar o referido dispositivo sem titubear assinala:
Em se tratando de ru preso, de vital importncia o cumprimento deste prazo, sob pena de configurao de excesso de prazo fato que ensejar pedido de habeas corpus, pois a permanncia do acusado sob priso, nesse caso se amoldura como constrangimento ilegal.2

Guilherme de Souza Nucci, vai alm em acentuar que de nada adiante a lei determinar o impossvel, pois a busca da verdade real, a plenitude de defesa, o contraditrio e o devido processo legal precisam efetivar-se, pouco interessando o que preceitua a lei ordinria uma vez que os princpios e garantias constitucionais esto acima dela3 Neste ponto no se pode de forma alguma em sacrifcio do sagrado direito ao satatus libertatis do cidado, constitucionalmente assegurado, por contingncias alheias a atuao da defesa, sustentar a manuteno de sua priso por mais tempo do que a lei determina. Consoante nossa melhor doutrina e a jurisprudncia dominante, se o legislador imps prazos para a realizao dos atos processuais, porque se torna imperioso seu cumprimento para o resguardo das garantias individuais do cidado e a conseqente prestao da tutela jurisdicional devida a toda coletividade, logo seu cumprimento deve ser obedecido rigorosamente, principalmente, quando a liberdade individual se encontra sob risco de sofrer constrangimento ilegal por parte do Estado.
2

Plato Emanuel Ribeiro, Reforma do Cdigo de Processo Penal Comentado, 2008, Ed. Do Direito, pg. 73; 3 Guilherme de Souza Nucci, Tribunal do Jri, 2008, Ed RT, pg. 51;

A priso da Acusada, no presente processo, como j mencionado, aconteceu em 04 de agosto de 2008, isto , h mais de 90 dias. A despeito disso, no houve a concluso da coleta, da prova acusatria que um indicativo inequvoco da ocorrncia do excesso de prazo previsto em lei, para a concluso da instruo preliminar, devendo, pois, em estrita obedincia ao princpio da legalidade que imposto a todo rgo estatal, ser colocada em liberdade incontinenti. E ainda, o que se espera que o Ministrio Pblico aja conforme o novo mandamento legal, atuando como fiscal da execuo da lei, e faa valer os princpios norteadores da funo pblica: imparcialidade, impessoalidade e legalidade exarando seu parecer favorvel ao pleito.

EX POSITIS,
espera a Requerente sejam a presente splica recebida, ouvido a ilustre representante do Ministrio Pblico, seja deferida reconhecendo-se a ocorrncia de excesso de prazo, para a concluso da instruo criminal, e mandando que se expea em seu favor o competente ALVAR DE SOLTURA, pois desta forma Vossa Excelncia estar como de costume, restabelecendo o imprio da Lei, do Direito e da Excelsa JUSTIA.

Nestes Termos Pede deferimento.

LOCAL, DATA

_______________
OAB

You might also like