You are on page 1of 19

Evoluo da Cadeia de Suprimentos da Indstria Automobilstica no Brasil

Luis Felipe Roriz Scavarda Slvio Hamacher RESUMO


Este artigo tem por objetivo descrever, caracterizar e analisar os efeitos das estratgias globais das companhias transnacionais na evoluo da cadeia de suprimentos da indstria automobilstica atuante no Brasil. Para isto, analisa-se a evoluo desta cadeia com auxlio dos dados estatsticos da Associao Nacional dos Fabricantes de Veculos Automotores e do Sindicato Nacional da Indstria de Componentes para Veculos Automotores, luz do referencial terico sobre gesto da cadeia de suprimentos e considerando a realidade atual dos mecanismos de produo globalizados. Verificouse que essa evoluo compreende momentos em que a cadeia apresentou elevado ndice de nacionalizao dos seus produtos e projetos, enquanto que em outros momentos este ndice foi apenas parcial ou quase nulo. No contexto das mudanas ocorridas ao longo dos anos 90, o artigo examina de que forma estratgias globais, como fornecimento global, fornecimento acompanhando geograficamente o cliente, padronizao de projetos e a adoo de plataformas mundiais esto influenciando as operaes das montadoras de veculos e da indstria de autopeas atuantes no Brasil e na relevncia do pas na cadeia global de suprimentos. Palavras-chaves: indstria automobilstica; cadeia de suprimentos; globalizao.

ABSTRACT
The paper describes, characterizes and analyses the effects of the transnational companies global strategies on the evolution of the automotive industrys supply chain. In order to achieve this goal, it analyses the evolution of this chain with the help of statistic data provided by the Brazilian associations for vehicle manufacturers and for the auto-part industry under the theoretical frame of reference of supply chain management and taking into consideration the present state of the global production mechanism. It will be shown that this evolution embraces periods that the chain presented a high level of nationalization of its products and projects, while in other periods this level was only partial or almost null. In the context of the changes during the 90s, the paper examines the ways global strategies, like global sourcing, follow sourcing, carry over, and the adoption of global platforms are acting on the operation of the automotive assemblers and the auto-parts industry in Brazil, and on the relevance of this country in the global supply chain. Key words: automotive industry; supply chain; globalization.

RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001: 201-219

201

Luis Felipe Roriz Scavarda e Slvio Hamacher

INTRODUO
A dcada de 90 provocou profunda reflexo nos paradigmas sobre o desenvolvimento dos sistemas produtivos. A lgica de produo industrial, comercializao e relacionamento entre empresas e pessoas est sendo revista, acarretando mudanas substanciais na cadeia de suprimentos das indstrias. Novos desafios, oportunidades e ameaas esto sendo apresentados como conseqncia da globalizao da cadeia, criando uma nova viso nas empresas que deixaram de operar de modo multidomstico para atuar de forma integrada em todo o globo. O presente artigo tem por objetivo descrever e analisar as formas de adaptao da cadeia de suprimentos da indstria automobilstica no Brasil aos diferentes fatores internos e externos que afetaram esta cadeia. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, fundamentada na literatura publicada e nos dados fornecidos pela associaes de fabricantes de veculos e de autopeas. Para que seja possvel analisar o atual cenrio da cadeia de suprimentos da indstria automobilstica no Brasil e compreender a relevncia do Brasil no futuro da cadeia de suprimentos mundial, prope-se inicialmente apresentar referencial terico com consideraes sobre a cadeia de suprimentos e o processo de globalizao. Em seguida descrita a evoluo da cadeia de suprimentos da indstria automobilstica no Brasil, focalizando a sua integrao com os mercados externos. Posteriormente ser analisado o novo cenrio apresentado nos anos 90, verificando-se ento as condies de emergncia da gesto da cadeia de suprimentos (SCM) e a insero da cadeia brasileira nas estratgias globais da indstria automobilstica. Na ltima seo so expostas as concluses e as consideraes finais dos autores.

Q UADRO C ONCEITUAL O Conceito de Cadeia de Suprimentos


A cadeia de suprimentos uma rede que engloba todas as empresas que participam das etapas de formao e comercializao de determinado produto ou servio, que ser entregue a um cliente final. Essas empresas podem ser de diversos tipos desempenhando diferentes responsabilidades na cadeia, desde a

202

RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

Evoluo da Cadeia de Suprimentos da Indstria Automobilstica no Brasil

extrao de um minrio ou a manufatura de um componente, at a prestao de servio logstico ou de vendas. Dependendo do seu produto, a companhia pode participar de diferentes cadeias. De acordo com Slack (1993), a cadeia de suprimentos pode ser classificada em trs nveis, rede total, rede imediata e rede interna, conforme apresentado na Figura 1. Figura 1: Redes de Suprimentos Interna, Imediata e Total

Fonte: Slack (1993).

. Rede interna: composta pelos fluxos de informaes e de materiais entre departamentos, clulas ou setores de operao internos prpria empresa. . Rede imediata: formada pelos fornecedores e clientes imediatos de uma empresa. . Rede total: composta por todas as redes imediatas que compem determinado setor industrial ou de servios.

A Gesto da Cadeia de Suprimentos


Para Pires (1998) a gesto da cadeia de suprimentos pode ser considerada uma viso expandida, atualizada e, sobretudo, holstica da administrao de materiais tradicional, abrangendo a gesto de toda a cadeia produtiva de forma estratgica e integrada. A SCM pressupe que as empresas devem definir as suas estratgias competitivas e funcionais por meio dos seus posicionamentos (tanto como fornecedores, quanto como clientes) dentro das cadeias produtivas nas quais se inserem.

RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

203

Luis Felipe Roriz Scavarda e Slvio Hamacher

Wood e Zuffo (1998) afirmam que a SCM uma forma de gesto desenvolvida para alinhar todas as atividades de produo de forma sincronizada, visando a reduzir custos, minimizar ciclos e maximizar o valor agregado por meio do rompimento das barreiras entre departamentos e reas. Esta gesto derivada da premissa segundo a qual a cooperao entre os membros da cadeia de suprimentos produz relacionamentos mais estveis e duradouros, reduz os riscos individuais e melhora a eficincia do processo logstico, eliminando perdas e esforos desnecessrios. Cada membro pertencente cadeia deve agregar valor ao produto, e os processos que no fizerem isto devem ser alterados ou eliminados. importante notar que a SCM introduz uma interessante mudana no paradigma competitivo, na medida em que considera que a competio no mercado ocorre, de fato, no nvel das cadeias produtivas, e no apenas no nvel das unidades de negcios (isoladas), como estabelecia o tradicional trabalho de Porter. Essa mudana resulta em novo modelo competitivo, no qual as efetivas prticas da SCM visam a obter os benefcios da integrao vertical, sem as desvantagens comuns em termos de custo e perda de flexibilidade inerentes ela (Pires, 1998).

A Cadeia de Suprimentos da Industria Automobilstica


A configurao da cadeia de suprimentos adotada neste artigo para a anlise da indstria automobilstica brasileira, assim como os seus principais componentes e produtos, podem ser sintetizados pela Figura 2. Alm dos membros representados nessa figura, existem outros cuja participao menos tangvel, como os prestadores de servio que tambm esto ligados ao sucesso da SCM, pois esto vinculados coordenao dos fluxos de informao e de materiais entre os diversos membros da cadeia. Para facilitar a anlise da evoluo da cadeia de suprimentos da indstria automobilstica no Brasil, o fluxograma da Figura 2 representado de forma simplificada na Figura 3. Cada membro da cadeia simbolizado por um bloco no fluxograma, que poder conter um fundo claro ou escuro. O fundo branco adotado no artigo para os casos em que a maior parte das atividades produzidas pelo respectivo membro seja realizada no Brasil, enquanto que o fundo escuro indicar que estas etapas so elaboradas no exterior. A configurao da Figura 3, com todos os membros apresentados com fundo branco, adotada nos casos em que todas as etapas de fabricao e comercializao de veculos forem realizadas em territrio nacional.

204

RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

Evoluo da Cadeia de Suprimentos da Indstria Automobilstica no Brasil

Figura 2: A Estrutura da Cadeia de Suprimentos da Indstria Automobilstica com os Principais Produtos e Componentes de cada Membro

Fonte: adaptado de Bed (1996).

Figura 3: Fluxograma da Cadeia de Suprimentos da Indstria Automobilstica

RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

205

Luis Felipe Roriz Scavarda e Slvio Hamacher

Consideraes sobre o Processo de Globalizao


As atuais condies produtivas, tecnolgicas, mercadolgicas e gerenciais das indstrias atuantes no Brasil esto sendo afetadas de forma rpida, e freqentemente irreversvel, pelo processo de globalizao. Essa nova realidade tem contribudo para o desenvolvimento de uma nova lgica industrial, em particular para a cadeia de suprimentos da indstria automobilstica. Para Fleury (1993) e Baumann (1996), o processo de globalizao iniciou-se ainda nos anos 70 e o mundo j est presenciando o terceiro estgio da sua evoluo. Depois da globalizao das finanas, resultado da desregulamentao dos mercados financeiros e dirigida pelo avano das tecnologias de computao e de telecomunicao, surgiu a globalizao do comrcio. Esse segundo estgio do processo de globalizao foi intensificado com a reduo das barreiras para comrcio internacional e suportado pelo desenvolvimento de tecnologias de transporte. Com os anos 90, os sistemas produtivos e operacionais comearam a ser organizados de forma global, gerando uma lgica de produo completamente integrada. nesse novo cenrio que surge o terceiro e atual estgio do processo de globalizao: a globalizao da produo.

A EVOLUO DA CADEIA A UTOMOBILSTICA NO B RASIL

DE

SUPRIMENTOS

DA

INDSTRIA

O entendimento da evoluo da cadeia de suprimentos da indstria automobilstica atuante no Brasil, fundamental para melhor compreenso do seu atual cenrio e para analisar o futuro do Brasil na cadeia de suprimentos mundial dessa indstria.

Perodo at os Anos 50
No incio do sculo anterior, a nica maneira de se adquirir um veculo no pas era por meio da sua importao, normalmente elaborada por pessoas proeminentes na sociedade local, que emprestavam o seu prestgio pessoal ao negcio. Estes representantes das fbricas recebiam os pedidos, agilizavam a documentao, ofereciam garantias no ato da compra e atendiam a demanda no ritmo possvel. Segundo a FENABRAVE (1998), estes indivduos, denominados agentes, ainda no constituam propriamente uma rede de distribuio, pois atuavam independentemente uns dos outros.

206

RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

Evoluo da Cadeia de Suprimentos da Indstria Automobilstica no Brasil

At este momento, a cadeia de suprimentos da indstria automobilstica que tinha participao no Brasil era composta apenas pelo cliente final, conforme apresentado na Figura 4. Os agentes no desempenhavam o atual papel da distribuio, e os fornecedores de insumos bsicos brasileiros colaboravam de maneira bastante indireta com a cadeia mencionada. Os demais membros da cadeia elaboravam as suas atividades no exterior, sendo representados por um fundo escuro em seus blocos no fluxograma da Figura 4. Figura 4: A Cadeia de Suprimentos das Primeiras Importaes Brasileiras de Veculos

Dadas as condies mercadolgicas atraentes que o Brasil demostrava durante as dcadas de 20 e 30 e o seu limitado estgio tecnolgico, que no permitia que as unidades fabris tivessem produo autnoma, algumas empresas resolveram instalar no pas o sistema produtivo denominado completely knocked down (CKD), que significa completamente desmontado. As empresas que usavam o sistema CKD eram autnticas montadoras que utilizavam somente componentes importados. Elas recebiam os veculos desmontados em lotes de peas e componentes para depois mont-los. De acordo com a FENABRAVE (1998), a introduo deste sistema produtivo no Brasil teve as seguintes conseqncias: . aumento da oferta de veculos de passeio e de pequenos caminhes; . lanamento das bases para a fabricao nacional de carros, caminhes, furges e nibus; . criao das condies para que, a partir dos anos 30, a indstria de autopeas pudesse se desenvolver; . formao de mo-de-obra qualificada, condio necessria para que os agentes pudessem comear a prestar servios de assistncia tcnica; . estmulo para que as montadoras criassem as suas prprias redes de distribuio. A criao das concessionrias implicou em novo sistema de relacionamento do fabricante com o seu distribuidor. O distribuidor passou a receber do fabricante a concesso de comercializar e divulgar os seus produtos e de fornecer assistncia tcnica especializada. A partir deste momento, a cadeia de suprimentos da indstria automobilstica no Brasil passou a contar com vrias indstrias montadoras de automveis instaladas no pas, assim como uma rede de concessionrias resRAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

207

Luis Felipe Roriz Scavarda e Slvio Hamacher

ponsvel pela distribuio de seus veculos. Com o desenvolvimento dessas atividades no Brasil, a cadeia de suprimentos brasileira passou a ter nova configurao, conforme apresentado na Figura 5. Figura 5: A Cadeia de Suprimentos da Indstria aps a Introduo do CKD no Brasil

As criaes da Companhia Siderrgica Nacional (CSN) e da Fbrica Nacional de Motores (FNM), ambas nos anos 40, podem ser considerados marcos importantes para que o pas pudesse produzir automveis no final dos anos 50.

Perodo Compreendido entre os Anos 50 e 80


Com o final da Segunda Guerra Mundial, as importaes brasileiras atingiram valores muito elevados, especialmente as referentes indstria automobilstica, que na poca representava o maior valor da pauta. Se as importaes de matrias-primas j haviam sido parcialmente substitudas, como por exemplo o ao, chegava a vez de substituir as importaes de bens durveis, como os automveis. O esforo de substituio das importaes iniciou-se com uma mudana no perfil das importaes. A montagem de veculos no pas passou de CKD para semi knocked down (SKD). Com o SKD agregou-se montagem vrios componentes feitos por fornecedores de autopeas atuantes no Brasil, como suporte de molas, cubos de rodas, tambores de freios, retentores, baterias, pneus e correias, entre outros. Devido s diversas medidas polticas e econmicas do governo brasileiro durante a dcada de 50 para incentivar o programa de substituio das importaes, grandes fabricantes mundiais de automveis comearam a estabelecer fbricas no Brasil, produzindo assim os primeiros automveis nacionais. As primeiras fbricas nasceram extremamente verticalizadas e com altssimo ndice de importao de componentes, pois na poca ainda existia grande carncia de indstrias de autopeas instaladas no pas. O constante aumento do ndice de nacionalizao nos veculos produzidos no pas exigido pelo governo, fez com que fosse criada uma crescente rede industrial de fornecedores de autopeas.

208

RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

Evoluo da Cadeia de Suprimentos da Indstria Automobilstica no Brasil

Com o estabelecimento da produo nacional de veculos e de autopeas no pas, associada produo manufatureira local de diversos insumos bsicos, a indstria automobilstica passou a produzir localmente todas os componentes da sua cadeia de suprimentos. Com isso, a configurao da cadeia passou a ser representada pela Figura 3, no qual os blocos no fluxograma de todos os participantes da cadeia possuem um fundo branco. At o incio dos anos 70, essa cadeia industrial era totalmente voltada para o mercado nacional. A preocupao em inserir a cadeia no cenrio internacional ocorreu ainda no anos 70 com o plano de Benefcios Fiscais a Programas Especiais de Exportao, o Befiex. Com ele, o Brasil iniciou um grande salto na exportao de veculos e de componentes para o mercado internacional, abrindo a porta para a sua insero na cadeia mundial de suprimentos. De acordo com a ANFAVEA (1999), a exportao de veculos brasileiros passou de 25 unidades em 1969 para 73.101 em 1975. O volume da produo anual de veculos, conforme apresentado na Figura 6, foi crescendo at o final da dcada de 70, apesar das eventuais crises no Brasil e no mundo, at atingir a marca de 1.000.000 de unidades produzidas em 1980. Figura 6: A Evoluo da Produo de Veculos no Brasil

Fonte: ANFAVEA (1999).

A dcada de 80 foi um perodo de estagnao econmica no Brasil, afetando todo o seu setor industrial, inclusive a indstria automobilstica, que registrou queda de produo da demanda local e de investimentos estrangeiros. Durante esta crise, a produo brasileira de veculos oscilou em torno de apenas 900.000 unidades anuais, conforme apresentado na Figura 6. Alm da crise, as matrizes das indstrias instaladas no Brasil tambm passaram por dificuldades, devido ao avano da indstria automobilstica japonesa nos mercados da Europa e dos Estados Unidos. Com isso, todo o poder de investimento dessas matrizes foi destinado a estes mercados, deixando de fora as subsidirias instaladas no Brasil, que foram obrigadas a adiar os seus planos de modernizao, relegando assim o mercado brasileiro a um segundo plano.
RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

209

Luis Felipe Roriz Scavarda e Slvio Hamacher

Este perodo tambm ficou marcado por certa autonomia que as subsidirias brasileiras apresentaram em relao a suas matrizes localizadas no exterior. Isso repercutiu no desenvolvimento de estratgias prprias para o mercado brasileiro e de habilidades dentro do pas, com a elaborao de diversos projetos nacionais.

Perodo a Partir dos Anos 90


Os anos 90 foram marcados no Brasil pela implantao de planos de estabilizao econmica e de polticas governamentais especficas, como os acordos setoriais e multilaterais de comrcio, a prtica dos incentivos fiscais a novos investimentos oferecidos pelos estados e municpios e a reduo dos impostos para os veculos produzidos no pas, cuja motorizao no excede 1.000 cc. Essas medidas foram a base poltica e econmica para a reestruturao da cadeia de suprimentos da indstria automobilstica atuante no Brasil, contribuindo tambm para a elevao da demanda domstica de veculos e para a modernizao de toda a indstria. A abertura econmica declarou o fim da fase de substituio das importaes, que vigorava desde os anos 50, na qual a indstria automobilstica atuante no Brasil operava em ambiente altamente protegido. Com isso, a cadeia dessa indstria atingiu o segundo estgio da globalizao: a globalizao do comrcio. Em seguida teve incio nova fase de inovao tecnolgica e organizacional, itens que, combinados a crescente integrao da cadeia aos mercados externos, trouxeram para o cotidiano industrial a necessidade de competir com produtos importados e de cooperar com parceiros internacionais da mesma cadeia. Estes fatores levaram incluso dessa cadeia no atual estgio do processo de globalizao, a globalizao da produo. Este novo cenrio brasileiro tem atrado novos investimentos em todos os setores da indstria automobilstica brasileira, no s das empresas que j mantinham atividades no pas, como tambm de diversos novos entrantes. Os principais investimentos esto concentrados no setor das montadoras de veculos e no de autopeas, e buscam ampliar a atual capacidade domstica, alm de modernizar as suas fbricas locais. Desde 1995 j foram investidos no pas cerca de US$10 bilhes pelas indstrias de autopeas e de US$15 bilhes pelas montadoras de veculos. No caso das montadoras, as j estabelecidas como a Agrale, FIAT, Ford, GM, Mercedes, Scania, Toyota, Volkswagen e Volvo responderam pela maior parte do investimento, superando US$11 bilhes. Os novos entrantes investiram de maneira mais tmida, com destaque para a Renault e, em seguida, para a PSA (Peugeot/Citren). vlido mencionar que empresas j estabelecidas no pas, como a Mercedes e a Toyota, diversificaram a sua atuao doms-

210

RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

Evoluo da Cadeia de Suprimentos da Indstria Automobilstica no Brasil

tica, sendo agora tambm novos entrantes no segmento de mercado de veculos de passageiros. O novo cenrio brasileiro dos anos 90 tambm repercutiu nos nmeros das exportaes e importaes de veculos e de autopeas no Brasil, conforme apresentado nas Figuras 7 e 8, respectivamente. Figura 7: Exportaes e Importaes de Veculos do Brasil

Fonte: ANFAVEA (1999) e SINDIPEAS (1999).

Figura 8: Exportaes e Importaes de Autopeas do Brasil

Fonte: ANFAVEA (1999) e SINDIPEAS (1999).

Com o novo cenrio tambm ocorreram mudanas na configurao da cadeia de suprimentos dessa indstria no pas. Cada membro dessa cadeia est adotando uma estratgia diferente para penetrar no Brasil, ou ento para consolidar e defender a sua antiga posio de mercado. Isso se reflete na adoo de diferentes configuraes de cadeia para cada um dos seus produtos. A subsidiria da Citren no Brasil pode ser usada como exemplo. Atualmente, ela utiliza a sua planta uruguaia (Mercosul) para montar algumas verses do Xsara via CKD, e importa verses mais sofisticadas deste mesmo modelo da Frana. Ao mesmo
RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

211

Luis Felipe Roriz Scavarda e Slvio Hamacher

tempo, a Citren est estabelecendo uma fbrica no Brasil, atraindo diversos novos fornecedores de autopeas, consolidando assim a sua estratgia de penetrao, e definindo uma configurao hbrida para a sua cadeia de suprimentos no Brasil. Em suma, os anos 90 trouxeram uma mudana de viso nas operaes de toda a indstria automobilstica, e de multidomstica ela passou a ser global. As diversas empresas pertencentes a rede total de suprimentos dessa indstria passaram a ter condies de ampliar e integrar os seus relacionamentos, no se limitando globalizao do comrcio, evoluindo para a globalizao da produo, gerando portanto a necessidade de introduzir uma SCM global. Dentro deste contexto, as perspectivas da cadeia da indstria automobilstica atuante no Brasil sero analisadas na prxima seo.

P ERSPECTIVAS

DA

C ADEIA

DE

S UPRIMENTOS

NO

B RASIL

Com a globalizao da produo, novas formas de relacionamentos e de gesto esto sendo desenvolvidas e estabelecidas na cadeia de suprimentos da indstria automobilstica atuante no Brasil, de forma a torn-la mais competitiva. Essas mudanas esto ocorrendo principalmente com o intuito de adaptar e integrar essa cadeia s novas estratgias globais das montadoras de automveis e da indstria de autopeas. A seguir so descritos primeiramente os efeitos do terceiro estgio da globalizao na gesto da cadeia de suprimentos, para depois serem analisados os efeitos das estratgias globais nos membros dessa cadeia.

Novas Formas de Relacionamento e de Gesto na Cadeia


Para se adequar nova realidade dos anos 90, a indstria automobilstica necessitou desenvolver mecanismos de contnua reestruturao de toda a sua cadeia de suprimentos. O mecanismo mais eficiente, que talvez englobe todos os demais, foi o de rever todos os relacionamentos dentro da cadeia, inclusive com o reforo das parcerias entre os seus membros (ou seja, com a diviso de responsabilidades), o que constitui o cerne da SCM. Em uma sociedade informatizada, o primeiro passo para reforar parcerias e desenvolver o pensamento estratgico, inclusive gerando transparncia no processo decisrio, a disseminao da informao. Para isso, os sistemas de informao passaram a ser vitais e parte integrante do ambiente de inovao, sendo usados como elementos de apoio na

212

RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

Evoluo da Cadeia de Suprimentos da Indstria Automobilstica no Brasil

conduo dos negcios, na integrao de reas produtivas e na relao com fornecedores e clientes. De acordo com Miranda e Corra (1996), as empresas deste setor passaram a analisar com maior cuidado a dinmica e complexidade da cadeia de suprimentos da qual fazem parte. Estas empresas continuam a trabalhar intensamente na sua rede de suprimentos imediata; porm j comeam a conhecer e participar da operao da rede total, possibilitando assim uma administrao mais efetiva dos seus membros imediatos. Em sua pesquisa, realizada com a participao de empresas atuantes no mercado automobilstico brasileiro, foi possvel perceber que ainda existem vrios problemas a serem superados, e que muitos deles dependem da ajuda dos elos mais fortes da cadeia. Cabe aos membros mais fortes a iniciativa do estabelecimento da SCM, uma vez que a essncia desta gesto a de detectar a fraqueza da cadeia e encontrar formas de diminu-la. Um exemplo disto o uso do maior poder de compra do membro mais forte para adquirir materiais e peas, com menor custo, para o seu fornecedor. No caso da indstria automobilstica, o elo mais forte composto pelas montadoras de veculos; porm a sua ateno e influncia ainda so basicamente voltadas para a sua rede imediata e no para a rede total de suprimentos. Apesar disto, mudanas no sentido de integrar a rede total esto ocorrendo em todos os membros da indstria automobilstica, liderados principalmente pelas montadoras. Como exemplo pode-se citar a participao da Volkswagen no processo de compra de muitos dos seus fornecedores na sua nova fbrica de Resende (RJ). Esta participao ocorre quando a possibilidade de se fazer economia de escala neste processo pela montadora maior que a do fornecedor, como acontece no caso da compra de amortecedores. Outro motivo para esta interferncia da montadora a falta de experincia no processo de compra de determinados componentes, como o que ocorre no mdulo de tapearia desta fbrica, que tem como responsvel a VDO. Esta empresa era especializada no fornecimento de instrumentos de medidas para veculos. Para que pudesse se transformar em modulista da Volkswagen, teve que adquirir novas competncias na rea de tapearia. Para isto ela est contando com o apoio e o know-how da montadora alem. Neste caso especfico, a interferncia desta montadora no se limita apenas rede imediata, obtendo reduo no custo ao longo da rede total de suprimentos, podendo com isso reduzir o preo do seu produto final. Segundo Miranda e Oliveira (1996), a maior mudana ocorrida na relao entre os membros da cadeia de suprimentos, tem se dado entre as indstrias montadoras de veculos e os fornecedores de autopeas. De acordo com Arbix e Zibovinicius (1997), estas mudanas j comeam a ser vistas no desenvolvimento cooperativo de componentes, no aumento crescente da demanda por subsistemas completos de componentes para veculos, no fornecimento com parmetros
RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

213

Luis Felipe Roriz Scavarda e Slvio Hamacher

de qualidade mais intensos, na rigorosa seleo de fornecedores e na diminuio do seu nmero. Essas mudanas esto formando novas relaes inter-firmas, e dando origem a novas estratgias competitivas dos produtores de autopeas. O Brasil vem sendo utilizado como um laboratrio para essa indstria no desenvolvimento de novas formas de gesto, como o Condomnio Industrial e o Consrcio Modular. So diversos os motivos para a adoo dessas novas formas de gesto; porm se obtido o sucesso esperado, elas devero ser reproduzidas em outras fbricas da cadeia global dessa indstria.

Efeitos das Estratgias Globais na Cadeia Atuante no Brasil


Um novo cenrio vem se estabelecendo com a concentrao cada vez maior de atividades da indstria automobilstica em regies especficas do globo, na busca de maiores economias de escala. Essas atividades envolvem desde reas relacionadas gesto e produo industrial, at reas como a de pesquisa e desenvolvimento (P&D) das empresas. Esse cenrio proporciona e influencia um novo conjunto de estratgias globais que vm sendo adotadas e impostas a todos os membros da cadeia de suprimentos desta indstria, com enormes reflexos nas suas atividades desempenhadas no Brasil. A estratgia do global sourcing consiste no fornecimento global por meio do menor nmero de fbricas possveis, ampliando assim o mercado de algumas empresas de autopeas e expandindo as suas fronteiras geogrficas. Essa estratgia, associada estagnao em futuro prximo dos mercados europeu, americano e japons e ao potencial de crescimento dos mercados dos pases emergentes, est fazendo com que a indstria automobilstica amplie a sua capacidade produtiva nestes pases. Com isso, os pases emergentes vm ganhando importncia estratgica nunca vista anteriormente na histria recente da indstria automobilstica mundial. As Figuras 7 e 8 apresentaram o crescimento das importaes e exportaes de veculos e de autopeas. Esse crescimento confirma a tendncia da adoo do global sourcing tanto por fbricas brasileiras no fornecimento para o resto do mundo, quanto por fbricas de outras localidades exportando para o Brasil. Os elevados investimentos que vm sendo feitos pelas montadoras de autoveculos no Brasil visam alargar o mercado comprador e a base da sua cadeia de suprimentos, de forma a satisfazer principalmente as necessidades locais e as de outros pases como os da Amrica do Sul, principalmente os do Mercosul. A vinda destes novos investimentos est sendo acompanhada pelos fornecedores de autopeas globais, que so atrados pelas potencialidades de

214

RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

Evoluo da Cadeia de Suprimentos da Indstria Automobilstica no Brasil

crescimento do mercado brasileiro de forma direta, ou ento de forma indireta, por meio do follow sourcing. Salerno et al. (1998) descrevem as estratgias do follow sourcing e do carry over normalmente associadas ao global sourcing. O follow sourcing incentiva os fornecedores de primeira camada da cadeia a seguirem geograficamente as montadoras nos mercados onde os novos veculos so produzidos. No carry over o mesmo projeto usado em todas as regies e pases onde o veculo ser montado ou produzido, sem que se tenham mudanas nas caractersticas e nos atributos dos seus projetos. Esta estratgia reflete nos projetos dos veculos e dos seus componentes a busca pela economia de escala e objetivos comuns aos membros da cadeia de suprimentos. Com a adoo dessas estratgias globais, as empresas transnacionais tm ampliado a sua participao e influncia na cadeia de suprimentos da indstria automobilstica. Como exemplo, pode-se analisar a indstria nacional de autopeas. As empresas dessa indstria esto tentando manter a sua participao no mercado domstico, mas apenas algumas poucas esto conseguindo criar competncias para penetrar no mercado global, passando assim a pertencer a cadeias globais de suprimentos. Fatores como os financeiros e tecnolgicos, entre outros, esto fazendo com que muitos desses fornecedores percam participao no mercado domstico, ficando inclusive restritos ao mercado de reposio, pois eles no conseguem atender aos requisitos necessrios para o fornecimento dos novos modelos que esto agora sendo produzidos pelas montadoras no Brasil. A Figura 9 apresenta a influncia dessas estratgias globais na indstria brasileira de autopeas mediante a comparao com as companhias de capital estrangeiro presentes no Brasil nos anos de 1994 e 1999. Pode-se ver que a participao das empresas nacionais diminuiu neste perodo de 52% para 31%, tanto no valor do capital como no valor das autopeas vendidas. O crescimento do investimento estrangeiro devido principalmente adoo pelas empresas transnacionais de estratgias como o follow sourcing e o carry over. Figura 9: A Internacionalizao da Indstria de Autopeas no Brasil

Fonte: SINDIPEAS (1999).

RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

215

Luis Felipe Roriz Scavarda e Slvio Hamacher

A tendncia de adotar plataformas mundiais pelas montadoras outra estratgia global que tambm est influenciando a indstria automobilstica atuante no Brasil. As montadoras passaram a produzir diversos modelos com a mesma plataforma, ampliando os seus ganho de escala, sem perder a necessria customizao de cada modelo. Apesar dos recentes problemas de identidade envolvendo marcas e modelos de montadoras que vm adotando intensamente essa estratgia, as redues de custos associados a ela so imprescindveis para o sucesso a mdio prazo das montadoras. No Brasil o reflexo dessa estratgia pode ser visto como um dos responsveis pela renovao rpida dos modelos produzidos nacionalmente, e tambm pelo provvel fim do veculo de projeto nacional. A famlia Gol ainda sobrevive; porm os seus dias esto contados, pois a Volkswagen ir substitu-la em breve por novo modelo baseado na plataforma mundial do VW Polo. Essa mesma plataforma tambm responsvel pela produo dos modelos Arosa, Ibiza e Cordoba da Seat e do VW Lupo, possundo uma produo mundial de cerca de 1.000.000 de veculos. Espera-se com a nova famlia Gol que esse nmero chegue perto de 1.500.000 de unidades por ano.

C ONCLUSES

C ONSIDERAES F INAIS

As mudanas que vm ocorrendo na cadeia de suprimentos da indstria automobilstica atuante no Brasil no so casos particulares de uma regio. As empresas pertencentes cadeia mundial dessa indstria esto no momento sofrendo a mesma presso: elas devem concorrer em mercados globais e, portanto, capazes de fornecer, de forma competitiva, diversos produtos para diferentes regies do mundo. As montadoras esto atingindo esse objetivo por meio de estratgias globais e da adoo de sistemas e subsistemas modulares. Para tal, as montadoras necessitam de fornecedores integrados, capazes de produzir componentes onde elas estiverem e quando elas precisarem, requerendo assim uma SCM global. Os projetos e as tecnologias devem ser globais, mas totalmente integrados s operaes locais. Com o desenvolvimento de estratgias globais, a escala mnima necessria para a produo local foi elevada, de forma a reduzir custos para competir globalmente. Para isso, a produo brasileira de veculos e de autopeas dever no somente atender o seu mercado domstico, como tambm o mercado de outros pases, principalmente os sul-americanos. Por outro lado, essa produo local dever conviver e competir no pas com produtos importados. O Brasil possui atualmente nmero elevado de montadoras estabelecidas localmente. Este quadro poder ser alterado, visto que a mdio prazo provavelmente

216

RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

Evoluo da Cadeia de Suprimentos da Indstria Automobilstica no Brasil

no existir a escala mnima de produo necessria para tantos fabricantes no pas. possvel que, com o final do perodo de incentivos fiscais dados pelos diversos governos municipais e estaduais, algumas fbricas terminem as suas operaes locais, para concentr-las em outras regies onde elas possam conseguir a desejada escala. Esse fenmeno, conhecido como shake-out, obrigar muitos pases emergentes a concorrer entre si para manter as suas fbricas locais, e com isso o emprego de muitos dos seus habitantes. No nvel produtivo, o atual cenrio brasileiro bastante favorvel devido sua localizao, pois uma porta de entrada para o mercado sul-americano; dimenso do seu mercado interno, que tende a crescer e a se recuperar da atual crise econmica; e ao seu baixo custo de produo, favorecido pela desvalorizao do Real, o que est proporcionado perspectivas favorveis para a exportao de veculos e de auto-peas. Contudo existe uma tendncia de concentrao das atividades como as de P&D nas matrizes mundiais das empresas. Num primeiro cenrio, o pas pode ser obrigado a se limitar a atividades produtivas, deixando-o com menor importncia na cadeia. Neste caso, o futuro da indstria automobilstica no Brasil seria incerto, em funo de provvel shake-out entre as numerosas novas fbricas existentes nos pases emergentes e pela fcil mobilidade das fbricas atuais, quase reduzidas a montadoras de peas, que podem a qualquer momento se estabelecer em uma outra regio ou pas que lhes oferea maiores vantagens para a produo de veculos. Num cenrio otimista, o pas pode manter atividades de pesquisa e desenvolvimento, cujas habilidades j foram adquiridas no passado, adicionando maior valor agregado de suas atividades na cadeia global. Uma possvel alternativa para desenvolver atividades de maior valor agregado na cadeia seria a de complementar as atividades de P&D mundiais. Algumas possibilidades de desenvolvimento de projetos nacionais podem ser destacadas: adaptao de projetos globais para atender melhor as necessidades locais, como a customizao da plataforma mundial do VW Polo para o desenvolvimento do novo Gol; aproveitamento do know-how local para cooperar e gerar produtos globais, como o caso da fabricao de caminhes em Resende pela VW; e o desenvolvimento de novas metodologias produtivas em escala reduzida, para depois reproduzi-las em outros pases com escala maior. Mesmo com essas possibilidades, o futuro do Brasil em reas como P&D ainda bastante incerto devido tendncia quase generalizada de manter as pesquisas junto matriz em apenas um local do mundo. A anlise realizada neste artigo limitou-se ao caso do Brasil; mas pesquisas futuras devero estabelecer a correlao da evoluo da cadeia de suprimentos da indstria automobilstica com a de outros pases emergentes, procurando estaRAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

217

Luis Felipe Roriz Scavarda e Slvio Hamacher

belecer as principais estratgias adotadas pelas montadoras nestes pases. Especial ateno deve ser dada ao estudo do caso do Mercosul, em funo da importncia da complementaridade industrial entre seus membros e da adoo de estratgias integradas para os pases desta regio.

R EFERNCIAS B IBLIOGRFICAS
ANFAVEA. Anurio estatstico da indstria automobilstica brasileira. So Paulo : ANFAVEA,1999. ARBIX, G.; ZIBOVINICIUS, M. O consrcio modular da VW : um novo modelo de produo? In: _____. (Orgs.). De JK a FHC : a reinveno dos carros. So Paulo : Scritta, 1997. BAUMANN, R. O Brasil na economia global. Rio de Janeiro : Campus, 1996. BED, M. A. A indstria automobilstica no Brasil nos anos 90 : proteo efetiva, reestruturao e poltica industrial. So Paulo, 1996. Tese (Doutorado em Cincias Econmicas) - Universidade de So Paulo. FENABRAVE. A distribuio de veculos no Brasil . Relatrio de Pesquisa Histrica, So Paulo, 1998. FLEURY, A. The changing pattern of operations management in developing countries. International Journal of Operations & Production Management, v. 19, n. 5/6, p. 552-564, 1993. MIRANDA, N. G. M.; CORRA, H. L. Uma anlise parcial da rede de suprimentos da indstria automobilstica brasileira vista da administrao. Revista de Administrao, v. 31, n. 1, 1996. MIRANDA, S. M.; OLIVEIRA, D. R. Globalizao e setor automotivo : a viso dos trabalhadores. So Paulo : [s.n.], 1996.

218

RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

Evoluo da Cadeia de Suprimentos da Indstria Automobilstica no Brasil

PIRES, S. R. I. Managerial implications of the modular consortium model in a Brazilian automotive plant. International Journal of Operations & Production Management, v. 18, n. 3, p. 221232, 1998 . SALERNO, M. S. et al. Mudanas e persistncias no padro de relaes entre montadoras e autopeas no Brasil. Revista de Administrao, v. 33, n. 3, p. 16-28, 1998.

SINDIPEAS. Desempenho do setor de autopeas So Paulo : ABIPEAS-SINDIPEAS, 1999. SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura. So Paulo : Atlas, 1993. WOOD, T.; ZUFFO, P. K. Supply chain management. Revista de Administrao de Empresas, v. 38, n. 3, p. 55-63, 1998.

RAC, v. 5, n. 2, Maio/Ago. 2001

219

You might also like