You are on page 1of 5

Pontifcia Universidade Catlica de Gois Departamento de Matemtica e Fsica Disciplina: Fsica para Computao II Turma: C01 Professor: Arlen

Soares de Sousa

LISTA DE EXERCCIOS E PROBLEMAS


Diodo Zener e Transistores 1) Um regulador Zener sem carga (RL) tem uma tenso de alimentao de 20 V, uma resistncia de srie de 330 e uma tenso Zener de 12 V. Qual a corrente no diodo Zener? 2) Se o resistor em srie do problema anterior possuir uma tolerncia de 10 %, qual ser a corrente mxima no zener? 3) Suponha que a tenso no circuito abaixo possa variar de 20V a 0 V. Em algum lugar desta faixa o diodo Zener no manter a regulagem. Calcule a tenso de alimentao no qual a regulagem ser perdida

4) Qual ser a dissipao de potncia nos resitores e no diodo Zener do circuito anterior? 5) Determine a corrente no LED do circuito abaixo

6) Um diodo Zener tem uma tenso de 10 V e uma corrente de 20 mA. Qual a dissipao de potncia no diodo?

7) Um diodo Zener possui uma resistncia zener de 11,5 . Se a fonte de alimentao tiver uma ondulao de 1 V, qual ser a ondulao no resistor de carga (circuito do exerccio 3). 8) Desenhe o diagrama eltrico de um regulador zener com uma fonte de alimentao de 25 V, uma resistncia em srie de 470 , uma tenso Zener de 15 V e uma resistncia de carga de 15 k. Qual a tenso na carga e a corrente no Zener? 9) No circuito abaixo, o Zener tem uma tenso de ruptura de 10V e Rs = 200 . (a) Calcule Vin quando Iz = 15 mA e IL = 50 mA (b) calcule Iz = quando Vin = 30 V.

10) No circuito da figura anterior, o diodo zener tem uma tenso de ruptura reversa de 12 V. O resistor Rs = 50 , Vin = 20 V e RL pode variar de 100 a 200 . Supondo que o diodo Zener permanea na ruptura, calcule: (a) as correntes mxima e mnima no diodo zener (b) as potncias dissipadas mnimas e mxima no diodo (c) a dissipao de potncia mnima nominal que Rs deve ter. 11) Repita o exerccio anterior se, junto com a variao em RL, Vin variar de 19 V a 30 V. 12) O diodo Zener de 6 V da figura do exerccio 12, tem dissipao de potncia mnima nominal de 0,5W. Sua corrente reversa deve ser de pelo menos 5 mA para mant-lo na ruptura. (a) Calcule um valor comercial para Rs, se Vin variar de 8 V a 12 V e RL variar de 500 a 1 k (b) Se Rs for ajustado ao seu valor mximo permitido, qual ser o valor mximo permitido para Vin? (c) Se Rs for ajustado ao seu valor mximo permitido, qual ser o valor mximo permitido para RL? 13) Por um transistor passa uma corrente no terminal do coletor de 10 mA e pela base 40 A. Determine o ganho de corrente deste transistor. 14) Em um determinado transistor, a corrente do emissor 1,01 vezes maior que a corrente da base. Sendo a corrente do emissor 12,12 mA, calcule a corrente da base. 15) Uma corrente (convencional) de 26 A circula saindo da base de um certo transistor. A corrente do emissor de 0,94 mA. Qual a corrente do coletor e qual o tipo desse transistor (NPN ou PNP)? Desenhe um smbolo de um transistor e escreva os nomes de todas as correntes que circulam por ele, mostrando os sentidos e os valores.

16) Um transistor tem uma corrente de coletor de 10 mA e uma tenso de coletoremissor de 12 V. Qual a potncia dissipada? 17) Suponhamos que somente 2% dos eltrons injetados na base recombinam-se com as lacunas da base. Se 1 milho de eltrons entram no emissor em 1 s, quantos eltrons saem pelo condutor da base neste perodo? Quantos saem pelo condutor do coletor neste intervalo de tempo? 18) Se a corrente do emissor for de 6 mA e a corrente do coletor de 5,75 mA, qual o valor da corrente da base? Qual o valor de cc? 19) Um transistor tem um Ic de 100 mA e um Ib de 0,5 mA. Quais os valores de cc e cc? 20) Um transistor tem um cc de 150. Se a corrente do coletor for igual a 45 mA, qual o valor da corrente da base? 21) Um transistor tem um cc de 400. Qual o valor da corrente da base quando a corrente do coletor for igual a 50 mA? 22) Desenhe a reta de carga para o circuito da figura abaixo. Qual a tenso de corte? Qual a corrente de saturao? Qual a corrente da base? Qual tenso coletoremissor? Qual o modo de operao do transistor?

Circuito 1 23) Um transistor tem um ganho de 175. Se a corrente na base for de 0,1 mA, qual a corrente no coletor? 24) A corrente do coletor de um transistor, de 2 mA. Se o ganho de corrente de 135, qual ser a corrente na base. O circuito abaixo se refere aos exerccios 13 e 14.

Circuito 2 25) No circuito 2, temos VBB = 10V, RBB = 100 k, determine a corrente na base. 26) No circuito 2, qual a tenso entre o coletor e o emissor se a corrente do coletor for de 1 mA, a resistncia do coletor de 3,6 k e a tenso no coletor de 10 V. 27) Qual a potncia dissipada no transistor do exerccio 14? 28) Em um determinado transistor, a corrente do emissor 1,01 vezes maior que a corrente do coletor. Sendo a corrente do emissor de 12,12 mA, calcule a corrente da base. 29) Suponha que somente 2% dos eltrons injetados na base recombinam-se com as lacunas da base. Se 1 milho destes eltrons entram no emissor em 1 s, quantos eltrons saem pelo condutor da base neste mesmo perodo? Quantos saem pelo condutor do coletor neste intervalo de tempo? 30) Esboce as curvas do coletor para um transistor com as seguintes especificaes: VCE(sat) menor que 1 V. CC = 200, VCEO = 40 V e ICEO = 50 nA. Mostre seis curvas distribudas entre IB = 0 e IB necessrio para produzir uma corrente do coletor de 50 mA. Indique a regio de saturao, ativa ruptura e corte. 31) Um transistor tem uma corrente de coletor de 10 mA e uma tenso coletoremissor de 12 V. Qual a potncia dissipada? 32) Um transistor tem uma especificao de potncia de 310 mW temperatura ambiente. Se a tenso coletor-emissor for de 10 V, qual a mxima corrente que o transistor pode suportar sem exceder sua especificao de potncia mxima? 33) Uma corrente convencional de 26 A circula saindo da base de um certo transistor. A corrente do emissor de 0,94 mA. Qual a corrente do coletor e qual o tipo deste transistor (NPN ou PNP)? Desenhe um smbolo de um transistor e escreva os nomes de todas as correntes que circula por ele, mostrando os sentidos e os valores.

34) Em determinado transistor, 99,5% dos portadores injetados na base cruzam a juno base-coletor. Se a corrente de fuga de 5,0 A e corrente do coletor de 22 mA, calcule: (a) o valor exato de ; (b) a corrente do emissor; 23) Um transistor tem um de 0,98 e corrente de fuga coletor-base de 0,22 A. Calcule: (a) o valor do do transistor; (b) o valor da corrente do coletor quando a corrente da base for 0,04 mA. 24) A entrada do circuito mostrado na figura abaixo, alterna entre 0 e 10 V. Se o transistor de silcio tiver um de 120, verifique se o circuito funciona como um inversor.
10V

R2 2.2kohm

Vin

245.52kohm

25) Em relao ao circuito anterior, quais so as tenses de sada no inversor se: (a) os nveis de tenso forem trocados para -5 V e +10 V? (b) os nveis de tenso forem trocados para 0 V e 15 V? (c) o do transistor for de 150? 26) No circuito abaixo, determine: (a) trace a reta de carga (b) qual o valor da corrente do coletor de saturao? (c) qual a tenso de corte? (b) o transistor opera como fonte de corrente ou como chave? (d) qual o valor da corrente no coletor? (e) qual a tenso entre o coletor e o terra? (f) qual a tenso entre o coletor e o emissor? (g) de acordo com os dados obtidos nos itens (d), (e) e (f), localize ao longo da reta de carga o ponto de operao do transistor.

You might also like