You are on page 1of 2

Tm sido estudadas diferentes formas de reduzir ou pelo menos estabilizar o aumento das concentraes de dixido de carbono na atmosfera, dentre

as quais referimos as mais relevantes: -O aumento da eficincia energtica dos processos de produo, e de forma a reduzir a necessidade energtica. O que tem sido realizado por aplicao de ciclos combinados (turbina de gs de vapor) utilizando gs natural. -A Captura e armazenamento do dixido de carbono Trs mtodos de captura de CO2 esto sendo investigados:-A PrCombusto: Tm o objetivo de aumentar a concentrao de a concentrao de dixido de carbono no gs de combusto; A Ps-Combusto: O dixido de carbono separa-se aps a combusto algumas desvantagens: O equipamento necessrio muito grande, so necessrios grandes volumes de solvente, o aquecimento para regenerar o solvente pode produzir subprodutos txicos, as emisses de solventes de colunas de recuperao precisa ser limpo; a Oxi-Combusto: Utilizao de oxignio no lugar de ar para combusto, e-outros: Englobam novos conceitos de captura integrada, como por exemplo a carbonao do dixido de carbono dos gases de combusto com posterior calcinao para regenerao. - A absoro fsico-qumica (contato com um lquido; ex: aminas, capaz de reter o dixido de carbono), tem a desvantagem da reao ocorrer a temperaturas elevadas e o equipamento requerido necessitar de diversos equipamentos (reator, absorvedor, regenerador) -A adsoro fsica (solido capaz de reter o dixido de carbono),a regenerao requer um custo elevado, pouco eficiente com elevadas concentraes de dixido de carbono. -A separao por membranas (material seletivo-, mas tem a desvantagem das existentes serem pouco seletivas). A separao criogenia (separao mediante condensao, tem a grande desvantagem de um elevado consumo energtico. Hibridas: integrao das tecnologias anteriores para otimizar a captura (ex: absoro membranas). -Substituio dos combustveis por compostos com menor contedo de carbono. -Utilizao de energias renovveis -aumento de espaos verdes, que mediante processo natural elimine o carbono presente na atmosfera. -captura por algas - Reduo por magnetite O armazenamento geolgico, nos oceanos e etc. A opinio geral que as tcnicas de CCS ( Carbon capture and storage ) apesar de reduzirem o teor de CO2 so meramente uma forma de ganhar tempo para o desenvolvimento de fontes de energia mais limpas e sustentveis. A Greenpeace fala mesmo de falsas esperanas e irrealistas, visto que no se pode manter em segurana a longo prazo grandes quantidades de dixido de carbono.

Trs mtodos de captura de CO2 esto sendo investigados. A Ps-combusto captura amina comparvel tem algumas desvantagens: O equipamento ser muito grande, so necessrios grandes volumes de solvente, o aquecimento para regenerar o solvente pode produzir subprodutos txicos, as emisses de solventes de colunas de recuperao precisa ser limpo e eliminado, o consumo de gua deve ser reduzido, e expirou necessidades solvente a ser descartado. No entanto, a captao de ps- combusto tambm tem vantagens distintas. Ele pode ser aplicado s plantas j construdos, operados com a planta de capturar CO2, ou desconectado para fornecer potncia mxima nos momentos de pico de preo de eletricidade. Alm disso, os componentes do equipamento no integrado podem ser substitudos, desenvolvido e atualizado, sem grande impacto sobre a usina.

-B. Metz, O. Davidson, H. de Coninck, M. Loos, L. Meyer, (2005), Eds., Special Report on Carbon Dioxide Capture and Storage ,Cambridge Univ. Press, Cambridge. -Oldenburg, C. M. , (2007), Energy Convers. Manage. 48 ,1808.

You might also like