You are on page 1of 16

Trabalho Realizado por: Beatriz Liz n10 8A

Professor: Tiago Marques

Ano Letivo: 2012/2013

ndice..pg.2 Introduo..pg.3 O que foi a Revoluo Industrial?...................................................................................pg.4 Que importncia teve a Revoluo Industrial?..............................................................pg.5 A mquina a vapor...pg.6-7 O barco a vaporpg.8 O comboio a vaporpg.9 A minha opinio..pg.10 Conclusopg.11 Infografia...pg.12 Anexos.pg.13-16

Neste trabalho pretendo falar sobre a Revoluo Industrial e a sua importncia. Irei falar sobre as novas tecnologias que surgiram na altura, derivadas do descobrimento do vapor. Tenho como objetivo aprofundar todos os aspetos da Revoluo Industrial e, do seu contributo para o desenvolvimento da indstria.

A Revoluo Industrial consistiu num conjunto de mudanas tecnolgicas com um profundo impacto no processo produtivo a nvel econmico e social. Iniciou-se no Reino Unido em meados do sculo XVIII e, expandiu-se pelo mundo a partir do sculo XIX. Ao longo do processo, a poca da agricultura foi superada, a inveno de novas mquinas foram superando o trabalho humano, imps-se uma nova relao entre capital e trabalho, estabeleceram-se novas relaes entre naes e surgiram do prodgio da cultura de massa, entre outros eventos. Essa transformao foi possvel devido a uma combinao de fatores, como o liberalismo econmico, a acumulao de capital e uma srie de invenes, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econmico vigorante. A Revoluo Industrial dividiu-se em 3 partes sendo conhecida a segunda parte por Revoluo Tecnolgica e a terceira por Revoluo Digital.

A revoluo industrial um marco histrico muito importante que marca a mudana do desenvolvimento a nvel mundial. Quando se deu a descoberta do vapor (facto mais marcante nesta viragem), a Inglaterra foi pioneira a iniciar a mudana, facto que se deve a algumas condies determinantes que possua, como por exemplo um subsolo bastante rico em carvo, e a existncia de um know-how na populao que soube colocar em prtica esta mais-valia existente, que era a energia a vapor, em ordem s diversas atividades, sobretudo aos transportes e s industrias. Este foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou alm do processo produtivo, o valor nominal das coisas, isto , os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquinofaturados, o que fez com que o processo produtivo fosse muito mais rpido e permitisse uma produo em massa, deixando assim colocar no mercado mais produtos, que se fossem classificados no mercado pelo preo anteriormente praticado no teriam esvaziamento possvel, pois a procura e a oferta entravam em desequilbrio, o que fez com que os produtores baixassem os preos (agora tinham uma margem grande para o fazer, pois os custos de produo eram diminutos), para incentivar a procura e escoar a produo evitando a acumulao de stocks, e conseguindo assim aumentar os lucros derivado da elevada elasticidade e preo da procura que os produtos ganharam com este novo modelo de produo.

O grande inventor do motor a vapor foi James Watt. O motor a vapor, que chamado de mquina a vapor por norma refere-se tambm a turbina a vapor que outro tipo de mquina trmica que explora a presso do vapor. Todas as mquinas trmicas funcionam baseadas no princpio de que o calor uma forma de energia, ou seja, pode ser utilizado para produzir trabalho, e o seu funcionamento obedece s leis da termodinmica. Embora a inveno do motor de combusto interna no final do sculo XIX parecesse ter tornado antiquada a mquina a vapor, ela ainda hoje muito utilizada, por exemplo, nos reatores nucleares que servem para produzir a energia eltrica. No caso da mquina a vapor, o fluido de trabalho o vapor de gua sob alta presso e a alta temperatura. O funcionamento da turbina a vapor baseia-se no princpio de expanso do vapor, gerando diminuio na temperatura e na energia interna. Essa energia interna, posteriormente perdida pela massa de gs, reaparece na forma de energia mecnica, pela fora exercida contra um mbolo.

H diversas classificaes possveis para as turbinas a vapor, mas a mais comum dividi-las entre:

Turbina de condensao - um sistema fechado de gerao de energia. Neste, o vapor tanto atravessa a turbina fazendo-a girar como tambm, ao ser condensado, gera uma zona de baixa presso no irradiador de sada da turbina aumentando o giro e realimentando a caldeira com o agente para novo ciclo. o tipo mais comum em centrais termoelctricas e nucleares.

Turbina de contrapresso - Assim chamada o mtodo mais antiquado que se pode usar numa mquina trmica. o mesmo projeto de Heron de Alexandria, usado no segundo sculo antes de Cristo, o sistema Contrapresso similar a uma mquina a vapor conhecida pelo nome de eolpila.

O facto de o vapor no passar por um condensador ao sair da turbina, ocasiona a perda de potncia desta. Ele deixa a turbina ainda determinada presso e temperatura e pode ser aproveitado noutras etapas de uma planta de processo qumico, seja em aquecedores, destiladores, estufas, ou simplesmente lanado na atmosfera. Este tipo muito usado para acionamento ou cogerao de energia, em usinas petroqumicas, navios, plataformas de petrleo, (etc.), embora seja o sistema mais primitivo de captao de energia.

O barco a vapor uma embarcao propelida por um motor a vapor que aciona rodas de gua (um conjunto de ps) montadas inicialmente meianau, na lateral (Bombordo e Boreste) e depois na popa. So tipicamente caracterizados por possurem grandes chamins. A inveno do motor a vapor, por James Watt, propiciou o sonho de mover grandes embarcaes sem depender dos ventos, o que foi realizado por Robert Fulton com Clermont em 1807. Embora a roda de ps tivesse evoludo para a hlice e o motor a vapor para as turbinas a vapor, dando origem aos modernos navios, alguns modelos fluviais continuaram utilizando esse tipo de propulso por muito tempo, como os tpicos steamboats do Rio Mississippi ou como so conhecidos no Brasil, os gaiolas do Rio So Francisco e Rio Amazonas.

A Locomotiva a vapor, uma locomotiva propulsionada por um motor a vapor que compe-se por trs partes principais: a caldeira, que produz o vapor usando a energia do combustvel, a mquina trmica, que transforma a energia do vapor em trabalho mecnico e a carroaria, que carrega a construo. O vago-reboque (tambm chamado "tender") de uma locomotiva a vapor transporta o combustvel e a gua necessrios para a alimentao da mquina. As primeiras locomotivas apareceram no sculo XIX sendo o mais popular tipo de locomotiva at ao fim da Segunda Guerra Mundial. No Brasil as locomotivas a vapor receberam o apelido de "Maria-Fumaa" em virtude da densa nuvem de vapor e fuligem expelida pela sua chamin, sendo que no final do sculo XIX e incio do sculo XX, os matutos e caipiras, davam-lhe o nome de "Balduna", uma rplica de Baldwin, a marca das locomotivas de origem norte-americana, usadas na altura. A primeira locomotiva a vapor, no qual foram usados trilhos, foi construda pelo engenheiro ingls Richard Trevithick, que fez o seu primeiro percurso em 21 de Fevereiro de 1804. A locomotiva conseguiu puxar cinco vages com dez toneladas de carga e setenta passageiros velocidade alucinante de 8 km por hora, usando para o efeito trilhos fabricados em ferro-fundido. Esta locomotiva, por ser demasiado pesada para a linha-frrea e avariar constantemente, no teve grande sucesso.

Na minha opinio foi devido inveno da mquina a vapor que a indstria evoluiu e contribui para um desenvolvimento a nvel mundial, criando postes de trabalho, os preos no mercado comearam a ser reduzidos, houve uma aproximao a nvel do mercado mundial e, consequentemente aproximou os povos dos vrios continentes.

10

Neste trabalho atingi os meus objetivos e a minha opinio sobre esta Revoluo Industrial. Devido descoberta do uso do vapor, surgiram novos meios terrestres, areos e aquticos, tal como mquinas para as grandes indstrias, o que levou grande expanso e desenvolvimento do mercado mundial.

11

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial http://jennysatyro.blogspot.pt/2011/03/importancia-da-revolucao-industrial.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_a_vapor http://pt.wikipedia.org/wiki/Barco_a_vapor http://www.google.pt/search?q=ind%C3%BAstria+da+revolu%C3%A7%C3%A3o&bav=on.2,or.r _qf.&bvm=bv.47810305,d.ZWU&biw=1366&bih=667&um=1&ie=UTF-8&hl=ptBR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=XL23UZOuN6Sv7AbPrIDQCQ#um=1&hl=ptBR&tbm=isch&oq=primeiras+industrias+a+vapor+de+cal%C3%A7ado+&gs_l=img.3...13212.19 744.5.19912.11.10.1.0.0.0.74.663.10.10.0...0.0.0..1c.1.17.img.OXJeqD9y5UI&bav=on.2,or.r_qf. &bvm=bv.47810305,d.ZGU&fp=48ffb5bb6e250e0b&biw=1366&bih=667&q=primeiras%20indu strias%20a%20vapor%20de%20cal%C3%A7ado&facrc=_&imgrc=MjJ_nexoZNrEHM%3A%3BWr -HLe31YBtRfM%3Bhttp%253A%252F%252Fnrfacil.com.br%252Fblog%252Fwpcontent%252Fuploads%252F2010%252F09%252Filustracao-de-sapataria-na-epoca-darevolucao-industrial-jornada-de-trabalho-de-mais-de-12horas1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fvozdoeducadorg7.blogspot.com%252F2011%252F10%2 52Fas-primeiras-industrias-do-brasil.html%3B450%3B286 http://www.google.pt/search?gs_rn=17&gs_ri=psyab&suggest=p&cp=10&gs_id=14&xhr=t&q=barco+a+vapor&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.47810 305,d.ZWU&biw=1366&bih=667&um=1&ie=UTF-8&hl=ptBR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=0sK3UfWXOOnR7AbO2YCYAw#facrc=_&imgrc=7 V80fy1wFGvhOM%3A%3BwdUKMf7Si_q_zM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com% 252F_IbP3uPSRHFk%252FTUQteZEXP8I%252FAAAAAAAAARI%252FaOSjWKYQFk%252Fs1600%252Ffot_an10.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fdepartamentodecsh.blo gspot.com%252F2011%252F01%252Fos-meios-de-transporte-nasegunda.html%3B640%3B413 http://www.google.pt/search?gs_rn=17&gs_ri=psyab&suggest=p&cp=12&gs_id=1j&xhr=t&q=comboio+a+vapor&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.478 10305,d.ZWU&biw=1366&bih=667&um=1&ie=UTF-8&hl=ptBR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=esO3Ud66NKjT7AaH1YD4Cg#facrc=_&imgrc=ucK 38V10HmtMLM%3A%3BBUDQ409pLWy2pM%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com% 252F-RnMgdTncwYk%252FT3Yq0zDCUQI%252FAAAAAAAAA8%252FNI72BUXClP0%252Fs1600%252F022_Comboios.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fcarrilei ros-portugal.blogspot.com%252F2012%252F03%252Flinha-do-dao.html%3B900%3B631

12

Indstria de Txteis (pg.3)

13

Indstria de Calado (pg.4)

14

Eolpila (pgs. 5 e 6)

15

Barco a Vapor (pg.8)

16

You might also like