You are on page 1of 2

Cincia e Tecnologia No dia 16 de outubro comemora-se o dia da Cincia e Tecnologia, a fim de se discutir os problemas causados pelos avanos tecnolgicos

e a atuao do homem como agente causador do crescimento do mundo e da destruio da natureza. Quando falamos em tecnologia pensamos logo na era da informtica, nas novas pesquisas cientficas que levaram ao avano da medicina, etc. Pelo contrrio, as primeiras invenes, consideradas tecnolgicas, se reportam h dois milhes de anos antes de Cristo, poca do homo habilis e do homo erectus. Em razo de suas necessidades, esses homens inventaram os primeiros objetos, feitos de pedra, para se defender dos animais e facilitar suas vidas. Dentre essas tivemos a inveno do machado e da lana, que serviam para caar; a descoberta do fogo, servindo para aquecer e cozinhar os alimentos. Mais tarde tivemos a inveno da roda. A partir da, as invenes no pararam mais, tornando a vida do homem mais produtiva e confortvel. Todos esses inventos so considerados cincia, desde a poca da pedra lascada at a era do computador. Porm, Galileu Galilei foi quem afirmou que, para que algo se torne cincia, precisa ser experimentado, pois a forma como se comprova as verdadeiras possibilidades da descoberta, se aquilo funciona ou no. Charles Darwin, atravs da teoria da evoluo das espcies; Atravs dos avanos tecnolgicos, a vida torna-se mais prtica, mais dinmica, porm temos os prejuzos para o planeta, que hoje volta-se para as questes de sustentabilidade, adaptando cada rea s necessidades do homem, mas voltando-se para aes que preservem o meio ambiente, as boas relaes humanas, visando um mundo melhor.

fontes de energia As fontes de energia so de fundamental importncia, em especial na atual sociedade capitalista. Essas substncias, aps serem submetidas a um processo de transformao, proporcionam energia para o homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente, etc. Contudo, foi com o advento das Revolues Industriais, juntamente com a intensificao do processo de urbanizao, que a utilizao das fontes energticas teve um aumento extraordinrio. O atual modelo capitalista altamente dependente de recursos energticos para o funcionamento das mquinas industriais e agrcolas; os automveis tambm necessitam de combustveis para se deslocarem; e a urbanizao aumentou a demanda de eletricidade. Diante desse cenrio, o consumo de energia aumentou de forma significativa, fato que tem gerado grandes problemas socioambientais. Isso porque a maioria das fontes utilizadas de origem fssil (carvo, gs natural, petrleo), e sua queima libera vrios gases responsveis pela poluio atmosfrica, efeito estufa, contaminao dos recursos hdricos, entre outros fatores nocivos ao meio ambiente. Outro aspecto negativo que essas fontes no so renovveis, ou seja, elas se esgotaro da natureza. Segundo estimativas da Agncia Internacional de Energia (AIE), caso se mantenha a mdia de consumo das ltimas dcadas, as reservas de petrleo e gs natural iro se esgotar em 100 anos e as de carvo, em 200 anos. A energia nuclear, tambm de origem no renovvel, motivo de vrias manifestaes contra o seu uso, pois pode haver a liberao de material radioativo em caso de acidentes em uma usina nuclear, como os que ocorreram em Chernobyl (Ucrnia) e em Fukushima Daiichi (Japo). Com o intuito de diversificar a matriz energtica, vrias pesquisas foram desenvolvidas para a obteno de fontes limpas e renovveis. Entre elas esto a energia solar (obtida atravs do Sol), energia elica (dos ventos), energia das mars (correntes martimas), biomassa (matria orgnica), hidrulica (das guas), entre outras. Estas fontes, alm de serem encontradas em abundncia na natureza, geram menos impactos ambientais.

You might also like