You are on page 1of 10

A interpretao e o ato na psicanlise com crianas

Beatriz Siqueira Sofia Saru Vera Vinheiro

Psicanalista, a partir de uma tica, tica do seu desejo de analista, e conduzindo-se dentro de uma estratgia a da transferncia coloca em ao uma ttica, cabendo aqui seus atos e interpretaes. O ato do analista, portanto, s se dirigir cura, se for feito a partir da tica do seu desejo, pois o seu ato tem conseqncias. A criana, em seu processo de anlise, tem que poder se situar em relao ao lugar que ela ocupa no desejo dos pais, repetindo, na transferncia, os buracos da demanda do Outro. A me vista inicialmente pela criana como sendo o Grande Outro, possuidor do saber e da verdade, e a criana passa a ser objeto a no fantasma da me. A criana, muitas vezes, faz, com seu sintoma, uma delimitao do que no est bem dito no par parental. Uma Clnica: Uma criana de 9 anos, adotada, cujos pais no sabiam como lhe dar a notcia da adoo, e cujo sintoma era pnico diante do afastamento da me, ao longo de seu processo de anlise, repetiu diversas vezes a mesma histria: "Na minha casa tem muitos bichos, tem galinhas, patos e marrecos. A marrequinha botou ovo, mas quem est chocando a galinha. A marreca no quis chocar os ovos. Todos os dias, eu via a galinha chocando os ovos da marreca. J nasceu um monte de marrequinhos que a galinha chocou". Analista: Quem voc acha que os marrequinhos vem como sendo a me a marreca ou a galinha? "A galinha, claro, pois foi ela que chocou eles e depois criou".
LETOA FREUDIANA- Ano X-n" 9 51

A interpretao e o ato na psicanlise com crianas

Analista: Me, ento, a que choca e cria... "". A analista sublinha no discurso desta criana aquilo que lhe retorna do discurso dos pais, pois, atravs dos seus bichinhos, esta criana est abordando, em ltima instncia, a questo de sua origem sua adoo. Na anlise com crianas, trata-se de levar a criana a separar-se de um lugar de alienao, de um lugar de objeto no fantasma materno e dirigi-la construo de seu prprio fantasma. Na clnica, a operao de passagem da alienao separao j se inicia a partir do momento em que a criana tem que deixar a me na sala de espera e dirigir sua demanda ao analista, enquanto Outro. Lacan, em seu Seminrio As Formaes do Inconsciente, aborda o Complexo de dipo teorizado por Freud, dividindo-o em trs tempos: o 1 tempo, tempo mtico, da metfora paterna e da primazia do falo. A criana neste momento desejo do desejo da me. O 2a tempo o do pai privador, e o 3" tempo o do declnio do dipo e formao do ideal do eu. No 2a tempo, Lacan nos diz: "... uma mensagem sobre uma mensagem: uma proibio, um no. Dupla proibio. Com respeito criana: no deitars com tua me. E com respeito me: no reintegrars teu produto. Aqui o pai se manifesta enquanto Outro, e a criana profundamente sacudida em sua posio de sujeio: o objeto do desejo da me questionado pela interdio paterna"1. Uma Clnica: B.um garoto de sete anos que trazido para anlise por no ter conseguido alfabetizar-se. o primeiro de dois filhos de uma me pedagoga que, embora reconhea a inteligncia do filho, quase no o deixa "respirar sozinho". O pai, ciente do autoritarismo da esposa, assiste a tudo de camarote achando ser apenas uma "questo de escola " o fato do filho usar somente o primeiro sobrenome, o da me. Nas entrevistas preliminares, B. demonstrou ser muito esperto, tendo optado por permanecer no mesmo lugar, junto barra da saia da me, sem passar ao mundo dos letrados. Nas sesses, B. insistia em sentar no lugar da analista, chegando, por vezes, a sentar-se no seu colo. Durante um certo tempo, houve uma tentativa de questionlo a respeito desse lugar que queria ocupar. Pouco pde ser dito e permanecia a repetio.
52 LETRA FREUDIANA- Ano X-n 9

A interpretao e o ato na psicanlise com crianas

Numa sesso, B. entra correndo e senta-se na cadeira da analista, esconde o rosto epede: "Deixa, vai". A analista faz com que ele saia do seu lugar. B. sai, mas diz: "No tem lugar marcado " "Onde no tem lugar marcado ? " questiona a analista "Aqui", respondeB. "Aqui?" espanta-se a analista e afirma "Aqui tem lugar marcado, sim". B. vai para a mesa e prope, pela primeira vez em sua anlise, o jogo da velha, jogo no qual so dois os jogadores, mas onde h um terceiro, a velha, na cena. Na seqncia do jogo, cada vez que a velha ou a analista ganham, B. tenta modificar o resultado pondo seu "X" no lugar do crculo da analista. A analista marca que isso no pode ser feito, que o lugar no pode ser alterado. A "velha " ganha ento o jogo, eB. aceita. A funo do analista introduz o terceiro na cena, num processo que visa privar a criana do objeto do seu desejo e a me do objeto flico. A questo edpica central na psicanlise com crianas; portanto, a direo da cura ter que apontar para o 3 a tempo do dipo, colocando uma barra no Outro, tanto em relao ao saber quanto ao gozo. Lacan, no Seminrio do Ato Psicanalico, nos diz: "o psicanalisando no incio pega seu basto, enche sua sacola para ir ao encontro, ao ponto de encontro do sujeito suposto saber"2. , portanto, via transferncia, que o analista poder operar com seus atos e interpretaes pois, "fora disto que chamei manipulao da transferncia, no existe ato analtico ... O sujeito como tal e que se chama inconsciente est dentro da psicanlise, posto em ato"3. Em 1953, no texto "Informe de Roma", Lacan introduz a idia de que a interpretao em psicanlise pode ser uma pontuao. O analista trabalhar pontuando o discurso do sujeito, no sentido de articul-lo numa cadeia significante, colocando o inconsciente em ao. No final dos anos 50, como nos diz Eric Laurent, a "clnica da psicose e a psicanlise com crianas teriam uma influncia preponderante sobre o dispositivo analtico da interpretao, at o ponto em que j nada havia que separava uma interpretao de qualquer outra interveno do analista"4. Lacan define a interpretao, nessa poca, como sendo um dizer esclarecedor, opondo-se ao insight ingls, que uma concepo da interpretao centrada em um fenmeno de viso e que d margem a tudo o que pode ser imaginrio. A criana, com seu discurso mais metonmico, com seu brincar incessante, nos traz questes. Ela age mais, seus discursos associativos so mais reduzidos, seus desejos so exteriorizados e dramatizados de forma ldica. Como intervir? Como
LETOA FREUDIANA-Ano X-n 9 53

A interpretao e o ato na psicanlise com crianas

interpretar? Pensamos que o analista, ao intervir na anlise com uma criana, pontua um texto para que a metfora, alm da metonmia, tambm se coloque. Essas pontuaes no so necessariamente palavras, podendo ser puros cortes. A interpretao, na teoria Lacaniana, no da ordem de uma tcnica, pois ela produz o corte que institui o sujeito e aponta para a causa do desejo. Ela visa o surgimento de algo novo para o sujeito, sendo que o enunciado que responde a esse modelo o que est entre enigma e citao. Uma Clnica: J. uma criana que se atrapalha em corresponder ao que os pais lhe demandam: "Seja o craque! Seja o melhor!". Ele se atrapalha porque, na escolinha de futebol, embora J. tenha um bom estilo reconhecido por todos, no consegue ter um bom desempenho ao jogar uma partida de verdade, fato este que irrita muito os seus pais. Esta situao se repete tambm em casa, pois existe uma expectativa de organizao, uma expectativa em torno dos filhos que "deram certo" (j que a me educadora). J. foge a isso, colocando-se como o inquieto, desorganizado, embora tente, de todas as formas, corresponder a essa expectativa. Num momento de sua anlise, a analista diz a J.: "quero que me pague com parte de sua mesada ". J. fica irritado diante deste ato da analista, pois no quer perder nada, embora tudo o que faa seja perder: perder no futebol, perder passeios por causa de seu comportamento, etc. Diante dessa reao, a analista no cede, repetindo a demanda de que ele pague com sua mesada. Ele recusa-se apagar dizendo: "Estou aqui h 3 anos. No venho mais. Tomei uma deciso", ao que a analista responde: "Trabalhe!" Como resposta, J. prope um enigma. " uma frase sem pontuao e que tem que ser pontuada deixo meus bens minha irm no a meu sobrinho jamais ser paga a conta do alfaiate nada aos pobres o jeito como voc vai pontuar vai dizer para quem ficar o dinheiro: separa a irm, o sobrinho, os pobres ou para o alfaiate". A analista diz: "Ento pontue". EJ. responde: "Acho que vai para o alfaiate". E pontua "Deixo meus bens minha irm? No! A meu sobrinho? Jamais ser paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres". Aqui o enigma se coloca no ato do analista ao dizer "quero que pague com sua mesada", ato este cujo efeito no paciente faz-lo dizer que h uma conta a ser paga. Cabe analista executar e cobrar, para que o paciente, ao "perder", pagando a anlise, possa comear a sair do lugar daquele que sempre perde.
54 LETRA FREUDIANA-Ano X-n 9

A interpretao e o ato na psicanlise com crianas

A interpretao um meio dizer, e, como tal, no explicita, mas aponta na direo do horizonte desabitado do ser. A interpretao um dizer privilegiado que sustenta a causa no caminho da verdade; ela revela um dizer proveniente do Real como no todo. A operao do analista possibilitar a emergncia do desejo, fazendo aparecer um dizer que se apresenta como inarticulado. Colette Soler afirma que, quando o sujeito se reconhece no que o analista diz, no se trata de uma interpretao, pois esta divide, e no reassegura as identificaes. Ela faz surgir um "que quer dizer isso?" tornando assim presente o Che Vuoi! Uma Clnica: Ainda um exemplo sobre J.: Numa determinada sesso, ele faz um desenho e conta uma estria: "Tinha um homem que ia se livrar do castelo. O reifez uma armadilha. Botou um monstro e ele ia se assustar. O homem no queria mais entrar e saiu correndo. Os homens do rei ficaram felizes. Fizeram aqueles jantares que os reis fazem. O homem pensava que o rei tinha pegado a mulher dele ". J. diz analista que o rei nessa estria e completa: "sou o melhor do futebol na Ia srie, mas no sou o Rei Pele". Nesse momento a analista corta a sesso, para que se presentfique o Che Vuoi, e possa retornar aJ. a questo que lhe vem do Outro: "O que o Outro quer de mim?" Poderamos acrescentar que o material que a criana produz em suas sesses de anliseseus desenhos, estrias, jogos, etc.constituem, muitas vezes, interpretaes que apontam a dar um sentido ao que do Real se apresenta no trauma. Uma Clnica: D. de nove anos, insere-se numa trama familiar, onde as funes paterna e materna so muito confusas, sendo que a me, por diversas vezes, refere-se ao pai como a um terceiro filho. Ela, com seu sintoma, sustenta a ambigidade do casal parental permanecendo, no entanto, a enredada. Numa sesso D. desenha essa situao: Faz duas rvores, sendo que uma, como diz, tem mais galhos e a outra tem menos. Procura, ento, a cor mais forte e brilhante para pintar a rede que fica amarrada entre as duas rvores. Ao ser questionada pela analista sobre quem ficar na rede, D. desenha uma menina.
LETRA FREUDIANA-Ano X-n 9 55

A interpretao e o ato na psicanlise com crianas

Com o corte da sesso, ela dobra o desenho e o deixa noporta-lpis da analista, dizendo que tem que ficar ali at a prxima sesso. D., em anlise, ilustra com sua produo o lugar que ocupa na trama familiar. No Seminrio do Ato Psicanaltico, Lacan nos diz: "O analista no pode fingir esquecer que seu ato ser causa de um processo"3.0 ato analtico tem um cunho de fico, uma vez que ele acontece a partir de um saber suposto, sendo, ao mesmo tempo, atravs da escanso provocada pelo ato do analista, que o sujeito poder ter acesso a um saber no lugar da verdade. O ato sintomtico que acontece numa anlise o ato falho, que vai revelar a verdade do sujeito. No brincar da criana, o analista dever estar atento s falhas que a se apresentaro, pois o brincar articula e contorna o gozo e a repetio, realizando-se sob o fundo da perda. Uma Clnica: D., de quem j falamos anteriormente, coloca sua questo j na primeira entrevista: Trata-se de saber sobre duas pequenas letras perdidas no desenho, "m " e "f", o masculino e o feminino. Quase um ano depois, ela recorta um corao onde desenha sua me com um exuberante vestido que deveria herdar aos 8 anos. Ela fez nove anos e ainda no recebeu o vestido"Est l em cima ", diz. Cola um bilhete no corao e o deixa secar na janela "num outro lugar", aponta a analista. Na sesso seguinte, faz um outro corao e desenha seu pai. Compara os coraes e exclama ", t certo, so diferentes". "Qual i a diferena?" questiona a analista"nenhuma ", responde D."Nenhuma ? " repete a analista deforma interrogativa. Ela se assusta ao escutar seu prprio dito vindo do Outro e diz: "Minha me alta e magra, e meu pai baixo e gordo ". Com o corte da sesso, D. deixa o corao do pai tambm em outro lugar. Nesse ato falho, D. revela sua dificuldade em articular suas questes sobre o feminino e o masculino, face indiferenciao de seus pais em suas funes. Na psicanlise com crianas, a repetio aparece muitas vezes sob a forma do brincar, um brincar incessante. Freud, em seu texto Recordar, Repetir, Elaborar, afirma que a repetio est para ser interpretada. A interpretao que cabe aqui o corte. O analista, com seu ato, corta a sesso, possibilitando ao sujeito circunscrever a repetio e metonimizar.
56 LETRA FREUDIANA- Ano X-n 9

A interpretao e o ato na psicanlise com crianas

Uma Clinica: F. uma criana que chegou anlise com 5 anos. Ele foi encaminhado pela escola com suspeita de autismo, pelo grande isolamento que apresentava e, principalmente, pelo seu silncio. Ele sabia falar, mas pouco falava. F. vivia num clima de rivalidade e oposio entre os pais que brigavam por seu intermdio. No incio de seu tratamento, F. repetia a mesma brincadeira e a mesma frase: " uma guerra", e arrumava a guerra com alguns bonecos, esta cena se repete seguidamente at que, numa sesso, quando ele arrumava os bonecos, a analista derruba-os surpreendendo-o e diz: "Essa, acabou. "A analista, com seu ato corta a sesso. Nas sesses seguintes, o paciente traz suas questes no mais repetindo a guerra, mas podendo falar, desenhar, brincar. O ato psicanaltico fez com que o discurso do paciente prosseguisse, como tambm sua investigao, nesse caso particular, para saber quem tem o falo. A partir do estudo da brincadeira do Fort-Da, Freud conclui, em seu texto de 1920 Mais alm do Princpio do Prazer, que "as crianas repetem experincias desagradveis pela razo adicional de poderem dominar uma impresso poderosa muito mais completamente de modo ativo do que poderiam faz-lo simplesmente experimentando-o de modo passivo. Cada nova repetio parece fortalecer a supremacia que buscam. Tampouco podem as crianas ter suas experincias agradveis repetidas com freqncia suficiente, e elas so inexorveis em sua insistncia de que a repetio seja idntica"6. Lacan, nos Escritos, declara que Freud, numa intuio genial, apresentou-nos esses jogos de ocultao, para que neles reconhecssemos que o momento em que o desejo se humaniza tambm o momento em que a criana nasce linguagem. O jogo do carretei a primeira apario da ausncia da perda simblica de um Grande Outro. O Fort-Da fala da falta da me, no sendo somente de sua simbolizao que se trata, mas tambm do que cai, enquanto Real, do campo do Outro. Esse jogo a resposta do sujeito ausncia da me. Trata-se de fazer valer a hincia, de dar conta deste objeto que cai e do que, no jogo, se realiza da prpria perda do sujeito. Esse objeto real, sendo que o Fort-Da, enquanto repetio, articula o simblico e o real. A impossibilidade de repetir o mesmo a se coloca; h sempre, na repetio, algo de novo que se produz e, como objeto a, chamado a ser cedido. A repetio um ato, no qual o que se faz mais uma vez perder. O brincar, numa anlise, vai por essa via.
LETOA FREUDIANA-Ano X-n" 9 57

A interpretao e o ato na psicanlise com crianas

O brincar na psicanlise com crianas, portanto, no um brincar qualquer, um brincar sem conseqncias, pois ele comportar a verdade do sujeito e dever ser lido no campo da articulao significante. O brinquedo, na anlise, d suporte, d corporeidade a esse objeto cessvel, aquilo que est para se perder (ex. caso F.). A anlise um trabalho de perda, que se faz atravs do objeto; fazer do objeto um certo instrumento para que a perda acontea. O analista, que est atento a esse brincar, intervm com seu ato, algo como um despertar que coloca o ponto de emergncia do objeto a como causa do desejo. Uma Clnica: L. o filho mais velho que reagiu muito ao nascimento de sua irm. A me diz aflita que ele no "desgruda" dela e da irm, que no tem amigos, que ningum o convida para nada, e que ela percebe que algo no est bem. A me diz ainda que ele se coloca como aquele que nunca sabe nada, como uma "porcaria ", e a irm como "a melhor coisa do mundo". Ele diz sempre: "eu no sei, mas minha irm sabe". L. sempre que vem anlise faz, em cada sesso, um teatro, encenando, a cada vez, estrias novas. L., ao brincar de teatro, vai desenrolando o fio de sua estria, e trazendo, na transferncia, suas questes. Em suas peas, L. vai oscilando o lugar que ocupa: ora ele a vtima, ora o carrasco. A partir de sua anlise, o clima constante de competio em casa diminui bastante e L., comea a se desligar um pouco do par irm-me. Ele agora quer descer para brincar no prdio e est conseguindo fazer amizades com outros meninos, aponto de ser convidado para passar o fim de semana fora. Atravs da oscilao dos discursos do Senhor e do Escravo, de vitima ou de carrasco, metaforizados em suas brincadeiras de teatro, pde-se barrar o seu gozo, que estava amarrado nopar me-irm, fazendo, assim, circular o seu desejo. O ato est sempre ligado determinao de um comeo lgico: ele um dizer e, como tal, articula-se interpretao. A interpretao e o ato do psicanalista tem a estrutura de corte, pois eles acontecem num repente, a partir do "no penso" do analista. O seu efeito vai ser vivido num a posteriori e, a partir da, o analista ir construir a particularidade de cada caso.
58 DETOA FREUDIANA-Ano X-n 9

A interpretao e o ato na psicanlise com crianas

Uma Clnica: R., de 12 anos, com sintoma de gagueira, inibio e timidez excessivas, e de dificuldade de fazer amigos, comea sua anlise onde ele nada fala. Inicialmente, a analista insistia, demandando-lhe sua palavra efazendo-lhe vrias perguntas. Como R. continuava sem conseguir colocar suas questes, a analista passou a cortar aps os primeiros minutos da sesso sempre que ele se recusava a falar, mandando-o voltar no dia seguinte. Esses atos da analista, ela pde faz-los a partir da instalao da transferncia. Aps uma semana em que ele insistiu em dizer "no tenho nada para falar hoje " e, por isso, teve que vir anlise todos os dias da semana, sua questo finalmente se coloca e ele diz: "no sei por que eu me sinto to mal na escola, na minha turma. Acho que porque eu no consigo falar com ningum..." Na sesso seguinte ele se deita e diz: "hoje eu quero falar sobre a minha gagueira ". A analista, neste caso, no cedendo sobre seu desejo, e atuando a partir de um "no penso", pde ver, num aposteriori, o efeito de seus atos pois, somente a partir deste momento, a anlise deste paciente pde finalmente deslanchar. O analista age com seu ser, e o seu ser o des-ser. A ao a colocao em ato da falta a ser. A ao do analista espinhosa na medida em que o ser est em jogo iia causao da transferncia. No h regras porque a questo no de tcnica, mas de tica. "Nunca seria demais chamar os psicanalistas a meditarem sobre a especialidade da posio que acontece ser deles, de dever ocupar um lugar bem outro que aquele onde so requisitados ... ainda assim, do ponto de vista do ato que eles tm que centrar sua meditao sobre a sua funo"7.

NOTAS 1. Lacan, J. Las Formaciones dei Inconsciente. 2. Lacan, J. O Ato Psicanaltiico Lio do dia 24/01/68. 3. Lacan, J. O Ato PsicanalUico Lio do dia 15/11/67. 4. Laurent, E. Concepciones de Ia Cura en Psicoanalisis, p. 20. 5. Lacan, J. O Ato PsicanalUico Lio do dia 29/11/67. 6. Freud, S.Alm do Princpio do Prazer, p. 52. 7. Lacan, J. O Ato PsicanalUico Lio do dia 24/01/68.
LETRA FREUDIANA - Ano X-n" 9 59

A interpretao e o ato na psicanlise com crianas

BIBLIOGRAFIA FREUD, S. Recordar, Repetir, Elaborar, Edio Standard Brasileira, vol. XII, Rio de Janeiro, Imago Editora, 1976. Alm do Princpio do Prazer, Edio Standard Brasileira, vol. XVIII, Rio de Janeiro, Imago Editora, 1976. LACAN,J. Duas notas sobre a criana; Cartas a Mme Jenny Aubry, 1969. L'Etourdit, in ScilicetA, Paris, Editions du Seuil, 1973. Seminrio X La Angustia (indito). O Ato Psicanaltico (indito). O Seminrio Livro 11, Os quatro conceitos fundamentais daPsicanlise, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1979. Escritos, Mxico, Siglo Veintiuno Editores, 1984. Las Formaciones dei Insconsciente (indito). LAURENT, E. Concepciones de Ia Cura en Psicoanalisis, Ediciones Manantial, 1984. QUINET,A. A tica da Interpretao, in Falo na 2, Revista Brasileira do Campo Freudiano, Fator Editora, 1988. SOLLER, C ; SCHNEIDERMANN, S. e outros Acto e Interpretacin, Buenos Aires, Ediciones Manantial, 1984. VIDAL,M.C. Da Interpretao e do Desejo do Analista II-Lacan O Lugar da Interpretao, in Falo n 2, Revista Brasileira do Campos Freudiano, Salvador, Fator Editora, 1988.

60

LETRA FREUDIANA-Ano X-n" 9

You might also like