You are on page 1of 37

A nova Lei do Mandado de Segurana. Comentrios e quadro comparativo (Lei n 12.016/09 x Lei n 1.

533/51)
Eduardo de Souza Floriano Procurador do Municpio de Juiz de Fora. Especialista em Direito Pblico. Especialista em Direito social. Especialista em Administrao Pblica Municipal Elaborado em 08.2009.

Publicada em 07 de agosto de 2009, a lei federal 12.016 traz nova regulamentao ao Mandado de Segurana, ao de cunho constitucional inserida em nosso ordenamento jurdico ptrio pela Constituio de 1934 [01] e disciplinada pela lei ordinria 191/1936 e, posteriormente, atravs da lei federal 1.533/51. Embora a lei federal 1.533/51 tenha recebido algumas alteraes durante esses anos, havia uma necessidade de consolidao de entendimentos da doutrina e jurisprudncia acerca do chamado "remdio constitucional", em especial quanto ao Mandado de Segurana Coletivo, criado pela Constituio/88 e at o advento da lei 12.016/09 sem qualquer regulamentao na esfera infraconstitucional. Advinda, a proposta original, de uma comisso de notveis juristas (Caio Tcito, Arnoldo Wald, Menezes Direito, Ada Pelegrini Grinover, entre outros), o texto de lei aprovado pelo Congresso Nacional procurou manter a redao de inmeros dispositivos, realizando as devidas modificaes conforme entendimentos

pacificados na doutrina e jurisprudncia. O texto final vem recebendo algumas crticas, em especial da OAB, mas, certamente, atingiu o objetivo de acabar com reiteradas dvidas acerca da aplicao deste que um dos mais importantes instrumentos para defesa dos direitos da populao brasileira. A seguir, a fim de facilitar a comparao entre as normas legais, segue quadro comparativo e respectivo COMENTRIO acerca de cada dispositivo da nova lei.

QUADRO COMPARATIVO

LEI N 12.016/09

LEI 1.533/51

Artigo 1

Art. 1 Conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa fsica ou jurdica sofrer violao ou houver justo receio de sofr-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funes que exera.

Art. 1 - Conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeascorpus, sempre que, ilegalmente ou com abuso do poder, algum sofrer violao ou houver justo receio de sofrela por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funes que exera.

COMENTRIO A nova lei acrescentou o habeas data, adaptando-se ao que dispe o art 5, LXIX da Constituio Federal de 1988. Ademais, altera a expresso "algum" utilizada pela lei anterior por "qualquer pessoa fsica ou jurdica", extirpando eventual entendimento acerca da impossibilidade do uso da ao por pessoa jurdica.

1 Equiparam-se s autoridades, para os efeitos desta Lei, os representantes ou rgos de partidos polticos e os administradores de entidades autrquicas, bem como os dirigentes de pessoas jurdicas ou as pessoas naturais no exerccio de atribuies do poder pblico, somente no que disser respeito a essas atribuies.

1 - Consideram-se autoridades, para os efeitos desta lei, os representantes ou administradores das entidades autrquicas e das pessoas naturais ou jurdicas com funes delegadas do Poder Pblico, somente no que entender com essas funes. (Redao dada pela Lei n 9.259, de 1996)

COMENTRIO A nova lei altera a expresso "Consideram-se" por "equiparam-se". Ademais, corrige, do ponto de vista tcnico a redao da lei anterior ao se referir, agora, ao "dirigente de pessoas jurdicas", uma vez que este a autoridade coatora, e clareia que a equiparao ocorre "somente no que disser respeito a essas atribuies" (de poder pblico). Neste ltimo ponto j havia entendimento pacificado do STF STF - Smula 510 PRATICADO O ATO POR AUTORIDADE, NO EXERCCIO DE COMPETNCIA DELEGADA, CONTRA ELA CABE O MANDADO DE SEGURANA OU A MEDIDA JUDICIAL.

2 No cabe mandado de segurana contra os atos de gesto comercial praticados pelos administradores de empresas pblicas, de sociedade de economia mista e de concessionrias de servio pblico.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO Dispositivo que visa excluir o cabimento do mandamus contra atos de carter privado das SEM e EP. Todavia, j decidiu o STJ que a realizao de procedimento licitatrio, pelas SEM e EP, ato administrativo, sendo, portanto, cabvel a utilizao do Mandado de Segurana. STJ - Smula 333 Cabe mandado de segurana contra ato praticado em licitao promovida por sociedade de economia mista ou empresa pblica.

3 Quando o direito ameaado ou violado couber a vrias pessoas, qualquer delas poder requerer o mandado de segurana.

2 - Quando o direito ameaado ou violado couber a varias pessoas, qualquer delas poder requerer o mandado de segurana.

COMENTRIO Texto sem modificaes. Artigo 2

Art. 2 Considerar-se- federal a autoridade coatora se as consequncias de ordem patrimonial do ato contra o qual se requer o mandado houverem de ser suportadas pela Unio ou entidade por ela controlada.

Art. 2 - Considerar-se- federal a autoridade coatora se as conseqncias de ordem patrimonial do ato contra o qual se requer o mandado houverem de ser suportadas pela unio federal ou pelas entidades autrquicas federais.

COMENTRIO A lei nova corrige a redao da lei anterior (uso de minscula em Unio) e retira o complemento "federal". Ademais, altera-se a expresso "entidades autrquicas federais" por "ente por ela (Unio) controlada" dando maior amplitude ao dispositivo englobando outras entidades que no sejam as autarquias.

Artigo 3

Art. 3 O titular de direito lquido e certo decorrente de direito, em condies idnticas, de terceiro poder impetrar mandado de segurana a favor do direito originrio, se o seu titular no o fizer, no prazo de 30 (trinta) dias, quando notificado judicialmente.

Art. 3 - O titular de direito liquido e certo decorrente de direito, em condies idnticas, de terceiro, poder impetrar mandado de segurana a favor do direito originrio, se o seu titular no o fizer, em prazo razovel, apesar de para isso notificado judicialmente.

COMENTRIO A nova lei determina o prazo para notificao, enquanto a lei anterior determinava que esta deveria ocorrer em "prazo razovel". Ademais, primou o novo texto pela clareza e objetividade, a luz do que dispe o

art. 11 da Lei Complementar 95.

Pargrafo nico. O exerccio do direito previsto no caput deste artigo submete-se ao prazo fixado no art. 23 desta Lei, contado da notificao.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO O dispositivo impe, para a hiptese do caput, a observao do prazo decadencial de 120 dias para exerccio do direito ao mandamus. O art. 10, alis, dispe acerca do indeferimento da inicial por inobservncia do prazo prescrito no art. 23.

Artigo 4

Art. 4 Em caso de urgncia, permitido, observados os requisitos legais, impetrar mandado de segurana por telegrama, radiograma, fax ou outro meio eletrnico de autenticidade comprovada.

Art. 4 - Em caso de urgncia, permitido, observados os requisitos desta lei, impetrar o mandado de segurana por telegrama ou radiograma ao juiz competente, que poder determinar seja feita pela mesma forma a notificao a autoridade coatora.

COMENTRIO A nova redao ("requisitos legais" ao invs de "requisitos desta lei") reconhece a existncia de requisitos para impetrao do mandamus em outras normas legais posteriores edio da lei 1.533/51, e no apenas aqueles dispostos na referida lei. Ademais, foram acrescentados novos meios de comunicao (fax e meio eletrnico de autenticidade comprovada) para realizao dos atos processuais, conforme j consolidado pela legislao ptria.

1o Poder o juiz, em caso de urgncia, notificar a autoridade por telegrama, radiograma ou outro meio que assegure a autenticidade do documento e a imediata cincia pela autoridade.

Dispositivo correspondente a ultima parte do caput do artigo 4 da lei revogada.

COMENTRIO Texto sem modificaes. (vide parte final do COMENTRIO ao caput do artigo)

2o O texto original da petio dever ser apresentado nos 5 (cinco) dias teis seguintes.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A nova norma adota a sistemtica trazida pela lei 9.800/99, que permite a utilizao de fac-smile para prtica de atos processuais.

3o Para os fins deste artigo, em se tratando de documento eletrnico, sero observadas as regras da Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICPBrasil.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO Vide Lei Federal 11.419/2006, que "Dispe sobre a informatizao do processo judicial; altera a Lei n 5.869, de 11 de janeiro de 1973 Cdigo de Processo Civil; e d outras providncias." Disponvel em: 2006/2006/lei/l11419.htm http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-

Artigo 5

Art. 5 No se conceder mandado de segurana quando se tratar:

Art. 5 - No se dar mandado de segurana quando se tratar:

COMENTRIO Modificao visando melhoria da redao do dispositivo. O texto de lei duramente criticado por reduzir a amplitude do Mandado de Segurana.

I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de cauo;

I - de ato de que caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independente de cauo.

COMENTRIO Modificao visando melhoria da redao do dispositivo. OBS: Vide posicionamento do STF sobre o tema.

STF - Smula 429 A EXISTNCIA DE RECURSO ADMINISTRATIVO COM EFEITO SUSPENSIVO NO IMPEDE O USO DO MANDADO DE SEGURANA CONTRA OMISSO DA AUTORIDADE.

II - de deciso judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo;

II - de despacho ou deciso judicial, quando haja recurso previsto nas leis processuais ou possa ser modificado por via de correo.

COMENTRIO STF - Smula 267 NO CABE MANDADO DE SEGURANA CONTRA ATO JUDICIAL PASSVEL DE RECURSO OU

CORREIO.

III - de deciso judicial transitada em julgado.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO STF - Smula 268 NO CABE MANDADO DE SEGURANA CONTRA DECISO JUDICIAL COM TRNSITO EM JULGADO.

ARTIGO REVOGADO

III - de ato disciplinar, salvo quando praticado por autoridade incompetente ou com inobservncia de formalidade essencial.

COMENTRIO A lei nova no repete a proibio de uso do Mandado de Segurana contra ato disciplinar, encampando entendimento jurisprudencial e doutrinrio.

Pargrafo nico. (VETADO)

COMENTRIO "Art. 5 ... Pargrafo nico. O mandado de segurana poder ser impetrado, independentemente de recurso hierrquico, contra omisses da autoridade, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, aps sua notificao judicial ou extrajudicial." Razo do veto "A exigncia de notificao prvia como condio para a propositura do Mandado de Segurana pode gerar questionamentos quanto ao incio da contagem do prazo de 120 dias em vista da ausncia de perodo razovel para a prtica do ato pela autoridade e, em especial, pela possibilidade da autoridade notificada no ser competente para suprir a omisso."

Artigo 6

Art. 6 A petio inicial, que dever preencher os requisitos estabelecidos pela lei processual, ser apresentada em 2 (duas) vias com os documentos que instrurem a primeira reproduzidos na segunda e indicar, alm da autoridade coatora, a pessoa jurdica que esta integra, qual se acha vinculada ou da qual exerce atribuies.

Art. 6 - A petio inicial, que dever preencher os requisitos dos artigos 158 e 159 do Cdigo do Processo Civil, ser apresentada em duas vias e os documentos, que instrurem a primeira, devero ser reproduzidos, por cpia, na segunda.

COMENTRIO A lei nova amplia a necessidade de observncia de todas as normas da lei processual civil para a elaborao da petio inicial, ao contrrio da lei anterior que previa a necessidade de preenchimento apenas do disposto nos art. 158 e 159 do CPC. Ademais, cria-se um novo requisito para a petio inicial, qual seja, a necessidade de indicao da pessoa jurdica que a autoridade coatora integra, se acha vinculada ou exerce atribuies.

1o No caso em que o documento necessrio prova do alegado se ache em repartio ou estabelecimento pblico ou em poder de autoridade que se recuse a fornec-lo por certido ou de terceiro, o juiz ordenar, preliminarmente, por ofcio, a exibio desse documento em original ou em cpia autntica e marcar, para o cumprimento da ordem, o prazo de 10 (dez) dias. O escrivo extrair cpias do documento para junt-las

Pargrafo nico. No caso em que o documento necessrio a prova do alegado se acha em repartio ou estabelecimento publico, ou em poder de autoridade que recuse fornece-lo por certido, o juiz ordenar, preliminarmente, por oficio, a exibio desse documento em original ou em cpia autntica e marcar para cumprimento da ordem o prazo de dez dias. Se a autoridade que tiver procedido dessa maneira for a prpria coatora, a ordem far-se- no prprio instrumento da notificao. O escrivo extrair cpias do documento para junt-las segunda via da petio. (Redao dada pela Lei n

segunda via da petio.

4.166, de 1962)

COMENTRIO Primeiramente, foi realizada modificao visando melhoria da redao do dispositivo ("se acha" por "se ache"). Ademais, a nova lei admite a exibio de documento necessrio prova do alegado que esteja em posse de terceiro.

2o Se a autoridade que tiver procedido dessa maneira for a prpria coatora, a ordem far-se no prprio instrumento da notificao.

Dispositivo correspondente ultima parte do pargrafo nico do artigo 6 da lei revogada.

COMENTRIO Texto sem modificaes.

3o Considera-se autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prtica.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A nova lei traz importante conceito de autoridade coatora, adotando o entendimento doutrinrio e jurisprudencial que considera autoridade coatora a que praticou o ato ou aquela de quem emanou a ordem.

4o (VETADO)

10

COMENTRIO "Art. 6 ... 4 Suscitada a ilegitimidade pela autoridade coatora, o impetrante poder emendar a inicial no prazo de 10 (dez) dias, observado o prazo decadencial." Razo do veto "A redao conferida ao dispositivo durante o trmite legislativo permite a interpretao de que devem ser efetuadas no correr do prazo decadencial de 120 dias eventuais emendas petio inicial com vistas a corrigir a autoridade impetrada. Tal entendimento prejudica a utilizao do remdio constitucional, em especial, ao se considerar que a autoridade responsvel pelo ato ou omisso impugnados nem sempre evidente ao cidado comum."

5o Denega-se o mandado de segurana nos casos previstos pelo art. 267 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A lei nova determina a denegao de segurana tambm nos casos de extino do processo sem anlise do mrito (art. 267 do CPC).

6o O pedido de mandado de segurana poder ser renovado dentro do prazo decadencial, se a deciso denegatria no lhe houver apreciado o mrito.

Art. 16 - O pedido de mandado de segurana poder ser renovado se a deciso denegatria no lhe houver apreciado o mrito.

COMENTRIO A lei nova determina que a renovao do mandado de segurana denegado SEM ANLISE DE MRITO, poder ocorrer, apenas, dentro do prazo decadencial de 120 dias. Artigo 7

11

Art. 7o Ao despachar a inicial, o juiz ordenar:

Art. 7 - Ao despachar a inicial, o juiz ordenar:

COMENTRIO Texto sem modificaes.

I - que se notifique o coator do contedo da petio inicial, enviandolhe a segunda via apresentada com as cpias dos documentos, a fim de que, no prazo de 10 (dez) dias, preste as informaes;

I - que se notifique o coator do contedo da petio entregando-lhe a segunda via apresentada pelo requerente com as cpias dos documentos a fim de que no prazo de quinze dias preste as informaes que achar necessrias. (Redao dada pela Lei n 4.166, de 1962).

COMENTRIO No h modificao substantiva, apenas de redao, considerando que o prazo de 10 dias j era previsto na lei 4.348 de 1964, art. 1, "a". Art. 1 Nos processos de mandado de segurana sero observadas as seguintes normas: a) de dez dias o prazo para a prestao de informaes de autoridade apontada como coatora (VETADO). OBS: Embora conste no final do dispositivo legal a expresso "VETADO", o referido veto refere-se, apenas, a parte do texto, que dispunha ", que tenha exerccio em sede diversa da do juzo." As razes de veto referida expresso esto disponveis no link http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/Mensagem_Veto/anterior_98/Vep198L4348-64.pdf

II - que se d cincia do feito ao rgo de representao judicial da pessoa jurdica interessada, enviando-lhe cpia da inicial sem documentos, para que, querendo, ingresse no feito;

SEM CORRESPONDENTE

12

COMENTRIO A lei nova prev a obrigao se dar cincia do feito ao "rgo de representao judicial" da pessoa jurdica interessada e de enviar cpia da inicial. (vide art 3 da Lei 4.348/64 revogada expressamente pela lei 12.016/09)

III - que se suspenda o ato que deu motivo ao pedido, quando houver fundamento relevante e do ato impugnado puder resultar a ineficcia da medida, caso seja finalmente deferida, sendo facultado exigir do impetrante cauo, fiana ou depsito, com o objetivo de assegurar o ressarcimento pessoa jurdica.

II - que se suspenda o ato que deu motivo ao pedido quando for relevante o fundamento e do ato impugnado puder resultar a ineficcia da medida, caso seja deferida.

COMENTRIO Primeiramente nota-se sutil modificao da redao (houver fundamento relevante por for relevante o fundamento). Ademais, a nova lei prev a possibilidade do juiz em determinar, para a concesso de liminar, seja prestada cauo, fiana ou depsito, destinado a assegurar eventual ressarcimento pessoa jurdica. Tal dispositivo foi duramente criticado, em especial pelo Conselho Federal da OAB, uma vez que tem a potencialidade de reduzir a possibilidade de concesso de liminar no mandado de segurana.

1o Da deciso do juiz de primeiro grau que conceder ou denegar a liminar caber agravo de instrumento, observado o disposto na Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO Regulamentao do recurso cabvel contra deciso de defere ou indefere a liminar em Mandado de Segurana, observado a nova regulamentao do agravo prevista no CPC.

2o No ser concedida medida liminar que tenha por objeto a compensao de crditos tributrios,

SEM CORRESPONDENTE

13

a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificao ou equiparao de servidores pblicos e a concesso de aumento ou a extenso de vantagens ou pagamento de qualquer natureza.

COMENTRIO A lei nova amplia o rol situaes (previstas em normas esparsas ou na jurisprudncia) no qual proibida a concesso de liminares. Lei 5.021/1966 Art . 1 O pagamento de vencimentos e vantagens pecunirias asseguradas, em sentena concessiva de mandado de segurana, a servidor pblico federal, da administrao direta ou autrquica, e a servidor pblico estadual e municipal, somente ser efetuado relativamente s prestaes que se vencerem a contar da data do ajuizamento da inicial. (...) 4 No se conceder medida liminar para efeito de pagamento de vencimentos e vantagens pecunirias. STJ - Smula n 212 Compensao de Crditos Tributrios - Medida Liminar. A compensao de crditos tributrios no pode ser deferida por medida liminar. CTN Art. 170A - vedada a compensao mediante o aproveitamento de tributo, objeto de contestao judicial pelo sujeito passivo, antes do trnsito em julgado da respectiva deciso judicial. Todavia, Alexandre de Moraes assim dispe sobre o tema (Direito Constitucional 8 Edio, Ed. Atlas): Nesse julgamento, o Pleno do Pretrio Excelso concluiu que a vedao concesso de liminares "obstrui o servio da justia, criando obstculos obteno da prestao jurisdicional e atentado contra a separao dos poderes, porque sujeita o Judicirio ao Poder Executivo." (STF Pleno Adin n 975-3 medida liminar Rel. Min. Carlos Velloso, Dirio da Justia, Seo I, 20 jun. 1997, p. 28.467. (vide art 5 da Lei 4.348/64 revogada expressamente pela lei 12.016/09)
14

3o Os efeitos da medida liminar, salvo se revogada ou cassada, persistiro at a prolao da sentena.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A nova lei estabelece que a liminar concedida somente perder a validade se revogada (pelo prprio juiz) ou cassada (por instncia superior). (vide art. 1, B da lei 4.348 revogada expressamente pela lei 12.016/09)

4o Deferida a medida liminar, o processo ter prioridade para julgamento.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A nova lei cria um novo critrio de prioridade de julgamento objetivando que uma deciso provisria no possa reger o conflito por longo perodo.

5o As vedaes relacionadas com a concesso de liminares previstas neste artigo se estendem tutela antecipada a que se referem os arts. 273 e 461 da Lei no 5.869, de 11 janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A nova lei iguala as proibies de concesso de liminares aos casos de concesso de tutela antecipada, como j previsto pela lei 9.494/97, art. 1. Art. 1 Aplica-se tutela antecipada prevista nos arts. 273 e 461 do Cdigo de Processo Civil o disposto nos arts. 5 e seu pargrafo nico e 7 da Lei n 4.348, de 26 de junho de 1964, no art. 1 e seu 4 da Lei n 5.021, de 9 de junho de 1966, e nos arts. 1, 3 e 4 da Lei n 8.437, de 30 de junho de 1992.

Artigo 8

Art.

8o

Ser

decretada

SEM CORRESPONDENTE

15

perempo ou caducidade da medida liminar ex officio ou a requerimento do Ministrio Pblico quando, concedida a medida, o impetrante criar obstculo ao normal andamento do processo ou deixar de promover, por mais de 3 (trs) dias teis, os atos e as diligncias que lhe cumprirem.

COMENTRIO A nova lei prev regra, determinando a caducidade ou perempo da medida liminar nos casos em que o prprio Impetrante obstaculize o andamento do processo aps a concesso da medida. (vide art. 2 da Lei 4.348/64 revogada expressamente pela lei 12.016/09)

Artigo 9

Art. 9o As autoridades administrativas, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas da notificao da medida liminar, remetero ao Ministrio ou rgo a que se acham subordinadas e ao AdvogadoGeral da Unio ou a quem tiver a representao judicial da Unio, do Estado, do Municpio ou da entidade apontada como coatora cpia autenticada do mandado notificatrio, assim como indicaes e elementos outros necessrios s providncias a serem tomadas para a eventual suspenso da medida e defesa do ato apontado como ilegal ou abusivo de poder.

SEM CORRESPONDENTE

16

COMENTRIO A nova lei prev a obrigao da Autoridade administrativa remeter ao rgo ao qual est subordinado e ao rgo de representao judicial, em 48 horas, cpia autenticada do instrumento notificatrio, assim como "assim como indicaes e elementos outros necessrios s providncias a serem tomadas para a eventual suspenso da medida e defesa do ato apontado como ilegal ou abusivo de poder". Tal norma reveste-se de duvidosa constitucionalidade ao impor obrigaes que tocam ao funcionamento das estruturas administrativas de cada ente federado. (vide art. 3 da Lei 4.348/64 revogada expressamente pela lei 12.016/09)

Artigo 10

Art. 10. A inicial ser desde logo indeferida, por deciso motivada, quando no for o caso de mandado de segurana ou lhe faltar algum dos requisitos legais ou quando decorrido o prazo legal para a impetrao.

Art. 8 - A inicial ser desde logo indeferida quando no for caso de mandado de segurana ou lhe faltar algum dos requisitos desta lei.

COMENTRIO A nova lei exige deciso motivada (em decorrncia do princpio da motivao) acerca do indeferimento da inicial. Ademais, amplia o alcance da norma ao modificar a expresso "requisitos desta lei" para "requisitos legais", considerando que ao longo do tempo diversas lei foram criadas regras processuais a serem observadas, tambm, na impetrao de mando de segurana. Por fim, acrescenta-se ao rol de situaes que ensejam o indeferimento da inicial a ocorrncia do decurso do prazo decadencial para impetrao do mandamus.

1o Do indeferimento da inicial pelo juiz de primeiro grau caber apelao e, quando a competncia para o julgamento do mandado de segurana couber originariamente a um dos

Pargrafo nico. De despacho de indeferimento caber o recurso previsto no art. 12.

17

tribunais, do ato do relator caber agravo para o rgo competente do tribunal que integre.

COMENTRIO A lei 1.533 previa que do indeferimento da inicial caberia o recurso previsto no art. 12 que se trata da apelao assim com disposto na nova lei. Todavia, a lei nova disciplinou situao antes nebulosa definindo ser cabvel, em julgamento de Mandado de segurana em tribunais, agravo ao rgo competente do prprio tribunal, da deciso do relator de indeferimento da inicial.

2o O ingresso de litisconsorte ativo no ser admitido aps o despacho da petio inicial.

COMENTRIO O dispositivo inserido na nova lei visa, certamente, dar celeridade ao procedimento.

Artigo 11

Art. 11. Feitas as notificaes, o serventurio em cujo cartrio corra o feito juntar aos autos cpia autntica dos ofcios endereados ao coator e ao rgo de representao judicial da pessoa jurdica interessada, bem como a prova da entrega a estes ou da sua recusa em aceit-los ou dar recibo e, no caso do art. 4o desta Lei, a comprovao da remessa.

Art. 9 - Feita a notificao, o serventurio em cujo cartrio corra o feito juntar aos autos cpia autntica do ofcio endereado ao coator, bem como a prova da entrega a este ou da sua recusa em aceit-lo ou dar recibo.

COMENTRIO

18

Quanto ao dispositivo em questo foram realizadas apenas adaptaes nova sistemtica prevista no art. 4, 6 e 7, II.

Artigo 12

Art. 12. Findo o prazo a que se refere o inciso I do caput do art. 7o desta Lei, o juiz ouvir o representante do Ministrio Pblico, que opinar, dentro do prazo improrrogvel de 10 (dez) dias.

Art. 10 - Findo o prazo a que se refere o item I do art. 7 e ouvido o representante do Ministrio Pblico dentro em cinco dias, os autos sero conclusos ao juiz, independente de solicitao da parte, para a deciso, a qual dever ser proferida em cinco dias, tenham sido ou no prestadas as informaes pela autoridade coatora.

COMENTRIO A nova lei dilatou os prazos (imprprios) conferidos ao MP (05 para 10) e ao Juiz da Causa (05 para 30) para manifestao e deciso, respectivamente.

Pargrafo nico. Com ou sem o parecer do Ministrio Pblico, os autos sero conclusos ao juiz, para a deciso, a qual dever ser necessariamente proferida em 30 (trinta) dias.

Dispositivo correspondente parte final do art. 10 da lei revogada.

COMENTRIO A nova norma prev que o Magistrado prolatar deciso independente da manifestao do MP nos autos.

Artigo 13

Art. 13. Concedido o mandado, o juiz transmitir em ofcio, por intermdio do oficial do juzo, ou pelo correio, mediante correspondncia com aviso de

Art. 11 - Julgado procedente o pedido, o juiz transmitir em ofcio, por mo do oficial do juzo ou pelo correio, mediante registro com recibo de volta, ou por telegrama, radiograma ou telefonema, conforme o

19

recebimento, o inteiro teor da sentena autoridade coatora e pessoa jurdica interessada.

requerer o peticionrio, o inteiro teor da sentena a autoridade coatora.

COMENTRIO A nova lei modificou a redao do dispositivo. Todavia, entendo que seria, mais correta, a expresso: "Concedida a segurana", como j utilizado no restante da lei. Ademais, coerente com a modificao trazida no art. 7, II, faz-se necessria tambm a notificao da deciso pessoa jurdica interessada.

DISPOSITIVO REVOGADO

Pargrafo nico. Os originais, no caso de transmisso telegrfica, radiofnica ou telefnica, devero ser apresentados a agncia expedidora com a firma do juiz devidamente reconhecida.

COMENTRIO Dispositivo ultrapassado, burocrtico e contrrio celeridade processual.

Pargrafo nico. Em caso de urgncia, poder o juiz observar o disposto no art. 4o desta Lei.

Dispositivo com texto semelhante ao previsto no caput do art. "ou por telegrama, radiograma ou telefonema".

COMENTRIO Assim dispe a redao do art. 4 da lei 12.016/09: Art. 4 Em caso de urgncia, permitido, observados os requisitos legais, impetrar mandado de segurana por telegrama, radiograma, fax ou outro meio eletrnico de autenticidade comprovada.

20

Artigo 14

Art. 14. Da sentena, denegando ou concedendo o mandado, cabe apelao.

Art. 12 - Da sentena, negando ou concedendo o mandado cabe apelao. (Redao dada pela Lei n 6.014, de 1973)

COMENTRIO Texto sem modificaes.

1o Concedida a segurana, a sentena estar sujeita obrigatoriamente ao duplo grau de jurisdio.

Pargrafo nico. A sentena, que conceder o mandado, fica sujeita ao duplo grau de jurisdio, podendo, entretanto, ser executada provisoriamente. (Redao dada pela Lei n 6.071, de 1974)

COMENTRIO Texto sem modificaes. (vide texto 3)

2o Estende-se autoridade coatora o direito de recorrer.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO Assunto divergente na doutrina e jurisprudncia foi finalmente regulamentado.

3o A sentena que conceder o mandado de segurana pode ser executada provisoriamente, salvo nos casos em que for vedada a concesso da medida liminar.

Dispositivo correspondente parte final do caput do artigo.

21

COMENTRIO A nova lei restringe a execuo provisria da deciso que concede a segurana, nos mesmos casos em que for vedada a concesso de liminar (art.7, 2) " 2o No ser concedida medida liminar que tenha por objeto a compensao de crditos tributrios, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificao ou equiparao de servidores pblicos e a concesso de aumento ou a extenso de vantagens ou pagamento de qualquer natureza". (vide art. 7 da lei 4.348/64 expressamente revogada pela lei 12.016/09)

4o O pagamento de vencimentos e vantagens pecunirias assegurados em sentena concessiva de mandado de segurana a servidor pblico da administrao direta ou autrquica federal, estadual e municipal somente ser efetuado relativamente s prestaes que se vencerem a contar da data do ajuizamento da inicial.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A nova lei adota posicionamento adotado na lei 5.021/66 e da jurisprudncia. Lei 5.021/66 Art. 1 O pagamento de vencimentos e vantagens pecunirias asseguradas, em sentena concessiva de mandado de segurana, a servidor pblico federal, da administrao direta ou autrquica, e a servidor pblico estadual e municipal, somente ser efetuado relativamente s prestaes que se vencerem a contar da data do ajuizamento da inicial. STF - Smula 271 CONCESSO DE MANDADO DE SEGURANA NO PRODUZ EFEITOS PATRIMONIAIS EM RELAO A PERODO PRETRITO, OS QUAIS DEVEM SER RECLAMADOS ADMINISTRATIVAMENTE OU PELA VIA JUDICIAL PRPRIA.

22

Artigo 15

Art. 15. Quando, a requerimento de pessoa jurdica de direito pblico interessada ou do Ministrio Pblico e para evitar grave leso ordem, sade, segurana e economia pblicas, o presidente do tribunal ao qual couber o conhecimento do respectivo recurso suspender, em deciso fundamentada, a execuo da liminar e da sentena, dessa deciso caber agravo, sem efeito suspensivo, no prazo de 5 (cinco) dias, que ser levado a julgamento na sesso seguinte sua interposio.

Art. 13 - Quando o mandado for concedido e o Presidente do Tribunal, ao qual competir o conhecimento do recurso, ordenar ao juiz a suspenso da execuo da sentena, desse seu ato caber agravo para o Tribunal a que presida. (Redao dada pela Lei n 6.014, de 1973)

COMENTRIO Regulamentao uniforme para a legitimidade e hipteses de concesso da medida de suspenso de liminar, com possibilidade de reviso via agravo, que dever ter seu julgamento na sesso seguinte a sua interposio. (vide art. 4 da Lei 4.348/64 revogada expressamente pela lei 12.016/09) STF - Smula 626 A SUSPENSO DA LIMINAR EM MANDADO DE SEGURANA, SALVO DETERMINAO EM CONTRRIO DA DECISO QUE A DEFERIR, VIGORAR AT O TRNSITO EM JULGADO DA DECISO DEFINITIVA DE CONCESSO DA SEGURANA OU, HAVENDO RECURSO, AT A SUA MANUTENO PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DESDE QUE O OBJETO DA LIMINAR DEFERIDA COINCIDA, TOTAL OU PARCIALMENTE, COM O DA IMPETRAO. OBS: Lei 8.437/92 Art. 4 Compete ao presidente do tribunal, ao qual couber o conhecimento do respectivo recurso, suspender, em despacho fundamentado, a

23

execuo da liminar nas aes movidas contra o Poder Pblico ou seus agentes, a requerimento do Ministrio Pblico ou da pessoa jurdica de direito pblico interessada, em caso de manifesto interesse pblico ou de flagrante ilegitimidade, e para evitar grave leso ordem, sade, segurana e economia pblicas. 1 Aplica-se o disposto neste artigo sentena proferida em processo de ao cautelar inominada, no processo de ao popular e na ao civil pblica, enquanto no transitada em julgado. 2 O presidente do tribunal poder ouvir o autor e o Ministrio Pblico, em cinco dias. 3 Do despacho que conceder ou negar a suspenso, caber agravo, no prazo de cinco dias. 2o O Presidente do Tribunal poder ouvir o autor e o Ministrio Pblico, em setenta e duas horas. (Redao dada pela Medida Provisria n 2,180-35, de 2001) 3o Do despacho que conceder ou negar a suspenso, caber agravo, no prazo de cinco dias, que ser levado a julgamento na sesso seguinte a sua interposio. (Redao dada pela Medida Provisria n 2,180-35, de 2001) 4o Se do julgamento do agravo de que trata o 3 o resultar a manuteno ou o restabelecimento da deciso que se pretende suspender, caber novo pedido de suspenso ao Presidente do Tribunal competente para conhecer de eventual recurso especial ou extraordinrio. (Includo pela Medida Provisria n 2,180-35, de 2001) 5o cabvel tambm o pedido de suspenso a que se refere o 4o, quando negado provimento a agravo de instrumento interposto contra a liminar a que se refere este artigo. (Includo pela Medida Provisria n 2,180-35, de 2001) 6o A interposio do agravo de instrumento contra liminar concedida nas aes movidas contra o Poder Pblico e seus agentes no prejudica nem condiciona o julgamento do pedido de suspenso a que se refere este artigo. (Includo pela Medida Provisria n 2,180-35, de 2001)

24

7o O Presidente do Tribunal poder conferir ao pedido efeito suspensivo liminar, se constatar, em juzo prvio, a plausibilidade do direito invocado e a urgncia na concesso da medida. (Includo pela Medida Provisria n 2,180-35, de 2001) 8o As liminares cujo objeto seja idntico podero ser suspensas em uma nica deciso, podendo o Presidente do Tribunal estender os efeitos da suspenso a liminares supervenientes, mediante simples aditamento do pedido original. (Includo pela Medida Provisria n 2,180-35, de 2001) 9o A suspenso deferida pelo Presidente do Tribunal vigorar at o trnsito em julgado da deciso de mrito na ao principal. (Includo pela Medida Provisria n 2,180-35, de 2001)

1o Indeferido o pedido de suspenso ou provido o agravo a que se refere o caput deste artigo, caber novo pedido de suspenso ao presidente do tribunal competente para conhecer de eventual recurso especial ou extraordinrio.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A nova lei regulamenta a possibilidade de apresentao de novo pedido de suspenso de liminar "para conhecer de eventual recurso especial ou extraordinrio." (vide art. 4, 1 da Lei 4.348/64 revogada expressamente pela lei 12.016/09)

2o cabvel tambm o pedido de suspenso a que se refere o 1o deste artigo, quando negado provimento a agravo de instrumento interposto contra a liminar a que se refere este artigo.

SEM CORRESPONDENTE

25

COMENTRIO A nova lei regulamenta a possibilidade de apresentao de pedido de suspenso de liminar mesmo quando caso seja negado provimento a agravo de instrumento manejado contra o deferimento da media liminar.

3o A interposio de agravo de instrumento contra liminar concedida nas aes movidas contra o poder pblico e seus agentes no prejudica nem condiciona o julgamento do pedido de suspenso a que se refere este artigo.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO O novo dispositivo referenda o entendimento acerca da ausncia de condicionamento ou interdependncia do agravo de instrumento contra deciso que confere liminar e o pedido de suspenso de liminar

4o O presidente do tribunal poder conferir ao pedido efeito suspensivo liminar se constatar, em juzo prvio, a plausibilidade do direito invocado e a urgncia na concesso da medida.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A nova lei regulamenta a possibilidade de medida liminar no pedido de suspenso.

5o As liminares cujo objeto seja idntico podero ser suspensas em uma nica deciso, podendo o presidente do tribunal estender os efeitos da suspenso a liminares supervenientes, mediante simples aditamento do pedido original.

SEM CORRESPONDENTE

26

COMENTRIO A nova lei prev a possibilidade de extenso do julgamento da suspenso de liminar, para outras liminares cujo objeto seja idntico, inclusive aquelas supervenientes ao julgamento (do pedido de suspenso). Artigo 16

Art. 16. Nos casos de competncia originria dos tribunais, caber ao relator a instruo do processo, sendo assegurada a defesa oral na sesso do julgamento.

Art. 14 - Nos casos de competncia do Supremo Tribunal Federal e dos demais tribunais caber ao relator a instruo do processo.

COMENTRIO A nova lei insere a garantia de realizao defesa oral, em qualquer tribunal, durante a sesso de julgamento.

Pargrafo nico. Da deciso do relator que conceder ou denegar a medida liminar caber agravo ao rgo competente do tribunal que integre.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A nova lei adota posicionamento contrrio ao adotado na Smula 622 do STF. STF - Smula 622 NO CABE AGRAVO REGIMENTAL CONTRA DECISO DO RELATOR QUE CONCEDE OU INDEFERE LIMINAR EM MANDADO DE SEGURANA.

27

Artigo 17

Art. 17. Nas decises proferidas em mandado de segurana e nos respectivos recursos, quando no publicado, no prazo de 30 (trinta) dias, contado da data do julgamento, o acrdo ser substitudo pelas respectivas notas taquigrficas, independentemente de reviso.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A nova lei no intuito de dar maior celeridade ao julgamento do Mandado de Segurana, prev que a deciso que no for publicada no prazo de trinta dias aps o julgamento ser substituda pelas notas taquigrficas independente de reviso.

Artigo 18

Art. 18. Das decises em mandado de segurana proferidas em nica instncia pelos tribunais cabe recurso especial e extraordinrio, nos casos legalmente previstos, e recurso ordinrio, quando a ordem for denegada.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A nova lei define o cabimento de recursos no caso de mandado de segurana de competncia originria dos tribunais.

Artigo 19

Art. 19. A sentena ou o acrdo que denegar mandado de segurana, sem decidir o mrito, no impedir que o

Art. 15 - A deciso do mandado de segurana no impedir que o requerente, por ao prpria, pleiteie os seus direitos e os respectivos efeitos

28

requerente, por ao prpria, pleiteie os seus direitos e os respectivos efeitos patrimoniais.

patrimoniais.

COMENTRIO A nova lei adota posio diversa daquela sedimentada pelo STF ao regulamentar que apenas a deciso denegatria SEM ANALISE DO MRITO, poder ser objeto de nova ao ordinria prpria. STF - Smula 304 DECISO DENEGATRIA DE MANDADO DE SEGURANA, NO FAZENDO COISA JULGADA CONTRA O IMPETRANTE, NO IMPEDE O USO DA AO PRPRIA.

Artigo 20

Art. 20. Os processos de mandado de segurana e os respectivos recursos tero prioridade sobre todos os atos judiciais, salvo habeas corpus.

Art. 17 - Os processos de mandado de segurana tero prioridade sobre todos os atos judiciais, salvo habeas-corpus. Na instncia superior devero ser levados a julgamento na primeira sesso que se seguir a data em que, feita a distribuio, forem conclusos ao relator

COMENTRIO O texto da nova lei acrescenta a expresso "e os respectivos Recursos".

1o Na instncia superior, devero ser levados a julgamento na primeira sesso que se seguir data em que forem conclusos ao relator.

Dispositivo correspondente parte final do caput do artigo

29

COMENTRIO Texto sem modificaes.

2o O prazo para a concluso dos autos no poder exceder de 5 (cinco) dias.

Pargrafo nico. O prazo para concluso no poder exceder de vinte e quatro horas, a contar da distribuio.

COMENTRIO A nova lei aumenta o prazo para concluso dos autos ao magistrado.

Artigo 21

Art. 21. O mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por partido poltico com representao no Congresso Nacional, na defesa de seus interesses legtimos relativos a seus integrantes ou finalidade partidria, ou por organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h, pelo menos, 1 (um) ano, em defesa de direitos lquidos e certos da totalidade, ou de parte, dos seus membros ou associados, na forma dos seus estatutos e desde que pertinentes s suas finalidades, dispensada, para tanto, autorizao especial.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO Apesar de previsto no ordenamento jurdico ptio desde a Constituio de 1988 (art. 5, LXX) o mandado de segurana coletivo nunca havia sido regulado por legislao infraconstitucional. A nova lei, adotando posicionamentos da doutrina e jurisprudncia, definiu a

30

legitimidade para ajuizamento do mandamus determinando, ainda, ser dispensada a autorizao especial dos associados para sua promoo. STF - Smula 629 A IMPETRAO DE MANDADO DE SEGURANA COLETIVO POR ENTIDADE DE CLASSE EM FAVOR DOS ASSOCIADOS INDEPENDE DA AUTORIZAO DESTES.

Pargrafo nico. Os direitos protegidos pelo mandado de segurana coletivo podem ser:

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO Adotando conceituao semelhante quela prevista na lei da ao civil pblica e CDC, a nova lei regulamenta a possibilidade de defesa de direitos coletivos e individuais homogneos pela via do Mandado de Segurana Coletivo.

I - coletivos, assim entendidos, para efeito desta Lei, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que seja titular grupo ou categoria de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica bsica;

SEM CORRESPONDENTE

II - individuais homogneos, assim entendidos, para efeito desta Lei, os decorrentes de origem comum e da atividade ou situao especfica da totalidade ou de parte dos associados ou membros do impetrante.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A nova lei consolida posio jurisprudencial acerca da possibilidade de se impetrar Mando de Segurana Coletivo em favor de, apenas, uma parte da categoria. STF - Smula 630

31

A ENTIDADE DE CLASSE TEM LEGITIMAO PARA O MANDADO DE SEGURANA AINDA QUANDO A PRETENSO VEICULADA INTERESSE APENAS A UMA PARTE DA RESPECTIVA CATEGORIA.

Artigo 22

Art. 22. No mandado de segurana coletivo, a sentena far coisa julgada limitadamente aos membros do grupo ou categoria substitudos pelo impetrante.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO Regulamentao, pela nova lei, de critrios j adotados pela legislao ptria, doutrina e jurisprudncia, acerca da coisa julgada em processos coletivos.

1o O mandado de segurana coletivo no induz litispendncia para as aes individuais, mas os efeitos da coisa julgada no beneficiaro o impetrante a ttulo individual se no requerer a desistncia de seu mandado de segurana no prazo de 30 (trinta) dias a contar da cincia comprovada da impetrao da segurana coletiva.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO Adotando sistemtica semelhante aplicada nas aes coletivas a nova lei regula as relaes entre o Mandado de Segurana Coletivo e Individual, no tocante coisa julgada e litispendncia.

32

2o No mandado de segurana coletivo, a liminar s poder ser concedida aps a audincia do representante judicial da pessoa jurdica de direito pblico, que dever se pronunciar no prazo de 72 (setenta e duas) horas.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A nova lei segue o disposto no art. 2 da lei 8.437/92. Art. 2 No mandado de segurana coletivo e na ao civil pblica, a liminar ser concedida, quando cabvel, aps a audincia do representante judicial da pessoa jurdica de direito pblico, que dever se pronunciar no prazo de setenta e duas horas.

Artigo 23

Art. 23. O direito de requerer mandado de segurana extinguirse- decorridos 120 (cento e vinte) dias, contados da cincia, pelo interessado, do ato impugnado.

Art. 18 - O direito de requerer mandado de segurana extinguir-se- decorridos cento e vinte dias contados da cincia, pela interessado, do ato impugnado.

COMENTRIO Texto sem modificaes.

Artigo 24

Art. 24. Aplicam-se ao mandado de segurana os arts. 46 a 49 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil.

Art. 19 - Aplicam-se ao processo do mandado de segurana os artigos do Cdigo de Processo Civil que regulam o litisconsrcio. (Redao dada pela Lei n 6.071, de 1974)

33

COMENTRIO Apensar da modificao do texto, os artigos citados na nova lei so justamente aqueles que regulam o litisconsrcio no Cdigo de Processo Civil.

Artigo 25

Art. 25. No cabem, no processo de mandado de segurana, a interposio de embargos infringentes e a condenao ao pagamento dos honorrios advocatcios, sem prejuzo da aplicao de sanes no caso de litigncia de m-f.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A nova lei regulamentou assuntos sedimentados pela jurisprudncia dos tribunais superiores. STF - Smula 294 SO INADMISSVEIS EMBARGOS INFRINGENTES CONTRA DECISO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM MANDADO DE SEGURANA. STF - Smula 512 NO CABE CONDENAO EM HONORRIOS DE ADVOGADO NA AO DE MANDADO DE SEGURANA. STJ - Smula 105 NA AO DE MANDADO DE SEGURANA NO SE ADMITE CONDENAO EM HONORARIOS ADVOCATICIOS. STF - Smula 597 NO CABEM EMBARGOS INFRINGENTES DE ACRDO QUE, EM MANDADO DE SEGURANA DECIDIU, POR MAIORIA DE VOTOS, A

34

APELAO. STJ - Smula 169 SO INADMISSIVEIS EMBARGOS INFRINGENTES NO PROCESSO DE MANDADO DE SEGURANA.

Artigo 26

Art. 26. Constitui crime de desobedincia, nos termos do art. 330 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940, o no cumprimento das decises proferidas em mandado de segurana, sem prejuzo das sanes administrativas e da aplicao da Lei no 1.079, de 10 de abril de 1950, quando cabveis.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO Novamente com o fito de conferir maior efetividade deciso judicial concessiva da segurana, foi criado dispositivo prevendo a caracterizao de crime de desobedincia, sem prejuzo das demais sanes cabveis.

Artigo 27

Art. 27. Os regimentos dos tribunais e, no que couber, as leis de organizao judiciria devero ser adaptados s disposies desta Lei no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contado da sua publicao.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO Considerando a regulamentao de normas processuais atinentes ao mandado

35

de segurana, em especial as relativas suspenso de liminar, sero necessrias modificaes nos diversos regimentos internos dos Tribunais dos Estados, Tribunais Federais, Tribunais Superiores e do STF.

Artigo 28

Art. 28. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A modificao da "lei do Mandado de Segurana" pegou muitos profissionais do direito de surpresa. Seria mais prudente a determinao de um perodo de adaptao lei (vacatio legis), a fim de que eventuais dvidas quanto a aplicao de to importante regramento jurdico pudessem ser discutidas nos meios jurdicos.

Artigo 29 Art. 29. Revogam-se as Leis nos 1.533, de 31 de dezembro de 1951, 4.166, de 4 de dezembro de 1962, 4.348, de 26 de junho de 1964, 5.021, de 9 de junho de 1966; o art. 3o da Lei no 6.014, de 27 de dezembro de 1973, o art. 1o da Lei no 6.071, de 3 de julho de 1974, o art. 12 da Lei no 6.978, de 19 de janeiro de 1982, e o art. 2o da Lei no 9.259, de 9 de janeiro de 1996.

SEM CORRESPONDENTE

COMENTRIO A nova lei revogou, alm da lei 1.533/51 e leis posteriores que a modificaram, as leis 4.348/64 que "Estabelece normas processuais relativas a mandado de segurana" e a lei 5.021/66 que "Dispe sobre o pagamento de vencimentos e vantagens pecunirias asseguradas, em sentena concessiva de mandado de segurana, a servidor pblico civil."

36

Notas Art. 113, item 33: Dar-se- mandado de segurana para a defesa do direito, certo incontestvel, ameaado ou violado por ato manifestamente inconstitucional ou ilegal de qualquer autoridade. O processo ser o mesmo do habeas-corpus, devendo ser ouvida a pessoa do direito pblico interessada. O mandado no prejudica as aes petitrias competentes.

Autor: Eduardo de Souza Floriano Sobre o texto: Texto inserido no Jus Navigandi n 2240 (19.8.2009). Elaborado em 08.2009.

Informaes bibliogrficas: Conforme a NBR 6023:2002 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), este texto cientfico publicado em peridico eletrnico deve ser citado da seguinte forma: FLORIANO, Eduardo de Souza. A nova Lei do Mandado de Segurana. Comentrios e quadro comparativo (Lei n 12.016/09 x Lei n 1.533/51). Jus Navigandi, Teresina, ano 13, n. 2240, 19 ago. 2009. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=13352>. Acesso em: 20 ago. 2009.

37

You might also like