You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI SERVIO SOCIAL CTIA MOREIRA SANTANA

Estado, Classe e Movimento Social

Tefilo Otoni 2013

O proletariado tem como nica arma, na sua luta pelo poder, a organizao. Vladimir Ilyich Ulyanov( Lnin)

Um olhar sobre os atuais movimentos sociais atuais no Brasil De acordo com Marx na vida cotidiana que homens e mulheres encontram a possibilidade de desenvolver suas conscincias, ainda que de forma individual, ligada imediaticidade dos fatos apresentados, de acordo com suas primeiras impresses, o que segundo ele desenvolve muitas vezes a chamada falsa conscincia, pois o individuo ao desenvolver essa forma de conscincia imediata, baseada apenas na sua aparncia, no busca a essncia, ou seja, no aprofunda na totalidade dos fatos, no oculto. Na prvia das atuais manifestaes sociais ocorridas pelo Brasil nos ltimos dois meses foi preciso o desenvolvimento de um mnimo grau de conscincia social, ainda que de forma superficial, para que a populao chegasse s ruas em protestos. De incio com a manifestao do Movimento do Passe Livre nas principais capitais do pas, com maior destaque em So Paulo, em protesto contra os preos exorbitantes das passagens de nibus, logo conquistou vrios adeptos que se viram representados naquela reivindicao e em uma rpida mudana, o alvo das manifestaes j havia mudado e logo o que estava em pauta era a luta contra a corrupo no pas, os questionamentos sobre os gastos financeiros para construir todo o aparato para receber a copa do mundo que ser sediada em 2014 no Brasil, somado a esse questionamento levantou-se ento a problemtica que se apresenta na rea da sade, na educao, e em outras reas sociais carentes de investimentos. So pessoas morrendo nas filas de espera por atendimento mdico, professores mal remunerados, enquanto por outro lado as ondas de escndalos poltico a todo o momento explodindo nas primeiras pginas dos jornais. O povo no se sente representado por estes que o obrigam a nao inteira a comparecer s urnas para votar, vem se sentindo saturado com tanta corrupo!

Esse momento de manifestaes iniciado pelo Movimento do Passe Livre se constituiu como o estopim para que outras reivindicaes viessem tona. Porm como atenta Ivo Tonet em artigo revista Espao Acadmico, preciso entender a tnica desses movimentos expandidos em junho de 2013 levando em considerao dois fatores que antecedem a estes: primeiro crise do capital iniciada na dcada de 1970, que como forma de enfrentamento desta intensificou a explorao da fora de trabalho nos moldes da reestruturao produtiva na qual a base para sua a onda de privatizaes, a precarizao e consequente

concretude

desregulamentao do trabalho e mais um crescente esgotamento dos gastos pblicos condicionando ao agravamento de problemas sociais de toda a ordem: sade, educao, transporte, alimentao,etc. Tudo em funo de garantir os lucros capitalistas. E em segundo lugar a perda do horizonte revolucionrio, pois com as dificuldades de manuteno dos pases socialistas foi posto em xeque a possibilidades de existncia desse sistema, substituindo assim as lutas de carter revolucionrio pela reformista. Dessa maneira tanto a via social democrata quanto a via revolucionria o que se apresentava era deixar a cargo do Estado a direo da transformao da sociedade, segundo Tonet (2013):
Tudo isso contribuiu para orientar a classe trabalhadora e todos os movimentos sociais no sentido de lutar no contra o capital e contra o Estado, mas com o capital e com o Estado no objetivo de conquistar melhorias pontuais sem nunca colocar em questo a ordem social capitalista E assim

As ideias de revoluo, de socialismo, de superao de toda explorao e dominao do homem pelo homem, de construo de uma sociedade realmente igualitria foram substitudas pelas ideias de reforma, democracia, cidadania, universalizao de direitos, melhorias gradativas.

A sociedade burguesa sendo a detentora dos meios de produo, da poltica, do poder econmico, abre seu leque para abranger tambm a ideologia que rege a sociedade capitalista, reproduz nessa sociedade, portanto sua viso de mundo. Quando essa grande massa popular saiu s ruas em protesto, levaram consigo essa viso de mundo da classe dominante. Houve o despertar, do que Marx usou chamar,

de falsa conscincia e as manifestaes se levantaram em busca de melhorias de cunho pontuais.


A noo de falsa conscincia no significa, portanto um conhecimento falso do real, mas uma compreenso a partir dos interesses hegemnicos da burguesia, criando um conhecimento parcial, segmentado, naturalizado, algo abstrato, que esconde a essncia, vendo apenas as aparncias das coisas, que trata as conseqncias como causas, por conseguinte, que no permite compreender os fundamentos da realidade nem permite a possibilidade de transformao social (Duriguetto, 2011, p.109)

Lembra Tonet que ao chegar ao poder o Partido dos Trabalhadores carregava consigo a confiana da maioria da classe trabalhadora, da maioria dos outros partidos ditos de esquerda (PCdoB, PDT, PSB) e da maioria dos sindicatos e Centrais Sindicais. Porm apesar de toda expectativa o que ocorreu foi a continuao de um projeto burgus, com os processos de privatizaes de servios pblicos, corte de gastos, entre outros e tudo com o objetivo de levar o pas a ao patamar do desenvolvimento, somado ainda insatisfao da classe mdia que reclama os altos impostos e pssimos servios pblicos que recebem em troca, colocando como alvo de crticas as polticas de transferncia de renda do governo que interpretam como assistencialistas, favorecendo aqueles que no trabalham.
As consequncias disto foram o agravamento dos problemas sociais com o consequente aumento da insatisfao social; o descrdito nas instituies polticas; a despolitizao, a alienao e o apassivamento da maioria da populao; a confuso ideolgica e poltica; a percepo da enorme desigualdade social, pois enquanto alguns poucos (bancos, empreiteiras, montadoras, agro-negcio, etc.) enriqueciam, a maioria da populao via aumentar muito pouco a sua participao na riqueza gerada. (TONET,2013)

Essa insatisfao no pode ser vista como uma superao da ideologia hegemnica, j que para que essa possa ser alcanada, preciso que se desenvolva uma conscincia de classe o que significa desenvolver o mximo de conscincia possvel, com ela diferentemente do senso comum e da conscincia em si procura-se compreender as causas individuais dos fenmenos, numa viso de totalidade. (Duriguetto; Montao, 2011, p.110).

Diante de toda essa problemtica, as manifestaes em torno do valor da passagem foi na realidade o pretexto para trazer tona as variadas reclamaes que h tempos vinha sufocando a sociedade. Porm como observa Tonet(2013), os protestos surgiram em meio a um grande fervor dos movimentos, causando assim um desentendimento quanto aos objetivos, ideologias e poltica, sendo inclusive em parte compreensvel a recusa participao dos partidos polticos, j que a manifestao justamente contra tudo que os partidos no vem representando: a vontade da sociedade. Por outro lado isso se constitui uma perda para o protagonismo poltico da classe trabalhadora, sendo
[...] o partido poltico a instncia universalizante, aglutinadora, que pode dissipar a concorrncia entre os trabalhadores e setores oprimidos, sua dimenso econmica e defensiva, dotando a luta dos trabalhadores de uma dimenso essencialmente poltica e universalizante, reunindo todas as lutas particulares numa luta maior, por uma sociedade verdadeiramente emancipada...[...]( DURIGUETTO,2011,p.123)

De acordo com Tonet(2013) essa falta de um maior esclarecimento acerca das causas mais profundas dos problemas sociais pode facilmente tornar essas massas presa de grupos reacionrios e/ou de indivduos salvadores. No h mudana sem que ocorra o processo de transformao da conscincia de classe em si e esta construda com a colaborao dos sindicatos e partidos, sem estas instncias de organizao da classe trabalhadora as lutas tornam se vazias. O que pode ser notado nessas manifestaes foi justamente a ausncia da classe trabalhadora, via-se muitos jovens , trabalhadores precarizados e desempregados . Ou seja, os sindicatos e partidos no esto cumprindo seu papel de orientador e formador da classe trabalhadora. A luta da classe trabalhadora deve ser em torno da superao da relao capital trabalho, por isso Tonet(2013) lembra que
importante esclarecer que o problema no a corrupo (inerente ao capitalismo), nem a bandalheira dos polticos (tambm inevitvel), nem a falta de vontade poltica dos governantes, muito menos este governo cujo ncleo o PT (porque todo governo cumpre a funo essencial do Estado que a defesa dos interesses das classes dominantes), mas, que as causas mais profundas se situam na lgica do capital, na explorao dos trabalhadores pelos capitalistas e na existncia da propriedade privada.

Ao contrrio do que foi pregado nas ltimas manifestaes a presena dos partidos polticos importante, pois partir desse tipo de organizao dos trabalhadores que se pode alcanar a maturidade poltica, porm faz necessrio que tanto os partidos quanto os sindicatos organizem os trabalhadores pois de acordo com Lnin conscincia revolucionria no emerge nem se desenvolve espontaneamente preciso mediao educativa e poltica do partido.

Referncia bibliogrfica: MONTAO, C; Duriguetto.M.L.Estado,classe e movimento social. So Paulo:Cortez.2011 TONET.I. Sobre as manifestaes sociais: O pano de fundo. Revista espao acadmico. Macei.ISSN1519-6286 Ano XI jun 2013.Disponvel em:
<http://espacoacademico.wordpress.com/2013/06/27/sobre-as-atuais-manifestacoes>

You might also like