You are on page 1of 8

Caderno de Provas MINERAO

Edital N. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009

INSTRUES GERAIS PARA A REALIZAO DA PROVA


Use apenas caneta esferogrfica azul ou preta. Escreva o seu nome completo e o nmero do seu documento de identificao no espao indicado nesta capa. A prova ter durao mxima de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para responder a todas as questes do Caderno de Provas e preencher as Folhas de Respostas. Ao retirar-se definitivamente da sala, entregue as Folhas de Respostas ao fiscal. O Caderno de Provas somente poder ser levado depois de transcorridas 3 (trs) horas do incio da aplicao da prova. Confira, com mxima ateno, o Caderno de Provas, observando o nmero de questes contidas e se h defeito(s) de encadernao e/ou de impresso que dificultem a leitura. A quantidade de questes e respectivas pontuaes desta prova esto apresentadas a seguir: Tipo de questo Discursiva Mltipla escolha Total de questes 02 questes 20 questes Pontuao por questo 15 pontos 3,5 pontos Total de pontuao 30 pontos 70 pontos

INSTRUES REFERENTES S QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA


Confira, com mxima ateno, se os dados (nome do candidato, inscrio, nmero do documento de identidade, matria/disciplina e opo de campus) esto corretos. Em havendo falhas na Folha de Respostas, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Assine, no espao apropriado, a Folha de Respostas. A Folha de Respostas no poder ser rasurada, dobrada, amassada ou danificada. Em hiptese alguma, ser substituda. Para cada questo, h apenas uma resposta certa. Transfira as respostas para a Folha de Respostas somente quando no mais pretender fazer
modificaes. No ultrapasse o limite dos crculos.

OBSERVAO:
As instrues referentes s questes discursivas encontram-se na capa das Folhas de Respostas Discursivas.

NOME COMPLETO:

DOCUMENTO DE IDENTIFICAO: _____________________________

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

QUESTES DISCURSIVAS
ESTAS QUESTES DEVERO SER RESPONDIDAS NAS FOLHAS DE RESPOSTAS DAS QUESTES DISCURSIVAS.

1.

(15 pontos) Indicando valores mdios ou faixas de atuaes, correlacione as principais caractersticas tcnicas das formulaes explosivas mais utilizadas em seguida, cite suas aplicaes tcnicas nas seguintes ocorrncias rochosas: granito, hematita, basalto, carvo e calcrio. Por fim, justifique essas aplicaes.

2.

(15 pontos) A escolha do mtodo de lavra uma das decises mais importantes, das que so tomadas durante o estudo de viabilidade econmica. Na fase de planejamento, a seleo baseada nos critrios geolgico, social, geogrfico e ambiental. Todavia, as condies de segurana e de higiene devem ser garantidas durante toda a vida til da mina. Os aspectos relativos estabilidade da mina, recuperao do minrio e produtividade mxima tambm devem ser considerados. De acordo com o exposto, explique o mtodo de Cmaras e Pilares, enfatizando os seguintes tpicos: a) sequncia de desenvolvimento; b) sequncia de lavra; c) condies de aplicao do mtodo; d) vantagens e desvantagens do mtodo.

PROFESSOR_MINERAO.DOC

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA


AS RESPOSTAS DESTAS QUESTES DEVERO SER ASSINALADAS NA FOLHA DE RESPOSTAS DAS QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA.

1.

(3,5 pontos) A quantidade de um elemento valioso, na qual o valor bruto do minrio lavrado igual ao custo de minerao, constitui a(o) a) b) c) d) reserva. teor de corte. recurso valor comercial.

2.

(3,5 pontos) Na minerao a cu aberto os custos representam importante aspecto na viabilidade econmica das operaes mineiras. Existe uma grande distribuio percentual dos custos de minerao. Dentre as operaes de lavra apresentadas abaixo, a que registra os maiores custos a(o) a) b) c) d) desmonte com explosivos. perfurao. carregamento. transporte.

3.

(3,5 pontos) O tratamento de minrios se preocupa basicamente com a separao de partculas minerais, baseando-se nas variaes relativas de tamanho e composio. O beneficiamento depende basicamente de quatro fatores: a) solubilidade dos minerais, tamanho do separador, nvel de produo e grau de recuperao. b) propriedades dos minerais, caractersticas do separador, nvel de produo e grau de recuperao. c) propriedades dos minerais, caractersticas do separador, solubilidade dos minerais e grau de contaminantes. d) grau de contaminantes, tamanho de separador, solubilidade dos minerais e nvel de produo.

4.

(3,5 pontos) A maioria das instalaes de moagem de minrio ocorre em circuito fechado, que apresenta, sobre a moagem em circuito aberto, uma srie de vantagens, dentre as quais: melhor controle da granulometria do produto, em especial melhor controle do dimetro mximo deste; obteno de produto com curva granulomtrica em faixa mais estreita; menor produo de ultrafinos causados por sobremoagem; maior produo do moinho; e menor consumo energtico por tonelada de produto modo. Segundo Taggart, as vantagens do circuito fechado so decorrentes de alguns fatores, tais como a) aumento do dimetro mdio da alimentao, diminuio na quantidade intersticial de polpa, grande decrscimo na proporo de partculas j modas, na descarga do moinho. b) reduo do dimetro mdio da alimentao, menor relao da granulometria do material para o dimetro mdio da carga de bolas, grande aumento na proporo na proporo de partculas j modas, na descarga do moinho. c) passagem mais rpida do material pelo moinho, menor relao da granulometria do material para o dimetro mdio da carga de bolas, diminuio na quantidade intersticial de polpa. d) reduo do dimetro mdio da alimentao, grande aumento da quantidade de material prximo da granulometria final, passagem mais rpida do material pelo moinho.

PROFESSOR_MINERAO.DOC

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

5.

(3,5 pontos) Os principais objetivos do desmonte de rocha, utilizando-se substncia explosiva so a) b) c) d) transporte, carregamento, praa preservada e preservao do talude remanescente. fragmentao, lanamento, preservao do talude remanescente e perfeio da praa. detonao, fragmentao, lanamento e perfeio da praa. detonao, carregamento, preservao do talude remanescente e perfeio da praa.

6.

(3,5 pontos) A carga por espera utilizada no plano de fogo corresponde quantidade de a) b) c) d) explosivos utilizada no desmonte. explosivos detonada por espera de retardo. retardos utilizados no desmonte. explosivos utilizada no desmonte, que est pronta para ser detonada, esperando a autorizao para o incio do processo de detonao.

7.

(3,5 pontos) A razo de carregamento ou razo de carga refere-se quantidade a) b) c) d) de explosivo por metro cbico de rocha. de explosivo por metro linear de furo. de explosivo por metro cbico de furo. total de explosivos utilizada em um desmonte.

8.

(3,5 pontos) O cordel detonante um acessrio explosivo destinado, dentre outras funes, a iniciar a) b) c) d) exclusivamente retardos para cordel. explosivos granulados em furos com gua. explosivos em um furo. furos atravs de detonaes por simpatia.

9.

(3,5 pontos) A tabela abaixo mostra a seo de um depsito de cobre. Com a finalidade de executar o planejamento, o contorno da seo desenhado em uma srie de blocos, indicando o valor de cada bloco (u.m. unidade monetria). O talude final de lavra no pode ser superior a 45.

1 2 3 4 5 6 7 A -1 -1 -1 -1 -1 1 -1 B 0 -2 -2 4 -2 -2 0 C -1 0 7 1 0 -1 0 Utilizando-se a tcnica dos cones flutuantes, correto afirmar que o lucro gerado e a relao estril/minrio so, respectivamente, de a) b) c) d) 4 u.m. e 7/4. 3 u.m. e 7/3. 1 u.m. e 7/2. 5 u.m. e7/4.

10. (3,5 pontos) O CAT 777 um caminho fora de estrada de porte mdio, de fcil operao e de muita segurana. Uma determinada mina opera com esse modelo de caminho, sendo que o volume 3 transportado, utilizando-se a capacidade coroada, de 51,3 m e de 77 toneladas. Sabendo-se que a porcentagem de empolamento de 25%, esse volume corresponder, no corte, a a) b) c) d) 41,04 m . 3 19,25 m . 3 61,60 m . 3 40,00 m .
3

PROFESSOR_MINERAO.DOC

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

11. (3,5 pontos) Em uma determinada operao a cu aberto, que utiliza o sistema carregadora / caminho, foi feito um estudo de tempo para verificar se existia alguma ociosidade. Atravs desse estudo, verificou-se que o tempo total de carregamento de 180 segundos. o tempo de transporte carregado do caminho de 9 minutos o tempo de despejo no britador de 0,5 minutos. o tempo de transporte vazio de 7 minutos. as diversas manobras totalizam um tempo de 90 segundos. Aps o referido estudo, chegou-se concluso de que no havia ociosidade na operao. Com base na concluso do estudo, correto afirmar que o nmero de caminhes nessa operao de a) b) c) d) 4. 6. 7. 5.

12. (3,5 pontos) Em uma operao mineira, prevista a necessidade terica de 320.000 t de minrio por ms. A mina funciona 25 dias por ms, em trs turnos de 8 horas. Sabe-se que o peso especfico do 3 3 material no corte 4,5 t/m , o peso especfico do material solto 3 t/m , o fator de caamba igual a 0,8, o rendimento da escavadora 50% e o ciclo da mquina igual a 20 segundos. O volume da caamba da escavadora para essa minerao, o nmero de ciclos por hora e a produo horria so, respectivamente, a) b) c) d) 1,70 m ; 80 ciclos/hora; 2,55 m /h. 3 3 3,69 m ; 85 ciclos/hora; 2,92 m /h. 3 3 3,69 m ; 90 ciclos/hora; 2,65 m /h. 3 3 4,00 m ; 75 ciclos/hora; 3,00 m /h.
3 3

13. (3,5 pontos) A separao eletrosttica um processo de concentrao de minrios que se baseia nas diferenas de algumas de suas propriedades, tais como: condutibilidade em adquirir cargas eltricas superficiais, forma geomtrica, densidade etc. Sobre os fatores a serem considerados para promover a separao, assinale a alternativa correta. a) As espcies mineralgicas devem responder, de forma semelhante, tanto ao carregamento superficial de cargas quanto ao campo eltrico aplicado a elas, e, ainda, a sua natureza e composio qumica. b) Carga eltrica superficial das partculas, ou polarizadas induzida, que lhes permita no sofre a influncia do campo eltrico. c) Um campo eltrico de intensidade suficiente para desviar uma partcula eletricamente carregada, quando em movimento na regio do campo. d) Um campo eltrico de intensidade baixa para desviar uma partcula eletricamente carregada, quando em movimento na regio do campo.

14. (3,5 pontos) A velocidade de um explosivo demonstra a velocidade a) b) c) d) da onda de choque no macio. de disperso da energia no macio. da onda de detonao na coluna explosiva. das ondas primrias no macio.

15. (3,5 pontos) A onda de choque gerada pela detonao de uma carga explosiva dentro de um furo, ao encontrar uma interface rocha-ar (face livre), a) b) c) d) aumenta sua energia em aproximadamente 50%. sofre reflexo e converte-se em uma onda de trao. provoca a ejeo do tampo. totalmente dissipada no ar.
PROFESSOR_MINERAO.DOC 4

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

16. (3,5 pontos) Um furo possui 10m de profundidade em uma malha de 1,70m de afastamento por 3,80m de espaamento, com carga de 25 kg. Portanto, o volume terico de rocha a ser desmontado e sua razo de carregamento so, respectivamente, a) b) c) d) 64,6 m e 387 g/m . 3 3 74,6 m e 365 g/m . 3 3 64,6 m e 397 g/m . 3 3 74,8 m e 412 g/m .
3 3

17. (3,5 pontos) O tungstnio no se encontra livre na natureza, mas ocorre associado a outros elementos qumicos formando diversos minerais. Ele considerado um metal bsico e estratgico para a economia nacional, em virtude da sua vasta gama de aplicaes e importncia para as indstrias blica, espacial, siderrgica, qumica, eltrica, eletrnica e mecnica. Em um determinado municpio, h uma ocorrncia de scheelita. As reservas mnimas estimadas so de um milho de toneladas de minrio com teor mdio de 0,52% WO3. Estima-se que a usina de tratamento deve processar 300 toneladas por dia, com uma recuperao de 80%, tendo o concentrado 73% WO3. Sabe-se ainda que a mina opera 300 dias por ano. Com base nesses dados, correto afirmar que a produo anual de concentrado de a) b) c) d) 513 toneladas. 240 toneladas. 156 toneladas. 500 toneladas.

18. (3,5 pontos) Compreende-se que o objetivo bsico da determinao da produo ser, de incio, a estimativa, tanto quanto possvel exata, da velocidade do equipamento. Essa velocidade pode ser alterada em funo das resistncias opostas ao movimento. Tais resistncias podem ser classificadas em a) b) c) d) resistncia de inrcia, baixa presso nos pneus e deformao do rolamento. resistncia de inrcia, baixa presso nos pneus e resistncia de rolamento. resistncia eltrica, deformao do rolamento e inrcia do equipamento. resistncia de rolamento, resistncia de rampa, resistncia de inrcia e resistncia do ar.

19. (3,5 pontos) Terraplanagem a movimentao de solo de uma determinada rea, com o objetivo de ajustar o relevo do terreno para implantao de obras da construo civil, estradas, barragens, etc. Uma determinada empresa deseja estimar a produo de um trator de lmina D8H (transmisso direta), sabendo-se que a distncia mdia de transporte de 50 metros e admitindo-se o coeficiente de rendimento 50/60. O solo argiloso, com fator de empolamento de 0,80, e o terreno regular e horizontal. A lmina do trator tem um comprimento de 4,6 metros e altura de 1,11 metros. A velocidade frente de 2,6 km/h. A velocidade r de 11,0 km/h. Considerando os dados fornecidos, correto afirmar que a produo do trator no corte de a) b) c) d) 135,88 m /h. 3 95,18 m /h. 3 79,00 m /h. 3 90,00 m /h.
3

20. (3,5 pontos) Uma usina de beneficiamento de minrios trata 210Ton de um material. O teor do material analisado na alimentao foi de 2,5%, produzindo um concentrado de 40% do metal e um rejeito de 0,20% do metal. A massa do concentrado produzido, permitindo-se um balano metalrgico, de a) b) c) d) Mc = 22,24Ton. Mc = 32,18Ton. Mc = 2,14Ton. Mc = 12,14Ton.
PROFESSOR_MINERAO.DOC 5

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

FOLHA PARA RASCUNHO

PROFESSOR_MINERAO.DOC

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

FOLHA PARA RASCUNHO

PROFESSOR_MINERAO.DOC

You might also like