You are on page 1of 2

Definio Surgimento da doena (histrico)

Arateus que viveu em Alexandria no sculo I o primeiro a definir mania e melancolia de maneiras distintas e alega que: O desenvolvimento da mania o resultado da piorada melancolia A partir do trabalho dele desenvolveu-se vrios trabalhos ao longo dos sculos sobre os distrbios pisquicos, at o ponto da separao das caractersticas de distrbios monopolares e bipolares. Sua maior contribuio foi a distino dos estados mistos. Na mania tpica, por exemplo, h fuga de idias, exaltao do humor e aumento da atividade motora. Na depresso pura h inibio do pensamento, lentificao psicomotora e humor triste. Nos estados mistos, ao contrrio, h alteraes em diferentes direes, considerando as reas do afeto, da atividade e do pensamento.
Como diagnosticado Sintomas

O DSM- IV (Manual para Diagnstico e Estatstica da Associao Psiquitrica Americana, quarta reviso) diz que para constatar a presena de um distrbio bipolar deve apresentar as seguintes caractersticas: a) b) c) d) Durar no mnimo, uma semana onde ocorre episdios manacos e depressivos. Rpida alternncia do humor (tristeza, irritabilidade, euforia) Sintomas de um Episdio Manaco Sintomas de Episdio Depressivo Maior.

A apresentao sintomtica freqentemente envolve agitao, insnia, desregulao do apetite, comportamento suicida, choro, euforia, acelerao do pensamento, grandiosidade, hipersexualidade, irritabilidade, raiva, delrios de perseguio e alucinaes auditivas. Seria, dessa forma, impossvel fazer o diagnstico de episdio misto, pelas regras do DSM IV. De acordo com Perugi et al. (2001), so os seguintes os critrios para a caracterizao dos estados mistos: (A) instabilidade emocional e/ou perplexidade, mantido por pelo menos duas semanas,no qual sintomas depressivos e manacos encontram-se simultaneamente presentes Devem estar presentes manifestaes extremas opostas em no mnimo duas das seguintes cinco reas: (1) humor (ansioso-triste versus eufrico-irritvel); (2) curso do pensamento (lentificado versus acelerado);

(3) contedo do pensamento (depressivo versus expansivo); (4) distrbios depressivos versus expansivos; (5) retardo versus acelerao (B) No mnimo dois dos seguintes: (1) humor lbil ou hipersintnico; (2) baixo limiar para raiva ou hostilidade, especialmente descontrole dos impulsos; (3) alteraes significativas dos impulsos sexuais, a partir do funcionamento habitual; (4) alteraes perplexidade, mantido por pelo menos duas semanas, no qual sintomas depressivos e manacos encontram-se simultaneamente presentes, de forma flutuante. (C) Relaes interpessoais normais no perodo entre as fases. Os estados mistos podem ainda ser classificados como psicticos e no-psicticos, durao e ciclagem. Talvez esses critrios sejam tambm muito exigentes, por terem muitos quesitos a serem preenchidos. Para a prtica clnica talvez precisem ser simplificados, tornando-se mais abrangentes.
Tratamento (remdios e piscoterapia)

O transtorno bipolar pode ser adequadamente tratado com vrias classes de medicao, incluindo ltio, anticonvulsivantes, antipsicticos, antidepressivos e mesmo a eletroconvulsoterapia. Mas somente 60% dos pacientes bipolares respondem ao ltio ou aos outros estabilizadores do humor. As abordagens psicoterpicas no tratamento do transtorno bipolar tm como objetivos principalmente o aumento da adeso ao tratamento, apreveno das recadas/recorrncias, a diminuio das taxas e perodos de hospitalizaes e a melhora na qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. Existem alguns tipos diferentes de tratamentos pscioterpicos sendo eles: psicoeducao, TCC, Terapia de grupo, Terapia familiar e de casal, e Terapia psicodinmica.
O que desencadeia a bipolaridades (fatores genticos e sociais)

Consequncias da Doena

You might also like