You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Ncleo de Prtica Jurdica Conciliao, Mediao e Arbitragem Oficina de Arbitragem Prof.

f. Antonio Fernando Mello Marcondes Aluno: Felipe Galvo de Andrade Gomes

CMARA ARBITRAL DO INAMA/PE PROC.: PARTES: 001/2009 Ricardo Barros Teodoro da Silva SENTENA ARBITRAL Relatrio: Trata-se de procedimento arbitral instaurado por iniciativa de Ricardo Barros para solucionar controvrsia entre si e Teodoro da Silva acerca da diviso do patrimnio decorrente da dissoluo da sociedade empresarial Balanas do Brasil LTDA da qual ambos so os nicos scios. As partes prestaram compromisso, selecionaram seus rbitros e foi iniciado o procedimento arbitral com base no compromisso arbitral, no regulamento interno da Cmara Arbitral do INAMA/PE e na Lei 9.307/96. Em sua inicial, Ricardo Barros alega ter sido o mentor responsvel pela criao da sociedade e pela organizao da empresa para a explorao econmica do modelo de utilidade registrado em nome da pessoa jurdica. Alm disso, durante todos os anos de funcionamento da empresa, recaiu sobre si a tarefa de administrador, motivo por que pede que o direito autoral sobre o modelo de utilidade, na diviso patrimonial decorrente da dissoluo da sociedade, seja-lhe atribudo para futura explorao econmica similar. Contestando, Teodoro da Silva alega ter sido o verdadeiro criador do modelo de utilidade, que foi apenas registrado formalmente em nome da sociedade. Ademais, sua funo na empresa no se esgotou com a mera inveno da idia a ser explorada, mas desdobrou-se na tarefa de controlar a linha de produo e a

qualidade do produto final, sendo, portanto, imprescindvel ao bom andamento do negcio. Pede que lhe seja atribudo o direito sobre a propriedade intelectual do modelo de utilidade, pugnando pelo indeferimento de igual pleito formulado por Ricardo Barros. Em rplica, reconheceu Ricardo Barros ter sido Teodoro da Silva a pessoa responsvel pela inveno do modelo de utilidade, mas argumentou ser tal fato irrelevante diante do registro efetuado em nome da pessoa jurdica e destacou que, por conta do decurso de extenso lapso temporal em que se dedicou administrao da sociedade, sua vida profissional estaria indissociavelmente ligada explorao daquela atividade especfica. Por esse motivo, refora seu pedido no sentido de ter para si atribudo o direito sobre a propriedade imaterial e questo, qual seja o modelo de utilidade para balanas. Fazendo uso de seu direito de trplica, Teodoro da Silva invocou o princpio da dignidade da pessoa humana para justificar a atribuio para si do direito sobre o modelo de utilidade que ele prprio havia inventado, sem qualquer auxlio de Ricardo Barros ou da pessoa jurdica em nome da qual foi registrada a patente em momento posterior. Alega que o fato do registro no implica em presuno absoluta de autoria e, reconhecendo-se como verdadeiro autor do modelo de utilidade, invoca o preceito constitucional brasileiro, erigido como direito fundamental, que assegura aos autores de inventos industriais privilgio para sua utilizao. Fundamentao: Diante da deciso legtima das partes em dissolver a sociedade empresria, a controvrsia surgiu em torno da diviso patrimonial que deriva necessariamente da extino da pessoa jurdica, capaz at ento de adquirir direitos e contrair obrigaes, as quais devem, como em todo processo de dissoluo, ser arrecadados e distribudos entre os scios constituintes. No presente caso, as partes envolvidas possuam quotas-parte equivalentes, ou seja, a cada um devem ser atribudos 50% do patrimnio da empresa em vias de dissoluo. Tal fato, de que o patrimnio deve ser dividido igualmente entre ambos, incontroverso, no tendo sido posto em questo por nenhuma das partes.

No entanto, a controvrsia surge no que diz respeito atribuio concreta no tocante ao modelo de utilidade, pea chave da empresa em questo, ncleo da atividade econmica por ela explorada. certo que tal modelo de utilidade foi criado por Teodoro da Silva, tendo a parte adversa reconhecido expressamente tal fato. Nesse sentido, o registro em nome da sociedade empresria no tem o condo de afastar do mesmo o direito fundamental explorao privilegiada de sua criao, garantia da Constituio Federal. Retirar de Teodoro a atribuio do direito sobre o modelo de utilidade para balanas seria ferir frontalmente uma garantia fundamental, por motivo meramente formal, qual seja o registro em nome da sociedade empresria. No se trata no caso em espcie, de invento que derivou do investimento efetuado por parte da pessoa jurdica, o que justificaria sem dvida a real atribuio pessoa ficta do invento. No presente caso, a criao do modelo de utilidade por parte de Teodoro da Silva no teve nenhum incentivo por parte da empresa, que inclusive posterior ao evento. A criao do modelo de utilidade derivou do trabalho e do gnio de Teodoro da Silva, sendo verdadeira criao de seu esprito. Por este motivo que se deve ignorar o fato de ter sido a patente registrada em nome da pessoa jurdica, por bvios motivos de facilitao da administrao da atividade empresarial. Sendo assim, por equidade, a patente deve ser atribuda parte demandada, Teodoro da Silva. Entretanto, no se deve ignorar o fato de ter tal atividade permanecido na rotina profissional de Ricardo Barros durante anos, sendo portanto um nus desproporcional priv-lo de permanecer no ramo em que consolidou sua carreira profissional. Ademais, a consagrao do modelo de utilidade em espcie como produto passvel de explorao econmica lucrativa no mercado deve-se em grande parte ao trabalho administrativo realizado por esta parte, alm de sua imprescindvel iniciativa. Mesmo, portanto, que proceda a afirmao de que o trabalho administrativo no insubstituvel, percebe-se, no presente caso, que a iniciativa de Ricardo Barros foi imprescindvel para que se desse incio explorao econmica do invento. Por essa razo, no seria plausvel privar a parte de continuar sua atividade profissional no mesmo ramo em questo, uma vez que disso resultaria prejuzo claro a sua carreira. Nesse sentido, a atribuio a Teodoro da Silva do direito sobre o modelo de utilidade deve ser feita de maneira limitada: embora pertena a este ltimo a propriedade

sobre o modelo de utilidade, deve ter Ricardo Barros o direito de uso dessa propriedade, ensejando remunerao a Teodoro da Silva. Ricardo Barros ter, portanto, o direito de utilizar o modelo de utilidade para promover a explorao econmica de atividade no ramo das balanas, ensejando, no entanto, o pagamento de royalties a Teodoro da Silva. Tendo em vista que o bem, seno mais valioso, mais relevante da empresa em vias de dissoluo era exatamente o modelo de utilidade explorado economicamente, e tendo tal bem sido atribudo a Teodoro da Silva, deve-se entender que parte Ricardo Barros deve ser dada compensao patrimonial equivalente ao valor de tal bem incorpreo. Nesse sentido, sabendo que o trabalho do empresrio consiste na organizao racional de meios de produo para explorao lucrativa de atividade econmica, deve-se concluir que o estabelecimento comercial, entendido como o conjunto de bens, materiais ou imateriais, que constituem uma universalidade de fato deve ser atribudo prioritariamente a Ricardo Barros, empresrio responsvel por tal organizao racional. Portanto, do valor do patrimnio da sociedade Balanas do Brasil LTDA, excluindo-se a patente do modelo de utilidade, 70% ser atribudo a Ricardo Barros, pertencendo-lhe tambm o direito de adquirir prioritariamente os 30% atribudos a Teodoro da Silva. Assim, ser preservado o trabalho singular exercido por Ricardo Barros enquanto empresrio, sendo-lhe possvel a continuao de sua atividade profissional. Dispositivo: Este juzo arbitral determina, com base na equidade, que a diviso do patrimnio da sociedade Balanas do Brasil LTDA entre os scios Ricardo Barros e Teodoro da Silva observar o que segue: A Teodoro da Silva cabero a patente do modelo de utilidade registrado no INPI sob nmero X, assim como 35% do restante do patrimnio da sociedade em vias de dissoluo. A Ricardo Barros cabero 65% do patrimnio da sociedade, excluindo-se a patente do modelo de utilidade supramencionada.

O Tribunal Arbitral determina igualmente que caber a Ricardo Barros o livre uso do modelo de utilidade para explorao econmica exercida pessoalmente ou por meio de sociedade empresria de que seja administrador, mediante pagamento de royalties a Teodoro da Silva arbitrados no valor de 25% dos lucros lquidos que obtiver de atividade relacionada ao uso da criao em tela. Determina, por fim, que caber a Ricardo Barros o direito de adquirir a parte do patrimnio pertinente a Teodoro da Silva, podendo exercer esse direito no prazo de um ano a contar da cincia da presente sentena arbitral. Em todo caso, caber a Ricardo Barros direito de preferncia na aquisio do estabelecimento comercial da Balanas do Brasil LTDA, no todo ou em parte. As custas derivadas do presente procedimento arbitral sero divididas igualmente entre as partes, cabendo a cada uma as despesas que efetuou individualmente a ttulo de honorrios advocatcios. A presente sentena dever ser cumprida a partir de sua cincia em todos os atos em que se der continuidade ao processo de dissoluo da sociedade empresria Balanas do Brasil LTDA. Recife, 5 de novembro de 2009.

Felipe Galvo de Andrade Gomes Presidente do Tribunal Arbitral

Joaquim Oliveira rbitro

Manoel Junco rbitro

You might also like