You are on page 1of 16

PREDICAO VERBAL EM PROVAS PBLICAS

comum exigirem de voc, amigo online, a predicao do verbo em oraes subordinadas adjetivas. Estas ocorrem em oraes que trazem pronome relativo. So comuns pronomes relativos: que, qual, quem, cujo, onde. Estes conectivos so empregados para substiturem termos empregados antes. a) A matria que traz os ndices econmicos foi publicada no jornal.

b) O problema a que aludiram na reunio, amigos, Paulo e Ana ignoram. c) A revista a qual Cludia se referiu garante dados expressivos. ( V F ) d) O bairro onde / aonde Paulo ir bastante calmo.

PARA O AMIGO ONLINE


e) A casa cujo os mveis aludimos lembra o Barroco. ( ) verdadeira ( ) falsa

CORREO
A casa a cujos mveis aludimos lembra o Barroco. 1. A casa lembra o Barroco. 2. Aludimos a mveis da casa.

EMPREGO DO PRONOME CUJO


CRITRIO I - no use artigo aps o pronome CUJO e suas variantes; CRITRIO II - o pronome CUJO deve concordar nominalmente com o substantivo comum empregado aps (depois do pronome CUJO sempre haver um substantivo comum . com esse substantivo que o pronome relativo em estudo deve concordar.

CRITRIO III - Se devemos usar ou no empregar preposio antes do pronome relativo CUJO, a predicao da orao que apresenta o pronome relativo quem vai nos posicionar

MAIS EXEMPLOS PARA VOC


1. Os candidatos a cujas aes eu me referi chegaram cedo ao Idaj. 1.1 Os candidatos chegaram cedo ao Idaj. 1.2 Eu me referi a aes dos candidatos.

FIQUE ATENTO, amigo!


2. O livro de cujos captulos necessito est sobre a mesa. 2.1 O livro est sobre a mesa. 2.2 Necessito de captulos do livro.

O PRONOME RELATIVO ONDE


1. A casa onde irei tranquila. aonde

2. A casa em que moro tranquila. onde

3. A casa donde vim tranquila onde 4. O dia em que ela viajou foi ontem.

SLIDA FUNDAMENTAO
comum afirmarem que a diferena entre onde e aonde que onde no indica movimento, e aonde indica movimento. No bem assim que devemos ler! O a aglutinado forma onde justamente a preposio.

Portanto, se houver necessidade do emprego da preposio a na orao subordinada adjetiva (orao que sempre traz pronome relativo), vinda da predicao verbal, que se desloque esse conectivo prepositivo para antes do pronome relativo onde. Isto, claro, se o pronome relativo estiver relacionado regncia ou predicao da orao com pronome relativo.

EXEMPLIFICAES
01. A porta est aberta. A sala aonde Renata est impera, rege e governa. Ainda a vence. Deixa-a a passos da possibilidade de se avizinhar dos objetos sob panos brancos. Pensa em entrar, pr as mos sobre os panos e deitlos ao cho, deixando a olhos vistos objetos de sua saudosa me. Mas ainda se v vencida a menina Renata. H fronteiras, de fato, mesmo estando a porta aberta. H traumas. Os ps, trmulos e pesados, fixam-se distantes de suas aspiraes.

2. A porta est aberta. Curiosamente, a passos trmulos, aproxima-se de um dos objetos cobertos h meses. Deita ao cho aquele pano branco e, a olhos vistos, emociona-se com o computador ao qual seu pai costumava se declinar para compor seus textos, quando cronista. A sala onde Regina est comea a lhe ser receptiva para maiores intervenes. uma volta poca em que seu pai ainda vivia. Renata no pensa em sair cedo da sala.

OBJETO INDIRETO COM O VERBO NO INFINITIVO


1. Necessito de rever o problema. 2. Necessito rever o problema. 3. Precisamos de retornar ao escritrio. 4. precisamos retornar ao escritrio.

5. Aspiro esclarecer o fato. ( correto ) 6. Aspiro a esclarecer o fato. ( correto )

You might also like