You are on page 1of 7

RISCOS AMBIENTAIS Jos Renato dos Santos da Paixo Matricula n.

. 541558 Tutor (a) Externo (a) Priscila Rocha SEGURANA DO TRABALHO Psicologia Organizacional CENTRO UNIVERSITRIO LEONARDO DAVINCE UNIASSELVI 14/06/2013

RESUMO: Riscos ambientais so mais comuns do que se pensa. Nosso trabalho ir destacar o conceito de riscos ambientais e das mais variadas formas de riscos, dentre os quais: dos riscos fsicos que concorrem para os mecnicos, Iluminao, Rudos, Eletricidade, Temperaturas Extremas e Umidade Excessiva, Vibraes, Incndio. Dos Riscos qumicos, biologicos e ergonmicos e riscos de acidentes. Vale lembrar que sero falados em separado de cada um monstrando os riscos e as precauses aplicadas.

PALAVRAS-CHAVES: Riscos. Riscos ambientais. Tipos de Riscos Ambientais.

1 INTRODUO

Os trabalhadores no devem trabalhar com qualidade, sabedoria e respeito aos seus limites fsicos, e no devem adoecer por conta das atividades que eles exercemem seu local de trabalho. Mas, no devemos descartar e nem esquecer que existem situaes de risco so comuns no dia-a-dia dos trabalhadores, principalmente dos industririos. Diante disso, muito importante ter um ambiente de trabalho sadio. Isso contribuir tanto para o funcionamento da empresa quanto para a sade do trabalhador.

2 CONCEITO DE RISCOS A palavra risco denota a idia de perigo ou de incerteza. A etimologia da palavra revela a sua origem no italiano antigo risicare, cujo significado ousar, denotand

uma opo e no um destino. Sua conotao original, portanto, implica no apenas em prejuzo (como a compreenso vulgar), mas tambm em ganho decorrente de uma deciso. Logo, risco no apenas um conceito tcnico, mas um conceito social e cultural. Risco corresponde a uma parte de construo da realidade. (LIEBER 1999, p. 02 apud BONSS 1991). O risco nada mais do que uma provvel possibilidade de alguma coisa no dar certo conforme o planejado, ou seja, a ocorrncia de um evento adverso bem definido. H vrios fatores de risco que afetam o trabalhador no desenvolvimento das suas tarefas dirias, podem ser riscos especficos de determinadas profisses, como por exemplo, dos mineradores, que trabalham submetidos a grandes profundidades terrestres e a altas temperaturas, ou mesmo de metalrgicos que trabalham com ao em alta temperatura, e por esse fato, so obrigados a usar roupas especiais, para conservar a temperatura do corpo. Existem outros e diversos fatores de risco que afetam outras profisses, agridem trabalhadores de diferentes reas e nveis ocupacionais, algumas at imperceptvel que so por sinal, os mais perigosos, porque so os mais ignorados. Os riscos ambientais podem ser divididos em fsicos, qumicos, biolgicos e ergonmicos e riscos de acidentes.

3 TIPOS DE RISCOS AMBIENTAIS

3.1 RISCOS FSICOS

Nos riscos fsicos podemos dividi-lo em:

Mecnicos: Relacionados com o movimento de mquinas, ferramentas e instrumentos de trabalho, os quais devem estar devidamente protegidos; Iluminao: Sendo insuficiente, excessiva ou inadequada, pode originar acidentes ou infeces na vista; Rudos: Acima de um determinado nvel torna-se incmodo, e um obstculo comunicao, contribuindo para o aumento da fadiga, podendo provocar alteraes no sistema nervoso e auditivo;

Eletricidade: Sendo uma forma de energia essencial a qualquer empresa, constitui um risco sempre presente, muitas vezes por m utilizao, ou adulterao das finalidades para que as instalaes elctricas foram criadas; Temperaturas Extremas e Umidade Excessiva: O calor provoca desgaste e fadiga, cefaleias, taquicardia, astenia e dificuldades de concentrao, consumo anormal de alimentos. Por seu lado, o frio, leva, por vezes, ao choque trmico, queimaduras e alteraes nas extremidades do corpo; Vibraes: Resultantes das trepidaes de equipamentos mal protegidos, afinados ou ajustados, provocam alteraes da coluna, do sistema nervoso, sseo e articular, bem como dificuldades respiratrias; e Incndio: Resultante da existncia de matrias-primas, produtos acabados ou subsidirios com caractersticas combustveis ou carburentes perto de locais onde h chama livre, trabalhos de manuteno, ou mquinas desenvolvendo calor pelo atrito so factores a considerar;

3.2 RISCOS QUMICOS

Os agentes qumicos so produtos ou substncias que possam penetrar no organismo pela via respiratria, nas formas de poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo atravs da pele ou por ingesto. Quando penetrado no organismo podem provocar uma variedade de efeitos txicos, incluindo efeitos imediatos ou os efeitos a longo prazo dependendo da natureza do produto qumico e da exposio. As partes do corpo mais afetadas so os pulmes, a pele, o sistema nervoso como crebro e os nervos, a medula ssea, o fgado e os rins. Os efeitos mais vriados e comum quando da intoxicao no ser humano pode ser a provocao de alteraes na pele ou mucosas; alergias; asfixia, impedindo o organismo de obter ou utilizar o oxignio do ar atmosfrico; narcticos provocando a inconscincia; os neurotxicos que produzem alteraes no sistema nervoso; os carcinognicos, produzem tumores malignos; mutagnicos: produzem problemas hereditrios; e por fim, o teratognicos que produzem malformaes no feto provenientes das substncias radioativas.

3.3 RISCOS BIOLOGICOS

Os riscos biolgicos mais conhecidos e detectveis so os vrus, bactrias, parasitas, protozorios, fungos e bacilos. Eles ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inmeras doenas, e alguns fatores favorecem para a proliferao desses riscos, tal com: o manuseio nas indstrias de alimentao, hospitais, limpeza pblica, como a coleta de lixo, laboratrios, etc. J pelas doenas profissionais advindas dos microorganismos temos a tuberculose, brucelose, malria, febre amarela, mas para que ocorra esta classificao preciso que haja exposio do funcionrio a estes microorganismos, nisso sero necessrio medidas preventivas para que as condies de higiene e segurana nos diversos setores de trabalho. Os riscos biolgicos em laboratrios podem estar relacionados com a manipulao de: - Agentes patognicos selvagens; - Agentes patognicos atenuados; - Agentes patognicos que sofreram processo de recombinao; - Amostras biolgicas; - Culturas e manipulaes celulares (transfeco, infeco); - Animais.

Assim, como forma preventiva e de segurana para os riscos biolgicos envolvem:

- Conhecimento da Legislao Brasileira de Biossegurana, especialmente das Normas de Biossegurana emitidas pela Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana; - O conhecimento dos riscos pelo manipulador; - A formao e informao das pessoas envolvidas, principalmente no que se refere maneira como essa contaminao pode ocorrer, o que implica no conhecimento amplo do microrganismo ou vetor com o qual se trabalha; - O respeito das Regras Gerais de Segurana e ainda a realizao das medidas de proteo individual; - Uso do avental, luvas descartveis (e/ou lavagem das mos antes e aps a manipulao), mscara e culos de proteo (para evitar aerossis ou projees nos olhos) e demais Equipamentos de Proteo Individual necessrios,

- Utilizao da capela de fluxo laminar corretamente, mantendo-a limpa aps o uso; - Autoclavagem de material biolgico patognico, antes de elimin-lo no lixo comum; - Utilizao de desinfetante apropriado para inativao de um agente especfico.

3.4 RISCOS ERGONMICOS

Os riscos ergonmicosenvolvem posturas, confortoambiental, posto de trabalho, desgaste humano, cargassuportveis e etc. Enfim, so os fatores psico-fisiligicos relacionados ao trabalho que o ser humano fica exposto durante o desenvolvimento de suas atividades. Os tipos de riscos ergonmicos so trabalho fsico pesado, postura incorreta, treinamento inadequado, trabalhos em turnos, trabalhos noturnos, monotonia, repetitividade, ritmo excessivo, presso implicita e explicita para manter o ritimo acelerado no trabalho, metas estabelecidas sem a presena dos empregadores e colaboradores, jornada de trabalho prolongada, falta de pausas , ambiente de trabalho desconfortvel, dentre tantos outros predicados desegradveis impostos ao trabalhador.

3.5 RISCOS DE ACIDENTES.

Afinal, o que so Riscos de Acidentes? So todos os fatores que colocam em perigo o trabalhador ou afetam sua integridade fsica ou moral. Para tanto, esses riscos so geradores de acidentes, provenientes dos arranjos fsicos deficientes; das mquinas e equipamentos sem proteo; do uso de ferramentas inadequadas ou defeituosas; sistema de eletricidade deficiente que podem porvocar incndios ou exploses; o manuseio inadequado de animais peonhentos e o armazenamento inadequado. Arranjo fsico deficiente - resultante de: prdios com rea insuficiente; localizao imprpria de mquinas e equipamentos; m arrumao e limpeza; sinalizao incorreta ou inexistente; pisos fracos e/ou irregulares. Mquinas e equipamentos sem proteo - Mquinas obsoletas; mquinas sem proteo em pontos de transmisso e de operao; comando de liga/desliga fora do alcance do operador; mquinas e equipamentos com defeitos ou inadequados; EPI inadequado ou no fornecido.

Ferramentas inadequadas ou defeituosas - Ferramentas usadas de forma incorreta; falta de fornecimento de ferramentas adequadas; falta de manuteno. Eletricidade - Instalao eltrica imprpria , com defeito ou exposta; fios desencapados; falta de aterramento eltrico; falta de manuteno. Incndio ou exploso - Armazenamento inadequado de inflamveis e/ou gases; manipulao e transporte inadequado de produtos inflamveis e perigosos; sobrecarga em rede eltrica; falta de sinalizao; falta de equipamentos de combate ou equipamentos defeituosos.

CONCLUSO

Os riscos na prtica de qualquer atividade laborativa podem ser dos mais variados graus de periculosidade. H riscos leves, graves ou gravissmos, mais todos devem expressar maiores cuidados para manter a integridade fsica humana mais resguardada o possvel. Ulilizar materias adequados, qualificar e capacitar pessoas para execuo dos trabalhos insalubres a maneira mais eficiente de manter os riscos menores e menos graves. Preveno e cuidados so os melhores meios para sanar os riscos ambientais. No extrapole seus limites para satisfazer as vontades dos empregadores, pois eles no iro lhe acessorar quando os riscos fsicos adquidos no labor bater a sua porta.

REFERNCIAS

ODA, Suzana; et al. Riscos Biolgicos. Biossegurana em Laboratrios de Sade Pblica. Braslia. Ministrio da Sade, 1998. Disponvel em:

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/riscos_biologicos.html Acesso em: 1206-2013 FIOCRUZ. Riscos de Acidentes. Disponvel em:

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/riscos_de_acidentes.html Acesso em: 1206-2013

FUNDAO

CENTRO.

Riscos

Eletricidade.

Disponvel

em:

http://www.fundacentro.gov.br/dominios/ctn/anexos/cdNr10/Manuais/M%C3%B3dulo02/1_3 %20-%20T%C3%89CNICAS%20DE%20ANALISE%20DE%20RISCO.pdf Acesso em: 1006-2013

LIEBER, Renato Rocha. Melhoria das condies de trabalho e o conceito de risco. Disponvel em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0556.PDF Acesso em: 10-06-2013

MED

&

SEG.

Risos

Qumicos.

Disponvel

em:

http://medeseg.com.br/acidentes.php?acidente=16 Acesso em: 12-06-2013

NETO,

Edgar

Martins.

Riscos

ergonmicos.

Disponvel

em:

http://www.ergonomianotrabalho.com.br/artigos/Apostila_de_Ergonomia_2.pdf Acesso em: 12-06-2013

SOUZA,

Magda.

Riscos

Profissionais

Conceito

Geral.

Dispoinvel

em:

http://formacaoambt.wikispaces.com/file/view/Riscos+Profissionais+-+Conceitos+Gerais.pdf Acesso em: 09-06-2013

You might also like