You are on page 1of 14

CURSO DE CINCIAS ECONMICAS Prof.

Maria Heloisa Lenz Agosto de 2007 AULA HOBBES E LOCKE


THOMAS HOBBES X JONH LOCKE MARCO DO LIBERALISMO SCULO XVIII AUTORES DE TRANSIO Thomas Hobbes (1588-1679) foi um filsofo ingls, influenciando muito a filosofia poltica ocidental. Principal obra: Leviathan - 1651

HOBBES- sculo XVI e o XVIII - contratualista - filsofos que afirmaram que a origem do E e/ou da sociedade est num contrato: os homens viveriam, naturalmente sem poder e organizao. Estas somente surgiriam depois de um pacto firmado por eles, estabelecendo as regras de convvio social e de subordinao poltica. Ele no afirma que os homens so absolutamente iguais, mas que so to iguais que: iguais o bastante para que nenhum possa triunfar da maneira total sobre o outro. O mais razovel para cada um atacar o outro, ou para vencer, ou simplesmente para evitar um ataque possvel: assim a guerra se generalizam entre os homens.

Por isto, se no h um E controlando e reprimindo, fazer a guerra contra os outros a atitude mais racional que o homem pode adotar. Causas para a discrdia: 1) a competio e 2) a desconfiana. HOBBES- Segundo ele o homem o indivduo. Jean Bodin- sculo XVI,- primeiro terico a afirmar que deve haver um poder soberano, para resolver as pendncias. HOBBES- desenvolve esta idia, e monta um E que condio para a existncia da prpria sociedade. A sociedade nasce com o E.

CONTRATO SOCIAL: CONTRATO IMPLCITO PELO QUAL OS CIDADOS ABREM MO DE SUA SOBERANIA, SUJEITANDO-SE AS DETERMINAES DO ESTADO, AO QUAL DELEGA, ENTRE OUTRAS COISAS, O MONOPLIO DA VIOLNCIA. DEFESA DO ESTADO ABSOLUTISTA ESTADO: JUSTIA, POLICIAMENTO E DEFESA O ESTADO de Hobbes marcado pelo medo. A capa de edio de Leviat- 1651- mostra um Prncipe, cuja armadura feita de escamas que so seus sditos, brandindo ameaadoramente uma espada.

Leviat- um monstro bblico, que aparece no Livro de J. Hobbes diz: O soberano governa pelo temor que infringe a seus sditos. Por que sem medo, ningum abriria a mo de toda a liberdade que tem. Se no temesse a morte violenta, que homem renunciaria a todo o direito que possui? O que esse medo? O Leviat no atemoriza. O terror existe no estado da natureza, vivo no pavor de meu amigo me matar. J o soberano apenas mantm temerosos os sditos, que agora conhecem as linhas gerais que devem incorrer para no atrair a ira do soberano. 2) O individuo bem comportado dificilmente ter problemas com o soberano 3) O estado no se limita a deter a morte, mas tambm ao entrarmos no E temos a esperana de uma vida melhor.

HOBBES - Pensador maldito: por que? 1)apresenta o E como monstruoso e o homem como belicoso 2)subordina a religio ao poder poltico 3) por que nega um direito natural e sagrado do indivduo: a propriedade.

John Locke (1632- 1704) foi um influente filsofo ingles e terico do contrato social. PRINCIPAIS OBRAS: O Tratado do Governo Civil (1689) Ensaio sobre o Entendimento Humano (1690) Pensamentos Sobre a Educao (1693)

Ele desenvolveu uma alternativa ao Estado de Hobbes e argumenta que o E somente legtimo se recebeu o consentimento dos governados e proteger os direitos naturais da vida. Se no houver consenso, argumenta Locke, os cidados tem o direito a rebelio. Para Locke a existncia do indivduo anterior ao surgimento da SOCIEDADE e do ESTADO CONTRATO SOCIAL- PELO QUAL O POVO CONCORDA EM SER GUIADO PELO DESEJO DA MAIORIA, PARA DETERMINADOS FINS.

DEFESA DA MONARQUIA CONSTITUCIONAL ESTADO CARGA INTIL E PERIGOSA WIGS- GRUPO POLTICO INGLS, RESPONSVEL PELA REVOLUO GLORIOSA EM 1688 UTILIZANDO O PENSAMENTO DE LOCKE, DEFENDIAM A SUPREMACIA DO PARLAMENTO SOBRE O PODER DO REI CONTRATO- REI DE UM LADO O PARLAMENTO DE OUTRO MONARQUIA LIMITADA DEFESA DO DIREITO DE ABOLIR QUALQUER GOVERNO QUE VIOLASSE O CONTRATO SOCIAL

TEORIA DA PROPRIEDADE- PARA ELE A PROPRIEDADE J EXISTE NO ESTADO DE NATUREZA, SENDO UMA INSTITUIO ANTERIOR A SOCIEDADE, UM DIREITO NATURAL DO INDIVDUO QUE NO PODE SER VIOLADO PELO ESTADO, mas no inato. O TRABALHO O FUNDAMENTO DA PROPRIEDADE. O estado guiado pela LEI NATURAL TEORIA DO VALOR O TRABALHO QUE PROVOCA A DIFERENA DE VALOR EM TUDO QUANTO EXISTE. Teoria precursora da teoria do valor trabalho.

O USO DO DINHEIRO LEVOU A CONCENTRAO DA RIQUEZA E A DISTRIBUIO DESIQUAL DE BENS ENTRE OS HOMENS. Dois tratados:justificativa ex post facto da Revoluo Gloriosa Fundador de empirismo:todo o conhecimento deriva da experincia PROPRIEDADE Locke teoria da propriedade - LEI NATURAL Locke argumenta que a propriedade uma direito natural e derivado do trabalho

Pesquisadores acreditam que MARX adaptou mais tarde o conceito de PROPRIEDADE DE LOCKE A TEORIA DE PROPRIEDADE DE CONTRIBUIO LOCKE MAIOR

Ele tambm teria influenciado a CONSTITUIO DOS ESTADOS UNIDOS Orgem do G O G uma delegao, seu propsito a seguraa da pessoa e da propriedade dos cidados, e os indivduos tem o direito de retirar sua confiana no governante quando este falha na sua tarefa.

Bibliografia Rima, cap. 3 Schumpeter- Livro I, parte II Hunt, cap. 2 Moraes, R. As Origens da Teoria Quantitativa da Moeda., 1990 Ekelund, cap. 4 Brue, cap. 4 Wefford, cap, 1, 2

Perodo de transio antes do surgimento do liberalismo outra obra de grande influncia apesar de no ter aspecto econmico. A Fbula das Abelhas: ou Vcios Privados, Benefcios Pblicos1714 - (Bernard Mendeville). apresentao do paradoxo: os vcios mais desprezados pelos antigos cdigos morais praticados por todos resultam em maior proveito para todos. AMBIO, EGOSMO, COMPORTAMENTO AQUISITIVO contribuir para a uma economia que cresce. vcios medievais foras motivadoras do sistema capitalista. agora eram virtudes.

You might also like