You are on page 1of 14

Grupo So Pio V O Atanasiano A Verdade Contra o Mundo A Disciplina da Msica Litrgica

A Disciplina da Msica Sacra na Santa Missa Tridentina

Grupo So Pio V
Para a maior Glria de Deus

Autores e Arte

O Atanasiano A Verdade Contra o Mundo


Tradio Ontem, Hoje e Sempre

GRUPO SO PIO V O ATANASIANO A VERDADE CONTRA O MUNDO

PARTE I ASPECTOS DA MSICA SACRA MSICA SACRA: So Pio X, Tra le Solicitudine:

1. A msica sacra, como parte integrante da Liturgia solene, participa do


seu fim geral, que a glria de Deus e a santificao dos fiis. A msica concorre para aumentar o decoro e esplendor das sagradas cerimnias; e, assim como o seu ofcio principal revestir de adequadas melodias o texto litrgico proposto considerao dos fiis, assim o seu fim prprio acrescentar mais eficcia ao mesmo texto, a fim de que por tal meio se excitem mais facilmente os fiis piedade e se preparem melhor para receber os frutos da graa, prprios da celebrao dos sagrados mistrios.

2. Por isso a msica sacra deve possuir, em grau eminente, as qualidades


prprias da liturgia, e nomeadamente a santidade e a delicadeza das formas, donde resulta espontaneamente outra caracterstica, a universalidade. - Deve ser santa, e por isso excluir todo o profano no s em si mesma, mas tambm no modo como desempenhada pelos executantes. Deve ser arte verdadeira, no sendo possvel que, doutra forma, exera no nimo dos ouvintes aquela eficcia que a Igreja se prope obter ao admitir na sua liturgia a arte dos sons. Mas seja, ao mesmo tempo, universal no sentido de que, embora seja permitido a cada nao admitir nas composies religiosas aquelas formas particulares, que em certo modo constituem o carter especfico da sua msica prpria, estas devem ser de tal maneira subordinadas aos caracteres gerais da msica sacra que ningum doutra nao, ao ouvi-las, sinta uma impresso desagradvel.

As duas nicas formas de canto que existem na liturgia so o Canto Gregoriano e a Polifonia Sacra; CANTO GREGORIANO: o canto oficial da Igreja Latina, tendo primazia sobre todas as demais formas (Cf. IGMR, 41), um canto santo (Cf. Encclica Music Sacr Disciplina, S.S. Pio XII), patrimnio da Santa Igreja (Cf. idem), universal (Cf. idem) e o mais perfeito modelo de canto litrgico (Cf. Motu Proprio Tra le Solicitudine, So Pio X). So Pio X, Motu Proprio Tra le Solicitudine: Uma composio para a Igreja ser tanto mais sacra e tanto mais litrgica na medida em que o seu desenvolvimento, inspirao e sabor se aproximarem da melodia gregoriana, e ser tanto menos digna quanto mais se afastar daquele supremo modelo S.S. Pio XII, Encclica Music Sacr Disciplina:
19. Necessrio , antes de tudo, que o canto e a msica sacra, mais intimamente unidos com o culto litrgico da Igreja, atinjam o alto fim a eles consignado. Por isso - como j sabiamente advertia o nosso predecessor so Pio X - essa msica deve possuir as qualidades prprias da liturgia, e em primeiro lugar a santidade e a beleza da forma; por onde de per si se chega a outra caracterstica sua, a universalidade.

__________________________
Todos os direitos reservados ao Grupo So Pio V de Curitiba (PR) e ao Apostolado Atanasiano com sedes em Passos (MG) e Campinas (SP). A divulgao total ou parcial somente est autorizada com citao das fontes, do contrrio constitui violao dos direitos autorais. Esta uma obra inteiramente gratuita, proibida a venda.

GRUPO SO PIO V O ATANASIANO A VERDADE CONTRA O MUNDO 20. Deve ser santa; no admita ela em si o que soa de profano , nem permita se insinue nas melodias com que apresentada. A essa santidade se presta sobretudo o canto gregoriano, que desde tantos sculos se usa na Igreja, a ponto de se poder diz-lo patrimnio seu. Pela ntima aderncia das melodias s palavras do texto sagrado, esse canto no s quadra a este plenamente, mas parece quase interpretar-lhe a fora e a eficcia, instilando doura na alma de quem o escuta; e isso por meios musicais simples e fceis, mas permeados de to sublime e santa arte, que em todos suscitam sentimentos de sincera admirao, e se tornam para os prprios entendedores e mestres de msica sacra uma fonte inexaurvel de novas melodias. Conservar cuidadosamente esse precioso tesouro do canto gregoriano e fazer o povo amplamente participante dele, compete a todos aqueles a quem Jesus Cristo confiou a guarda e a dispensao das riquezas da Igreja. Por isso, aquilo que os nossos predecessores so Pio X, com toda a razo chamado restaurador do canto gregoriano, e Pio XI, sabiamente ordenaram e inculcaram, tambm ns queremos e prescrevemos que se faa, prestando-se ateno s caractersticas que so prprias do genuno canto gregoriano; isto , que na celebrao dos ritos litrgicos se faa largo uso desse canto, e se providencie com todo cuidado para que ele seja executado com exatido, dignidade e piedade. E, se para as festas recm-introduzidas se deverem compor novas melodias, seja isso feito por mestres verdadeiramente competentes, de modo que se observem fielmente as leis prprias do verdadeiro canto gregoriano, e as novas composies porfiem, em valor e pureza, com as antigas. 21. Se em tudo essas normas forem realmente observadas, vir-se- outrossim a satisfazer pelo modo devido uma outra propriedade da msica sacra, isto , que ela seja verdadeira arte; e, se em todas as Igrejas catlicas do mundo ressoar incorrupto e ntegro o canto gregoriano, tambm ele, como a liturgia romana, ter a nota de universalidade, de modo que os fis em qualquer parte do mundo ouam essas harmonias como familiares e como coisa de casa, experimentando assim, com espiritual conforto, a admirvel unidade da Igreja. esse um dos motivos principais por que a Igreja mostra to vivo desejo de que o canto gregoriano esteja intimamente ligado s palavras latinas da sagrada liturgia.

POLIFONIA SACRA: S.S. Pio XII, Encclica Music Sacr Disciplina:


26. Com o que havemos dito para louvar e recomendar o canto gregoriano, no inteno nossa remover dos ritos da Igreja polifonia sacra, a qual, desde que exornada das devidas qualidades, pode contribuir bastante para a magnificncia do culto divino e para suscitar piedosos afetos na alma dos fiis. Afinal, bem sabido que muitos cantos polifnicos, compostos sobretudo no sculo XVI, brilham por tal pureza de arte e tal riqueza de melodias, que so inteiramente dignos de acompanhar e como que de tornar mais perspcuos os ritos da Igreja. E, se, no curso dos sculos, a genuna arte da polifonia pouco a pouco decaiu, e no raramente lhe so entremeadas melodias profanas, nos ltimos decnios, merc da obra indefesa de insignes mestres, felizmente ela como que se renovou, mediante um mais acurado estudo das obras dos antigos mestres, propostas imitao e emulao dos compositores hodiernos. 27. Destarte sucede que, nas baslicas, nas catedrais, nas igrejas dos religiosos, podem executarse quer as obras-primas dos antigos mestres, quer composies polifnicas de autores recentes, com decoro do rito sagrado; antes sabemos que, mesmo nas igrejas menores, no raramente se executam cantos polifnicos mais simples, porm compostos com dignidade e verdadeiro senso de arte: A Igreja favorece todos estes esforos; realmente, consoante s palavras do nosso predecessor de feliz memria so Pio X, ela sempre favoreceu o progresso das artes e ajudouo, acolhendo no uso religioso tudo o que o engenho humano tem criado de bom e de belo no curso dos sculos, desde que ficassem salvas as leis litrgicas. Estas leis exigem que, nesta importante matria, se use de toda prudncia e se tenha todo cuidado a fim de que se no
__________________________
Todos os direitos reservados ao Grupo So Pio V de Curitiba (PR) e ao Apostolado Atanasiano com sedes em Passos (MG) e Campinas (SP). A divulgao total ou parcial somente est autorizada com citao das fontes, do contrrio constitui violao dos direitos autorais. Esta uma obra inteiramente gratuita, proibida a venda.

GRUPO SO PIO V O ATANASIANO A VERDADE CONTRA O MUNDO introduzam na Igreja cantos polifnicos que, pelo modo trgido e empolado, ou venham a obscurecer, com a sua prolixidade, as palavras sagradas da liturgia, ou interrompam a ao do rito sagrado, ou, ainda, aviltem a habilidade dos cantores com desdouro do culto divino.

__________________________
Todos os direitos reservados ao Grupo So Pio V de Curitiba (PR) e ao Apostolado Atanasiano com sedes em Passos (MG) e Campinas (SP). A divulgao total ou parcial somente est autorizada com citao das fontes, do contrrio constitui violao dos direitos autorais. Esta uma obra inteiramente gratuita, proibida a venda.

GRUPO SO PIO V O ATANASIANO A VERDADE CONTRA O MUNDO

PARTE II NORMAS GERAIS Ordinrios: - Existem 18 ordinrios da Missa e 6 (7) Credos, e alguns outros cantos ad libidum. - Alguns desses ordinrios so designados para determinados tempos litrgicos ou festas (E.g.: Missa I Tempo pascal; Missa IX Festas de Nossa Senhora; etc.). - No obrigatrio seguir tais especificaes, nem as combinaes dos ordinrios. Mas deve-se, no entanto, ter em mente que o mais adequado seguir tais designaes e que, caso se faa alguma alterao ou use-se outro ordinrio, use-se sempre o bom senso. Coral: - Dentro da liturgia, coral, escola e schola cantorum so sinnimos. O coro, neste trabalho, tratado como uma subdiviso do coral. - O coral o grupo de pessoas que prepara e canta a msica da Missa ou que lidera a congregao no canto. - permitido s mulheres que cantem no coral , sendo, assim, preferida a separao entre um coro masculino e outro feminino, para alternncia (Cf. Pontificia Comissio Ecclesia Dei, Carta n. 129/2008). - Entre um coral masculino e outro feminino, caso no seja possvel um coro masculino e um feminino, deve-se preferir o coral masculino (Cf. idem). - permitido, em casos de necessidade, que um solista cante na Missa, embora no seja o recomendvel. Pode o solista ser uma mulher, se no houver um homem capacitado (Cf. idem). - H, no coral, as seguintes funes: Cantor: responsvel pela entoao do canto e pela conduo da alternncia. Pode-se ter no coral de um a quatro cantores, conforme a solenidade da Missa e complexidade dos cantos; O coral, propriamente; Mestre do coral, responsvel pela preparao e liderana do coral e dos cantores; Organista, que toca o rgo. Alternncia: Muitos cantos podem ter alternncia, id est, ser cantados por dois grupos alternadamente.

__________________________
Todos os direitos reservados ao Grupo So Pio V de Curitiba (PR) e ao Apostolado Atanasiano com sedes em Passos (MG) e Campinas (SP). A divulgao total ou parcial somente est autorizada com citao das fontes, do contrrio constitui violao dos direitos autorais. Esta uma obra inteiramente gratuita, proibida a venda.

GRUPO SO PIO V O ATANASIANO A VERDADE CONTRA O MUNDO

A alternncia pode ser realizada entre: Cantor e coral; Dois coros do coral; Um coro e todo o coral; O coral e a congregao. Em caso de necessidade, alguns cantos podem ser cantados por dois cantores alternadamente. As barras duplas marcam os pontos em que pode/deve ser realizada alternncia. rgo: O rgo serve para a decorao da msica litrgica, que essencialmente vocal, e para a sustentao desse canto vocal. O uso do rgo proibido nos dias penitenciais, isto : No advento (exceto no 3 Domingo, gaudete); Na quaresma (exceto no 4 Domingo, ltare); No Dia dos Fiis Defuntos e nas Missas de Requiem. Nesses dias o rgo no pode ser tocado. Pode, no entanto, se necessrio, ser tocado para dar sustentao ao canto, desde que no seja tocado sozinho nem se sobreponha ao canto vocal. O rgo no pode acompanhar os cantos do sacerdote. Msicas adicionais: - Ocasionalmente, permitido que sejam adicionadas msicas Missa que no estejam no prprio ou no ordinrio (como msicas adicionais ao ofertrio, comunho, segunda metade do cnon, preldio, procisso e retirada). Deve-se ter em mente que estas adies Missa so desnecessrias, e devem estar sujeitas s seguintes consideraes. a) Para qualquer msica deve-se usar a lngua latina, a no ser que a permisso ao vernculo esteja explicitamente mencionada; b) O rgo no pode ser tocado durante os tempos penitenciais e nas Missas de Rquiem; c) A preparao e performance de msicas desnecessrias nunca deve prejudicar o completo e cuidadoso canto das msicas necessrias. estritamente proibido atrapalhar, truncar ou omitir qualquer parte das msicas prescritas para dar lugar a peas que no fazem parte da liturgia. De modo similar, no se deve de forma alguma acelerar a msica da Missa para que qualquer outra coisa, por mais bela que seja, posa ser includa.

__________________________
Todos os direitos reservados ao Grupo So Pio V de Curitiba (PR) e ao Apostolado Atanasiano com sedes em Passos (MG) e Campinas (SP). A divulgao total ou parcial somente est autorizada com citao das fontes, do contrrio constitui violao dos direitos autorais. Esta uma obra inteiramente gratuita, proibida a venda.

GRUPO SO PIO V O ATANASIANO A VERDADE CONTRA O MUNDO

O reverente silncio: - Cantando-se o que deve ser cantado (ordinrio e prprio), nas demais partes o reverente silncio sempre uma boa opo. A msica contnua em todo o Sacrifcio da Missa pode vir a ser irritante e a atrapalhar a piedosa assistncia ao Santo Sacrifcio, principalmente se tais cantos estiverem mal preparados ou forem improvisados. Os magnficos cantos do Rito Romano tornar-se-o ainda mais belos se no estiverem mergulhados em um mar de mediocridade, e as msicas que possam ser adicionadas sero ainda mais bem vindas com sua raridade. Tipos de Missa: Miss sine cantu: Missa privata: Em portugus: Missa rezada ou Missa privada. Em ingls: low Mass. Miss cum cantu: Missa cantata: Em portugus: Missa cantada. Em ingls: high Mass. Missa solemnis: Em portugus: Missa solene. Em ingls: solemn high Mass. Missa pontificalis: Em portugus: Missa pontifical solene. Em ingls: pontifical high Mass.

__________________________
Todos os direitos reservados ao Grupo So Pio V de Curitiba (PR) e ao Apostolado Atanasiano com sedes em Passos (MG) e Campinas (SP). A divulgao total ou parcial somente est autorizada com citao das fontes, do contrrio constitui violao dos direitos autorais. Esta uma obra inteiramente gratuita, proibida a venda.

GRUPO SO PIO V O ATANASIANO A VERDADE CONTRA O MUNDO

PARTE III MISSA SINE CANTU VEL MISSA PRIVATA - Enquanto na Missa solemnis e na Missa cantata a msica do coral parte integrante da Liturgia, na Missa privata a msica no parte integrante da liturgia. Assim, nela msica consiste em um exerccio de devoo para a edificao espiritual dos fiis, no tendo funo litrgica. - Logo, a Missa privata pode, com efeito, ser celebrada sem nenhum canto - Pode-se tocar rgo, cantar hinos, motetes, cantos e antfonas em latim ou em vernculo. - No entanto, estritamente proibido, na Missa privada: Cantar as resposta do ordo miss; Cantar o prprio; Cantar os cantos do ordinrio. - Igualmente, o sacerdote no pode cantar nenhuma parte do ordo miss. - permitido o canto sempre que o sacerdote no esteja rezando em voz alta, com exceo da Consagrao, momento no qual nunca se pode cantar. - Um plano sugerido para a msica em uma Missa privata o seguinte: Hino processional: hino, motete ou rgo (plein jeu, preldio, toccata); Hino do ofertrio: hino, motete ou rgo (interldio, tocatta); Durante a segunda metade do Canon: hino, motete (em honra ao Santssimo Sacramento) ou rgo (quieta e reverentemente - (interldio, tocatta) Hino de comunho: hino, motete ou rgo (interldio, tocatta); Hino de retirada: hino, motete ou rgo (plein jeu, postldio, fuga, toccata). - Deve-se sempre preferir a lngua latina nos cantos e msica prxima do canto gregoriano.

__________________________
Todos os direitos reservados ao Grupo So Pio V de Curitiba (PR) e ao Apostolado Atanasiano com sedes em Passos (MG) e Campinas (SP). A divulgao total ou parcial somente est autorizada com citao das fontes, do contrrio constitui violao dos direitos autorais. Esta uma obra inteiramente gratuita, proibida a venda.

GRUPO SO PIO V O ATANASIANO A VERDADE CONTRA O MUNDO

PARTE IV MISS CUM CANTU - Os tipos de Missa com canto, os quais requerem um coral, so os seguintes: Missa cantata: Missa cantada por um sacerdote, sem a assistncia de dicono e subdicono. Missa solemnis: Missa cantada por um sacerdote, com a assistncia de dicono e subdicono. Missa pontificalis: Missa cantada por um bispo, com a assistncia de dicono, subdicono e outros ministros requeridos. - No que se refere ao coral, a msica prescrita a mesma em todos esses tipos de Missa, com algumas poucas distines. - As partes da Missa que devem ser cantadas, sem exceo, pelo coral na Missa cantata e na Missa solemnis so as seguintes: Asperso (somente na Missa principal de Domingo); Ordinrio: Krie; Glria (se exigido); Credo (se exigido); Sanctus; Benedictus; Agnus Dei; Prprio do dia: Intrito; Gradual; Alleluia (em seu devido tempo litrgico); Tracto (em seu devido tempo litrgico); Seqncia (se exigida);

__________________________
Todos os direitos reservados ao Grupo So Pio V de Curitiba (PR) e ao Apostolado Atanasiano com sedes em Passos (MG) e Campinas (SP). A divulgao total ou parcial somente est autorizada com citao das fontes, do contrrio constitui violao dos direitos autorais. Esta uma obra inteiramente gratuita, proibida a venda.

GRUPO SO PIO V O ATANASIANO A VERDADE CONTRA O MUNDO

Antfona do ofertrio; Antfona da comunho. - O ordinrio e o prprio devem ser cantados inteiramente em latim (com exceo do Krie que, obviamente, em grego). - Nas Miss cum cantu o coral deve, obrigatoriamente, cantar todo o ordinrio e todo o prprio apontado para o dia litrgico. - Os prprios podem ser cantados em tom de salmodia, no caso de corais que ainda necessitam de mais experincia para cantar os cantos gregorianos mais complexos. Isso enquanto aprendem a melodia original. Nesse caso, pode-se ir, aos poucos, inserindo algumas partes com a melodia original. Se, no entanto, o coral tiver capacidade suficiente, deve cantar conforme a melodia original dos prprios. - O ordinrio e os prprios podem ser cantados em forma de polifonia sacra, caso esta esteja de acordo com as normas da Msica Sacra e o coral tenha capacidade suficiente para cant-la. - O coral deve fazer um pequeno ritenuto e reverncia ao nome de Nosso Senhor Jesus Cristo no canto do ordinrio. - Momento de cantar, modo de cantar e alternncia de cada parte: Preldio (adicional): antes da celebrao da Missa, o coral pode cantar um hino, moteto, canto, antfona, em latim ou em vernculo, ou o rgo pode ser tocado, caso no esteja ele proibido (se no for tempo penitencial) (plein jeu, preldio, toccata); Hino processional (adicional): Assim que o sacerdote caminha para o altar, o coral e o povo podem cantar um hino, motete, canto, ou antfona, em latim ou em vernculo, ou o rgo pode ser tocado (plein jeu, preldio, toccata). Assim que o sacerdote entra no presbitrio, o hino deve ser concludo, no devendo fazer com que o sacerdote espere para iniciar a asperso ou as Oraes ao p do altar (caso no se tenha asperso). Asperso: O coral entra aps a entoao do Asperges me ou Vidi aquam (durante o Tempo Pascal) pelo celebrante aos ps do altar. Aps a antfona, o cantor entoa o verso at o asterisco, aps o qual o coral continua, ou todo ele. O Gloria Patri (exceto no Tempo da Paixo, quando ele omitido) entoado pelo cantor at o asterisco, aps o qual continua o coral. A antfona , ento, repetida por todo o coral. Canta-se, ainda, as respostas do responsrio antes da orao da aspero. Obs.: A Asperso realizada somente na principal Missa dominical. Intrito: Seu canto tem incio assim que o sacerdote chega ao altar para iniciar as Oraes ao p do altar. abuso litrgico o incio do intrito antes ou depois desse ponto. A antfona entoada pelo cantor at o asterisco, aps o qual continua todo o coral. O verso entoado pelo cantor at o asterisco, aps o qual continua todo o coral, ou por ele todo cantado. O Gloria Patri (exceto no Tempo da Paixo, quando ele omitido) entoado pelo cantor at o asterisco, aps o qual continua o coral. A antfona repetida por todo o coral.
__________________________
Todos os direitos reservados ao Grupo So Pio V de Curitiba (PR) e ao Apostolado Atanasiano com sedes em Passos (MG) e Campinas (SP). A divulgao total ou parcial somente est autorizada com citao das fontes, do contrrio constitui violao dos direitos autorais. Esta uma obra inteiramente gratuita, proibida a venda.

GRUPO SO PIO V O ATANASIANO A VERDADE CONTRA O MUNDO

Obs.: O modo do Gloria Patri deve ser o mesmo modo do intrito. Krie: Seu canto iniciado imediatamente aps o intrito. constitudo, sempre, de nove versos. Recomenda-se veementemente que seja ele alternado entre o cantore e o coral da mesma forma que o sacerdote alterna com os ministros. Krie eleison. CA. Krie eleison. CO. Krie eleison. CA. Christe eleison. CO. Christe eleison. CA. Christe eleison. CO. Krie eleison. CA. Krie eleison. CO. Krie eleison. CA. Glria: Inicia-se o canto do Glria logo aps ser ele entoado pelo celebrante. Entoao esta que prpria para cada glria e no pode ser realizada pelo coral, sendo, pois, exclusiva do sacerdote. A alternncia do Glria pode ser executada entre o cantor e o coral, entre dois coros do coral, entre o coral e os fiis ou, ainda, entre um coro do coral, e ele todo. Os pontos de alternncia so marcados pela barra dupla. Resposta colecta: Et cum spiritu tuo e amen, conforme o tom escolhido do Liber Usualis para faz-la (ferialis, festivus, solemnis ou simplex Pode-se usar, ainda, o recto tono). Graduale/alleluia/alleluia paschalis/tractus/seqncia: Na Missa solemnis e na Missa pontificalis canta-se os cantos apontados para o dia logo aps o trmino do canto da Epstola pelo subdicono. Na Missa cantata o sacerdote pode escolher ler a epstola em voz alta, ao que o coral inicia o canto logo aps o trmino da leitura, ou ele pode ler em voz baixa enquanto o comea o canto (em nenhum caso canta-se ou responde-se Deo gratias aps a Epstola). Graduale: O cantor entoa o primeiro verso at o asterisco, aps o qual continua o coral, o canta todo o verso (o que veementemente recomendado). O coral todo canta o segundo verso. Alleluia: entoado pelo cantor at o asterisco. repetida a entoao por todo o coral ao sinal ij, que continua ao jubilus (longo melisma na slaba a). O verso cantado pelo cantor at o asterisco e terminado pelo coral. O segundo alleluia entoado pelo cantor at o asterisco e terminado por todo o coral. Alleluia paschalis: Durante o Tempo Pascal um duplo alleluia sobstitui o graduale. entoado pelo cantor at o asterisco; ento, o smbolo ij indica que aquilo que acabou de ser cantado deve ser repetido por todo o coral, que continua at o asterisco, e canta o jubilus (o longo melisma na slaba a), at concluir a palavra. O verso ento cantado pelo cantor at o asterisco, aps o qual continua o coral. Aps o fim do verso, tem incio o segundo alleluia. entoado pelo cantor at o asterisco, aps o qual continua o coral, no repetindo o que ele acabou de cantar, mas juntando-se a ele para o canto do jubilus. Ento, o segundo verso cantado pelo cantor at o asterisco, e concludo pelo coral, aps o que repetido o

__________________________
Todos os direitos reservados ao Grupo So Pio V de Curitiba (PR) e ao Apostolado Atanasiano com sedes em Passos (MG) e Campinas (SP). A divulgao total ou parcial somente est autorizada com citao das fontes, do contrrio constitui violao dos direitos autorais. Esta uma obra inteiramente gratuita, proibida a venda.

GRUPO SO PIO V O ATANASIANO A VERDADE CONTRA O MUNDO

segundo alleluia, sendo entoado pelo cantor at o asterisco, ao que o coral junta-se a ele para o jubilus ( tambm permitido que todo o coral cante o alleluia aps o segundo verso). Tractus: O Tractus consiste em um determinado nmero de versos de salmos, cantados um depois do outro, sem repeties. Devem ser cantados com alternncia. O cantor entoa o primeiro verso at o asterisco, ento a primeira metade do coral completa. Se a alternncia entre o cantor e o coral, ento o cantor h de cantar todo o verso. A barra dupla indica os pontos em que um grupo alterna com outro. O asterisco no verso final indica o ponto em que ambos os grupos juntam-se para concluir o canto. Deve-se notar que os tractos do I Domingo da Quaresma e do Domingo de Ramos so extremamente longos. Muitos corais, at os mais experientes, acharo prudente cant-los em tom de salmodia. Seqncia: Os versos devem ser alternados entre dois grupos ou entre o cantor e o coral, com todos cantando o amen (e o alleluia, se tiver) ao fim. Obs.: Em alguns dia litrgicos (como nas tmporas) havero vrias lies, antfonas e cantos antes do canto do Santo Evangelho. Evangelho: O coral canta as respostas et cum spiritu tuo e gloria tibi Domine. O coral e os fiis no devem responder o laus tibi Christe. Credo: Aps a entoao do credo in unum Deum pelo sacerdote (no podendo ser entoado pelo coral), o coral continua. O Credo I, sendo a melodia original, deve ter preferncia. O Credo pode ser alternado entre dois coros, entre o cantor e o coral, ou entre o coral e os fiis. veementemente recomendado que se siga o venervel costume de cantar o verso Et incarnatus est [...] et homo factus est mais lentamente que o resto do canto. Devese no entanto cuidar para retomar a velocidade prpria logo depois. Resposta anterior ao ofertrio: et cum spiritu tuo. Antfona do ofertrio: Canta-se logo aps o canto do oremus pelo sacerdote. O cantor entoa at o asterisco, aps o qual continua o coral todo. Msica adicional ao ofertrio: Pode-se estender o canto com versos melismticos cantados pelo cantor (que podem ser encontrados no Offertoriale Triplex), aps os quais o coral repete a antfona. Pode-se, ainda, cantar hinos, motetes ou cantos apropriados em latim. Pode-se tocar o rgo, se no estiver proibido (interldio, tocatta). Ou, pode-se, ainda, manter o reverente silncio. Respostas ao prefcio: O coral canta o amen, et cum spiritu tuo, habemus ad Dominum e o dignum et justum est, conforme o tom do prefcio (ferialis, solemnis ou solemnior). Sanctus e Benedictus: Canto gregoriano: Canta-se o Sanctus e o Benedictus, em sua unidade, assim que o sacerdote termina de cantar o prefcio. O primeiro Sanctus entoado pelo cantor e todo o coral continua o canto. Polifonia sacra: Canta-se o Sanctus polifnico logo aps o sacerdote terminar de cantar o prefcio. Aps o canto do Sanctus polifnico, espera-se a Consagrao (momento no qual
__________________________
Todos os direitos reservados ao Grupo So Pio V de Curitiba (PR) e ao Apostolado Atanasiano com sedes em Passos (MG) e Campinas (SP). A divulgao total ou parcial somente est autorizada com citao das fontes, do contrrio constitui violao dos direitos autorais. Esta uma obra inteiramente gratuita, proibida a venda.

GRUPO SO PIO V O ATANASIANO A VERDADE CONTRA O MUNDO

nunca h canto). Assim, canta-se o Benedictus aps a consagrao, durante a segunda metade do Canon. No deve haver canto durante a Consagrao (Cf. Crimoniale Episcoporum, I, 28, 9). Msica para a segunda metade do Canon (se no for cantado Benedictus polifnico): o rgo pode ser tocado quieta e reverentemente (interldio, tocatta). Um canto, hino ou motete em honta ao Santssimo Sacramento, em latim, pode ser cantado. Ou, o que prefervel s rubricas, mantenha-se o reverente silncio. Aps o nobis quoque peccatoribus deve-se terminar o canto ou a msica do rgo o quanto antes. Canta-se o amen ao fim do Canon. Pater noster: Cantado somente pelo sacerdote, ao que o coro responde o sed libera no a malo no fim. frao da hstia: amen e et cum spiritu tuo. Agnus Dei: Canta-se logo aps o et cum spiritu tuo. Tem letra diferente na Quinta-feira Santa e nas Missas de Requiem. Antfona da comunho: Canta-se assim que o celebrante comea a distribuir a Santa Comunho. Msica adicional comunho: Pode-se estender com versos de salmos cantados pelo cantor, com a antfona sendo repetida pelo coral ao fim de cada verso, e com o Gloria Patri sendo cantado ao fim (exceto durante o tempo da Paixo, em que omitido). Pode-se tocar o rgo, se no estiver proibido (interldio, tocatta). Pode-se cantar algum canto adequado em latim, como um hino, motete, antfona ou um canto. Deve-se terminar o canto ou a msica do rgo assim que o celebrante l a antfona da comunho do missal, aps as ablues. Ps-comunho: Canta-se as respostas et cum spiritu tuo e amen. O canto da orao pelo celebrante segue a mesma regra da Colecta Despedida: O coral canta a resposta et cum spiritu tuo. Aps o canto, pelo celebrante, do ite missa est ou do benedicamus Domino, conforme a Missa escolhida para cantar o ordinrio, o coral canta o Deo gratias correspondente. Bno final: A no ser que seja uma Missa pontificalis, a bno recitada e no cantada. Caso seja uma Missa pontifical, canta-se as respostas da bno pontifical.

__________________________
Todos os direitos reservados ao Grupo So Pio V de Curitiba (PR) e ao Apostolado Atanasiano com sedes em Passos (MG) e Campinas (SP). A divulgao total ou parcial somente est autorizada com citao das fontes, do contrrio constitui violao dos direitos autorais. Esta uma obra inteiramente gratuita, proibida a venda.

GRUPO SO PIO V O ATANASIANO A VERDADE CONTRA O MUNDO

Hino de retirada (adicional): Aps a leitura do ltimo Evangelho, o coral pode cantar um hino de retirada, em latim ou em vernculo, ou o rgo pode ser tocado, caso no esteja proibido (plein jeu, postldio, fuga, toccata).

__________________________
Todos os direitos reservados ao Grupo So Pio V de Curitiba (PR) e ao Apostolado Atanasiano com sedes em Passos (MG) e Campinas (SP). A divulgao total ou parcial somente est autorizada com citao das fontes, do contrrio constitui violao dos direitos autorais. Esta uma obra inteiramente gratuita, proibida a venda.

You might also like