You are on page 1of 5

UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE SERVIO SOCIAL ECONOMIA POLTICA E SERVIO SOCIAL 1 PERODO NOITE PROF HAROLDO

O ABREU

CRISES DO SISTEMA CAPITALISTA

Marcele Rebello de Farias Valria Luzia S. de L. Garcia

Niteri Crises do Capitalismo 2013

A histria do desenvolvimento do Capitalismo vem acompanhada por uma sucesso de crises econmicas, desde 1825, passando pela Segunda Guerra Mundial, onde se pode perceber tambm momentos de prosperidade economia, sendo a ltima delas entre 1937/1938, s sendo interrompida pela Guerra. H pouco mais de um sculo considerada instvel, passando por momentos de expanso e crescimento da produo, passando pela depresso, gerando desemprego e misria classe proletria. Mediante estas constantes crises foi necessrio se tomar medidas macroeconmicas a fim de reduzir os impactos, porm isto no mudou muito e continuou alterando momento de prosperidade e depresso, do sc. XX para incio do sc. XXI. Isto tudo s veio comprovar que, independente das polticas admitidas as crises no conseguiram ser eliminadas. Analisando, de forma histrica, o MPC se conclui que a crise do sistema capitalista vem da raiz Capitalista, portanto no pode haver Capitalismo sem crise, mas pode haver uma organizao de economia estruturalmente diferente da organizao capitalista, capaz de impedir as causas da crise. Mesmo em sociedades pr-capitalistas j existiam crises, porm por fatores totalmente opostos as do sistema capitalista, em sua maioria causada por danos naturais, como epidemias, guerras, onde se gerava escassez de bens necessrios a vida social, denominada de Crise de Subproduo de Valores de Uso. Se na crise MPC, onde h reduo da produo, ocasionando o desemprego, j na crise do prcapitalismo o que se reduz a fora de trabalho, devido a doenas. Se na primeira sobram bens de consumo, devido superproduo e que no conseguem ser vendidos a custo elevado devido falta de consumidores que possam pagar e na 2 o problema a completa escassez. Neste processo ficam muito ntidas as fases do ciclo econmico, que ocorrem sempre entre uma crise e outra. Levando em considerao que as crises se iniciam com um incidente econmico ou poltico, obrigando as operaes comerciais se reduzirem em todas as reas da empresa, seja na produo de mercadorias, reduo de salrios e custo das mercadorias, chegando total quebra da empresa e pauperizao da classe trabalhadora, neste grau se encontra a primeira fase do ciclo, que se segue depresso, onde o capitalista segue seu ciclo de cautela, mantendo os salrios e produo estagnados, sendo obrigado a procurar por solues tecnolgicas para sair da crise, seria a fase que os foram a pensar. Entra em ao a fase da retomada, onde as empresas que sobreviveram compram as que no conseguiram se reerguer, renovam equipamentos, produzem mais e aos poucos elevam os preos novamente e o desemprego diminui um pouco. J restaurada a empresa entra na fase do auge, onde se comea a produzir cada vez mais, lanando no mercado uma quantidade cada vez

maior de mercadorias, no levando em considerao a concorrncia, e quando tudo parece que vai bem, um novo detonador qualquer pe tudo abaixo, e sobrevm uma nova crise. Observando este ciclo econmico fica muito claro que no h, no capitalismo, uma cultura de planejamento global. Como o objetivo principal o lucro, cada capitalista visa seu prprio interesse e no avalia se ter demanda proporcional a sua produo, no levando em considerao que outros capitalistas esto por vezes investindo igualmente em um mesmo produto e com isso erram duas vezes, porque entra tambm a questo da reduo da taxa de lucro, j que investiram numa reduo de custos, produzindo por menos e que mais frente tero que baratear este produto, devido concorrncia com outras empresas. Outro ponto crucial que produzem produtos onde a maioria dos consumidores no tem condies de adquirir, uma vez que a massa composta por trabalhadores sem condies financeiras, como j dizia Marx: a razo ltima de todas as crises reais sempre a pobreza e a restrio ao consumo das massas em face ao impulso da produo capitalista a de desenvolver as foras produtivas como se apenas a capacidade absoluta de consumo da sociedade constitusse seu limite. Um ponto interessante da crise este fato de criarem condies para reanimao e um novo auge. Esta questo contraditria faz da crise algo funcional ao MPC, mas por outro lado as crises no so de interesse de nenhuma das partes envolvidas, capitalistas e trabalhadores, porm no h como elimin-las uma vez que demonstram no MPC, entre a produo socialista e a apropriao privada. Se antes o desenvolvimento das foras produtivas era um fator positivo, logo ele passou a ser visto como fator de contradio e para mudar este quadro seria necessrio substituir o MPC por uma organizao superior e mais avanada de vida econmica, tendo como foco principal desta mudana o cunho poltico dos trabalhadores, dando passagem a uma organizao socialista.

Viso Contempornea No perodo conhecido como anos dourados nos pases capitalistas centrais prometia-se aos trabalhadores a sociedade afluente apesar das desigualdades sociais. Nos centros chegava-se pregar a integrao da classe operria. O taylorismo-fordismo e o keynesianismo consolidaram o capitalismo democrtico, anunciava-se um capitalismo sem contradies, apenas conflitivo. Essa idealizao partia do acmulo que via derrota do fascismo e da reconstruo ps guerra com novas linhas de convivncia poltica e econmica, que era uma nova onda longa expansiva, na qual os perodos cclicos de prosperidade so mais longos e intensos, e mais curtos e mais superficiais as crises cclicas. Esta onda longa aps a guerra esgotou-se. Nenhum pas capitalista central conseguiu manter as taxas do perodo anterior, a iluso do capitalismo democrtico chegava ao fim. Ao longo dos anos sessenta e na abertura dos anos setenta o peso do movimento sindical aumentou significativamente nos pases centrais como, por exemplo, a conquista de melhorias salariais. Surgiram tambm modificaes culturais pela revoluo de costumes, a revolta estudantil, a mobilizao dos negros norteamericanos pelos direitos civis e tambm o movimento feminista. Num processo indito no ps guerra os anos dourados so enterrados e registra-se uma recesso generalizada que envolve simultaneamente todas as grandes potencias imperialistas. Em resposta o capital monopolista implementa, um conjunto de respostas que configuram a restaurao do capital baseada em um trip: a reestruturao produtiva, a financeirizao e a ideologia neoliberal. O capital agora entra numa fase defensiva no plano poltico. Passava por uma desacelerao do crescimento, queda das taxas de lucro, aumento de custos dos direitos garantidos aos trabalhadores, etc. O capitalismo monopolista implementa uma estratgia poltica global. Uma das investidas dessa nova poltica o ataque ao movimento sindical atribuindo a eles pelos gastos pblicos com os direitos sociais conquistados e por medidas legais restritivas diminui o poder de interveno do movimento sindical.

Comearam a introduzir tambm alteraes nos plano de produo e comeam instaurar a acumulao flexvel que caracteriza a terceira fase do estgio imperialista e sinaliza a fase ps-fordismo com a reestruturao produtiva. Instaurase tambm a desterritorializao da produo onde os capitalistas vo procurar reas subdesenvolvidas ou perifricas onde no haja legislao protetora dos trabalhadores e sem lutas sindicais o que acentua a explorao do trabalhador e o carter desigual do capitalismo. A reestruturao produtiva incorpora os avanos tcnico-cientficos, a introduo da microeletrnica e dos recursos informticos e robticos vem alterando os processos de trabalho, Isso tem sido chamado por alguns pesquisadores de terceira revoluo industrial ou revoluo informacional. H tambm a expanso das fronteiras do trabalhador coletivo, o aumento das exigncias as foras de trabalho, ou seja, deve ser qualificada e polivalente, implementao do estmulo ao sindicalismo da empresas e que os trabalhadores so colaboradores e no operrios. Houve a precarizao do emprego, um aumento macio do desemprego para criar um grande exrcito industrial de reserva, Esses fatores trouxeram de volta a explorao que parecia prpria do passado.

You might also like