You are on page 1of 11

Programa de Atualizao para Profissionais de Resgate

ATENDIMENTO PR-HOSPITALAR Lio 01 O SERVIO DE RESGATE DO CB

OBJETIVOS
Ao final desta lio o participante dever ser capaz de: 1. 2. 3. 4. Definir o organograma do servio de Resgate do CB. Determinar a legislao pertinente ao Servio de Resgate do CB. Dissertar sobre o perfil tcnico, fsico e psicolgico adequados a um socorrista. Estabelecer a conduta legal do socorrista nos casos em que houver recusa de atendimento. 5. Citar a conduta adequada nos casos de responsabilidades pela posse de objetos do paciente. 6. Citar a atuao do socorrista quando atendendo pacientes nas seguintes situaes: pacientes mentalmente perturbados, pacientes drogados, pacientes femininas, ocorrncias criminais, casos de bito. 7. Indicar a conduta tica no relacionamento com o paciente e os demais profissionais da rea de sade.

Jan00

3 Grupamento de Incndio

Seo de Resgate

MP 1.1

Programa de Atualizao para Profissionais de Resgate

ORGANOGRAMA DO SERVIO DE RESGATE DO CB


SISTEMA DE ATENDIMENTO DE EMERGNCIAS definido como a cadeia de recursos e servios organizados para prestar assistncia continuada s vtimas, desde o local onde se iniciou a emergncia at a chegada ao ambiente hospitalar. CONCEITO DE SOCORRISTA DE RESGATE a pessoa capacitada em atendimento pr-hospitalar e tcnicas de salvamento , credenciada pela Escola de Bombeiros, portanto, habilitada para, com segurana, avaliar, identificar e corrigir no local de ocorrncia os problemas que comprometam a vida de um acidentado ou de quem sofra de uma emergncia mdica, transportando-a adequadamente ao recurso hospitalar.

ESQUEMA DE ACIONAMENTO E ATENDIMENTO DE OCORRNCIAS


COBOM
ATENDENTE 193 OPERADOR CABINE

MDICO CONTROLADOR

1 9 3

V T R P O L

UR

USA terrestre USA area REDE HOSPITALAR

S A V

SBV

A OCORRNCIA

Tipos de ocorrncias: Atropelamento, queda acidental, agresses, infarto, AVC, etc. Acionamento: Atravs do telefone 193 ou por viaturas do CB ou de policiamento.
Jan00 3 Grupamento de Incndio Seo de Resgate MP 1.2

Programa de Atualizao para Profissionais de Resgate

COBOM: Local destinado ao recebimento de chamadas, triagem e despacho de viaturas. Dipoe de operadores do fone 193, operadores de cabine, Chefe de Planto, Chefe de Operaes e Mdico Controlador do Sistema Resgate. Mdico Controlador: Mdico responsvel pelo acompanhamento das chamadas de ocorrncias de Resgate; recebe informaes da USA e UR, fornece orientaes, seleciona e determina o despacho da viatura ao hospital indicado. Unidade de Resgate: Viatura equipada com materiais necessrios ao Suporte Bsico de Vida e tripulada por no mnimo 03 (trs) socorristas capacitados para a atividade de APH e Salvamento e credenciados pelo Sistema Estadual de Sade. Unidades de Suporte Avanado: Viatura terrestre devidamente equipada com materiais necessrios ao Suporte Avanado de Vida, tripulada por mdico e Enfermeiro e um Bombeiro TEM que atua como motorista ou Aeronave tripulada por integrantes do GRPAe, equipada com materiais de SAV e que conta ainda com Mdico e Enfermeiro. SBV: Atividade que consiste em medidas de primeiros socorros bsicos, excluindo-se as manobras invasivas, com a finalidade de minimizar o sofrimento do acidentado, evitar o agravamento das leses ou manter a vida at a chegada do SAV: Ex.: imobilizaes, estancamento de hemorragias, reanimao cardiopulmonar, etc. SAV: Atividade mdica e de enfermagem que serve de apoio ao SBV, iniciada no local de ocorrncia, atravs de medidas que combinam SBV e manobras invasivas: Ex.: infuso de medicamentos, desfibrilao cardaca, monitoramento cardaco, intubao orotraqueal, etc. Apoios: Viaturas do CB: AS, AB, Cmdo rea, necessrios para concluir a atividade de Resgate ou proteo de local; Viaturas de Cia Eltrica, Cia Gs, etc...; Ambulncias do Servio Municipal ou particular de Sade, etc.. Rede Hospitalar: Hospitais equipados com recursos humanos e materais para receber o paciente e dar continuidade no seu atendimento. Divididos em hospitais primrios, secundrios e tercirios.

1.1. LEGISLAO PERTINENTE AO SERVIO DE RESGATE DO CB:


Ao contrrio de outros pases como Canad, Frana e EUA que dispem de leis especficas que instituem e regularizaram o servio de Atendimento Pr-hospitalar e a profisso de Tcnico em Emergncias Mdicas, no Brasil no h nada equivalente. O Servio de Resgate do CB atua baseado no que dispe o Cdigo Penal que cita os casos de omisso de socorro, logo como Policiais Militares temos a obrigao legal de realizar o socorro independente do risco que possa haver; cita ainda as Constituies Estadual e Federal as funes das Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, como a de prestar socorro nos casos de calamidades e afins; existe ainda Portarias e Resolues que instituem o servio de Resgate no Estado de So Paulo, cita algumas regras e define um Protocolo de Atendimento. Estas legislaes firmam um convnio entre Secretarias de Sade e da Segurana Pblica para a execuo do servio.

Portaria Centro de Vigilncia Sanitria n 9 de 17/03/94. Material de Distribuio 1 . 1 PORTARIA CVS 9 de 17Mar94 Destacar que o Centro de Vigilncia Sanitria um rgo com Poder de Polcia para fiscalizao das viaturas de Resgate. A Portaria CVS-9 determinam os tipos de ambulncias existentes para atendimento pr-hospitalar e resgate; definem a qualificao dos profissionais da rea de sade para tripularem tais viaturas bem como os materiais mnimos necessrios Jan00 3 Grupamento de Incndio - Seo de Resgate MP 1.3 para equip-las. Ressaltar a importncia de se manter os equipamentos mnimos que caracterizam uma viatura de resgate, bem como a manuteno da descontaminao da viatura e equipamentos.

Programa de Atualizao para Profissionais de Resgate

2.1. Perfil do socorrista:


TENS SELECIONADOS:

TCNICO

2.1.1. Pr-requisitos: deve o socorrista possuir o Curso de Tcnico em Emergncias Mdicas e/ou equivalente, ser credenciado pelo Sistema Estadual de Sade, sob responsabilidade da Escola de Bombeiros. Ser submetido periodicamente reciclagens operacionais. 2.1.2. Boa apresentao pessoal: prpria do policial militar, que traduz organizao. Mas em se tratando do servio de Resgate necessria devido ao perigo de contaminao para s ou para o paciente. Destacar a possibilidade de levar contaminao para a casa atravs do uniforme, que deve ser lavado em separado das outras roupas da famlia. 2.1.3. Discrio e sigilo: refere-se ao devido respeito aos fatos pessoais revelados pelos pacientes: Exemplos prticos: vtima acompanhada de homossexuais; que fz uso de drogas; envolvida em casos extra-conjugais, etc. . Sigilo e discrio no sentido de no revelar os fatos s pessoas que no estejam diretamente envolvidas no Sistema de Sade ou que deles devam ter conhecimento. 2.1.4. Controlar o vocabulrio: evitar conversao imprpria que perturbe ou aborrea o paciente e seus acompanhantes. Evitar grias e palavras de baixo calo. 2.1.5. Controle de hbito: Ex.: no fumar dentro da viatura. H o risco de incndio devido presena do oxignio.

2.2. Perfil do socorrista:

FSICO

2.2.1. Condicionamento fsico : necessrio um bom condicionamento fsico tendo em vista a atividade exigir grande esforo pelo n de ocorrncia dirias atendidas. Destacar a necessidade do socorrista atentar para as tcnicas de segurana do trabalho. Ex.: tcnicas de levantamento de pesos, correo de postura, etc.

2.3. Perfil do socorrista:

PSICOLGICO

2.3.1. Estabilidade emocional: a atividade exige um grande controle emocional por parte do socorrista; no deve se envolver emocionalmente no atendimento da ocorrncia; mantendo-se neutro aos acontecimentos. 2.3.2. Iniciativa: assumir o controle da situao; realizar as avaliaes devidas, adotar as condutas apropriadas e acionar os meios necessrios.
Jan00 3 Grupamento de Incndio Seo de Resgate MP 1.4

Programa de Atualizao para Profissionais de Resgate

2.3.3. Amabilidade: no sentido de se compreender o sofrimento alheio e tratar os pacientes com a serenidade devida. 2.3.4. Improvisao: quando situaes inesperadas surgirem, ser capaz de improvisar tcnicas e equipamentos para solucionar os problemas.

REGRAS E RESPONSABILIDADES DO SOCORRISTA 3. CONSENTIMENTOS NO ATENDIMENTO:

3.1. Recusa de atendimento.


Adultos quando conscientes e mentalmente capazes, podem recusar os cuidados de emergncia.

Material de Distribuio 1. 2 Modelo de Termo de Recusa de Atendimento

3.2. Consentimento implcito.


1. Adulto consciente e mentalmente capaz que no recuse formalmente o atendimento. 2. Paciente inconsciente ou por qualquer meio incapaz de dar sua concordncia. 3. Paciente menor de idade e que seus pais ou tutores legais concitam no atendimento ou no estejam no local da ocorrncia. 4. Pacientes com deficincia mental e/ou emocionalmente perturbados.

4. OMISSO DE SOCORRO: 4.1. Forma Legal de Acordo com o Cdigo Penal:


Art. 135. Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica.

4.2. Outros casos de omisso sujeitos penalidades:


Jan00 3 Grupamento de Incndio Seo de Resgate MP 1.5

Programa de Atualizao para Profissionais de Resgate

Desde que voc se apresente para ajudar algum que esteja necessitando de cuidados mdicos voc legalmente iniciou o tratamento. Caso voc deixe o paciente antes de completar os procedimentos necessrios ou faz menos do que poderia fazer de acordo com seu nvel de treinamento, ento voc abandonou o paciente, omitindo socorro, e portanto est sujeito a responder um processo.

Tambm pode ser considerado uma OMISSO, a situao de entregar o paciente em um Pronto Socorro, mas deixar de fornecer ao pessoal, dados e informaes relativos ocorrncia que voc atendeu.

4.

RESPONSABILIDADE PELA POSSE DE OBJETOS:

Os pertences pessoais do acidentado devem ser relacionados em formulrio prprio, fornecido pelo hospital ou pela equipe de Resgate , e entregues para a Chefia de Enfermagem do Pronto Socorro, familiares com responsabilidade pela vtima ou policiais encarregados do atendimento da ocorrncia. Destacar casos de envolvimento de socorristas com desaparecimento de pertences de vtimas, que poderiam ser melhor esclarecidos quando houvesse um registro dos valores entregues a terceiros. Destacar a forma correta de relacionar os pertences: Ex.: verificar a numerao dos cartes de crdito, dos tales de cheque, relacionar mesmo pertences que aparentemente no tenha valor, descrever jias de forma a no caracterizar o seu valor. ( 01 (um) anl de metal de cor dourada aos invs de 01 (um) anl de ouro ).

Material de Distribuio 1 . 3

Modelo de Registro de Valores

5. SITUAES E PACIENTES ESPECIAIS:


5.1. Pacientes mentalmente perturbados: Requer por parte do socorrista o conhecimento de tcnicas de abordagem do paciente psiquitrico. Destacar a necessidade do apoio nestes casos. 5.2. Pacientes femininas: Cuidado especial quando atendendo estas pacientes principalmente quanto exposio desnecessria de seu corpo; a necessidade de se permitir um acompanhante do sexo feminino durante todo o atendimento; o uso inadequado de palavras que possam constranger , etc. 5.3. Pacientes drogados: Deve o socorrista deixar de lado o seu preconceito de Policial Militar e atender este paciente como os demais, o seja, como um doente que necessita de auxlio.
Jan00 3 Grupamento de Incndio Seo de Resgate MP 1.6

Programa de Atualizao para Profissionais de Resgate

5.4.

Ocorrncias criminais: estupro, leses corporais, maus tratos com idosos e crianas: Atender a ocorrncia priorizando o atendimento pr-hospitalar e posteriormente ou concomitantemente acionando o apoio policial necessrio. Suspeitar de maus tratos pelos familiares ou terceiros quando atendendo crianas ou idosos com traumatismos.

6. DECLARAO DE BITO:
Situaes que indicam bito evidente: 1. Decapitao. 2. Estado de putrefao. 3. Rigidz cadavrica. 4. Perda substancial de rgos. 5. Manchas hipostticas. Providncias legais: Quando no houver dvida sobre a condio que indica bito evidente deve o socorrista acionar atravs do COBOM os meios policiais necessrios ao encaminhamento da ocorrncia. Nos casos de ocorrncias criminais cumprir o que estabelece publicao recente em Bol Geral sobre preservao de local de crime.

7. OS DIREITOS DO PACIENTE:
O cidado que recorre ao servio prestado pelo Resgate tem os direitos salvaguardados pelos Direitos Humanos, pela Constituio Federal, por Cdigos de tica Mdica e de outros profissionais da rea de Sade. O respeito aos direitos deste cliente tem por objetivo humanizar o relacionamento entre socorristas e pacientes. A seguir alguns desses direitos publicados em cartilha pela Secretaria Estadual de Sade e adaptada ao nosso servio de Resgate: 1. O paciente tem direito a atendimento humano, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais de sade. 2. O paciente tem direito a ser identificado pelo nome e sobrenome. No deve ser chamado pelo nome da doena ou do agravo da sade ( Ex.: aidtico, tuberculoso, leproso, pinguno, etc). 3. O paciente tem o direito de identificar o profissional de sade por nome completo, funo ou cargo. 4. O paciente tem direito a receber explicaes claras sobre o tipo de atendimento que est recebendo por parte do socorrista.

8. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E PROFISSIONAL NA REA DE SADE: Rotina hospitalar:


A equipe de Resgate deve entender que no existe a obrigao por parte do hospital de priorizar o atendimento prestado pelo Resgate do CB. Dentro de um hospital existe uma rotina de procedimentos estabelecida pela equipe mdica e de enfermagem de planto que deve ser seguida por aqueles profissionais. Por uma questo de relacionamento entre os profissionais e o
Jan00 3 Grupamento de Incndio Seo de Resgate MP 1.7

Programa de Atualizao para Profissionais de Resgate

entendimento das necessidades do servio de Resgate h quase sempre uma priorizao nesse atendimento. Os atritos que porventura ocorrem entre esses profissionais quase sempre parte do socorrista. Todos os problemas devem ser intermediados pelo Mdico Controlador do COBOM.

Apoio em local de ocorrncia:


A relao das equipes de Resgate e os servios de Atendimento Pr-hospitalar deve ser a de cooperao total. Quando presente no local a equipe do APH 192, o socorrista do Resgate deve atuar como se apoio fosse, podendo aquele servio adotar as condutas de APH necessrias e o transporte. Cabe ao socorrista de Resgate do CB adotar as providncias legais que a ocorrncia exigir. Nos casos de interveno voluntria por parte de mdicos em local de ocorrncia, avaliar a necessidade e aceit-la, constando no seu relatrio nome, CRM e procedimentos adotados pelo profissional.

Relacionamento interpessoal:
A prioridade deve ser sempre a prestao de um servio rpido e eficaz ao nosso paciente, o que influenciar na sua recuperao. Questes pessoais no devem influenciar no atendimento da ocorrncia. Deve existir o respeito e a cooperao entre os profissionais da rea da sade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
POP DO SERVIO DE RESGATE DO CB. CDIGO PENAL. CONTITUIO ESTADUAL SP. CONSTITUIO FEDERAL. TEM TCNICO EM EMERGNCIAS MDICAS NOES RESPONSABILIDADES . DIREITOS DO PACIENTE SECRETARIA DE ESTADO DA SADE.

TICAS

AVALIAO
1. Portaria que estabelece definies, classificaes e caractersticas das ambulncias e aeronaves em uso no CB: a. ( ) Portaria CVS 6. b. ( ) Portaria CVS 90. c. ( ) Portaria CVS 9. d. ( ) Portaria CVS 69. 2. Disserte sobre o perfil tcnico do socorrista quanto aos seguintes aspectos: prrequisitos e apresentao pessoal: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________
Jan00 3 Grupamento de Incndio Seo de Resgate MP 1.8

Programa de Atualizao para Profissionais de Resgate

3.

Qual deve ser a conduta do socorrista no caso da existncia de pertences pessoais da vtima no local de ocorrncia: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 4. a. ( b. ( c. ( d. ( 5. Paciente que deve ser atendido pelo Resgate, independente de sua vontade: ) politraumatizada e inconsciente . ) criana e adolescente, sem tutor legal. ) mentalmente incapaz, sem a presena do responsvel. ) todas as alternativas esto corretas.

Qual deve ser a atuao do socorrista quando atendendo uma ocorrncia em que a vtima apresenta sinais de morte evidente: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

MODELO DE TERMO DE RECUSA DE ATENDIMENTO


POLCIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO CORPO DE BOMBEIROS 3 GRUPAMENTO DE INCNDIO POSTO DE BOMBEIROS BELM TERMO DE RECUSA DE ATENDIMENTO DATA: 13/10/99 UR 300 TALO: 032 - 17h35min

Eu, Joo Carlos de Lima, RG: 19.265.150 SSP/SP, residente Avenida Celso Garcia, 2254 bairro Belenzinho So Paulo SP, ciente de minha condio de sade atual, recuso voluntariamente o Atendimento Pr-hospitalar oferecido pela Equipe da Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo. _______________________________ conferir assinatura com a do RG 1 Testemunha: Marcos Csar de Oliveira RG: 13.789.076 8 SSP/SP Endereo: Rua Silva Teles, 21 bairro Tatuap So Paulo FONE: 6961.307 2 Testemunha: Carlos Jos de Lima RG: 18.456.087-3 SSP/SP Endereo: Avenida Martim Francisco, 1270 Vila Lucinda Santo Andr SP FONE: 9954.3457

MODELO DE TERMO DE RECUSA DE ATENDIMENTO


3 Grupamento de Incndio Seo de Resgate

Jan00

MP 1.9

Programa de Atualizao para Profissionais de Resgate

MODELO DE TERMO DE RECUSA DE ATENDIMENTO


POLCIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO CORPO DE BOMBEIROS 3 GRUPAMENTO DE INCNDIO POSTO DE BOMBEIROS BELM TERMO DE RECUSA DE ATENDIMENTO DATA: 13/10/99 UR 300 TALO: 032 - 17h35min

Eu, Joo Carlos de Lima , RG: 19.265.150 SSP/SP, residente Avenida Celso Garcia, 2254 bairro Belenzinho So Paulo SP, ciente de minha condio de sade atual, recuso voluntariamente o Atendimento Pr-hospitalar oferecido pela Equipe da Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo. _______________________________ conferir assinatura com a do RG 1 Testemunha: Marcos Csar de Oliveira RG: 13.789.076 8 SSP/SP Endereo: Rua Silva Teles, 21 bairro Tatuap So Paulo FONE: 6961.307 2 Testemunha: Carlos Jos de Lima RG: 18.456.087-3 SSP/SP Endereo: Avenida Martim Francisco, 1270 Vila Lucinda Santo Andr SP FONE: 9954.3457

MODELO DE REGISTRO DE VALORES

MODELO DE REGISTRO DE VALORES


Jan00 3 Grupamento de Incndio Seo de Resgate MP 1.10

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO CORPO DE BOMBEIROS 3 GRUPAMENTO DE INCNDIO POSTO DE BOMBEIROS BELM para Profissionais de Resgate Programa de Atualizao REGISTRO DE VALORES POLCIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO DATA: 12/10/99 UR 300 DE BOMBEIROS TALO: 030 - 13h36min CORPO 3 GRUPAMENTO DE INCNDIO Relao de pertences pessoais de Marcos Csar de Oliveira ______ RG: 13.789.076 8 SSP/SP POSTO DE BOMBEIROS BELM 8. 01(uma) bolsa de couro de cor preta. 9. 01 (um) carto de crdito BANESPAREGISTRO VISA n 124.678.908.679-0 DE VALORES validade 12/00. 10. 01 (um) relgio de marca Citizen - modelo Help, pulseira de metal de cor branca. 11. 03 (trs) fichas telefnicas Telesp.. UR 300 DATA: 12/10/99 TALO: 030 - 13h36min 12. 01 (uma) moeda de R$ 0,50 (cinquenta centavos). 13. 01 (uma) fotografia . de Marcos Csar de Oliveira Relao de pertences pessoais ______ 14. 01 (um) anelmetlico de cor dourada, com uma pedra de cor vermelha incrustada. RG: 13.789.076 8 SSP/SP 1. 01(uma) bolsa de couro de cor preta. __________________________________ 2. ____________________________________ 01 (um) carto de crdito BANESPA VISA n 124.678.908.679-0 validade 12/00. 2(um) Sgt PM Marcos Roberto Enfermeira Gorette COREN 16.789/99 3. 01 relgio de marca Citizen - modelo Help, pulseira de metal de cor branca. Hospital Municipal do Tatuap 4. 03 (trs) fichas telefnicas Telesp.. 5. 01 (uma) moeda de R$ 0,50 (cinquenta centavos). 6. 01 (uma) fotografia . 7. 01 (um) anel metlico de cor dourada, com uma pedra de cor vermelha incrustada. ____________________________________ 2 Sgt PM Marcos Roberto __________________________________ Enfermeira Gorette COREN 16.789/99 Hospital Municipal do Tatuap

Jan00

3 Grupamento de Incndio

Seo de Resgate

MP 1.11

You might also like