You are on page 1of 14

ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE AFC/CGU 2003/2004 (Prova aplicada em 18/01/2004)

08- Sobre a Contabilidade Pblica no Brasil, no podemos afirmar que: a) instrumento de registro e controle da execuo do Oramento aprovado pelo Poder Legislativo. b) registra a fixao da receita e a previso da despesa c) no contabiliza praas e arruamentos. d) adota, para apurao de resultados, o regime contbil misto, isto , regime de caixa para receitas e de competncia para despesas. e) adota o sistema de partidas dobradas.

Resposta correta: B Comentrios:


No podemos afirmar que a Contabilidade Pblica no Brasil registra a fixao da receita e a previso da despesa, pois o que ocorre exatamente o contrrio, previso das receitas e fixao das despesas. Vale ressaltar que de acordo com diversos autores, os estgios da receita e da despesa so:

RECEITA PBLICA Previso


Lanamento Arrecadao Recolhimento

DESPESA PBLICA Fixao


Empenho Liquidao Pagamento

09- Sobre o campo de aplicao da Contabilidade Pblica no Brasil, podemos afirmar que: a) no inclui as empresas estatais de capital aberto (sociedades de economia mista). b) os municpios, como esferas autnomas, no se submetem aos ditames da Lei n 4.320/64. c) inclui o Sistema S ( SENAI, SENAC, SENAR, SENAT) por receberem recursos para fiscais. d) inclui a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conforme definido na Constituio Federal de 1988. e) no inclui as fundaes pblicas.

Resposta correta: A

Comentrios:
O campo de atuao da contabilidade pblica abrange: A Administrao Direta (Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio), Autrquica e Fundacional da Unio, Estados e Distrito Federal e a Administrao Direta (Poderes Executivo e Legislativo), Autrquica e Fundacional dos Municpios; Empresas Pblicas e Sociedade de Economia Mista da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, quando utilizam recursos conta do Oramento Pblico. Essas entidades (empresas pblicas e sociedade de economia mista) passam a fazer parte do campo de aplicao da contabilidade pblica quando utilizam recursos conta do oramento pblico para despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria (art. 2, III, da LRF). Quando utilizam recursos do oramento pblico para os fins supracitados, essas entidades passam a ser conhecidas como EMPRESAS ESTATAIS

DEPENDENTES. As sociedades de economia mista, em via de regra, no esto includas no campo de aplicao da contabilidade pblica.

10- Os crditos adicionais podem ser classificados como: a) suplementares, quando destinados a despesas urgentes e imprevistas. b) especiais, quando destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica. c) extraordinrios, quando destinados a reforo de dotao oramentria. d) complementares, quando destinados a reforo de dotao oramentria. e) ordinrios, quando destinados a despesas com crditos insuficientes.

Resposta correta: B Comentrios:


Segundo o artigo 41 da Lei n 4.320/64, h trs tipos de crditos adicionais:

Crditos Suplementares Crditos Especiais Crditos Extraordinrios Crditos Suplementares: destinam-se ao reforo de dotao oramentria j
existentes.

Crditos Especiais: destinam-se a atender a despesas para as quais no haja

dotao oramentria especfica. Crditos Extraordinrios: so destinados ao atendimento de despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica.

RESUMO DOS CRDITOS ADICIONAIS


TIPOS

FINALIDADE

S U P L E M E N T A R E S

AUTORIZAO LEGISLATIVA

ABERTURA E INCORPORAO

VIGNCIA

PRORROGAO

INDICAR FONTE (recursos)

Reforar despesas j previstas no oramento.

Decreto Necessidade de (Executivo): autorizao incorporam-se ao No legislativa na oramento exerccio prpria LOA ou adicionando-se em que foi em lei dotao aberto (at especfica. oramentria a que 31/12). se destinou reforar.

Improrrogvel.

SIM

E S P E C I A I S

E X T R A O R D I N R I O S

S para o exerccio seguinte quando o ato de Decreto autorizao tiver (Executivo): sido Atender a incorporam-se ao No PROMULGADO despesas no Necessidade de oramento, mas exerccio nos ltimos 04 previstas no autorizao em conservam sua em que foi (quatro) meses oramento. lei especfica. especificidade aberto (at do exerccio. demonstrando-se a 31/12). Nesse caso, os conta dos mesmos, saldos so separadamente. incorporados, por decreto, ao oramento seguinte (crditos com vigncia plurianual). Na Unio, abertura se d por meio de Medida Provisria; Nos Estados, DF e Municpios, a abertura se d por Decreto do S para o Executivo ou por Atender a exerccio Medida Provisria, despesas No seguinte quando se houver previso exerccio o ato de abertura imprevisveis e urgentes (ex:. Independe na Constituio do em que foi (MP ou Decreto) guerra, Estado ou na Lei aberto (at tiver sido editado comoo Orgnica do 31/12). nos ltimos 04 interna ou Municpio. Se (quatro) meses calamidade). abertura ocorrer por do exerccio. meio de Decreto, Nesse caso, os este dever ser saldos so enviado incorporados, por imediatamente ao decreto, ao Legislativo. oramento Incorporam-se ao seguinte oramento, mas (crditos com conservam sua vigncia especificidade, plurianual). demonstrando-se a conta dos mesmos separadamente.

SIM

NO

IMPORTANTE

A Lei n 4.320/64 estabelece os recursos que serviro para abertura dos crditos suplementares e especiais, desde que no estejam comprometidos (art. 43, 1 ). So eles: 1 - SUPERVIT FINANCEIRO apurado em balano patrimonial do exerccio anterior; supervit financeiro a diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda:
os saldos dos crditos adicionais transferidos e as operaes de crdito a eles vinculadas; e, se j houver, o valor dos crditos adicionais abertos no prprio exerccio, tendo como fonte o supervit financeiro, ou seja: SF = AF PF CAR + OCV CAE, onde: SF supervit financeiro; AF ativo financeiro; PF passivo financeiro; CAR valor dos crditos adicionais reabertos no exerccio (crditos especiais ou extraordinrios com vigncia plurianual artigo 167, 2 da CF; OCV saldo das operaes de crdito vinculadas aos crditos reabertos; CAE valor dos crditos adicionais j abertos no exerccio, tendo como fonte o supervit financeiro do exerccio anterior.
-

A CF, em seu artigo 167, V, veda a abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa ou sem indicaes dos recursos correspondentes.

2 EXCESSO DE ARRECADAO: excesso de arrecadao o saldo positivo das diferenas acumuladas ms a ms entre a arrecadao prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendncia do exerccio. Para o fim de apurar os recursos utilizveis, provenientes de excesso de arrecadao, deduzir-se- a importncia dos crditos extraordinrios abertos no exerccio. 3 ANULAO PARCIAL OU TOTAL DE DOTAES oramentrias ou de crditos adicionais, autorizados em Lei. Nessa fonte, inclui-se a Reserva de Contingncia, que tambm uma dotao oramentria. 4 OPERAES DE CRDITO autorizadas, em forma que, juridicamente, possibilite ao Poder Executivo realiz-las. Neste caso, no basta a indicao de que as novas despesas sero financiadas por operaes de crditos. necessrio que o Executivo demonstre a viabilidade jurdica e financeira para a realizao do emprstimo (ex: demonstrar que a operao de crdito est cumprindo os requisitos estabelecidos pelas Resolues do Senado Federal). 5 RECURSOS DO ART. 166, 8 DA CONSTITUIO FEDERAL so os recursos que ficaram sem despesas correspondentes em razo de veto, emenda ou rejeio da LOA. 8 do art. 166 da CF os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa.
11- Sobre a destinao de recursos pblicos para o setor privado destinados a, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas fsicas ou dficits de pessoas jurdicas, consoante os arts. 26, 27 e 28 da Lei de Responsabilidade Fiscal LRF, podemos afirmar que:
4

a) os valores transferidos no precisam atender s condies estabelecidas na Lei de Diretrizes Oramentrias, devendo, porm, estar previstos no oramento ou em seus crditos adicionais. b) no se aplica a sociedades de economia mista. c) no podem ser utilizados recursos pblicos para socorrer instituies do Sistema Financeiro Nacional. d) a LRF no probe que o Banco Central do Brasil conceda s instituies financeiras operaes de redesconto e emprstimos de prazo inferior a trezentos e sessenta dias. e) no se aplica a empresas pblicas.

Resposta correta: D Comentrios:


A Lei de Responsabilidade Fiscal, em seu captulo VI arts. 26 a 28, dispe: CAPTULO VI DA DESTINAO DE RECURSOS PBLICOS PARA O SETOR PRIVADO Art. 26. A destinao de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas fsicas ou dficits de pessoas jurdicas dever ser autorizada por lei especfica, atender s condies estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias e estar prevista no oramento ou em seus crditos adicionais. 1o O disposto no caput aplica-se a toda a administrao indireta, inclusive fundaes pblicas e empresas estatais, exceto, no exerccio de suas atribuies precpuas, as instituies financeiras e o Banco Central do Brasil. 2o Compreende-se includa a concesso de emprstimos, financiamentos e refinanciamentos, inclusive as respectivas prorrogaes e a composio de dvidas, a concesso de subvenes e a participao em constituio ou aumento de capital. Art. 27. Na concesso de crdito por ente da Federao a pessoa fsica, ou jurdica que no esteja sob seu controle direto ou indireto, os encargos financeiros, comisses e despesas congneres no sero inferiores aos definidos em lei ou ao custo de captao. Pargrafo nico. Dependem de autorizao em lei especfica as prorrogaes e composies de dvidas decorrentes de operaes de crdito, bem como a concesso de emprstimos ou financiamentos em desacordo com o caput, sendo o subsdio correspondente consignado na lei oramentria. Art. 28. Salvo mediante lei especfica, no podero ser utilizados recursos pblicos, inclusive de operaes de crdito, para socorrer instituies do Sistema Financeiro Nacional, ainda que mediante a concesso de emprstimos de recuperao ou financiamentos para mudana de controle acionrio. 1o A preveno de insolvncia e outros riscos ficar a cargo de fundos, e outros mecanismos, constitudos pelas instituies do Sistema Financeiro Nacional, na forma da lei.

2o O disposto no caput no probe o Banco Central do Brasil de conceder s instituies financeiras operaes de redesconto e de emprstimos de prazo inferior a trezentos e sessenta dias.
5

12- Sobre as Despesas Pblicas da Unio no se pode afirmar que: a) so estgios da despesa oramentria o empenho, a liquidao e o pagamento. b) o pagamento de juros e encargos da dvida se caracteriza como despesa corrente. c) amortizao da dvida uma despesa de capital. d) inverses financeiras so definidas como despesas de capital. e) investimentos so classificados como despesas correntes.

Resposta correta: E Comentrios:


Investimentos so classificados como despesas de capital e no como despesas correntes. Vale ressaltar que, de acordo com o artigo 12 da Lei n 4.320/64, a despesa ser classificada nas seguintes categorias econmicas: Despesas Correntes - Despesas de Custeio - Transferncias Correntes Despesas de Capital - Investimentos - Inverses Financeiras - Transferncias de Capital De acordo com a Portaria Interministerial n 163/2001, a despesa pblica ser classificada assim: c g mm ee dd onde: c - Categoria econmica; g - Grupo de natureza da despesa; mm - Modalidade de aplicao; ee - Elemento de despesa; dd - Desdobramento, facultativo, do elemento de despesa. Categoria Econmica a classificao econmica possibilita analisar o impacto das aes governamentais em toda a economia. As despesas so classificadas nas seguintes categorias econmicas: despesas correntes e despesas de capital. Grupos de Natureza de Despesa entende-se por grupos de natureza de despesa a agregao de elementos de despesa que apresentem as mesmas caractersticas quanto ao objeto do gasto. Modalidade de Aplicao indica por meio de quem se realiza o gasto. Destinase a indicar se os recursos sero aplicados diretamente pela unidade detentora do crdito oramentrio, ou transferidos a outros entes pblicos, rgos, entidades etc.

Elemento de Despesa tem por finalidade discriminar os grupos em nvel mais


detalhado de agregao, identificando o objeto do gasto.

Despesas Correntes (Categoria Econmica) - Pessoal e Encargos Sociais (Grupo de Natureza da Despesa) - Juros e Encargos da Dvida (Grupo de Natureza da Despesa) - Outras Despesas Correntes (Grupo de Natureza da Despesa) Despesas de Capital (Categoria Econmica) - Investimentos (Grupo de Natureza da Despesa) - Inverses Financeiras (Grupo de Natureza da Despesa) - Amortizao da Dvida (Grupo de Natureza da Despesa)

13- Sobre as Receitas Pblicas da Unio, indique a opo correta. a) a arrecadao consiste na entrega dos recursos ao Tesouro Nacional. b) como receitas correntes podemos citar as receitas tributrias e as oriundas de operaes de crdito. c) como receitas de capital, podemos citar aquelas derivadas de alienaes de bens imveis e de recebimento de taxas por prestao de servios. d) a remunerao das disponibilidades do Tesouro Nacional caracteriza-se como receita corrente. e) multas e juros de mora sobre impostos caracterizam-se como receitas correntes.

Resposta correta: E Comentrios:


Multas e juros de mora so classificados como receitas correntes/outras receitas correntes. Cabe ressaltar que quanto s categorias econmicas, as receitas so assim classificadas: Receitas Correntes - Tributrias; - Contribuies; - Patrimoniais; - Agropecurias; - Industriais; - Servios; - Transferncias Correntes; - Outras Receitas Correntes Tributrias a resultante da cobrana de tributos pagos pelos cidados em razo de suas atividades, suas rendas, suas propriedades e dos benefcios diretos e imediatos recebidos do Estado. Contribuies so as provenientes de contribuies sociais e econmicas.

Patrimoniais so as rendas obtidas na explorao do patrimnio do Estado, tais como: aluguis, juros, dividendos etc. Agropecurias so receitas que resultam da explorao direta, por parte do Estado, de operaes comerciais decorrentes de atividades agropecurias. Industriais - so receitas que resultam da explorao direta, por parte do Estado, de operaes comerciais decorrentes de atividades industriais. Servios so receitas provenientes de servios executados pelo Estado. Transferncias Correntes so recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados ao atendimento de despesas correntes. Outras Receitas Correntes so provenientes de multas e juros de mora, cobranas da dvida ativa, restituies e indenizaes etc. e outras que no tenham classificao especfica.

Receitas de Capital - Alienaes de Bens; - Operaes de Crdito; - Amortizao de Emprstimos (concedidos); - Transferncias de Capital; - Outras Receitas de Capital Alienaes de Bens representa a converso em espcie de bens e direitos. Operaes de Crdito so receitas de capital provenientes de emprstimos e financiamentos, tais como: emisso de ttulos da dvida interna ou externa, bem como de contratos com organismos financeiros nacionais e internacionais. Objetivam a cobertura do dficit oramentrio. Amortizao de Emprstimos constitui receitas decorrentes do retorno de valores anteriormente emprestados a outras entidades de direito pblico. Transferncias de Capital indicam os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinados a atender a despesas de capital. Outras Receitas de Capital trata-se de classificao que englobar as demais receitas de capital no previstas nos itens anteriores.

14- Entre as seguintes opes, indique a que caracteriza uma interferncia passiva: a) cota recebida. b) despesas de capital. c) repasse concedido. d) desincorporaes de bens e direitos. e) alienaes de bens e direitos.

Resposta correta: C
8

Comentrios:
De acordo com o livro Contabilidade Aplicada Administrao Pblica, do Prof: Fernando Glauber Lima Mota, da editora Vestcon, ... em decorrncia da evoluo ocorrida na rea pblica, com a implementao de novos procedimentos e conceitos, proporcionada com a utilizao de sistemas de informtica (Siafi e Siafem), encontramos novos contedos na demonstrao das variaes patrimoniais, destacados em negrito a seguir, que no foram previstos na Lei n 4.320/64, seno vejamos: VARIAES ATIVAS: - Variaes ativas oramentrias: receitas oramentrias, interferncias ativas (transferncias financeiras recebidas) e as mutaes ativas de bens, direitos e obrigaes, decorrentes da despesa. - Variaes ativas extra-oramentrias: receitas extra-oramentrias, interferncias ativas (transferncias financeiras e patrimoniais recebidas) e os acrscimos patrimoniais decorrentes de incorporao de bens e direitos e desincorporao de obrigaes. VARIAES PASSIVAS: - Variaes passivas oramentrias: despesas oramentrias, interferncias passivas (transferncias financeiras concedidas) e as mutaes passivas de bens, direitos e obrigaes, decorrentes da receita. - Variaes passivas extra-oramentrias: despesas extra-oramentrias, interferncias passivas (transferncias financeiras e patrimoniais concedidas) e os decrscimos patrimoniais decorrentes de desincorporao de bens e direitos e incorporao de obrigaes. ... As variaes ativas oramentrias representadas pelas interferncias ativas apresentam valores oriundos da movimentao financeira decorrente da execuo oramentria (cotas, repasses e sub-repasses recebidos etc.). As variaes passivas oramentrias representadas pelas interferncias passivas apresentam valores que tm origem na movimentao financeira pela execuo do oramento (cotas, repasses e sub-repasses concedidos etc.)... ... As variaes ativas extra-oramentrias podem ser representadas pelas interferncias ativas, que apresentam valores oriundos da movimentao financeira extra-oramentria e de bens entre unidades gestoras do mesmo rgo/gesto. As variaes passivas extra-oramentrias podem ser representadas pelas interferncias passivas, que apresentam valores oriundos tambm da movimentao financeira extra-oramentria e de bens entre unidades gestoras do mesmo rgo/gesto. De acordo com o livro Contabilidade Pblica de Diana Vaz de Lima e Rbison Gonalves de Castro, da editora Atlas, temos: interferncias passivas, correspondentes ao resultado oramentrio, representam as transferncias financeiras concedidas, na forma de cota, repasse e sub-repasse concedidos. interferncias passivas, correspondentes ao resultado extra-oramentrio, representam as transferncias financeiras concedidas para atender a restos a
9

pagar (que pertencem ao oramento do exerccio anterior) e as transferncias de bens e valores concedidos.

interferncias ativas, correspondentes ao resultado oramentrio, representam as transferncias financeiras recebidas, na forma de cota, repasse e sub-repasse recebidos. interferncias ativas, correspondentes ao resultado extra-oramentrio, representam as transferncias financeiras recebidas para atender a restos a pagar (que pertencem ao oramento do exerccio anterior) e as transferncias de bens e valores recebidos.
De acordo com o livro acima, temos ainda: MOVIMENTAO DE RECURSOS FINANCEIROS Com base na Programao Financeira Aprovada (PFA), o rgo Central de Programao Financeira (STN/Cofin) procede liberao de cota para a Setorial de Oramentos e Finanas (COF). A partir desse momento, a Setorial d incio movimentao dos recursos financeiros at o limite de sua cota, transferindo-os s unidades gestoras para a realizao de despesas com projetos/atividades/operaes especiais durante determinado perodo (geralmente um ms). A movimentao de recursos entre as unidades do sistema de programao financeira executada atravs de liberaes de cotas, repasses e sub-repasses: a) cota: a primeira fase da movimentao dos recursos, realizada em consonncia com o cronograma de desembolso aprovado pela STN. Esses recursos so colocados disposio dos rgos setoriais de programao financeira mediante movimentao intra-Siafi dos recursos da Conta nica do Tesouro Nacional; b) repasse: a liberao dos recursos realizada pelos rgos setoriais de programao financeira para entidades da Administrao Indireta e entre elas; e, ainda, da entidade da Administrao Indireta para rgos da Administrao Direta, ou entre eles, se de rgos diferentes; c) sub-repasse: a liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para as unidades gestoras de um mesmo Ministrio, rgo ou entidade. Nessa questo, temos, entre os tipos de movimentao de recursos financeiros, a cota e o repasse. Tendo em vista que a opo da letra A apresenta cota recebida, temos a um exemplo de interferncia ativa e no passiva. A opo constante na letra B, que repasse concedido que caracteriza uma interferncia passiva. 15- Por Mutaes Ativas entende-se: a) variaes patrimoniais ativas oramentrias que caracterizam a aquisio de bens e direitos ou amortizao de dvida passiva. b) variaes patrimoniais ativas extra-oramentrias que caracterizam a alienao de bens e direitos ou recebimento de dvida ativa.
10

c) variaes patrimoniais passivas oramentrias que caracterizam a aquisio de bens e direitos ou amortizao de dvida passiva. d) variaes patrimoniais passivas extra-oramentrias que caracterizam a alienao de bens e direitos ou amortizao de dvida passiva. e) variaes patrimoniais ativas extra-oramentrias que caracterizam a aquisio de bens e direitos ou amortizao de dvida passiva.

Resposta correta: A Comentrios: Mutaes ativas representam a parte do patrimnio recebida em troca da despesa executada referente aos fatos permutativos. Os valores das mutaes ativas devem estar compatveis com as Despesas de Capital (aquisies de bens e direitos ou amortizao da dvida), exceto a decorrente de transferncias de capital e com as Despesas Correntes decorrentes de aquisies de materiais para estoque. Toda despesa de capital uma despesa por mutao patrimonial, exceto a decorrente de transferncias de capital, como segue: * Exceo: Transferncias de Capital uma despesa de capital, porm no considerada uma despesa por mutao patrimonial, visto que ocorre a sada de um numerrio transferido para outro ente, com o propsito de aplicao em despesas de capital, creditando-se a conta Bancos, por exemplo, e debitando-se a conta de Despesas de Capital Realizada (Conta de Resultado). Assim, no ocasiona um fato permutativo, pois o patrimnio diminudo por um valor (creditado na conta Bancos) sem a contrapartida de um dbito em conta patrimonial, que aumente um outro ativo ou diminua um passivo. Toda aquisio de material de expediente ou consumo para estoque (almoxarifado), apesar de ser classificada como despesa corrente, tambm considerada despesa por mutao patrimonial, como segue: * Exceo: Aquisio de Material de Consumo para Estoque uma
despesa corrente, classificada como Outras Despesas Correntes, porm no uma despesa efetiva, visto que neste caso ocorre um fato permutativo, isto , recebe-se o material, CONTABILIZANDO A DBITO NO SISTEMA PATRIMONIAL, mas em contrapartida contabiliza-se a sada de numerrio (CAIXA ou BANCOS) para quitao da compra ou o reconhecimento da OBRIGAO (FORNECEDORES), NO SISTEMA FINANCEIRO. Obs.: Nesse caso, efetua-se lanamentos nos Sistemas Oramentrio, Financeiro e Patrimonial. Obs 2 .: A compra de material para consumo imediato classificada como despesa corrente (custeio) e despesa efetiva

Em suma, temos:

Toda despesa de capital uma despesa por mutao patrimonial exceto a decorrente de transferncias de capital, e toda aquisio de material de expediente ou consumo para estoque (almoxarifado), apesar de ser classificada como despesa corrente, tambm considerada despesa por mutao patrimonial.
11

Toda despesa por mutao patrimonial uma mutao ativa, conforme segue: Corrente Receitas Capital Result. Exec. Or. Variao

Ativa

Mutao Patrim. Despesa

Indep. Exec. Or.

Supervenincia Ativa (incorporao de ativo) Insubsistncia Passiva * (desincorporao de passivo)

Toda receita por mutao patrimonial uma mutao passiva, conforme segue: Corrente Despesas Capital Result. Exec. Or. Variao

Passiva

Mutao Patrim. Receita

Supervenincia Passiva (incorporao de passivo) Insubsistncia Ativa ** (desincorporao de ativo) * Denominao utilizada pela maioria dos autores, todavia, vlido destacar que o professor Lino Martins da Silva, em sua obra Contabilidade Governamental Um Enfoque Administrativo, da editora Atlas, adota a seguinte nomenclatura: Insubsistncia Ativa, concordando o termo Ativa com a natureza da variao que ativa. ** Denominao utilizada pela maioria dos autores, todavia, tambm vlido destacar que o professor Lino Martins da Silva, em sua obra Contabilidade Governamental Um Enfoque Administrativo, da editora Atlas, adota a seguinte nomenclatura: Insubsistncia Passiva, concordando o termo Passiva com a natureza da variao que passiva. Diante do exposto, conclumos que: Indep. Exec. Or.

Em relao variao ativa:


A maioria dos autores utiliza a expresso Insubsistncia Passiva indicando que est ocorrendo uma variao ativa em virtude de uma perda de passivo. O professor Lino Martins, adota a expresso Insubsistncia Ativa indicando que a perda ocorrida (de passivo) uma coisa positiva.

12

Em relao variao passiva:


A maioria dos autores utiliza a expresso Insubsistncia Ativa indicando que est ocorrendo uma variao passiva em virtude de uma perda de ativo. O professor Lino Martins adota a expresso Insubsistncia Passiva indicando que a perda ocorrida (de ativo) uma coisa negativa. Ento, para concluirmos, segue:

DK = MPD = MPA RK = MPR = MPP


Onde:

DK: Despesas de Capital; MPD: Mutao Patrimonial da Despesa; MPA: Mutao Patrimonial Ativa; RK: Receitas de Capital; MPR: Mutao Patrimonial da Receita; MPP: Mutao Patrimonial Passiva
claro que para fazermos tais afirmaes, devemos atentar para as excees, que so:

DK = MPD = MPA Excees:


Transferncias de Capital (concedidas): DK, mas no MPD. considerada despesa efetiva. Material de Expediente ou Consumo para estoque (almoxarifado): Despesa Corrente, porm considerada MPD, e no despesa efetiva.

RK = MPR = MPP Excees:


Transferncias de Capital (recebidas): RK, mas no MPR. considerada receita efetiva. Recebimento ou Cobrana da Dvida Ativa: Receita Corrente, classificada como Outras Receitas Correntes, porm considerada MPR e no receita efetiva. * Exceo: Transferncias de Capital uma receita de capital, porm no considerada uma receita por mutao patrimonial, visto que ocorre a entrada de um numerrio transferido de outro ente, com o propsito de aplicao em despesas de capital, debitando-se a conta Bancos, por exemplo, e creditando-se a conta de Receitas de Capital Arrecadada (Conta de Resultado). Assim, no ocasiona um fato permutativo, pois o patrimnio aumentado por

13

um valor (debitado na conta Bancos) sem a contrapartida de um crdito em conta patrimonial, que diminua um outro ativo ou aumente um passivo. * Exceo: Cobrana (recebimento) de Dvida Ativa uma receita corrente, classificada como Outras Receitas Correntes, porm uma receita por mutao patrimonial, visto que neste caso ocorre um fato permutativo, isto , recebe-se o valor da dvida, mas baixa-se o direito de receb-la creditando a rubrica de Dvida Ativa no Sistema Patrimonial. Obs.: Nesse caso de recebimento de Dvida Ativa, efetua-se lanamentos nos Sistemas Oramentrio, Financeiro e Patrimonial. vlido ressaltar que as excees apresentadas neste comentrio so bastante cobradas em provas de concursos pblicos. Toda receita de capital uma receita por mutao patrimonial, exceto a decorrente de transferncias de capital, e todo recebimento (tambm pode vir denominado na prova como COBRANA) de dvida ativa, apesar de ser classificado como outras receitas correntes, tambm considerado receita por mutao patrimonial.

contrapartida de aumento do passivo ou diminuio do ativo, contribuindo, assim, para o aumento do patrimnio lquido. Ex: recebimento de impostos, aluguis, dividendos etc.
Receitas por mutao patrimonial so as oriundas de mutaes que nada acrescem ao patrimnio lquido, constituindo simples entradas ou alteraes nos elementos que o compem. Ex: venda de bens (veculos, aes etc.), obteno de um emprstimo etc.

IMPORTANTE: Classificao quanto afetao patrimonial Receitas efetivas so aquelas que se integram ao patrimnio sem qualquer

OBS: Para as despesas exatamente o contrrio, isto , as despesas efetivas diminuem o patrimnio lquido, enquanto as despesas por mutao patrimonial nada decrescem ao patrimnio lquido, constituindo simples sadas ou alteraes nos elementos que o compem.

14

You might also like