You are on page 1of 31

ENCERAMENTO PROGRESSIVO

Alfredo Julio Fernandes Neto & Marlete Ribeiro da Silva - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

Os critrios para o sucesso de uma reabilitao oral incluem, alm das habili-dades tcnicas clnicas e laboratoriais, o conhecimento da harmonia entre os componentes fisiolgicos do aparelho estomatogntico - AE: ATMs, ocluso dentria (morfologia oclusal), sistema neuromuscular e periodonto. A morfologia oclusal em harmonia com os demais componentes do aparelho estomatogntico, promove um estmulo fisiolgico ao periodonto imprescindvel na manuteno da estabilidade oclusal. Para isto, a superfcie oclusal deve: 1. Apreender e triturar alimentos; 2. Estar em harmonia com os tecidos adjacentes; 3. Direcionar as foras no longo eixo do dente; 4. Promover conforto e, 5. Ausncia de interferncia oclusal. 1. Apreenso e corte dos alimentos. As estruturas que compem a superfcie oclusal dos dentes posteriores so: cspides (ponta, vertentes triturantes e lisas, arestas longitudinais mesial e distal), sulcos, fossas e cristas marginais mesial e distal. As cspides vestibulares superiores e linguais inferiores (cspides no funcionais ou de no conteno cntrica), exercem a funo de apreenso e corte dos alimentos. As cspides palatinas superiores e vestibulares inferiores (cspides

funcionais ou de conteno cntrica), ocluem nas fossas dos antagonistas triturando o alimento que escapa pelo trajeto dos sulcos principais e secundrios, (fig. 01).

Fig. 01 - Apresentao esquemtica da triturao e escape do alimento, pelo dentes posteriores. (desenho modificado de THOMAS, P.K.)

2. Harmonia com os tecidos adjacentes. O movimento articular implica em movimento mandibular. Este movimento apresenta vrios padres de diferenas individuais, entre eles, a configurao de ambas as fossas condilares, o relacionamento vertical dos dentes anteriores e o relacionamento da mandbula com o crnio atravs do sistema neuromuscular, (fig. 02). O relacionamento ideal dos elementos da ocluso deve ser tal que os dentes posteriores nunca se contatem durante o movimento mandibular, e este inicie e termine na posio fisiolgica inicial dos movimentos mandibulares, relao cntrica - RC. O contato dos dentes posteriores durante os movimentos mandibulares

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

27

poder resultar ao sistema neuromuscular uma situao de estresse, uma desordem no periodonto de sustentao, um desgaste dentrio e ou desordem nas ATMs.

Fig. 04 - Direcionamento das foras oclusais no longo eixo dos dentes posteriores. (desenho modificado de THOMAS, P.K.)

Fig. 02 - Harmonia dos elementos da ocluso, e entre estes e o sistema neuromuscular. (desenho modificado de THOMAS, P.K.)

3. Direcionamento das foras oclusais no longo eixo dos dentes. A fora lateral que incide sobre os dentes sempre destrutiva ao periodonto. Quando os dentes naturais ocluem em uma relao cspide-fossa, os contatos devem ser do tipo tripoidismo, (fig. 03).
Fig.. 03 - Cntatos de tripoidismo na ocluso dentria. desenho modificado de THOMAS, P.K.)

4. Promover conforto. Uma restaurao fisiolgica aquela cujo paciente no tem conscincia da mesma, seja em funo ou no, no causando nenhum desconforto ao paciente. Dessa maneira, a superfcie oclusal de uma restaurao deve estar em harmonia com os movimentos mandibulares, no induzindo nenhum estresse ao sistema neuromuscular, (fig. 05).

Fig. 05 - Representao esquemtica da estabilidade condilar e oclusal, proporcionando conforto ao sistema neuromuscular. (desenho modificado de THOMAS, P.K.)

Dessa maneira, quando os dentes posteriores ocluem numa relao cspidefossa, a fora direcionada no longo eixo do dente (fig. 04). Assim, a fora no ser deflectiva, seja no sentido vestbulolingual ou mesio-distal.

5. Ausncia de interferncia oclusal. Assim que se inicia o movimento mandibular os dentes posteriores so separados devido funo harmoniosa entre os dentes anteriores (guia anterior) e a fossa condilar. Os dentes posteriores antagnicos no podem contatar durante os movimentos mandibulares, essa

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

28

relao chamada de desocluso, (fig. 06B). J o contato das cspides dos dentes posteriores durante os movimentos mandibulares so referidos como interferncia oclusal, (fig. 06C).

4. 5. 6. 7.

Fig. 06 - Relacionamento oclusal, A: ORC, B: desocluso durantes os movimentos mandibulares, C: interferncia oclusal durante os movimentos mandibulares. (desenho modificado de THOMAS, P.K.)

Ocluso orgnica O homem adquire no decorrer da vida vrios tipos de ocluso. No entanto, estas relaes oclusais nem sempre so ideais para os dentes naturais, periodonto, ATMs e demais componentes do aparelho estomatogntico. Na busca de uma ocluso harmnica com a biologia dos tecidos e a fisiologia do aparelho estomatogntico, Stallard, Stuart e Thomas baseados nos trabalhos de McCollum, que a princpio acreditava na ocluso balanceada, estabeleceram os requisitos da ocluso orgnica para dentes naturais. Sendo aplicada pelos gnatologistas na prtica da reabilitao oral e no tratamento da ocluso patolgica, a ocluso orgnica tambm largamente reconhecida pelos periodontistas. A ocluso orgnica o arranjo fisiolgico da dentio. Requisitos de uma ocluso orgnica: 1. Ocluso em relao cntrica - ORC. 2. Estabilidade oclusal - EO. 3. Relacionamento oclusal.

Fora oclusal vertical. Tripoidismo. Guia anterior - GA. Limitao da mesa oclusal. 1. Ocluso em relao cntrica a coincidncia da relao cntrica com a intercuspidao bilateral simultnea e uniforme, na ocluso dentria. 2- Estabilidade oclusal obtida atravs dos contatos dentrios bilaterais simultneos, em RC e com a mesma intensidade quando da ocluso dentria. Pequenos movimentos mandibulares desocluem os dentes posteriores. 3- Relacionamento oclusal: 3.1- cspide x fossa: a relao de um dente contra um dente, atravs da ocluso das cspides funcionais dos dentes inferiores (vestibulares) ocluindo nas fossas dos dentes superiores (fig. 07A e 07C) e as cspides funcionais dos dentes superiores (palatinas) nas fossas dos inferiores, (fig. 07B).

Fig. 07 - Relacionamento oclusal cspide x fossa: A ocluso das cspides funcionais dos dentes inferiores (vestibulares) nas fossas dos dentes superiores; B - ocluso das cspides funcionais

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

29

dos dentes superiores (palatinas) nas fossas dos inferiores; C- relao cspide x fossa em OCR.

A ocluso cspide-fossa direciona as foras para o longo eixo dos dentes e fisiolgica (Fig. 08).

No quadro 01 observa-se a comparao dos relacionamentos oclusais, cspide versus fossa e cspide vesus crista marginal:
Quadro comparativo dos tipos de ocluso CspideCspide-crista fossa marginal Localizao Somente nas Cristas dos contatos fossas marginais e oclusais nos oclusais fossas oclusais antagonistas Relao entre Um dente Um dente os dentes contra um contra dois antagonistas dente dentes Vantagens Foras Encontra-se oclusais no em 95% dos eixo mdio adultos longitudinal do dente Desvantagens Raramente Impaces encontrada alimentares e em dentes deslocamento naturais de dentes Aplicaes Em Na maioria reabilitaes das orais restauraes completas na prtica diria Quadro 01- Comparao dos relacionamentos oclusais.

Fig. 08 - Direcionamento das foras para o longo eixo do dente em uma relao cspide x fossa. (desenho modificado de THOMAS, P.K.)

3.2- Cspide x crista marginal: Este tipo de ocluso freqentemente encontrado nos dentes naturais (fig. 09A). Ao contrrio da ocluso cspide x fossa, que estvel com o tripoidismo, na ocluso cspide x crista marginal tanto a cspide de conteno, como as cristas marginais tendem a se desgastar e a impactar alimentos no espao interproximal (fig. 09B), sendo potencialmente destrutiva ao periodonto.

4- Fora oclusal vertical na ocluso dentria, o contatar uniforme dos dentes posteriores quando ocluem numa relao cspide fossa (Fig 10). Este relacionamento objetiva direcionar a fora oclusal no longo eixo mdio do dente, evitando sobrecarga lateral e produzindo uma relao fisiolgica.

Fig. 09 - A: Relacionamento oclusal cspide x crista marginal; B: relao de um dente contra dois dentes, resultando em impaco alimentar e injrias ao periodonto. (desenho modificado de THOMAS, P.K.)

Fig. 10 - Fora oclusal vertical na ocluso dentria. (desenho modificado de THOMAS, P.K.)

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

30

5- Tripoidismo o contato tipo trip entre as cspides funcionais e as fossas antagonistas dos dentes em uma relao cspide-fossa, (Fig. 11).
Fig 11 - Desenho esquematico do trip na fossa. (desenho modificado de THOMAS, P.K.).

Numa vista vestbulo lingual, na figura 14.A, os contatos na ocluso cspide-fossa so denominados A, B, C. Sem o contato A ou C, a fora oclusal pode ser direcionada prxima ao longo eixo do dente com grau de tolerncia. No entanto sem o contato B, a fora oclusal aplicada lateralmente, criando uma ocluso patolgica, logo o contato B extremamente importante (fig. 14.B).
A B C

A fossa uma depresso criada por trs elevaes e a cspide toma a forma de uma esfera. O contato entre estas similar ao de uma bola suportada por trs dedos, criando um trip. Naturalmente, a cspide nunca toca o fundo da fossa, fig. 12.

A B Fig. 14 - Conatos na ocluso cspide fossa, A: pontos de contatos A, B e C; B: ausncia do contato B. (desenho modificado de THOMAS, P.K.)

Fig. 12 - Representao esquemtica do relacionamento cspide fossa (desenho modificado de THOMAS, P.K.).

Esse relacionamento produz o mximo de estabilidade no sentido vestbulo-lingual e mesio-distal, com o mnimo contato o que evita a abraso de ponta de cspide funcional, (fig. 13).

Fig. 13: Representao esquemtica do tripoidismo, (desenho modificado de THOMAS, P.K.).

Onde ocorrer pontos de contato versus superfcie de contato, haver um aumento na eficincia de corte das restauraes e proporcionar uma desocluso imediata, fazendo com que as restauraes se tornem mais duradouras. J o contato entre duas superfcies desgastadas tem o perigo potencial de incluir fora oclusal lateral, e so sempre deteriorantes. 6- Guia anterior, ocorre durante os movimentos mandibulares, quando todos os dentes posteriores se afastam, no contatando, at que entrem em ocluso no final do ciclo mastigatrio. Na ocluso orgnica os dentes anteriores protegem os posteriores e os posteriores, os anteriores. a chamada ocluso mutuamente protegida. O termo desocluso, significando separao, utilizado em contraste com o termo ocluso. Especificamente, desocluso significa que os dentes posteriores (que ocluem por meio das faces oclusais) so separados durante os movimentos

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

31

mandibulares pelos anteriores (que incisam por meio das faces incisais) e que os anteriores so separados quando os dentes posteriores ocluem. Por tanto em condies anatomo fisiolgicas o indivduo no oclui e incisa ao mesmo tempo. O fato dos posteriores no contatarem nos movimentos mandibulares, mantm a superfcie oclusal dos posteriores sem facetas, conservando a ocluso estvel, (fig. 15).

vez, o SNC envia uma mensagem ao msculo, e este desvia a mandbula de sua trajetria fisiolgica. Esta tendncia particularmente aparente, no movimento que antecede o retorno da mandbula para a posio fisiolgica de fechamento. 7-Limitao da mesa oclusal, em uma restaurao, a mesa oclusal no deve ser maior que a dimenso original do dente natural, diretamente relacionada ao dente antagonista, pois seu aumento resulta em uma maior dificuldade em direcionar a fora oclusal no longo eixo do dente, (Fig. 17).

Fig. - 15 Representao esquemtica da desocluso dos dentes posteriores pela ao da guia anterior. (desenho modificado de THOMAS, P.K.)

6 10

Qualquer contato nos dentes posteriores feito durante o movimento mandibular, chamado interferncia oclusal. Quando esta interferncia existe, a fora oclusal aplicada lateralmente ao dente sendo destrutiva ao periodonto, Fig. 16.
Fig. 17 - Limitao da mesa oclusal para melhor direcionamento das foras oclusais no longo eixo do dente. (desenho modificado de THOMAS, P.K.) Fig. 16 - Interferncia oclusal durante movimento mandibular. (desenho modificado de THOMAS, P.K.)

Quando ocorre uma interferncia oclusal durante o ciclo mastigatrio, esta reconhecida pelos sensores proprioceptivos do periodonto (aferentes), e a mensagem transmitida ao SNC. Por sua

Na superfcie oclusal, cspide, fossa e sulcos definidos proporcionam uma mastigao e desocluso mais efetivas. Para o melhor entendimento de todos estes fundamentos se faz necessrio o exerccio de escultura pela tcnica de enceramento progressivo, para o que deve-se primeiramente obter um modelo de trabalho a partir da moldagem com alginato de um modelo padro e mont-lo em um articulador semi-ajustvel. Modelo de trabalho

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

32

Para a obteno de restauraes adequadas fundamental um modelo de trabalho de boa qualidade. Requisitos de um modelo de trabalho: 1. Abranger toda a arcada dentria. 2. Ausncia de bolhas, principalmente no trmino cervical dos preparos. 3. Inexistncia de distores. 4. Permitir a obteno de troqueis removveis e recortados, que facilite o acesso rea cervical dos preparos dentrios, durante os procedimentos laboratoriais de enceramento e selamento de borbo. Troquel a reproduo positiva da forma do dente preparado em material adequado, (figs. 18 e 19). Este material o gesso, pois possui: resistncia, compatibilidade com todos os materiais de moldagem, fcil vazamento, excelente tempo de trabalho (pode ser trabalhado em questo de horas), cor contrastante com a cera e o metal, fcil recorte e preciso dimensional (expanso aproximada de 0,1%).

Fig. 19 - Modelo de trabalho do arco dentrio superior, com troquel recortado do dente 21.

Moldagem do modelo padro Material e instrumental necessrios, (fig. 20): - Modelos padro da arcada dentria - Alginato (hidrocolide irreversvel) - Proporcionadores para o alginato - Jogo de moldeiras com reteno - Cubeta de borracha - Esptula para alginato

Fig. 20 - Material e instrumental necessrios para moldagem do modelo padro.

As moldeiras utilizadas necessitam de retenes para o material de moldagem (fig. 21).

Fig. 18 - Modelo de trabalho do arco dentrio superior. Fig. 21 - Moldeiras metlicas com reteno

O material de moldagem utilizado alginato na proporo gua/p

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

33

recomendada pelo fabricante, manipulado manualmente por 45 a 60 seg. A estabilidade dimensional do modelo de trabalho est diretamente relacionada ao tempo de contato da superfcie do gesso com o molde, e expanso de presa do gesso, cujo controle est no uso da correta proporo gua/p recomendada pelo fabricante.

Fig. 25 - Carregamento da moldeira previamente selecionada com alginato.

Fig. 22 - Colocao da gua proporcionada na cubeta de borracha, antes da colocao do p de alginato.

Fig. 26 - posicionamento do modelo padro sobre a moldeira carregada com alginato, para a obteno do molde.

Vazamento do modelo de trabalho Material e instrumental necessrios: - Gesso pedra especial, tipo IV - Gesso pedra, Tipo III - Pinos metlicos para troquel (um mdio para pr-molar e um grande para molar) - Alfinetes de cabea (quatro) - Vaselina - Pincel n 02 - Lmpada a lcool com pavio - Cera pegajosa (um basto) - Cubeta de borracha - Esptula e faca para gesso - Gotejador de cera. 1- Lavagem e secagem do molde. 2- Posicionamento e estabilizao dos pinos para troquel no molde: centralizar o pino no molde do preparo com o chanfrado voltado para a proximal, tendo a extremidade inferior do pino em nvel do trmino cervical. Em caso de

Fig. 23 - Manipulao do alginato por 45 seg., at adquirir consistncia cremosa.

Fig. 24 - Colocao do alginato sobre os dentes pilares com o dedo indicador.

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

34

preparos mltiplos, os pinos devem ser paralelos entre si, para facilitar a remoo dos troqueis. As opes de fixao dos pinos so: aparelho posicionador de pinos para troquel, cera pegajosa, cola superbond e alfinetes (figs. 27 e 28).

proporo recomendada pelo fabricante (qualquer alterao pode influenciar no tempo de presa, porosidade, expanso de presa e dureza final), (fig. 30).

Fig. 27 - Posicionamento e estabilizao dos pinos para troquel sobre o molde dos dentes preparados por meio de alfinetes.

Fig. 30 - Material e instrumental necessrio para o vazamento do modelo.

Fig. 28 - Centralizao e posicionamento - altura do pino no molde em relao margem cervical.

A manipulao do gesso manual por 45 seg. O vazamento do gesso sobre o molde inicia-se no lado prximo aos dentes preparados, fazendo com que o gesso escoe de distal para mesial sempre num nico sentido. Utilizando-se de um pincel, com a moldeira inclinada sobre um vibrador, para auxiliar o escoamento do gesso e evitar a incluso de bolhas de ar, que dever apresentar ao final, aproximadamente 2,0 cm de altura. O gesso especial no deve ser estendido em direo ao palato ou regio lingual, (figs. 31 e 32).

Fig. 29 - Fixao dos pinos aos alfinetes suportes com cera pegajosa.

3- Vazamento da primeira camada de gesso pedra do tipo IV. Proporo gua/p: pesar 30 g. de gesso pedra tipo IV e manipular na

Fig. 31 - Incio do vazamento do gesso sobre o molde pelo lado prximo aos dentes preparados.

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

35

Fig. 32 - Concluso do vazamento da primeira camada de gesso.

Fig. 34 - Cera utilidade na extremidade dos pinos

Retenes com o prprio gesso ou com alas metlicas devem ser confeccionadas com a finalidade de fixar a segunda camada de gesso a ser vazada. Estas devem ser posicionadas antes da presa final do gesso, na mesial e na distal dos pinos metlicos, assim como entre eles. 4- Isolamento dos pinos e gesso adjacente: aps a presa inicial da primeira camada de gesso (30 min.), com vaselina slida e auxlio de um pincel isola-se os pinos e o gesso na rea correspondente aos dentes preparados. Nesta etapa removem-se os alfinetes, (fig. 33).

6- Vazamento da segunda camada de gesso tipo III. Proporo gua/p: pesar 100 g. de gesso pedra tipo III e manipular na proporo recomendada pelo fabricante, por 45 seg.

Fig. 35 - Concluso do vazamento da segunda camada de gesso.

Fig. 33 - Isolamento dos pinos e gesso adjacente, observar as retenes com gesso.

5- Cera utilidade na extremidade dos pinos: coloca-se uma poro de cera utilidade nas extremidades dos pinos para possibilitar a posterior localizao e acesso aos mesmos, (fig. 34).

Faz-se o vazamento do gesso sobre a primeira camada, no cobrindo a cera utilidade nas extremidades dos pinos metlicos para facilitar a remoo dos troquis do modelo, (fig. 35). 7- Separao do modelo/molde e recorte: aps uma hora remove-se o modelo do molde, na direo do longo eixo dos dentes, evitando movimentos laterais, o que levaria a possveis fraturas dos mesmos, (fig. 36).

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

36

Fig. 36 - Aps a separao do molde e modelo, o modelo padro e o modelo trabalho em gesso. 9

As caractersticas desejveis de um modelo de trabalho em relao aos troquis so: 1- a superfcie do gesso deve estar lisa e resistente; 2inexistncia de bolhas, distores ou partes ausentes; 3- ntida separao entre o trmino cervical do preparo e os tecidos adjacentes, permitindo visualizao da margem cervical do prepara a ser recortada. Montagem dos modelos de trabalho em articulador: Material e instrumental necessrios: - Articulador semi-ajustvel - Modelos de gesso - Cubeta de borracha - Esptula e faca para gesso - Esptula n 7 ou 31 - Pincel n 02 - Quatro palitos de madeira ou hastes metlicas - Lmpada a lcool com pavio - Gesso pedra - Vaselina slida - Cera pegajosa ou cola superbond - Cera utilidade. Ajuste do articulador: 9 Controle posterior (guias condilares) -parede mediana: 15, (fig. 37) e parede superior: 30, (fig. 38).

Fig. 37 - Ajuste das guias condilares -parede mediana: 15

Fig. 38 - Ajuste das guias condilares - parede superior: 30.

9 Controle anterior (guia incisal) - o pino guia deve ser posicionado em relao ao ramo superior do articulador no ponto zero, e em relao ao ramo inferior do articulador centralizado na mesa incisal, obtendo-se assim o paralelismo entre os ramos do ASA (fig. 39).

Fig. 39 - Ajuste do pino guia.

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

37

As placas de montagem devem ser fixas nos ramos superior e inferior do articulador, vaselinando as retenes das mesmas com o uso de pincel e vaselina slida, (fig. 40).

Fig. 41 - remoo da poro de cera e recorte do modelo, criando acesso lateral.

Fig. 40 Fixao das placas de montagem dos modelos.

Na montagem dos modelos de trabalho de um caso clnico, faz-se inicialmente a montagem do modelo superior na posio determinada pela transferncia com o arco facial, e em seguida o modelo inferior, por meio do registro maxilo-mandibular. Em se tratando da montagem de um modelo simulando uma condio clnica para o desenvolvimento do exerccio de enceramento progressivo, monta-se inicialmente o modelo inferior e, em seguida, o superior. Preparo dos modelos de trabalho para a montagem: 1- Remover a poro de cera utilidade posicionada na extremidade dos pinos para troquis no modelo inferior; 2- Recortar o gesso, criando um acesso lateral s extremidades dos pinos cobrindo-os com uma camada de cera utilidade para preserv-los aps a completa montagem dos modelos, (fig. 41);

3- Fazer retenes nas bases dos modelos superior e inferior (utilizando faca para gesso ou disco cortante), e em seguida, hidrat-los somente na regio da base, o que permitir uma fixao efetiva com o gesso da montagem, (fig. 42).

Fig. 42 - Colocao de camada de cera sobre o acesso lateral e confeco de retenes na base do modelo.

Montagem do modelo inferior 1- Pesar 100 g. de gesso pedra na proporo gua/p recomendada pelo fabricante, manipular por 45 seg., e colocar sobre a placa de montagem inferior e na base do modelo (figs 43 e 44).

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

38

Fig. 43 - Proporcionamento do gesso e gua.

Fig. 46 - Colocao do gesso sobre a placa de montagem do modelo no articulador.

3- Com o auxlio de duas placas metlicas, posicionar o modelo no sentido antero-posterior, fazendo com que as pontas das cspides do terceiro molar e do canino, toquem bilateralmente na superfcie da placa, que deve estar com sua base devidamente apoiada na mesa de trabalho, (fig. 47).
Fig. 44 - Manipulao do gesso e gua em cubeta de borracha.

2- Quando o escoamento do gesso diminuir o suficiente para suportar o peso do modelo, este deve ser centralizado, isto , sua linha mdia coincide com a posio do pino guia incisal. Deve ser colocado exatamente sobre a placa de montagem, no tomando posio anterior ou posterior, o que poder dificultar a montagem do modelo superior, (figs. 45 e 46.

Fig. 47 - Posicionamento das placas para auxlio na montagem do modelo inferior.

4- Regularizao (acabamento) do contorno do gesso, deixando visvel lateralmente a cera utilidade que cobre a extremidade dos pinos para troquis. Montagem do modelo superior 1- Aps a montagem do modelo inferior, deve-se ocluir o modelo superior da melhor forma possvel, particularmente do lado a ser encerado. Observar a relao do canino do lado em questo, para que seja possvel uma desocluso imediata.

Fig. 45 - Colocao do gesso sobre a base do modelo.

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

39

2- Verificar a existncia do espao para a colocao do gesso de fixao entre o modelo e a placa de montagem do articulador, (fig. 48).

4- Proporcionar o gesso pedra na quantidade suficiente, na proporo gua/p recomendada pelo fabricante e manipular por 45 seg., colocar sobre a base do modelo e fechar, em seguida o ramo superior do articulador. Neste momento, importante estabilizar os cndilos nas paredes superior, posterior e mediana das guias condilares, (figs. 51 e 52).

Fig. 48 - Verificao da relao dos caninos e do espao entre o modelo superior e a placa de montagem, para colocao do gesso de fixao.

3- Fixar os modelos entre si com palitos de madeira e cera pegajosa e hidratar a base do modelo, (fig. 49 e 50).

Fig. 51 - Colocao do gesso sobre o modelo e a placa de montagem.

Fig. 49 - Fixao dos modelos. Fig. 52 - posicionamento e conteno do ramo superior do articulador sobre o gesso de fixao, observando o contato do pino guia na mesa incisal.

Fig. 50 - Colocao de algodo molhado para umedecer a base do modelo superior.

5- Fazer a regularizao do contorno do gesso de fixao. 6- Aps a presa do gesso, remover os palitos de madeira que fixavam os modelos. Certifique-se de que a montagem esteja correta. Isto implica na estabilidade da ocluso dos modelos, com contatos bilaterais simultneos e sem

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

40

existncia de discrepncias laterais, e com os cndilos estveis na cavidade condilar do articulador. Desta maneira, os modelos estaro prontos para o incio do exerccio de enceramento progressivo, (figs. 53, 54 e 55).

duplicao exata do padro de cera. Portanto, qualquer erro cometido nesse padro, ser transferido restaurao fundida. H duas formas de se confeccionar um padro de cera: Tcnica Direta onde o padro obtido diretamente no preparo dentrio, na boca do paciente. Tcnica Indireta onde o padro obtido em laboratrio sobre um troquel. A vantagem desta tcnica ter fcil acesso a todos os bordos marginais do preparo, facilitando a obteno de um enceramento de boa qualidade. Cera para fundies odontolgicas Composio: parafina, goma dammar, cera carnaba, excipientes, corantes. Classificao quanto ao grau de dureza (especificao N 4 da ANSI/ADA): 9 Tipo I ou mdia - empregada na tcnica indireta. 9 Tipo II ou macia - utilizada em tcnicas indiretas para a confeco de restauraes fundidas. Caractersticas desejveis: Estabilidade dimensional, reproduo fiel de detalhes, ausncia de resduos aps sua eliminao no processo de fundio e cor contrastante com o troquel. Durante a confeco do padro de cera aparecem tenses internas na cera devido ao aquecimento e manipulao. Quando essas tenses so liberadas, o resultado a distoro que se traduz em ajuste deficiente da restaurao. Para manter o mnimo de distoro deve-se: 9 plastificar a cera na menor temperatura possvel; 9 acrescent-la em finas camadas circundando o troquel;

Fig. 53 - remoo dos palitos de fixao.

Fig. 54 - Vista oclusal dos modelos montados em ASA.

Fig. 55 - Verificao do espao entre os dentes antagonistas, no modelo de trabalho montado em ocluso em relao cntrica.

Padro de cera O padro de cera o precursor da restaurao fundida que ser instalada no preparo dentrio. Essa restaurao, obtida no processo de incluso e fundio, a

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

41

9 obtido o padro, incluir to rpido quanto possvel. Fases de transio da cera do estado lquido para o estado slido: 1- Lquida de 57C a 45 C. 2- Lquida /plstica. 3- Plstica: de 45 a 25 C (contrao). 4- Plstica /slida. 5- Slida (temperatura ambiente): 20C a 23 C. Confeco do casquete O primeiro passo na obteno de um padro de cera a confeco de um fino casquete de resina sobre o troquel. O casquete de resina acrlica fornece uma base para a escultura do padro de cera, evitando a distoro, facilitando o manuseio pelo aumento da resistncia e simplificando a escavao. Material e instrumental necessrios: - 02 Pincis (n 0 e n 1) - 02 Potes dappen - Lapiseira - Micromotor e pea reta - Mandril longo - Discos de lixa - Vaselina - Resina acrlica ativada quimicamente (duralay ou similar). Tcnica: 1. Isolar com vaselina os troquis e estruturas adjacentes dos dentes a serem encerados, (fig. 56).

2. Utilizando a tcnica de Nylon (pincel), adiciona-se resina acrlica nas paredes oclusal ou incisal e axiais dos dentes a serem encerados com uma espessura uniforme de 0,5mm (no estendendo sobre o trmino cervical do preparo), (figs. 57 e 58).

Fig.57 - Potes dappen com resina para confeco dos casquetes.

Fig. 58 - Confeco dos casquetes em resina.

3. O casquete deve ser removido dos troqueis antes da polimerizao completa da resina, evitando assim uma reteno indesejada. 4. Acabamento do casquete com discos de lixa, (fig. 59).

Fig. 56 - Isolando o troquel com vaselina.

Fig. 59 - Casquetes em resina concludos, com limite aqum do trmino cervical do preparo.

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

42

5. Verificar a existncia de espao entre o casquete e o antagonista para o enceramento da superfcie oclusal. Contornos axiais Sero estabelecidos os contornos vestibular, lingual e proximais do padro de cera. Material e instrumental necessrios: - Instrumental P.K.T. - Lmpada a lcool com pavio - Esptula Lecron - Cera pegajosa - Cera para escultura (4 cores) - Lapiseira - Pincel - Talco - Vaselina - Meia de seda - Esmalte incolor. Tcnica: Inicialmente, remover o casquete de resina e isolar o troquel e as reas adjacentes com vaselina. Reposicion-lo e iniciar a adio de cera sobre o mesmo, estabelecendo os contornos axiais. A cera deve estar entre a lmpada a lcool e o modelo a ser encerado. Desta maneira o instrumento vir da fonte de calor para a cera e da mais eficientemente para o modelo. Nos dentes posteriores, o ponto mais proeminente da face vestibular est situado no tero cervical; e na face lingual essa proeminncia est localizada no tero cervical nos superiores e no tero mdio nos inferiores. Os contatos proximais dos dentes posteriores se localizam no tero oclusal da coroa, ligeiramente desviados para a vestibular, com exceo do contato entre o primeiro e o segundo molar superior que est no tero mdio e centralizado. O contato no deve ser de um ponto e nem to extenso para a cervical, pois desta

maneira ocupar o espao da papila gengival. A superfcie axial da coroa, da cervical ao ponto de contato, deve ser plana ou ligeiramente cncava, com o objetivo de no diminuir o espao da papila. Os contatos proximais entre os dentes atuam como estabilizadores, sendo responsveis pela continuidade do arco dental e pela preveno de movimentao dentria individual. Quando os dentes ocluem durante a funo h sempre um leve movimento, porm, o contato contnuo mantm os dentes em suas posies prprias, auxiliando assim a manuteno da ocluso fisiolgica corretamente estabelecida. Outra funo da relao de contato a proteo da papila interdental contra o trauma mastigatrio, funo que mantida pela continuidade do arco dental. Quando no existe essa relao harmnica de continuidade, os alimentos alm de serem desviados para as faces vestibular e lingual, so forados em grande parte entre os dentes ocasionando um trans-torno denominado impaco alimentar. Em 1979, THOMAS, P.K. numa anlise clnica, detectou uma maior profundidade na sondagem dos dentes restaurados com coroas completas, comparando aos dentes naturais. Isto foi atribudo a uma tendncia de se dar contorno excessivo s restauraes, alm de m higiene e malocluso. Para a adio de cera referente ao contorno dental, deve-se ter em mente que os instrumentos PKT se aquecem e se resfriam rapidamente. Desta forma devese aquecer o instrumento (PKT 1 ou 2) atravs da chama, concentrando o calor a aproximadamente 1 cm da extremidade, (Fig. 60).

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

43

Fig.60 Posicionamento do instrumento na chama

Em seguida, encosta-se a parte convexa e aquecida do instrumento na cera de cor azul, a qual formar uma gota que ser depositada no devido local pela aplicao correta da ponta no aquecida do instrumento (se esta for aquecida diretamente, a cera tende a escoar para a haste e no para a extremidade). Pode ser necessrio passar o instrumento atravs da chama antes de aplicar nova poro de cera no modelo, (fig. 61).

Tcnica de confeco do pntico: Aps a concluso do enceramento do tero mdio-cervical dos dentes pilares, isolar com vaselina a rea do rebordo alveolar do modelo correspondente ao dente ausente. Plastificar uma das extremidades do basto de cera, evitando o contato direto do mesmo com a chama da lmpada a lcool, o que causaria alterao dos componentes da cera. Pressionar a cera plastificada sobre o rebordo alveolar do modelo previamente isolado, (fig. 62).

Fig. 62 - Pressionando a cera plastificada sobre rebordo alveolar do modelo.

Fig. 61 - Acrscimo de cera sobre o casquete de resina, at atingir o trmino cervical do preparo.

Remover o excesso do basto de cera ao nvel do plano oclusal dos padres de cera dos dentes adjacentes. Conformar os contornos vestibular e lingual semelhana dos padres de cera dos dentes adjacentes, (fig. 63).

Uma forma confivel para julgar o adequado contorno axial, vestibular e lingual do padro de cera, a observao das superfcies correspondentes dos dentes adjacentes e do lado oposto. Ou ainda, quando o operador observar o dente encerado no modelo por uma vista oclusal no se deve visualizar a gengiva marginal livre que o contorna, quando houver excesso, este deve ser retirado com o instrumento PKT 4.

Fig. 63 - Vista oclusal do contorno do pntico e dentes pilares (tero mdio-cervical).

no

O longo eixo axial do pntico, tanto sentido mesio-distal quanto no

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

44

vestbulo- lingual, deve ser paralelo ao eixo axial dos dentes adjacentes. Deve ser observado entre o enceramento at aqui realizado e a superfcie oclusal antagonista, um espao interoclusal de aproximadamente 2 mm, o que permitir a conformao da morfologia oclusal do enceramento, (fig. 64).

Fig. 64 - Observao do espao interoclusal.

Evitar o fechamento do espao inter-proximal, deixando que ocorra a unio da cera apenas na regio dos contatos proximais dos dentes. Esse espao livre abaixo do contato dentrio imprescindvel em qualquer trabalho restaurador, para acomodar a papila gengival sem compresso e tambm para permitir a higienizao pelo paciente, evitando o acmulo de placa em regio de difcil limpeza (rea de col), o que pode trazer como conseqncia a instalao da doena periodontal. Normas gerais A disposio das estruturas oclusais de fundamental importncia na manuteno da funo. A cspide a poro mais alta do dente e a fossa a mais baixa. A crista marginal encontra-se entre estas duas estruturas. Os sulcos de desenvolvimento vestibulares e linguais terminam em um nvel abaixo das cristas marginais.

Durante todo o exerccio manter o pino guia incisal em contato com a mesa guia anterior. Acrescenta-se uma quantidade mni-ma de cera para cada passo, e sempre conferindo as excurses proporcionadas pelo articulador. Ao se acrescentar cera para formar as cspides procurar sempre formar superfcies convexas. Objetivando um melhor aprendizado dos componentes da superfcie oclusal dos dentes, a escultura feita com ceras de cores diferentes. Enceramento da superfcie oclusal dos dentes inferiores: Antes de se iniciar o enceramento oclusal propriamente dito, deve-se observar o espao existente entre a superfcie da cera onde se localizar a fossa do inferior, e a cspide funcional (conteno cntrica) palatina superior, quando os modelos esto ocludos. Este espao deve ser de 2 mm, o ideal para permitir o levantamento correto dos cones e uma escultura adequada, a fim de que no haja possibilidade de perfuraes dos elementos fundidos durante os ajustes oclusais. No enceramento de casos clnicos aceita-se como mnimo indispensvel, a distncia de 1,5 mm entre dentes preparados e antagonistas, para que seja possvel a obteno das relaes oclusais corretas. Observa-se na figura 65, que os contatos oclusais das cspides funcionais (vestibulares inferiores e palatinas superiores) so correspondentes s demarcaes anotadas nas respectivas fossas oclusais antagonistas.

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

45

Fig. 65 - ilustrao do tripoidismo obtido no relacionamento cspide-fossa dos dentes antagonistas.

do cone feito utilizando-se o instrumento PKT 1 ou 2 (gotejador), sempre procurando um apoio efetivo da mo sobre os dentes prximos, (fig. 66 A e B e 67). O cone deve ser dirigido para o fundo da fossa antagonista. Nesta fase, a ponta do cone deve tocar a cera azul que identifica a fossa superior e terminado com o instrumento PKT 4, estabelecendo sua forma final, (fig. 66B).

Aps o entendimento correto das relaes cspide-fossa, localizar no modelo superior antagonista ao enceramento, as fossas que recebero as cspides funcionais inferiores e demarclas com uma gota de cera azul. Em seguida, com lpis de ponta fina e com base na figura 65 delimitar os contatos de cada fossa, assim como de cada cspide funcional superior. Depois de certificar-se do posicionamento correto dos pontos, pincela-se uma fina camada de esmalte incolor sobre a superfcie destes e dos demais dentes ntegros dos modelos, evitando assim o desgaste dos mesmos pelo contato, durante os vrios movimentos funcionais a serem realizados com o articulador. Levantamento dos cones Antes de se iniciar o levantamento dos cones propriamente dito, conveniente aplicar uma fina camada de cera pegajosa, sobre as superfcies onde eles sero colocados, para evitar que se soltem posteriormente, utiliza-se para isso a esptula Lecron. Cones vestibulares inferiores: O levantamento dos cones iniciado pela cspide vestibular do segundo pr-molar inferior, utilizando cera marfim ou amarela. O levantamento

Fig. 66 - Ilustrao: A: levantamento e B: acabamento do cone vestibular do 2 pr-molar inferior.

Fig. 67 - Levantamento do cone.

Fig. 68 - Direcionamento do cone para o funda da fossa antagonista.

Nas relaes laterais de trabalho, a ponta do cone deve descrever uma trajetria mesial ponta da cspide do

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

46

segundo pr-molar superior sem interferncia. Tambm no deve haver contato no movimento protrusivo. Os cones vestibulares do primeiro molar inferior so erguidos em seguida, ocluindo nas suas respectivas fossas. Durante a protruso e latero-protruso, dever haver espao adequado em relao aos antagonistas. Na lateralidade, a ponta da cspide mesio-vestibular do primeiro molar superior deve passar eqidistante dos cones mesio-vestibular e vestbulomediano do primeiro molar inferior. Da mesma forma, a ponta da cspide distovestibular do primeiro molar superior deve passar entre os cones vestbulomediano e disto-vestibular do primeiro molar inferior. Os cones vestibulares do segundo molar inferior seguem as mesmas diretrizes observadas para o primeiro molar. Os cones correspondentes s cspides disto-vestibulares dos molares inferiores geralmente tm uma inclinao para distal mais acentuada que as demais, a fim de que se consiga estabelecer satisfatoriamente a relao cspide-fossa desejada. A figura 69 mostra a posio dos cones que formaro as cspides funcionais inferiores.

Fig. 70 - Desenho esquemtico dos cones vestibulares inferiores ocludos.

Fig. 71 - Cones vestibulares inferiores ocludos.

Observa-se que todos os cones esto colocados ligeiramente para distal, para permitir a relao dente a dente e o contato cspide-fossa. Ao final do levantamento dos cones correspondentes s cspides funcionais dos dentes inferiores, estes devero estar direcionados para as suas respectivas fossas antagonistas, de acordo com o quadro 2:
CSPIDE FOSSA Vestibular do 2 pr- Mesial do 2 pr-molar molar inferior superior Mesio-vestibular do Mesial do 1 molar 1 molar inferior superior Vestibulo-mediana Central do 1 molar do 1 molar inferior superior Disto-vestibular do 1 Distal do 1 molar molar inferior superior Mesio-vestibular do Mesial do 2 molar 2 molar inferior superior Vestibulo-mediana Central do 2 molar do 2 molar inferior superior Disto-vestibular do 2 Distal do 2 molar molar inferior superior Quadro 2 - Relacionamento cspide-fossa dos cones vestibulares.

Fig. 69 - Desenho esquemtico dos cones vestibulares inferiores.

Estes mesmos cones so mostrados nas figuras 70 e 71, em relao aos antagonistas.

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

47

Sempre que possvel, deve-se fazer com que as cspides funcionais (vestibulares inferiores e palatinas superiores) ocluam nas fossas dos dentes antagonistas. Desta maneira, se estabelece os contatos do tripoidismo com os vrtices das vertentes triturantes repousando sobre os sulcos, sem toc-los o que evita a abraso. As relaes cspide-fossa permitem o direcionamento das foras oclusais no sentido do longo eixo dos dentes, evitando sobrecarga no sentido lateral e permitindo ainda um travamento vestbulo-lingual e msiodistal que dar estabilidade ocluso nessas direes. No enceramento de um caso clnico ocorre freqentemente a dificuldade de se obter a relao ideal, cspide ocluindo na fossa. Nestas ocasies, procura-se obter uma relao cspide embrasura, estabelecendo-se dois pontos de contato, um em cada crista marginal (mesial e distal), sempre que o elemento antagonista for uma prtese fixa onde esta unio soldada. Quando os antagonistas forem dentes naturais ou mesmo peas protticas unitrias, o cone deve ser desviado o suficiente para ocluir em fossa, mesmo que isto seja obtido s custas de uma modificao na anatomia dentria, pois na mastigao de alimentos fibrosos a cspide pode agir como cunha, causando sua impaco no espao interproximal. Outra situao que ocorre com relativa freqncia, consiste na dificuldade de colocao do cone correspondente cspide disto-vestibular dos molares, nos enceramentos de casos clnicos. Isto ocorre geralmente pela falta de espao mesio-distal, sendo aconselhvel a colocao de apenas duas cspides vestibulares. Aps o levantamento de todos os cones vestibulares, so feitos os

movimentos de lateralidade direita e esquerda, protruso e latero-protruso, (fig. 72).

Fig. 72 - Verificao da desocluso dos cones vestibulares durante os movimentos excursivos.

Durante o movimento de lateralidade, deve-se observar o trajeto em relao aos sulcos dos dentes antagonistas. Neste movimento ocorre a desocluso pelos caninos, sendo estes os nicos dentes a tocarem, e as pontas dos cones devero estar a uma distncia de 0,5 mm a 1,0 mm dos antagonistas, e devem sempre passar mesial das pontas das cspides superiores. No movimento protrusivo a desocluso efetuada pelos dentes anteriores, de tal forma que somente eles se tocam, devendo os posteriores estar separados cerca de 0,5 mm a 1,0 mm, onde verificada a curva de Spee, (fig. 73).

Fig. 73 - Desenho esquemtico dos cones vestibulares acompanhando a curva de Spee

Cones linguais inferiores:

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

48

O passo seguinte consiste no levantamento dos cones correspondentes s cspides linguais inferiores, utilizando-se os mesmos instrumentos. Inicia-se o levantamento dos cones pelo 2 pr-molar que dependendo de sua forma, pode ter uma ou duas cspides linguais. Justifica-se a presena de duas cspides linguais quando elas forem necessrias para a obteno de uma conteno efetiva. As cspides do 2 prmolar so mais altas do que as do 1 prmolar e menores do que as dos molares. O que se percebe que as cspides vestibulares inferiores so mais altas que as linguais nos pr-molares e que esta diferena vai diminuindo gradativamente medida que se dirige para os molares, devido menor inclinao para lingual que estes dentes apresentam no arco dentrio, (fig. 74).

cspides linguais inferiores, dividindo a distncia entre elas. A ponta da cspide disto-palatina do 1 molar superior deve passar distalmente ponta do cone correspondente cspide disto-lingual do 1 molar inferior. Os cones do 2 molar inferior so colocados na mesma posio e nas mesmas relaes que os do 1 molar inferior, (fig. 74). Observa-se que os cones linguais inferiores sempre esto localizados mesial das cspides palatinas superiores. Este posicionamento garante a liberdade de movimentos laterais em trabalho e balanceio, sem que haja interferncias oclusais. Aps o levantamento de todos os cones, e mantidas as relaes citadas, executa-se novamente os movimentos de lateralidade e protruso observando a passagem dos cones que devem estar cerca de 1 mm de distncia dos antagonistas, (fig. 75).

Fig. 74 - Desenho esquemtico dos cones linguais e seu posicionamento em relao aos vestibulares.

Na verificao das relaes protrusiva e lateroprotrusiva deve haver um bom espaamento sob a ponta da cspide palatina do 2 pr-molar superior. Durante a lateralidade, a ponta da cspide palatina do segundo pr-molar superior deve passar sobre ou por distal das pontas das cspides linguais do 2 pr-molar inferior. Os cones para as cspides linguais do 1 molar inferior so agora colocados, de tal forma que haja espao entre eles e as pontas de cspides palatinas superiores, durante os movimentos protrusivo e lateroprotrusivo. No movimento lateral de trabalho, a ponta da cspide mesio-palatina do 1 molar superior deve passar entre os cones das

Fig. 75 - Desenho esquemtico do relacionamento dos cones durante os movimentos excursivos, A: lateralidade e B: protruso.

Quando todos os cones estiverem devidamente colocados, pode-se notar que os cones linguais dos molares inferiores so ligeiramente mais curtos do que os vestibulares, caracterizando a curva lateral de Wilson, (fig. 76).

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

49

Fig. 76 - Desenho esquemtico da curva de Wilson (desenho modificado de THOMAS, P.K.).

O estudo das posies dos cones, e conseqentemente das cspides, importante na confeco de ncleos intrarradiculares seja na clnica ou no laboratrio, pelo conhecimento que propicia ao profissional no que diz respeito ao direcionamento dos ncleos, em funo das fossas dos dentes antagonistas. Planeja-se assim, a ocluso ainda na fase de preparo dos retentores, objetivando uma funo efetiva. Permetro oclusal A colocao das arestas longitudinais que determinaro o permetro oclusal, ou seja, a superfcie mastigatria de cada dente, iniciada pela ponta do cone correspondente cspide vestibular do 2 pr-molar inferior esquerdo, em direo mesial (sentido horrio), reconstituindo a crista marginal e o contato proximal com o 1 pr-molar, seguindo at atingir o cone correspondente cspide lingual do mesmo dente. Isto feito utilizando o instrumento PKT 2 (gotejador), com cera azul, (fig. 77).
Fig. 77 - Desenho esquemtico do posicionamento do gotejador para o incio do enceramento do permetro oclusal.

molar inferior dever estabelecer um ponto de contato (1) com a crista marginal mesial do 2 pr-molar superior. Este e os demais pontos devem ser mantidos em destaque em baixo relevo, para uma melhor visualizao e desenvolvimento do enceramento. Em seguida, partindo do cone correspondente cspide lingual, faz-se a aresta longitudinal distal e a crista marginal distal que dever corresponder posteriormente, rea de contato proximal com o dente vizinho. Nesta fase, deve-se dar ateno quanto existncia ou no de duas cspides linguais. Em caso afirmativo, esculpir distintamente as arestas longitudinais de cada uma. A crista marginal distal do 2 pr-molar inferior estabelece um ponto de contato oclusal (2) com a aresta longitudinal distal da cspide palatina do 2 pr-molar superior. Ainda a aresta longitudinal distal da cspide vestibular do 2 pr-molar inferior oclui (3) com a vertente triturante mesial da cspide vestibular do 2 pr-molar superior. A figura 78 mostra a superposio esquemtica do dente superior e dente inferior, e as respectivas correspondncias dos contatos obtidos.
Fig. 78 - superposio do esquema correspondente ao dente superior e dente inferior, (desenho modificado de THOMAS, P.K.)

Nesta fase, a aresta longitudinal mesial da cspide vestibular do 2 pr-

Deve ser dada ateno especial a esta fase para que no ocorra inadvertidamente o aumento, pela deposio de cera, ou a diminuio, pelo aquecimento excessivo do instrumento, da altura dos cones. A ponta do cone em

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

50

cera marfim ou amarela dever estar sempre visvel entre as arestas longitudinais em cera azul. importante observar que os pontos de contatos oclusais das arestas longitudinais, ocorrem geralmente a pouca distncia do vrtice da cspide vestibular inferior (cspide funcional), enquanto o contato da crista marginal ocorre geralmente na direo do sulco principal mesio-distal. Estas observaes estabelecem de incio os pontos de contatos oclusais necessrios para se conseguir o tripoidismo ao final do trabalho de enceramento. Com isto, se consegue de forma precisa, o permetro oclusal dos dentes, sem a necessidade de alterar posteriormente a morfologia oclusal, em busca dos contatos. prtica freqente dos iniciantes em enceramento progressivo a tendncia de diminuir o permetro oclusal, por no terem ainda uma viso completa do trabalho concludo. Iniciando pela aresta longitudinal mesial da cspide mesio-vestibular do 1 molar inferior, repete-se o mesmo procedimento executado para o 2 prmolar, obtendo-se para cada cspide funcional inferior (vestibular) dois pontos de contato, um em cada aresta longitudinal, e um em cada crista marginal distal. Deve-se numer-los seguindo o mesmo critrio anterior, a partir da cspide mesio-vestibular. Repetir o mesmo procedimento para o 2 molar. Os pontos de contatos oclusais das arestas longitudinais distais das cspides disto-vestibulares dos 1 e 2 molares inferiores, so difceis de serem obtidos nesta fase, devendo ser conseguidos no final, quando as cspides estiverem compostas de todas as suas estruturas.

No final desta fase, os dentes devero estar individualizados e apresentar 17 pontos de contatos oclusais j estabelecidos, delimitando assim, a superfcie triturante dos dentes esculpidos, (fig.79).

Fig 89 - Desenho esquemtico das arestas longitudinais e cristas marginais delimitando o permetro oclusal.

1- A aresta longitudinal mesial da cspide vestibular do 2 pr-molar inferior oclui com a crista marginal mesial do 2 pr-molar superior. 2- A crista marginal distal do 2 pr-molar inferior oclui com a aresta longitudinal distal da cspide palatina do 2 pr-molar superior. 3- A aresta longitudinal distal da cspide vestibular do 2 pr-molar inferior oclui com a vertente triturante mesial da cspide vestibular do 2 prmolar superior. 4- A aresta longitudinal mesial da cspide msio-vestibular do 1 molar inferior oclui com a crista marginal mesial do 1 molar superior. 5- A crista marginal distal do 1 molar inferior oclui com a aresta longitudinal distal da cspide distopalatina do 1 molar superior. 6- A aresta longitudinal distal da cspide disto-vestibular do 1 molar inferior oclui com a crista marginal distal do 1 molar superior. 7- A aresta longitudinal mesial da cspide disto-vestibular do 1 molar inferior oclui com a vertente triturante distal da cspide disto-vestibular do 1 molar superior.

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

51

8- A aresta longitudinal distal da cspide vestbulo-mediana do 1 molar inferior oclui com a vertente triturante mesial da cspide disto-vestibular do 1 molar superior. 9- A aresta longitudinal mesial da cspide vestbulo-mediana do 1 molar inferior oclui com a vertente triturante distal da cspide msio-vestibular do 1 molar superior. 10- A aresta longitudinal distal da cspide msio-vestibular do 1 molar infe-rior oclui com a vertente triturante mesial da cspide msio-vestibular do 1 molar superior. 11- 12- 13- 14- 15- 16- 17correspondem respectivamente a 4- 5- 67- 8- 9- e 10 s que obtidos no 2 molar inferior. Deve-se confirmar a obteno de todos estes pontos com o uso de estearato de zinco ou talco. Pincela-se cuidadosamente o p sobre as superfcies oclusais fecha-se em seguida o articulador suavemente at atingir a dimenso vertical de ocluso prestabelecida para este enceramento, pelo contato entre o pino guia do articulador com a mesa guia anterior do mesmo. Deve-se encontrar todos os pontos desejados, visveis pela remoo do p utilizado na regio do contato. Onde isto no ocorrer, acrescentar uma pequena poro de cera at que se consiga o contato. O contato em excesso apresentar amassamento da rea, devendo a mesma ser retocada, at a centralizao do ponto pela remoo da cera excedente. Nesta fase, em todos os movimentos excntricos da mandbula, o vrtice de cada cspide dever passar sem contatar as arestas longitudinais antagonistas. As cristas marginais e arestas longitudinais que delimitam o permetro

das superfcies oclusais, so importantes por serem as principais lminas de corte dos dentes. Vertentes lisas das cspides O passo seguinte consiste em formar as vertentes lisas, vestibulares e linguais das cspides. Comeando pela vertente lisa vestibular do 2 pr-molar, deposita-se cera vermelha sobre a superfcie vestibular do cone. Utiliza-se o instrumento PKT 2 de tal forma que a cera preencha aproximadamente 1/3 da dimenso msio-distal do dente (Fig. 80).

Fig. - 80 - Desenho esquematico da formao da vertente lisa pela deposio de cera.

Utilizando o instrumento PKT 4, todo cuidado deve ser tomado, para no derreter o cone original medida que a cera esculpida uniformemente com a superfcie da cera, (Fig. 81).
Fig. - 81 Desenho esquematico do acabamento da vertente lisa, (desenho modificado de THOMAS, P.K.).

Segue-se esculpindo a vertente lisa lingual do 2 pr-molar, e a mesma seqncia deve ser obedecida para os molares.

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

52

interessante observar que as vertentes lisas linguais so sempre menores que as vestibulares, (fig. 82).

Convm lembrar que no enceramento progressivo as caractersticas anatmicas do 1 molar inferior so em tudo semelhantes s do 2 molar inferior, sempre valendo como referncia os dentes homnimos do lado oposto. Cristas transversais oblquas e vertentes triturantes

Fig .82 - Desenho esquemtico das vertentes lisas concludas.

Nesta fase, no h nenhum contato a ser obtido, mas muito cuidado deve ser tomado para que os contatos j existentes sejam mantidos. Nas posies excntricas, no deve haver nenhum contato. O contorno externo de cada dente dever ser completado com cera verde, iniciando-se pela face vestibular do 2 pr-molar, seguida da face lingual do mesmo dente e assim por diante, utilizando para isso o instrumento PKT 2. Neste momento preciso dedicar especial ateno ao espao interproximal, onde as ameias linguais devem ser mais amplas do que as vestibulares. O contorno externo deve ser devidamente regularizado com o instrumento PKT 4, seguindo as inclinaes prprias de cada dente. Utiliza-se sempre como termo de comparao, os dentes semelhantes do lado oposto do arco. Notar que sempre existe um sulco de direo vestibular ou lingual entre duas cspides, que deve ser devidamente esculpido. Quando esta fase estiver terminada sem nenhum toque nos movimentos excntricos e com todos os pontos anteriormente obtidos, tm-se a denominada boca de peixe, ou seja, todo o contorno externo de cada dente.

So elevaes que se estendem das pontas das cspides aos sulcos principais msio-distais. Possuem forma triangular com o vrtice na ponta da cspide e a base no sulco projetado, tendo a forma arredondada ou convexa em todos os sentidos. So tambm conhecidas por cristas triangulares e compem-se de duas vertentes uma mesial e outra distal. Utiliza-se o instrumento PKT 2 e cera vermelha para a sua formao. Inicia-se a escultura pela crista transversal correspondente cspide vestibular do 2 pr-molar inferior, sendo que suas bordas mesial e distal delimitaro, num passo posterior, os sulcos secundrios. Esta vertente triturante vestibular dever estabelecer um ponto de contato com a crista secundria mesial da cspide palatina do 2 pr-molar superior. Segue-se, esculpindo a crista transversal da cspide mesio-lingual, que no apresenta nenhum contato, e a cspide disto-lingual que ir estabelecer um ponto de contato com a aresta longitudinal mesial da cspide palatina do 2 prmolar superior. Quando a cspide distolingual no existe, a situao transferida para a cspide lingual presente, tal como ocorre no 1 pr-molar. Devido ao pequeno tamanho da cspide disto-lingual do 2 pr-molar, o seu ponto de contato no tem uma posio definida, podendo ser obtido s

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

53

custas da vertente triturante mesial ou distal dessa cspide. As bases destas vertentes triturantes se encontram, deixando nitidamente delimitado o sulco principal msio-distal na regio. A sistemtica a ser desenvolvida para os molares bastante semelhante quela desenvolvida para os pr-molares. Como orientao para o direcionamento dessas cristas, deve-se analisar as estruturas nos dentes do lado oposto, podendo inclusive delimit-las com lpis de ponta fina para melhor visualizao. Nos molares inicia-se a escultura pela crista oblqua da cspide mesiovestibular seguida da mesio-lingual, da vestbulo-mediana, da disto-lingual e da disto-vestibular. As vertentes triturantes das cspides mesio-vestibular, mesio-lingual e disto-vestibular tero cada uma apenas um ponto de contato. A crista da cspide vestbulo-mediana dever ter dois pontos de contato: um correspondendo ao terceiro ponto de conteno desta cspide, e o outro pertencente cspide mesio-palatino superior. Estes dois pontos so obtidos atravs da individualizao de uma superfcie de contato. Em determinados casos os pontos coincidem, tornando-se um ponto comum para as duas cspides, a superior e a inferior. A vertente triturante da cspide DV possui tambm dois pontos de contato: um para a cspide MP e outro para a DP do 1 molar superior. O ponto existente na vertente triturante da cspide DV considerado comum tanto para esta quanto para a DP superior, em virtude do seu pequeno tamanho que dificulta a obteno de dois pontos independentes, (fig. 83).

Fig 83 - Desenho esquemtico das cristas transversais oblquas e vertentes triturantes concludas

Procede-se da mesma maneira para com o 2 molar. Todos os contatos assinalados na figura 83 devem ser obtidos, embora no necessariamente na mesma posio. O que interessa realmente que se obtenha sempre o maior nmero possvel de contatos, que fornecero no final do trabalho uma estabilidade definida da R.C. com contatos trpodes e uma maior eficincia mastigatria. Numera-se todos os contatos na seqncia em que forem sendo obtidos. No final desta fase o nmero de contatos obtidos total de 35, dever ser devidamente verificado com a aplicao de estearato de zinco (talco). Ser possvel observar que as cspides vestibulares inferiores possuem trs contatos cada uma, o tripoidismo. Notase tambm, que as cspides vestbulomedianas dos molares possuem dois pontos de contatos nas suas cristas transversais, o quais so difceis de serem estabelecidos e podem, para a facilidade do profissional ou do tcnico, serem modificados para outras posies, contanto que mantenham a estabilidade que se procura enfatizar durante todo o desenvolvimento do trabalho. Devem ser testados os movimentos excntricos, que devem ocorrer sem contatos, havendo uma desocluso imediata pela guia canino. Como estes testes so realizados constantemente, comum o desgaste da superfcie palatina dos caninos propiciando uma condio de

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

54

maior aproximao e contato das estruturas que esto sendo enceradas.Caso isso ocorra, deve-se restituir nos caninos sua forma original, utilizando a mesma cera da escultura. Idealmente, este desgaste evitado pela confeco de uma guia anterior personalizada, (fig, 84).

Fig. 84 - Relao das vertentes triturantes postero inferiores com as guias articular e canina.

Para melhor entendimento e visuali-zao dos contatos j estabelecidos, estudar o quadro que se segue, identi-ficando cada contato com a respectiva correspondncia no modelo superior: 18- a vertente triturante distal (ou crista oblqua) da cspide disto-lingual do 2 pr-molar inferior, oclui com aresta longitudinal mesial da cspide palatina do 2 pr-molar superior. 19- a vertente triturante distal da cspide msio-vestibular do 1 molar inferior, oclui com a crista secundria mesial da cspide msio-palatina do 1 molar superior. 20- a vertente triturante mesial da cspide vestbulo-mediana do 1 molar inferior, oclui com a crista transversal da cspide msio-palatina do 1 molar superior. 21- a vertente triturante distal da cspide msio-lingual do 1 molar inferior, oclui com a aresta longitudinal mesial da cspide msio-palatina do 1 molar superior.

22- a crista transversal da cspide vestbulo-mediana do 1 molar inferior, oclui com a crista transversal da cspide msio-palatina do 1 molar superior. 23- a crista transversal da cspide disto-vestibular do 1 molar inferior, oclui com a crista transversal da cspide disto-palatina do 1 molar superior. 24- a vertente triturante mesial da cspide disto-lingual do 1 molar inferior, oclui com a aresta longitudinal distal da cspide msio-palatina do 1 molar superior. 25- a vertente triturante distal da cspide disto-lingual do 1 molar inferior oclui com a aresta longitudinal mesial da cspide disto-palatina do 1 molar superior. 26- a vertente triturante mesial da cspide disto-vestibular do 1 molar inferior oclui com a vertente triturante distal da cspide disto-palatina do 1 molar superior. 27- 28- 29- 30- 31- 32- e 33 so iguais respectivamente aos contatos 2021- 22- 23- 24- 25- e 26, a diferena que so no 2 molar. Preenchimento dos espaos oclusais Aps o enceramento das cristas transversais oblquas inicia-se a fase do preenchimento dos espaos oclusais pela adio de cera e o acabamento das fossas. Olhando as superfcies oclusais nesta etapa, notam-se espaos vazios entre as cristas que devem ser cuidadosamente preenchidos, utilizando para isso cera verde e o instrumento PKT 2 para fazer a sua colocao, e a cada acrscimo de cera, o articulador deve ser fechado para verificao dos contatos. Se houver algum excesso, dever ser removido com um instrumento de escultura (PKT 4), sendo ao mesmo tempo esculpidas as cristas secundrias e os sulcos, em cujo

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

55

fundo as pontas de cspides no devem tocar. O preenchimento oclusal iniciado a partir da fossa mesial do 2 pr-molar, dando-lhe as caractersticas prprias e tendo como parmetro o dente do lado oposto. A seguir so esculpidas as estruturas oclusais distais desse dente, cuja fossa recebe a cspide funcional superior. Esta cspide j possui dois pontos de contato anteriormente estabelecidos, devendo receber agora o 3 que lhe conferir estabilidade, e est localizado na crista secundria distal da cspide vestibular. Nesta fase o dente j deve ter sua forma oclusal definida e regularizada, com os sulcos nitidamente delimitados. A figura 85 mostra a delimitao dos sulcos principais, tanto no sentido msio-distal quanto vestbulo-lingual, e apresenta tambm a direo dos sulcos secundrios. A colocao e a direo dos sulcos podem ser modificadas quando necessrio, para se obter os pontos de contato. Os sulcos secundrios na maioria das vezes limitam as cristas transversas oblquas e secundrias, dando nitidez anatomia oclusal, que traduzida em eficincia mastigatria.

Fig. 85 - Desenho esquemtico da delimitao dos sulcos A: principais e B: secundrios.

cspide vestibular do 2 pr-molar inferior, oclui com a vertente triturante mesial da cspide palatina do 2 prmolar superior. Nos molares o procedimento o mesmo. Para se obter o tripoidismo para a cspide disto-palatina do molar superior, que de menor tamanho, pode haver pontos de contato comuns, isto , pontos que so vlidos para a estabilidade da cspide funcional superior e inferior ou pontos diferentes, obtidos s custas de cristas secundrias. Por exemplo: o ponto 26 e o 33 (vertentes triturantes das cspides DV molares) so pontos comuns s cspides disto-vestibulares inferiores e disto-palatinas superiores, que so cspides de pequeno porte. Da mesma forma os pontos 22-23 e 29-30 podem tambm ser pontos comuns. Quando isto no ocorre, pode-se ter o 3 ponto localizado numa crista secundria. Porm, vale salientar novamente que o importante a obteno da estabilidade cntrica atravs do tripoidismo. Deve-se verificar novamente todos os contatos utilizando estearato de zinco, e reconstituir aqueles que por qualquer motivo se perderam. Ao trmino desta primeira etapa do exerccio consegue-se uma superfcie oclusal com cspides e fossas harmoniosamente relacionadas de acordo com a dinmica do sistema mastigatrio, figura 86 e 87, de tal forma que se obtm desocluso dos dentes posteriores durante o movimento lateral, e movimento protrusivo. Esta desocluso mantm a escultura protegida dos desgastes pelos movimentos mandibulares, pois os dentes posteriores no sofrem contato durante esses movimentos.

O contato n 34 em relao s estruturas antagonistas, crista secundria distal da

Enceramento progressivo

Fernandes Neto, AJ & Silva, MR - Univ. Fed. Uberlndia - 2006

56

Fig. 86 - Enceramento concludo -esquemtico.

4. As cspides linguais so menores do que as vestibulares. 5. Os contatos cntricos devem estar em ambos os lados do arco dentrio. O enceramento no deve estar em supraocluso, pois impedir a ocluso do lado oposto. 6. Todas as estruturas posteriores devem desocluir nos movimentos excursivos da mandbula. Bibliografia Consultada 01- ASH, M. M., RAMFJORD, S. P. Introduo ocluso funcional.Traduzido por Jos dos Santos Jr. Guarulhos S.P.: Parma, 1987. 276 p. 02- GUICHET, N. F. Occlusion. Anaheim, California: Denar Corp., 1977. 117 p. 03- JANSON, W. A. et al. Introduo ao estudo da ocluso, enceramento das superfcies oclusais. Bauru - S.P.: Universidade de So Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, 1977. 78 p. 04- RAMFJORD, S. P. & ASH, M. M. Ocluso. 3. edio, Trad. Dioracy Fonterrada Vieira. Rio de Janeiro: Interamericana, 1984. 05- THOMAS. P. K.,TATENO, G. Gnathological Occlusion. Tokyo: Shorin, 1979. 235p.

Fig. 87 - Enceramento concludo

Agora as figuras devem ser convenientemente estudadas e todos os pontos de contato identificados com aqueles obtidos pelo aluno no exerccio. Caractersticas finais do enceramento progressivo 1. As pontas de cspides so os pontos mais altos, a partir de onde todas as vertentes se inclinam para baixo. 2. As pontas de cspides funcionais so projetadas precisamente na fossa do antagonista. 3. As pontas de cspide funcionais no contactam no fundo da fossa (e sim no permetro adjacente).

You might also like