You are on page 1of 9

11 ano Sociologia teste 1 TEMA 1- O QUE A SOCIOLOGIA?

1- SOCIOLOGIA E CONHECIMENTO DA REALIDADE


SOCIAL

1-1 Cincias sociais e Sociologia


O que a Sociologia
uma forma de conhecimento cientfico que estuda a vida das pessoas em sociedade e os fenmenos sociais que da advm. Esses fenmenos sociais implicam o estudo das relaes entre as pessoas, isto , as relaes sociais e dos contextos em que estas se formam e ocorrem. tambm uma atitude perante o mundo e a realidade social, que se representa como um desafio faces s concepes dadas como certas, e como um processo de desocultao do que habitualmente permanece invisivel ou interdito. Interroga o que de mais profundo existe na nossa vida em comum. A sociologia implica uma forma de ler a realidade social, implicando uma curiosidade sociologica, de modo a ver para alm das fachadas aparentes. Existe uma necessidade de imaginao sociologica procura constante de cruzamento entre as biografias, ou seja, as histrias de vida individuais e as circunstancias historicas em que elas se desenrolam (economicas, politicas, sociais e culturais). Ninguem vive sozinho e ninguem habita num vazio.

Objecto das cincias sociais


Imaginando um hospital, com mdicos especializados em diversas reas, h algo que comum a todos: o seu objecto sempre o estado de sade de um ser humano, cujo conhecimento exaustivo requer a interveno conjugada dos vrios saberes mdicos. Da mesma forma, as cincias sociais podem funcionar de modo similar na sua funo de diagnosticar a realidade social. Esta realidade conjunto dos fenomenos que se produzem e reproduzem na sociedade com efeito o objecto real sobre o qual se debruam as vrias cincias sociais. Temas da realidade social como escola / trabalho / desemprego / familia so estudo das cincias sociais.

Isabelle Valente

11 ano Sociologia teste 1


A unidade e a complexidade do social
errado pensar que a realidade social se reparte em sectores distintos e que cada ciencia social estuda o seu campo especfico do real. Na verdade, a pluralidade dos ramos das cincias sociais no significa que se possa dividir quer a realidade social, quer os seus fenomenos particulares em compartimentos perfeitamente separados. A realidade social constitui uma unidade indivisivel e complexa, cuja anlise pode ser efectuada segundo perspectivas disciplinares ou olhares cientificos diferentes. Quando por isso os cientistas sociais se referem a anlise economica, ou outra, esto apenas a usar um recurso linguistico que visa ajudar a compreender uma realidade vasta, complexa e pluridimensional, dividindo-a artificialmente de acordo com os seus interesses disciplinares prprios sem que, todavia, se deva confundir essa divisao disciplinar com a realidade social que sempre indivisivel.

Fenmenos sociais totais


O estudo de um fenmeno por uma dada ciencia em exclusivo, pondo de parte os contributos de outras areas do saber, tambem nao permite a sua compreenso global. J ser diferente se houver uma aco conjugada e complementar das vrias cincias sociais aco interdisciplinar opo que se revela mais capaz de produzir conhecimentos integrados, completos e profundos, mais proximos da realidade social entendida como uma totalidade. Os fenmenos sociais so pluridimensionais, sujeitando-se como tal, a diferentes perspetivas de anlise. Marcel Mauss estabeleceu que qualquer fato, quer ocorra em sociedades arcaicas quer em modernas sempre complexo e pluridimensional e todo o comportamento social remete para e s se toma compreenso dentro de uma totalidade. Este conceito de fenomeno social total caracteriza os fenmenos que seja na sua estrutura prpria, seja nas suas relaes e determinaes tm implicaes simultaneamente em varios niveis e em diferentes dimensoes do real-social, sendo portanto susceptiveis, pelo menos potencialmente, de interessar a varias, quando nao a todas as Cincias Sociais.

Isabelle Valente

11 ano Sociologia teste 1


Dito de outra forma, apresentam vrios niveis de significado (so pluridimensionais) e sujeitam-se, como tal, a diferentes perspectivas de anlise. como se a realidade social fosse constituida por camadas sobrepostas, cuja descoberta sucessiva vai revelando uma totalidade diferente dos aspectos particulares que a integram. Exemplo de um fenmeno social total: Desemprego Histria revoluo industrial, era primeira crise de 1918. Economia menos rendimentos, menos consumo, menos despesas para o estado Demografia menos nascimentos, aumento da emigrao, populao mais envelhecida Antropologia vai existir pessimismo, revolta Geografia deslocao da cidade para o campo, populao ativa diminui Sociologia aumento da criminalidade, sociedade frgil e mais pobre, mais suicdios

A Interdependencia e a pluralidade das cincias sociais


A sociologia representa ento uma disciplina do saber que toma a realidade social como seu objecto de estudo. Desta forma, decorre da natureza complexa da realidade, que todas as cincias sociais se podem inter-relacionar na busca de uma viso global sobre os fenmenos ou seja, so interdependentes e complementares (embora possam produzir resultados contraditorios). Apesar disso, as cincias sociais distinguem-se igualmente entre si atravs dos modos especificos de interpretar e questionar os fenomenos sociais (ou por utilizarem diferentes codigos de leitura do real), da partindo para a elaborao de distintas problemticas teoricas ou objectos cientificos (teorias metodos tecnicas). Ao proceder desta forma, esto a conservar a autonomia individual de cada disciplina, fazendo do conjunto destas cincias um campo plural e diferenciado.

A Interdisciplinaridade como atitude metodolgica


A interdisciplinaridade a atitude mais propcia a que se forme um conhecimento global (tanto quanto possvel) acerca dos fenmenos sociais.

Isabelle Valente

11 ano Sociologia teste 1


Isto porque, se as explicaes fornecidas por uma qualquer disciplina sobre esses fenomenos constituem avanos cientificos, no e menos verdade que tais explicaes apenas possibilitam vises parcelares e incompletas. O contributo das outras cincias, pode ajudar a colmatar essa importante lacuna. No caso dos medicos, o trabalho em equipa devidamente coordenado pode ajudar a melhorar o desempenho do hospital.

1-2-A gnese e a sociologia em Portugal


Formao da sociologia:
A sociologia como disciplina cientfica surgiu em resultado da chamada dupla revoluo, no final do sculo XVII, com a Revoluo Industrial de 1776, com implicaes sobretudo na organizao econmica dos pases, e a Revoluo Francesa de 1789 cujos, principais efeitos se fizeram sentir a nvel poltico e social. Estes dois processos revolucionrios deram origem a uma nova ordem social o mundo contemporneo. Deram origem a uma nova ordem social o mundo contemporneo. Esta poca, que se prolongou durante todo o sculo XIX, foi vivida em particular intensidade pelos pensadores, incluindo filsofos, economistas, historiadores e outros, que entre si debatiam diferentes concees acerca das profundas mudanas socias a que assistiam. Destacam-se os trabalhos pioneiros de Auguste Comte, Karl Marx e Herbert Spencer que produziram importantes anlises cientficas da sociedade do seu tempo. A passagem do sculo XIX para o sculo XX assinala o incio da consolidao da sociologia enquanto forma de conhecimento cientfico, expandindo-se temas e perspetivas de anlises e diversificando correntes tericas (positivismo, marxismo, evolucionismo, funcionalismo, sociologia compreensiva, etc.). Os socilogos mile Durkhein, em Frana, Max Weber, na Alemanha, destacavam-se enquanto fundadores dos alicerces tericos fundamentais da disciplina.

Sociologia em Portugal:
O incio da institucionalizao da sociologia em Portugal s na dcada de 60 do incio do sculo XX conheceu um impulso decisivo com a criao do primeiro centro de investigao em cincias sociais.

Isabelle Valente

11 ano Sociologia teste 1


At ento, o regime ditatorial vigente em Portugal considerava incmodo anlise sociolgica da realidade portuguesa, pelo que a disciplina se encontrava afastada dos vrios nveis de ensino e a profisso de socilogo era inexistente. A sociologia tem conhecido um notvel crescimento: na abertura de licenciaturas, disciplina de sociologia no ensino secundrio, na variedade e qualidade da investigao e na diversidade dos campos profissionais dos socilogos. Em Portugal, a sociologia enquanto novo campo cientfico foi um processo tardio lento e repleto de obstculos. Hoje a sociologia tem o papel de cincia e profisso.

Posio de Durkheim e Weber sobre o estudo dos fenmenos sociais


Durkheim: entendia que os fatos sociais forneciam a matria-prima da sociologia. As duas caratersticas principais do fato social segundo Durkheim eram: -Exterioridade -as condutas individuais, que so determinadas pelos fatos sociais que envolvem os indivduos -Coercividade -no dependendo da sua vontade mas a interao com a sociedade, as maneiras de agir, pensar e sentir, so imutveis no tempo e no espao (no se pode fugir regra) -Relatividade variam consoante a sociedades ou ao longo do tempo dentro da sociedade. Durkheim fez o estudo sociolgico sobre o suicdio, para ele mais frequente nas pessoas solteiras do que nas casadas, nos protestantes do que nos catlicos, nas sociedades modernas do que nas sociedades tradicionais em tempos de crise poltica e econmica. Chegou concluso que existem foras sociais externas ao indivduo que influenciam as taxas de suicdio (grau de integrao dos indivduos na sociedade). Weber: colocou-se num plano distinto do que Durkheim, alargou a perspetiva sociolgica ao introduzir o conceito de ao social. Ao passo que Durkheim privilegiava as regularidades duradouras que se verificam nos fenmenos sociais, Weber afirmou o carter singular e nico desses fenmenos, empenhou-se em compreender e interpretar o sentido desses fenmenos, empenhou-se em compreender e interpretar o sentido da ao social atravs das suas configuraes histricas.

Isabelle Valente

11 ano Sociologia teste 1


O indivduo pode alterar mentalidades e portanto o rumo da sociedade com a sua conduta intencional.

1.3 Produo do conhecimento cientifico em Sociologia


O conhecimento cientfico e o conhecimento do senso comum
Desde sempre, o ser humano tenta compreender e interpretar a realidade que o rodeia, procurando explicaes para os diversos fenmenos com que se v confrontado. Esse conhecimento prtico, subjectivo e espontneo conhecido como o conhecimento do senso comum. O senso comum ento o conhecimento vulgar e pratico com que no quotidiano orientamos as nossas aces e damos sentido nossa vida. A evoluo do conhecimento cientfico, nomeadamente no que se refere s cincias naturais e exactas, veio pr em causa muitas das crenas do senso comum. O conhecimento cientfico, atravs da criao e do desenvolvimento de mtodos de obervao rigorosos e controlados, permitiu esclarecer causas de diversos fenmenos naturais e, inclusivelmente, prever e controlar alguns deles. Exemplos (Sida senso comum dizia que era transmissivel apenas nos homossexuais e tinha como preconceito que se tratava de um castigo divino por estes terem uma orientao sexual diferente. / O conhecimento cientifico veio revelar que se transmite atravs do sangue e dos fluidos sexuais e pode acontecer tanto ao homem como mulher.

O conhecimento cientfico nas cincias sociais e na Sociologia


As cincias sociais fsicas e naturais, atraves do desenvolvimento de mtodos e tecnicas de observao e de experimentao rigorosos e controlados, conseguiram de certo modo, impor-se no quotidiano dos individuos e ajud-los a conhecer e compreender mais claramente os fenomenos relativamente complexos. Este processo de construo de conhecimento cientfico bastante diferente do das cincias sociais, isto porque, enquanto nas cincias fsicas e naturais os objectos de estudo so parcial ou completamente exteriores ao cinetista, pelo contrrio, nas cincias sociais e humanas o cientista faz parte do seu objecto de estudo ele prprio um ser humano e um ser social.

Isabelle Valente

11 ano Sociologia teste 1


E tal como todos os seres sociais, o cientista social apresenta um conhecimento pessoal e pratico de si e da realidade em que vive: conhecimento do senso comum. Exemplo do socilogo que fez o estudo sobre o copiano: Este exemplo permite-nos constatar que as nossas perspectivas pessoais acerca do acto de copiar em provas de avaliao e a forma como lidamos com esse mesmo acto podem ser estudadas, analisadas, compreendidas e explicadas de forma cientfica, atravs do recurso a determinados procedimentos que estudaremos adiante. Estes procedimentos asseguram a necessria ruptura do sociologo face s suas ideias pr-concebidas. sobre o processo de ruptura com o senso comum que o sociologo precisa de empreender em cada investigao. Considerando que o senso comum se baseia no aparente, no subjectivo, em opinies e em explicaes simplistas, percebemos que o sociologo tem de ultrapassar tudo isto e tentar ver e questionar para alm do bvio, das suas opinies pessoais, das suas ideias pr-concebidas e das explicaes simplistas que circulam na sociedade sobre os fenmenos sociais. O socilogo tem ento de desenvolver uma atitude de vigilncia constante e relativizar todo o seu conhecimento prtico da realidade na produo de conhecimento cientfico. No se trata de uma tarefa fcil, visto que, muito do nosso conhecimento do senso comum baseado em estudos cujos resultados foram de tal forma divulgados que passaram a integrar aquele conhecimento.

Conhecimento do senso comum


Subjectivo pessoal, baseia-se em opinies Espontneo surge da informao obtida atravs dos nossos sentidos, do aparente Errtico construido aleatoriamente ao longo da vida de cada individuo Ingnuo assimilado sem sentido crtico Dogmtico Acreditamos nele como se tratando de verdades inquestionveis

Conhecimento cientfico
Objectivo procura ser universal, vlido para todos Sistemtico construido de forma sistemtica e consciente pelos cientistas Metdico obtido recorrendo a mtodos e tcnicas de investigao que asseguram a sua validade Critico procura questionar a realidade e questionar-se a si prprio Comprovvel / Verificavel Pode ser testado a qualquer momento e, assim, confirmado ou infirmado.

Isabelle Valente

11 ano Sociologia teste 1


As dificuldades da produo do conhecimento cientfico em Sociologia
Os vrios obstculos que o senso comum coloca produo de conhecimento cientfico em Sociologia podem ser sistematizados da seguinte forma:

Familiaridade com o Social


Sendo o socilogo tambm um actor social, pode existir uma grande familieridade com o seu objecto de estudo e isso pode alterar a forma como ele conduz a sua pesquisa e, consequentemente, os resultados obtidos. Quanto mais prximo o sociologo da realidade que vai analisar, maior o risco de enviesamento da pesquisa, mais dificil o processo de ruptura, porque mais forte a iluso de transparencia do social. Esta familieridade dificulta o seu questionamento e, logo, a sua anlise cientfica, na medida em que a realidade se nos apresenta de forma ilusoriamente transparente e bvia.

Explicaes do tipo naturalista


Por vezes tentamos explicar os fenomenos sociais recorrendo a explicaes naturais, ou seja, recorrendo a factores de ordem fisica ou biolgica, atribuindo responsabilidades natureza das coisas. (nat. Humana, de um povo, sexo etc.) Estas explicaes so perigosas do ponto de vista cientifico, porque tendem a assumir-se como inquestionaveis e inevitaveis. Exemplo: As mulheres so mais emotivas, logo tm cargos inferiores.

Explicaes do tipo individualista


As causas sociais dos fenmenos nem sempre so evidentes e tornase mais simples recorrer a justificaes do tipo individualista e psicologica. Exemplos: Alunos copiam porque nao gostam de estudar / Desemprego existe porque as pessoas nao querem trabalhar

Explicaes de tipo etnocentrista


J quando olhamos para outras sociedades, outras classes sociais, outros grupos, outras culturas e tomamos como referencia a nossa propria realaidade social e cultural, tendemos a explicar os fenomenos dessas sociedades, classes, grupos e culturas de forma etnocentrista. Estas explicaes pressupem um sentimento de superioridade, uma sobrevalorizao da propria cultura e a construo, com base nisso, de juizos de valor que inferiorizam e desvalorizam o contexto social e cultural da realidade observada e nao tm por isso qualquer valor cientifico.

Isabelle Valente

11 ano Sociologia teste 1


Exemplo: Nazismo os ciganos s um povo machista; os africanos no gostam de trabalhar.

A especificidade da Sociologia enquanto disciplina cientfica


Uma das especificidades da Sociologia prende-se com o facto de procurar distanciar-se destas explicaes de senso comum, imediatas e preconceituosas, e procurar explicar os fenomenos sociais recorrendo a explicaes tambm elas de ordem social. A sociologia no pretende julgar a realidade mas sim compreend-la, explic-la e fundamentar eventuais intervenes polticas ou institucionais. Quanto melhor conhecermos uma determinada realidade, mais fundamentadas sero e maior probabilidade de exito tero essas intervenes. Deste modo, a sociologia intervem na sociedade na medida em que as suas analises podem influenciar as aces dos individuos e das organizaes. Outra especificidade da Sociologia, que se preocupa em proceder a uma ruptura com o senso comum, mas ao mesmo tempo, preocupa-se em utiliz-lo enquanto objecto de estudo. Os preconceitos que os actores sociais veiculam no seu dia-a-dia, nomeadamente crenas xenfobas, racistas, podem ser em si (e tm sido) objecto de anlise sociologica; analise que permite identificar as origens desses preconceitos, as suas causas, manifestaes no quotidiano e consequencias. De igual modo, pode permitir que se encontre formas eficazes do seu combate.

Isabelle Valente

You might also like