You are on page 1of 4

02/09/13

Como fazer uma EAP / WBS Gesto de Projetos na prtica

Como fazer uma EAP / WBS


Antes de comear, sugiro a leitura de: Introduo a Gesto de Projetos (http://elirodrigues.com/material/gestao-de-projetos/gestaoprojetos/) A Estrutura Analtica de Projeto (EAP) ou no ingls Work Breakdown structure (WBS), uma ferramenta visual que permite a estruturao de um projeto de forma simples e contm todo o trabalho necessrio para concluso do projeto. Ela se parece com um organograma empresarial, mas seu objetivo identificar que partes compe um projeto. A EAP normalmente concebida aps o Termo de Abertura do projeto, na fase de Planejamento. Pode ser includa na Declarao de Escopo. Para que serve Suas principais utilidades so: Delimitar e elicitar o Escopo do Projeto; Facilitar a Identificao das Fases do projeto; Facilitar a Identificao dos responsveis; Orientar a identificao e descrio detalhada das Entregas do projeto; Identificar as atividades do projeto; Facilitar a Estimativa de Esforo, Durao e Custo; Facilitar a Identificao de Riscos. A EAP pode seguir uma numerao identada (Figura 1). Serve para facilitar a organizao dos pacotes de trabalho, que sero descritos na fase seguinte (antes do cronograma) e facilita a rastreabilidade de um pacote de trabalho no cronograma.

www.elirodrigues.com/gestao-de-projetos/como-fazer-uma-eap-wbs/

1/4

02/09/13

Como fazer uma EAP / WBS Gesto de Projetos na prtica

(http://elirodrigues.files.wordpress.com/2011/06/numeracaoeap.png)

Figura 1 - Numerao identada

A EAP pode ser construda de diversas formas conforme o propsito e tipo de projeto. As formas mais comuns de montagem da EAP so: Por Fases, Por Entregas e Por Equipes. Abaixo so apresentados exemplos de EAPs em cada uma das formas. EAP por Fases Organiza fases no primeiro nvel e eventualmente no segundo nvel tambm.

(http://elirodrigues.files.wordpress.com/2011/06/eapporfases.png)

Figura 2 - EAP por Fases

Vantagens: Oferece uma viso cronolgica dos acontecimentos no projeto; Facilita o entendimento de pessoas leigas; Facilita o posterior gerenciamento das atividades. Desvantagens: Pode ofuscar a viso das partes necessrias para uma entrega especfica; Tende a incentivar que se incluam atividades administrativas (ex: Controle do projeto) EAP por Entregas Mostra as partes necessrias para compor as entregas do projeto.

www.elirodrigues.com/gestao-de-projetos/como-fazer-uma-eap-wbs/

2/4

02/09/13

Como fazer uma EAP / WBS Gesto de Projetos na prtica

(http://elirodrigues.files.wordpress.com/2011/06/eapporentregas1.png)

Figura 3 - EAP por entregas

Vantagens: Visualiza claramente as partes que compe o projeto; Facilita a discusso de solues tcnicas e caminhos alternativos; Facilita identificao de riscos tcnicos; Desvantagens: No oferece viso cronolgica Por Equipes Visualiza os pacotes de trabalho a partir da diviso de Equipes do Projeto.

(http://elirodrigues.files.wordpress.com/2011/06/eapequipes.png)

Figura 4 - EAP por Equipes

Vantagens: tima para ocasies em que o projeto tem equipes com responsabilidades muito diferentes. Desvantagens: No mostra cronologia nem a organizao das partes das entregas. Prximos passos Aps definir o primeiro nvel da EAP, detalhe at encontrar os pacotes de trabalho. No existe limite de quantidade de nveis, use quantos precisar. Os pacotes de trabalho no devem ser menores que 8 horas, nem maiores que 80, use essa regra como mtrica. Em seguida voc ir para a definio da lista de atividades, estimativas e cronograma. Se tiver dvidas, me escreva: contato@elirodrigues.com
www.elirodrigues.com/gestao-de-projetos/como-fazer-uma-eap-wbs/ 3/4

02/09/13

Como fazer uma EAP / WBS Gesto de Projetos na prtica

Posts relacionados: Introduo a Gesto de Projetos (http://elirodrigues.com/material/gestao-de-projetos/gestaoprojetos/) Como fazer um cronograma (http://elirodrigues.com/2011/01/31/como-fazer-um-cronograma/) Software gratuito para desenho de processos (http://elirodrigues.com/2011/02/01/dia/)
(http://elirodrigues.com/sobre)

2013 Gesto de Projetos na prtica.

www.elirodrigues.com/gestao-de-projetos/como-fazer-uma-eap-wbs/

4/4

You might also like