You are on page 1of 20

ESTADO DE SANTA CATARINA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR 3 SEO DO ESTADO MAIOR CURSO DE APERFEIOAMENTO DE SARGENTO/BM/2005 DISCIPLINA:ATUALIZAO EM DOUTRINA DE COMBATE

A INCNDIO OBJETIVO;Atualizar e ampliar os conhecimentos do sargento em doutrinas bsicas para o desenvolvimento das atividades de combate a incndio. INSTRUTOR:1 Ten BM Charles Alexandre VIEIRA/CEBM

ATUALIZAO EM DOUTRINA DE COMBATE A INCNDIO Ol,caro aluno,este material destina-se ao seu uso como aluno inscrito no CAS/BM/2005.Os assuntos sobre os quais abordaremos nesta apostila dizem respeito conceituao de combusto,os elementos formadores da mesma,os mtodos de extino do incndio e a classificao dos mesmos.Ao final desta apostila haver um exerccio de fixao,onde voc aplicar os conhecimentos adquiridos,bem como o utilizar como base para verificao final.Dvidas ou contatos com o instrutor,podero ser realizados atravs do correio eletrnico,no endereo Vieira@cb.sc.gov.br. Unidade Didtica 01:Teoria do Fogo Assuntos: 01. Conceito de Combusto 02. Elementos da Combusto 03. Pontos de Temperatura 04. Propagao do Calor 05. Fases do Fogo 06. Formas de Combusto 07. Mtodos de Extino 08. Classificao dos Incndios 1. TEORIA DO FOGO 1.1. Fogo ou Combusto: a reao qumica entre o comburente e um combustvel, onde os gases resultantes da mistura destes, se inflamam, apresentando um desprendimento de energia, que se d sob forma de luz e calor. 1.2. Elementos da Combusto

Os elementos essenciais para que haja a combusto so: - Calor; - Combustvel; - Comburente; - Reao em cadeia. Para representar os quatro elementos essenciais do fogo, podemos usar a figura geomtrica do tetraedro, atribuindo a cada um dos lados um dos elementos:

1.2.1. Calor Forma de energia que aumenta temperatura, gerada da transformao de outra energia, atravs de processo fsico ou qumico. Pode ser considerado como uma condio de matria em movimento, ou seja, vibrao das molculas que formam a matria. As molculas esto constantemente em movimento. Quando um corpo aquecido, a velocidade das molculas aumenta e o calor tambm aumenta.

0 calor gerado pela transformao de outras formas de energia: - Energia qumica: - Energia eltrica:

- Energia mecnica: - Energia nuclear: 1.2.1.1. Pontos De Temperatura Para que haja a combusto os materiais ou combustveis so expostos ao calor e comeam a liberar vapores que se combinam com o oxignio existente no ar atmosfrico, resultando a combusto. Desta forma podemos concluir que no o material em si que entra em combusto, mas sim os vapores que so liberados. A partir do aquecimento se alcana um ponto de temperatura em que o material comea a liberar vapores que se incendeiam se houver uma fonte externa de calor, este ponto chamado de PONTO DE FULGOR. Neste ponto ao retirarmos a fonte de calor s chamas no se mantm pela insuficincia de vapores. Continuando o aquecimento chega-se a uma temperatura em que os gases liberados do combustvel,em contato com uma fonte externa de calor,comeam a combusto e continuam a queimar sem a presena da mesma fonte.Chamamos este ponto de PONTO DE COMBUSTO.Continuando ainda o aquecimento chega-se a um ponto no qual o combustvel entra em combusto em contato com o oxignio do ar, ponto este chamado de PONTO DE IGNIO 1.2.1.2. Efeitos do calor O calor provoca efeitos fsicos e qumicos nos corpos e efeitos fisiolgicos nos seres vivos: Efeitos fsicos e qumicos - Aumento do volume; - Elevao da temperatura; - Mudana do estado fsico da matria; - Mudana do estado qumico da matria. Efeitos fisiolgicos - Desidratao; - Fadiga; - Insolao; - Queimaduras; - Problemas respiratrios. 1.2.1.3. Propagao Do Calor 0 calor pode se propagar de trs diferentes maneiras: atravs da conduo, conveco e ou irradiao. Como tudo na natureza tende ao equilbrio, o calor transferido de objetos com a temperatura mais alta para aqueles com temperatura mais baixa. 0 corpo mais frio dos dois absorver o calor do corpo mais aquecido at haver um equilbrio trmico, ou seja que ambos tenham a mesma temperatura.

1.2.1.3.1. Conduo a transferncia de calor atravs de corpos slidos, sem deslocamento da matria, ou seja, de molcula a molcula. Pela conduo, o calor de um corpo transferido para outro pelo contato direto ou atravs de um condutor intermedirio, como por exemplo, do ch, para colher de ch, para a mo.Da mesma forma uma chamin em contato com a madeira transfere calor para mesma pelo contato direto.

1.2.1.3.2. Conveco a transferncia de calor atravs do movimento ascendente de massas de gases quando aquecidos ou de lquidos dentro de si mesmos.Como por exemplo podemos citar a gua quando aquecida num recipiente de vidro, onde pode-se observar um movimento, dentro do prprio liquido, de baixo para cima. Da mesma forma os gases quando aquecidos, se expandem, e tendem a subir para as partes mais altas do ambiente, enquanto o ar mais frio tende a ocupar nveis mais baixos. Nas edificaes de razo vertical, essa uma das principais causas de propagao de calor para pavimentos superiores.

1.2.1.3.3. Irradiao a transmisso de calor de um corpo para outro atravs de ondas calorficas que se deslocam atravs do espao intermedirio. Um exemplo de transferncia de calor por irradiao o calor da luz solar. Um corpo aquecido tende a transferir calor para outro menos aquecido at que a temperatura deles se equilibre.

1.2.2. Comburente o elemento que associado quimicamente ao combustvel, em propores adequadas, possibilita a combusto. 0 oxignio o comburente mais facilmente encontrado na natureza. A atmosfera possui, aproximadamente sua composio em 78% de Nitrognio, 21% de Oxignio e 01% de outros gases. 1.2.3. Combustvel todo elemento que serve de campo de propagao do fogo. Os materiais orgnicos so todos combustveis, porm dentre os inorgnicos (nas condies normais), apenas alguns so combustveis. Os combustveis podem ser slidos, lquidos ou gasosos, e a grande maioria precisa passar pelo estado gasoso para ento, combinar com o oxignio e queimar. 1.2.3.1. Quanto ao Estado Fsico so Classificados em: 1.2.3.1.1. Combustveis Slidos: - A maioria dos combustveis slidos transformam-se em vapor, e ento, reagem com o oxignio. Quanto maior a superfcie exposta, mais rpido ser o aquecimento do material e conseqentemente, o processo de combusto. 1.2.3.1.2. Combustveis Lquidos: - Os lquidos inflamveis tm algumas propriedades fsicas que dificultam a extino do calor, aumentando o perigo para os bombeiros. Os lquidos inflamveis no possuem forma definida, assumindo a forma do recipiente que os contm. Se derramados procuram ocupar a superfcie atingida, acumulando-se nas partes mais baixas. Os lquidos inflamveis derivados do petrleo, conhecidos como hidrocarbonetos tem pouca solubilidade, propriedade de se misturar com a gua, ao ponto que os solventes polares, como o lcool e acetona, tem grande solubilidade, at um ponto em que a mistura no seja mais inflamvel. 1.2.3.1.3. Combustveis Gasosos: Os gases no possuem volume definido, tendendo rapidamente, a ocupar todo o recipiente em que esto contidos. Para que se concretize a queima necessrio que o mesmo esteja em uma mistura ideal com o ar atmosfrico, e, portanto, se estiver fora de determinados limites, ele no queimar. Cada gs, ou vapor, tem seus limites prprios.

1.2.3.2. Quanto Volatilidade: 1.2.3.2.1. Volteis: Combustveis volteis so aqueles que desprendem vapores capazes de se inflamar temperatura ambiente. Exemplos: Gasolina 1.2.3.2.2. No Volteis: Combustveis no volteis so aqueles que, para desprenderem vapores capazes de inflamar-se, necessitam de aquecimento acima da temperatura ambiente. Exemplo: leo Lubrificante. 1.2.4. Reao em Cadeia A reao em cadeia torna a queima auto-sustentvel. 0 calor irradiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto em partculas menores, que se combinam com o oxignio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um ciclo constante. 1.3. Fases do Fogo Sabemos que se o fogo ocorrer em rea ocupada por pessoas, h grandes chances de que ele seja descoberto logo no seu incio e a situao mais facilmente resolvida. Mas se ocorrer quando a edificao estiver deserta ou fechada, o fogo continuar crescendo at ganhar grandes propores. Para melhor compreender como tudo acontece devemos considerar que quando os quatros componentes do tetraedro do fogo esto presentes se produz ignio do fogo e nesta fase inicial do incndio, o calor gerado acaba formando uma coluna de gs aquecido que se eleva. Se o fogo est num espao aberto (rea exterior ou edificao de grande porte) a coluna de calor se eleva sem obstruo e vai puxando o ar atmosfrico para dentro de si. Essa entrada de ar frio na coluna de gases aquecidos proporciona um resfriamento dos gases localizados sobre o fogo. A propagao de um fogo em uma rea aberta se deve principalmente ao calor irradiado pela coluna de gases aquecidos e pelo calor irradiado do prprio incndio at outros combustveis situados ao redor da rea incendiada. Essa propagao de um fogo exterior pode ser incrementada pela presena de vento ou at pela posio inclinada de um terreno, os quais permitem pr-aquecer combustveis expostos.

J o desenvolvimento de um incndio interior sempre mais complexo que um incndio em ambientes abertos (incndio exterior). Neste contexto, o termo incndio interior se define como um incndio que se produz dentro de um determinado espao fechado de uma edificao. O crescimento e a propagao de um incndio interior depende normalmente da existncia de combustvel e de oxignio. At pouco tempo atrs, as fases do incndio eram estudadas a partir de trs etapas a fase inicial, a fase da queima livre e fase da queima lenta. Atualmente, a maioria das organizaes de bombeiro e programas de treinamento esto sofrendo alteraes e passando a estudar o processo a partir de cinco fases distintas, a saber: ignio, crescimento, flashover, desenvolvimento completo e diminuio. No entanto, convm observar que a ignio e o desenvolvimento de um incndio interior algo complexo, que depende de uma srie de numerosas variveis, por isso, pode ser que nem todos os incndios se desenvolvam seguindo cada uma das fases descritas a seguir, no entanto, os incndios podero ser mais bem entendidos se estudarmos esse modelo de seqncia em fases. 1.3.1. Fase da Ignio A ignio do fogo descreve o perodo em que os quatro elementos do tetraedro do fogo se juntam e se inicia a combusto. Neste ponto, o incndio pequeno e geralmente se restringe ao material que se incendiou primeiro. Todos os incndios interiores e exteriores so o resultado de algum tipo de ignio. A ignio do fogo o principio de qualquer incndio, quando por atuao de um agente gneo atingido o ponto de inflamao ou ignio de um combustvel presente, fazendo-o entrar em processo de combusto viva. Os investigadores de incndio (peritos) chamam o lugar onde ocorre a ignio do fogo de foco inicial do incndio. 1.3.2. Fase do Crescimento do Fogo Pouco depois da ignio, o calor gerado no foco inicial se propaga, determinando o aquecimento gradual de todo o ambiente e se inicia a formao de uma coluna de gs

aquecido sobre o combustvel que queima. Enquanto essa coluna se desenvolve e sobe, comea a atrair e arrastar o ar ambiente do espao em volta para dentro dela. Logo em seguida, essa coluna de ar e gases aquecidos se v afetada pelo teto e pelas paredes do espao. medida que os gases aquecidos se elevam, estes comeam a propagar-se para os lados quando tocam o teto da edificao at chegarem as paredes do compartimento, ento a profundidade da capa de gs comea a crescer, ou seja, os gases aquecidos espalham-se preenchendo o ambiente, de cima para baixo (estudos mostram que as temperaturas diminuem medida que nos distanciamos da linha central da coluna de ar quente). Nesta fase de crescimento, o oxignio contido no ar est relativamente normalizado e o fogo est produzindo vapor dgua (HO), dixido de carbono (CO), monxido de carbono (CO) e outros gases. Grande parte do calor est sendo consumido no prprio aquecimento dos combustveis presentes e, neste estgio, a temperatura do ambiente est ainda pouco acima do normal. No entanto, o calor est sendo gerado e evoluir com o aumento do fogo e a fase de crescimento ou incubao continuar seguindo se houver suficiente combustvel e oxignio disponvel. medida que o incndio cresce a temperatura geral do ambiente aumenta, da mesma forma que a temperatura da capa de gases no nvel do teto1. 1.3.3. Fase do Flashover ou Desenvolvimento Esta fase uma etapa de transio entre a fase do crescimento e o desenvolvimento completo do incndio. Essa fase poder desenvolver-se normalmente mediante um crescimento gradual ou manifestar-se por dois fenmenos distintos, variando conforme o nvel de oxigenao do ambiente. Havendo uma oxigenao adequada com semelhante elevao de temperatura, o incndio poder progredir para um flashover, se do contrrio, a oxigenao inadequada e a temperatura permanece em elevao, poderemos progredir para um backdraft, ambos, fenmenos que estudaremos a seguir. Durante a fase do desenvolvimento, de forma geral, o ar atmosfrico, rico em oxignio, arrastado para dentro do ambiente pelo efeito da conveco, j que o ar quente tende a subir e sair do ambiente. Isto acaba forando a entrada de ar fresco pelas aberturas nos pontos
1

Este ar aquecido que sobe por conveco uma das razes pelas quais os bombeiros combatentes devem se manter abaixados e usar sempre equipamentos de proteo individual (vestimentas especiais e proteo respiratria), pois uma inspirao desse ar superaquecido pode queimar os pulmes.

mais baixos. A fumaa, ou seja, uma mistura quente de ar, gases e partculas, se eleva, espalhando-se e preenchendo o ambiente de cima para baixo, forando o ar frio a permanecer junto ao solo. Em condies de normalidade, os incndios em estruturas fechadas (incndios confinados) tm os nveis mais altos de calor na altura do teto e os nveis mais baixos de calor na altura do solo. Essa temperatura nas reas superiores (nvel do teto) pode estar prxima dos 700C. Se abrirmos um espao no teto da edificao, a fumaa sair do ambiente para o exterior. O conceito da camada de gases aquecidos ou capa trmica vital para as atividades de proteo contra incndios, pois quanto mais conseguimos que o ar e os gases quentes saiam do ambiente, mais seguros sero os nveis inferiores para os trabalhos dos bombeiros. Se a oxigenao adequada, as condies do ambiente alteram-se muito rapidamente medida que o incndio atinge todas as superfcies de combusto expostas. Isso acontece porque a capa de gs aquecido que se cria no teto da edificao durante a fase de crescimento irradia calor para os materiais combustveis situados longe da origem do fogo. Esse calor irradiado produz a pirlise dos materiais combustveis do ambiente. Os gases que se produzem durante este perodo se aquecem at a temperatura de ignio e poder ocorrer um fenmeno denominado de flashover ou exploso ambiental, ficando toda a rea envolvida pelas chamas. Se ao contrrio a oxigenao inadequada, a queima torna-se lenta e a combusto incompleta porque no h oxignio suficiente para sustentar o fogo. Grandes quantidades de calor e gases do fogo podem acumular-se nos espaos no ventilados. Estes gases podem at atingir a temperatura de ignio, mas carecem de oxignio suficiente para inflamar-se. Contudo, o calor interior permanece e as partculas de carbono no queimadas (bem como outros gases inflamveis, produtos da combusto) esto prontas para incendiar-se rapidamente assim que o oxignio for suficiente e, na presena de oxignio, esse ambiente explodir. A essa exploso chamamos backdraft ou exploso por fluxo reverso. Nesses casos, os bombeiros precisam realizar uma adequada ventilao para permitir que a fumaa e os gases combustveis superaquecidos sejam retirados do ambiente, no entanto, isso deve ser realizado com cautela, pois uma ventilao inadequada suprir abundante e perigosamente o local com o elemento que faltava (oxignio), provocando o backdraft.

1.3.4. Fase do Desenvolvimento Completo A fase do desenvolvimento completo do incndio tem lugar quando todos os materiais combustveis de um determinado espao fsico so envolvidos pelo fogo. Durante este perodo de tempo, os combustveis que ardem no ambiente liberam a mxima quantidade de calor possvel, calor este irradiado dos combustveis presentes, os quais produzem grandes volumes de gases e fumaa. Esse calor intenso reduz os combustveis a seus componentes bsicos, liberando, assim, os vapores combustveis. O calor liberado e os gases da combusto que se produzem dependem do nmero e do tamanho das aberturas de ventilao do ambiente incendiado. Nessa fase, os incndios se convertem com freqncia em incndios controlados pela falta de adequada ventilao, pois as chamas normalmente diminuem ou deixam de existir por falta de ar suficiente para mant-las (concentraes na faixa de 8% de oxignio ou menos). O incndio normalmente reduzido a brasas e o ambiente torna-se completamente ocupado por fumaa densa e os gases que se expandem. Devido presso interior ser maior que a externa, os gases podem sair do ambiente atravs de fendas em forma de lufadas. Ainda durante esta fase, poder surgir um fenmeno denominado de rollover ou flameover, o qual se distingue do flashover porque implica somente na queima dos gases aquecidos do incndio e no na queima das superfcies dos outros materiais combustveis presentes no ambiente sinistrado. O rollover pode ser explicado como uma queima dos gases aquecidos provenientes da combusto, os quais fluram para fora do ambiente de origem e acabaram atingindo outros ambientes adjacentes. Estes gases podem arder (se inflamar) ao se misturarem com o ar abundante existente nos outros espaos e chamas podero surgir visveis na capa trmica. 1.3.5. Fase da Diminuio medida que o incndio consome todos os combustveis disponveis do ambiente, a taxa de liberao de calor comea a diminuir. Uma vez mais o incndio se converte em um incndio controlado, agora por falta de material combustvel. A quantidade de fogo diminui e as temperaturas do ambiente comeam a reduzir, entretanto, as brasas podem manter temperaturas ainda elevadas durante algum tempo. Esta fase representa a decadncia do

fogo, ou seja, a reduo progressiva das chamas at o seu completo desaparecimento, quer seja por exausto dos materiais combustveis que tiveram todo seu gs combustvel emanado e consumido, pela carncia de oxignio ou mesmo pela supresso do fogo pela eficaz atuao de uma equipe de bombeiros combatentes. 1.4. Formas De Combusto As combustes podem ser classificadas conforme a sua velocidade em: completa, incompleta, espontnea e exploso. Dois elementos so preponderantes na velocidade da combusto: o comburente e o combustvel; o calor entra no processo para decompor o combustvel. A velocidade da combusto variar de acordo com o percentual do oxignio no ambiente as caractersticas fsicas e qumicas do combustvel. 1.4.1. Combusto Completa aquela em que a queima produz calor e chamas e se processa em ambiente rico em oxignio, tendo como produto o bixido de carbono. (C+ O2 + 02 ----------------------- C02)

1.4.2. Combusto Incompleta aquela em que a queima produz calor e pouca ou nenhuma chama, e se processa em ambiente pobre em oxignio cujo produto o monxido de carbono: (c + o ----------------------- CO)

1.4.3. Combusto Espontnea o que ocorre, por exemplo, quando do armazenamento de certos vegetais que , pela ao de bactrias, pela presena de umidade e impurezas, ou uma alta porcentagem de oxignio no ambiente, entram em decomposio lenta propiciando a formao de gases que, ao se desprenderem, incendeiam-se por si ss. Alguns materiais entram em combusto sem a presena de fonte externa de calor (materiais com baixo ponto de fulgor); outros entram em combusto em contato com a temperatura ambiente (200 C), a exemplo do fsforo branco. 1.4.4. Combusto Instantnea ou Exploso a queima de gases (ou partculas slidas), em altssima velocidade, em locais confinados, com grande liberao de energia e deslocamento de ar.

Combustveis lquidos, acima da temperatura de fulgor, liberam gases que podem explodir (num ambiente fechado) na presena de uma fonte de calor. Podendo existir grande liberao de energia e deslocamento de ar. 1.5. Mtodos De Extino Os mtodos de extino do fogo baseiam-se na eliminao de um ou mais elementos essenciais que provocam o fogo. 1.5.1 Isolamento ou Retirada do Material a forma mais simples de se extinguir um incndio. Baseia-se na retirada do material combustvel, ainda no atingido, da rea de propagao do fogo, interrompendo a alimentao da combusto. Mtodo tambm conhecido como corte ou remoo do suprimento de combustvel. Ex. fechamento de uma vlvula de um botijo de GLP do tipo P-13 (13 Kg).

1.5.2 Resfriamento o mtodo mais utilizado, consiste em diminuir a temperatura do material combustvel que est queimando, diminuindo, conseqentemente, a liberao de gases ou vapores inflamveis. A gua o agente extintor mais usado, por ter grande capacidade de absorver o calor e ser facilmente encontrado na natureza. A reduo da temperatura est ligada, a quantidade e a forma de aplicao da gua (jatos), de modo que ela absorva mais calor que o incndio possa produzir. 1.5.3. Abafamento Consiste em diminuir ou impedir o contato do oxignio com material combustvel. No havendo dessa forma comburente para reagir com o combustvel, no haver fogo. Como exceo esto os materiais que tem oxignio em sua composio e queimam sem necessidade do oxignio do ar, como os perxidos orgnicos e o fsforo branco. 1.5.4. Quebra da Reao em Cadeia Certos agentes extintores, quando lanados sobre o fogo, sofrem ao do calor, reagindo sobre a rea das chamas, interrompendo assim a "reao qumica" (extino qumica). Isso ocorre porque o oxignio comburente deixa de reagir com os gases combustveis. Essa reao somente visvel quando as chamas forem visveis. 1.6. Classificao Dos Incndios E Mtodos De Extino

Os incndios so classificados de acordo com os materiais neles envolvidos, bem como a situao que em que se encontram. Essa classificao feita para determinar o agente extintor adequado para o tipo de incndio especfico. Entende-se como agentes extintores todas as substncias capazes de eliminar um ou mais elementos essenciais do fogo, cessando assim a combusto. 1.6.1. Incndio Classe "A" Incndio envolvendo combustveis slidos comuns, como papel, madeira, pano, borracha. caracterizado pelas cinzas e pelas brasas que deixam como resduos e por queimar em razo de seu volume, isto , a queima se d na superfcie e em profundidade. Mtodo de extino: Necessita de resfriamento para a sua extino, isto , do uso de gua ou solues que a contenham em grande porcentagem, a fim de reduzir a temperatura do material em combusto, abaixo do seu ponto de ignio. 0 emprego de ps qumicos, somente ir retardar a combusto, no agindo na queima em profundidade do material combustvel, enquanto que o emprego de agente extintor a base de "gua", eliminar as chamas, bem como ir resfriar o material sinistrado, agindo dessa forma tanto em superfcie como em profundidade, 1.6.2. Incndio Classe "B" So incndios que envolvam lquidos inflamveis, graxas e gases combustveis. caracterizado por no deixar resduos e queimar apenas em superfcie exposta e no em profundidade. Mtodo de extino: Necessita para a sua extino do abafamento ou da interrupo (quebra) da reao em cadeia. No caso de lquidos muito aquecidos (ponto de ignio), necessrio reduzir a temperatura do combustvel atravs do resfriamento do material, destacando-se a espuma qumica ou mecnica como melhor agente extintor. 1.6.3. Incndio Classe "C" Incndio envolvendo equipamentos energizados. caracterizado pelo risco de vida que oferece ao bombeiro. Mtodo de Extino: Para a sua extino necessria a aplicao de um agente extintor no condutor de corrente eltrica, e que utilize o princpio de abafamento ou interrupo (quebra) da reao em cadeia. Esse incndio pode ter a sua classe alterada para classe "A, desde que se interrompa o fluxo eltrico. Devendo ter o cuidado com equipamentos que acumulam energia eltrica, como o caso dos televisores, mesmo aps a interrupo da corrente

eltrica para o aparelho. Sendo considerado o agente extintor C02 como melhor e mais recomendado agente para extino de incndios de classe "C", devido a sua eficcia e por no conduzir corrente eltrica. 1.6.4. Incndio Classe "D" Incndios envolvendo metais combustveis pirofricos (magnsio, selnio, antimnio, ltio, potssio, alumnio fragmentado, zinco, titnio, sdio, zircnio). caracterizado pela queima em altas temperaturas e por reagir com agentes extintores comuns (principalmente os que contenham gua). Mtodo de extino: Para a sua extino, necessita de agentes extintores especiais que se fundam em contato com o material combustvel, formando uma espcie de capa que isola do ar atmosfrico, interrompendo a combusto pelo princpio de abafamento. Os ps-especiais so compostos dos seguintes materiais: Cloreto de sdio, cloreto de brio, monofosfato de amnia, grafite seco. 0 princpio de retirada do material tambm aplicado com sucesso nesta classe de incndio.

Questionrio Unidade Didtica 01 1- Assinale a nica alternativa correta que corresponda ao conceito de calor: A- Pode ser descrito como condio de matria em movimento; B- a forma de energia que eleva a temperatura, gerada da transformao de outra energia, atravs de processo fsico ou qumico; C- a queima dos elementos lquidos e gasosos; D- a queima do oxignio pelo fogo; 2- Quais so os elementos essenciais da combusto: ABCDCalor, comburente e combustvel; Energia, mecnica e qumica; Oxignio e material inflamvel; Calor, combustvel, comburente e reao em cadeia;

03-O calor gerado pela transformao de outras formas de energia, quais sejam: A- Energia qumica e eltrica; B- Energia mecnica; C- Energia nuclear;

D- Todas as alternativas acima esto corretas; 04-Assinale a nica alternativa correta que completa a seguinte frase: Os combustveis podem ser................................................ . ABCDSlidos, lquidos e gasosos; Somente lquidos; Lquidos e inflamveis; Slidos e inflamveis;

05- Nas afirmaes abaixo, assinale a nica alternativa correta: A- Os combustveis gasosos possuem volume definido,tendendo rapidamente a ocupar todo o recipiente em que esto contidos; B- Os gases possuem volume definido,por isso ocupam todo o recipiente em que esto contidos; C- Os gases no possuem volume definido,tendendo com isso lentamente, a ocupar parte do recipiente em que esto contidos; D- Nenhuma das alternativas acima est correta; 06- Assinale nas afirmaes abaixo, a nica alternativa correta: ABCDA gasolina um combustvel no voltil; A gasolina um combustvel comburente; A gasolina um combustvel voltil; Nenhuma das alternativas acima est correta;

07- Assinale nas afirmaes abaixo, a nica alternativa correta: ABCDO leo lubrificante um combustvel voltil; O leo lubrificante um comburente; O leo lubrificante um combustvel voltil e inflamvel; O leo lubrificante um combustvel no voltil;

08- O calor pode se propagar de trs formas: ABCDIntencional, no intencional e criminosa; Conduo, conveco e irradiao; Primria, secundria e terciria; Qumica, fsica e biolgica;

09-A propagao do calor por conduo aquela que: A- A transferncia do calor ocorre em objetos em movimento; B- A transferncia do calor ocorre pelo movimento ascendente de massas de gases quando aquecidos ou de lquidos dentro de si mesmos;

C- A transferncia do calor ocorre por ondas de energias calorficas que se deslocam atravs do espao intermedirio; D- A transferncia do calor ocorre atravs de corpos slidos, de molcula a molcula; 10- Sobre a propagao do calor correto afirmar: A- Os metais, de um modo geral, so maus condutores de calor; B- O aquecimento de uma roupa exposta ao sol um exemplo de propagao do calor por conduo; C- A propagao do calor independe do meio fsico ou das propriedades do material condutor; D- Nos incndios em edificaes a propagao do calor por conveco uma das principais causas de propagao do calor para pavimentos superiores; 11- Os mtodos de extino do fogo baseiam-se: E- Na eliminao de um ou mais elementos essenciais que provocam o fogo; F- Exclusivamente em resfriar o material em combusto como princpio universal aplicado em todas as situaes; G- Na aplicao de gua; H- Na utilizao de produtos qumicos que neutralizam o material em combusto; 12- Os mtodos de extino do fogo so: E- Gs carbnico, gua e p qumico seco; F- Retirada do material, resfriamento, abafamento e quebra da reao em cadeia; G- Sistemas preventivos, educao da comunidade e interveno do corpo de bombeiros; H- Calor, combustvel, comburente e reao em cadeia; 13- Incndio classe C aquele: EFGHEnvolvendo equipamentos energizados; Envolvendo combustveis slidos comuns; Envolvendo metais pirofricos; Envolvendo lquidos inflamveis, graxas e gases combustveis;

14-Incndio classe B aquele: EFGHEnvolvendo metais pirofricos; Envolvendo lquidos inflamveis, graxas e gases combustveis; Envolvendo equipamentos energizados; Envolvendo combustveis slidos comuns;

15- O mtodo de extino mais adequado para incndio classe A :

EFGH-

Isolamento ou retirada do material; Abafamento; Resfriamento; Quebra da reao em cadeia;

16- O mtodo de extino mais adequado para incndio classe C : EFGHAbafamento; Isolamento ou retirada do material; Resfriamento; Quebra da reao em cadeia;

17- O principal cuidado ao combater um incndio de classe C : EFGHNo utilizar agentes extintores que produzam fagulhas; No utilizar agentes extintores que espalhem o combustvel; No utilizar agentes extintores que conduzam eletricidade; No utilizar agentes extintores a base de p;

18- Quais so as fases do fogo: E- Fase inicial, auto queima e queima lenta; F- Fase do flashover ou desenvolvimento, fase do desenvolvimento completo, fase da diminuio,fase do crescimento do fogo e fase da ignio; G- Queima livre, queima lenta e queima completa; H- Auto queima, queima livre e queima lenta; 19-Qual a composio normal do ar atmosfrico: EFGH21 % de oxignio, 77 % de nitrognio e 02 % de outros gases; 20 % de oxignio, 79 % de nitrognio e 01 % de outros gases; 21 % de oxignio, 78 % de nitrognio e 01 % de outros gases; 22 % de oxignio, 76 % de nitrognio e 02 % de outros gases;

20- A reao em cadeia torna a queima: EFGHAuto-sustentvel; Pequena; Grande; Dependente;

21- Ignio simultnea de todos os combustveis no ambiente: A- Backdraft; B- Boilover; C- Flashover;

D- Bleve; 22- Em que fase do fogo pode ocorrer o flashover e o backdraft: ABCDFase do desenvolvimento completo; Fase do desenvolvimento; Fase da ignio; Fase da diminuio;

23- Quais so as formas de combusto: ABCDExploso, destruio, completa e incompleta; Completa, incompleta, espontnea e exploso; Parcial, imparcial e completa; Espontnea,exploso, completa e potencial;

24- Em que fase do fogo pode ocorrer o backdraft: ABCDQueima lenta; Queima livre; Fase inicial; Auto queima;

25- O incndio de Classe A como o da madeira, atinge em ................ e ............... . ABCDSuperfcie e profundidade; Superfcie e camada; Profundidade e camada; Superfcie e pedaos;

26- Quando a classe de incndio C pode ser mudada para A : ABCDQuando possui eletricidade; Quando temos gua para combater; Quando combatemos com p qumico seco; Quando cortamos o fluxo eltrico;

27-Em que consiste o abafamento: ABCD isolar o combustvel do calor; isolar o combustvel em chamas do comburente; isolar o comburente do calor; Nenhuma das alternativas acima est correta;

28- Elemento que possibilita vida s chamas e intensifica a combusto: A- Combustvel;

B- Comburente; C- Reao em cadeia; D- Calor; 29- um exemplo de incndio classe A : ABCDUm incndio em uma impressora industrial, movida a energia eltrica, ainda ligada; Um incndio em um armrio cheio de roupas e papis; Um incndio em um transformador eltrico de rua; Um incndio em um caminho transportando gasolina;

30- O mtodo de extino mais adequado para incndio de classe B : ABCDIsolamento ou retirada do material; Resfriamento; Quebra da reao em cadeia; Abafamento por espuma;

You might also like