You are on page 1of 66

CLIQUEAQUIPARA VIRARAPGINA

Caderno de Atividades

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Semestre 2

Servio Social

Caderno de Atividades Servio Social Disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente Coordenao do Curso Professora Msc. Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre Autores Prof. Bruno Tonhetti Galasse e Profa. Cristina Betioli Ribeiro

FICHA TCNICA Equipe de Gesto Editorial Regina Cludia Fiorin Ana Cristina Ferreira Joo Henrique Canella Firio Priscilla Ramos Capello Anlise de Processos Juliana Cristina e Silva Flvia Lopes

Reviso Textual Alexia Galvo Alves Giovana Valente Ferreira Ingrid Favoretto Julio Camillo Luana Mercrio Diagramao Clula de Inovao e Produo de Contedos

Chanceler Ana Maria Costa de Sousa Reitora Leocdia Agla Petry Leme Pr-Reitor Administrativo Antonio Fonseca de Carvalho

Pr-Reitor de Graduao Eduardo de Oliveira Elias Pr-Reitor de Extenso Ivo Arcanglo Vedrsculo Busato Pr-Reitora de Pesquisa e PsGraduao Luciana Paes de Andrade

Realizao: Diretoria de Planejamento de EAD Jos Manuel Moran Barbara Campos Diretoria de Desenvolvimento de EAD Thais Costa de Sousa Gerncia de Design Educacional Rodolfo Pinelli Gabriel Arajo Como citar esse documento: GALLASE, Bruno Tonhetti; RIBEIRO, Cristina Betioli. Responsabilidade Social e Meio Ambiente. Valinhos, p. 1-66, 2013. Disponvel em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 1 fev. 2013.

2013 Anhanguera Educacional Proibida a reproduo final ou parcial por qualquer meio de impresso, em forma idntica, resumida ou modificada em lngua portuguesa ou qualquer outro idioma.

sees

s e e S
CONTEDOSEHABILIDADES LEITURAOBRIGATRIA AGORAASUAVEZ LINKSIMPORTANTES GLOSSRIO

REFERNCIAS FINALIZANDO

Tema 01

Panorama mundial

NICIO

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro: Sustentabilidade na Prtica: Fundamentos, Experincias e Habilidades, dos autores Adriana Camargo Pereira, Gibson Zucca da Silva e Maria Elisa Ehrhardt Carbonari, editora Anhanguera Publicaes, 2011, Livro-Texto 413.

ROTEIRO DE ESTUDO: Prof. Bruno Tonhetti Galasse e Profa. Cristina Betioli Ribeiro Responsabilidade Social e Meio Ambiente

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedos
Nesta aula, voc estudar: Os principais conceitos que configuram o panorama mundial da sustentabilidade ambiental. O impacto das mudanas climticas na biodiversidade e a necessidade de reviso das prticas humanas de interveno no meio ambiente. A responsabilidade ambiental: ao imediata; atuao em conjunto; incorporao da mudana nas atitudes e nas infraestruturas tecnolgicas que interferem de maneira degradante no meio ambiente.

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

NICIO

Qual a importncia da preservao dos ecossistemas para a manuteno da harmonia vital no planeta? Como se identifica os tipos de aes humanas que provocam mudanas climticas e qual o impacto na sustentabilidade ambiental? Quais so os caminhos para viabilizar uma mudana efetiva nas prticas humanas de interveno no meio ambiente? O que a fase da conscientizao, rumo ao?

LEITURAOBRIGATRIA
Panorama mundial
Quando se busca a construo de uma sociedade sustentvel, importante compreender a dinmica dos ecossistemas e sua capacidade de absorver as alteraes no meio ambiente provocadas pelo homem, pois isso determina a qualidade de vida no planeta. Ecossistemas so unidades naturais complexas que basicamente se constituem de dois grandes grupos: o primeiro composto de organismos vivos e o segundo, de seres no vivos. Porm, para a existncia de um ecossistema esses dois grupos so inseparveis e se inter-relacionam. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z. DA; PEREIRA, A. C., 2011) Ainda dentro de alguns conceitos da ecologia, encontra-se o de comunidade, em que se verifica um conjunto de seres vivos, de um mesmo ecossistema que interagem entre si. Voc pode achar ainda o tema de diversidade bitica, que consiste na variedade de

LEITURAOBRIGATRIA
espcies e organismos de uma comunidade. De toda forma, a natureza age em todos os tempos e espaos a fim de proporcionar o equilbrio, essencial para a manuteno da vida no planeta. A atuao do ser humano, no entanto, vem sendo caracterizada para o desarranjo e a desarmonia, trazendo por isso, inmeras e funestas consequncias. O desenvolvimento das sociedades humanas, sobretudo o que prosseguiu Era Industrial, moldou um modelo econmico de carter predatrio para os sistemas ambientais, isto , criou-se uma dinmica de explorao no sustentvel dos recursos naturais, de modo a lev-los, futuramente, ao esgotamento. A Avaliao Ecossistmica do Milnio (AEM), publicada pela Organizao das Naes Unidas (ONU), apresentava em 2005, atravs de 1.360 cientistas, as consequncias da atuao do homem na natureza de maneira no planejada. Esses mesmo cientistas, ao fazerem essa anlise, traam sugestes para uma forma de produo e consumo de maneira mais sustentvel. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z. DA; PEREIRA, A. C., 2011). Dentre os problemas destacados no AEM, voc encontrar em seu Livro-Texto a explicao dos seguintes itens: Extino e ameaa de vrias espcies. Presso sobre os ecossistemas com crescimento em escala global. Tecnologia e conhecimento a favor do meio ambiente. Esforos coordenados dos diversos setores pblicos e privados. Em especial, a partir do sculo XX, segundo a ONU, o homem realizou modificaes rpidas e extensivas nos ecossistemas. Isso ocorreu especialmente pela reorganizao da forma de vida, fazendo com que a demanda por alimento, vesturio, mobilirio aumentassem em uma escala que a natureza no comportasse. No apenas por esse motivo, mas tambm pelo fato de o ser humano se preocupar apenas com a extrao de bens e matrias do meio ambiente sem rep-los, dando um gap (intervalo) muito grande entre a extrao e sua reposio. Alm desse diagnstico a AEM ps em circulao o conceito de servios ambientais, conforme voc encontrar no Livro-Texto. Esses servios, no entanto, encontram-se prejudicados pela atuao do homem. Ou seja, a natureza que beneficia o homem, no d conta de produzir seus servios resultantes da interao de seus ecossistemas.

LEITURAOBRIGATRIA

NICIO

Alguns desses servios so: servios de suporte, como produo de oxignio, eroso natural; servios de proviso, como gua doce e combustveis; servios reguladores, como de clima e enchentes. H ainda uma quarta categoria de servio criada para a manuteno dos demais: servios culturais, como valores estticos, espirituais, entre outros. Como voc j compreendeu, o planeta tem sofrido enormemente devido atuao no planejada, predatria e exclusivamente extrativista do homem ao longo dos ltimos anos. Com essa mentalidade, o ser humano acarretou para si e para outras espcies desastres ambientais, tais como terremotos e tsunami. A ttulo de exemplo, prev-se que at o final do sculo XXI a temperatura da Terra aumente entre 1,8C a 4C. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z. DA; PEREIRA, A. C., 2011). Verifica-se tambm segundo Ward apud CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z. da; PEREIRA, A. C. (2011) que durante os ltimos 35 anos, quatro espcies por dia deixaram de existir em nosso pas. possvel afirmar, diante do descobrimento recente de novas espcies, que se pode chegar ao nvel de extino de espcies que sequer foram conhecidas e dadas como existentes. Tal conduta, que envolve a emisso de gases poluentes (como o gs carbnico, o metano e o xido nitroso), o uso ambientalmente irresponsvel de meios de transporte, a prtica de uma agricultura nociva ao meio ambiente etc., que provocam, dentre outros problemas, alteraes climticas de srio risco sobrevivncia dos seres vivos na Terra. Isso faz com que alguns pases tenham que buscar alternativas para a sobrevivncia da sua populao, uma vez que algumas atividades, como a agricultura, sofrem com mudanas repentinas no clima ou no constante aumento de temperatura e consequentemente mudana na quantidade e momentos das chuvas e causados pelo aumento desses gases que contribuem para o efeito estufa (algo benfico desde que equilibrado). O desequilbrio gerado na agricultura de alguns pases fator chave para decidir se a populao passar ou no fome, bem como quais alternativas tero que ser encontradas para fontes alternativas de alimentos e de renda.
A civilizao atual ainda no encontrou formas inteligentes de reduzir a emisso de gases do efeito estufa. A maior ameaa que enfrentamos hoje a negao da situao insustentvel em que vivemos. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z. DA; PEREIRA, A. C., 2011)

Alguns organismos internacionais, como a ONU, tm se mobilizado e dado grandes contribuies nessa rea. O Protocolo de Quioto, por exemplo, fruto de debates e fruns internacionais na tentativa de uma mudana e do firmamento do compromisso entre naes para um crescimento mais sustentvel. Embora haja a necessidade sempre do esforo internacional, nacionalmente os diversos setores que compe o pas devem se movimentar a fim de criarem normais, leis, bem

10

LEITURAOBRIGATRIA
como modificar as relaes do homem com o ambiente e por conta disso, tentar diminuir os prejuzos causados diariamente em benefcio do comrcio e da indstria no planejada. Por todos esses fatores, faz-se necessria a disseminao dos conhecimentos sobre a preservao do meio ambiente e sobre os meios para se agir, de maneira concreta e possvel, em prol da sustentabilidade, a fim de que voc possa em sua atuao pessoal e profissional, apresentar alternativas e atitudes que visam colaborao com a manuteno do planeta.

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

SITES:
Acesse o site Carta da Terra em Ao. Nesse site, voc poder ler na ntegra a Carta da Terra, uma declarao de princpios ticos fundamentais para a construo de uma sociedade global justa.
Disponvel em: <http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html>. Acesso em: 29 abr. 2011.

Acesse o site do Pacto Global. Voc ter a oportunidade de se inteirar sobre esta iniciativa desenvolvida pelo ex-secretrio-geral da ONU, Kofi Annan.
Disponvel em: <http://www.pactoglobal.org.br/>. Acesso em: 29 abr. 2011.

VDEOS
Assista propaganda da WWF Brasil. A animao mostra o prejuzo vida, referente aos gases emitidos pelos diversos tipos de mquinas e motores.
Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4>. Acesso em: 29 abr. 2011.

11

AGORAASUAVEZ
Instrues:

NICIO

Para responder as questes seguintes leia o captulo 1 do Livro-Texto. Nele, voc encontrar as definies dos principais conceitos para que possa se embasar na hora de discutir com seus colegas. O professor EAD dar as instrues sobre quais questes sero avaliativas e devem ser postadas no ambiente virtual de aprendizagem. Ponto de partida
RESPOSTA DISSERTATIVA

Voc j conhece as metas do milnio, que foram divulgadas em vrios meios de comunicao. A partir dessas oito metas, construa em grupo um documento com justificativas de quais metas so prioridade para o desenvolvimento da regio onde voc mora. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

Segundo CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z. DA; PEREIRA, A. C. (2011), na viso da ONU, o homem realizou, a partir da segunda metade do sculo XX, modificaes rpidas e extensivas nos ecossistemas numa intensidade maior e impossvel de ser comparada com outros perodos da histria da comunidade. Na maioria das vezes, isso ocorreu devido : a) Necessidade de atender a demandas crescentes de alimentos. b) Necessidade educacional. d) Necessidade sustentvel. de desenvolvimento

Questo 1:

RESPOSTA DISSERTATIVA

c) Necessidade de gua doce. de planejamento

Defina com as suas palavras o que Efeito Estufa. A partir de sua definio responda: ele prejudicial ou benfico vida humana? Justifique.

e) Necessidade de fibras e energia.

Questo 2:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Questo 3:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Assinale a(s) alternativa(s) que corresponde ao texto a seguir.

Acesse o arquivo Cartilha do uso racional da gua. Nesse material, voc aprender como se faz o clculo de consumo de

12

AGORAASUAVEZ
gua, bem como as possibilidades de economiz-la. A partir disso, faa uma tabela relacionando seu consumo pelo perodo de uma semana. Em seguida, relacione quais so os hbitos em que est ocorrendo desperdcio e calcule quantos litros de gua voc pode economizar por semana. Disponvel em: <http://www.tribosparceiros.org. br/Biblioteca/Cartilha%20uso%20racional%20 agua.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2011. Observao: voc pode multiplicar o resultado por 4,5 para ter quantos litros de gua voc economizar durante o ms. Com esse dado pegue sua ltima conta de gua e calcule quanto de dinheiro voc comear a economizar todos os meses. Disponvel em: <http://www.cempre.org. br>. Acesso em: 29 abr. 2011. Agora, pesquise: a) Quais so os tipos de material que podem ser vendidos para a reciclagem? b) Que tipos de produtos podem ser feitos a partir desses materiais reciclveis?

Questo 6:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Questo 4:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Quais so os gases que compem o efeito estufa? a) Gs carbnico; Hlio; Metano. b) xido nitroso; Metano; Butano. c) Dixido de carbono; Xennio; Nitrognio. d) Gs carbnico; Metano; xido nitroso. e) Argnio; Hlio; Metano.

O Pacto Global foi anunciado no Frum Econmico Mundial, realizado em Davos (Sua), em 1999. O pacto prev a adoo de dez princpios relacionados aos direitos humanos, ao trabalho, ao meio ambiente e corrupo. Assinale a alternativa que melhor relaciona os princpios s suas reas correspondentes. Adote: Direitos Humanos (DH); Direitos do Trabalho (DT); Proteo Ambiental (PA); Corrupo (C). I. Apoiar uma abordagem de associao no trabalho. II. Impedir violaes de direitos humanos. III. Abolir o trabalho forado. IV. Eliminar a discriminao no ambiente de trabalho. V. Respeitar e proteger os direitos humanos. VI. Abolir o trabalho infantil. VII. Combater a corrupo em todas as suas formas. VIII. Encorajar tecnologias agridem o meio ambiente. que no

Questo 5:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Acesse o site do CEMPRE Compromisso Empresarial para Reciclagem Servios e Fichas Tcnicas.

13

AGORAASUAVEZ
a) I-PA; II-C; III-DH; IV-DT; V-DT; VI-DH; VII-DT; VIII-C. b) I-DH; II-DT; III-DH; IV-PA; V-DT; VI-C; VII-PA; VIII-DH. c) I-DH; II-DT; III-DT; IV-PA; V-C; VI-DT; VII-DT; VIII-DH. d) I-PA; II-C; III-DT; IV-DH; V-PA; VI-DH; VII-C; VIII-DT. e) I-DT; II-DH; III-DT; IV-DT; V-DH; VIDT; VII-C; VIII-PA. d) Servios ambientais. e) Servios econmicos.

NICIO

Questo 9:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Diante dos sinais de mudana climtica, identifique quais so as categorias e os setores que mais so afetados na regio em que voc reside. Aponte alternativas para diminuio desses sinais.

Questo 7:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Questo 10:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

A Organizao das Naes Unidas (ONU) desenvolve alguns papis em carter mundial importantssimos. Discorra sobre alguma publicao desse rgo relacionando como ele pode afetar seus hbitos de vida.

Pesquise sobre o Protocolo de Quioto e assinale a alternativa que melhor corresponde sua finalidade. a) Regulamenta a emisso de gases. b) Regulamenta a coleta seletiva. c) Regulamenta a distribuio de gua. d) Regulamenta o descarte de esgoto. e) Regulamenta o tratamento de gua e esgoto.

Questo 8:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Os servios ambientais so os benefcios que os seres humanos obtm da natureza e que so produzidos pelas interaes que ocorrem no interior dos ecossistemas. A partir disso assinale a(s) alternativa(s) que corresponde(m) s categorias que eles foram divididos: a) Servios reguladores. b) Servios educacionais. c) Servios culturais.

14

FINALIZANDO
Neste tema, voc pde entender alguns conceitos sobre meio ambiente e fez uma breve conscientizao sobre o panorama mundial ambiental. importante que voc estude sobre as diferenas entre biosfera, ecossistema e outros conceitos a fim de poder trabalhar com mais propriedade sobre este assunto. Ao longo do tempo, voc perceber que mudanas de atitudes neste momento lhe propiciaro melhores condies de vida e de trabalho. Pense e procure sobre a importncia do trabalho cooperativo e colaborativo.

GABARITO
Tema 1

Panorama mundial
Ponto de partida
Resposta: Em grupo, o aluno deve fazer uma pesquisa da regio onde mora para identificar as principais necessidades. A partir dessa pesquisa devem-se cruzar as metas do milnio mais adequadas s primeiras necessidades apontando formas de se fazer cumpri-las.

Questo 1

Resposta: O aluno deve ler a literatura a respeito do que Efeito Estufa, entendendo que um fenmeno necessrio sobrevivncia da vida humana, uma vez que faz o controle da temperatura no globo terrestre. O problema causado pelo excesso de poluio que atenua seus efeitos, aumentando a temperatura do planeta.

15

GABARITO
Questo 2 Questo 3
Resposta: Alternativas A, C, E.

NICIO

Resposta: Resposta pessoal. importante que os alunos debatam entre si os resultados encontrados e pensem em solues para diminuio do consumo.

Questo 4 Questo 5

Resposta: Alternativa D.

Resposta: Os alunos devero fazer uma pesquisa no site, aproveitando para buscar quais so as cooperativas similares em sua regio. Aps isso, debater os itens a e b em grupo.

Questo 6 Questo 7

Resposta: Alternativa E.

Resposta: A Organizao das Naes Unidas (ONU) tem sua atuao em pases em diversas situaes e ocasies da vida humana. O aluno deve procurar uma publicao desta organizao que se relacione com alguma situao cotidiana.

Questo 8 Questo 9

Resposta: Alternativas A, C.

Resposta: O aluno deve estar atendo s mudanas climticas de sua regio, como variao de temperatura fora de poca, geadas, aumento exacerbado de temperatura e relacionar os motivos e possveis solues.

Questo 10

Resposta: Alternativa A.

16

17

sees

s e e S
CONTEDOSEHABILIDADES LEITURAOBRIGATRIA AGORAASUAVEZ LINKSIMPORTANTES GLOSSRIO

REFERNCIAS FINALIZANDO

20

Tema 02

Fundamentos da sustentabilidade

NICIO

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro: Sustentabilidade na Prtica: Fundamentos, Experincias e Habilidades, dos autores Adriana Camargo Pereira, Gibson Zucca da Silva e Maria Elisa Ehrhardt Carbonari, editora Anhanguera Publicaes, 2011, Livro-Texto 413.

ROTEIRO DE ESTUDO: Prof. Bruno Tonhetti Galasse e Profa. Cristina Betioli Ribeiro Responsabilidade Social e Meio Ambiente

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedos
Nesta aula, voc estudar:
As principais questes que envolvem o conceito de sustentabilidade. As definies para sustentabilidade, a partir do conceito estabelecido pela ONU. O trip da sustentabilidade, as trs dimenses fundamentais para ser sustentvel.

21

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Quais so o conceito e as definies de sustentabilidade? O que o conceito de sustentabilidade? Como se pode ser definida? Quais so os fatores crticos para a execuo do desenvolvimento sustentvel?

NICIO

LEITURAOBRIGATRIA
Fundamentos da sustentabilidade
Normalmente, quando se fala em sustentabilidade, costuma-se pensar em preservao do meio ambiente. Essa associao no deixa de ser verdadeira, mas corresponde a apenas uma dimenso do conceito. Porm o conceito de sustentabilidade, bem como de desenvolvimento sustentvel est mais arraigado do ponto de vista filosfico ao modo como fazemos e tomamos algumas atitudes. Para se pensar sustentvel, necessrio verificar toda a cadeia que envolve determinadas coisas, a fim de evitarmos termos iluso daquilo que se chama sustentabilidade. Indubitavelmente, o conceito de sustentabilidade est ancorado em trs aspectos: desenvolvimento econmico, qualidade ambiental e qualidade social. O conceito de sustentabilidade comeou a ser cunhado em 1972, por meio de conferncias sobre o Meio Ambiente Humano promovido pela Organizao das Naes Unidas (ONU). Anos mais tarde, na dcada de 1980 a ONU retomou a questo na Noruega, na Comisso Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida por Comisso Brundtland. Mais adiante novas comisses, fruns e debates contriburam para adoo de estratgias prticas, consequncia dos movimentos anteriores j feitos.

22

LEITURAOBRIGATRIA
Uma sociedade sustentvel aquela que no coloca em risco os recursos naturais gua, solo, vida vegetal, ar do qual depende. Assim, o desenvolvimento sustentvel o modelo de desenvolvimento que segue esses princpios. diferente, portanto, do modelo tradicional de desenvolvimento, que se baseia exclusivamente em aspectos econmicos, tais como o aumento da produo e consumo. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z. DA; PEREIRA, A. C. , 2011)

Partindo disso, voc comea a entender que quando se fala em sustentabilidade busca-se o desenvolvimento que seja vivel e que permita a manuteno da mquina econmica, ou seja, que permita que as empresas continuem produzindo e fazendo com isso que mais empregos sejam gerados. A partir do momento que continuam produzindo, porm, necessitam de mais matria-prima e recursos como energia, algo que acarreta ao meio ambiente. Dessa forma, necessita-se de pensar em continuar o requerimento desses recursos sem o prejuzo ambiental. Esse modelo simplifica esse trip: econmico, social e ambiental. No Livro-Texto, voc poder encontrar mais informaes sobre como essa suscitao de conceitos passou para um plano de ao mais amadurecido e fortalecido, passando inclusive pelo nosso pas em uma importante conferncia denominada Rio-92 ou Eco-92. O que importante entender que um desenvolvimento sustentvel para ser pleno no pode ser realizado pelo cidado comum, empresas e setor pbico, de maneira isolada. Pelo contrrio, necessrio um amadurecimento por parte da gesto como um todo, a fim de se comear a pensar em um modelo que permita a participao de todos em tudo, ou que pelo menos seus interesses individuais e suas necessidades sejam consideradas quanto a necessidade de decises e atitudes.
A satisfao das necessidades e aspiraes humanas o principal objetivo do desenvolvimento. As necessidades essenciais de um grande nmero de pessoas nos pases em desenvolvimento por comida, roupas, habitao e emprego no tm sido atendidas e, mais do que necessidades bsicas essas pessoas tm aspiraes legtimas pela melhoria da qualidade de vida. Um mundo onde a pobreza e a iniquidade so endmicas sempre estar sujeito a crises ecolgicas e a crises de outra natureza. O desenvolvimento sustentvel requer o atendimento das necessidades bsicas de todos e a extenso a todos das oportunidades de satisfazer suas aspiraes de uma vida melhor. (BRUNDTLAND apud CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z. DA; PEREIRA, A. C. , 2011)

Sem dvida de que para um desenvolvimento integrado entres os trs aspectos j apresentados e das necessidades latentes existentes em especfico em cada um desses trs aspectos sugere a necessidade de lderes e formadores, os quais se denominam stakeholders.

23

LEITURAOBRIGATRIA

NICIO

Esse termo foi cunhado em 1984 pelo filsofo Edward Freeman e caracteriza os seres que so afetados pelo desempenho de uma organizao. Nesse sentido, encontramos no LivroTexto trs tipos de stakeholders: internos empregados, por exemplo; da cadeira de valor fornecedores e clientes; externos comunidades, rgos pblicos, imprensa, entre outros. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z. DA; PEREIRA, A. C., 2011) Para o sucesso de qualquer projeto a participao dos stakeholders importante. Em se tratando de uma mudana de paradigma a participao fundamental, pois trabalharo com informao compartilhada, servindo de consulta, participao nos processos de deciso, alm da conquista do engajamento de outros. Alm de projetos sustentveis, os stakeholders contribuem para aplicao e movimentao em investimento social privado. Cada vez mais as empresas percebem sua funo social alm da fabricao de produtos ou da venda de servios. Elas comeam a perceber ainda de maneira tmida sua responsabilidade perante a sociedade, uma vez que extrai do ambiente a matria-prima para seu produto final e tambm devolve comunidade um produto pronto. Com isso, algumas empresas investem na Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que, segundo o Instituo Ethos, abrange duas dimenses: uma, da relao tica e transparente com todos os pblicos com os quais se relaciona e outra, estabelecendo metas empresarias que impulsionam o desenvolvimento sustentvel da sociedade e a preservao ambiental e cultural. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z.; PEREIRA, A. C., 2011) preciso, no entanto, que voc no confunda RSE com filantropia. Apesar de ter nascido dela, RSE trata-se do compromisso que as empresas percebem ter perante a sociedade e por isso, no fazem um favor, mas promulgam o desenvolvimento integral social. No Brasil, esse tipo de trabalho ainda pouco divulgado e/ou desenvolvido, porm mais difcil ainda ter uma forma concreta de sua mensurao. possvel, segundo o LivroTexto, buscar classificar o que est sendo desenvolvido dentro do trip da sustentabilidade, a fim de se saber os avanos que os rgos esto fazendo a respeito. Verifique, em seu Livro-Texto, o ndice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), Dow Jones Sustainability Indes World (DJSI), Balano Social Ibase/Betinho entre outros. Por fim, voc deve entender sobre os fatores crticos para a sustentabilidade que versam sobre governana corporativa, em que diversas reas externas da empresa se correlacionam para um objetivo comum, alm do consumo responsvel e o planejamento na produo e distribuio de bens e servios.

24

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

SITES:
Procure sobre o jogo Negcio sustentvel. Trata-se de um jogo de tabuleiro que trabalha com os conceitos sustentveis, onde para ganhar necessria a mobilizao de todos os participantes.
Disponvel em: <http://www.negociosustentavel.com/si/site/0001?p=jogo-de-empresas-sustentabilidade>. Acesso em: 29 abr. 2011.

Acesse o portal EcoDebate. O EcoDebate um projeto sem fins lucrativos, desenvolvido para a socializao da informao socioambiental.
Disponvel em: <http://www.ecodebate.com.br>. Acesso em: 29 abr. 2011.

Acesse o site do Ministrio do Meio Ambiente e pesquise sobre a Agenda 21. Trata-se de um instrumento de planejamento para a construo de sociedades sustentveis, em diferentes bases geogrficas, que concilia mtodos de proteo ambiental, justia social e eficincia econmica.
Disponvel em: <www.mma.gov.br>. Acesso em: 29 abr. 2011.

Acesse o site do Instituto Ethos. O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social uma organizao sem fins lucrativos, sua misso mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negcios de forma socialmente responsvel.
Disponvel em: <http://www1.ethos.org.br/>. Acesso em: 29 abr. 2011.

Leia o artigo Lixo, um grave problema no mundo moderno.


Disponvel em: <http://www.idec.org.br/biblioteca/mcs_lixo.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2011

Leia a cartilha sobre Prticas de utilizao consciente da energia eltrica da CPFL energia. Nessa cartilha, voc saber mais sobre como a energia produzida e chega em sua casa, a fim de que possa pensar em alternativas para a economia no seu consumo.
Disponvel em: <http://www.cpfl.com.br/LinkClick.aspx?fileticket=ea0cJ3HPxOw%3d&tabid=1102& mid=1833&language=pt-BR>. Acesso em: 29 abr. 2011.

25

LINKSIMPORTANTES
VDEOS

NICIO

Acesse ao vdeo com o discurso de Severn Suzuki, uma menina canadense de 12 anos que representou a Organizao das Crianas em Defesa do Meio Ambiente. Esse vdeo da Conferncia das Naes Unidas para o meio ambiente e o desenvolvimento, demonstra como as geraes esto se preparando para vivncia no planeta.
Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=5g8cmWZOX8Q>. Acesso em: 29 abr. 2011.

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Para realizar estas atividades leia previamente o captulo 1 do LivroTexto. Atente-se s orientaes do professor EAD para saber quais questes sero desenvolvidas individualmente e quais sero em grupo. Aprofunde seu conhecimento discutindo conceitos e vises a respeito do assunto com seus colegas de sala. Ponto de partida
RESPOSTA DISSERTATIVA

Rena-se em grupo, procure fazer uma lista das atividades que vocs desenvolvem semanalmente. Aps a elaborao dessa lista, identifique quais atividades esto ligadas s prticas sustentveis. Depois dessa etapa, marque quais atividades que podem se tornar sustentveis e justifique de que forma.

Voc pode montar junto de sua sala um documento que firme o compromisso para prticas sustentveis no polo de sua regio que dever ser cumprido at o final de sua graduao. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

26

AGORAASUAVEZ
Questo 1:
INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Questo 4:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Qual alternativa que melhor representa as dimenses do trip da sustentabilidade? a) Local, global e glocal. b) Social, filantrpica e ambiental. c) Pluvial, Elica e Area. d) Econmica, ambiental e social. e) Econmica, industrial e empresarial.

Assinale a alternativa que corresponde empresa que no se foca na diminuio da desigualdade, perante a impossibilidade do Estado de atender s demandas sociais. a) Instituto Ethos. b) Instituto Brasileiro de Anlises Sociais e Econmicas. c) Ministrio do Meio Ambiente. d) Grupo de Institutos, Fundaes e Empresas GIFE. e) Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentvel CEBDS.

Questo 2:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Leia o texto extrado do Livro-Texto: Numa perspectiva mais ampla, so considerados stakeholders os cidados beneficiados pelo desenvolvimento, incluindo pessoas de baixa renda, grupos como mulheres, crianas, grupos tnicos e religiosos e as comunidades complexas nas quais elas vivem. A partir dessa definio, voc se considera um stakeholder? Justifique sua resposta com elementos do texto.

Questo 5:
Referente s indicadores empresarial.

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

afirmaes sobre os de sustentabilidade diagnstico

I. So ferramentas de adotadas por empresas.

II. Servem para gerencias os impactos de riscos sociais e ambientais. III. Permite a anlise de gastos com mo de obra especializada. IV. Indica o que o setor pblico tem feito a favor da sustentabilidade. V. Permite a anlise sustentveis. de prticas

Questo 3:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Aps a leitura do Livro-Texto e da seo Por dentro do tema deste caderno, defina com suas palavras o conceito de sustentabilidade.

Esto corretas as afirmativas:

27

AGORAASUAVEZ
a) I, II, III e IV. b) I, II, III. c) I, III e V. d) I, II, V. e) I, II, IV e V.

NICIO

sido fruto do desenvolvimento sustentvel. Quais so alternativas que voc apontaria para conseguir isso?

Questo 8:
RESPOSTA DISSERTATIVA

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Questo 6:
Leia o seguinte texto:

Indique a(s) alternativa(s) que melhor corresponde ao conceito de Governana Corporativa: a) Modo de organizao da empresa em hierarquias, cujos cargos de grande responsabilidade so escolhidos por voto. b) Sistema pelo qual as organizaes so dirigidas, monitoradas e incentivadas. c) Modo de governar as empresas como setor pblico, dividindo-se o poder em trs. d) Privatizao das empresas do setor pblico para controle da administrao. e) Envolve o relacionamento entre proprietrios, conselho administrativo, diretoria e rgos de controle.

A iniquidade do acesso a recursos naturais leva, por exemplo, a que os ricos tenham acesso mais fcil gua e energia do que os pobres. Em vrios pases em desenvolvimento, os pobres pagam de cinco a dez vezes mais pela gua encanada do que as camadas mais ricas da populao. Aps a leitura, reflita e responda: voc acredita que essa informao verdadeira? Conhece quais so os valores que esto embutidos em sua conta de gua? Aponte uma alternativa para que esse problema seja resolvido.

Questo 9:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Questo 7:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Suponha que voc esteja na fase de elaborao de um Plano de Negcios (documento utilizado por setores administrativos para planejar produtos que ainda no esto no mercado). Voc pretende desenvolver um produto para rea de cosmticos (cremes), porm deseja que pelo menos 70% do produto final tenha

Voc j pensou sobre o significado de Consumo Responsvel? Defina com suas palavras o conceito de consumo responsvel e elenque trs alternativas que voc mudaria em seus hbitos de consumo. Aps essa etapa, discuta com seus colegas e veja as mudanas que vocs tm em comum.

28

AGORAASUAVEZ
Questo 10:
INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Indique a alternativa que no corresponde ao conceito de consumo responsvel. a) A compra apenas uma etapa do consumo. b) Aps a compra, existe o descarte do que foi consumido. c) Tudo que consumido pode ser reciclvel. d) preciso decidir o que consumir e refletir sobre seu porqu. e) Como consumir e de quem consumir, so perguntas importantes de se fazer.

FINALIZANDO
Neste tema, voc aprendeu sobre o conceito de sustentabilidade, fundamental para que possa entender os conceitos que surgiro nos prximos temas. Voc verificou que a sustentabilidade no se d apenas em produtos ou servios, mas compe uma de agir e gerir grupos, empresas, instituies e operaes. importante que voc se lembre de sempre que esse conceito baseado no trip: econmico, social e ambiental. Apenas com o equilbrio dessas trs partes ser possvel avanar sobre esse conceito e desenvolver hbitos nele pautados.

29

GABARITO
Tema 2

NICIO

Fundamentos da sustentabilidade
Ponto de partida
Resposta: Nesse ponto, necessrio um acompanhamento maior. Os alunos devero refletir sobre seus hbitos de higiene pessoal, no trabalho e em casa, verificando se descartam o lixo de maneira correta, se utilizam a gua com racionalidade, bem como que aes desenvolvem para o desenvolvimento sustentvel. A partir dos apontamentos em grupo, deve-se formular algumas questes que possam ser cumpridas a curto e mdio prazo e com isso, todos firmarem um compromisso uns com os outros para combaterem os problemas. ideal que esse documento fique exposto e que em um outro momento seja lido e verificado quais questes esto sendo cumpridas. O polo pode participar verificando quais questes precisam ser revistas em sua estrutura para permitir o desenvolvimento sustentvel.

Questo 1 Questo 2 Questo 3

Resposta: Alternativa D.

Resposta: Resposta pessoal.

Resposta: A resposta do aluno ser pessoal, mas deve conter o trip: ambiental, social e econmico.

Questo 4 Questo 5

Resposta: Alternativa C.

Resposta: Alternativa D.

30

GABARITO
Questo 6
Resposta: C. Para o desenvolvimento e saneamento de uma regio so necessrias reformas e material. Para que isso seja pago a regio acaba pagando um valor mais alto sobre o que consumido. Por conta disso, a frase extrada do Livro-Texto verdadeira. Aps essa constatao e verificao sobre os valores embutidos dever apontar alguma soluo, como prestao de servios terceirizados, cobrana do consumo de gua equivalente situao de saneamento da regio, entre outros.

Questo 7

Resposta: O aluno pode indicar uma srie de alternativas. O importante que ele perceba que para um produto ser sustentvel, no se deve pensar na matria-prima, mas em toda a cadeia produtiva. So apontadas como alternativas: Reflorestamento da matria-prima. Embalagens reciclveis. Distribuio com caminhes a biodiesel. Reaproveitamento das embalagens de papelo. Gesto dos funcionrios com formao continuada. Tratamento do esgoto.

Questo 8 Questo 9

Resposta: Alternativas B, E.

Resposta: importante que o aluno entenda que consumir faz parte da vida social e econmica das pessoas. Consumir responsavelmente significa verificar a real necessidade do bem ou servio consumido, bem como sua procedncia e de que forma o item ser descartado aps o consumo.

Questo 10

Resposta: Alternativa C.

31

sees

s e e S
CONTEDOSEHABILIDADES LEITURAOBRIGATRIA AGORAASUAVEZ LINKSIMPORTANTES GLOSSRIO

REFERNCIAS FINALIZANDO

34

Tema 03

Inovaes sustentveis

NICIO

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro: Sustentabilidade na Prtica: Fundamentos, Experincias e Habilidades, dos autores Adriana Camargo Pereira, Gibson Zucca da Silva e Maria Elisa Ehrhardt Carbonari, editora Anhanguera Publicaes, 2011, Livro-Texto 413.

ROTEIRO DE ESTUDO: Prof. Bruno Tonhetti Galasse e Profa. Cristina Betioli Ribeiro Responsabilidade Social e Meio Ambiente

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedos
Nesta aula, voc estudar:
A organizao da Nova Economia (ou Economia Verde) para que o desenvolvimento sustentvel seja possvel. Os trs elementos fundamentais para a quebra de resistncia em relao aos paradigmas da sustentabilidade. A dependncia do gerenciamento presente dos ambientes para o futuro do desenvolvimento sustentvel.

35

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: O que a Nova Economia ou economia verde? Como se pode alcanar efetivamente uma economia verde?

NICIO

Qual a importncia de se obter informaes concretas sobre os tipos de ao que j fazem a diferena para a conquista de um desenvolvimento econmico sustentvel?

LEITURAOBRIGATRIA
Inovaes sustentveis
Voc est mais que acostumado a entender que quanto mais uma empresa produz e vende melhor ela . Alm disso, j assimilou ao longo de sua vida que um dos fatores de sucesso de uma empresa ou mesmo da vida a prosperidade, ou seja, a capacidade de acumulao de riqueza que se possui. Ao longo de muitos anos vem se formando pessoas para acreditarem neste conceito de sucesso que se traduz em acmulo. Ou seja, uma pessoa de sucesso aquela que conseguiu ao longo de sua vida aplicar, investir e com isso, reter mais dinheiro. Mas, a pergunta que voc deve se fazer se realmente isso sucesso? O que define o sucesso? Como voc sabe se tem sucesso no que faz ou nas opes que escolher? Sem dvida que conquistar posies melhores na empresa e na sociedade um fator de sucesso, mas ser que isso se d apenas pelo acmulo de riquezas? Se voc pensar bem, o acmulo de riquezas invariavelmente faz com que muitas pessoas fiquem na pobreza. Por conta disso, a pergunta que deve ser feita : dado o nome de sucesso a pessoa que conseguiu ao longo de sua vida deixar mais pessoas mais pobres?

36

LEITURAOBRIGATRIA
Essas so as perguntas que voc dever se fazer ao longo de sua vida profissional e pessoal. Neste tema, voc aprender sobre o conceito de economia verde e poder ver como alguns conceitos at ento tomados como certos, tm sido questionados por grandes lderes da humanidade. Segundo o relatrio Prosperity wihtout growth? The transition to a sustainable economy (Prosperidade sem crescimento? A transio para uma nova economia sustentvel), lanado em 2009, elaborado pelo professor Tim Jackson, estamos vivendo uma economia em que 2% da riqueza gerada no mundo se d por um quinto da populao, em que seu crescimento dobrou nas ltimas dcadas sendo que 60% do ecossistema foi degradado pela ao humana direta ou indireta. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z.; PEREIRA, A. C., 2011) Voc no pode se esquecer de que a humanidade possui recursos finitos e que por conta disso, no possvel planejar um crescimento econmico sem se levar em considerao a qualidade de vida das pessoas, em especial as de baixa renda, que so fadadas a nascer nessa condio e nela permanecerem. O que ocorre a percepo do do jeito que est no d mais. Ao longo de alguns anos, tem-se buscado alternativas para o desenvolvimento econmico a favor da preservao ambiental e da qualidade de vida sem desigualdade. Para isso, porm, preciso aceitar primeiro a existncia dessa Nova Economia, denominada Economia Verde. Esse novo modelo impele s pessoas que modifiquem seus hbitos de consumo e sua relao com o planeta, buscando respostas inteligentes para os desafios da sociedade moderna. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z. DA; PEREIRA, A. C., 2011). Faz-se necessrio que voc se sinta mexido e provocado em modificar suas atitudes dirias em uma rapidez enorme. deixar de fazer o que faz para instantaneamente introduzir para si novos hbitos de vida. Voc acompanhou em meados de 2008 e 2009 a crise porque passou os Estados Unidos da Amrica por possuir um pensamento de acmulo de riqueza sem planejamento. Ocorreu que suas fontes financeiras captaram recursos de vrias partes do mundo e ofereceram financiamentos de alto risco s famlias sem renda, que por consequncia lgica no conseguiram arcar com o compromisso, gerando um problema em cadeia. Nesse novo modelo econmico, alm do investimento em planejamento e desenvolvimento sustentvel, h espao para a inovao e a criatividade. Dessa forma, tem se aberto espao para profissionais que conseguem captar e desenvolver formas de se reinventar alguns processos de produo seja pela substituio da matria-prima, ou por outras questes.

37

LEITURAOBRIGATRIA

NICIO

Para que no se chegue a um colapso necessrio urgentemente, rever esse modelo econmico para uma formao mais colaborativa, cooperativa que olha para dentro da prpria cadeia, ou seja, para todos os envolvidos, para juntos conseguirem enxergar possibilidades. Grosso modo, pode-se fazer uma metfora dizendo que em um prdio h seis lojas que se concorrem enormemente a ponto de prejudicarem umas as outras sempre que possvel, ao perceberem que o prdio em que esto instaladas possui problemas e pode cair, resolver deixar as diferenas de lado para juntas acharem uma soluo boa para todas. O profissional dessa nova economia aquele que est preparado para enxergar novas solues, promover ajustes, fazer pesquisa em outras reas do conhecimento, criar oportunidades sustentveis, recuperar e promover a harmonia com o meio ambiente e dialogar com diferentes instncias privadas e pblicas para soluo de problemas micro e macro. Com um rano muito grande da Era Industrial j relatado anteriormente, atravs de sua caracterstica principal de acmulo, afirma Peter Senge apud Carbonari et al. (2011) que a mudana da Era Industrial para um modelo econmico em que a sustentabilidade paute todas as atividades depende de pequenas mudanas de atitude e de ideias inovadoras. Contudo todas essas questes devem ser pensadas por todos, lembrando-se que mais difcil algum enxergar uma soluo sustentvel quando no possui nem condies bsicas de vida, como geladeira, fogo, luz eltrica e saneamento bsico em sua casa. Trata-se de uma questo urgente, lidar com todos os problemas e achar solues de curto, mdio e longo prazo. Para isso, voc deve estar preparado para entender este novo conceito profissional dos Empregos Verdes, que no se trata de empregos com produtos voltados para a natureza, mas do pensar profissional voltada para aplicaes prticas ambientais e sustentveis. Esse novo profissional, independente de sua rea de atuao, dever entender-se como um gestor integrador de diversas reas e, por isso, desenvolver sua viso sistmica, que consiste em olhar para a realidade como um sistema e suas complexidades. Olveira apud Carbonari et al. (2011) define sistema um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitrio com determinado objetivo e efetuam determinada funo. Para que isso ocorra, no entanto, necessrio se dispor a enxergar as coisas com outros olhos, sob uma tica de grupo, de uma conscincia coletiva. E, para isso, a Educao um fator chave para a afirmao dessa Nova Economia, uma vez que permite o desenvolvimento natural de novas geraes e o despertar de novos olhares para os mesmos objetos. Atravs da Educao, os objetivos de longo prazo podem ser cumpridos com mais lassido, uma vez que vo se construindo novos hbitos de vida, de consumo e produo.

38

LEITURAOBRIGATRIA
As instituies de ensino devem entender seu papel dentro do conceito de sustentabilidade no de uma educao sobre coleta seletiva de lixo ou do plantio e poda de plantas e jardins, mas de preparao de crianas, jovens e adultos para essa nova concepo de vida e modelo de civilizao. Sendo assim a educao nem meio, nem fim, mas os dois simultaneamente no s via crucial para o futuro, como tambm parte integrante e razo de ser desse futuro (In: CARBONARI NETO; CARBONARI; DEMO, 2009). Para esse desenvolvimento que implica, necessariamente, no dilogo com as vrias reas do conhecimento, cincia e tecnologia podem ser grandes aliadas, a fim de, na cooperao, delinear estratgias para a mudana da lgica de inovao, at hoje voltadas para a lgica econmica tradicional. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z.; PEREIRA, A. C., 2011). E, no desenvolvimento dessa Nova Economia, conceitos de colaborao tambm devem ser incorporados advindos e exemplificados principalmente pelas redes sociais, conhecidas principalmente atravs da internet. Outro conceito fundamental o de planejamento participativo, que apesar das muitas crticas, tem conseguido se estabelecer em alguns locais. Ele consiste, segundo Carbonari et al. (2011), em aes coletivas para a mudana da realidade j instaurada, direta ou indiretamente por todos. Perceba pela observao do comportamento de algumas empresas que os consumidores tm preferido pagar mais por produtos que causam menor impacto ambiental. Aos poucos os consumidores esto modificando profundamente o modo como as empresas e as indstrias estavam organizadas. Lembre-se que tudo pode ser modificado e melhorado segundo as necessidades humanas, econmicas e sociais que compem o trip da sustentabilidade. necessrio, portanto, que voc esteja receptivo e seja um representante desta Economia Verde, a fim de poder, conquistar com mais facilidade, seu lugar no mercado de trabalho. Afinal, importantes iniciativas vm acontecendo no campo da produo industrial, como o uso de tecnologias limpas para capturar e armazenar carbono; a explorao da luz solar como fonte de energia (renovvel); o desenvolvimento do biocombustvel. Muitas delas encontram-se em fase experimental, mas so bem-vindas como tentativas de assegurar a sustentabilidade do planeta e precisam de pessoas para torn-las usuais. Conheo muitos que no puderam quando deviam, porque no quiseram quando podiam. (Fraois Rabelais).

39

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

NICIO

SITES:
Siga no Twitter a 3M Inovao atravs do perfil @3minovacao. A empresa posta links interessantes sobre tecnologia e inovao voltados para a rea verde. Leia o artigo Planejamento Participativo E Desenvolvimento Regional Sustentvel: Uma anlise do mtodo aplicado na Regio Metropolitana de Curitiba (RMC), de Ronald da Conceio e Blas Nues. Esse artigo tem o objetivo de contribuir com a discusso analtica sobre o processo de planejamento participativo relacionado ao desenvolvimento regional sustentvel.
Disponvel em: <http://www.usp.br/fau/eventos/paisagemeparticipacao/poderpublico/A03_pd_rmc. pdf>. Acesso em: 29 abr. 2011.

Leia o artigo Linha de desmontagem. Nesse artigo, voc conhecer algumas formas de trabalho da logstica reversa, que consiste em devolver produtos obsoletos empresa de origem para que esta financie os custos de reciclagem.
Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/301209/5-logistica-reversa-linha-desmontagem-p-246.shtml>. Acesso em: 29 abr. 2011.

Leia o livro As trs ecologias, de Felix Guattari. O livro tem o intuito de analisar as relaes dos seres humanos com nosso meio ambiente. Para Guattari, seria necessria uma autntica revoluo poltica, social e cultural que servisse para reorientar os objetivos do modo de produo de bens materiais e imateriais.

VDEOS
Assista a um trecho do filme Uma verdade inconveniente. Nesse documentrio, Al Gore trabalha dados estatsticos para provar a urgncia de mudanas na postura sobre nosso planeta.
Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=6xjjZsArLfY&feature=related>. Acesso em: 29 abr. 2011.

40

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Leia atentamente o captulo 3 do Livro-Texto preocupando-se em entender os conceitos nele apresentados. Aps o entendimento pleno, ocorrido por meio do dilogo com seus colegas, responda s questes segundo as orientaes do professor EAD. Lembre-se que ele indicar quais questes sero avaliativas e devem ser postadas no ambiente virtual de aprendizagem. Ponto de partida
RESPOSTA DISSERTATIVA

a) As divises sociais sempre existiro, lutar para que no haja misria intil. b) A fome algo que mata. Porm, no possvel fazer nada para ela se extinguir. c) O maior problema que as pessoas no se engajam umas com as outras para poder fazer mudar o que est posto. No possvel fazer nada sozinho. d) Ainda que haja diferenas sociais entre as pessoas, necessrio criarmos mecanismos de autonomia social e econmica para os indivduos. e) Devemos continuar a no fazer manuteno nas redes de gua, sem nos preocupar se as mesmas esto com vazamento.

Existem algumas caractersticas que apontam as diferenas existentes nos modelos de negcio sustentveis e os da economia tradicional. Indique como voc identifica um negcio sustentvel. Aps isso, exemplifique dois negcios que tm potencial para se tornarem sustentvel, justificando sua resposta. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

Questo 1:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Leia a frase: o princpio fundamental para a existncia de um mundo sustentvel que a vida crie condies para a vida. Aponte a alternativa que corresponde ao entendimento sugerido:

Questo 2:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Acesse o site da Pegada ecolgica, no site da WWF. Dentro do site h um espao

41

AGORAASUAVEZ
para o clculo da sua pegada ecolgica. Calcule-a e saiba o quanto voc utiliza de recursos da natureza para sustentar seu estilo de vida. Feito o clculo, registre-o por escrito e descreva como voc pode comear a alterar seus hbitos para preservar o planeta. Disponvel em: <http://www.wwf.org.br/ wwf_brasil/pegada_ecologica/calculadora>. Acesso em: 29 abr. 2011.

NICIO

Questo 3:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Leia o trecho do Livro-Texto a seguir para responder a questo. Conforme defende Peter Senge a mudana da Era Industrial para um modelo econmico em que a sustentabilidade paute todas as atividades depende de pequenas mudanas de atitude e de ideias inovadoras. Para ele, a transio j est ocorrendo embora muitas crenas e valores vinculados sustentabilidade continuem relegados a uma posio secundria em boa parte do planeta. A partir do trecho lido, relate suas experincias pessoais e profissionais que indicam que essa transio econmica j est ocorrendo, como salienta Peter Senge.

Economia possvel ou no. Ou seja, por meio de algumas decises sobre as nossas atitudes e pensamentos, vamos incorporando aos poucos esse novo modelo econmico, que permitir o desenvolvimento nessas e nas futuras geraes a capacidade de colocar em prtica e de forma plena o conceito de sustentabilidade. Alguns conceitos, no entanto, esto arraigados no nosso cotidiano e so tomados como verdades absolutas. Assinale a alternativa que no considera uma verdade absoluta pela maioria da populao: a) Energia infinita e barata. b) Sempre existir um lugar para jogar o lixo. c) Nossas atitudes no impactam na vida de outros seres. d) Os seres humanos so seres especiais. e) A gua um extremamente caro. recurso finito e

Questo 5:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Questo 4:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Conforme afirma Peter Senge, h dilemas dirios que tornam o paradigma da Nova

Algo que est muito em voga ultimamente a gerao de empregos verdes. Segundo a Organizao Internacional do Trabalho (OIT), h quatro grandes desafios porque a economia passa para a gerao destes tipos de emprego. Aponte a alternativa que no corresponde a nenhum desses desafios.

42

AGORAASUAVEZ
a) Necessidade de ampliao da gerao de empregos verdes. b) Busca por benefcios para pessoas j empregadas. c) Transformao de empregos existentes. d) Eliminao de certos tipos de empregos. e) Substituio de empregos que no contribuem para a sustentabilidade.

Questo 7:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Questo 6:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Identifique o consumo de energia eltrica de seus aparelhos de casa. Identifique tambm quais possuem o selo de eficincia Inmetro/Procel e quais no possuem. Faa uma tabela de consumo semanal desses aparelhos identificando quais representam mais gastos em sua conta de energia eltrica. Aponte solues para a diminuio de consumo e consequentemente economia na conta de energia eltrica.

Paulo Freire serve de base para o LivroTexto, para que os autores desenvolvam o tema Educao para a sustentabilidade. Freire foi um educador brasileiro de destaque internacional. Sua obra versa, principalmente sobre a desigualdade social. Nessa perspectiva, leia o seguinte trecho sobre Educao como um processo atravs do qual os seres humanos e sociedade podem alcanar seu potencial mais elevado, o conceito de Educao na sustentabilidade se delineia como uma nova perspectiva educacional que procura integrar todas as pessoas para que elas assumam a responsabilidade de criar um futuro sustentvel. A partir desse trecho defina qual a sua responsabilidade diante deste curso, a fim de torn-lo em sua prtica, mais sustentvel. Aponte alternativas que viabilizem esse conceito em sua graduao.

Questo 8:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Para a utilizao da definio de emprego verde, os autores do Livro-Texto faz uso de Van Jones (2009). Segundo esse autor, um emprego verde aquele que no contribui para: a) Diminuio da oferta de vagas. b) Preservar a qualidade de vida do colaborador. c) Preservar o meio ambiente. d) Melhorar o meio ambiente. e) Melhorar a qualidade de vida do colaborador

Questo 9:

RESPOSTA DISSERTATIVA

A sociedade atual tem exigido bastante da inovao e tecnologia para a criao e adaptao de ferramentas e alternativas

43

AGORAASUAVEZ
para conseguir frear os impactos que certos programas tm criado como mudanas climticas, ambientais, extino de espcies. Diante desse cenrio, voc acredita estar preparado para contribuir, enquanto profissional? Quais so as leituras que voc tm feito para se preparar e atuar no mercado? Alm disso, quais so as redes sociais que voc tem participado para ampliar o seu conhecimento sobre essa rea?

NICIO

Questo 10:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Voc leu no captulo 3 do Livro-Texto sobre a importncia da viso sistmica em uma gesto integrada. Percebeu que esse sistema contribui para o cumprimento do desenvolvimento sustentvel pleno. Assinale a alternativa que melhor corresponde conceituao de viso sistmica. a) Olhar para a realidade seccionando-a por partes afins. b) Olhar para a realidade agrupando assuntos segundo ordens de prioridade. c) Olhar para a realidade como um conjunto de partes que se integram e se interagem. d) Olhar para a realidade trabalhando o raciocnio do mais complexo ao mais simples. e) Olhar para a realidade partindo do concreto para a abstrao.

44

FINALIZANDO
Neste tema, voc pde compreender a importncia de entender o conceito dessa Nova Economia, que trabalha com diversos atores dentro da cadeia de produo de uma empresa, incluindo, consumidores, fornecedores, colaboradores, entre outros. Agora, voc rene informaes para pensar profissionalmente sobre o cumprimento do compromisso com o trip da sustentabilidade: econmico, social e ambiental.

GABARITO
Tema 3

Inovaes Sustentveis
Ponto de partida
Resposta: Uma das principais diferenas entre os modelos de negcios est em. No tradicional, as empresas fazem um produto/servio e vendem para seu mercado. Em um modelo mais moderno, sustentvel, as empresas buscam parcerias para diminuir o desperdcio de matria-prima, tempo de produo e com isso, maior gerao de empregos indiretos. No modelo tradicional, a relao ganha-perde e no modelo sustentvel ganhaganha. O aluno deve exemplificar e explicar porque as empresas escolhidas possui um modelo de negcio potencialmente sustentvel.

Questo 1 Questo 2

Resposta: Alternativa D.

Resposta: Resposta pessoal.

45

GABARITO
Questo 3

NICIO

Resposta: O aluno deve fazer uma reflexo sobre seu trabalho e sua ao profissional, caso esteja empregado, na instituio em que atua. A partir disso, deve pensar em quais so as atitudes que esto em coerncia com a empresa e como ela esta est se preparando para essa nova economia.

Questo 4 Questo 5 Questo 6

Resposta: Alternativa E.

Resposta: Alternativa B.

Resposta: Esse o momento que o aluno deve fazer um planejamento de como pretende sair do curso que escolheu. Nele, devem conter quais so as intenes e como far para alcanar essas intenes/objetivos. Alm disso, um momento em que o aluno pode mapear quais so as aes que dependem: 1. Apenas dele. 2. Dele e de outras pessoas. 3. Dele e da Universidade.

Questo 7 Questo 8 Questo 9

Resposta: Resposta pessoal.

Resposta: Alternativa A.

Resposta: Resposta pessoal. importante a socializao neste momento dos perfis das redes sociais e de um banco de dados de artigos e livros indicados uns para os outros.

Questo 10

Resposta: Alternativa C.

46

47

sees

s e e S
CONTEDOSEHABILIDADES LEITURAOBRIGATRIA AGORAASUAVEZ LINKSIMPORTANTES GLOSSRIO

REFERNCIAS FINALIZANDO

50

Tema 04

Sustentabilidade no Mundo Corporativo

NICIO

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro: Sustentabilidade na Prtica: Fundamentos, Experincias e Habilidades, dos autores Adriana Camargo Pereira, Gibson Zucca da Silva e Maria Elisa Ehrhardt Carbonari, editora Anhanguera Publicaes, 2011, Livro-Texto 413.

ROTEIRO DE ESTUDO: Prof. Bruno Tonhetti Galasse e Profa. Cristina Betioli Ribeiro Responsabilidade Social e Meio Ambiente

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedos
Nesta aula, voc estudar:
A postura que os gestores e os colaboradores devem assumir para que seu modelo de negcios se adapte nova economia sustentvel. Os cinco estgios por que passam as empresas em busca de adequao ao desenvolvimento sustentvel. O perfil do empreendedor da sustentabilidade.

51

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

NICIO

Quais so os cinco estgios por que uma empresa tem que passar para obter desenvolvimento sustentvel? Quais so as competncias, habilidades e atitudes dos profissionais da sustentabilidade, necessrias a um lder? Qual o perfil do empreendedor da sustentabilidade?

LEITURAOBRIGATRIA
Sustentabilidade no mundo corporativo
Voc j deve ter se perguntado ao longo dessa disciplina, como as empresas e algumas instituies devem caminhar a partir desses conceitos e pilares que pautam a sustentabilidade. Ser que comear tudo de novo uma alternativa? Sem dvida que no, as empresas e instituies (como escolas, locais religiosos e outros) devem se preocupar com o trip da sustentabilidade, levando-se em considerao, a priori, a sua atuao local. Ou seja, em vez de pensar em solues para o planeta todo, deve-se ter o cuidado de como possvel atuar no prprio bairro, com as pessoas e empresas que l se encontram. importante que para isso ocorrer haja um planejamento estruturado das aes presentes e futuras que se pretende fazer, a fim de que se possa agir com mais assertividade tanto do ponto de vista dos objetivos, quanto da conquista desses stakeholders.
O desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem suas prprias necessidades. Em outras palavras, o equilbrio da convivncia

52

LEITURAOBRIGATRIA
entre o homem e o meio ambiente. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z. DA; PEREIRA, A. C., 2011).

A palavra de ordem desse novo paradigma equilibro, seja entre as pessoas, entre homem e meio ambiente, mas entre todos que participam dessa engrenagem diria que faz girar a civilizao e a economia, como um todo. Para que isso ocorra necessrio que as empresas e instituies ouam seus colaboradores, detectando suas necessidades de qualidade de vida, bem-estar, e verificando no que ela pode, em sua razo de existir, contribuir para uma forma de vida melhor, cumprindo sua atuao social enquanto rgo. Como salienta Carbonari et al. (2011), uma organizao com ou sem fins lucrativos deve agir de maneira socialmente responsvel, de modo a atender os interesses de todos os seus principais stakeholders. Para o desenvolvimento econmico, no entanto, em especfico para as empresas torna-se necessrio a mensurao de todos os investimentos, bem como de seus retornos. Isso preciso para provar que a empresa continuar crescendo e mantendo seus colaboradores, uma vez que essas mudanas geram, entre outras coisas: qualidade na produo; vantagem competitiva; melhora e garantia de matria-prima; garantia de conformidade com a lei; suporte ao crescimento da comunidade. Para voc ter uma noo melhor de como iniciar e demonstrar a empresa e a importncia do desenvolvimento sustentvel, h o modelo luz das diretrizes internacionais do Global Reporting Initiative (GRI), encontrado em seu Livro-Texto, que se divide em trs partes s quais as empresas so convidadas a relatar: perfil; informaes sobre a forma de gesto; indicadores de desempenho. Em resumo possvel saber, segundo Carbonari et al. (2011), quando uma empresa est se desenvolvendo de maneira sustentvel quando contribui direta ou indiretamente: Para o aumento sistemtico nas concentraes de desperdcios de recursos naturais, por exemplo, metais pesados e combustveis fsseis. Para o aumento sistemtico nas concentraes de substncias perigosas produzidas pela sociedade. Para a explorao sistemtica e indiscriminada dos recursos naturais como desmatamento e pesca predatria. Para o abuso de poder poltico e/ou econmico na sociedade que prejudica a qualidade de vida.

53

LEITURAOBRIGATRIA

NICIO

A partir disso, possvel comear a pensar em quais atitudes a empresa, que voc trabalha, participa ou gere, comear a ter para se desenvolver de maneira sustentvel. Porm, lembre-se que todas as decises devem demonstrar que a empresa est altamente comprometida e interessada em incorporar os interesses de sua cadeia de valor ao negcio. Entenda como cadeia de valor tudo o que est implcito e explcito no modo como empresas e as instituies agem para o cumprimento de seus objetivos. Por isso, nessa nova economia preciso redesenhar empresas circunscritas no modelo econmico tradicional, tornando a nova plataforma mais atraente e economicamente vivel para a manuteno e crescimento.
No Brasil, grandes corporaes nacionais e multinacionais, como Petrobrs, Vale do Rio Doce, Braskem, Bradesco, Santander e Anhanguera tm buscado desenvolver modelos de negcios com base no trip da sustentabilidade para assegurar aos principais stakeholders retornos tangveis (financeiro/econmico) e intangveis (credibilidade, conhecimento, imagem, capital intelectual) de seus negcios. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z. DA; PEREIRA, A. C., 2011).

Em seu Livro-Texto, voc encontrar uma explicao sobre os cinco estgios desenvolvidos por Ram Nidumolu, C. K. Prahalad e M. R. Rangaswami (2009), que as empresas podem trabalhar a inovao em seus modelos de negcios. Estgio 1 Conformidade com a oportunidade: consiste em estar de acordo, por exemplo, com a legislao vigente nos trs mbitos: municipal, estadual e federal. Alm disso, trata-se de mecanismos que so institudos por outros rgos, o importante que essa mudana no seja feita com o intuito de um diferencial competitivo, mas que esteja incorporada realmente gesto, uma vez que tentador seguir parmetros ambientais menos rigorosos pelo maior tempo possvel. Mas mais inteligente aderir aos padres mais rigorosos (NIDUMOLU, R.; PRAHALAD, C. K. e RANGASWAMI, M. R., 2009), visto que posteriormente os padres ficaram mais rigorosos e no haver surpresa. Estgio 2 Cadeia de valor sustentvel: compreendidos como aspectos mais subjetivos e filosficos, so considerados a partir do momento em as empresas incorporam o estgio 1. Dessa forma, colocam em pauta as reunies dentro e fora da organizao, sua preocupao com o desenvolvimento sustentvel, vencendo as barreiras internas organizacionais que se traduzem para as novas prticas cotidianas. Estgio 3 Produtos e servios sustentveis: estgio em que os consumidores buscam alternativas e priorizam produtos sustentveis, uma vez que a empresa por meio do estgio anterior j se declara com novos propsitos e hbitos. Porm, para tomar a

54

LEITURAOBRIGATRIA
deciso da melhor hora de tornar os produtos sustentveis preciso compreender as preocupaes do consumidor e analisar, cuidadosamente, os ciclos de vida do produto (NIDUMOLU, R.; PRAHALAD, C. K.; RANGASWAMI, M. R., 2009). Estgio 4 Novos modelos de negcios: so criados novos negcios que j incluem o desenvolvimento sustentvel em toda sua cadeia de produo, encontrando rentabilidade pensando no trip sustentvel legitimado pelos stakeholders. Estgio 5 Nova gerao de plataformas de negcios: em que comea a se considerar a mudana em toda a empresa, no sentido de sua cultura, sua atuao social e mercadolgica, alm de outros aspectos. a sustentabilidade uma suposio admissvel que pode levar nova gerao de plataformas de negcio, colocando em xeque inmeras hipteses (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z.; PEREIRA, A. C., 2011). Para que todos esses estgios ocorram voc precisa estar antenado s mudanas econmicas, sociais e ambientais, para propor novos desafios empresa, uma vez que estando com os conhecimentos incorporados, voc se tornar representante desse novo paradigma.
O objetivo principal aumentar a base de consumo consciente, fazer com que os custos sociais e globais proporcionem retornos tangveis e intangveis sustentveis e que os recursos naturais se perpetuem em sua ampla e rica diversidade. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z.; PEREIRA, A. C. , 2011).

Por fim, entenda que como lder, voc tem o grande papel de suscitar esses ideais na empresa que trabalha, principalmente se voc se engaja para ser seu prprio chefe, sendo um futuro empreendedor, algo que tem crescido rapidamente no Brasil e contribudo com avano de muitas pesquisas, por conta da independncia que tem um empreendedor e a possibilidade de se concentrar naquilo para que a empresa nasce. Lembre-se que um lder aquele que ganha e mantm credibilidade; dialoga constantemente; colabora, educa e cria networking; busca novos colaboradores e desperta os antigos; influencia os influenciadores; utiliza iniciativas j existentes; elabora planos de oportunidades. Torne-se um lder competente pela incessante busca por aquele que acredita, pois o lder aquele que transpira seus valores e crenas, no agindo s pelo corao, mas pela capacidade de equilibrar intuio e razo.

55

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

NICIO

SITES:
Acesse o site do Olhar Digital na Aba TI Verde. Neste site voc encontrar notcias, vdeos e dados sobre empresas que tm desenvolvido atitudes verdes.
Disponvel em: <http://olhardigital.uol.com.br/produtos/ti_verde>. Acesso em: 29 abr. 2011.

Assista aos vdeos do Canal Conscincia e Tecnologia do Youtube. Os vdeos trazem perspectivas importantes e interessantes sobre meio ambiente e sustentabilidade.
Disponveis em: <http://www.youtube.com/user/conscienciaecologica?blend=8&ob=5>. Acesso em: 29 abr. 2011.

Acesse o site do Green Foudation Education. Nesse site americano, voc encontrar exemplos de iniciativas ambientais voltadas para diferentes nveis educacionais.
Disponvel em: <http://www.greeneducationfoundation.org/>. Acesso em: 29 abr. 2011.

Leia o artigo Crdito Responsvel. Leia este artigo sobre como organizaes no governamentais defendem o crdito sustentvel.
Disponvel em: <http://www16.fgv.br/rae/artigos/4638.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2011.

Leia o material sobre O uso racional da gua no comrcio. Este material sugere dicas prticas de como economizar e utilizar racionalmente a gua.
Disponvel em: <http://www.tribosparceiros.org.br/Biblioteca/Cartilha%20uso%20racional%20agua.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2011.

Acesse o Portal do Empreendedor. Nesse portal, voc encontrar dicas, legislao, benefcios e informaes sobre como empreender. Uma alternativa que tem crescido grandemente em nosso pas.
Disponvel em: <http://www.portaldoempreendedor.gov.br>. Acesso em: 29 abr. 2011.

56

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Leia o captulo 4 do Livro-Texto atentando-se para os cases de sucesso que aparecem durante o texto. Aguarde as orientaes do professor EAD para a execuo das questes, respeitando quais devem ser feitas individualmente e em grupo e quais sero postadas no ambiente virtual de aprendizagem. Ponto de partida
RESPOSTA DISSERTATIVA

Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

Uma das caractersticas da Nova Economia e do modelo de desenvolvimento sustentvel a capacidade de empreender das pessoas. Em alguns pases, o termo empreendedorismo j foi apropriado pela populao geral. Empreender no se trata apenas de abrir um negcio prprio, mas de uma postura, um jeito de se estabelecer nas relaes econmicas e sociais como quem imprime sua marca. A maioria das empresas e instituies no est contratando pessoas com uma postura passiva que apenas desempenham sua funo e vo para suas casas ao final do dia, mas, aquelas que desenvolvem ideias, produtos e participam da vida da empresa. A partir disso, pesquise quais so as caractersticas de um empreendedor social e reflita sobre quais esto em acordo com sua prtica profissional atual.

Questo 1:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Leia a frase: o princpio fundamental para Segundo Michael Porter, possvel definir Cadeia de valor, como sendo: a) Conjunto de prticas voltadas para os colaboradores. b) A forma como a empresa executa suas atividades, a relao com fornecedores, clientes, entre outros. c) A manuteno dos sistemas de ganho e perca de produtos. d) O rgo responsvel por averiguar a precificao de bens e servios. e) O conjunto de prticas sustentveis de uma instituio sem fins lucrativos.

57

AGORAASUAVEZ
Questo 2:
RESPOSTA DISSERTATIVA

NICIO

Questo 4:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Leia o texto do captulo 4, retirado do LivroTexto: O foco nos servios que agregam valor no suficiente na perspectiva da nova economia. necessrio redesenhar a plataforma de negcios das empresas tomando como base os trs pilares da sustentabilidade, principalmente, nas dimenses sociais e ambientais. Com base no trecho lido, identifique quais as empresas que voc conhece, que possuem potencial para essa transformao e redija como elas esto se preparando para isso.

A partir de sua pesquisa sobre empreendedorismo realizada na seo Ponto de Partida deste tema. Descreva um bem ou um servio que seja indito em sua regio e que poderia ser criado pautado no desenvolvimento de uma economia verde.

Questo 5:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Questo 3:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Suponha que voc foi contratado por uma empresa que possui um modelo de negcio sustentvel. Essa empresa espera que voc tenha uma postura coerente com seu modelo de gesto. A empresa no deve exigir que voc: a) Esteja pronto para promover e aceitar as mudanas em suas prticas para conformidade com as da empresa. b) Modifique totalmente seus hbitos pessoais (que so externos empresa). c) Respeite a cultura organizacional e esteja atento s mudanas de mercado. d) Tenha um esprito inovador para acompanhar e se apropriar das novas prticas. e) Seja proativo e entenda plenamente os conceitos de cooperao e colaborao.

Referente mudana organizacional para produtos e servios sustentveis, o indicado, segundo o Livro-Texto : a) Aplicar a mudana apenas com a criao de novas linhas. b) Mudar as caractersticas do produto e/ ou servio sem comunicar o consumidor. c) Protelar at que o prprio mercado exija as mudanas. d) Analisar o ciclo de vida do produto e as preocupaes dos consumidores. e) Esperar leis que regulamentem essas mudanas, para modificao dos produtos no mnimo possvel.

58

AGORAASUAVEZ
Questo 6:
RESPOSTA DISSERTATIVA

Segundo Bob Willard, quais so os esforos que devem ser encarados como prioridade para facilitar a misso dos lderes da sustentabilidade?

concorrentes e a mudana ocorrida na gesto pelos conceitos de desenvolvimento sustentvel.

Questo 9:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Questo 7:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Assinale a(s) alternativa(s) que indica a possibilidade da quebra interna de resistncia organizacional: a) Reunio com os colaboradores para discusso de uma cadeia de valores sustentveis. b) Decises vindas hierarquicamente de cima para baixo. c) Criao de alternativas empresariais construdas colaborativamente. d) Substituio dos colaboradores que no aceitam as mudanas ocorridas. e) Encerramento abrupto dos vcios e costumes estabelecidos anteriormente.

Ainda para Bob Willard, h uma lista de sete prticas com base em sua experincia que possibilita ao lder sustentvel desempenhar seu papel de forma mais plena. Assinale a alternativa que se encontra com o maior nmero dessas prticas. I. Seja dialgico. II. Utilize iniciativas existentes. III. Ganhe e mantenha credibilidades. IV. Elabore planos exclusivamente suas. a) I, II e III, apenas. b) I, II, III e V apenas. c) I, II, III, IV e V. d) I, II, IV e V apenas. e) I, II e IV, apenas com ideias

V. Influencie os influenciadores.

Questo 10:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Leio o texto a seguir, retirado do captulo 4, de seu Livro-Texto para responder a questo a seguir. Uma parceria entre a prefeitura de Jundia e o comrcio da cidade permitiu a implantao do projeto Chega de Sufocar o Planeta, que prev a proibio de sacolas plsticas nos supermercados. Para fazer suas compras, os consumidores podem utilizar sacolas retornveis ou

Questo 8:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Explique a diferena existente entre a sustentabilidade como uma imagem competitiva da empresa perante seus

59

AGORAASUAVEZ
sacolas biodegradveis (mediante o pagamento de R$ 0,19 cada) ou caixas de papelo. A iniciativa teve adeso de 70 estabelecimentos comerciais. A estimativa eliminar 22 milhes de sacos plsticos por ms no municpio. Na mesma linha, o municpio de Rio Claro, tambm no estado de So Paulo, aprovou uma lei que torna obrigatrio o uso de embalagens plsticas oxi-biodegradveis (OBPs) no municpio a partir de setembro de 2011. Esse tipo de material se decompe em 18 meses. Fonte: Jornal da Cidade. Disponvel em: <http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/ dia-a-dia/dia-a-dia/64851-JUNDIAi:supermercados-abolem-sacolasplasticas>. Acesso em: 29 abr. 2011. Cabe ao gestor pensar e prever atitudes como essas apontadas no texto, para que seu negcio no sofra com surpresas ocorridas por foras internas ou externas. A partir disso, aponte como voc se julga estar preparado para uma postura gestora, independente de seu cargo de ocupao, para que essas questes no atrapalhem no negcio da empresa em que atua.

NICIO

60

FINALIZANDO
Esse tema finaliza a disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente. Com os conceitos desta disciplina voc inicia sua caminhada para o percurso sustentvel. importante que voc continue com o pensamento voltado para a sustentabilidade, uma vez que pde ver como as empresas tem cada vez mais se preocupado e mudado sua gesto para este caminho. Busque fazer cursos, ler livros, dentre outros recursos e materiais que auxiliaro na sua formao acadmica, pessoal e profissional, para que possa ser um profissional requisitado e faa diferena na regio em que atua.

GABARITO
Tema 4

Sustentabilidade no Mundo Corporativo


Ponto de partida Questo 1 Questo 2
Resposta: Resposta pessoal.

Resposta: Alternativa B.

Resposta: O aluno deve fazer uma pesquisa nas empresas de sua regio e embasar sua resposta em argumentos slidos. Caso a atividade seja feita em grupo, interessante que cada grupo apresente seus argumentos, abrindo posteriormente para o debate com os demais colegas.

61

GABARITO
Questo 3 Questo 4 Questo 5 Questo 6
Resposta: Alternativa D.

NICIO

Resposta: Resposta pessoal.

Resposta: Alternativa B.

Resposta: O lder o que est frente a princpio de uma ideia. Para que possa contagiar os outros colaboradores e, por consequncia, a mudana que quer, deve ser exemplo daquilo que prega. Em uma instituio com hierarquia vertical, isso se torna cada vez mais difcil. Todavia, possvel organizar uma instituio onde as pessoas se respeitem, dialoguem e apontem solues para problemas comuns. importante lembrar que o lder o modelo a ser seguido em carne e osso.

Questo 7 Questo 8

Resposta: Alternativa C.

Resposta: Nesta questo, o aluno tem a oportunidade de condensar todas as informaes trabalhadas na disciplina como um todo. importante que ele ressalte a importncia de uma postura sustentvel. As empresas no devem entender o selo de sustentabilidade como uma jogada de marketing, mas um smbolo da mudana na hierarquia, nos modelos de negcio que respeitam o consumidor, estando prximos e interagindo com ele, por isso, junto dele sobrevivem. na verdade um organismo complexo em que a sinergia das variadas relaes permite a sobrevivncia.

Questo 9

Resposta: Alternativas A, C, D..

Questo 10

Resposta: O aluno deve apresentar quais recursos ele utiliza para estar atento s transformaes de mercado e adaptao.

62

REFERNCIAS
BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente. Disponvel em: <www.mma.gov.br>. Acesso em: 29 abr. 2011. CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z.; PEREIRA, A. C. Sustentabilidade na prtica: fundamentos, experincias e habilidades. Valinhos: Anhanguera Publicaes Ltda., 2011. CARTA DA TERRA BRASIL. Portal da Carta da Terra Brasil. Disponvel em: <http://www. cartadaterrabrasil.org/prt/text.html>. Acesso em: 29 abr. 2011. DA CONCEIO, R. J.; NUEZ, B. E. C. Planejamento Participativo e Desenvolvimento Regional Sustentvel: Uma anlise do mtodo aplicado na Regio Metropolitana de Curitiba (RMC), de Ronald da Conceio e Blas Nues. Disponvel em: <http://www.usp.br/fau/ eventos/paisagemeparticipacao/poderpublico/A03_pd_rmc.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2011. CPFL ENERGIA. Portal CPFL Energia. Prticas de utilizao consciente da energia eltrica. Disponvel em: <http://www.cpfl.com.br/LinkClick.aspx?fileticket=ea0cJ3HPxOw%3d&tabid =1102&mid=1833&language=pt-BR>. Acesso em: 29 abr. 2011. ECODEBATE. Portal EcoDebate. Disponvel em: <http://www.ecodebate.com.br>. Acesso em 29 abr. 2011. EMPREENDEDOR. Portal do empreendedor. Disponvel portaldoempreendedor.gov.br>. Acesso em: 29 abr. 2011. em: <http://www.

FECOMERCIO. Federao do Comrcio do Estado de So Paulo. O uso racional da gua no comrcio. Abr. 2009. Disponvel em: <http://www.tribosparceiros.org.br/Biblioteca/ Cartilha%20uso%20racional%20agua.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2011. GREEN FOUDATION EDUCATION. Portal Green Foudation Education. Disponvel em: <http://www.greeneducationfoundation.org/>. Acesso em: 29 abr. 2011. GUATTARI, Flix. As trs ecologias. Traduo Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 1990.

63

REFERNCIAS
IDEC. Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Lixo, um grave problema no mundo moderno. Disponvel em: <http://www.idec.org.br/biblioteca/mcs_lixo.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2011. INSTITUTO ETHOS. Portal do Instituto Ethos. Disponvel em: <http://www1.ethos.org.br/>. Acesso em: 29 abr. 2011. NEGCIO SUSTENTVEL. Negcio sustentvel, o jogo. Disponvel em: <http://www. negociosustentavel.com/si/site/0001?p=jogo-de-empresas-sustentabilidade>. Acesso em: 29 abr. 2011. NEIVA, P. Linha de desmontagem. Revista Veja. Ed. 2145, 30 dez. 2009. Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/301209/5-logistica-reversa-linha-desmontagem-p-246.shtml>. Acesso em: 29 abr. 2011. OLHAR DIGITAL. TI Verde. Disponvel em: <http://olhardigital.uol.com.br/produtos/ti_ verde>. Acesso em: 29 abr. 2011. PACTO GLOBAL. Portal do pacto global. Disponvel em: <http://www.pactoglobal.org.br/>. Acesso em: 29 abr. 2011. RAM NIDUMOLU; PRAHALAD, C.K.; RANGASWAMI, M. R. Why sustainability is now the key driver of innovation. Harvard Business Review. Acesso em: 29 abr. 2011. WILNER, A. Crdito Responsvel. Revista GV Executivo. Vol. 5, n 5, nov.-dez. 2006. Disponvel em: <http://www16.fgv.br/rae/artigos/4638.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2011. YOUTUBE. Canal Conscincia e Tecnologia. Disponvel em: <http://www.youtube.com/ user/conscienciaecologica?blend=8&ob=5>. Acesso em: 29 abr. 2011. ______. Eco-92 discurso de Severn Suzuki. Disponvel em: <http://www.youtube.com/ watch?v=5g8cmWZOX8Q>. Acesso em: 29 abr. 2011. ______. Uma verdade inconveniente. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=6 xjjZsArLfY&feature=related>. Acesso em: 29 abr. 2011. ______. WWF Brasil. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4>. Acesso em: 29 abr. 2011.

64

65

You might also like