You are on page 1of 7

UNIDADE INTEGRADA ODILIO COSTA FILHO DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: MARCIA REGINA MOURO DA SILVA

PLANO ANUAL DE GEOGRAFIA

OBJETIVOS GERAIS 6 ANO/5 SRIE Conforme os parmetros curriculares nacionais (PCNS), deve-se: Perceber na paisagem local e no lugar em que vivem as diferentes manifestaes da natureza, sua apropriao e transformao pela ao da coletividade, de seu grupo social; Reconhecer e comparar a presena da natureza, expressa na paisagem local, com as manifestaes da natureza presentes em outras paisagens; Reconhecer semelhanas e diferenas nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinaes nas relaes de trabalho, nos hbitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer. Conhecer e utilizar fontes de informao escritas e imagticas, utilizando para tanto, alguns procedimentos bsicos; Criar uma linguagem comunicativa, apropriando-se de elementos da linguagem grfica utilizada nas representaes cartogrficas; Saber utilizar a observao e a descrio na leitura direta ou indireta da paisagem sobretudo mediante ilustraes e linguagem oral; Reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localizao, orientao e distancia, de modo que se desloque com autonomia e represente os lugares que (onde) vivem e se relacionam; Reconhecer a importncia de uma atitude responsvel de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdcio e percebendo os cuidados que se devem ter na preservao e na conservao da natureza.

CONTEUDO 6 ANO 5 SRIE 1 - A natureza e os seus elementos; 2 - O trabalho e a fora de trabalho; 3 - A natureza em transformao; 4 - Setores de produo: Primrio, Secundrio e Tercirio; 5 - A sociedade de consumo e do desperdcio; 6 - Industria sociedade e espao;

7 - A agropecuria: relevo e solo; 8 - Clima e impactos ambientais; 9 - Minerais e rochas extrao mineral; 10 - Extrativismo, indstria, e meio ambiente: extrao mineral

OBJETIVOS GERAIS 7 ANO- 6 SRIE

Compreender o processo de construo dos espaos geogrficos brasileiros, tendo por base o desenvolvimento da sua economia desde o perodo colonial e fase primariaexportadora ate os dias atuais. Conhecer a tipologia de espaos geogrficos aqui construdos, destacando-se a existncia de uma economia extrovertida e suas consequncias scio-espaciais. Compreender que, antes da chegada do colonizador-conquistador, o territrio era abitado por povos indgenas. Entender a substituio dos espaos indgenas autossuficientes na produo de valores de uso pelos espaos geogrficos construdos e organizados para a produo de valores de troca. Perceber a segregao scio-espacial existente nas cidades brasileiras em vista das cidades serem a paisagem humana ideal para se observar as desigualdades sociais. Compreender o espao geogrfico como produto histrico social e sua organizao segundo os interesses de alguns e no de todos os membros da sociedade espao politico e ideolgico; Entender as mudanas na economia e no espao geogrfico brasileiro, decorrentes da passagem da sociedade agraria para a urbana-industrial. Adquirir conhecimentos sobre a industrializao tardia do Brasil, a atividade agropecuria, as fontes de energia e a urbanizao e seus problemas; Caracterizar e estabelecer relaes entre os fatores derivados da dinmica natural e da ao antrpica que ajudam a explicar os atuais problemas, os impasses e as caractersticas das cinco grandes regies brasileiras; Compreender a caracterizar as coisas dos principais desequilbrios ambientais verificados no contexto nacional; Refletir sobre as contradies que envolvem a organizao do espao amaznico; Entender as condies ambientais naturais do Brasil por meio dos domnios morfoclimticos e os impactos ambientais neles existentes.

CONTEUDO 7 ANO A produo do espao geogrfico brasileiro 1 - Populao existente antes da colonizao brasileira 2 - Apropriao dos espaos indgenas pelo colonizador. 3 - A construo do espao geogrfico no Brasil 4 - Regio Nordeste 5 - Regio Sudeste 6 - Regio Sul 7 - Regio Centro-Oeste 8 - Regio Norte 9- Brasil da sociedade agrria para urbana-industrial (economia e espao agrrio) 10 - Fontes de energia 11 - A urbanizao e seus problemas 12 - A agropecuria no Brasil 13- Territrio brasileiro e as condies ambientais 14- Domnios morfoclimticos.

OBJETIVOS GERAIS 8 ANO- 7 SRIE Desenvolver, com os alunos, a compreenso o espao geogrfico como um produto histrico-social e sua organizao segundo os interesses de alguns, e no de todos os membros da sociedade. Entender que o processo de regionalizao dos pases pode ser um estimulo para o entendimento e a proposio de politicas responsveis para a melhoria da qualidade de vida de toda a populao mundial; Compreender o poder que adquiriram na fase histrica atual, as grandes empresas transnacionais, e que essa fora que comanda atualmente as manifestaes espaciais em diversos territrios no globo; Distinguir e estabelecer relaes entre os fatores internos e externos de cada pais, que contribui para a caracterizao de cada um como sendo subdesenvolvido; entendendo que existem o discernimento de quem so os verdadeiros atores desses processos desmistificando os discursos ideolgicos e aumentando, portanto, a possibilidade de aes concertadas para a mudana.

CONTEUDO DO 8 ANO 7 SRIE - A formao do mundo subdesenvolvido e desenvolvido. 1- Mundo: os pases desenvolvidos e subdesenvolvidos. 2-Bases histricas: subdesenvolvimento. 3- Subdesenvolvimento: fatores internos e ideias falsas 4-Amrica Latina; 5- Pases americanos com economia baseadas em produtos primrios; 6- frica: um continente sofrido e explorado. 7- sia subdesenvolvida; 8- Oriente Mdio; 9- Antrtida.

GEOGRAFIA: 9 ano 8 SRIE Conceituar os termos: Estado, nao, territrio e pas; Citar as razes e os focos da Primeira e Segunda Guerra Mundial; Explicar sobre o terrorismo. Explanar sobre a globalizao, citando suas principais consequncias. Explicar como a globalizao afeta o meio ambiente, a economia e a humanidade. Caracterizar o continente europeu abordando o quadro natural, a populao e a economia. Explicar sobre a Unio Europeia. Caracterizar o leste europeu e CEI abordando a vivncia socialista neste espao geogrfico; Identificar a CEI Comunidade dos Estados Independentes. Caracterizar o continente asitico, enfatizando os seus contrastes em relao aos demais continentes. Caracterizar a populao, a economia e religio da sia. Destacar os pases da Rssia, o Japo, a China e a ndia dentro da sia de acordo com suas peculiaridades. Caracterizar o continente africano abordando o quadro natural e regional, alm da economia, fronteiras e a problemtica da fome, doenas e conflitos neste territrio. Caracterizar a Oceania e regies polares, destacando a Austrlia e Nova Zelndia e as Regies Polares.

CONTEDO 9 ANO/ 8 SRIE 1 Estado, nao , territrio e pais; - As grandes guerras e guerra fria; - Conflitos : as razes e os principais focos; - Terrorismo;

2- Globalizao e organizao mundiais. - A globalizao e seus efeitos; - Globalizao e o meio ambiente; -Globalizao e as organizaes econmicas; - Globalizao e direitos humanos.

3-Continente europeu - Quadro natural e problemas ambientais; -A populao europeia; - A economia europeia; - A Unio Europeia;

4-Leste europeu e CEI - A Europa Oriental e o socialismo. - A crise do Socialismo e o fim da bipolarizao. - CEI- Comunidade dos Estados Independentes. - Europa Oriental: economia e sociedade.

5- O continente Asitico - sia: destaques regionais;

- Rssia: um pas em transio; - O Japo e os Tigres Asiticos; - China: um universo dentro do mundo; - ndia: tradio e modernidade;

7- O Continente Africano - Quadro natural e regional; - A economia africana; - As fronteiras da frica; - Fome, doenas e conflitos na frica.

8-Oceania e regies polares - Oceania: apresentao; - Austrlia e Nova Zelndia; - As regies rtica e Antrtica: os extremos da Terra. - Os conflitos da cincia nas regies polares.

- METODOLOGIA - Aula expositiva dialogada; - Uso do livro de didtico; - Uso dos mapas: Mundi, Brasil e do Maranho; - Uso de data show e vdeo.

III - RECURSOS DIDTICOS - Mapas : Mundi, Brasil e Maranho; - Uso de quadro branco; - Data show;

- Vdeo

IV - AVALIAO - Questionrios ou questionamentos orais; - Exerccios de aprendizado; - Prova escrita; - Pesquisas; - Trabalhos individual e em equipe.

BIBLIOGRAFIA ADAS, Melhem. Geografia. 5 ed. 6 ano/ 7 ano/ 8 ano/9 ano. So Paulo: Moderna, 2006 DANELLI, Snia Cunha. Geografia. Projeto Ararib. 9 ano. 2 ed. So Paulo: Moderna, 2007.

You might also like