You are on page 1of 5

Sociedade Espiritualista Mata Virgem Curso de Umbanda

Diferenas entre os Sexos

_ Mulher no pode trabalhar menstruada! _ Mulher no pode tocar atabaques! _ Mulher grvida no pode incorporar! _ Homem no pode incorporar guia feminino! Essas afirmaes esto corretas? Vejamos... No Candombl... Enquanto o princpio que estrutura a sociedade ocidental o patriarcalismo, o machismo, nas comunidades de terreiro o que estrutura o sistema o princpio da unidade dos contrrios, o princpio da sexualidade. Este princpio da sexualidade o que estrutura todo o sistema. Nas roas de candombl os trabalhos so divididos social e sexualmente, ou so divididos em funes que, por sua vez, esto assentados em princpios bem preservados na tradio. As funes obedecem idade de iniciao do povo-de-santo. Assim, uma mulher menstruada, por exemplo, no poder jamais tocar em alguns objetos sagrados por causa do seu estado, assim como os homens da roa no podero jamais conhecer os segredos de algumas funes femininas. Mas o que importante destacar que as funes femininas e as funes masculinas se complementam, isto , no existe uma sem a outra. Essa reciprocidade fundamental para a estruturao do sistema mtico e social do candombl. Pessoas do sexo feminino carregam as ENI (esteiras) embaixo do brao; os do sexo masculino sobre os ombros. O toro das mulheres tem duas abas que chamamos de orelhas; o dos homens uma s aba, ou seja, uma s orelha. Os potes so levados na cabea apenas por mulheres, a cozinha dominada por elas com seus temperos e olores, os Mariwos desfiados por homens. Homem no pode ser ekedi, ainda que haja mudana de sexo, nasceu homem. Homem no raspa Nan. Homem de orix masculino no cozinha, no retira ax de aves, no quina folhas.
1

Na Umbanda... Todas as religies dominantes tem um papel secundrio para as mulheres. Observe-se: Islamismo, Judasmo, Cristianismo entre outras. Todas tm como papel fundamental um Deus masculino o que gera desconforto no momento de se admitir uma sacerdotisa. As comunidades consideradas pags sempre tiveram suas deusas femininas e em alguns casos superiores em poder aos deuses masculinos. Observando atentamente algumas dessas culturas entenderemos que tais deusas so a contrapartida dos deuses masculinos, na verdade seus complementos estruturais. Clareia a observao se tomarmos por entendimento as bases dessas culturas que so a pura observao da natureza. E na natureza tudo se complementa: sol e lua (Guaraci e yaci), dia e noite, gua e terra. Como se sabe a cultura Umbandista tem matizes das naes africanas, que tem uma cultura milenar de respeito ao equilbrio da natureza. Poderamos dizer que os candombls brasileiros foram os primeiros a admitirem sacerdotisas mulheres desde o seu princpio e diga se de passagem que sempre desempenharam e desempenham ainda um papel que merece todo nosso respeito. Essas mes-de-santo, algumas famosas Yalorixs tiveram papel fundamental na construo da identidade Brasileira e do povo das religies afro-brasileiras. Essas mulheres guerreiras usam de uma sensibilidade admirvel no aconselhamento de seus filhos e trabalho dentro de suas comunidades. Dentro das casas de Umbanda ainda hoje predominam as sacerdotisas e ao que nos parece continuaro predominando fabulosamente. A sociedade considerada moderna se compraz em alardear que busca a igualdade para as mulheres em relao ao homem, mas a observao, mesmo superficial, j desmente a falcia. As mulheres trabalham em cargos inferiores, ganham salrios inferiores e tem posies hierrquicas inferiores, isso considerando somente cargos. Se considerarmos a violncia de que so vtimas, juntamente com as crianas estaramos entrando em estado de emergncia. A Umbanda sempre teve, por sua cultura, o ser feminino como estrutura fundamental em seu conceito social. Tratada com respeito e considerada portadora do Ax gerador da vida, no so subalternas, mas indispensveis para a manuteno de um bom Ax em uma casa. Houve poca em que as mdiuns eram proibidas de serem diri gentes espirituais, sacerdotisas, mes, etc., mesmo que elas j estives sem pre paradas. Nesta poca elas no podiam ser ogs, ou seja, aquelas que tocam ou assumem a responsabilidade da curim ba (atabaques) do terreiro. A mulher no Candombl no toca atabaque, por alguns dogmas da religio, principalmente em relao menstruao. Na Umbanda no importam os dogmas e conceitos do candombl. Seguimos, sim, as recomendaes passadas diretamente pelos nossos guias e mentores. Nunca vimos um caboclo ou preto-velho proibindo mulher de tocar atabaque, por isso afirmamos, na Umbanda mulher toca e canta sim e, diga-se de passagem, muitas vezes melhor do que os prprios homens.

A mulher assim que soubesse da sua gravidez era afastada, pois a mes ma no poderia trabalhar na corrente. Quando a mulher incorporava guias masculinos, precisava-se amarrar um pano em seu corpo para blo que ar as energias femininas. As mesmas no podiam trabalhar no seu terreiro, quando estavam mens truadas, justificando que seu cor po es tava aberto e, assim sendo, im puro. As indiferenas, os preconceitos, pres ses e humilhaes foram atitudes vindas de uma socie dade machista que se julgava superior, que refletiam na poca, na vida espiritual, social e afe tiva. Mas, mesmo assim, a mulher con fiou na dua lidade de Pai/Me Olorum e, prin ci pal mente, tempo/evoluo. Desde os primrdios da Umbanda, as mulheres podiam incorporar Orixs mas culinos e tambm guias como Caboclo, Preto-Velho, Baiano, Boiadei ro, Marinhei ro, Ciganos, Exu e Exu Mi rim, e j tinham como guia chefe, men tor ou guia de frente uma entidade mas culina. So tantas as mulheres, senho ras, meninas, moas, idosas que trabalham, e se formos analisar, hoje a maioria dos terreiros composta por um nmero maior de mulheres mdiuns. Muitas mulheres so to guerrei ras, lderes, inteligentes quanto os ho mens. No h diferena para Pai/Me Olorum, pois na sua dualidade gerou de seu interior seres masculinos e seres femininos, com o mesmo princpio e gentica, os criou e os dotou com qualidades, atributos e atri bui es iguais. Tem pai sacerdote, dirigente espi ritual que at hoje no incorpora Orixs femi ninos, como tambm no incorpora Ca bocla, Preta Velha, Cigana, Er fe minino, Pomba Gira e at mesmo orixs femininas. Existem muitos que ainda acreditam que toda Pomba Gira foi uma prostituta e que s trabalha o lado sexual, que s serve para arrumar companheiro ou desmanchar relacionamentos, que se incorporar num mdium masculino este vai virar homossexual, e por ai vai

A Menstruao muda algo? Oxum a Senhora da Beleza e da Bondade. Sua saudao, Ai iu, deriva do iorub Ore Yeye O (ore, bondade; yeye, me; ou seja, Salve a Me da Bondade! ou Salve a Bondade da Me!) e podemos perceber aqui sua caracterstica fundamental. Oxum que toma conta do sangue menstrual e mostrou que este proclama a realidade do poder feminino, a possibilidade de gerar filhos. No deve por isso, constituir nas mulheres vergonha e inferioridade, mas sim um grande motivo de orgulho. Na Natureza, seu grande poder, ento exercido sobre a gua doce, que fertiliza o solo e sem a qual, a vida na terra no seria possvel. Ela a patrona da gravidez. O desenvolvimento do feto colocado sob sua proteo como o do beb at que ele comece a armazenar conhecimentos e linguagem. Nesse sentido a regente de todo o processo de coroao do mdium uma vez ser esse o momento de nascimento de seus Orixs de cabea. Por deixarmos imantados os objetos com nosso toque, a mulher menstruada no deve preparar ou oferecer nada, por estar eliminando nesses perodos cargas negativas expelidas com o sangue. Alguns autores e dirigentes dizem que a mulher com menstruao no deve participar da gira e muito menos incorporar. Diz-se tambm que pode haver a aproximao de espritos atrasados atrs da energia do sangue. O que um perfeito absurdo, visto que se algum esprito quiser sangue, ele ir aos matadouros e nunca a um terreiro organizado e protegido.
3

Segundo algumas mes-de-santo o corpo feminino um corpo mais acessvel s energias externas pela prpria caracterstica do ser mulher: um corpo "aberto" que deixa a mulher, mensalmente aberta, ao longo da menstruao e ao longo da gravidez. Essas experincias to femininas so momentos nos quais as mulheres so particularmente sensveis e tm seus corpos transformados, acompanhando obrigatoriamente os ritmos da natureza. Na verdade, ocorre que, em algumas mulheres, esse perodo menstrual se faz acompanhar de clicas que geram mal-estar, impossibilitando-as ao exerccio da mediunidade, no somente pela problemtica menstrual, mas devido influncia fsica refletida sobre a mente, dificultando uma concentrao adequada para os trabalhos. Ainda temos como outro fator a conhecida T.P.M. que mexe com o psicolgico das mulheres, este o fator mais importante da tal proibio, esta a natureza da mulher disso todos sabemos, mas alguns fazem disso um grande TABU uma forma pejorativa/ignorante de fazer Umbanda. Caso a mulher no tenha T.P.M., clicas menstruais, em nada iro prejudicar a mediunidade, pois reafirmo o perodo menstrual da natureza da mulher. A menstruao em si, em nada influi na mediunidade, interpretar de outra forma ignorncia. Nada impede tambm a mdium de ir ao Terreiro e contribuir para com o andamento da Gira, auxiliando como cambono, ekede, etc.

E durante a gravidez? O prprio guia chefe da mdium poder dizer se ela pode continuar trabalhando durante a gravidez ou no. Ns pedimos apenas a gestante que evite os trabalhos de desobsesso e descarrego. Os guias no usam fumo ou bebida neste perodo. Em termos fsicos os Obstetras costumam solicitar que a gestante evite as atividades que lhe causarem DESCONFORTO fora isso, pode ter uma atividade normal. Em algumas casas, a gestante fica na assistncia durante toda a gravidez e na quarentena ps-parto.

O Mito Do Tambor Bt Segundo os mitos, nos primrdios da civilizao, no existia nada parecido com o tambor na cidade de Oyo-Oro. Ali morava uma mulher chamada Ayntoke, mas todos a chamavam de Ayn. Esta mulher no tinha filhos e andava sozinha pelo mato, sempre carregando um pedao de madeira oco. Um dia, viu uma pele de bode e pensou que poderia cobrir as extremidades da madeira que carregava e tirar um som. Porm, quando ela batia no couro com um pedao de pau ele rasgava. Ela insistiu vrias vezes no seu intento, tendo usado at um pedao de couro em forma de tira para bater nas extremidades do tronco, sem sucesso. Um dia, quando tentava mais uma vez, Exu apareceu e deu-lhe tiras de couro de veado e disse que amarrasse com firmeza o couro no tronco. E foi nesse momento que o tambor emitiu um som melodioso. Ayn comeou a tocar o tambor por toda a cidade e as pessoas corriam para ouvi-la, muito surpresos, porque nunca tinham ouvido nada igual. Ayn passou a ganhar muitos presentes. Xang Divindade do trovo Rei da Cidade, quando a ouviu tocar, convidou-a para morar no palcio. Ela tornou-se a tocadora oficial do palcio de Xang. Todos sabiam que ela no podia ter filhos, mas tambm sabiam que, mais cedo ou mais tarde, ela teria um filho, j que qualquer mulher estril que entrasse no palcio de Xang se tornava frtil. E assim foi... Ayn casou-se com Xang e logo teve um filho que foi chamado de Aseorogi. Ela passou toda a arte de tocar e construir o tambor para o seu filho Aseorogi , at hoje, o nome dado a todos os membros de uma famlia cultuadora do tambor, entre os povos iorubs. Ayn, ento, o smbolo do tambor Bat, orix dos tocadores e que cultuado somente por eles. Entendemos, ento, o conceito de Ayn como sendo o esprito do tambor Bt, que sobreviveu nos terreiros nags no Brasil, como um ritmo especfico, produzido pelos atabaques rum, rumpi e l e que faz parte do universo de diversas Divindades. O Mito relata de forma clara, que o tambor e a arte de tocar foram criados por uma mulher e passados por direito aos homens e isto no ocorreu somente com o tambor, existem outras funes determinadas aos homens e que originaram das mulheres.

Voc Aprendeu: As diferenas entre os Sexos dentro do ritual. A Tradio no Candombl sobre os papis masculinos e femininos. Se esta tradio se mantem na Umbanda. Se a menstruao ou gravidez influenciam no trabalho medinico.

You might also like