You are on page 1of 7

Como medir a radiao ionizante?

Radiao O que - De onde vem - Aplicao - Propagao - Medio - Proteo . As radiaes ionizantes por si s no podem ser medida diretamente, a deteco realizada pelo resultado produzido da interao da radiao com um meio sensvel (detector). Em um sistema detector os detectores de radiao so os elementos ou dispositivos sensveis a radiao ionizante utilizados para determinar a quantidade de radiao presente em um determinado meio de interesse. Fonte: UFST/Escola Paulista de Medicina (Kellen Ariana Curci Daros) ______________________________________ A Radiao Ionizante pode ser detectada por: um contador Geiger-Muller, por uma pelcula fotogrfica ou por uma cmera de ionizao. A forma mais comum de monitoramento ambiental para a radiao gama envolve a colocao de dispositivos de monitoramento de radiao em vrios locais ao redor do local est sendo monitorado. Por exemplo, cada usina nuclear continuamente monitorado por um bando de dosmetros que so colocados em diferentes distncias e em diferentes lados da planta. Estes dosmetros dose de radiao medida a partir da planta ou qualquer radioactividade que liberado pela planta. Na maioria dos casos, difcil diferenciar entre a radiao de fundo natural e as provenientes da planta, porque as emisses das usinas de energia so to baixas. Em geral, os nveis de radiao em torno destes tipos de instalaes so to baixos que no faz sentido para medi-los com um dispositivo de monitoramento em tempo real, em vez disso so utilizados dosmetros tais como crachs, filme ou TLDs (dosmetros termoluminescentes) portteis. Muitas pessoas cometem o erro de tentar usar um contador Geiger, que nem sempre adequada. Devido ao seu design, um contador Geiger deve ser cuidadosamente calibrado para uso para medir nveis de radiao com preciso, e isto no feito normalmente. Fonte: Health Physics Society ______________________________________

Tipos de Monitorizao:
Monitorizao Pessoal: Procura estimar a dose recebida pelo trabalhador durante as suas atividades envolvendo radiao ionizante. As doses equivalentes so determinadas pela utilizao de um ou vrios

dosmetros que devem ser usados na posio que fornea uma medida representativa da exposio nas partes do corpo expostos radiao. No caso do trabalhador usar diferentes tipos de radiao ento diferentes tipos de dosmetros devem ser utilizados: Monitorizao da radiao externa; Monitorizao da contaminao interna;Monitorizao de rea. Tem por objetivo a avaliao das condies de trabalho e verificar se h presena radioativa. Os resultados das medidas efetuadas com os monitores da rea devem ser comparados com os limites primrios ou derivados, a fim de se tomar aes para garantir a proteo necessria. Caractersticas desejveis para os dosmetros: A resposta do dosmetro deve ser linear com a dose absorvida; O aparelho deve ser de alta sensibilidade, por forma a medir doses baixas; Deve apresentar amplo intervalo de resposta; A resposta deve ser independente da velocidade da dose; Deve possuir estabilidade da resposta ao longo do tempo; De uma forma geral podemos classificar os dosmetros em: de leitura direta e de leitura indireta, os primeiros fornecem ao utilizador a dose ou velocidade da dose em qual quer instante, os segundos necessitam de um procedimento para a sua leitura Fonte: www.fiocruz.br ___________________________________

Detectores de Radiao
Existem trs tipos bsicos de detectores: Detectores de estado gasoso; Cintiladores slidos (NaI) e semicondutores (germnio) A operao desses detectores envolve:

Converso da energia do fton para eltrons por: efeito fotoeltrico; espalhamento Compton e produo de par. Pela interao dos eltrons produo de: Pares eltron-on (estado gasoso); pares eltronvacncia (semicondutores) e estados moleculares excitados (cintiladores). Reunio e medio da carga gerada e da luz emitida na desexcitao das molculas.

Contador proporcional:

. . Em um contador proporcional so necessrios 30 eV para produzir um par eltron-vacncia.

Cintilador Slido:

Em um cintilador de NaI so necessrios 100 eV para produzir um fton de luz.

Detector Semicondutor
O poder de resoluo de um detector de germnio bem maior, em um detector de germnio apenas 3 eV produzem um par eltron-vacncia.

No esquema abaixo, encontram-se representados os principais efeitos fsicos e qumicos da radiao ionizante, atualmente utilizados como propriedade iterativa para deteco de radiao ionizante, bem como os meios utilizados na deteco e caractersticas estruturais de cada tipo de detector.

Dosmetros so instrumentos que medem a dose radiao num certo perodo a que uma pessoa exposta. O espectro de radiao gama natural conhecido por ter um pico em torno de 70 keV. Um dosmetro a ser utilizado para medies de radiao natural do ambiente deve, portanto, independente de resposta energtico, pelo menos acima de 50 keV. As caractersticas ideais para o bom desempenho de um dosmetro integrador so: a respostada leitura dosimtrica deve ser independente da energia da radiao incidente; a sensibilidade do dosmetro deve operar nointervalo de 2,5 C/kg (10mR) a 129kC/kg (500R);medir toda a radiao recebida e possuir pequenas dimenses, leve e fcil manipulao. O dosmetro um dos equipamentos de proteo radiolgica fundamentais. Com o uso imprescindvel do dosmetro conseguimos diagnosticar se o profissional da rea de radiologia foi exposto a radiao ionizante e tambm o quanto ele foi exposto. O dosmetro mais confivel o termoluminescente, entretanto o dosmetro com filme radiogrfico tambm muito usado e eficaz na dosagem de radiao ionizante recebida pelo seu usurio.

Unidades Dosimtricas
Para correlacionar as diversas radiaes com os efeitos biolgicos foram estabelecidas, entre outras, as seguintes grandezas: EXPOSIO, DOSE ABSORVIDA, e DOSE EQUIVALENTE. Cada uma destas grandezas fsicas possui uma unidade em que a mesma expressa ( assim como por exemplo distncia pode ser expresso em metros, corrente eltrica em ampres, etc. ). A Exposio possui uma unidade antiga chamada Roentgen ( R ) que corresponde quantidade de cargas eltricas liberadas em uma massa de ar devido radiao incidente, onde 1 R = 0,258 C/kg. ( C/kg = Coulomb por quilo; Coulomb a unidade de carga eltrica ). A Dose Absorvida ( Grey ) uma medida da energia da radiao absorvida por uma determinada massade matria. A unidade de Dose Absorvida Joule por quilograma ou de forma mais usual J/kg, sendo 1 Gy =100 J/kg ou 100 RAD = 1 Grey (Gy). A Dose Equivalente ( Sievert ), ou simplesmente DOSE nos Laudos de Dose Mensais, leva em conta o efeito biolgico em tecidos vivos, produzido pela radiao absorvida. Desta forma a Dose Equivalente obtida da Dose Absorvida multiplicada por fatores ponderantes apropriados. A unidade da Dose Equivalente ou DOSE o Sievert (Sv) ou seu sub-mltiplo o milisievert (mSv). A unidade antiga desta grandeza o REM que se relaciona com o Sv da seguinte forma: 1 Sv = 100 REM.

Sievert

Nos Laudos Mensais de Dose a unidade usada o Sievert, que uma Unidade Dosimtrica deDose Equivalente , o milisievert (mSv) um milsimo de Sievert e corresponde a 100 mREM (unidade antiga). . . Ao lado um detector manual de radiao (Gama Scout) projetado para medir radiaes alfa, beta, gama e raio X. Utiliza um detector Geiger- Muller de halognio e uma janela de mica. Trabalha na faixa de 0.01 Sv/h a 50.00 Sv/h.

. . . Ao ladoo Lab Impex AIDME Accident or Incident Deployable. So normalmente utilizados em situaes de emergncia ou acidente, para avaliar a disseminao da contaminao na sequncia de um lanamento, e para transmitir esta informao para um sistema de computador central.

. . . . Ao lado um dosmetro digital de bolso (Nucleonix)

. . . Ao lado um monitor de radiao gama de rea (Nucleonix)

. . . Ao lado um monitor de radiao para instalao em linha (Nucleonix).

. . . Ao lado o Monitor tipo Portal Corapi, para detectar a presena de material radioativo em todo o corpo.

. ______________________________________

Em junho

Aplicaes com Sistemas de Analisadores Industriais; Sistemas de Amostragem e Condicionamento de Amostras; Servios Associados Operao do Analisador Industrial; Analisadores Contnuos para guas; Analisadores Contnuos para Gases; Analisadores para Hidrocarbonetos.

You might also like