You are on page 1of 4

Isometrias

uma transformao geomtrica que mantem os comprimentos de retas e a amplitude dos ngulos correspondentes, isto congruentes*. Congruentes uma figura congruente a outra, possui a mesma forma o mesmo tamanho, e a mesma amplitude de ngulos (ex. transformaes por isometria- translao, rotao e reflexo). Tipos de Isometrias: 1. 2. 3. 1. Em que: - qualquer segmento de reta transformado num segmento de reta //, com o mesmo comprimento. - qualquer ngulo transformado, por translao num ngulo congruente, isto com a mesma amplitude. - transformao geomtrica que ocorre na mesma direo e sentido. Translao Reflexo Rotao Translao;

Figura 1. Ex. de translao


D D

Repara: -se segmento de reta AB=1,7cm logo AB=1,7cm -se segmento de reta AD=2,5cm logo AD=2,5 cm

C A

- se segmento de reta DC=1,8cm logo DC=1,8cm -se segmento CB=2,8cm logo CB=2,8cm

Logo, mantm-se todos os comprimentos dos segmentos aps a transformao por translao. a distncia entre D e D igual distncia dos pontos, A e A, B e B, C e C, logo a distncia entre o ponto da figura original e o ponto da figura transformada sempre a mesma independemente do ponto isto porque a figura invarivel e os pontos congruentes.

Repara: Segmento de reta - AB // a AB e o mesmo acontece em todos os segmentos de reta congruente,

Repara: Os ngulos so congruentes, isto porque o ngulo DB tem a mesma amplitude do ngulo DB, o mesmo ocorre com todos os outros ngulos, aps ocorrer uma translao os ngulos mantm todos a mesma amplitude da figura original.

Ento podes concluir que uma translao uma transformao geomtrica, ou melhor uma reproduo geomtrica da figura original em que a transformao ocorre no mesmo sentido, na mesma direo e em que todos os pontos esto mesma distncia entre si.

2. Reflexo; Em que:
- qualquer segmento de reta transformado num segmento de reta com o mesmo comprimento. - A distncia de um ponto ao eixo igual distncia de um ponto ao eixo , em que os pontos esto sempre perpendiculares ao eixo. - O ngulos por reflexo transformado num ngulo com a mesma amplitude mas no sentido inverso por isso no considerado congruente. Figura 2. Reflexo

Repara: Os pontos A, B,C e D podem ou no pertencem reta r, mas a cada ponto corresponde um ponto A, B, Ce D.

A=A

C=C

Repara:
B

O segmento AB tem o mesmo comprimento do segmento AB

Figura 3. Reflexo
REPARA: Os ngulos tm a mesma amplitude mas o angulo foi invertido.

Repara: Enquanto que na figura 1 todos os ponto se encontravam a mesma distncia do ponto, por reflexo isso no acontece. Ao invertermos a figura a mediada que vai do ponto A a Ano = No igual medida que vai de B a B,nem igual medida de C a C`(reta verde) Por isso dizemos que a medida que vai, por exemplo ponto B ao eixo (reta r ) igual medida que vai de do eixo ao ponto B, e o mesmo acontece com os outros pontos. A medida A ao eixo do eixo a A igual A medida C ao eixo do eixo a C igual Na reflexo tal como na translao a medida dos segmentos e a amplitude dos ngulos igual.

Eixo de simetria ou simetria de reflexo ou simetrial axial um eixo de uma figura que divide em partes iguais a figura representada. como se colocasses um espelho de modo a uma das partes da figura seja uma reflexo no espelho da outra , compondo a figura inteira. Se ao colocares o espelho no ficar uma figura simtrica ento no um eixo de simetria. 2.1 Reflexo deslizante: Uma reflexo deslizante uma composio de isometricas , em que a partir da figura original ocorre uma translao e depois a figura congruente (que foi trasnformada por translao), novamente transformada geomtricamente por reflexo . A esta combinao entre a transformao por translao e depois por reflexo damos o nome de Reflexo deslizante.

3 Fase

Eixo de reflexo horizontal 1 Fase 2Fase

Repara:

(1 Fase) (2 Fase)

uma translao em que todos os pontos esto mesma medida entre si (retas vermelhas todas tm a mesma medida. - as amplitudes dos ngulos so iguais. Ex. amplitude do ngulo BC igual a BC. - a medida dos segmentos da figura so iguais. Ex. segemento [AB] igual ao segmento [AB]. - a distncia entre os pontos igual entre si (a medida da reta vermelha sempre igual, todos os pontos esto mesma distncia entre si). (2 Fase) (3 Fase) uma reflexo porque existe uma reflexo da figura no espelho que lhe inverte o sentido da figura em relao figura original. - as amplitudes dos de ngulos sodeslizante: iguais (mantm-se) mas dizem-se ngulos orientados porque tem sentido Outros exemplos reflexo inverso. - a medida dos segmentos da figura so iguais. - a distncia de A ao eixo igual distncia do eixo ao ponto A (retas a verde). - No h pontos fixos.

Exemplos de reflexes deslizantes:

3.

Rotao:

65

Eixos de reflexo/ simetria ou axial e eixos de rotao:

Repara: As linhas a verde dividem simetricamente a figura, correto e se colocarmos mais eixos de simetria d?

You might also like