You are on page 1of 22

Cad. EBAPE.BR vol.10 no.3 Rio de Janeiro Sept.

2012
http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512012000300010

Inovao e sustentabilidade na produo de energia: o caso do sistema setorial de energia elica no Brasil
Innovation and sustainability in energy production: the case of wind power generating system in Brazil
Thiago Cavalcante NascimentoI; Andra MendonaII; Sieglinde Kindl da CunhaIII
I

Torres

Barros

Batinga

de

Professor Assistente da Universidade Tecnolgica Federal do Paran (UTFPR); Doutorando em Administrao pela Universidade Federal do Paran (UFPR). Endereo: Rua Urbano Lopes, 60, apto 1701, Cristo Rei, CEP 80050-520, Curitiba PR, Brasil. E-mail: thiagocn1@hotmail.com II Doutoranda em Administrao pela Universidade Federal do Paran (UFPR). Endereo: Rua Sanito Rocha, 135, apto 1604, Cristo Rei, CEP 80050-380, Curitiba PR, Brasil. E-mail: deatorres@gmail.com III Doutorado em Cincia Econmica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Snior do Programa de Ps-Graduao em Administrao da Universidade Federal do Paran (UFPR). Professora do Programa de Ps-Graduao em Administrao da Universidade Positivo. Endereo: Rua Rui Arzua Pereira 64, Abranches, CEP 82130-190, Curitiba - PR. Email: skcunha21@gmail.com

RESUMO Este artigo tem por objetivo verificar como as aes do sistema setorial brasileiro de energia elica se relacionam com as perspectivas econmicas, sociais e ambientais que caracterizam inovaes sustentveis. Argumenta que as questes energticas esto no cerne do desenvolvimento humano ao longo de sua histria e que, em decorrncia do atual cenrio de mudanas climticas, o desenvolvimento de fontes alternativas de energia de vital importncia na contemporaneidade. Metodologicamente, o estudo pode ser considerado exploratrio e descritivo em relao aos fins e bibliogrfico no que diz respeito aos meios. Foram utilizados dados primrios de agncias nacionais, regionais e mundiais de energia elica para aumentar a consistncia das informaes coletadas e do trabalho como um todo. Os resultados evidenciam que o sistema setorial de energia elica est estruturado em torno de uma srie de instituies pblicas, autarquias, associaes de pesquisa e outros stakeholders que demonstram crescente interesse no desenvolvimento do setor no pas. Os dados indicam, ainda, que os valores alcanados ao longo dos ltimos leiles de energia elica tm evidenciado o potencial de competitividade dessa fonte energtica em comparao com as demais. Conclusivamente, possvel verificar que os pilares da sustentabilidade podem ser visualizados ao longo de praticamente todas as questes envolvendo a implantao de novas usinas elicas, mas que a dimenso econmica ainda a de maior destaque, tornando as dimenses sociais e ambientais dependentes da capacidade dessa modalidade de energia competir com outras. Palavras-chave: Energia elica. Sistema setorial. Inovao. Sustentabilidade.

ABSTRACT This paper aims to determine how actions by the Brazilian wind power generating system are related to the economic, social, and environmental prospects characterizing sustainable innovations. It argues that energy issues are at the core of human development throughout its history and that, due to the current climate change scenery, the development of alternative energy sources is of paramount importance nowadays. Methodologically, the study may be regarded as exploratory and descriptive with regard to its purposes and as bibliographic with regard to its means. Primary data from national, regional, and global wind power agencies were used to improve the consistency of information gathered as well as the work as a whole. The results show that the wind power generating system is structured around a series of public institutions, autarchies, research associations, and other stakeholders which demonstrate an increasing interest in developing the sector in the country. Data also indicate that the values achieved in the last wind power auctions have shown the competitiveness potential of this energy source when compared to the other ones. In Conclusion, one can see that the pillars of sustainability may be observed in virtually all matters concerning the implementation of new wind power farms, but the economic dimension is still the most prominent one, making the social and environmental dimensions dependent on the ability of this energy source to compete with the others. Keywords: Wind power. Generating system. Innovation. Sustainability.

Introduo
A produo e disseminao de energia esto no cerne de questes envolvendo o desenvolvimento econmico ao longo da histria da humanidade. Exemplos podem ser verificados na primeira revoluo industrial por meio da introduo da mquina a vapor no sistema produtivo, bem como na segunda revoluo industrial e em outros momentos histricos, como a crise econmica mundial da dcada de 1970, chamada por Arienti (2003) de crise do regime de acumulao e modo de regulao fordista. Para o autor, a crise mundial de 1970 se deu por inmeros fatores, incluindo questes relacionadas energia, decorrentes do posicionamento adotado pela Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo (Opep) em elevar os preos do petrleo no mercado internacional. A partir desse momento histrico, questes relacionadas dependncia dessa commodity fizeram emergir discusses sobre a importncia do papel da energia na induo de desenvolvimento, que contemporaneamente apontam para a possibilidade de pases criarem vantagens competitivas em decorrncia do dinamismo tecnolgico com que usam seus recursos energticos, tendo em vista a busca por emparelhamento (catching up) a pases desenvolvidos (PREZ, 2010). As matrizes energticas, em predominncia, fazem uso acentuado de combustveis fsseis ou minerais, ou seja, no renovveis, como o petrleo, carvo, gs natural e urnio para produo de energia nuclear (BARBIERI, 2007). Esse tipo de padro de produo e consumo de energia tem gerado, ao longo da histria, uma srie de efeitos ambientais, como a emisso de poluentes locais e gases de efeitos estufa, colocando em risco a sustentabilidade ou suprimento de longo prazo do planeta (GOLDEMBERG e LUCON, 2007). Destaca-se, que os poluentes emitidos ao longo desses processos no se concentram, necessariamente, em contexto regional, podendo atingir outros pases em decorrncia da relao de interdependncia entre os ecossistemas (BARBIERI, 2007).

Os efeitos provocados por esses padres de produo e consumo tm levado as sociedades, empresas e instituies pblicas a pensar de forma mais intensiva sobre questes relacionadas sustentabilidade em diferentes perspectivas, como econmica, social e ambiental em busca de uma nova forma de desenvolvimento, pautada pelo desenvolvimento sustentvel, conforme estabelecido pela Brundtland Comission (BARBIERI, 2007; BLACKBURN, 2007; ELKINGTON, 2012). Nessa perspectiva, pressupe-se que a demanda excessiva por gerao de energia reduz oportunidades de desenvolvimento e prejudica o meio ambiente (COHEN, 2002) e, em um cenrio no qual se verifica uma tendncia de crescimento na demanda de energia mundial, principalmente em decorrncia da melhoria da qualidade de vida nos pases emergentes, eleva-se a preocupao com os inmeros aspectos de planejamento de polticas energticas (MARTINS, GUARNIERI e PEREIRA, 2008). nessa linha de raciocnio que uma srie de alternativas em relao gerao de energia vem sendo desenvolvidas ao longo dos ltimos anos, levando em considerao questes ambientais, tecnolgicas, polticas e sociais, como a energia hidroeltrica, termoeltrica, biomassa, de mars, elica, entre outras (ABRAMOWSKI e POSORSKI, 2000; MARTINS, GUARNIERI e PEREIRA, 2008; BRASIL, 2010). Dentre as inmeras possibilidades de energias renovveis que produzem reduzidos impactos ambientais e no emitem gases de efeito estufa, as fontes elicas tm despontado como uma das mais interessantes em termos de produo, segurana de fornecimento e sustentabilidade ambiental (GWEC, 2008; EWEA, 2010). Outra questo pertinente ao financiamento de parques elicos consiste na crena de que os avanos tecnolgicos do setor e a crescente demanda por esse tipo de energia tambm tm gerado implicaes socioeconmicas (MARTINS, GUARNIERI e PEREIRA, 2008). Os pases emergentes tm apresentado elevado potencial de produo de energia elica, mas enfrentam barreiras decorrentes de falta de experincia, ausncia de recursos, atrasos tecnolgicos e mtodos para seleo dos locais adequados para implantao das turbinas de captao e transformao de energia cintica em eletricidade, o que corresponde a um cenrio significativamente diferente do enfrentado por pases desenvolvidos (ABRAMOWSKI e POSORSKI, 2000). Como desdobramento das atuais presses sociais, polticas e institucionais, significativa parcela dos pases emergentes passou a buscar desenvolver ou adquirir tecnologias mais limpas de energia, tendo em vista uma aproximao com a definio de desenvolvimento sustentvel cunhada pela Brutdland Comission. Tendo isso em vista, este artigo tem por objetivo verificar como as aes do sistema setorial brasileiro de energia elica se relacionam com as perspectivas econmicas, sociais e ambientais que caracterizam inovaes sustentveis.

Referencial Terico
O referencial terico deste artigo est estruturado em torno de uma discusso sobre o conceito de inovao e a caracterizao de um sistema setorial de inovao. Em seguida, apresenta a relao contempornea entre os temas inovao e sustentabilidade. Por fim, apresenta, de forma sucinta, a evoluo da indstria de energia elica, resgatando sua origem e principais caractersticas.

Sistema setorial de inovao


Entre os inmeros debates que cercam a sociedade moderna, um dos poucos consensos que se consegue verificar em estudiosos das mais diversas reas diz respeito inovao como um fator determinante para a competitividade e o desenvolvimento de naes, regies, setores, empresas e at indivduos (CASSIOLATO e LASTRES, 2000; VELOSO FILHO e NOGUEIRA, 2006). Dessa forma, o Manual de Oslo afirma que uma maior conscientizao da importncia da inovao fez com que ela fosse includa na agenda poltica da maioria dos pases desenvolvidos, com foco bsico em polticas de cincia e tecnologia e aspectos de polticas industriais. "O novo pensamento sobre inovao fez surgir a importncia dos sistemas e levou a uma abordagem mais integrada da formulao e implantao de polticas ligadas inovao" (OECD, 2004, p. 32). As percepes de causalidade de processos inovativos na dinmica econmica tm significativa influncia dos escritos de Schumpeter (1985). Para autores como Katz (1986), Lemos (2000) e Cassiolato e Latres (2005), e as contribuies de Schumpeter sobre inovao tecnolgica e desenvolvimento econmico estruturaram as bases dos estudos contemporneos sobre inovao. Em sua obra clssica, Schumpeter (1985) afirma que as inovaes podem ocorrer atravs de uma srie de novas combinaes, como introduo no mercado de um novo bem, um novo processo de produo, abertura de um novo mercado, a descoberta de uma nova fonte de matria-prima e o desenvolvimento de novas formas organizacionais. Com base na proposio de novas combinaes de Schumpeter (1985), uma srie de concepes sobre inovao passou a ganhar destaque, como a de Prez (2004), que considera a inovao um fato econmico que consiste na aplicao comercial de uma inveno, ou de Lundvall (1988), que retrata o tema em uma perspectiva mais ampla, abordando a inovao como um processo de aprendizado interativo que assume um papel importante no contexto atual, marcado por grandes transformaes e pela interdependncia de polticas de todas as competncias necessrias para o alcance da competitividade. Nessa perspectiva, Storper (2000) afirma que o processo de inovao requer, muitas vezes, a interao entre os agentes, atravs do desenvolvimento de competncias especficas para o relacionamento dos atores e capacitaes tcnicas. Vrios autores, como Dosi (1988; 2007), Freeman (1995), Lundvall et al. (2002), Malerba (2002) e Nelson (2004; 2006a) corroboram com essa abordagem conceitual, analisando o papel da inovao na competio, no aprofundamento de caractersticas setoriais e nacionais, o papel da pesquisa e dos arranjos institucionais, o desenvolvimento de sinergias coletivas, entre outros pontos de destaque. A corrente terica dessa linha de raciocnio segue o que Nelson e Winter (2004) e Nelson (2006b) consideram natureza evolucionria da inovao, na qual o desenvolvimento econmico seria o resultado de coevolues tecnolgicas, empresariais e institucionais. Ainda possvel afirmar que a natureza evolucionria da inovao influencia as mudanas tecnolgicas por meio do desenvolvimento de capacidades tecnolgicas, a partir do aprimoramento e uso das tecnologias, decorrentes de abordagens histricas e aspectos evolutivos, nos quais o desenvolvimento ao longo do tempo influenciado por aes de feedback que caracterizam a trajetria tecnolgica das organizaes e dos sistemas setoriais em que se encontram inseridas (JOHNSON, EDQUIST e LUNDVALL, 2003; LALL, 2005).

Entre os diversos sistemas que se estruturam em torno da concepo evolucionria, possvel destacar o que Malerba (2002, p. 4) conceitua como sistema setorial de inovao, definindo-o como um "conjunto de agentes heterogneos que realizam interaes mercantis e no mercantis para gerao, adoo e uso de (novas e estabelecidas) tecnologias para criao, produo e utilizao de (novos e estabelecidos) produtos que pertencem a um setor (produtos setoriais)". Trs componentes especficos fazem parte da caracterizao de um sistema setorial de inovao e se relacionam ao domnio de conhecimentos e tecnologias especficas dos componentes do sistema, aos agentes e relaes e as instituies presentes no sistema (MALERBA, 2002; 2003). O primeiro componente se relaciona ao conjunto de conhecimentos e tecnologias especficas que diferenciam empresas de um setor para outro; o segundo, sobre os agentes e relaes, destaca a caracterstica de heterogeneidade que envolve os diversos agentes como usurios, fornecedores, agncias governamentais e departamentos de pesquisa e desenvolvimento e; por fim, o conjunto das instituies de um sistema setorial trata daquilo que rege as interaes entre os agentes e podem se dar em forma de normas, rotinas, hbitos, prticas, regras, leis, entre outras (CASSIOLATO e LASTRES, 2000; MALERBA, 2002; 2003). Os sistemas de inovao e as relaes entre seus agentes especficos influenciam os processos de aprendizagem tecnolgica e o desenvolvimento de suas capacidades, bem como a regio ou localidade onde os sistemas esto inseridos, em decorrncia das interaes com outras redes de empresas, universidades, clientes, fornecedores e outros agentes que influenciam o processo de inovao (DUTRNIT, 2004). Destaca-se que a abordagem sistmica da inovao foca na interdependncia e no linearidade dos processos de desenvolvimento, em que as inovaes nas empresas no ocorrem de forma isolada, mas por meio de interaes com outras organizaes, atravs de uma relao econmica e social complexa no meio em que esto inseridas (CASSIOLATO e LASTRES, 2000; JOHNSON, EDQUIST e LUNDVALL, 2003). A importncia da dinmica que envolve a inovao na sociedade contempornea est ganhando uma nova dimenso ao se relacionar com uma temtica que ganha cada vez mais espao nas diferentes esferas da sociedade a sustentabilidade. Segundo Elkington (2012) a "onda" da sustentabilidade leva as empresas a pensar no desenvolvimento de uma vantagem competitiva, uma vantagem sustentvel, em que podero obter melhores posies e fatias de mercado decorrentes da possibilidade de atuao em mercados mais abertos, tanto em nvel nacional como internacional. A relao entre as duas temticas pode ser verificada de forma direta e indireta em uma srie de trabalhos, como os de Barbieri (2007), Andersen (2008), Delgado et al. (2008), Carrillo-Hermosilla, Gonzalez e Konnola (2009), Foxon e Andersen (2009) e Maaneiro e Cunha (2010), e a seo a seguir explora, de forma sucinta, a relao entre os temas.

Sustentabilidade e inovao
A maior parte dos estudos envolvendo essas temticas se apoia em uma perspectiva de desenvolvimento sustentvel. Isso fica claro no trabalho de CarrilloHermosilla, Gonzalez e Konnola (2009), ao argumentar que o incremento do interesse em buscar inovaes que possibilitem um desenvolvimento sustentvel tem permeado diversas esferas que passaram a acreditar na possibilidade de se

alcanar desenvolvimento econmico em uma perspectiva de conhecimento e respeito dependncia em relao ao meio ambiente. Para os autores, a relao entre inovao e sustentabilidade poderia contribuir para o desenvolvimento de maneiras limpas de consumo e produo, em busca de otimizao dos recursos ambientais. A relao entre os temas ocorre em um momento de crescente discusso nos ambientes acadmicos e profissionais sobre sustentabilidade, em busca de uma concepo para o tema mais humana, tica e transparente, na forma de conduo dos negcios e atividades que influenciam a vida dos seres humanos (VAN MARREWIJK, 2003). O histrico da temtica tem grande influncia em torno de aes desenvolvidas pela Conferncia para o Desenvolvimento Humano, das Naes Unidas, em Estolcomo, em 1972, e uma srie de outros eventos, que giram em torno de desastres ambientais, como o derramamento de leo no Alasca e o acidente nuclear em Chernobyl, questes sociais como a segregao racial do regime do Apartheid, na frica do Sul, e perspectivas econmicas decorrentes das crises do petrleo nas dcadas de 1970 e 1980 (SAMPAIO, 2004; VAN BELLEN, 2004; BLACKBURN, 2007; CARRILO-HERMSILLA, GONZALEZ e KONNOLA, 2009). Essas questes foram amplamente discutidas pela Comisso de Brundtland, em 1987, resultando na publicao de um relatrio que define o termo desenvolvimento sustentvel como uma forma de desenvolvimento que busca satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras em suprir suas prprias necessidades (FUSSLER e JAMES, 1996; BARBIERI, 2007; BLACKBURN, 2007). Outros eventos tambm se destacaram nesse contexto, como a Conferncia das Naes Unidas para o meio ambiente e desenvolvimento no Rio de Janeiro, em 1992, tambm conhecida como Cpula da Terra ou Rio 92, que resultou na criao da Carta da Terra com 27 princpios que deveriam subsidiar as aes dos pases signatrios, a formulao e assinatura do Protocolo de Kyoto em 1997 e a conferncia Rio +10 em 2002 (VILLA, 2009). Em junho de 2012 no Rio de Janeiro, governantes e chefes de Estados, o sistema ONU e a sociedade civil, participaram da Rio +20 que abordou dois temas principais "a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentvel e da erradicao da pobreza" e "a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentvel" e culminou na publicao do relatrio oficial "The future we want" reafirmando o compromisso dos pases com o desenvolvimento sustentvel (BRASIL, 2012). Alguns autores destacam a definio do conceito Triple Bottom Line (TBL) por Elkington em 1987 e publicado oficialmente em 2000 e 2002, relacionando trs pilares para analisar o fenmeno sustentabilidade: perspectiva econmica, social e ambiental (VAN MARREWIJK, 2003; BLACKBURN, 2007; BARBIERI et al., 2010; ELKINGTON, 2012). Savitz e Weber (2006) acrescentam que a formao de um triple bottom line pode ser refletida em termos de aumento no valor da empresa, que pode ser obtido por meio de ganhos em torno de seu capital social, humano e ambiental, que podem ser mensurados atravs de diversos elementos, como pode ser verificado na simplificao desenvolvida pelos autores, exposta no Quadro 1. Nesse contexto, a inovao e a sustentabilidade se relacionam em uma perspectiva de desenvolvimento de produtos e servios que agreguem valor aos consumidores enquanto diminuem os impactos ambientais das atividades econmicas, tendo em

vista maiores nveis de eficincia ambiental, produo mais limpa e a incorporao de mecanismos de padronizao e controle como as certificaes ISO (FUSSLER e JAMES, 1996; KEMP e FOXON, 2007; OCDE, 2009). Em 2004, o Environmmental Technology Action Plan (ETAP) intensificou a discusso acerca do relacionamento entre a questo ambiental e o imperativo da inovao, definindo eco-inovao como uma forma de atuao organizacional que busca produzir, assimilar ou explorar "novos produtos, processos produtivos, servios ou mtodos de gesto e negcios, cujo objetivo, por todo ciclo de vida, prevenir ou reduzir substancialmente riscos ambientais, poluio e outros impactos negativos no uso de recursos" (OCDE, 2009, p. 38). Kemp e Foxon (2007), ao fazer uma reviso de definies, propem que o conceito de eco-inovao no esteja relacionado apenas s inovaes que se relacionam reduo de impactos ambientais, mas que tambm se direcione a produo, aplicao ou explorao de um bem, servio, processo produtivo, estrutura organizacional e modelo de gesto que seja novo para a empresa ou para o usurio e, que resulte ao longo do seu ciclo de vida, na reduo de riscos ambientais, poluio e impactos negativos do uso de recursos (incluindo energia) comparado com alternativas relevantes. Barbieri et al. (2010, p. 151) ampliam essa viso afirmando que uma inovao sustentvel "traz benefcios econmicos, sociais e ambientais, comparados com alternativas pertinentes", sendo essa a concepo de eco-inovao que estruturou o desenvolvimento do estudo, visto que traz a discusso para uma perspectiva mais ampla, que no se restringe a questes de ordem ambiental. A relao entre a sustentabilidade ambiental, o desempenho econmico e a competitividade tem sido fortemente debatida por muitos anos, mas permanece incerta, sem um consenso entre os estudiosos, sendo possvel identificar na literatura, duas formas de ver essa relao (CARRILLO-HERMOSILLA, GONZALEZ e KONNOLA, 2009). A primeira consiste em uma perspectiva tradicionalista, ou neoclssica, que v essa relao como um trade-off entre o desempenho ambiental e a competitividade. Dessa forma, a regulao ambiental teria como propsito maximizar o bem-estar social, fazendo com que empresas poluidoras se responsabilizassem pelos custos de externalidades negativas que venham a produzir, e sendo assim, como consequncia, essas polticas ambientais teriam um impacto inverso na competitividade, impondo mais custos s empresas (CARRILLO-HERMOSILLA, GONZALEZ e KONNOLA, 2009). A segunda perspectiva a revisionista, na qual essa relao vista de forma mais dinmica, dando nfase ao papel central da tecnologia e da inovao na competitividade organizacional e em seu desempenho econmico e ambiental. Dessa forma, melhor desempenho ambiental pode ocorrer por meio de menores custos de produo, aumentando a competitividade atravs da eficincia, produtividade e novas oportunidades de mercado (CARRILLO-HERMOSILLA, GONZALEZ e KONNOLA, 2009). A relao entre as duas temticas pode ser verificada de forma direta e indireta em uma srie de trabalhos, como os de Barbieri (2007), Kemp e Foxon (2007), Andersen (2008), Carrillo-Hermosilla, Gonzalez e Konnola (2009), Foxon e Andersen (2009) e Maaneiro e Cunha (2010) que desenvolvem suas argumentaes com base em uma perspectiva evolucionria de inovao e desenvolvimento sustentvel.

Levando em considerao os diferentes impactos que uma eco-inovao pode causar, Barbieri et al. (2010) afirmam que os resultados econmicos so mais fceis de visualizar e prever, visto que existem diversos instrumentos desenvolvidos para esse fim e que so utilizados por empresas inovadoras, enquanto os resultados de mbito social e ambiental so mais difceis de ser observados e avaliados de forma prvia, uma vez que envolvem uma maior quantidade de variveis, interaes e aspectos de incerteza A relao da discusso da sustentabilidade, assim como coloca Elkington (2012), a respeito dos trs pilares, segue uma linha em que no se deve v-la como definida para uma organizao isolada, mas, sim, para um sistema econmico-socialecolgico completo e, dessa forma, faz sentido a relao com os sistemas de inovao e o relacionamento que ele pressupe em termos de instituies, corporaes, conhecimentos e agentes diversos. De acordo com Elkington (2012, p. 275), "para atingir um desempenho excepcional da linha dos trs pilares, so necessrios novos tipos de parcerias econmicas, sociais e ambientais", desenvolvidas a longo prazo e decisivas na transio para a sustentabilidade. Inserida nessa dinmica de inovaes, sustentabilidade e desenvolvimento econmico, a energia elica se destaca como uma das mais competitivas e promissoras fontes de energia renovvel, mas tambm produz efeitos ambientais como barulho, invaso visual, acidentes com pssaros e radiao eletromagntica, que so evitveis e significativamente inferiores aos efeitos ambientais proporcionados por outras fontes de energia, principalmente em decorrncia dos avanos tecnolgicos proporcionados por uma dinmica de inovao que busca, cada vez mais, reduzir esses impactos (JUNFENG, PENGFEI e HU, 2010). Conforme destacam Maxwell (2009) e Prez (2004; 2010), as questes energticas podem vir a se tornar a prxima onda de inovao, ou seja, o desenvolvimento de novos paradigmas e trajetrias tecnolgicas que, na viso de autores evolucionrios, pode contribuir para a formulao de polticas de catching up. A Figura 1 apresenta, graficamente, a evoluo dessas ondas na viso de um dos autores. Com o status de fonte de energia renovvel de maior potencial econmico, as usinas de energia elica desempenham um papel importante que no se relaciona apenas segurana energtica das naes, reduzindo sua dependncia de combustveis fsseis, mas tambm implica desenvolvimento econmico, reduo da pobreza, controle da poluio atmosfrica e reduo de emisso de gases, contribuindo diretamente, para um desenvolvimento mais sustentvel, visto que pode reduzir as emisses de dixido de carbono com finalidades energticas em uma relao de 600 toneladas para cada GWh de energia gerada (JUNFENG, PENGFEI e HU, 2010).

Evoluo da indstria de energia elica


A produo de energia elica tem despontado ao longo dos ltimos anos como uma das principais alternativas renovveis de energia, no entanto, a tecnologia que d incio evoluo dessa indstria no algo recente. De acordo com Martins, Guarnieri e Pereira (2008), a transformao de energia cintica em energia mecnica (base de funcionamento do sistema elico) j vem sendo utilizado pela humanidade h mais de 3.000 anos, atravs de moinhos de vento utilizados para a moagem de gros e bombeamento de gua para atividades agrcolas. O posicionamento histrico indicado pelos autores ainda controverso em relao a outros trabalhos que buscam precisar a origem dessa tecnologia. Amarante et al. (2001), por exemplo, adotam uma postura de maior imparcialidade, afirmando que

os primeiros aproveitamentos da fora do vento pelo homem de data imprecisa, podendo remontar a milhares de anos na regio do Oriente. Apesar do longnquo incio da atividade elica, no perodo da Idade Mdia que a humanidade passa a utilizar as foras do vento de forma mais acentuada, contribuindo com o desenvolvimento da navegao e, com os interesses das Cruzadas financiadas pelos senhores feudais e a Igreja Catlica (AMARANTE et al., 2001). Registros mais precisos sobre a utilizao e desenvolvimento dessa tecnologia datam do sculo XIV e indicam que a Holanda j havia realizado uma significativa evoluo tcnica e de capacidade de produo de energia mecnica com base na fora dos ventos, culminando no desenvolvimento de moinhos utilizados para a moagem de gros, serrarias e bombeamento de gua, resultando em uma rpida expanso da tecnologia para os pases europeus at a inveno e expanso do uso da mquina a vapor, o que colocou os moinhos de vento em desuso (AMARANTE et al., 2001). Mesmo no perodo de ascenso da mquina a vapor, a energia elica que se encontrava em declnio no continente europeu ganhou novo flego nos Estados Unidos em 1863, em decorrncia da abolio da escravatura. Nessa poca, houve a disseminao de uma nova forma de cata-vento, denominada Cata-vento Multip, para bombeamento de gua. Esse cata-vento conseguiu elevada aceitao, criando uma indstria formada por vrias empresas que escoavam centenas de milhares de unidades desse cata-vento por ano, possibilitando um rpido desenvolvimento dessa indstria e um significativo avano tecnolgico que culminou na criao de aerogeradores para o carregamento de baterias e permitiu que moradores de reas rurais do pas passassem a ter acesso energia eltrica (AMARANTE et al., 2001). Entretanto, foi a partir de experincias de estmulo ao mercado, realizadas na Califrnia (dcada de 1980), Dinamarca e Alemanha (dcada de 1990), que o aproveitamento elio-eltrico atingiu escala de contribuio mais significativa ao sistema eltrico, em termos de gerao e economicidade. O desenvolvimento tecnolgico passou a ser conduzido pelas nascentes indstrias do setor, em regime de competio, alimentadas por mecanismos institucionais de incentivo especialmente via remunerao pela energia produzida. Caractersticas tambm marcantes desse processo foram: (a) devido modularidade, o investimento em gerao eltrica passou a ser acessvel a uma nova e ampla gama de investidores; (b) devido produo em escalas industriais crescentes, o aumento de capacidade unitria das turbinas e novas tcnicas construtivas, possibilitaram-se redues graduais e significativas no custo por kilowatt instalado e, consequentemente, no custo de gerao (AMARANTE et al., 2001, p. 14). A crescente dependncia da humanidade por recursos energticos e questes como mudana climtica, poluio e os impactos econmicos decorrentes da dependncia de combustveis fsseis estimulou ainda mais os investimentos em energias renovveis, dentre as quais a energia elica se destaca (JUNFENG et al., 2006). Mesmo com os avanos ao longo da histria dessa tecnologia, a estrutura bsica de funcionamento no foi alterada e Martins, Guarnieri e Pereira (2008) a descrevem como uma estrutura de captao por meio de ps que giram por meio do impacto direto do vento, transformando a energia cintica em energia mecnica e, posteriormente, em eltrica por meio de um rotor instalado em cada turbina. Analisando o passado recente da humanidade, possvel resgatar a primeira crise do petrleo como um evento de significativa importncia para o setor eltrico e

para o incio do movimento ambiental contemporneo, tendo em vista a dependncia mundial de combustveis fsseis e os impactos causados por essa dependncia, acentuados com uma nova crise do petrleo da dcada de 1980 que forou governos ao redor do mundo a iniciar polticas de incentivo ao desenvolvimento de tecnologias alternativas de energia, tendo como base a capacidade de renovao dos insumos (JUNFENG et al., 2006). Inserida nesse cenrio, a indstria de energia elica ganhou destaque como exemplo de produo limpa de energia e a disponibilidade gratuita de seu combustvel o vento. Isso fez com que em 2005 o setor obtivesse mais de US$ 10 bilhes em investimentos e empregasse mais de 150 mil pessoas (JUNFENG et al., 2006). Essa realidade contribuiu para o desenvolvimento de incentivos de diversas formas para o setor, estimulando investimentos e tornando essa modalidade de energia mais interessante economicamente. A figura a seguir apresenta a capacidade cumulativa instalada de produo global de energia elica de 1996 a 2010 segundo dados da Global Wind Energy Council (GWEC). Os dados apresentados na Figura 2 corroboram o cenrio exposto com Junfeng et al. (2006) e evidencia a tendncia de crescimento do setor ao longo do perodo de 15 anos exposto. Essa tendncia de crescimento pode ser alvo de anlises para o desenvolvimento de polticas setoriais especficas para os pases com interesse no desenvolvimento das tecnologias envolvendo esse tipo de produo de energia e, em decorrncia do cenrio contemporneo, tambm podem realizar aes de benchmarking em busca de melhores prticas que sejam adequadas realidade de cada pas. H de se salientar que, em decorrncia da crescente capacidade instalada ao longo dos pases com polticas voltadas para o incentivo de projetos elicos, o mercado passou a empregar de forma direta em 2009, apenas na China, 150 mil pessoas, o que corresponde a toda a mo de obra do setor em nvel mundial em 2005 (JUNFENG et al., 2006; JUNFENG, PENGFEI e HU, 2010). De acordo com Junfeng, Pengfei e Hu (2010), a produo de energia elica conseguiu alcanar um patamar de relevncia, que mesmo durante a crise econmica mundial de 2008, continuou crescendo em ritmo acelerado com taxas de aproximadamente 32% de expanso e 41% em 2009. Para os autores, este crescimento ainda est fortemente baseado na instalao de turbinas elicas em terra, que representa mais de 98% de todas as instalaes at 2010, no entanto, o potencial de produo de energia offshore demonstra significativo potencial e representam atualmente apenas 1,3% da capacidade instalada. A tendncia de expanso do setor e a possibilidade de barateamento das turbinas, em decorrncia de ganhos de escala, tm contribudo para que novos pases passem a instalar usinas elicas em seus territrios, possibilitando que em 2009 mais de 100 pases j possussem parques elicos instalados (JUNFENG, PENGFEI e HU, 2010).

Procedimentos Metodolgicos
Inserido em uma perspectiva evolucionria, este estudo teve por objetivo verificar se as aes empreendidas no sistema setorial de energia elica do Brasil se encontram alinhadas s perspectivas sociais, ambientais e econmicas que autores como Kemp e Foxon (2007) e Barbieri et al. (2010) afirmam se relacionar inovaes sustentveis.

Para a consecuo do objetivo proposto, o estudo pode ser considerado exploratrio e descritivo em relao aos fins e bibliogrfica no que se refere ao meio de investigao utilizado ao longo do processo e anlise de dados (VERGARA, 2006b). Tendo em vista a natureza exploratria e descritiva do estudo, no foram especificadas categorias de anlise para a coleta de dados no levantamento bibliogrfico, uma vez que se buscou identificar aes desenvolvidas no setor que se relacionassem com a perspectiva evolucionria da inovao e as relaes potenciais destas com questes econmicas, sociais e ambientais. As principais fontes de dados bibliogrficos foram, no Brasil, de natureza pblica, com destaque para a Agncia Nacional de Energia Eltrica e o Ministrio de Minas e Energia e organizaes mundiais como a Global Wind Energy Council e a Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), que dispem de uma srie de informaes sobre inovao e a trajetria de evoluo do setor em inmeros pases. A escolha do mtodo bibliogrfico se deu por este possibilitar que o investigador tenha acesso a uma cobertura mais ampla do fenmeno e pela percepo de que o estudo de um setor requer a coleta de uma srie de informaes esparsas que dificilmente poderiam ser coletadas em um nico trabalho de campo (GIL, 2010). Apesar do resgate histrico de algumas aes e do contexto do sistema de inovao do setor no Brasil, o estudo no pode ser classificado como historiogrfico, j que seu enfoque no passado no se restringe ao estudo da histria do setor em sua essncia (VERGARA, 2006a), mas na contextualizao das tecnologias, agentes e instituies que marcam o desenvolvimento econmico e tecnolgico do setor e as principais questes que passam por esse processo, relacionadas sustentabilidade. Nesse sentido, acredita-se que o mtodo utilizado foi o mais adequado para a anlise da sistemtica proposta, tendo em vista a fidedignidade das informaes fornecidas pelas fontes citadas, possibilitando, diante do retrato exposto, verificar a evoluo do setor, sua situao atual, projees e perspectivas em torno de questes envolvendo inovao e sustentabilidade.

Apresentao e Discusso dos Resultados


O desenvolvimento de polticas pblicas no Brasil segue os pressupostos assegurados na Constituio de 1988, que garante como funo do Estado o planejamento de aes e direcionamento de indicativos para o setor privado. Essa realidade se evidencia no setor de energia, por meio do Conselho Nacional de Poltica Energtica (CNPE), para formulao de polticas e diretrizes para um "desenvolvimento nacional equilibrado", cabendo ao Ministrio Federal de Minas e Energia a implementao das polticas para o setor energtico e a coordenao do planejamento energtico nacional (BRASIL, 2010, p. 9). Ao longo de um estudo com o intuito de identificar a estrutura e a trajetria do sistema setorial de energia eltrica no Brasil, Cunha et al. (2008) realizaram um sistemtico ordenamento dos principais marcos relacionados evoluo da energia eltrica no pas, relacionando esses marcos com a origem da energia eltrica e a inveno da primeira lmpada utilizando essa forma de energia.

Apesar da evoluo apresentada por Cunha et al. (2008), o setor eltrico brasileiro passa por significativas mudanas a partir da dcada de 1990, seguindo uma tendncia mundial de reestruturao, que tinha por objetivo desenvolver um setor mais competitivo, atravs do aumento da participao da iniciativa privada e a ampliao das possibilidades de financiamento (SANTOS, 2003). Nessa linha de raciocnio, possvel afirmar que o setor de energia brasileiro segue, neste momento histrico, outros segmentos, impulsionados por mudanas nas diretrizes governamentais mundiais que buscavam novas propostas para melhorar os nveis de crescimento nacionais impactados pela crise do estado keynesiano (ARIENTI, 2003). Entre as principais aes pblicas do setor neste perodo destaca-se o surgimento da Agncia Nacional de Energia Eltrica (Aneel), com a misso de proporcionar condies favorveis para que o mercado de energia eltrica se desenvolva com equilbrio entre os agentes e que promova benefcios para a sociedade, por meio de instrumentos de regulao e fiscalizao. Alm disso, a instituio promove e incentiva o desenvolvimento de pesquisas no setor eltrico por meio do peridico intitulado Revista Pesquisa e Desenvolvimento, da Aneel. De acordo com a Agncia, as mudanas ocorreram como uma consequncia do esgotamento do modelo de energia eltrica vigente no pas at meados da dcada de 1990, fortemente caracterizado pela inadimplncia e ineficincia operacional das concessionrias pblicas, alm da constante utilizao das tarifas do setor como um mecanismo de controle inflacionrio, forando o Governo Federal a iniciar uma reforma estrutural no setor por meio de privatizaes (ANEEL, 2008). Ao longo da investigao do sistema setorial de energia eltrica nacional, Cunha et al. (2008) elencam outras agncias importantes no desenvolvimento de polticas, regulamentao e estimulo s atividades de pesquisa e desenvolvimento. Para os autores, possvel destacar a atuao do Ministrio de Minas e Energia (MME), responsvel por assuntos relacionados energia eltrica, gs natural, petrleo, combustveis renovveis, geologia e minerao, por meio de autarquias, como a Aneel, empresas pblicas, como a Empresa de Pesquisa Energtica (EPE) e sociedades de economia mista, como a Eletrobras.

Cada um desses agentes desenvolve papis relevantes ao longo do sistema setorial de energia eltrica, em decorrncia da especificidade de funes exercida por cada um, que se relacionam a uma srie de fatores como o aumento da capacidade de gerao de energia, realizao de estudos para subsidiar a formulao, planejamento e implementao de aes por parte do MME. Esse cenrio fez com que diferentes modelos de negcios no setor de energia eltrica surgissem, dando origem a presses competitivas entre as empresas do setor, de forma a estimular o desenvolvimento de pesquisas e a busca por inovaes como fator de diferenciao entre as empresas (SANTOS, 2003). Inserido nessa perspectiva, o sistema setorial de inovao do setor eltrico pode ser visualizado conforme exposto na Figura 4. Ao buscar descrever a dinmica do sistema setorial de energia eltrica, o Centro de Gesto e Estudos Estratgicos (CGEE) (2002) afirma que as mudanas ocasionadas no setor eltrico tambm alteraram as prioridades e interesses das atividades de pesquisa e desenvolvimento no setor. possvel verificar que, pelo menos em parte, atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas por empresas do setor, so financiados por recursos governamentais para o desenvolvimento de inovaes que possam resultar em diferenciais competitivos em relao s empresas do setor. A argumentao desenvolvida em torno dessa modalidade de financiamento recai na percepo de que internacionalmente as atividades de P & D tm contribudo para a melhoria dos produtos j existentes e desenvolvimento de novos produtos por parte das empresas fornecedoras de energia e fabricantes de equipamentos (CGEE, 2002). De acordo com Santos (2003, p. 62), grande parte das mudanas ocasionadas no setor tambm pode ser creditada aos avanos da economia da informao, por meio de progressos na rea de infraestrutura de rede de informao. Para o autor, mesmo com as mudanas no marco regulatrio e dinmica do setor, no possvel afirmar que a formao de alianas ou arranjos contratuais seja algo novo, pois a inter-relao entre os agentes inevitvel em decorrncia da natureza do produto do setor, ou seja, a energia. Dessa forma, "a inovao no funcionamento da estrutura setorial se traduz nos arranjos operacionais, comerciais ou contratuais, de natureza informacional e no de natureza fsica". Para o CGEE (2002), possvel destacar, no sistema setorial de energia eltrica do Brasil, trs agentes principais envolvidos no processo de pesquisa e desenvolvimento do setor, conforme elementos descritos por Malerba (2002; 2003): a sociedade, as concessionrias de eletricidade e as indstrias de equipamentos de base para o setor eltrico e equipamentos eletroeletrnicos, conforme possvel verificar na Figura 5. Como possvel verificar na Figura 5, os crculos representam os interesses relacionados s atividades de P & D dos diferentes agentes, que devero ser apoiados por financiamentos pblicos desde que tambm se configurem em interesses da sociedade, conforme a representao das letras "A", "B" e "C" (CGEE, 2002). Nessa dinmica, possvel considerar o setor produtivo como um stakeholder de fundamental importncia no processo, visto que atravs dele que as inovaes financiadas pelo Governo so incorporadas e podem criar processos de melhor eficincia energtica e mercado para as tecnologias desenvolvidas (CGEE, 2002). Inserido nesse contexto, o CGEE (2002) elenca uma srie de iniciativas que podem nortear o desenvolvimento de aes no setor de energia, como a diversificao da

matriz energtica nacional e o desenvolvimento de tecnologias que produzam menor impacto ambiental e de maior alcance social e contribuam para o uso racional e eficiente da energia. nesse cenrio de dinamismo e busca por novas fontes de energia que tem se desenvolvido o setor de energia elica no Brasil, atravs dos ltimos anos, com destaque para o Programa de Incentivo s Fontes Alternativas de Energia Eltrica (Proinfa), institudo por meio do Decreto n. 5.025, de 2004. Esse programa tem por objetivo aumentar a participao da energia eltrica produzida por empreendimentos concebidos com base em fontes elicas, biomassa e pequenas centrais hidreltricas (PCH) no Sistema Eltrico Interligado Nacional (SIN). Em decorrncia das preocupaes governamentais em incentivar o desenvolvimento de pesquisas e financiamento de empresas com interesse em produzir energia elica no pas e tecnologias de fornecimento para o setor, o Proinfa foi estendido at o final de 2011 para possibilitar o alcance das metas estabelecidas e no alcanadas para o final de 2010 (BRASIL, 2010; GWEC, 2010). Ainda possvel verificar indcios do interesse do governo brasileiro no uso dessa fonte de energia no Plano Decenal de Expanso de Energia para 2019, que destaca o potencial da energia elica como alternativa renovvel que pode contribuir para a diversificao da matriz energtica do pas que se encontra significativamente dependente de recursos hidrulicos que se alteram ao longo das diferentes estaes, principalmente em perodos de inverno (BRASIL, 2010; GWEC, 2010). Nesse sentido, as estaes de maior incidncia de ventos no Brasil esto alinhadas com os perodos de menor capacidade de produo de energia por meio de fontes hidrulicas, tornando a energia elica complementar ao sistema predominante no Brasil. De acordo com dados fornecidos pela GWEC (2010), o Brasil possui um elevado potencial de gerao de energia elica, principalmente nas regies Norte e Nordeste. De acordo com a instituio, estudos iniciais desenvolvidos em 2001 evidenciaram que o potencial de gerao de energia elica no Brasil era de aproximadamente 143 GW para torres de 50 metros e, por meio de novos estudos realizados entre 2008 e 2009, foi identificado um potencial de aproximadamente 350 GW, o que representa uma capacidade superior a trs vezes a demanda energtica no pas at o final de 2010 que equivalia a 113,4 GW, evidenciando a contribuio que essa fonte de energia pode dar para a matriz energtica brasileira. A competitividade da energia elica no mercado brasileiro foi verificada em 2009, conforme relata o Plano Decenal de Expanso de Energia (PDE), por meio de leiles voltados para energia de reserva no pas que buscavam maior diversificao da matriz energtica brasileira em termos de fontes renovveis. Os estados de maior destaque na captao de recursos por meio desses leiles foram o Rio Grande do Norte, Cear, Rio Grande do Sul, Bahia, Paran e Piau (BRASIL, 2010). O leilo de 2009, coordenado pela Aneel, estabeleceu como preo mnimo o valor de R$ 189,00/MWh e conseguiu, por meio da concorrncia entre empresas do setor, o preo de R$ 148,00/MWh, resultando na contratao de 71 projetos de energia elica para produo de 1.800 MW de energia atravs das seguintes empresas: GE, IMPSA Wind, Siemens, Suzlon, Vestas e Wobben/Enercon (GWEC, 2010). O Plano Decenal de Expanso e Energia relata que a energia elica se destacou contra todas as previses de mercado que indicavam que esse tipo de energia no teria nveis satisfatrios de competitividade. O documento afirma que existiam, at

a publicao do material, 54 usinas elicas em funcionamento em decorrncia das aes permitidas pelo Proinfa (BRASIL, 2010). Em agosto de 2010 a Aneel realizou novo leilo para pequenas centrais hidroeltricas, biomassa e energia elica e o resultado alcanado em termos de preos foi ainda mais satisfatrio do que o leilo de 2009, alcanado o valor de R$ 134,00/MWh para a contratao de 50 projetos com capacidade de produo de 1.519 MW que devero estar plenamente implementados nos 20 anos subsequentes e iniciar a entrega de energia a partir de janeiro de 2013 (GWEC, 2010). No mesmo dia foi operacionalizado um novo leilo e mais 20 projetos foram contratados totalizando 528 MW que devero ser entregues em setembro de 2013 a um preo igual a R$ 123,00/MWh (GWEC, 2010). A viabilidade econmica e natural para o desenvolvimento do setor em consonncia com outras formas de energia renovvel contribui para que no sejam previstos novos investimentos em fontes fsseis de energia, alm dos que j foram licitados ou se encontram em fase de construo (BRASIL, 2010). Isso evidencia o posicionamento do Governo Federal Brasileiro em torno do desenvolvimento e expanso de tecnologias renovveis de energia, sendo possvel verificar, na tabela a seguir, a evoluo da capacidade instalada para produo de energia elica no pas em comparao com outros pases da Amrica Latina inseridos no GWEC. Tendo em vista a afirmao de Junfeng, Pengfei e Hu (2010) de que cada GW de energia elica gerada contribui para que seja evitado o lanamento de 600 toneladas de dixido de carbono com finalidade energtica na atmosfera, possvel verificar, segundo dados da Tabela 1, que a produo dos 931 MW instalados no Brasil at dezembro de 2010 seria responsvel por evitar que aproximadamente 559 toneladas de dixido de carbono fossem lanadas na atmosfera. Levando-se em considerao o potencial elico do pas de 350 GW, conforme destaca o GWEC (2010), possvel afirmar que se plenamente instalados esse valor seria cerca de trs vezes a demanda de energia do pas e seria responsvel por evitar que 210 mil toneladas de dixido de carbono fossem lanadas na atmosfera. No entanto, importante destacar que mesmo que houvesse demanda no pas para que tal volume de energia elica fosse produzida, dificilmente todo o potencial de produo seria alcanado, visto que inmeras reas que poderiam ser utilizadas para a instalao de usinas elicas so urbanas, impossibilitando a instalao nessas regies. Ainda possvel destacar, de acordo com dados do Plano Decenal de Expanso de Energia (PDE), que o volume de CO lanado na atmosfera, pelo Brasil, at 2019 ir aumentar aproximadamente 65% em comparao com as projees de emisses para o ano de 2010 e que o volume de emisses relacionado queima de combustveis fsseis para fins energticos cair para a metade do volume emitido em 2005 (BRASIL, 2010). Nesse sentido, o PDE ressalta a importncia das fontes renovveis de energia para a reduo gradual das emisses de gases de efeito estufa, destacando o valor do engajamento de expanso de fontes renovveis como a elica para essas redues, em decorrncia de sua viabilidade econmica e das questes relacionadas sustentabilidade que a envolve (BRASIL, 2010). possvel observar um crescente interesse por parte de investidores nessa modalidade de energia no pas tendo em vista questes que envolvem os atores do sistema setorial de inovao, levando em considerao os seguintes aspectos: projees de mercado, premissas conjunturais estabelecidas pelo Comit de

Monitoramento do Setor Eltrico (CMSE) e pelo Grupo Executivo do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC), potencial econmico e distribuio geogrfica dos recursos naturais do pas (BRASIL, 2010). O ingresso de novos atores no segmento tem favorecido a competio nos leiles e o crescimento da produo desse tipo de energia no pas. De acordo com a GWEC (2010), historicamente, apenas um fabricante de turbinas se encontrava no mercado brasileiro e, mais recentemente, o setor atraiu uma srie de empresas estrangeiras que se tornaram elegveis para financiamento por parte do BNDES. Em decorrncia da demanda por esse tipo de energia e dos contratos assumidos, a GE e a Alstom Wind j iniciaram a construo de plantas industriais no pas, enquanto a Gamesa e a Suzlon anunciaram que tambm iro estabelecer fbricas especficas para o setor, visto que a Siemens j possui uma planta industrial no pas (GWEC, 2010). A construo desses complexos visa a suprir no apenas os fatores j mencionados de demanda, mas, tambm, outros pases na Amrica Latina e Estados Unidos, em decorrncia da expectativa de crescimento de demanda por esse tipo de energia tambm nesses pases (GWEC, 2010). A projeo de investimentos at 2019 da ordem de R$ 175 bilhes no setor energtico geral, levando-se em considerao usinas j concebidas e autorizadas e novas usinas, que sozinhas representariam R$ 108 bilhes. Destacando-se que do montante total, aproximadamente 27% sero investidos em pequenas centrais hidreltricas (PCH), biomassa e elica (BRASIL, 2010). Essa poltica de incentivo ao desenvolvimento de projetos renovveis de energia tem contribudo para a liderana brasileira no segmento de energia elica na Amrica Latina, com tendncia de rpido crescimento nos prximos anos (JUNFENG, PENGFEI e HU, 2010). Em termos de capacidade de produo de energia para cada fonte utilizada no Brasil, possvel verificar os impactos desses investimentos ao longo dos prximos anos, por meio das projees apresentadas na Tabela 2. Alm dos benefcios de reduo de emisses e a viabilidade econmica que a competio do setor tem proporcionado, ainda foi possvel verificar que a indstria elica no pas detinha, segundo informaes do site oficial do Global Wind Energy Council , 13.500 pessoas empregadas diretamente no setor. Dessa forma, destacase o impacto social que a explorao da atividade pode ter para o pas, contribuindo para gerao de novos postos de trabalho que podem promover uma maior incluso social no pas. Essa perspectiva corroborada por Salles (2004), tendo em vista a argumentao do autor de que parques elicos em reas rurais geram empregos diretos e indiretos, alm de possibilitar que as reas entre turbinas sejam utilizadas para criao de animais. Como possvel verificar, por meio da trajetria da produo de energia elica, o Brasil vem se empenhando, por meio de polticas, planos, programas e aes, aumentar a capacidade de oferta de energia que leve em considerao aspectos ambientais, sociais e econmicos, que vem sendo possibilitada pela adoo de inovaes conceituais, tcnicas, regulamentares e operacionais dos agentes setoriais pblicos e privados (BRASIL, 2010). Retomando as Figuras 4 e 5, sobre o relacionamento entre os atores do sistema setorial de inovao tecnolgica do setor eltrico e os agentes envolvidos na dinmica de P & D do setor, possvel identificar que os desafios da sustentabilidade ambiental no setor se direcionam diretamente ao relacionamento entre os agentes de fornecimento de energia em conjunto com a sociedade, de forma indissocivel (BRASIL, 2010).

Consideraes Finais
Tendo em vista o exposto, foi possvel verificar que os benefcios ambientais que as inovaes no setor elico brasileiro vm passando se relacionam explorao de novas fontes de matria-prima para a produo de energia, contribuindo para a reduo de gases poluentes e reduo da dependncia de combustveis fsseis. Alm de se estruturar uma forma complementar para a energia hidrulica, tendo em vista o aumento de potencial de produo de energia elica em perodos de seca. Ainda foi possvel constatar que as questes institucionais que regem o sistema nacional de energia e o sistema setorial de energia elica tm possibilitado e incentivado a viabilizao de projetos elicos, ressaltando os benefcios econmicos, ambientais e sociais que o fortalecimento dessa indstria pode proporcionar ao pas. Mesmo assim, importante destacar que as polticas setoriais devem buscar um crescimento mais rpido da produo de energia elica, de forma a utilizar as potencialidades do pas e encorajar a realizao de investimentos sustentveis e pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias, pautadas em elevados padres de qualidade que estimulem a competio nacional, barateando o preo da energia no pas. A priorizao dos investimentos em fontes renovveis de energia, com destaque para a elica, tem contribudo para que as eco-inovaes do setor perpassem as perspectivas sociais, ambientais e econmicas que Kemp e Foxon (2007) e Barbieri et al. (2010) afirmam se relacionar s inovaes sustentveis. Nesse sentido, foi possvel verificar que os pilares da sustentabilidade (econmico, social e ambiental) podem ser visualizados ao longo de praticamente todas as questes envolvendo a implantao de novas usinas elicas. No entanto, importante destacar que as questes econmicas esto no cerne das discusses e por meio da viabilidade econmica dessas usinas que questes ambientais e sociais tambm so beneficiadas. Dessa forma, essa modalidade de energia tem se mostrado cada vez mais competitiva em decorrncia do barateamento de equipamentos e da escala que o setor ganhou ao redor do globo, que demanda, cada vez mais, esse tipo de energia e outras de natureza renovvel. Mesmo assim, os projetos ainda so caros e o retorno dos investimentos se d no longo prazo, como destaca o GWEC (2010). Isso evidencia a necessidade de estmulos governamentais para o fortalecimento do setor, principalmente em pases como o Brasil, que, ao longo dos anos, tem utilizado uma srie de fontes pblicas para o financiamento parcial de projetos de energia no pas e, fortalecer a dinmica desse setor, poderia dar ao pas posicionamento de destaque na possvel "nova onda" de paradigmas e trajetrias tecnolgicas apontadas por Prez (2010), possibilitando a realizao de um catching up do pas em relao s naes desenvolvidas. Para pesquisas futuras, seria interessante desenvolver estudos que avanassem no sentido de estabelecer categorias analticas em torno de uma maior compreenso sobre o desenvolvimento tecnolgico do setor, polticas, demandas sociais, impactos ambientais e potencial econmico que possibilite uma comparao sistemtica com outros pases, ampliando os conhecimentos em torno do setor e o papel da inovao em seu desenvolvimento recente.

Referncias
ABRAMOWSKI, J.; POSORSKI, R. Wind energy in developing countries. DEWI Magazine, n. 16, p.46-53, February, 2000. [ Links ] AGNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELTRICA ANEEL. Relatrio Aneel 10 anos. Braslia, DF: Aneel, 2008. [ Links ] AMARANTE, O. A. C. et al. Atlas do potencial elico brasileiro. Braslia, DF: MME, 2001. [ Links ] ANDERSEN, M. M. Eco-innovation: towards a taxonomy and a theory. In: DRUID CONFERENCE: ENTREPRENEURSHIP AND INNOVATION ORGANIZATIONS, INSTITUTIONS AND REGIONS, 25, 2008, Copenhagen. Anais... Copenhagen: DRUID, 2008, p.1-16. [ Links ] ARIENTI, W. L. Do estado keynesiano ao schumpeteriano. Revista de Economia Poltica, v. 23, n. 4, p. 97-113, out./dez. 2003. [ Links ] BARBIERI, J. C. Gesto ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. [ Links ] ______. et al. Inovao e sustentabilidade: novos modelos e proposies. Revista de Administrao de Empresas, v. 50, n. 2, p. 146-154, 2010. [ Links ] BLACKBURN, W. R. The sustainability handbook: the complete management guide to achieving social, economic and environmental responsibility. Washington: ELI Press, 2007. [ Links ] BRASIL. Plano decenal de expanso de energia 2019. Braslia, DF: MME/EPE, 2010. [ Links ] ______. Rio +20. Disponvel em: <http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20>. Acesso em: 20 jul. 2012. [ Links ] CARRILLO-HERMOSILLA, J.; GONZALEZ, P. D. R.; KONNOLA, T. Eco-innovation: when sustainability and competitiveness shake hands. New York: Palgrave Macmillan, 2009. [ Links ] CASSIOLATO, J. E.; LASTRES, H. M. M. Sistemas de inovao: polticas e perspectivas. Parcerias Estratgicas, n. 8, p.237-255, 2000. [ Links ] ______. Sistema de inovao e desenvolvimento: as implicaes polticas. So Paulo em Perspectiva, v. 19, n. 1, p. 34-45, 2005. [ Links ] CENTRO DE GESTO E ESTUDOS ESTRATGICOS CGEE. Diretrizes estratgicas para o fundo setorial de energia. Braslia, DF: MCT, 2002. [ Links ] COHEN, C. A. M. J. Padres de consumo: desenvolvimento, meio ambiente e energia no Brasil. 2002. 224 p. Tese (Doutorado em Cincia em Planejamento

Energtico) Programa de Ps-Graduao em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. [ Links ] CUNHA, J. C. et al. Sistema setorial de inovao e energia eltrica no Brasil. In: SIMPSIO DE GESTO DA INOVAO TECNOLGICA, 25., 2008, Braslia. Anais... Braslia, DF: Anpad, 2008, p.1-16. [ Links ] DELGADO, N. A. et al. Empreendedorismo orientado para a sustentabilidade: as inovaes no caso da Volkmann. Cad. EBAPE.BR, v. 6, n. 3, p.1-21, set. 2008. [ Links ] DOSI, G. Sources, procedures, and microeconomics effects of innovation. Journal of Economic Literature, v. 26, p. 1120-1171, 1988. [ Links ] ______. Technological innovation, institutions and human purposefulness in socioeconomic evolution: a preface to Christopher Freeman "Systems of innovation. Selected essays in evolutionary economics". Working Paper Series, Pisa, p.1-10, 2007. [ Links ] DUTRNIT, G. Building technological capabilities in latecomer firms: a review essay. Science, Technology & Society, v. 9, n. 2, p.209-241, 2004. [ Links ] ELKINGTON, J. Sustentabilidade: canibais com garfo e faca. Edio histrica de 12 anos. So Paulo: M. Books, 2012. [ Links ] EWEA. Powering Europe: wind energy and the electricity grid. Brussels: EWEA, 2010. [ Links ] FOXON, T.; ANDERSEN, M. M. The greening of innovation systems for ecoinnovation: towards an evolutionary climate mitigation policy. In: DRUID SUMMER CONFERENCE: INNOVATION, STRATEGY AND KNOWLEDGE. Anais... p. 1-35, Copenhagen: DRUID, 2009. [ Links ] FREEMAN, C. The national system of innovation in historical perspective. Cambridge Journal of Economics, Cambridge, v. 19, p. 5-24, 1995. [ Links ] FUSSLER, C.; JAMES, P. Driving eco innovation: a breakthrough discipline for innovation and sustainability. London: Pitman Publishing, 1996. [ Links ] GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2010. [ Links ] GLOBAL WIND ENERGY COUNCIL GWEC. Global wind energy outlook 2008. Brussels: GWEC, 2008. [ Links ] ______. Global Wind report: annual market update 2010. Brussels: GWEC, 2010. [ Links ] GOLDEMBERG, J.; LUCON, O. Energia e meio ambiente no Brasil. Estudos Avanados, v. 21, n. 59, p.7-20, 2007. [ Links ] JOHNSON, B.; EDQUIST; C.; LUNDVALL, B. A. Economic development and the national system of innovation approach. In: FIRST GLOBELICS CONFERENCE. 1, 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Redesist, 2003, p.1-24. [ Links ]

JUNFENG, L. et al. A study on the pricing policy of wind power in China. Brussels: GWEC, 2006. [ Links ] ______. ; PENGFEI, S.; HU, G. China wind power outlook 2010. Blgica: GWEC, 2010. [ Links ] KATZ, J. Importacin de tecnologa, aprendizaje y industrializacin dependiente. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1986. [ Links ] KEMP, R.; FOXON, T. J. Tipology of eco-inovation. In: MEI project: measuring eco-inovation. European Commission, 24 p. ago. 2007. [ Links ] LALL, S. A mudana tecnolgica e a industrializao nas economias de industrializao recente da sia: conquistas e desafios. In: KIM, L.; NELSON, R. R. (Org.). Tecnologia, aprendizado e inovao: as experincias das economias de industrializao recente. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2005, p.25-100. [ Links ] LEMOS, C. Inovao na era do conhecimento. Parcerias Estratgicas, n. 8, p.157-179, 2000. [ Links ] LUNDVALL, B. A. Innovation as an interactive process: from user-producer interaction to the national system of innovation. In: Dosi, G. et al. (Ed.). Technical change and economic theory. London: Printer Publishers, 1988, p. 349-369. [ Links ] ______ . et al. National systems of production, innovation and competence building. Research Policy, v. 31, p. 213231, 2002. [ Links ] MAANEIRO, M. B.; CUNHA, S. K. Eco-inovao: um quadro de referncia para pesquisas futuras. In: SIMPSIO DE INOVAO DA ASSOCIAO NACIONAL DE PESQUISA E PS-GRADUAO EM ADMINISTRAO. 26., 2010, Vitria. Anais... Vitria: Anpad, 2010, p.1-17. [ Links ] MALERBA, F. Sectorial systems of innovation and production. Research Policy, v. 31, p. 247-264, 2002. [ Links ] ______. Sectoral system and innovation and technology policy. Revista Brasileira de Inovao, v. 2, n. 2, p.329-375, 2003. [ Links ] MARTINS, F. R.; GUARNIERI, R. A.; PEREIRA, E. B. O aproveitamento da energia elica. Revista Brasileira de Ensino de Fsica , v. 30, n. 1, p.1304-1 a 1304-13, 2008. [ Links ] MAXWELL, I. E. Managing sustainable innovation: the driver for global growth. New Zealand: Springer, 2009. [ Links ] NELSON, R. R. The changing institutional requirements for technological and economy catch up. In: DRUID Summer Conference 2004 on Industrial dynamics, innovation and development. Anais... Elsinore: DRUID, p. 1-15, jun, 2004. [ Links ] ______. As fontes do crescimento econmico: clssicos da inovao. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2006a, p. 427-469. [ Links ]

______. Economic development from the perspective of evolutionary economic theory. Tallinn: Tallinn University of Technology, 2006b. (Working Papers in Technology Governance and Economic Dynamics, n. 2). [ Links ] ______. ; WINTER, S.G. In search of useful theory of innovation. Revista Brasileira de Inovao, v. 3 n. 2, p. 237-282, 2004. [ Links ] Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico OCDE. Manual de Oslo: proposta de diretrizes para coleta e interpretao de dados sobre inovao tecnolgica. Rio de Janeiro: Finep, 2004. [ Links ] ______. Eco-innovation in industry: enabling green growth.Paris: OECD, 2009. [ Links ] PREZ, C. Technological revolutions, paradigm shifts and socio-institutional change. In: REINERT, E. Globalization, economic development and inequality: an alternative perspective. Cheltenham: Edward Elgar, 2004, 337p. [ Links ] ______. Technological dynamism and social inclusion in Latin America: a resourcebased production development strategy. Cepal Review, Santiago, v. 100, p. 121141, april, 2010. [ Links ] SALLES, A. C. N. Metodologias de anlise de risco para avaliao financeira de projetos de gerao elica. 2004. 93 p. Dissertao (Mestrado em Engenharia) Programa de Ps-Graduao em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2004. [ Links ] SAMPAIO, C. A. C. A construo de um modelo de gesto que promove o desenvolvimento sustentvel. Cad. EBAPE.BR, v. 2, n. 3, p.1-12, dez. 2004. [ Links ] SANTOS, G. F. A evoluo da indstria de energia eltrica e a estratgia do grupo Iberdrola no Brasil. 2003. 124 p. Dissertao (Mestrado em Economia) Programa de Ps-Graduao em Economia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003. [ Links ] SAVITZ, A. W.; WEBER, K. The triple bottom line: how today's best-run companies are achieving economic, social and environmental success and how you can too. So Francisco: Jossey-Bass, 2006. [ Links ] SCHUMPETER, J. A teoria do desenvolvimento econmico. So Paulo: Nova Cultural, 1985. [ Links ] STORPER, M. Globalization and knowledge flows: an industrial geographer's perspective in regions, globalization and the knowledge-based economy. In: DUNNING, J. (Ed.). Regions, globalization, and the knowledge-based economy. Oxford: Oxford University Press, 2000, p.42-62. [ Links ] VAN BELLEN, H. M. Indicadores de sustentabilidade: um levantamento dos principais sistemas de avaliao. Cad. EBAPE.BR, v. 2, n. 1, p.1-14, mar. 2004. [ Links ] VAN MARREWIJK, M. Concepts and definitions of CSR and corporate sustainability: between agency and communion. Journal of Business Ethics, v. 44, p. 95-105, 2003. [ Links ]

VELOSO FILHO, F. A.; NOGUEIRA, J. M. O sistema nacional de desenvolvimento cientfico e tecnolgico e a promoo econmica de regies e localidades no Brasil. Estudos Geogrficos, v. 4, n. 2, p. 1-15, 2006. [ Links ] VERGARA, S. C. Mtodos de pesquisa em administrao. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2006a. [ Links ] ______. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2006b. [ Links ] VILLA, A. O. M. Gesto da inovao na indstria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosmticos: uma anlise sob a perspectiva do desenvolvimento sustentvel. 2009. 169 p. Tese (Doutorado em Poltica Cientfica e Tecnolgica) Ps-Graduao em Poltica Cientfica e Tecnolgica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. [ Links ]

You might also like