You are on page 1of 19

Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares1 Supervised training: practical conceptions in school environments

Irton Milanesi2
RESUMO

Apresentamos por meio deste artigo o resultado de uma investigao realizada com professores regentes de escolas pblicas do municpio de Cceres-MT. O texto parte de uma pesquisa realizada, sob o ttulo O estgio supervisionado na formao docente: a prtica pedaggica dos estagirios a partir da viso dos professores regentes das escolas-campo. Em nossas anlises, apresentamos a concepo de estgio presente no pensamento dos professores regentes e a avaliao que tais docentes fazem quanto aos aspectos que consideram positivos no estgio. A metodologia utilizada tem como pressuposto de investigao a pesquisa qualitativa, com a aplicao de um questionrio a 62 professores regentes das escolas pblicas de Ensino Fundamental e Mdio da cidade de Cceres-MT. As perspectivas aqui apontadas nos remetem para a compreenso dos desafios enfrentados na formao docente por intermdio da relao que se estabelece entre a escola e a universidade por ocasio da realizao do estgio supervisionado. Palavras-chave: estgio supervisionado; formao de professores; prtica docente.

1 Este artigo parte de um estudo efetivado por meio de um projeto de pesquisa, sob o ttulo, O Estgio supervisionado na formao docente: a prtica pedaggica dos estagirios a partir da viso dos professores regentes das escolas-campo. Participaram do referido projeto as professoras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) do campus de Cceres: Letcia Ema Cappi Aguiar, Lgia Cappi Manzini e Maria Stefani Rocha. Agncia Financiadora: FAPEMAT (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de Mato Grosso). 2 Professor do curso de Pedagogia e do Programa de Ps-Graduao em Educao da UNEMAT. Doutor em Educao pela Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP), Brasil. E-mail: irtons@terra.com.br

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

209

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

ABSTRACT

We present by this article the result of an investigation carried out with public schools teachers of the city of Cceres-MT. The text is part of a research under the heading The supervised training in teacher formation: pedagogical practice of the trainees from the vision of the teachers in the rural school. In our analyses we presented the conception of the supervised training related to the teachers thought and the evaluation of such teachers about positive aspects they consider in this practice. The methodology used has as assumption of research the qualitative research, with the application of a questionnaire for 62 teachers from elementary and high public schools in the city of Cceres-MT. The perspectives pointed here lead us to the understanding of the challenges faced in the teacher formation through the relationship between the school and the university for the realization of the Supervised Training. Keywords: supervised training; teacher formation; teaching practice.

Introduo
O estgio um perodo muito importante na formao inicial dos professores e esperado pelos estudantes dos cursos de licenciatura com muita expectativa. Para muitos estudantes, o nico contato que tiveram at ento com a sala de aula foi na condio de alunos, mas agora os papis se invertem, tendo que assumir a funo de professor, por isso esses estudantes carregam consigo muita ansiedade. Pelo lado dos docentes regentes das escolas-campo, h tambm muita expectativa quanto a esse perodo do estgio. Apesar de esses docentes terem passado pelo estgio como aprendizes, muitos deles parecem ter se distanciado de suas lembranas a respeito dos fatos ocorridos nesse importante perodo de sua formao inicial. Nessa perspectiva, procuramos resgatar essas memrias adormecidas pelo tempo de sua formao, mas que agora so revitalizadas no momento em que tais professores recebem estagirios na condio de formadores.

Os professores regentes e as suas diferentes concepes de estgio


Com o objetivo de compreender as concepes de estgio dos professores regentes das escolas de Ensino Fundamental e Mdio, inicialmente, fizemos o
210 Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

seguinte questionamento: o que o estgio supervisionado para voc? Vale registrar que 12,90% dos sujeitos emitiram respostas no condizentes com a questo ou no responderam. A partir das respostas vlidas a essa questo, detectamos cinco diferentes classes, as quais sero analisadas a seguir.

Estgio: momento de colocar em prtica as teorias aprendidas ou da relao teoria e prtica


Percebemos que essa classe aparece nas respostas com maior incidncia, assim, o estgio concebido como o momento de o estagirio colocar em prtica as teorias aprendidas na universidade ou da relao teoria e prtica. Assim, duas diferentes subclasses aparecem com 35,49% das respostas. A primeira posio pe em destaque a concepo daqueles professores regentes que dicotomizam a teoria da prtica, e a segunda, a dos docentes que veem o estgio enquanto prxis pedaggica. Essa primeira acepo do estgio, como aplicao de teorias, tambm aparece fortemente no pensamento de muitos estagirios, conforme outra pesquisa que realizamos (MILANESI et al., 2008). Nesse sentido, Pimenta e Lima (2004) salientam que esse um tipo de reducionismo dos estgios s perspectivas da prtica instrumental e do criticismo, que expe, muitas vezes, problemas tambm da formao. Mas, mister salientar que essa dissociao entre teoria e prtica no aparece por acaso em nossa pesquisa, ela surge at mesmo no posicionamento de docentes das instituies formadoras, como fruto de uma cultura acadmica que fora construda, inclusive, com o aporte de legislaes educacionais de anos atrs. Um exemplo que pode ser constatado o do Parecer 292, de 1962, do Conselho Federal de Educao, o qual enfatizava que a Prtica de Ensino, como componente curricular obrigatrio nos cursos de licenciatura, deveria ser desenvolvida na forma de estgio supervisionado, a ser realizado no final do curso, com uma conotao eminentemente prtica, devendo o mesmo ocorrer nas escolas da comunidade. Posteriormente, essa ideia, de estgio numa concepo prtica, foi ainda reforada por meio da Lei de Estgio n 8.859/94, no seu artigo 1 pargrafo 2, ao preconizar que o estgio somente poderia ser realizado em unidades que tivessem condies de proporcionar experincia prtica na linha de formao. Vejamos alguns depoimentos que vo em direo do estgio numa perspectiva prtica:

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

211

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

[O estgio um perodo em que] [...] os acadmicos colocaro em prtica as teorias estudadas na universidade. Tem como objetivo, demonstrar postura, domnio de sala de aula e do contedo, enfim, demonstrar que esto preparados para exercer o papel de educador frente os desafios (P6, P).3 [Estgio] o perodo onde o profissional ir colocar em prtica a teoria aprendida (P58, CB).

Quanto ao segundo modo de pensar, o estgio concebido como momento da relao teoria-prtica. Esse pensamento dos docentes coerente com o avano obtido por meio das legislaes que reorientaram e reorientam o estgio nos cursos de licenciatura a partir da LDBEN n 9.394/96. O aprender a ser professor, na perspectiva da relao teoria e prtica, encontra-se preconizado nos Pareceres CNE/CP 9, 21, 27 e 28/2001 e nas Resolues CNE/CP 1 e 2/2002 e 1/2006. Essa ltima, especfica para o curso de licenciatura em Pedagogia. Nessa segunda perspectiva, j se percebe uma mudana de concepo dos professores. Podemos ver nos depoimentos a seguir a confirmao dessa tendncia:
Estgio Supervisionado o momento de encontro da teoria e prtica e do futuro educador com a escola, com os alunos e com o cenrio que ir atuar durante sua vida profissional. Momento esse de grande importncia, pois h diversas dimenses da prtica s completadas no exerccio da profisso (P15, P). Estgio supervisionado o perodo que o acadmico est desenvolvendo a teoria e a prtica, o resultado do tempo de preparao da faculdade numa carreira docente, a base, o suporte para a docncia, o primeiro contato com seus educandos. O acadmico tem que se preparar muito para esta fase. Nesse perodo, o acompanhamento do professor de estgio muito importante para o futuro docente (P55, G).

3 Para preservar a identidade dos pesquisados, os sujeitos foram denominados com os seguintes cdigos: P = Professor, seguido do ndice numrico constante em nosso banco de dados e da letra inicial correspondente ao curso de formao inicial, CB = Cincias Biolgicas, G = Geografia, M = Matemtica e P = Pedagogia.

212

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

Estgio: perodo de aprendizagem da realidade escolar


Quanto a essa classe de respostas, 24,19% dos professores regentes concebe o estgio como perodo de aprendizagem da realidade escolar. Essa classe, por sua vez, se desdobra em quatro subclasses, as quais esto elencadas em ordem decrescente, conforme os seus respectivos percentuais procedentes das respostas dos docentes. Dessa forma, essa classe composta por quatro perspectivas que destacam o estgio como perodo de: contato com a realidade da comunidade escolar, com a profisso e da troca de experincia; observar todos os aspectos da realidade da estrutura fsica, administrativa e pedaggica da escola; aprendizagem da docncia, em que o estagirio avaliado; e de presenciar a realidade da sala de aula, reavaliar seus mtodos e adapt-los. Os depoimentos a seguir mostram essa concepo:
[Estgio] a oportunidade de o acadmico presenciar a realidade da sala de aula e reavaliar seus mtodos pedaggicos, e adapt-los para serem usados na sala (P49, G). a oportunidade de o acadmico vivenciar a realidade como profissional. importante lembrar que quando os alunos se deparam com os estagirios eles mudam muito de comportamento e tendem a enfrent-los (P59, CB).

Essa concepo de estgio dos professores regentes, descrita anteriormente, coerente com o pensamento de Tardif (2000), pois o estgio realmente deve ser compreendido numa perspectiva ecolgica, que esse autor a chama de epistemologia da prtica profissional. Nessa linha de raciocnio, o estgio realmente um perodo que deve oportunizar aos estagirios a mobilizao de vrios saberes na comunidade escolar. Mas, nesse nterim, importante destacar que o aprendizado de todos os elementos da profisso docente no se dar de maneira completa nesse perodo de estgio. Segundo Tardif (2000), os saberes profissionais dos professores so temporais, plurais e heterogneos, personalizados e situados, portanto, o aprendizado desses saberes se constri em longo prazo. Nessa viso, o estgio deve propiciar aos futuros professores a busca contnua por sua formao. Com base nesses elementos apontados anteriormente, podemos inferir que a principal finalidade do estgio a de oportunizar ao estagirio a sua colocao como pessoa frente a uma determinada realidade de ensino-aprendizagem,

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

213

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

em um contexto real de trabalho docente. , principalmente, no exerccio da profisso, no cho da escola que o estagirio se constitui professor, porque ali um espao rico de oportunidades de aprendizado e constitudo por alunos que vivenciam todos os dias os prazeres ou desprazeres das aes planejadas ou no. Nesse sentido, o estgio deve ser visto como atividade necessria ao docente e no apenas como uma experincia qualquer. Deve ser visto como uma vivncia que permite aos estagirios fazerem conexo das aes vividas com a sua formao.

Estgio: perodo de exerccio da prtica pedaggica


Para 12,90% dos professores regentes, o estgio visto como um perodo que se resume ao exerccio da prtica pedaggica. Mas, preciso atentar para o fato de que h certa generalizao quanto ao uso desse termo, prtica pedaggica, e que nem sempre determinadas prticas podem ser denominadas como pedaggicas, principalmente quando no atingem a sua funo principal, a da aprendizagem dos alunos. Nesse sentido,
a funo principal da prtica pedaggica a de desenvolver o processo ensino-aprendizagem. Essa prtica deve estar pautada numa aliana entre educador e educando com um nico objetivo, a aprendizagem e o desenvolvimento do educando, devendo, portanto, ambos exercer uma ao de aliados. (MILANESI et. al., 2008, p. 141).

Alguns depoimentos nos sinalizam nessa direo. Vejamos:


O Estgio Supervisionado a prtica pedaggica que o acadmico busca para exercer o seu papel de profissional da educao (P4, P). o perodo dos cursos de licenciatura em que os acadmicos vo para as escolas e por alguns dias ministram aulas para os alunos, geralmente algum contedo preestabelecido pelo professor regente da turma ou combinado com o mesmo. As aulas dos estagirios devem ser assistidas pelo supervisor do estgio para avaliao do desempenho deles (P48, M).

214

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

Estgio: perodo de aquisio de experincia


Na mesma linha de raciocnio percebida na classe anterior, para 11,29% dos professores regentes o estgio visto como um perodo de aquisio de experincia para que o futuro professor possa exercer a funo docente. A aludida experincia vista como necessria para os estagirios, tanto para ingresso no mercado de trabalho quanto para a aplicao (na prtica) da teoria. Nessa acepo, os pesquisados destacam o estgio como:
[...] um perodo de preparao, de adquirir experincias [...], e futuramente, ingressar no mercado de trabalho. (P3, P). [...] uma oportunidade que o acadmico tem para experienciar as teorias que [os acadmicos] veem na faculdade. o momento de sentir a realidade que o espera no dia de sua profisso. (P61, CB).

Como podemos perceber, as classes expressas nos itens anteriores so coerentes com o que vimos na primeira questo, na qual, 20,97% dos professores regentes dicotomizam teoria e prtica. Assim, o estgio reforado por parte de alguns professores regentes nas unidades escolares como um perodo em que se exercita a prtica pedaggica e se adquire experincia. Sabemos que tarefa nossa, por meio do estgio, e tambm da universidade como um todo, incentivar os alunos dos cursos de licenciatura a fazerem visitas peridicas s escolas, principalmente naquelas onde eles desenvolvem seus estgios. Dessa forma, so criadas as condies para que esses acadmicos no s conheam o seu futuro lugar de trabalho, mas que compreendam que a realidade escolar no s a aparncia do que veem um espao formal e estruturado para que as aes pedaggicas aconteam. Precisamos cada vez mais liberar nossos acadmicos das salas de aula na universidade rumo s escolas com mais frequncia, dando asas imaginao deles, permitindo-lhes que voem e sobrevoem os locais onde, provavelmente, atuaro como docentes. Devemos tambm incentivar os estagirios a ultrapassarem as cpias malfeitas e as crticas sem sentido da realidade escolar, para que busquem na ao-reflexo e na interao escola-universidade as possibilidades efetivas de intercmbio com professores regentes, orientadores e alunos das escolas, numa atitude de participao e de interao efetivas. Evidentemente, o benefcio seria

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

215

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

para todos os envolvidos e, consequentemente, para a sociedade, que espera respostas positivas, tanto da universidade quanto da escola de Educao Bsica, com aes educativas concretas. No entanto, precisamos avanar muito ainda nos cursos de formao de professores para que haja um melhor relacionamento entre a universidade e a escola. Existe ainda uma grande distncia entre o que os agentes dessas duas instituies falam e aquilo que praticam. Notamos esse distanciamento na escuta de dilogos estabelecidos entre os acadmicos e, s vezes, no silncio expressado no rosto deles. Mas sabemos, tambm, que muitos educadores procuram atuar de maneira reflexiva, investigativa e crtica tanto na escola quanto na universidade, criando, no exerccio profissional, uma identidade que lhes confere atribuies realmente desejveis e prazerosas, investindo sempre na qualidade da educao, sendo, portanto, tais educadores, merecedores de elogios na arte de ensinar.

Estgio: perodo de identificao ou no com a profisso


Para 3,23% dos professores regentes, o estgio visto como um perodo em que o estagirio poder se identificar ou no com a profisso relativa ao curso de licenciatura escolhido, conforme mostram os depoimentos a seguir:
[O estgio] a oportunidade de aprendizagem da profisso docente e de construo da identidade profissional. (P22, P). [O estgio ] o momento para o acadmico decidir sobre a carreira que deseja seguir, ou seja, verificar se isso mesmo que ele deseja e, principalmente, se leva jeito com a coisa, pois, educao no uma brincadeira ou uma oportunidade [apenas] de emprego para quem no consegue outra coisa para fazer [...]. (P42, M).

Concordamos com a viso desses professores, mas precisamos estar atentos nos cursos de licenciatura para que o estgio no ocorra apenas no final da formao inicial, haja vista que o mesmo deve acontecer desde o primeiro ano, conforme descrito no Parecer CNE/CP 009/2001; ou, no mximo, a partir do incio da segunda metade do curso, reservando-se um perodo final para a docncia compartilhada, sob a superviso da escola de formao, preferencialmente na condio de assistente de professores experientes (Parecer
216 Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

CNE/CP 027/2001, grifo nosso); tendo em vista que a prtica j deve ter permeado todo o perodo de formao, conforme orienta o 2 artigo 12 da Resoluo CNE/CP 01/2002, em que a prtica dever estar presente desde o incio do curso e permear toda a formao do professor e no somente no momento de realizao do estgio.

Pontos positivos descritos pelos professores sobre o Estgio nas escolas


Na sequncia do inqurito, solicitamos aos professores que elencassem os pontos positivos observados em relao ao estgio realizado pelos acadmicos dos cursos de Cincias Biolgicas, Geografia, Matemtica e Pedagogia nas suas respectivas escolas. Verificamos nas respostas deles que h uma variedade de pontos positivos, sintetizados por ns em cinco classes. Ressaltamos que 3,22% dos sujeitos emitiram respostas no condizentes com a questo solicitada ou no responderam. A nosso ver, essa postura revela a existncia de professores que esto presentes nas escolas, mas sem perspectivas de interveno na realidade daquelas comunidades.

Compromisso/competncia/postura/disposio dos estagirios para o trabalho


Essa classe expressa que para 48,38% dos professores das escolas os estagirios demonstraram compromisso e competncia ao desenvolverem o estgio. Isso , a nosso ver, reflexo de que a instituio formadora est, em parte, cumprindo seu papel em proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver sua capacidade para a aquisio de novas competncias em funo de novos saberes que se produzem [na contemporaneidade] e demandam um novo tipo de profissional, preparado para lidar com novas tecnologias e linguagens (BRASIL, 1997, p. 28). Essa classe se desdobra em trs subclasses, na medida em que os estagirios demonstraram compromisso, competncia, postura e disposio para o trabalho. Para alguns professores regentes, isso foi percebido no desenvolvimento das atividades, tanto no nvel do sujeito como do conhecimento e da instituio escolar. No primeiro nvel, os docentes alegam que os estagirios demonstraram:
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR 217

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

esforo, dedicao, compromisso, responsabilidade, boa postura, pontualidade e criatividade; no segundo, apresentaram: o domnio de contedo, mtodos atualizados e boa formao especfica, e no terceiro nvel, como integrativo dos dois anteriores, houve uma boa receptividade por parte deles aos estagirios, possibilitando-lhes que demonstrassem tanto atitudes quanto conhecimentos apreendidos na universidade e colocados em ao nas escolas. Dessa forma, os professores regentes elucidam as seguintes qualidades quanto postura, ao conhecimento e s habilidades desenvolvidos pelos estagirios:
[Os estagirios] foram objetivos nos contedos, metodologias selecionadas por eles previamente. [Foram] organizados nas tarefas extras e apresentaram domnio nos quesitos referentes comunicao e relacionamento bom para com as crianas. (P33, P). Compromisso em desenvolver com equidade o seu trabalho. Postura em apresentar os seus objetivos para cada aula que vai ministrar. Atitudes em comunicar com alunos e professores os seus trabalhos na UNEMAT. Sempre que pairam algumas dvidas, a humildade de consultar conosco [os professores regentes] sobre o tema. Apresentao de seus planos de aula etc. (P46, M).

Esse pensamento dos docentes coerente com as orientaes contidas na Resoluo CNE/CP n 1/2002, que prev princpios norteadores para a formao de novos professores, tais como a competncia, como concepo nuclear do curso, e a coerncia entre a formao oferecida e a prtica esperada do futuro professor. Em relao s caractersticas apresentadas pelos professores entrevistados quanto aos estagirios, tais como: competncia, criatividade, compromisso, responsabilidade, dentre outras, so compreendidas como elementos importantes, no entanto, no podem ser vistas isoladamente, porque prejudicam o processo de profissionalizao de ensino, impedindo o desabrochar de um saber da ocupao a respeito da mesma (GAUTHIER apud KUREK, 2000, p. 158). A disposio para o trabalho representa o esforo pessoal de cada estagirio, os quais demonstraram boa vontade, segundo a maioria dos docentes, sendo o estgio executado com abertura para o dilogo e troca de experincias. interessante ressaltar que tal disposio no ocorre por acaso. H todo um processo de preparao docente que ocorre na universidade durante a formao inicial, cujo entorno carregado de significados delineados no curso de licenciatura, porque somos formados como sujeitos sociais e culturais situados, conectados a prticas concretas de um lugar, espao e tempo.

218

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

A docncia realizada durante o estgio um espao de tomada de conscincia sobre as possibilidades da atividade mental e a escola-campo tem sido um espao facilitador da tomada de tal conscincia. Certamente, que o estgio no o nico espao de tomada de conscincia e deciso sobre o ingresso na profisso, no entanto, ele contribui para que os estagirios tenham a oportunidade de aprender elementos da profisso juntamente com profissionais mais experientes no mbito institucional de trabalho, conforme preceitua o Parecer CNE/ CP n 21/2001, ao conceitu-lo como [...] momento de formao profissional do formando, seja pelo exerccio direto in loco, seja pela presena participativa em ambientes prprios de atividades daquela rea profissional, sob a responsabilidade de um profissional j habilitado (p. 11).

Ao conhecerem a realidade escolar, os estagirios proporcionam novos conhecimentos aos professores regentes
Para 17,75% dos pesquisados, ao conhecerem a realidade escolar, os estagirios proporcionaram-lhes novos conhecimentos, como alguns relatam:
Os acadmicos utilizam novas metodologias que ajudam a melhorar a minha prtica pedaggica. Os minicursos oferecidos por eles [os estagirios] nos permitem refletir e melhorar o desempenho pedaggico no cotidiano escolar. (P13, P). Trouxeram uma nova perspectiva para a escola, auxiliaram com o trabalho em sala, compartilhando suas experincias de vida. (P49, G).

O pensamento desses professores demonstra abertura para o dilogo entre duas culturas, a cultura acadmica e a escolar durante o trnsito dos estagirios da universidade para as escolas, no sentido de identificar a cultura do magistrio para o exerccio da profisso, bem como as aprendizagens dela decorrentes, conforme nos esclarece Lima (2008). Nesse sentido, quando bem conduzido, o estgio proporciona uma interao profcua entre universidade e escola, por meio da qual todos os sujeitos envolvidos saem enriquecidos em relao aprendizagem do processo educativo. Entendemos que a formao acadmica necessita subsidiar o estagirio, tanto na teoria quanto na prtica, dentro do contexto profissional atual, permitindo-lhe o enfrentamento das mudanas que ocorrem continuamente no mundo
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR 219

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

globalizado do trabalho. Nessa viso, a universidade precisa alargar fronteiras do convencional, ou seja, perceber que a formao construda quando o estagirio passa a entender que, para obter conhecimento, se faz necessrio inovar, refletir sobre a realidade profissional, ampliar conhecimento, fazer uso de sua criatividade, ter iniciativa, dentre outros aspectos. Ao assumir uma atitude reflexiva, o estagirio pode controlar seu prprio trabalho. De acordo com Elbaz (apud WOODS, 1999, p. 133), os professores e os alunos no esto encerrados nos seus papis convencionais e as actividades escolares no esto isoladas em espaos e tempos compartimentados. Assim, entendemos que criatividade sugere um pensamento integralizador, mobilizando o que est dentro e o que est fora da esfera escolar. O ato de criar, com o objetivo de obter resultados positivos em sala de aula, depende muito do envolvimento e da relao estabelecida das aes que o estagirio desenvolve durante a atividade docente. Entendendo o mundo como um processo em constantes mudanas, compete ao futuro professor ousar, pensar o novo, reinventar e criar. Tais elementos devem surgir e ser aperfeioados no decorrer da profisso docente. Assim, se faz necessrio formar profissionais com senso crtico e que acreditam em mudana no contexto escolar. Segundo Rojas, Souza e Cintra (2008, p. 31):
Faz-se necessrio, no contexto escolar, de um profissional que acredite na mudana, nas possibilidades, nas ambiguidades, que ouse, que invente, que faa, que se refaa no cotidiano, refazendo sua postura ante sua experincia. A educao grita desesperadamente procura de pessoas comprometidas com seu caminhar e pessoas que se admiram desse processo, que admiram a vida, que admiram o prprio processo de educar, pessoas acima de tudo competentes, coerentes, perseverantes, que acreditam nos sujeitos, nas mudanas, enfim, na educao.

Troca de experincia e dilogo/interao universidade e escola/abertura da escola e envolvimento dos estagirios nas atividades/a escola como laboratrio de pesquisa para os novos docentes
Apenas 14,52% dos professores pesquisados percebem o estgio como o momento importante de troca de experincia e dilogo entre docentes e estagi rios, bem como da interao entre universidade e escola. Essa classe, presente

220

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

no pensamento desses professores, expressa a necessidade de compreenso da interdisciplinaridade no trabalho docente, uma vez que a maioria das atividades escolares desenvolvida de maneira fragmentada; mas, felizmente, esses docentes percebem a necessidade e a importncia da integrao de conhecimentos por meio do dilogo entre os sujeitos envolvidos, tendo em vista a necessidade da ressignificao das aes no trabalho pedaggico que vem sendo desenvolvido nas escolas. Nessa viso, afirmam que:
Os pontos positivos foram: o trabalho de forma interdisciplinar, a experincia adquirida no perodo de estgio, a oportunidade de (o estagirio) colocar em prtica o que aprendeu no curso, a oportunidade de ter um contato mais prximo com os alunos e com o cotidiano escolar, participar de forma efetiva dos problemas presentes na educao escolar. Enfim, o Estgio Supervisionado nos proporciona uma experincia que serve de bagagem na nossa profisso. (P16, P). Todo mundo gosta de novidade, ento: euforia das crianas pelos novos professores, os estagirios buscaram com o professor regente sugestes de contedos. (P19, P).

importante ressaltar que, nessa viso mencionada anteriormente, a interdisciplinaridade entendida numa perspectiva alinhada filosofia do sujeito, por meio da qual h a necessidade da abertura pessoal de cada professor para o dilogo, troca de experincia e reciprocidade. Esse pensamento dos professores coerente com os pressupostos contidos no Parecer CNE/CP 9/2001, o qual orienta que a matriz curricular:
[...] deve permitir o exerccio permanente de aprofundar conhecimentos disciplinares e ao mesmo tempo indagar a esses conhecimentos sua relevncia e pertinncia para compreender, planejar, executar, avaliar situaes de ensino e aprendizagem (p. 54).

Quando a escola abre seus espaos para a parceria, h integrao e envolvimento dos estagirios nas suas atividades. Esse posicionamento vai em direo afirmativa do Parecer CNE/CP n 21/2001, uma vez que as escolas realmente devem acolher bem os estagirios, j que o estgio no uma atividade facultativa e nem avulsa, pois ele necessrio como momento de preparao prxima em uma unidade de ensino (p. 11).
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR 221

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

A participao dos estagirios nas atividades escolares tem permitido aos mesmos uma convivncia com os professores regentes das escolas em tempos formais de aula, oportunizando-lhes o convvio, em funo do exigido pelo curso na formao. No entanto, preciso ressaltar que apenas 14,52% dos docentes mencionaram o envolvimento dos estagirios nas atividades. E os demais, que so a maioria, no se envolveram? Esse dado nos revela outro fator preocupante que precisa ser analisado em relao s condies em que os alunos das licenciaturas realizam sua formao. Nesse sentido, Arroyo (2000, p. 130) nos esclarece que:
[...] a maioria dos aprendizes de magistrio, de licenciatura e de pedagogia trabalha e estuda, tem pouco domnio de seu tempo de estudo, passa o mnimo de tempo nos centros. O que reduz o tempo e o peso desses tempos socializadores e de convvio social e cultural. Os alunos so frequentadores de disciplina, em tempos espremidos, corridos, e os professores quase convivem com os futuros mestres apenas nos tempos formais de aula. O que formaliza o convvio, a socializao e o aprendizado. O que enfraquece esses tempos e suas possibilidades formadoras.

importante refletir um pouco mais sobre a abertura da escola para a realizao do estgio. No basta apenas que a escola oferea os seus espaos para o estagirio e tudo mais estar resolvido. necessrio que o professor regente queira tambm assumir o seu papel enquanto formador dos futuros docentes, pois ao longo dos tempos o seu papel sempre se restringiu em ceder o espao da sua sala de aula para os estagirios, para que ali pudessem fazer suas observaes e dar sua aula de regncia, em cumprimento s exigncias do curso de formao (FRANA, 2006, p. 6-7). Sobre essa questo, o Parecer CNE/CP n 9/2001 orienta as unidades escolares de formao no sentido de propiciarem ao licenciando o aprender a ser professor numa situao real de trabalho, no qual a presena do professor regente indispensvel para uma formao de qualidade ao futuro docente. Quanto interao universidade e escola, essa questo apontada como um elemento importante e presente no estgio como um todo, mais especialmente quando da realizao da prtica pedaggica dos estagirios. Mas, importante assinalar que uma questo to importante como essa teve baixa incidncia na fala dos professores regentes e isso talvez se deva realmente ao fato do distanciamento ainda existente entre essas duas instituies, relacionando-se mais por ocasio das atividades de estgio.
222 Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

Vale lembrar que a interao escola e universidade deve ser contnua, conforme o depoimento de alguns docentes, sendo a escola o grande laboratrio de pesquisa e de ensino para os estagirios, por meio da qual os futuros professores colocam em prtica os conhecimentos produzidos na academia e ali tambm constroem novos saberes. Nessa perspectiva, alguns docentes alegaram que os estagirios conseguiram utilizar a escola como um laboratrio de pesquisa e de ensino. Esse um aspecto relevante para o campo do estgio, conforme afirmam Pimenta e Lima (2004): por um lado, a pesquisa no estgio contribui para a ampliao e a anlise dos contextos onde os estgios se realizam; e, por outro, possibilita aos estagirios desenvolverem postura e habilidades de pesquisadores a partir das situaes encontradas no mbito escolar.

Oportunidade de conhecimento da realidade escolar para ingresso na profisso


O estgio o momento oportuno de conhecimento da realidade escolar para ingresso na profisso na opinio de 12,90% dos pesquisados. De acordo com tais docentes, esse o momento mais significativo de se conhecer a realidade escolar para aprender a profisso na prtica. Percebemos aqui uma viso muito limitada quanto aprendizagem da profisso, quando reduzem esse aprendizado a curto espao de tempo e ao fazerem apologia apenas dimenso prtica. Esse posicionamento pode ser entendido como uma crtica que fazem universidade, uma vez que a essa pesa a alegao de dar mais ateno dimenso terica. Vejamos alguns depoimentos dos professores regentes nessa direo:
A oportunidade de o profissional ter contato diretamente com a realidade da escola frente aos alunos. Ter conhecimento do funcionamento interno, ou seja, burocrtico escolar. Para o estagirio perceber se realmente esse o caminho que ele pretende seguir e ganhar a vida. Quando digo que positivo pelo estgio no pela superviso do estgio. (P7, P). [O estgio ] para o acadmico fazer contato com a realidade [escolar]. Pode abrir portas para o mercado de trabalho desde que faa um bom trabalho na escola; oportunidade de diversificar a rotina do professor desde que o estagirio traga metodologias novas. (P61, CB).

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

223

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

Entendemos que o estgio um perodo relativamente curto para a aprendizagem da profisso, pois ela se dar de maneira processual, no mbito de uma carreira, conforme nos afirma Tardif (2000). No podemos tambm negar que esse um perodo importante para se vivenciar os saberes prticos da profisso, mas essa vivncia na formao inicial ainda considerada insuficiente e no isenta de elementos tericos. A nosso ver, o estgio, visto apenas a partir dessa perspectiva prtica, faz referncia imitao de modelos ou instrumentalizao tcnica, conforme nos afirmam Pimenta e Lima (2004). preciso esclarecer que durante a preparao para o estgio na universidade h um trabalho voltado para a utilizao de metodologias inovadoras, alicerado em referenciais terico-prticos, cujo objetivo consiste em no apenas imitar modelos predeterminados ou aplicar tcnicas como se os problemas de aprendizagem fossem resolvidos com o simples uso delas. Vejamos que a aprendizagem da profisso um processo que ocorre ao longo da vida, da profisso do professor. Para Tardif (2000), esse aprendizado envolve saberes que so temporais. Nessa viso, boa parte do que os professores sabem vem de sua prpria histria de vida, de sua carreira profissional (que ocorrer tambm no futuro, no caso dos estagirios) e no somente de um nico momento de atuao, como o caso do estgio. O autor nos afirma tambm que os saberes profissionais dos professores so plurais e heterogneos, advindos de diversas fontes e no somente do espao escolar, mas sim da histria de vida, de conhecimentos didticos e pedaggicos adquiridos na formao, de saberes disciplinares adquiridos na universidade, de saberes veiculados pelos guias curriculares escolares, manuais didticos, dentre outros. Por ltimo, os saberes profissionais dos professores so personalizados e situados ou seja, os professores dispem de um sistema cognitivo e, por meio desse, eles aprendem, mas tambm tm emoes, um corpo, personalidade, cultura etc. que tambm lhes fornecem elementos para reflexo e aprendizagem. Entendemos o estgio como importante e que, se bem realizado e compreendido, produz marcas significativas para o ingresso na profisso. Essa afirmao se justifica pela sua natureza constitutiva e por estar mais centrado na escola, espao de atuao profissional e de relaes humanas, em que as pessoas tanto ensinam umas s outras como aprendem, ou seja, se transformam ao ajudarem a transformar a realidade escolar.

224

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

Nenhum
Embora com um percentual pequeno, aparece no depoimento de 3,23% dos sujeitos inquiridos que o trabalho dos estagirios no teve nenhum ponto positivo. A nosso ver, esses docentes tm um posicionamento um tanto niilista. Seria isso possvel? Algum passar por todo um processo de preparao, planejar uma ao, execut-la e no produzir nenhum resultado positivo? preciso nos atentar para o fato de que muitos professores da rede pblica vivem hoje num ambiente de muita precariedade de seu trabalho e de ceticismo, desconhecendo o seu papel de formadores. Nesse sentido, o estgio no bem compreendido por todos os docentes das escolas, transformando-se, muitas vezes, num n grdio, conforme salienta Fvero (apud FRANA, 2006).

Consideraes finais
Como podemos constatar, por meio das anlises feitas neste trabalho, o estgio uma fase importante da formao inicial dos futuros professores. Mas, de acordo com a forma como ele realizado nas escolas e com o grau de envolvimento das pessoas ali presentes, ele tanto pode ser um espao de construo de novos significados para a atividade profissional docente quanto de reproduo de modelos preestabelecidos. Avanar rumo a uma melhor qualificao na formao dos novos docentes depende da significao que formadores e formandos do s suas aes, inclusive na realizao do estgio.

REFERNCIAS
ARROYO, Miguel, G. Ofcio de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrpolis, RJ: Vozes, 2000. BRASIL. Conselho Federal de Educao. Parecer n 292, de 14/11/62. Estabelece a carga horria das matrias de formao pedaggica.

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

225

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

______. Conselho Nacional de Educao. Lei n. 8.859, de 23/03/94. Modifica dispositivos da Lei n 6.494, de 7 de dezembro de 1977, estendendo aos alunos de ensino especial o direito participao em atividades de estgio. Revogada pela Lei n 11.788, de 25 de setembro de 2008. ______. Conselho Nacional de Educao. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponvel em: <http://www.mec.gov.br/legis/pdf/LDB.pdf>. Acesso em: 10/03/2010. ______. Ministrio da Educao e Cultura. Parmetros curriculares nacionais. Braslia: MEC/SEF, 1997. ______. Conselho Nacional de Educao. Parecer CNE/CP n 09/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formao de Professores da Educao Bsica, em nvel superior, curso de licenciatura, de graduao plena. Disponvel em: <http://www.mec. gov.br/cne/pdf/027.pdf>. Acesso em: 15/02/2011. ______. Conselho Nacional de Educao. Parecer n 21 /2001. Dispe sobre a durao e carga horria dos cursos de Formao de Professores da Educao Bsica, em nvel superior, curso de licenciatura, de graduao plena. Disponvel em: <http://www.ucs. br/ucs/tplInstitucional/graduacao/foruns/licenciaturas/apresentacao/anexo5.pdf>. Acesso em: 10/03/2010. ______. Conselho Nacional de Educao. Parecer n 27/2001. D nova redao ao item 3.6, alnea c, do Parecer CNE/CP 9/2001, que dispe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formao de Professores da Educao Bsica, em nvel superior, curso de licenciatura, de graduao plena. Disponvel em: Disponvel em: <http://www.mec. gov.br/cne/pdf/028.pdf>. Acesso em: 10/03/2010. ______. Conselho Nacional de Educao. Parecer n 28/2001. D nova redao ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a durao e a carga horria dos cursos de Formao de Professores da Educao Bsica, em nvel superior, curso de licenciatura, de graduao plena Disponvel em: <http://www.mec.gov.br/cne/pdf/009.pdf>. Acesso em: 15/03/2010. ______. Conselho Nacional de Educao. Resoluo n 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formao de Professores da Educao Bsica, em nvel superior, curso de licenciatura, de graduao plena. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 9 abr. 2002. Seo 1, p. 31. Republicada por ter sado com incorreo do original no Dirio Oficial da Unio de 4 de maro de 2002, Seo 1, p. 8. Disponvel em: <http://www.mec.gov.br/cne/pdf/cp012002.pdf>. Acesso em: 15/03/2010. ______. Conselho Nacional de Educao. Resoluo n 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a durao e a carga horria dos cursos de licenciatura, de graduao plena, de formao de professores da Educao Bsica em nvel superior. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 4 mar. 2002, Seo 1, p. 9. Disponvel em: <http://www.mec.gov.br/cne/pdf/ cp022002.pdf>. Acesso em: 25/03/2010. ______. Conselho Nacional de Educao. Resoluo n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduao em Pedagogia, licenciatura. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 16 de maio de 2006, Seo 1, p. 11.
226 Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

MILANESI, I. Estgio supervisionado: concepes e prticas em ambientes escolares

FRANA, Dimair de Souza. Formao de professores: a parceria escola-universidade e os estgios de ensino. UNIrevista (UFMS), v. 1, n. 2, abr. 2006. Disponvel em: <http:// www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Franca.pdf>. Acesso em: 21/05/10. KUREK, Deonir Luis. O professor ator quando tem conscincia de estar representando. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes (Org.). Imagens de professor: significaes do trabalho docente. Iju-RS: Uniju, 2000. LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexes sobre o estgio supervisionado na formao de professores. Revista Dilogo Educ., Curitiba-PR, v. 8, n. 23, jan./abr/2008, p. 195 -205. MILANESI, Irton et al. O estgio interdisciplinar no processo de formao docente. Cceres-MT: UNEMAT Editora, 2008. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estgio e docncia. So Paulo: Cortez, 2004. (Coleo Docncia em Formao. Srie Saberes Pedaggicos). ROJAS, Jucimara; SOUZA, Regina Aparecida Marques de; CINTRA, Rosana Carla Gonalves Gomes. Dinmica do trabalho e a organizao do espao na educao infantil. Cuiab: EdUFEMAT, 2008. TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitrios. Revista Brasileira de Educao, n. 13, p. 5-24, jan./fev./mar./abr. 2000, Disponvel em: <http://www.andreapenteado.com/files/tardif_saberes_profissionais_dos_professores. pdf>. Acesso em: 20/04/2011. ______; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistrio. Educao & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000. VIEIRA, Sofia L. Ser professor: pistas de investigao. Braslia: Plano, 2002. WOODS, Peter. Aspectos sociais da criatividade do professor. In: NVOA, Antnio (Org.). Profisso professor. Porto-PT: Porto Editora, 1999.

Texto recebido em 19 de fevereiro de 2012. Texto aprovado em 20 de novembro de 2012.

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

227

You might also like