You are on page 1of 3

ESCOLA SECUNDRIA C/ 3 CEB DR.

JOAQUIM DE CARVALHO ANO LETIVO 2013/2014

DATA: ___ DE OUTUBRO DE 2013 QUMICA A NOME: ____________________________________ FICHA DE TRABALHO N 3 METAIS E LIGAS METLICAS N. ____________
TURMA: __

1. Defina os seguintes termos relativos aos metais: ductilidade e maleabilidade.

2. A que propriedade se deve a transformao de uma grama de ouro num fio de 2 km?

3. Escolha a opo que completa corretamente a seguinte frase: A boa condutividade eltrica dos metais deve-se (A) s elevadas energias de ionizao dos metais. (B) aos ies ligados aos caties metlicos. (C) estrutura compacta dos caties. (D) aos eletres livres.

4. Para qual dos metais Na ou Mg, prev maior temperatura de fuso. Porqu?

5. Considere a tabela seguinte: Coluna I (A) Cristal Metlico (B) Cristal inico (C) Cristal Covalente (D) Cristal Molecular Coluna II 1. Molculas 2. Ies positivos e negativos 3. Ies positivos e eletres livres 4. tomos

5.1 Associe os diferentes tipos de cristais da coluna I s unidades estruturais da coluna II. 5.2 Caracterize as ligaes entre as unidades estruturais respetivas.

6. Quando se d uma pancada num slido inico, ele parte-se. Quando se d uma pancada num slido metlico, ele deforma-se. Explique esta diferena de comportamento.

7. Considere amostras slidas cristalinas das seguintes substncias: a) gua (H2O) b) Diamante (C) c) Cloreto de clcio (CaCl2) d) Zinco (Zn) d) Quartzo (SiO2) e) xido de clcio (CaO)

Classifique cada um dos slidos em metlico, inico, molecular ou covalente. 8. Para cada um dos seguintes pares inicos, indique a espcie que tem maior energia de rede. a) NaF e KF b) MgO e MgCl2 9. Qual dos seguintes slidos inicos tem ponto de fuso mais baixo? a) K2S b) Li2S c) K2Se c) CaO e CsI

10. Associe a cada uma das propriedades dos metais listados na coluna I a sua explicao referida na coluna II: Coluna I A. So bons condutores trmicos. B. So dcteis e maleveis. C. So bons condutores eltricos. D. Tm elevados pontos de fuso e de ebulio. E. So, geralmente muito reativos. Coluna II 1. As foras de atrao entre partculas so muito intensas; necessrio um elevado valor de energia trmica para romper essas ligaes. 2. Os eletres deslocalizados transmitem a energia de vibrao de um io ao vizinho na rede cristalina. 3. Apresentam, geralmente, baixas energias de ionizao. 4. A elevada mobilidade dos eletres perifricos dentro da rede permite-lhes transmitir rapidamente o impulso eltrico. 5. O deslocamento dos tomos no altera as foras de ligao, porque estas no so direcionais. 6. Os tomos esto fortemente empacotados na rede cristalina. 7. Tm valores baixos de afinidade eletrnica.

11. Classifique como verdadeira ou falsa, cada uma das seguintes proposies. (A) O tipo de ligao qumica responsvel pelas propriedades qumicas das substncias, mas no interfere nas propriedades fsicas dessas substncias. (B) Nas estruturas metlicas, os tomos esto dispostos de forma a deixar o mximo espao entre eles. (C) As propriedades dos slidos inicos devem-se forte atrao entre ies de cargas opostas. (D) Os slidos inicos so quebradios e moles. (E) A energia da rede cristalina depende da carga e do tamanho dos ies. (F) Quanto menor a energia de rede, maior a dureza do slido inico. (G) O diamante, por ter todos os eletres de valncia envolvidos nas ligaes, no conduz a corrente eltrica. (H) As foras que unem as unidades estruturais nos slidos moleculares so fracas e, por isso, esses slidos so volteis e moles.

12. Deu-se a uma estudante quatro amostras dos slidos W, X, Y e Z, todos eles exibindo um brilho metlico. Foi-lhes dito que os slidos podiam ser ouro (Au), sulfureto de chumbo (PbS), quartzo (SiO2) e iodo (I2). Os resultados das suas investigaes foram: W um bom condutor eltrico; X, Y e Z so maus condutores da eletricidade; Se os slidos forem martelados: o slido W fica plano, o X parte-se em muitos bocados, o Y reduz-se a p e o Z no afetado; Quando os slidos so aquecidos no bico de Busen: o Y funde com alguma sublimao, X, W e Z no fundem.

12.1 Identifique cada um dos slidos. 12.2 Classifique cada um dos slidos em metlico, inico, molecular ou covalente. 13. De entre as preposies, selecione a verdadeira: A. Os metais so bons condutores da corrente eltrica e isto deve-se aos movimentos dos ies positivos que os constituem. B. A maleabilidade a propriedade que permite transformar os metais em fios. C. Os slidos inicos so formados por ies de cargas eltricas contrrias que se mantm unidos, por foras de natureza eletrosttica. D. Os slidos inicos so macios e quebradios. E. Os slidos covalentes so duros e bons condutores da corrente eltrica. 14. Associe as ligas metlicas da coluna I com as respetivas constituies, que se encontram na coluna II.
Coluna I Coluna II

a) Lato b) Ao c) Amlgama d) Solda e) Bronze

1. 2. 3. 4. 5.

Estanho e chumbo Zinco e cobre Ferro e carbono Estanho e cobre Mercrio e prata

FIM!

You might also like