You are on page 1of 3

A Arte Potica de Aristteles A potica parte, portanto, do pressuposto de que a poesia imitao.

. Seja da realidade na qual estamos inseridos, seja da tradio potica a que pertence o poeta e, este axioma decorre do fato de ser inato ao ser humano imitar. A poesia como mimese pode ser observada sob trs aspectos distintos: por imitar por meios diferentes, por imitar objetos distintos ou por imitar diferentemente ou de modo diferente. Estas trs possibilidades de avaliao delimitam genericamente a composio potica, isto , ao propor tal taxonomia, Aristteles acabou por estabelecer as primeiras distines de gneros poticos que, por vezes, algo distam da nossa concepo moderna de gneros.

A imitao por meios diferentes decorre da possibilidade da utilizao do ritmo e da harmonia: poesias h em que a msica indissocivel um exemplo seria a poesia lrica dos gregos antigos j, outras existem em que a msica seria utilizada em parte dela como ocorre nas tragdias onde a harmonia trabalhada pelo coro e no nas partes dialogadas. Porm, tambm, existem poesias dissociadas da msica como o caso da epopia. Por sua vez, o imitar objetos diferentes significa dizer que a atividade potica pode ser observada de acordo com aquilo que imitamos e ,nesse sentido, encontramos aquelas que se ocupam de aes superiores (a tragdia e a epopia); aquelas que tratam de aes inferiores como ocorre na stira e na comdia; ou ainda, aquelas que devem observar as aes de homens como ns, isto , a lrica em geral. J o modo diferente da imitao pode ser detectado quando verificamos que uma mesma ao pode ser apresentada de forma narrativa ou com a presena de agentes e, da, derivaria a distino entre poesia pica e trgica. A ARTE PARA PLATO A arte como distanciamento do verdadeiro. Para Plato a arte no revela a verdade , se distanciada verdadeiro, esconde a verdade,no possui uma forma de conhecimento nem melhora o homem, mas o corrompe, porque mentirosa.Plato assume uma atitude negativa em relao a poesia alegando que quando o poeta compe se encontra fora de si, acha-se em situao de inconscincia, ignora a razo, no sabe ensinar aos outros o que faz, poeta por destino divino, no por virtude derivada do conhecimento.A arte figurativa imitao das aparncias.Os poetas falam sem conhecer o que falam. Plato no negou a existncia da arte, o poder que ela tem, ele negou que a arte seja dotada de valor para o homem, por no ser verdadeira conhecedora da essncia, para que a arte seja verdadeira tem que se submeter filosofia, por ser a nica com capacidade de alcanar o verdadeiro.

O amor platnico como caminho algico para o absoluto. Plato nos deixou a mais esplndida das anlises sobre o amor. O Amor no nem belo nem bom, mas sede de beleza e de bondade. O que denominamos amor, segundo Plato uma pequena parte do verdadeiro amor, o verdadeiro amor desejo do belo, do bem, da sabedoria, da felicidade. Conclui-se que Plato condenava a arte por ser apenas uma imitao, por ser algo perigoso que poderia levar o homem destruio devido o poder que a arte tem de mexer com as emoes, o pensar reflexivo e racional deixaria de agir nas mentes humanas, o embelezamento inebriaria as almas levando-as s runas, ao poo do esquecimento. Portanto o homem teria que ter equilbrio perante a arte para que no se deixasse ser sucumbido pela ignorncia. Entende-se que Plato era contra a arte no pensada, arte sem um pensar filosfico. Plato (em grego antigo , transl. Pltn, "amplo", Atenas, 428/427Atenas, 348/347 A.C.) foi um filsofo e matemtico do perodo clssico da Grcia Antiga, autor de diversos dilogos filosficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituio de educao superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Scrates, e seu pupilo, Aristteles, Plato ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da cincia e da filosofia ocidental. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arstocles; Plato era um apelido que, provavelmente, fazia referncia sua caracterstica fsica, tal como o porte atltico ou os ombros largos ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas, entre eles atica, a poltica, a metafsica e a teoria do conhecimento. A sofisticao de Plato como escritor especialmente evidente em seus dilogos socrticos; trinta e cinco dilogos e treze cartas so creditadas tradicionalmente a ele, embora os estudiosos modernos tenham colocado em dvida a autenticidade de pelo menos algumas destas obras. Estas obras tambm foram publicadas em diversas pocas, e das mais variadas maneiras, o que levou a diferentes convenes no que diz respeito nomenclatura e referenciao dos textos. Embora no exista qualquer dvida de que Plato lecionou na Academia fundada por ele, a funo pedaggica de seus dilogos - se que alguma existia - no conhecida com certeza. Os dilogos, desde a poca do prprio Plato, eram usados como ferramenta de ensino nos tpicos mais variados, como filosofia, lgica, retrica, matemtica, entre outros. A anamnese, raiz do conhecimento. Plato descobre um caminho: o conhecimento anamnese, ou seja, uma forma de recordao, um emergir daquilo que j existe desde sempre no interior de nossa alma. O Menon apresenta essa doutrina sob forma dupla, sendo uma de carter mtico e a outra de carter

dialtico. Por isso importante examin-las para no nos arriscarmos a trair o pensamento de platnico. A primeira forma mtica relata que a alma imortal e renasce muitas vezes. Portanto, a alma viu e conheceu toda a realidade, a realidade do outro mundo e a realidade desse mundo Desse pressuposto Plato conclui que fcil compreender como a alma pode conhecer e aprender, ela extrai para si a verdade que j possui desde sempre, ou seja, de outras vidas, e esse extrair de si mesma recordar. Entretanto, logo em seguida, no Menon, o que se apresentava como concluso transforma-se em interpretao filosfica partindo de um dado comprovado, acontece quando Plato interroga um escravo sobre a geometria e este constata que sabe sobre geometria. Aqui, como transparece claramente, a base da argumentao, longe de ser um mito, a constatao de um fato: o escravo como qualquer pessoa em geral, pode extrair de si mesmo verdades que antes no conhecia e que ningum lhe ensinou. Os graus do conhecimento: a opinio e a cincia. Para Plato, quase sempre enganadora. Pode at ser verdadeira e reta, mas jamais pode possuir a garantia de sua veracidade, sempre estar sujeita as mudanas, alteraes, assim como mutvel o mundo sensvel ao que se refere. Para fundamentar a opinio, segundo Plato teria que trat-la com o expediente do raciocnio causal, isto , firm-la atravs do conhecimento da Ideia. S assim a opinio deixaria de ser opinio, transformando em cincia. Plato ainda especifica que tanto a opinio quanto a cincia realizam-se em dois graus: a opinio se divide em simples imaginao e crena, enquanto a cincia se divide em cincia intermediria e em inteleo pura. A cada grau ou formao de conhecimento corresponde um grau ou forma de realidade e de ser. A dialtica. Existe uma dialtica ascendente e outra descendente. A dialtica ascendente a que, liberta dos sentidos e do sensvel, conduz as Ideias e, posteriormente, ascendendo de Ideia a Ideia, alcana a Ideia suprema. A dialtica ascendente a que, percorrendo o caminho inverso, parte da Ideia suprema e por um processo de diviso, isto , mediante a distino progressiva das Ideias particulares contidas nas Ideias gerais consegue estabelecer a posio que determinada ideia ocupa na estrutura hierrquica do mundo das ideias.

You might also like