You are on page 1of 5

O problema da existncia e natureza do mal nos pensamentos de Agostinho, Schelling e Ricoeur

Anterior / Prximo By m:c / 12/11/2011 / Alex Cristiano dos Santos, Elder Alves Diniz, Ricoeur, Santo Agostinho, Schelling / 10 Comentrios

Alex Cristiano dos Santos Elder Alves Diniz Introduo Buscaremos, pelo presente artigo, apresentar uma conceituao do mal perpassando pelos pensamentos filosficos de Agostinho, Schelling e Paul Ricoeur abrangendo, desta forma, parte do pensamento filosfico sobre o mal, perpassando pelo pensamento medieval, com Agostinho, moderno, com Schelling e contemporneo, com Ricoeur. Tentaremos iniciar um caminho que possa nos ajudar a responder sobre a existncia do mal e sua natureza, traando parmetros que nos permitam entender a relao entre o mal, o bem e a liberdade humana e o processo de gerao do mal com a possvel dependncia do mal para com a ao do homem no exerccio de sua liberdade. O mal existe? Quando pensamos no mal e em suas consequncias traando parmetros pela realidade que nos cerca fatalmente nos faremos seguinte pergunta: O mal existe? Se respondermos tal pergunta apenas observando a realidade em nossa volta, a violncia, os crimes hediondos, a ganancia que leva um ser humano a explorar outro, fatalmente seriamos levados a responder: o mal existe e est a nossa volta. Mas preciso analisar melhor a questo. Segundo Agostinho o mal no existe, sendo o mal apenas a privao do bem. Para Agostinho o bem o nico princpio existente, sendo que sua suprema perfeio est em Deus, o Sumo Bem.

o mal a privao ou defeco do bem, das perfeies constitutivas de toda e qualquer natureza, a ausncia de ser () Agostinho instaura o Bem como nico princpio existente Deus e o mal como sua simples negao. Em outras palavras, o mal, na concepo agostiniana, no tem existncia ontolgica, no , portanto, um princpio de fora antagonicamente equiparada ao bem (COUTINHO, 2010)

A natureza do mal est, no prprio homem, na sua liberdade. O homem corrompese e tende para o mal na medida em que, como afirma Agostinho, afasta-se do Bem, ou seja, de Deus (COUTINHO, 2010). O mal , portanto, obra da liberdade do homem, seja ele sujeito ou objeto deste mal, no existindo por si s, mas estando intrinsecamente ligada a liberdade do homem, que cria o mal quando se afasta do bem. A viso que Agostinho tem de mal a viso de um neo convertido que coloca na falta de moral uma das naturezas do mal, porm no s na falta de moral, mas tambm na condio que o homem, no exerccio de sua liberdade, tem de se afastar de Deus. Para Agostinho o mal est em afastar-se de Deus que o Sumo Bem, pois quando o homem se priva do Bem ele comete o pecado que o torna mal. O homem tende naturalmente para o bem e o mal passa a existir a partir do momento em que o homem se corrompe afastando-se do bem. A liberdade como causa do mal Assim como para Agostinho, para Schelling o mal est na liberdade, mas diferente de Agostinho em que o mal a privao do bem provocada pela livre escolha do homem, pelo afastamento de Deus, para Schelling a natureza do mal est na livre escolha do homem provocando a inverso de sua natureza. A causa do mal est no livre arbtrio gozado pelo homem. Schelling parte do pecado original para explicar que o homem tendo a oportunidade de escolher entre o bem e o mal, escolheu o mal, provocando uma inverso na sua natureza e essa inverso o prejudicou a tal ponto que ele j no reconhece nada em seu interior que no seja psquico tendo dificuldade de aceitar o que divino. (PUENTE, 2010) Para reverter o processo de corrupo do homem que, no exerccio de seu livre arbtrio escolhe tender para o mal se faz necessrio encontrar um mediador que seja capaz de fazer com que o homem compreenda a necessidade de refazer suas escolhas recuperando a unidade natural que tinha com Deus, ou seja, apenas o pessoal pode curar o pessoal, necessrio que Deus se torne homem para que o homem retorne a Deus, o Sumo Bem. (PUENTE, 2010) O mal: conduta tica corrompida ou realidade pr-existente? Segundo Paul Ricoeur, a natureza do mal est na liberdade do homem. O mal se torna existente a partir da prtica do homem que o cria a partir de atitudes eticamente corrompidas. Portanto liberdade e mal so dois termos que se implicam mutuamente, sendo que o mal s passa a existir a partir da ao do homem fundada em sua liberdade.

De fato, o mal cometido, mas tambm sofrido, sentido. Ainda que o ser humano no esteja na origem do mal, a verdade que quem o pratica; o mal se manifesta nos seus atos existenciais e, por isso mesmo, o mal obra da sua liberdade; confess-lo implica assumir-se como sujeito ou como objeto do mal; consequentemente, a confisso do mal um pressuposto fundamental da conscincia da liberdade. (TAVARES, 2006)
Portanto, o mal no existe, nem preexiste, pelo menos por si s. Sua existncia est ligada a ao do homem enquanto ser livre que, na sua liberdade, se afasta do bem, conforme Agostinho ou age de maneira eticamente corrompida, conforme Ricoeur, gerando o mal. Transitoriedade do mal O homem que, na sua liberdade, afaste-se do bem criando o mal tambm capaz de fazer o caminho inverso, extinguindo o mal. Da mesma forma que a liberdade do homem permite que ele seja sujeito agente na gerao do mal, a liberdade humana tambm permite que o homem reverta tal condio atravs da purificao de suas aes. O processo de decair do ser humano, afastando-se do bem, atravs da corrupo de suas aes pode ser, a qualquer momento, revertido pela liberdade humana, atravs do purificar das aes humanas, voltando o homem a aproximar-se do bem, nica realidade existente e cujo pice, segundo Agostinho, est em Deus. O homem que poude escolher o mal e cahir, poder escolher o bem e subir; A liberdade explica a transitoriedade do mal e a conseqente perfectabilidade humana. (MELLO, 1935) O mal: obra do livre arbtrio humano passvel de reversibilidade No existe mal que no esteja intrinsecamente ligado ao agir humano que privasse do nico principio existente o bem bem este que encontra sua sublimao em Deus. (COUTINHO, 2010). O mal , portanto, obra da liberdade humana, do exerccio do livre arbtrio, seja o homem, em tal processo, sujeito ou objeto do mal. (TAVARES, 2006). Portanto, conclumos que, o mal, enquanto realidade independente da necessidade de outrem no existe. A natureza do mal est na liberdade do homem que se afasta do bem, agindo de maneira eticamente corrompida. (COUTINHO, 2010) Todavia, o mesmo homem, que no exerccio de sua liberdade, decai de partcipe do Bem Supremo que se encontra em Deus, abrindo mo de bens superiores em prol de bens inferiores, amando desordenadamente os bens temporais, pode reverter o processo, afastando-se do mal criado por ele mesmo, na medida em que volta a se aproximar do bem, ou seja, de Deus. (COUTINHO, 2010; MELLO, 1935)

Concluindo o presente ensaio, deixamos em aberto alguns questionamentos: Se a origem do mal est no exerccio da liberdade humana que pode tender para o bem atravs de aes moral e eticamente ilibadas, ou seja, atravs de aes morais e ticas ou tender para o mal atravs de aes moral e eticamente corrompidas, ou seja, atravs de aes imorais e antiticas como consideraremos o homem que tender para uma postura neutra, nem moral nem imoral, mas amoral? A neutralidade deixa o homem mais prximo do bem ou mais vulnervel a corrupo? Estaria o homem, numa posio de neutralidade, menos comprometido com aes pr-determinadas que o conduzam para determinado fim, permitindo a ele uma maior clareza de viso, colocando-o na posio de juiz de todas as coisas, inclusive da sua relao com o Bem transcendente, ou seja, com Deus? Ou a posio de juiz de todas as coisas cabe apenas ao Bem Supremo, ou seja, a Deus e cabe apenas ao homem, no exerccio de seu livre arbtrio, escolher a qual caminho deve trilhar o caminho que conduz ao Bem Supremo ou o caminho que conduz a corrupo e ao mal? Independentemente das respostas aos questionamentos levantados, conclumos que, o mal est intimamente ligado ao do homem, que o cria quando se afasta do bem. O mal no possui existncia prpria, depende da livre ao humana. Assim como todas as coisas existentes no mundo, e o prprio mundo, o mal contingente, limitado. contingente porque pode vir a existir ou no. limitado porque, se existe, s existe na medida em que o homem o cria. Portanto, mais importante que preocuparmos com o mal em si, preciso que voltemos nossos olhares para as aes do homem que, no exerccio de sua liberdade torna-se fonte emanadora do bem, quando busca aproximar-se cada vez mais dele, ou do mal, quando se afasta do bem se corrompendo atravs de suas prprias aes. Referncias COUTINHO, Gracielle Nascimento. O Livre-Arbtrio e o Problema do Mal em Santo Agostinho. Argumentos. s.l.: ano 2, n. 3, 2010. Disponvel em: http://www.filosofia.ufc.br/argumentos/pdfs/edicao_3/16.pdf. Acesso em 01 out.2011. KIBUUKA, Brian. Simblica do mal. Resenhas clssicas. s.n.t.: 2011. Disponvel em: http://resenhasclassicas.wordpress.com/2011/01/11/simblica-do-mal/. Acesso em 01 out. 2011 MELLO, Lydio Machado Bandeira. O problema do mal. So Paulo: Empreza Graphica da Revista dos Tribunaes, 1935. 218 p. PUENTE, Frenando Rey. A explicao do mal: concepo teosfica do pecado original. Sophia Perennis.s.n.t.: 2010. Disponvel em: http://sophia.bem-vindo.net/tikiindex.php?page=Schelling+Mal. Acesso em 01 out. 2011 TAVARES, Manuel. Fundamentos metodolgicos do pensamento antropolgico e tico de Paul Ricoeur: o problema do mal. Memorandum. Belo Horizonte: UFMG, 2006. p. 136-146. Disponvel em:

http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a10/tavares01.pdf. out.2011

Acesso

em

01

You might also like