You are on page 1of 3

A Redeno do Barquinho

Comprados de volta
Joubert de O. Sob Devocional CRE - 08.11.10

1 Tm 2.5,6 Porque h um s Deus e um s mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, o qual se deu a si mesmo em preo de redeno por todos, para servir de testemunho a seu tempo. Deus Redentor A ideia de redeno muito forte nas Escrituras. Ela apresentada como parte da essncia do prprio Deus. Ele, desde o incio descrito como o redentor que redime a Israel: Salmos 130:7 - Espere Israel no SENHOR, porque no SENHOR h misericrdia, e nele h abundante redeno, Salmos 111:9 - Redeno enviou ao seu povo; ordenou o seu concerto para sempre; santo e tremendo o seu nome. O significado da palavra redeno A princpio redeno significa livramento de algum mal ou liberdade adquirida atravs do pagamento de um preo. No passado os prisioneiros de guerra poderiam ser soltos atravs do pagamento deste preo cujo nome era resgate. A palavra redeno tem trs significados. Unindo-os temos o significado geral:

Comprar no mercado; Tirar do mercado; Pagar um resgate de modo que o prisioneiro possa ficar livre. Portanto, de forma ampla podemos entender que redeno comprar e retirar do mercado (o escravo), libertando-o para uma nova vida. O preo da redeno Com base na afirmao de Jesus de que todo o que comete pecado escravo do pecado, Jo 8.34, Paulo menciona que, ao viver na carne, ele mesmo era um vendido escravido do pecado, Rm 7.14, isto , vendido a um cruel senhor de escravos, estado de todos os que estavam sem Jesus, Rm 6.17. Para que os condenados no pecado se libertassem desta escravido era necessrio que um preo fosse pago. A cruz de Cristo foi o preo do resgate. Sua vida entregue em sacrifcio foi a redeno dos escravos da carne e do pecado e, por conseguinte, do imprio da morte, Hb 2.14. Resgate tambm exprime ideia de esforo, isto , Deus se empenhou, investiu com zelo e vigor, aceitou promover este livramento com o custo de si mesmo: a morte expiatria que cumpre a pena do escravo e o reabilita. O sangue de Jesus o preo da redeno: Efsios 1:7 - Em quem temos a redeno pelo seu sangue, a remisso das ofensas, segundo as riquezas da sua graa, Hebreus 9.12 - nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu prprio sangue, entrou uma vez no santurio, havendo efetuado uma eterna redeno. O barquinho perdido Conta-se que um menino ganhou de aniversrio um barquinho. E ele gostou muito daquele brinquedo. A alegria do garoto era brincar com o barquinho no lago de um parque. Ocorre que um dia caiu uma repentina tempestade. O vento forte levou o barco para fora do seu alcance. Como a chuva forte encheu o lago, as guas escorreram com fora pela sada do reservatrio. O barquinho do menino foi junto para os esgotos e riachos da cidade. Como o garoto ficou triste! Era o seu melhor brinquedo. Dias depois, ele passou por uma loja de brinquedos e, atravs da vitrine, viu algo que o deixou pasmado: o seu barquinho perdido! Entrou rpido para v-lo de perto. No havia dvidas. Era o seu barquinho. Chamou o dono da loja e contou-lhe o que havia acontecido. Para provar mencionou que seu pai havia inscrito no casco do barco as iniciais do seu nome. O dono da loja pegou o barco, olhou o casco e viu que era verdade o que o garoto dizia. O homem foi dizendo que sentia muito, mas algum havia trazido o brinquedo loja, fez uma oferta de venda e ele o comprou. Agora pertencia a ele. E foi

direto: - Para que voc leve o barquinho ter que pagar o que eu paguei por ele. O menino voltou para casa ainda mais triste. O barquinho lhe pertencia, mas no poderia t-lo, pois no tinha dinheiro para compr-lo. Sentia que aquilo no era justo. Naquela noite, quando o pai voltou para casa, soube por que seu filho estava ainda mais triste. No dia seguinte o pai foi loja e comprou de volta o barquinho e o devolveu ao filho, o real proprietrio. Somos como o barquinho Esta histria exemplifica muito bem o que redeno. O barquinho foi comprado de novo e retirado do mercado para ficar na liberdade de pertencer ao seu verdadeiro dono. Ns fomos criados com a marca de Deus. O pecado nos afastou dele. Ento, Jesus, morreu por ns para pagar a nossa dvida, comprando-nos de volta para Deus, retirando-nos do mercado do pecado e libertando-nos da escravido do imprio da morte. Fomos redimidos, em Jesus est a nossa redeno. Agora pertencemos ao verdadeiro proprietrio de nossas vidas. O Esprito Santo nos selou para proteger-nos de sermos levados pela correnteza do pecado. Concordemos com ele e vamos nos alegrar em gratido por to grande amor. Ef 1.13,14 - fostes selados com o Esprito Santo da promessa; o qual o penhor da nossa herana, para redeno da possesso de Deus, para louvor da sua glria. Efsios 4.30 - E no entristeais o Esprito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redeno.

You might also like