You are on page 1of 8

A PESQUISA EM MEMRIA SOCIAL

Ecla Bosi Instituto de Psicologia Universidade de So Paulo

O artigo prope uma reflexo sobre a pesquisa em psicologia social da memria, tanto do ponto de vista da orientao geral quanto das tticas particulares de investigao. As bases tericas so a teoria da Gestalt e a filosofia bergsoniana do tempo. Os processos memorativas so relacionados a campos de significao na vida do sujeito que recorda. O artigo aborda a influncia dos grupos sociais na formao das lembranas.

Descritores: Memria. Mtodos de pesquisa. Autobiografia. Psicologia Social.

interesse em sondar as formas da memria social, despertado nos anos 70, tornou-se intenso nas cincias humanas e isso nos d o que pensar.

Ser o resgate da memria como que uma Histria alternativa? Ou ser um mtodo diverso de abordar a Histria, que complementa as fontes escritas? Logo de incio o pesquisador deve enfrentar o fato de que uma histria de vida, ou mil histrias de vida jamais substituiro um conceito ou uma teoria da Histria. Depoimentos colhidos, por mais ricos que sejam, no podem tomar o lugar de uma teoria totalizante que elucide estruturas e transformaes econmicas, ou que explique um processo social, uma revoluo poltica. Muito mais que qualquer outra fonte, o depoimento oral ou escrito necessita esforo de sistematizao e claras coordenadas interpretativas.
Psicologia USP, S. Paulo, 4(112), p. 277 - 284, 1993

277

Ecla Bosi

Registrando as lembranas da minha cidade, procurei recolher aquela evocao disciplinada que chamei memria-trabalho, to diversa da livre rememorao 1. Tento aqui discutir problemas relativos pesquisa buscando responder algumas das muitas questes que ela tem suscitado.

* * *
Quando se pergunta pelo mtodo de um trabalho cientfico a resposta tem de ser procurada em, pelo menos, dois nveis: I. II. A orientao geral da pesquisa, "tendncia terica" que guiou a hiptese inicial at a interpretao final dos dados colhidos. A tcnica particular da pesquisa, o procedimento.

claro que esses dois nveis se cruzam na mente do estudioso que sempre reflete enquanto observa ou colhe dados, pois a tarefa do conhecimento no se cumpre sem a escolha do campo de significao e sem a insero das informaes obtidas nesse campo.

Desde o passo inicial, no encaminhar de uma simples questo, j se revela a filosofia que subjaz ao trabalho. O ideal sempre que o intrprete seja a mesma pessoa que proceda colheita de dados. Findo o trabalho, este no pode ser submetido a exame ou desmontado como a engrenagem de um relgio, mas podem-se rememorar os caminhos trilhados para auxlio dos futuros investigadores. Em todo o meu trabalho sobre memria e sociedade operou como um modelo exemplar de conhecimento psicolgico o pressuposto mais geral da Teoria Gestltica, aquele que enlaa estruturalmente as formas de comportamento a complexos vivos de significao. O princpio fundamental de que existem CAMPOS DE SENTIDO no s no psiquismo

Ecla Bosi, Memria e Sociedade. Lembranas de Velhos. So Paulo, Companhia das Letras, 3a edio, 1994.

278

A Pesquisa em Memria Social

individual - como o demonstram os estudos clebres de Koffka e Wertheimer sobre percepo de objetos - mas tambm na rede interpessoal de que so exemplo as experincias do espao social topolgico de Lewin. No fui em vo aluna de D. Annita Marcondes Cabral, bebendo a teoria da Gestalt em suas aulas e, mais tarde, Bergson, autor com que ela iniciava sua ps-graduao. Mas preciso convir que essa orientao, embora me desse o suporte genrico das noes de campo significativo ou de totalidade, no esgotava as possibilidades de uma rea como memria social. O objeto a ser compreendido est constitudo de substrato mvel e fluido, o tempo; no o tempo abstrato da Fsica Matemtica, mas o tempo concreto e qualificado das lembranas. Precisava apreender em primeiro lugar uma totalidade de sentido em curso (e que no sofre, sem violncia, a metfora lewiniana do espao) embora sempre me fosse inspiradora a hiptese gestltica das configuraes. Recorri por isso doutrina bergsoniana da memria que , fundamentalmente, uma doutrina psicolgica pois parte da experincia individual do perceber e do lembrar. Bergson, que escreveu antes dos gestaltistas (Wertheimer s aparecer em 1912), fez uma crtica do atomismo psicofsico e falou em "crculos da memria" e em" fluxo da conscincia", certamente influenciado por William James. Sua distino entre memria pura e memria-hbito preciosa porque abre caminho para enfrentar o problema-chave da socializao da memria, ainda que seu interesse estivesse mais na energia espiritual autnoma, como vitalista que era.

o real - bloco contnuo de diferenciaes temporais - tem que ser visto atravs das modificaes de uma conscincia vivendo os diversos ritmos da durao.
Se o tempo a essncia do psquico, a cincia o espacializa e reduz o movente ao imvel. O fato da conscincia movente.

279

Ecla Bosi

A estrutura do comportamento uma relao entre a conscincia e o mundo, jamais cortada por pontos finais. Sendo um trao de unio entre o que foi e o que ser, antes de tudo memria. A Durao (dure) o tempo vivido, o tempo do esprito anterior s divises da percepo. A divisibilidade uma operao da percepo utilitria sobre a matria contnua. Ns s intumos a durao quando pomos de lado o prtico-utilitrio. Para Bergson, mais vale intui-la; quem define j corre o perigo de espacializar o que , por sua natureza, tempo. Nem necessrio defini-la: quando compreendemos j estamos dentro do objeto a conhecer. O papel da conscincia ligar com o fio da memria as apreenses instantneas do real. A memria contrai numa intuio nica passadopresente em momentos da durao. No processo de socializao tem lugar a memria-hbito, repetio do mesmo esforo, adestramento cultural. No outro polo, a lembrana pura traz tona da conscincia um momento nico, singular, irreversvel, da vida. Dessa breve evocao bergsoniana fique-nos a idia da Memria como atividade do esprito, no repositrio de lembranas. Ela , segundo o filsofo, "a conservao do esprito pelo esprito".

* * *
No entanto, seria preciso encontrar uma orientao terica que ancorasse o fluxo infinito da memria em certos quadros de referncia sociais e historicamente determinados que so tambm campos de significao no estticos. Aqui vali-me da Psicologia Social clssica e da linha durkheimiana francesa atravs da "memria coletiva" estudada por Maurice Halbwachs. Dediquei minha tese a esse professor de Psicologia Social que morreu em 1945 no campo de Buchenwald.

280

A Pesquisa em Memria Social

A Memria, sim um trabalho sobre o tempo, mas sobre o tempo vivido, conotado pela cultura e pelo indivduo. O tempo no flui uniformemente, o homem tomou o tempo humano em cada sociedade. Cada classe o vive diferentemente, assim como cada pessoa. Existe a noite serena da criana, a noite profunda e breve do trabalhador, a noite infinita do doente, a noite pontilhada do perseguido.

verdade, porm, que nossos ritmos temporais foram subjugados pela sociedade industrial, que dobrou a tempo a seu ritmo, "racionalizando" as horas de vida. o tempo da mercadoria na conscincia humana, esmagando o tempo da amizade, o familiar, o religioso ... A memria os reconquista na medida em que um trabalho sobre o tempo, abarcando tambm esses tempos marginais e perdidos na vertigem mercantil.
Tal como o tempo social acaba engolindo o individual, a percepo coletiva abrange a pessoal, dela tira sua substncia singular e a estereotipa num caminho sem volta. S os artistas podem remontar a trajetria e recompor o contorno borrado das imagens, devolvendo-nos sua nitidez. Mas a rigor, a apreenso plena do tempo passado impossvel, como o a apreenso de toda a alteridade. A passagem pela sociologia da memria esclarecedora na hora de entender o porqu de alguns recordadores fixarem melhor suas experincias de infncia do que da vida adulta. A comunidade familiar ou grupal exerce uma funo de apoio como testemunha e intrprete daquelas experincias. O conjunto das lembranas tambm uma construo social do grupo em que a pessoa vive e onde coexistem elementos de escolha e rejeio em relao ao que ser lembrado. claro que essa descoberta pode ser retomada em termos de "formaes ideolgicas" que reagrupam e interpretam num sentido ou em outro as lembranas individuais.

281

Ecla Bosi

No caso da recordao de acontecimentos polticos que escutei (revolues, crises, figuras notveis ... ) essa fuso ou aglutinao de lembranas factuais e valores ideolgicos est muito presente. Estudei longamente como a lembrana se corporifica levando em conta a localizao de classes e a profisso do sujeito. Nesse contexto, a marginalidade poltica a que se relegam os estratos pobres da populao causadora do espantoso vazio memorativo do brasileiro. Notvel tambm a gama de matizes da lembrana vinculada ao trabalho, prxima ou distante da produo material que opera no interior da matria recordada.

* * *
Todas essas consideraes respondem questo do mtodo, entendida em senso lato como orientao terica. Resumindo: h um pressuposto tcito de que existem campos de significao na vida subjetiva e na vida inter-subjetiva; hiptese que devo teoria da Gestalt; h um embasamento bergsoniano que encarece a dimenso temporal inerente memria (E porque no buscar a fonte hegeliana para a qual o passado concentrado no presente que cria a natureza humana?); h o momento propriamente psico-social lastreado na pesquisa e inspirado em Halbwachs e outros autores que acentua as relaes com a famlia, o grupo cultural, a classe, a comunidade - momento que se d abertamente na hora da interpretao; h enfim o suporte da teoria da ideologia, que busquei em Benjamin e Adorno, pensadores dialticos que, como se sabe, so extremamente sensveis complexidade dos fenmenos psicolgicos; No tocante s tcnicas de pesquisa, estas devem ser adequadas ao objeto: a lei de ouro. No conheo outra. O objeto visado era memria como totalizao? Vamos dar ao sujeito a possibilidade de lembrar como evocao sistemtica.

282

A Pesquisa em Memria Social

Da decorre um dilema de metodologia enquanto tcnica: questionrio fechado ou exploraes abertas? A segunda tcnica provoca um estilo de resposta mais adequado autobiografia, que o estilo narrativo. Em termos acadmicos de tcnica de pesquisa, na verdade se combinam bem os procedimentos de histria de vida e perguntas exploratrias desde que deixem ao recordador a liberdade de encadear e compor, sua vontade, os momentos do seu passado. Aqui se revela a mestria do pesquisador: uma pergunta traz em seu bojo a gnese da interpretao final; uma verdade que no se pode negar. E no entanto a liberdade do depoimento deve ser respeitada a qualquer preo. um problema srio de tica da pesquisa. Se a memria , no passividade, mas forma organizadora, importante respeitar os caminhos que os recordadores vo abrindo na sua evocao porque so o mapa afetivo e intelectual da sua experincia e da experincia do seu grupo - no caso, at mesmo da sua cidade, a So Paulo dos primeiros decnios do sculo XX - que justamente o quadro espao-temporal comum daqueles que entrevistei. Quanto mais o pesquisador entra em contacto com o contexto histrico preciso onde viveram seus depoentes, cotejando e cruzando informaes e lembranas de vrias pessoas, mais vai-se configurando a seus olhos a imagem do campo de significaes j pr-formada nos depoimentos. Para os depoimentos que so autobiografias vale considerar que estas so, alm de testemunho histrico, a evoluo da pessoa no tempo. Segundo Angyal nos seus Fundamentos para uma cincia da personalidade, um estudo em corte transversal da personalidade deixa muitos vazios. Somente atravs de estudo biogrfico perceberamos a pessoa historicamente. Pode-se ento tentar reconstruir uma sucesso de constelaes compreensveis que conduzem ao estado e situao atual da pessoa. A prpria pessoa v sua vida - ou procura v-la- como uma configurao, com um sentido. Eis a conciliadas uma teoria do tempo e a Gestalt.

283

Ecla Bosi

Finalmente, confirmando por outras vertentes essa tese, um historiador de ideologias como Lucien Goldmann insistiu muito na pertinncia de "totalidades histrico-culturais" significativas, escorando-se tambm em categorias de classe ou de estrato social. Num trabalho sobre a histria de So Paulo construdo atravs da memria de seus velhos, a noo de "momentos histrico-culturais" com sua dinmica ideolgica (e contra-ideolgica peculiar) poderia sempre ser um fio condutor na hora da interpretao. Mas isso est apenas no horizonte final da tese. O miolo psico-social, imanente ao texto dos recordadores.

BOSI, E. Research on social memory. Psicologia USP, S. Paulo, v.4 n.1/2, p. 277 - 284, 1993.

Abstract: A reflexion on the research on the psychology ofsocial memory is proposed, both from the point ofview of general orientation and from that of individual tactics of investigation. The theoretical bases are Gestalt theory and the Bergsonian philosophy oftime. The memorative processes are related to 'fields of significance' in the life of the subject who remembers. The influence ofsocial groups on the formation ofmemories is discussed.

lndex terms: Memory. Research method. Autobiography. Social psychology.

284

You might also like