You are on page 1of 4

TICA E CIDADANIA AMBIENTAL

Data: 10 Janeiro 2011


Antnio Oliveira Fonseca N 801086 Turma 2

Introduo

O crescimento futuro da populao difcil de prever. As taxas de natalidade esto a diminuir em geral, mas variam muito entre pases desenvolvidos e pases em desenvolvimento. As taxas de mortalidade podem mudar inesperadamente devido a doenas, guerras e catstrofes, ou avanos na medicina. No entanto o crescimento contnuo da populao um facto at ao presente.

O crescimento exponencial da populao.

A raa humana gastou dezenas de milhares de anos para alcanar os 1000 milhes de habitantes, por volta de 1802. Em seguida, foram necessrios mais 125 anos para dobrar a populao, alcanando assim o planeta, por volta de 1927, 2000 milhes de habitantes. O terceiro milhar de milhes foi atingido 34 anos depois, em 1961, no ano 2000 a populao era de 6000 milhes e em 2011 estima-se que seja de 7000 milhes.

Figura 1 Evoluo da populao ao longo do tempo

TICA E CIDADANIA AMBIENTAL

Data: 10 Janeiro 2011


Antnio Oliveira Fonseca N 801086 Turma 2

Consequncias do aumento da populao.

Este crescimento exponencial da populao pode ter vrias consequncias negativas. A mais falada a questo da escassez de alimentos e gua potvel, aumenta tambm a poluio produzida, e se j com a populao actual os problemas ambientais relacionados com a poluio so bastantes, ento deduz-se que sero muito piores com uma populao ainda maior e a produzir cada vez mais desperdcios; este aumento da poluio poder implicar tambm a degradao de muitos ecossistemas naturais. O facto de haver cada vez mais gente, para menos rea habitvel faz tambm com que comecem a surgir populaes que habitam reas perigosas do planeta, facilmente susceptveis a catstrofes (ex: reas de grande actividade vulcnica, reas de leito de cheias, reas ssmicas).

Diferentes perspectivas sobre o problema do aumento da populao.

Embora a maioria dos governos e o pblico em geral tenham conscincia dos problemas que o aumento de populao cria, as solues para o problema sentida de modo diferente quando se trata de pases industrializados (Europa, Estados Unidos), com populaes estveis ou em regresso, em que um grande problema no se conseguir uma taxa de reproduo que garanta a sustentabilidade dos sistemas sociais desses pases, sendo tambm uma preocupao a emigrao, pelos problemas de integrao dos emigrantes nos pases industrializados. Os pases subdesenvolvidos, onde a populao aumenta de modo insustentvel, delapidando recursos naturais, so pouco sensveis aos aumentos de populao, ou no tm meios para implementar polticas de controlo da populao. Existe e geralmente aceite a ideia de que o aumento da populao humana contribui para a degradao do meio ambiente, por poluio, ocupao de terrenos naturais e sobre explorao dos recursos naturais, com a consequncia de diminuio da biodiversidade por extino de espcies animais e vegetais.

TICA E CIDADANIA AMBIENTAL

Data: 10 Janeiro 2011


Antnio Oliveira Fonseca N 801086 Turma 2

Vrias correntes de pensamento tem emergido para dar resposta a estes problemas de uma forma sistemtica, alguns dos quais analisaremos de seguida:

A tica da terra.

Trata-se de uma tica ambiental, tal como o ecofeminismo, biocentrismo e a ecologia profunda que se centram em valores no-antropocntricos com razo fundacional desta tica. A tica da terra uma tica ecocntrica, cujo conceito mais marcante o holismo do qual resulta um entendimento e uma viso do ser humano e da natureza como um todo interdependente. Este todo uma comunidade que inclui uma fonte de energia que flui entre o solo, agua, animais e plantas. Esta ideia de comunidade ecolgica a base da tica da terra. Do ponto de vista da tica da terra, o aumento da populao humana provoca um desequilbrio na comunidade ecolgica e portanto deve ser controlado.

A ecologia profunda.

A ecologia profunda vai alm da resoluo dos problemas, neste caso o aumento da populao humana e tenta um esforo para a compreenso ontolgica e filosfica dos problemas. Implica acima de tudo um questionar mais profundo das origens dos problemas. O pluralismo de opinies aceite dentro movimento da ecologia profunda como um dos seus principais pilares. A diversidade entendida e aceite. Tal como na tica da terra, reconhecido que os seres vivos so ns de uma rede biosfrica de relaes intrnsecas. reconhecida a complexidade dos sistemas naturais e humanos o que gera a necessidade de uma viso humilde na compreenso da biosfera e dos seus processos. Existe uma igualdade entre todos os organismos da biosfera, o que nos obriga a auto-limitarmos a nossa aco para no prejudicar os outros organismos. Esta viso implica uma reduo da populao humana para nveis que no ultrapassem a capacidade de carga do planeta.

TICA E CIDADANIA AMBIENTAL

Data: 10 Janeiro 2011


Antnio Oliveira Fonseca N 801086 Turma 2

No 8 princpio da plataforma da Ecologia Profunda, Naess afirma que o bem-estar da vida humana compatvel com um decrscimo substancial da populao humana. O bem estar da vida no-humana requer esse decrscimo.

O Ecofeminismo.

Ecofeminismo um termo originalmente criado por Franoise dEaubonne e simboliza a sntese de ambientalismo (ou mesmo ecologia) e feminismo. a teoria que busca o fim de todas as formas de opresso, portanto sem dominante e dominado, onde h complementao e nunca explorao. No decorrer da histria da humanidade, as mulheres tm desenvolvido uma relao diferenciada com a natureza em comparao aos homens. Podemos dizer que existe uma prdisposio das mulheres em proteger o meio ambiente talvez por causa da relao existente entre a explorao e dominao da natureza e a dominao e subordinao das mulheres nas relaes de gnero. O movimento Ecofeminista apresenta elementos importantes para a compreenso desta relao, contribuindo para a superao de vises simplificadoras acerca do tema do aumento da populao. O Ecofeminismo admite o princpio que a natureza femininai, e que existe uma me terra que acolhe todos os seus filhos, humanos ou no.

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crescimento_populacional.html http://www.espacoacademico.com.br/058/58angelin.htm Manual de tica Ambiental, Universidade Aberta, 2010, Sofia Guedes Vaz.
i

Uma das primeiras representaes divinas criadas pelos seres humanos foi a figura da Deusa, que representava a me terra. Conforme a mitologia grega, a Grande Me criou o universo sozinha, sendo Gaia a criadora primria, a Me Terra. Tambm as religies pags antigas, como dos Vikings e Celtas, mantinham uma relao prxima com a natureza e cultuavam deusas, concedendo um destaque especial para as mulheres, pois estas tinham uma proximidade muito grande com a Me Terra, possuindo ambas o poder da fertilidade. http://www.espacoacademico.com.br/058/58angelin.htm

You might also like