You are on page 1of 3

Manipulao de Cpsulas contendo Frmacos Higroscpicos

9 de novembro de 2009

A manipulao de cpsulas contendo frmacos de natureza higroscpica que absorvem a umidade ambiental) crtica, podendo levar a um amolecimento das cpsulas, tornando-as esteticamente inaceitveis e, alm disso, comprometer a estabilidade e eficcia da preparao.

Abaixo relacionamos algumas medidas preventivas e corretivas para higroscopia:

A) A manipulao deve ser realizada em ambiente de temperatura e umidade controladas: temperatura ambiente de no mximo 25C e a umidade relativa do ar ideal entre 30 a 45 %, ou, no mximo, inferior a 60%.

B) Deve-se empregar um tamanho de cpsula que permita a adio de, pelo menos, 50% do volume da cpsula para seu preenchimento. A no utilizao de uma quantidade adequada do excipiente adequado permitir a higroscopia e o consequente amolecimento da cpsula. Portanto, empregue um tamanho de cpsula maior, que permita a adio de quantidade adequada de excipiente. Se no for possvel, devido quantidade de ativos, fracione a dosagem em duas ou mais cpsulas, de modo que possa adicionar quantidade suficiente do excipiente.

C) Deve-se utilizar nos excipientes substncias absorventes e dessecantes, que possam reduzir a tendncia higroscopia dos ps (ex.Aerosil 200, talco farmacutico, carbonato de magnsio leve, xido de magnsio leve, talco, fosfato de clcio dibsico, etc.). Lembrando-se que os mesmos influenciam negativamente na desintegrao e dissoluo das cpsulas e, portanto, devem ser utilizados em concentraes compatveis.

Fonte: Ortofarma, por Anderson de Oliveira Ferreira, MSc.

Referncia: Ferreira, A.O. et al. Guia Prtico da Farmcia Magistral. 2a edio. Juiz de Fora: Pharmabook, 2001.

Formulaes de Excipientes para Utilizao em Matrias Primas Higroscpicas


Relacionamos abaixo algumas sugestes de frmulas de excipientes para serem utilizados em matrias primas higroscpicas de acordo com o grau de higroscopicidade, utilize as que mais se adequarem s particularidades de sua farmcia de manipulao.

Matrias Primas de Alta Higroscopicidade Frmula 01 Aerosil 200 10% Caolin 90%

Frmula 02 Carbonato de Magnsio 90% Aerosil 200 10%

Frmula 03 Aerosil 200 10% xido de Magnsio 90%

Matrias Primas de Mdia Higroscopicidade Frmula 01 Aerosil 200 3% Talco Farmacutico 97%

Frmula 02 Aerosil 200 3% Talco Farmacutico 48,5% Celulose Micronizada 48,5%

Frmula 03 Aerosil 200 1% Estearato de Magnsio 0,5% Fosfato de Clcio Tribsico 60% Celulose Micronizada 38,5%

Frmula 04 Aerosil 200 3% Manitol 72,75%

Celulose Micronizada 24,25%

Matrias Primas de Baixa Higroscopicidade Frmula 01 Aerosil 200 5% Estearato de Magnsio 1% Fosfato de Clcio Tribsico 94%

Obs.: Aerosil 200 tambm possui alguns sinnimos comerciais como Dixido de Silcio Coloidal, Slica Coloidal Anidra, Aerosil ou Cab-O-Sil

Obs. 2: Para medir a higroscopicidade de uma matria prima faa um teste simples: Tare um papel-filtro (daqueles redondos utilizados em laboratrios de qumica analtica para filtragem simples) e pese 1g da matria prima a ser analisada. Deixe por 10 minutos e retire, quanto mais ativo impregnar no papel filtro mais higroscpica a matria prima. Por exemplo se 0,7g continuar no papel a matria prima 70% higroscpica (alta higroscopicidade). Lembre-se que estes testes dependem das condies de temperatura e umidade do seu Laboratrio de Controle de Qualidade.

You might also like