You are on page 1of 14

. Volume 46, n.

1,718-132'20L2 Brasileirade Psican:ilise Revista

Para entender o mundo em que vivemos


FabioKonder Comparato'

Resumo: O capitalismo se revelou, no mundo contemporineo, nio apenasum sistema econ6mico, mas uma aut nticacivilizaqdo,mais exatamentea primeira civilizagdomundial da hist6ria. Em radical uma menoposiqdoa todas as civilizag6esque o precederam,o capitalismo engendrou nas sociedades privado talidade 6tica anticomunit6ria, fundada no egoismomaterialista,na superposig6odo interesse ao bem pfblico e na utilizagio do poder econ6mico de forma disfargadaou oculta. Palavras-chave: 6tica; poder; civilizagdo; capitalismo; mentalidade.

IntroduqSo de unificaqdoda humanidadeem toda a superficiedo globo terrestrepaO processo recechegaragorai suaetapafinal. de que o conjunto da biosfera a conscidncia Ao mesmotempo, contudo,generaliza-se ameagados. seriamente e a rida humana em particular acham-se )iada mais urgente e necessirio, por consguinte,do que errarninar a natureza desse processo unificador da humanidade, a fim de saber se ele nio cont6m em si mesmo os germesprovocadores da cat6strofeanunciada E o que pretendo fazer nestecurto ensaio. A civilizaglo capitalista de todos os sereshumanos no limitado multimilenar de aproximagdo O processo terrestreculminou com o surgimento da primeira civilizagdomundial da hist6ria: a espaqo capitalista. eticamenteneutro. Sobretudoentre tornou-se,no presente, O conceitode civilizaqdo jd povos b6rbaros, como era usualantigahistoriadores; n6o se fala em povoscMlizadose mente,masusa-seo voc6bulopara designarum povo,ou conjunto de povos,com um modo de vida pr6prio, sem qualquer conotag6ode superioridadeou inferioridade.

Professor em rito da Faculdade de Direito da Universidade de 56o Paulo e doutor Honoris Causa daUniversidade de Coimbra.

r t
t
I
I

r
Para entender o mundo em que vivemos Fabio Konder Comparato

As civilizag6es- entendidascomo sistemas hist6ricos que nascem,desenvolvem-se e desaparecem - identificam-se,basicamente, pela mentalidadecoletiva e pela organizagAo de poderesnelasvigentes. Paracompreender a civilizagdo capitalista, 6 indispensdvel, portanto,comeqarpela an6lisede sua mentalidadepr6pria sob o aspecto6tico, ou seja,perceberaquilo q.r. i{". weber (1904-05) denominou,em suaobra c6lebre, o espiritodo capitalismo.2
A nog6o de mentalidade Ela foi elaborada pelos historiadores franceses ligados i revista Annales d'Histoire Economique et Sociale,fundada em 1929.3 A ideia central dessaescola de pensamento historiogrilfico 6 a de que, contrariamente ir tese marxista, as ideias e os valores predominantes em uma sociedade n6o s6o mero produto de suas condig6es econ6micas, mas mant6m uma certa autonomia em relaglo a estas e, muitas vezes, as engendram e transformam. O precedente te6rico da noqdo atual de mentalidade 6 o conceito de conscidncia coletiva ou comum, elaborado por Emile Durkheim em De Ia division du travailsocial. Nessa obra, ele sustentou que'b conjunto das crengas e sentimentos comuns i m6dia dos membros de uma sociedade forma um sistema determinado, que tem vida pr6pria" (p.46),por ele denominado consciAnciacoletiva ou comum. Ela apresenta caracteresespecificos que a tornam uma realidade perfeitamente distinta das conscincias indMduais: tanto mais distinta quanto mais fortemente o indivfduo se op6e Ascrengas,opinioes e valores dominantes na sociedade. Al6m disso, a duragio da conscidncia coletiva 6 sempre maior que a das vidas individuais. Os individuos passam' mas a conscidncia coletiva pennanece viva e atuante, de geraglo em geragdo. A mentalidade 6, pois, um complexo de valores, crengas e sentimentos, o qual atua como uma espdcie de reator automdtico no julgamento de fatos ou pessoas.Nesse sentido, trata-se de uma realidade mental inconsciente ou, quando percebida pelo sujeito, nio raro 6 por ele abafada, ou ent6o expressade modo enganoso, como sucede com frequdncia em mat6ria de preconceitos. As mentalidades engendram hiibitos individuais e costumes sociais;ou seja,comportamentos constantes e uniformes que, da mesma forma, manifestam-se geralmente de modo irrefl etido e automdtico. No plano individual, as mentalidades variam enormemente, em funqao do patrirlo nio gen6tico e da pressi.o do meio social onde vivem os iadividuos. Quanto i mentalidade coletiva, h6 sempre, em todas as sociedades, vdrias espdcies, Al m da mentalidade geral, comum ao conjunto dos membros de ,ma sociedadeem determinada 6poca, hii ainda, no interior de grandes sociedades, ou mesmo de toda uma civilizaqao, mentalidades pr6prias de grupos mais ou menos extensos e importantes: mentalidades de classe, mentalidades et6rias, de gnero, de casta, de etnia; mentalidades pr6prias de determinada religido; mentalidades urbanas e campestres; mentalidades regionais e nacionaisl e assim por diante.

z Dieprotestantische Ethikundder"Geist" des Kapitalismus, l 904-05.


s A saber, Marc Bloch e Lucien Febvre, fundadores; na geragdo seguinte, Georges Duby, Fernand Braudel e ]acques Le Goff.

-a r

Revista Brasiieira de Psicaniilise . Volume 46, n. 1 . 2Al2

Etica e mentalidade IIas qual 6 a relagilodo sistema6tico - entendido como o conjunto das normas de moral, religilo e direito - com a mentalidadecoletivaou individual? Seriaa tica algo exteou elafaria parte integrantedaquilo que costumamosdenominar rior d nossapersonalidade, moral? consci ncia em favor de nenhum dos elementos ndo pode ser absoluta da Creio que a resposta alternativa. (Comparato, 2006),h6 na lingua gregacl6ssica de assinalar Como tive ocasiSo duas (com (com quase hom6nimase com a mesmaetimologia-, Athos eta)e ethos 6psilo). palavras, A primeira tem dois sentidos:de um lado, o domicilio de algudm ou o abrigo dos animais; A segunda significaos usose de outro lado,a maneirade ser ou os h6bitosde uma pessoa. e tamb6m,secundariamente, os h6bitosindividuais. costumes vigentesnuma sociedade asduasvertentescl6ssicas da realidadetica: |6 na etimologia,portanto, encontramos individual, e a objetiva,fundada no modo a subjetiva,centradaem torno da personalidade coletivo de vida. Como se percebe,os comandosdticosexistemdentro e fora de nossamente.Em certosmomentoshist6ricos,novasnormas s6o propostasi coletividadee vio sendoaos poucospor ela assimiladas posteriores. Mesmo no casode cone transmitidas irsgeragoes flito entre mentalidades individuais e a coletiva,esse choque de diferentesvis6esde mundo se di no foro interior, mas se exterioriza em comportamentosindividuais de rejeigio da ordem coletiva. Hoje 6 universalmente admitido que os principios 6ticossio normas axiol6gicasque, pelo raciocinio.H6 sempreum minimo como tais,nio podem ser apreendidas unicamente Em suma,o juizo ticcr de sensibilidade emocional, que comandaa vontadedo agente. nat-r e vergonha, de ternura e compeiri.e leito somente de razao, mas tamb6mde indignaqao
O modelo 6tico nas civilizag6es antigas Durante milnios, desde que a esp6cie humana ultrapassou o estdgio primitivo dos hominideos, o modelo de comportamento 6tico foi o altruismo comunit6rio. O bem e o mal se definiam pela conduta de cada qual em relagio aos outros membros da comunidade e aos deusesprotetores desta. Todas as sociedadesantigas, com efeito, foram eminentemente religiosas. Cada povo tinha seus deusespr6prios, aos quais se submetiam fielmente as familias, os cl6s, as tribos, as fratrias e, mais tarde, as cidades-estado. Como principio geral, observado durante mil nios, os grupos sociais estranhos ir comunidade eram tidos como inimigos. A biologia contemporAnea,ali6s,veio comprovar que o processo de selegdonatural das espdciesvivas privilegiou as caracteristicas que favorecem a coesio no interior de cada grupo social e a hostilidade em relagio aos grupos estranhos (Duve, 200912010). Pois bem, no quadro da 6tica comunitiria, os espiritos mais avangados das civllizag6es antigas chegaram a formular um principio superior de comportamento, que passou a ser conhecido como regra de ouro.

I T
I I
I

I
I
I I

Paraentendero mundo em quevivemos FabioKonder Comparato

t21.

Platlo, por exemplo,ao examinar em A Repfiblicaa ideia de justiga,parte da definiem atribuida a Sim6nidese recolhidapelosjuristas romanos,de que ela consiste qio cl6ssica, dara cadaum o que lhe d devido (suum cuiquetribuere)' f6rmula no sentidovulgar de fazerobem aosamigose maltraO fil6sofo examinaessa Assim como o mrisicono exerciciode suaarte tar os inimigos e mostra as suascontradig6es. i mrisica,assimtambdm o homem justo, pela pr6tica'1a nflo torna os outros homensavessos justiga,nlo pode prejudicaros outros homenstornando-osinjustos,sobretudoporque a ii-rs'tiga Portanto,em hiporese do homem,a virtude humanapor excelncia. 6 avirtude especifica algumao homem justo pode prejudicaros outros,sejamelesseusamigosou inimigos' da justiqa:nao der-emos forma a ess ncia da seguinte E plat6oconcluiestabelecendo fazer aosoutros o que n6o queremosque elesnos fagam' no Analecto,de Confircio (1981).A um discipulo encontra-se O mesmoensinamento oria(ren ot djen) e como alcanqiJ4 o mestreres.ponde que o interrogasobrea naturezada sabed a outrerd' (p. 95).QuandoZigongafirma:"O 'O que n6o quiseres que sejafeito a ti, n6o o faqas que eu n6o gostariaque os outros fizessema mim, por nada no mundo desejariafazer aosouLl!" (p. 50).O mesmoZigong tros'l o mestrecomenta:"Poisbem, meu caro,tu aindan6o chegaste o interroga:"Existeuma palawa que possagular a agdodurante toda a vida?'l Essapalarrajujgar diz Confucio,("mynsuefitde" (chu);isto 6, p6r algu6mna peledos outros para -chave, (p. nlo o inflijas a eles' 23). que os outroste fagam, "O quen6o queres E acrescenta: suasaq6es. Bharata,composto enire dinastia da 6pico poema Na india, o Mahabharata, grande 'Tudo que uma Pessoa 2OO a. C.e 100d. C., enunciano seuliwo XII idntico mandamento: de fazeraos outros,permanecendo que os outros lhe faqam,ela deveabster-se nio deseja (Unesco,1968,p- 26). sempreconscientedaquilo que lhe 6 desagradavel" Em Israel, a regra de ouro 6 ilustrada no Talmud Babildnico (Shabbat3l a) com o antagdseguinterelato,envolvendoShammaie Hillel, dois s6biosjudeus de temperamentos nicosque viveramentreo final do s6culoI a. C. e o inicio do primeiro s6culoda era atual:
"Converte-me, cot-tSucedeu que um certo gentio apresentou-seperante Shammai e disse-lhe: enxotou-o Shammai perna". p6 numa s6 ficar de tanto que me ensines t&a a Torah enquanto eu apresenco'l a rrara de medigao usada pelos mestres-de-obra que estava em sua mao' O gentio "O ti, nao para detestdvel que for disse-lhe: tw-se cntao diante de Hillel, que o converteu. Hillel o fa'as ao teu pr6rimo. Toda a Torah consiste nisso; o resto d comentirio. Vi e aprenda-a'l Se mmltarmos, no entanto, o Levitico (19, 17-18), verificaremos que a regra de oLro

no imbito da comunidade em que vivem as Pes- smpre,el-identemente, e apresemaaa srxrs- qxrx) rrm mdamento positivo e nlo apenasnegativo:
e assim nio lEo gis no Eir orafa.t 6dio pelo teu irmao. Deves repreender o teu compatriota, -.is a aubc do pocado- Nio te I'ingaris e n6o guardar6s rancor contra os filhos do teu povo' Atrpris o tm proxino como a ti mesmo' Eu sou lahweh'

Esse-pr6xino- (rn nooriginal hebraico; plessiosna traduqlo gregada biblia de Alejudaica. xan&ia) n6o ogtro, senaoo iudeu, ou o estrangeiroque habita a comunidade

Revista Brasileira de Psicaniilise . Volume 46,n. | .2012

de |esusde Nazar6,o comandobiblico do amor ao pr6ximo ji nio Ora, na pregagao conhece limites:
Ouvistes que foi dito: Amards o teu pr1ximo e odiards o teu inimiga. Eu, por6m, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; deste modo vos tornareis filhos do vosso Pai que est6 nos cdus, porque ele faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos. Com efeito, se amais aos que vos amam, que recompensa tendes? N6o fazem tambdm os publicanos a mesma coisa?E se saudais apenas os vossos irm6os, que fazeis de mais? N6o fazem tambm os gentios a mesma coisa? Portanto, deveis ser perfeitos, como o vosso Pai celeste6 perfeito.a

Parailustrar esse ensinamento radical, e por provocaglo de um legistaque procurava para denunci6-locomo herege,Jesus contou a famosapar6bolaem que um argumentos renegadoe impuro socorreum ou seja,o membro de um povo considerado samaritano, judeu espancado por ladr6ese largadosemimorto i beira de uma estrada.Pouco antes, um sacerdotee um levita - duas autoridadesem Israel - haviam passadoao largo, sem se importar com o triste estadoda vitima.s muito acima da mediocriSemdrivida, o principio 6tico do altruismo sempreesteve dadeou malicia do homem comum.Mas,de qualquermaneira,atdo adventoda eramoderna, pelo egoismopuro e simples. quaseningudm ousavacontesti-lo e propor a suasubstituigdo Foi, no entanto,o que fez o capitalismo,como veremosadiante.
O desprezo pela profissio mercantil nas civilizag6es antigas e a moral evangdlica sobre a posse de riquezas Na Antiguidade, com raras exceq6es,sempre votou-se grande desprezo pela atiri,iade comercial. Em toda a Gricia, a propriedade de im6veis, rurais e urbanos, era reservada exclusivamente aos cidad6os. Os metecos (estrangeiros admitidos a viyer napdlis) podiam adquirir bens mor-eis e possuir escravos, mas nunca terras ou casas,salvo quando recebiam, a tihrlo excepcional, essedireito de aquisiglo. Aos metecos, portanto, restavam unicamente como profissdo o comdrcio e o artesanato,por isso mesmo atividades consideradas vis, embora reconhecidascomo necesserias. Na opiniio dos grandes fil6sofos gregos,os comerciantes eram pessoasdespreziveis. Platlo, nas Leis (Livro IY),faz um requisit6rio severo contra as cidades maritimas, onde sempre floresceu o com6rcio, apontando-as como centros de corrupgio dos costumes. Para Arist6teles (Politica, 1329a), a atividade profissional dos artesflos e dos comerciantes era ign6bil e inimiga da virtude. O fil6sofo sustentou que a profisslo mercantil 6 depreciada se comparada com a produgio para o pr6prio sustento da familia, porque ela nada tem de natural (nao 6ligada dnattreza, como a agricultura), sendo resultado de simples trocas (Politica, 1258a). Essa contaminaqlo moral do com6rcio era para ele tao grande que, a seu ver,

4 Mateus 5, 43-48; Lucas 6,27 -36. s Evangelho deLucas I0,29-37.

IN

Para entender o mundo em que vivemos Fabio Konder Comparato

F
3
il a

f
t s I

nao se deveria permitir a instalagio de lojas de com6rcio na 6gora,a praga onde se reunia de interesse priblico. oficialmenteo povo para tomar asgrandesdecis6es foram marcadas por um preconceitodessempre mercantis atividades as Em Roma, favordvel,proibindo-se, pelo menos teoricamente,aos membros da aristocraciasenatorial o exercicioda mercatura.E isso,n6o obstantea profiss5omercantil ter sido largamente duranteo periodo imperial.6 na metr6pole,sobretudo praticada um dos pontos fundamentais6 a incompatibilidade enire evang6lica, Na mensagem a cupidez,ou o pr6prio estadode riquezapatrimonial,e a vida conformeos mandamentos cidad6os de pleno direito do Reinodos divinos.Eis porque os primeirosbem-aventurados, C6us,sio os pobres.T em que secondenaa riqueza: evang6licas ali6s,aspassagens Nio s6opoucas,
N6o ajunteis para v6s tesouros na terra, onde a traga e o caruncho os destroem, e onde os ladroes arrombam e roubam, mas ajuntai para v6s tesouros nos c6us, onde nem a traga, nem o caruncho destroem e onde os ladr6es n6o arrombam nem roubam; pois onde est6 o teu tesouro ai estard tambdm teu coraq6o.8

Ningu6m pode servir a dois senhores.Com efeito, ou odiar6 um e amar6 o outro, o segundo.Nlo podeis servir a Deus e ao dinheiro.e ao primeiro e desprezarii ou se apegar6 No epis6dio do jovem rico, que declarou cumprir fielmente todos os mandamentos sabero que lhe faltavapara ter a vida eterna,fesusrespondeusem da Lei Divina e desejava rodeios:"Sequeresserperfeito,vai, vendeos teusbense dil aospobres,e ter6sum tesouro Depois,vem e segue-me".ro nos c6us. -'saiu pesaroso, pois era possuidorde muiO moqo - relatamos textosevang6licos tos bens".Ao que |esusconcluiu, em liqio a seusdiscipulos, 'Em verdadevos digo que um rico dificilmente entrari no Reino dos C6us.E vos digo mais: 6 mais f6cil um cameloentrar pelo buracode uma agulhado que um rico entrar no Reino de Deusl' a priiticamercantilvigenteno seumeio. ignorasse por6m,que |esus Tal n6o significa, a frutimostram o contr6rio.Em ambas, e a par6boladasminasr2 A paribola dos talentostr frutos, que rende como simbologia do trabalho espiritual ficagaodo dinheiro 6 apresentada e da boa disposigdode dnimo de cadaum. na medida dos esforgos que,com a fundagdoda cristandadedurante a Alta IdadeM6dia, o comercio Sucedeu do que na 6pocada dominaglo romana.Ele era tido como foi ainda mais desconsiderado soldados,marinheicaqadores, atividade inferior irs seteartes mecinicas: dos camponeses, ros, cirurgi6es, tecel6ese ferreiros. Em92O, Eudes,abade do mosteiro cisterciensede Cluny, exortou os leigos a evtde impureza:manter relag6essexuais,portar armas e manipular dinheiro tar tr6s ocasi6es
d Romei de fdr6me Carcopino,em seuliwo La vie quotidienne a sserespeito,as observag6es o Vejam-se, e ss. pp205 1939, Hachette, lhpogeede llempire,Paris, 5,3;Ltcas 6,2O. 7 Mateus 6,l9-21;Lucas72,33-34. 8 Mateus 6,24;Lucas16,13. 9 Mateus Marcos10,77-27. Lucas18,18-27; l0 Mateus19,16-24; 25,14-30. rr Mateus tz Lucas19,11-27.

. Volume 46,n. | '2012 Brasileirade Psican6lise Revista

(Duby, lg78). Ainda no sdculo XII, em adendo ao Decreto de Graciano, que codificou as normas do direito can6nico,a Igreja dispds: "Homo mercatornunquam aut vix potestDeo jamais,ou dificiimente, pode agtadara Deus). placere' (o comerciante Especialreprova@omereceram,sobretudo,os usur6rios,termo com que a concepqlo can6nica tradicional denominava todos aquelesque emprestavamdinheiro a juros. Dante, ilustrando essacondenaqlo moral, incluiu-os no s6timo circulo do Inferno (canto XV1I), como violadoresda natureza.Dado que em vida nunca trabalharam com as m5os, de agitd-laspara se defenderemda chuva de fogo que caia depois de mortos nlo cessavam sobreseuscorpos. constantemente E nesse contextoque devesercompreendidaa situaqio marginal dosjudeus em temno seio da cristandade. pos medievais.Tal como os metecosna p6lis, eleseram estrangeiros politico centralipartir do poder a Com efeito,ao contririo do imp6rio romano, organizado zado napessoado imperador,que concediadiscricionariamentea cidadaniaaoshabitantes das provincias ocupadas,a sociedademedieval organizou-seem torno da f6 crist6, como uma vastanag6ofundada na comunidadedo batismo.Os pagios eraln, por isso mesmo, inimigos, pelainterpretaqio e osjudeus,em particular,estrangeiros tidos como estrangeiros, pela morte de |esusCristo. teol6gicade que o povo da antiga Alianga fora respons6vel no mundo com os estrangeiros aos judeus, tal como sucedia Em consequ ncia, greco-romano,era estritamentevedada a propriedade de terras rurais. Eles foram, assim, naturalmentelevadosa seespecializaremnocomdrcioe no oficio de banqueiros.Com isso, aosolhos dos cristdos:pelo a profissio mercantil nlo tardou por suscitarum duplo desprezo por infiispredominantemente seucar6ternaturalmentevil e pelo fato de ser ela praticada
Superioridade do bem comum sobre o interesse particular na civilizaqio greco-romana

\a dpoca ern que as t-elhas tradigoes rdigiosas comegaram a se enfraqrxrer ne cirlLizagao greco-romana, toda a vida social passou a sr regda pelo principio da seryremacia do bem priblico (res publica em Roma, to koinon na Gr6cia) sobre o interesse particular (Coulanges, 1975)t3. Com a habitual concisdo latina, Cicero p6e na boca de Cipiio, o Africano, a definiqdo precisa: "bem priblico 6 o bem do povo" (res publica, respopuli).ta O adjetivo publicus, com efeito, designavana linguagem dos jurisconsultos o que pertencia em comum a todo o povo romano, em oposiglo aos bens de propriedade particular de individuos, ou de corporag6es, mesmo aquelas que hoje consideramos como situadas na esfera estatal.r5Por sua vez, o verbo publico, -aretinhao sentido de adjudicar ao povo um bem pr6prio de outrem. Napdlls grega fazia-se, da mesma sorte, a distinqdo entre o que era comum a todo o povo (dem6ssios) e o que pertencia a algudm em particular (idios).

13 Livro IY cap. IX. De re publica, livro primeiro, XXV-39. rs Ulpiano, por exemplo, afirmou que os bens municipais sio abusivamente denominados bens priblicos; pois essaqualificagdo s6 deve ser atribuida dquilo que pertence ao Povo romano: Bona civitatis abusive "publica" dicta sunt; sola enim ea publica sunt, quaepopuli Romani sunt (Digesto 50' 16, 15)' v

Para entender o mundo em que vivemos Fabio Konder Comparato

;
f

sempreir frente de todos os devers Na repirblicaromana,o servigodo povo passava constitu.naprivados,aindaque ligadosir piedadefilial; a qual' como assinalado, ou interesses antigas. Em Ro::la. a civilizag6es das por raz6esreligiosas,um dos valores fundamentais como o honroso encarsodiunqao priblica denominava-sehonor,e era de fato considerada menosainda cornc familiar, ou servir o povo; jamais como objeto de dominagio individual disseCicero,"estimeique esre "Quando fui nomeado questor", fonte de enriquecimento. O magistratils,ou agentepriblico doiarlor encargome havia sido, nlo dado, mas confiado'.16 como era dono,masmero portador tempor6riodo poder:um Machttriiger' de potestas,nlo dizem os alem6es. a tradiqio romana,6 o regimeposegundo por conseguinte, repirblica, A verdadeira particulares' aos interesses litico em que o bem comum de todos devesempresobrepor-se empregadocomo substantivoe adjetivo, Essesentido original do vocdbulorepublica, Na suaHisfiiria do Brasil,publicada seiscentistas. portugueses pelosescritores foi conservado e demaishabitantes verberao egoismodos colonizadores em 162T,FreiVicente do Salvador para a do paiS,os quais "usam da terra, n6o como senhores,mas como usufrutuirios' s6 desfrutareme a deixaremdestruiddi E conclui: "Donde nascetamb6m que nem um homem particunestaterra 6 repriblico,nem zela ou trata do bem comum, sendocadaum do bem Antonio lar". Igualmente,o padre Antonio Vieira (164211951|no famoso sermflo de Santo aos pr6dica pregandoaospeixes,adverteos moradoresdo Maranhio, sob a alegoriade uma do bem urri-"i, aquaticos:"Importa que daqui por diante sejaismais repriblicose zelosos (pp. 268-269)contra o apetiteparticular de cadau11}' comum, e que esteprevaleqa primitivas ela nas sociedades que frisar preciso 6 euanto i propriedadede bens, antiga foi muito diferente daquelainstauradano mundo moderno' A propriedadeprivada ligada ir religiao e i famflia' estreitamente sempreesteve a tradigao do culto aosmortos, vigente Como salientouFustelde Coulanges(1975)17, antigas,tornavao solo domdsas civilizagoes na Antiguidade greco-romanacomo em todas como venerados O tirmulo dos ancestrais, tico sagiado,vale dizer intocavele inalien6vel. Cadafamilia tinha, portanto,seus nio podia jamaisser destruidonem deslocado. deuses, adquirir o local onde se que algum estranhoquisesse sendoinconcebivel pr6prios deuses, faziao culto domdsticoalheio. foi sendoestenpropriedadetumular, com o seu caratersagrado, Aos poucos,essa familiares' dos alimentos o cultivo se fazia do lar dom6stico,onde d.idaao campo adjacente e destinadostamb6m ao culto dos mortos' da religiio tradicional,por6m, a propriedadeprivada fbi com o enfraquecimento com isso,tanto na Gr6cia quanto Estabeleceu-se' perdendo o seuprimitivo car6tersagrado. privada' em Roma, uma distinqio fundamental entre a propriedadepriblica e a propriedade (usus' Em relaqio a esta,o propriet6rio (dominus)tinha o direito de usar,fruir e dispor ao Povo' eram Os bens priblicos,ao contr6rio,pelo fato de pertencerem fructus, abusus). da sagrado Ou seja,de certaforma,o cardter pelosparticulares. inalieniveise inapropridveis antigatornou-seuma atribuigaoda respublica. dom stica propriedade
putarem(In Verroactio sumfactus,ut mihi honoremillum non solum datum, sedetiam creditum rc Ita questor finanqas' das 5, 35). O questorera o magistradoencarregado tz Livro II, cap.VL

126

Revista Brasileira de Psicandlise . Volume 46. n. 1 - 2012

A.civilizagdo capitalista repudiou o modelo 6tico comunitirio Com o advento e a expansaomundial do capitalismo, toda a orientagio dtica do mundo antigo,que perdurara durante mil6nios, sofreuuma revolugio de 180'. Aos poucos, a mentalidadecoletivapassoua se orientar por valoresradicalmenteopostos,o que provosociais. completado quadrodasinstituiq6es cou a reformulaqdo Tudo comegoupor volta do sdculoXII d. C. At6 ent6o,o Mediterrdneo,como disse do coum historiador6rabe,nada mais era do que um lago muqulmano.O renascimento p6s fim ao isolamentoem que consequente i expulslo dos 6rabes, m6rcio mediterrAneo, decorriaa vida socialna Europa.A reativaglodo com6rcioem toda a orla maritima bem das relag6es de troca com a Asia Menor engendraram uma excomo o restabelecimento da vida urbana e suscitaram o aparecimento de um novo personagem traordin6ria expans6o o nome dado ao habitantedosburgos,novos centrosurbanosn6o social:o burguds.Foi esse ao poder feudal. submetidos desdelogo, uma mentaliOs burgueses dedicaram-se ao com6rcioe manifestaram, dade em tudo diversadaquelaque prevaleceu em toda a Europa desdetempos imemoriais. Essamentalidade,que acaboupor difundir-se em todos os povos com a mundializagdodo marcantes, a seguir indicadas. capitalismo,apresenta algumascaracteristicas a) A 6tica do egoismo materialista jamais se considerouo acrimulo de bens mateEm nenhuma civilizag6odo passado riais como finalidade riltima da vida. A nova classe burguesa,que engendrouo espirito capitalista, veio quebraressa longatradig6o hist6ricaao propor como regrade vida o actmulo para servirde instrumentode poder na sociedade. ilimitado da fortuna pessoal, florentino Paolofi Como recomendou na Idade M6dia a seuspareso comerciante \fesser Paceda Certaldo, "tu nao devesseryir a outrem, prejudicando-teem teus pr6prfux *Se negocios"rs. E prosseguiu: tensdinheiro, nio fiquesinativo; n6o o guardesestdrilcontigo, pois vaie mais agir, mesmo se n6o se tira lucro da aglo, do que permanecerpassivo,sem lucro tampouco." No mesmo diapasSo, um comerciantean6nimo florentino da mesma6pocaadverte: "Nao frequentes E ainda: "Que enganofazer o pobres, pois deles". os nada tens a esperar (il commercio com6rciode modo empirico;o com6rciodeveserfeito racionalmente" seyuole fare per ragione). fome do otrci' (auri saNa verdade,o que est6por tr6s de tudo isso6 aquela"sagrada mas doravante crafames), considerada no passado uma paixlo diab6lica, apresentada como a chavedo xito em todasasatividades. florentino do s6culoXIV Eis, por exemplo,o conselhoque o mesmo comerciante acima citado,deu a seusparesem um manual da profisslo mercantil: "tua ajuda,tua defesa, tua honra,teu proveito6 o dinheiro".Este,ali6s,pode mesmo servir,em casos extremos, a comprar a benevolncia das autoridades.A fim de encobrir com um piedoso manto aquilo

As citagoes do comerciante florentino que constam nesta p6gina tCm como refer6ncia Jacques Le Gof[, em Annales d'hktoire economiqueet sociale.

Para entender o mundo em quevivemos

Fabio Konder Comparato

que desdesemprese entendeuser um ato de corrupqao,o mesmo altor fez questaode citar, a prop6sito,uma passagem biblica, mas despojando-a de todo sentido reproyador: "Os donativostornam cegosos olhos dos s6biose emudecema boca dos justos".re Faltava, por6m,justificarteoricamente essa 6ticada buscaracionaldo pr6prio interesse. Foi pr-eciso aguardar algunss6culos para que tal sucedesse. BernardMandeville(L67A-V33'\ e Adam Smith (1723-1790)vieram sustentar que a atividadeecondmica, de modo gerai,nada tem a ver com os preceitos dticose asleis que regemos demaissetores da vida social. ParaMandeville,6 completaa separacdo entre 6tica e economia.Assim como Maquiaveljulgou que o fato de se abandonarem politica " quellochesifa per quellochesi doverrebbe fare" conduz i ruina do Estado,assimtamb6m Mandevilleentendeuque a vida econ6mica rege-se pelasleisda natureza e n6o por principiosideais, os quais,quandotransformados em politica econ6mica,engendram a pobreza e n6o a rrquezadas naq6es.Para ele,o ser humano nada mais 6 do que um conjunto de paix6es,asmaisvariadas,a dirigirem o nossocomportamentode modo inelut6vel.20 Competei. razdoanalis6-las, para melhor compreender o seumecanismo intrinseco. SegundoMandeville, h6 uma natural complementaridade entrevicios e virtudes. Foi preciso,afirmou ele,que algreja de Roma afundasse no abismoda indol nciae da estupidez dos seuscl6rigos,ao final da IdadeM6dia, para que a humanidadetivesse o beneficio Da mesmaforma,sen6o existissem incompar6vel da ReformaProtestante. prostitutas, seria impossivelpreservara honestidadee o recatodas mulheresde familia contra os inevitdveis masculina contrariada. assaltos da concupiscdncia complementame preservamas virtudes, Ademais,sustentou, os vicios nio apenas uns com os outros,acabam seanulandoreciprocamente, como ainda,ao sechocarem parao bem geral da coletividade.Se,por exemplo,nio existissem os usuririos, que supremos pr6digos em suapermanentenecessidade de dinheiro, em pouco tempo o conjunto dos artesios e empregados, que trabalham para os ricos, cairia na mais aviltantemis6ria.Tir<ioisto prova com outraspaixoes,\e nao g_ilnplesmr$_"-lga.l:rlgg$gs.Na que asBaix6es combatem-se natureza humana,nio h6 propiiaminte bons seniimentos; on sentimentos -elhoi,ird;; simplesmanifestagoes quejulgamospuros e altruistas sao,na verdade, de egoismo.2r fri Adam Smith, embora sem justificar eticamenteo egoismo,elaboroua famosa met6forada "mao invisivel'lsegundoa qual a procura dos mriltiplos interesses individuais conduz de modo automdtico irealizaci.o do bem comum:
Em todos os tempos, o produto do solo sustenta aproximadamente o nfmero de habitantes que

6 capaz de sustentar. Os ricos apenas escolhem do monte o que 6 mais precioso e mais agraddvel. Consomem pouco mais do que os pobres; e a despeito de seu natural egoismo e rapacldade,

19 Deuteron6mio 16, 19. zo "One of the greatest Reasons why sofew People understand themselves,is, that most Writers are always teacl'Ling Men what they should be, and hardly ever trouble their Heads with telling them what they really are. As jor my Part, without any Complement to the Courteous Reader, or my self, I believe Man (besides Skin, Flesh, Bones, dtc that are obvious to the Eye) to be a compount of various Passions, that all of them, as they are provoked and come uPPermost, govern him by turns, whetherhe will or no" (The Fable of the Bees, Liberty Classics, Indianapolis, preficio). zr E o que ele sustentou em um longo "Ensaio sobre a caridade e as escolas de caridade", acrescido ao corpo da obra, em sua edicio definitiva de 1723.

128

Revista Brasileira de Psicanilise.Volume 46,n. 1.2012

embora pensem tao-somente em sua pr6pria comodidade, embora a fnica finalidade que buscarn, ao empregar os trabalhos de muitos, seja satisfazer seus pr6prios desejos vdos e insaciiveis, apesar disso dividem com os pobres o produto de todas as suas melhorias. 56o conduzidos por uma meo invisivel a fazer quase a mesma distribuigio das necessidades da vida que teria sido feita, caso a terra fosse dividida em porg6es iguais entre todos os seus moradores; e, assim, sem inteng6o, sem saber, promovem os interesses da sociedade e oferecem meios para multiplicar a esp6cie(Smith,2000, p. 263 e ss.).

Em passagem famosada RiquezadasNagbes, ele sustentouque 6 indispensfvelmostrar, aosque possuembensdisponiveis,ser do seu interesse pessoalentrar numa relaglo de troca com outrem; que elesganhar6omais com isto, do que se serecusarema negociar.Em termosconcretos, escreYeu, n6o6 dabenevolncia do agougueiro, queesperamos do cervejeiro ou do padeiro obtero nosso jantar, queeles N6sapelamos masda atenglo dispensam ao seupr6priointeresse. ndoao seu sentimento denossas humanitdrio, masaoseuegoismo, e nunca lhesfalamos necessidades, mas dosseus pr6prios proveitos22 Com baseem tais orientag6es, como ningu6m ignora, o sistemacapitalistasempre funcionou tendo em vista o interesse dos empresdrios, desconsiderando inteiramenteos direitos dos trabalhadorese consumidores. Ali6s, a difuslo universal dessamentalidadede cupidez egoistapoe hoje em risco a pr6pria sobrevivncia da espdcie humana na faceda Terra. hd mais de quatro d6cadas, a comunidade cientifica vinha alertando para o risco ]6 fatal de extinqlo da biosfera,pela sistem6tica destruiglo do meio ambiente.Mas a preocupaqaoempresarialobsessiva com o lucro imediato a qualquer custo fez com que o sistema capitalistadesconsiderasse essa catistrofe iminente. Eis, por6m, que sedeflagrou,no segundosemestre de 2008,um processode depressaoecondmicaem escala mundial, o qual ainda est6longe de produzir todos os seusdesastrososefeitosAt6 o s6culoXX, sempreseentendeuque asatividadesecondmicasde mercadoconsistiamna produqio de bens,na sua distribuiqlo e na prestag6o de servigos. A atividade financeiraexistiacomo pegaauxiliardo sistema. Subitamente, esse quadro econ6micofoi invertido e a atividadefinanceira,de simples meio tornou-sea finalidaderiltima do sistema. as empresas procuravamos No passado, bancospara obter emprdstimos, pagandojuros. Doravante, saoos bancosque procuram o Estado, asempresas e os consumidores, paraoferecer empr stimos ou propor aplicag6es em fundos de investimento;ou ambosos neg6ciosao mesmo tempo. Ou seja,o cliente contrai um empr6stimo para aplicar a quantia mutuada em fundos, muitos deles formados pela superposigSo de cotasde participagaoem outros fundos, ou constituidosde valoresde pura especulagio, como os chamadosderivativos:apostas na variaglo de cAmbio,do valor de commodities, e atdmesmoem passes dejogadores de futebol!
zz Livro I, cap.II.

Paraentendero mundo em que vivemos FabioKonder Comparato

asprimeiras insolvdncias Bastou,no entanto,que ocorressem fant6stico na basedesse provocandoperdasirrepar6veis. castelode cartas,para que ele desmoronasse, b) A superposigaodo interesseprivado ao interessepriblico pl que a vida privada6 anteriore superiora vida considera-se Na civilizagdo capitalista, o triunfo politico da burguesia assim,desde pfblica. Estabeleceu-se, do ap6sasRevoluqoes , -Dsdculo XVIII, nos Estados Unidos e na Franga, o principio da separag6o entreo Estadoe a daquele a esta. civil, com a subordinaq[o Na vislo sociedade de mundo a r-ida capitalista, O tal como nassociedades mercantis; vale dizer,assimcomo nestas socialdeveserorganizada quem manda d o titular da maior parcelado capitalsocial,da mesmaforma na sociedade politica quem devemandarsdoos ricos e poderosos. Ainda ai, a justificag6ote6rica foi dada por Adam Smith. - que,ao contr6rio dosneoliberais Parao pensadorescocds da atualidade, detestava eupobres fracos e aos ricos poderosos femismos a submisslosocialdos e corresponde ir pr6pria naturezada vida social.Em todos os tempos e lugares,acentuouele,a desigualdade existiu,
-f t .

como efeito da ag6o de quatro fatores:as condiq6es fisicas de forqa, beleza,agilidade, ou morais de sabedoria, virtude, prudncia, justiga e temperanga; a idade; a superioridade de fortuna; a superioridade de nascimento. Ora, essasquatro causasda desigualdade social reduzem-se, de fato, a duas apenas: a riqueza e a nobreza (superioridade de nascimento). E bem examinadas as coisas, observa Adam Smith, a pr6pria nobreza se origina da riqueza material. Tudo se reduz, portanto, i propriedade de bens. At6 mesmo a autoridade politica, segundo ele, foi instituida, ndo para garantir a seguranga da vida em comum, mas unicamente que significa - conclui sem rodeios para assegwar oQvre gozo da W9priedadgp5l,glgO que'b poder politi-, na6?dida em que foi instituido para garantia da propriedade, existe, na f-\, verdade, para defender o rico contra o pobre, vale dizer, aqueles que possuem algo contra os ' que nada tm".23 Nessa concepgio, o corpo de agentes politicos e funcion6rios estatais deve, logicamente, ser reduzido ao minimo indispens6vel. Analisando as fung6es do Estado sob o aspectoecon6mico-empresarial,Adam Smith (2003) nio hesitou em dizer que
o trabalho de algumas das mais respeit6veisordens na sociedade 6, tal como o dos serr-idores domdsticos, incapaz de produzir qualquer valor, e n6o se deixa fixar ou realizar em nada d. permanente ou numa mercadoria suscetivel de venda (vendible commodity), cujo valor perciura depois que cessaa atividade, e para a produgio da qual uma mesma quantidade de trabalho pode depois ser demandada. O soberano, por exemplo, com todos os ministros que o servem, tanto na guerra, quanto napaz;o conjunto dos militares, tanto do exdrcito, quanto da marinha de guerra, sio trabalhadores improdutivos. 56o servos do povo, mantidos por uma parte do produro do trabalho das outras pessoas.Esse servigo, posto que honroso, ritil ou mesmo necessirio, nada produz para o qual uma iddntica quantidade de servigo possa ao depois ser obtida.2a sofar as it is instituted oJ zt "Civil government, for the securityof property,is in reality instituted for the defence propert/ againstthose who havesome who havenoneat all." the rich againstthepoor,or of those zt Livro II, cap.III.

.,

..

7..

.;t

. Volume 46,n. | '2012 Brasileirade Psicandlise Revista

O grandemovimento neoliberaldo ultimo quartel do sdculoXX procurou ressuscitar tais id6ias e aplic{-las em todos os paisesdo mundo. Como frisaram seuside6logos' se o o essencial 6privatizat o conjunto Estadonlo pode ser suprimido (ele6 um mal necess6rio), dos serviqospriblicos e submeter o funcionamento dos 6rglos estataisao severocontrole Ali6s, no quadro de uma an6liseecon6mica,a principal atividade do grandeempresariado. de recursose o seu disp6ndio, com o objetivo principal de manter estatal6,a arcecadaQlo Nessesentido, das atividadesempresariais. a ordem e a seguranta parao desenvolvimento todos a ver, a crise econdmicamundial da atualidade6 tratada sob o aspecto como estamos estritamenteorcament6rio. dessadistorq6o dizem respeitoir privati- .^ Algumas das mais nefastasconsequncias \7 zagio dos serviqospriblicos de educaglo e sairde.Ambos tornaram-seem certos paises- e no nosso- neg6ciosaltamentelucrativos. exemplarmente moderna representouo repri-i empresarialda sociedade concepgdo Na verdade,essa presente em todas as civilizag6esdo i' que esteve comunit6rio, dio do multimilenar espirito Paraa mentalidadecapitalista,a comunidade6 uma ficgio: o que existesdoapenas i passado. individuos. c) O espirito camale6nico mundial do capitalismofoi devida,em grandeparte,i excepcional A r{pida expansdo naturais e culturais dos povos do de adaptagio dos seuslideres irs diversidades capacidade judeus, etc.; budistas mugulmanos, h6 cristlos, n6o capitalistas, mundo.Paraos empres{rios Tampoucomanifestaramtais empreconsumidoresou investidores. o que existeslo apenas eles, os sereshumanosnlo passamde Para 6tnicas,ou de nacionalidade. s6riospreferdncias cujo valor dependetlo-s6 da dimensio do jogo de xadrezmundial,pegas pegas econ6micas de seupatrim6nio. hist6ricos, foi precirc que o cqritaMas, para realizaressaproeza sem precedentes arma de combate:o poder econdmico. grande de sua de modo encoberto, lismo seutilizasse, Contrariamente,por exemplo,aos regimestotalitdrios e autoritArios da pocacontempordnea,os quais fizeram quest6o de ostentar seu poderio, proclamado imbativel, e exigir rigida obedinciado povo, o\g9dq1cep,{eli$3rltanto no mercado quanto na esfera em todasasocasi6es, gruposempresariais, oculto.ps grandes politica,ipermaneceu sempre .o I upr"r"rrt)--ie como ,ub<iiain-ifloiuo pod"t estatale sujeitosir concorrdnciamercadol6gica; econ6poderio ao seu submetendo prosperam, e quando,na verdade,somentesubsistem .qr ,^ politicase atuandono mercadosobforma monopolistaou oligopolistq. mico asautoridades
O espirito camalednico aparece,assim, como uma caracteristica essencial do ethos

da serpenteno mito biblico do P:ir semelhanqa do sistema, capitalista. Os protagonistas mas sedutora. cadooriginal,nio atuamde forma dominadora, ^\ dissimulagiopermanente6 a publicidadecomercial.seu i Exemplomarcantedessa em conyencero pirblico, n6o pela raz6o,mas m6todo de atuaq6o, como se sabe,consiste soexplicaq6es semgrandes dasmensagens, na apar ncia pelossentimentos; em esmerar-se grandes proposto n6o demanda do que 6 bre o seucontefdo; em insistir em que a aceitaqlo ao contr6rio do que prop6em e somenteproduz beneficios; esforgos nem custosingentes, os concorrentes.

Paraentendero mundo em que vivemos FabioKonder Comparato

l 3r

A todo tempo e de mil maneiras,os lideres empresariais proclamam sua adesio incondicional irs liberdadesindividuais, como uma forma de contrapoderprivado, diante do Estado.Na pr6tica capitalista,por6m, a rinica liberdade que se procura preservar- e ainda - d a liwe iniciativa empresarial. Casoesta assim,atuandocadaqual no seupr6prio interesse podem e mesmodevem,conformeascircunstlncias, sejamantida,todasasdemaisliberdades [- sersuprimidas.Foi o que secansoude ver na Am6rica Latina,com a multiplicaglo de regimes aosgrandesgruposempresariais associados : autorit6rios,estreitamente e aoslatifundiiiLrios. Iddntica duplicidade de atitudesexistiu e continua a existir com o principio da isonomia, segundoo qual todos s6oiguaisperantea lei. Ele foi a grandearma utilizadapela juridico privilegiadoda nobrezae do clero,resquicios burguesiapara extinguir o estatuto da velhissima civilizagtroindo-europ6ia. Na prfitica da vida moderna, pordm, a decantada igualdadejuridica de todos os cidaddos6 um roto v6u, que mal encobrea profunda divisio entre ricos e pobres.Essadivisdo acabousendo mundializada e aprofundada,mesmo nos paisestidos como desenvolvidos; sem falar naquelesrecentementeconvertidos ao capitalismo, como a Rrissiae a China. Ou seja,como advertiu o personagemsuino da famosa novela de George Orr,r'ell, Animal Farm, em principio todos slo iguais; alguns,por6m, sio sempremais iguais do que os outros. E o futuro? Edward Gibbon susHist6ria do declinioe quedado Imp*rio Romano, Em seucl6ssico estavafadado ir autodestruigao pelo seupr6prio sucesso. tentou que o impdrio dos Csares hoje com a civilizagio capitalista. acontece Creio que algo de semelhante em poucos s6culosa todos os povos do mundo, o capitalismopaAp6s estender-se icce agora fadado a se decompor,vitima da mentalidade egcrstae de uma organizagio de de capital. poderes visandot[o-s6 ir acumulagioincessante E agora,como enfrentar o futuro? 56 hd um caminho: instaurar uma nova civilizaglo humanista,cuja mentalidadecoletiva sefunde no altruismo, e cuja organizagio de poderesseinspire no principio supremo de que "todos os sereshumanos nascemlivres e iguais,em dignidade e direitos" (Art. I da Declaragio Universal de Direitos Humanos). Inritil dizer que essatransformagio radical da vida humana na face da Terra nio se far6 de forma repentina, por meio de uma revolugio, como prega o marxismo. Ela deverd pois implica uma mudangaintegral de ser construida paulatinamente,atrav6sde gerag6es, orientagdo6tica, em todos os povos do mundo. desdeji, a seguir nesserumo, com confiangae deter6 que comecemos, O essencial minaglo.

You might also like