You are on page 1of 4

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE SO PAULO

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR VICEPRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO.

Patrcia Lucola Dias de Morais, Defensora Pblica, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil Seco So Paulo sob n 205.731 e Aderval Ramos de Oliveira Junior , estagirio de Direito, vm, com fundamento no artigo 5, inciso LXVIII da Constituio Federal e artigos 647/667 do Cdigo de Processo Penal, impetrar a presente ordem de

HABEAS CORPUS com pedido LIMINAR

em favor de Selucia Varela, atualmente presa em regime semiaberto na Penitenciria Feminina de Butant , Autos de Execuo n 864.255, portadora da cdula de identidade RG n 61.262.671, filha de Jos Volnir Costa Varela e Eliete Andrade Costa Varela em face ato ilegal oriundo do MD. Juzo da Vara das Execues Criminais de So Paulo, pelas razes a seguir expostas. A paciente encontra-se em regime semiaberto desde 05 de Janeiro de 2010.

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE SO PAULO

Conforme mandamento legal, a paciente pleiteou a sada de Pscoa 2010 uma vez que se trata de benesse inerente queles que se encontram em regime intermedirio. No entanto, o MD. Juzo indeferiu o pleito de sada, posto que acolhido o entendimento de que a paciente no comprovou endereo (indicou endereo sem nmero). Irresignada, a defesa peticionou requerendo a reconsiderao da deciso, o que foi indeferido pelo MM. Magistrado, deste modo no restou defesa outra alternativa, seno a impetrao do presente writ. Em verdade, a reeducanda informou apenas o nome do logradouro em que ir residir durante a sada temporria, no mencionando o nmero do local. Contudo, a ausncia do nmero no pode ser empecilho para a concesso do benefcio. A progresso almeja reinsero social, ou seja, a sada temporria visa exatamente possibilitar a ressocializao, o senso de disciplina e assimilao de teraputica. O indeferimento no se mostra consentneo ou harmnico com os princpios da Lei de Execuo Penal. Ou o regime semiaberto viabiliza a reinsero social do sentenciado ou de nada valer a referida progresso.

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE SO PAULO

Fato que a sentenciada preenche todos os requisitos da Lei e esta no obsta a concesso de sada por ausncia do nmero do local em que a reeducanda permanecer durante a sada temporria. A contribuio no sentido da ressocializao da detenta patente e, por outro lado, afigura-se razovel ante o preenchimento dos requisitos expressos em Lei. A paciente preencheu os requisitos legais para alar ao regime semiaberto, portanto faz jus sim sada temporria de Pscoa como consequncia automtica do deferimento da progresso referida. Injusto e ilegal a medida judicial que indefere pleito de sada amparada na referida argumentao que, obviamente, no poder prevalecer ante o disposto em Lei e na Constituio Federal. Se assim permanecer, ou seja, se no houver possibilidade de sada temporria pelo motivo de no ter comprovado efetivamente o endereo, ser completamente incuo o deferimento do regime semiaberto, haja vista que nunca poder usufruir dos benefcios deste regime. Para qu serve a referida progresso se as benesses oriundas desta no podero ser deferidas pelo Juzo? Ora, o mesmo que encontrar-se em regime fechado. Neste passo, violando-se est a Lei de Execuo Penal e a Constituio Federal. Presente os requisitos da LIMINAR uma vez que flagrantemente viola a direito da paciente usufruir de forma plena o regime semiaberto, mesmo preenchidos os requisitos legais ( fumus bonni iuris) bem como o perigo da demora, posto que a Pscoa j se transcorreu (hoje: 14/04/2010), requeiro em carter LIMINAR o deferimento da sada temporria.
3

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE SO PAULO

No mrito, requeiro torne definitiva a LIMINAR bem como seja autorizada as futuras sadas temporrias enquanto a paciente encontrar-se em resgate de pena no regime semiaberto.

So Paulo, 14 de Abril de 2010.

Patrcia Lucola Dias de Morais Defensora Pblica

Aderval Ramos de Oliveira Junior Estagirio da D. P. E.

You might also like