You are on page 1of 4

Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais- Unidade So Gabriel Curso: Direito - 1o perodo Disciplina: Antropologia.

Professor: Rogrio Vasconcelos Diniz. Assunto: Seminrio de leitura. Referncia bibliogrfica: MALINOWSKI, Bronislaw. Aspectos Essenciais da Instituio Kula e Significado do Kula. In:. Durham, Eunice R. (org). Malinowski . So Paulo: tica, 1986. Alunos: Lizt dos Santos Leal Jnior Mariana Dias Mariana Madureira Pereira Nathlia Torchia Epifnio Melo Pmela Wartully Soares Queiroz Steve Silvrio Cruz Rassa Milhorato Garcia

Questes: 1. Porque a troca dos objetos principais do Kula- braceletes e colares- no pode ser vista como uma simples troca comercial do tipo escambo? Citao: O Kula uma instituio enorme e extraordinria, complexa, no s em extenso geogrfica, mas tambm na multiplicidade de seus objetivos. Ele vincula um grande nmero de tribos e abarca em enorme conjunto de atividades inter-relacionadas e interdependentes de modo a formar um todo orgnico.

Abordagem: Este trecho se explica devido ao fato do Kula est diretamente ligado aos mitos, e suas leis serem embasada na tradio e cercada por rituais mgicos. Suas transaes so pblicas e cerimoniais, possuindo regras bem definidas e dias pr-estabelecidas, com locais de encontro fixos e rotas comercias definidas, unindo em pares milhares de indivduos. Possuindo inclusive um mecanismo econmico baseado numa forma especfica de crdito que pressupe alto grau de confiana mtua e honra comercial, diferenciandoo de umas simples troca do tipo escambo.

2. Identifique de que modo se expressa o cdigo moral nativo que regula as trocas entre os objetos principais do Kula. Citaes: O mecanismo econmico das transaes baseia-se numa forma especfica de crdito que pressupe alto grau de confiana mtua e honra comercial. O princpio fundamental do cdigo moral dos nativos neste assunto faz, pois, com que o indivduo contribua com seu quinho justo nas transaes do Kula e, quanto mais importante ele for, mais deseja sobressair-se por sua generosidade. Noblesse oblige , na realidade, a norma social que regula sua conduta. Isso no significa que os nativos estejam sempre satisfeitos, ou que no haja brigas, ressentimentos, e at mesmo lutas por causa das transaes. bvio que, por mais que o indivduo queira dar um equivalente justo em troca do objeto recebido, s vezes ele no consegue faz-lo. Ento, como h sempre intensa competio no sentido de ser o doador mais generoso, o indivduo que recebe menos do que d no esconde o seu aborrecimento, mas gaba-se de sua prpria generosidade e a contrasta com a avareza do seu parceiro; o outro se ressente com isso, e assim a briga est pronta para comear. , porm, muito importante compreender-se que realmente no existe regateio nem tendncia a lograr um indivduo naquilo que por direito lhe cabe. Embora por motivos diferentes, tanto o doador quanto o receptor concordam entusiasticamente que o presente deva ser generoso. E ento, claro, h fato importante de que o indivduo que justo e generoso no Kula atrai para si maior fluxo de transaes que o indivduo mesquinho.

Abordagem: O cdigo moral nativo serve como regulamentador da conduta nas transaes do Kula. importante que a troca seja justa e expresse a generosidade dos indivduos em suas transaes. Conseqentemente o indivduo que mais justo e generoso atrai para si o maior fluxo de transaes.

3. Porque a troca dos objetos principais do Kula pode ser vista como sendo uma troca cerimonial? Citaes: Numa viso mais larga, feita agora sob o ponto de vista etnolgico, podemos classificar os artigos preciosos do Kula entre os diversos objetos cerimoniais que representam riqueza: enormes armas esculpidas e decoradas; implementos de pedra; artigos para uso domstico e industrial, ricamente ornamentados e incmodos demais para serem usados normalmente. Esses objetos todos so chamados cerimoniais, mas a palavra parece cobrir um grande nmero de significados e incluir muita coisa que no tem significado nenhum. Quanto s exposies nos museus de objetos de Nova Guin, posso dizer que muitos dos chamados objetos cerimoniais no passam de objeto de uso comum, mas excessivamente elaborados; a preciosidade do material com que foram feitos e a quantidade de trabalho despendida em fabric-los so os fatores que os transformaram em reservatrios de valor econmico condensado. Abordagem: As trocas dos objetos principais do Kula podem ser vistas como troca cerimonial. Pois utilizam de objetos cerimnias cuja denominao, assim como citado no trecho acima, est ligada ao trabalho para cri-lo ou a preciosidade do material que feito e tambm de certos artigos que so usados em rituais mgicos ou religiosos lminas polidas, cabos finamente esculpidos, machados, danas, som de tambores e que so indispensveis a cerimnia Kula.

4. Em que sentido os objetos principais do Kula podem ser comparados aos nossos trofus? Citao: '' As jias da coroa britnica e os objetos tradicionais so insgnias de status social e smbolos de riqueza , respectivamente , no nosso passado , como na prpria nova Guin at h poucos anos ,status social e riqueza existiam um em funo do outro . O ponto mais importante de diferena que os artigos do Kula so de posse temporria , ao passo que ,para ter total valor , o tesouro europeu precisa ser de passe permanente ''.

Abordagem: Os objetos tradicionais Kula, assim como nossos trofus, possuem uma grande carga sentimental muitas vezes maior at do que o valor monetrio. Conseqncia da histria envolvida no objeto, do material que foram feitos que lhe atribui um smbolo de conquista e status social. Porm, diferentemente dos trofus britnicos que define um alto valor ao objeto quando mantido guardado por uma nica pessoa ou corporao por muito tempo os trofus Kula tem o objetivo de no permanecerem na mo de um nico individuo por muito tempo.

5. Formular duas questes sobre o texto. Primeira pergunta: Explicite melhor, a relao entre o cdigo social dos Kula e o desejo natural pela posse?(Pgina 81, 2 pargrafo) Segunda pergunta: As relaes entre tribos diferentes no acarretava problemas quanto ao valor do objeto de troca? (Afinal poderiam ter valores sentimentais diferentes para o mesmo objeto)

You might also like