You are on page 1of 175

MICRODRENAGEM

Ed Carlo Rosa Paiva Professor do Departamento de Engenharia Civil, UFG - CAC

MICRODRENAGEM
definida pelo sistema de condutos pluviais a nvel de loteamento ou de rede primria urbana.
O dimensionamento de uma rede de guas pluviais baseado nas seguintes etapas: subdiviso da rea e traado; determinao das vazes que afluem rede de condutos; dimensionamento da rede de condutos.

TERMINOLOGIA
Principais termos utilizados no dimensionamento de um sistema pluvial so: a) Bocas-de-lobo
Dispositivos localizados em pontos convenientes, nas sarjetas, para captao das guas pluviais;

b) Condutos Livres
Obras destinadas conduo das guas superficiais coletadas de maneira segura e eficiente, sem preencher completamente a seo transversal do conduto;

c) Estaes de bombeamento
Conjunto de obras e equipamentos destinados a retirar gua de um canal de drenagem quando no mais houver condies de escoamento por gravidade, para um outro canal em nvel mais elevado ou receptor final da drenagem em estudo.

TERMINOLOGIA
Principais termos utilizados no dimensionamento de um sistema pluvial so: d) Galeria
Canalizaes pblicas usadas para conduzir as guas pluviais provenientes das bocas de lobo e das ligaes privadas;

e) Meios-fios
Elementos de pedra ou concreto colocados entre o passeio e a via pblica, paralelamente ao eixo da rua e com sua face superior no mesmo nvel do passeio;

f) Poo de Visita
Dispositivos localizados em pontos convenientes do sistema de galerias para permitirem mudanas de direo, mudana de declividade, mudana de dimetro, inspeo e limpeza das canalizaes;

TERMINOLOGIA
Principais termos utilizados no dimensionamento de um sistema pluvial so: g) Sarjetas
Faixas de via pblica paralelas e vizinhas ao meio-fio. A calha formada a receptora das guas pluviais que incidem sobre as vias pblicas;

h) Sarjetes
Calhas localizadas no cruzamento de vias pblicas formadas pela sua prpria pavimentao e destinadas a orientar o escoamento das guas sobre as sarjetas;

i) Trecho
Comprimento de galeria situada entre dois poos de visita;

j) Tubos de ligao
So tubulaes destinadas a conduzir as guas pluviais captadas nas bocas-delobo para as galerias ou poos de visita;

ELEMENTOS FSICOS DO PROJETO


Principais dados necessrios elaborao de um projeto de rede pluvial de microdrenagem so: a) Plantas
Planta de situao e localizao da bacia dentro do Estado; Planta geral da Bacia Contribuinte: Escalas 1:5.000 ou 1: 10.000. Planta plani-altimtrica da bacia: Escalas 1: 1.000 ou 1: 2.000, constando as cotas das esquinas ou outros pontos importantes.

b) Levantamento topogrfico
Nivelamento geomtrico em todas as esquinas, mudanas de direo e mudanas de greides nas vias pblicas;

ELEMENTOS FSICOS DO PROJETO


Principais dados necessrios elaborao de um projeto de rede pluvial de microdrenagem so: c) Cadastro
De redes de esgotos pluviais ou de outros servios que possam interferir na rea de projeto;

d) Urbanizao
Deve-se selecionar elementos relativos urbanizao da bacia contribuinte, nas situaes atual e previstas no plano diretor, tais como: tipo de ocupao das reas( residncias, comrcios, praas, etc); porcentagem de ocupao dos lotes; ocupao e recobrimento do solo nas reas no urbanizadas pertencentes a bacia.

ELEMENTOS FSICOS DO PROJETO


Principais dados necessrios elaborao de um projeto de rede pluvial de microdrenagem so:

e) Dados relativos ao curso de gua receptor

indicaes sobre o nvel de gua mxima do rio que ir receber o lanamento final;

levantamento topogrfico do local de descarga final.

DEFINIO DO ESQUEMA GERAL DO PROJETO


A rede coletora deve ser lanada em planta baixa (escala 1:2.000 ou 1:1.000) de acordo com as condies naturais de escoamento superficial e obedecendo algumas regras bsicas para o traado da rede, tais como:

Traado da rede pluvial


As reas contribuintes de cada trecho das galerias, entre 2 poos de visita consecutivos e os divisores das bacias devem ser assinalados de maneira adequada e conveniente nas plantas. Os trecho nos quais o escoamento ocorre exclusivamente pelas sarjetas devem ser identificados por meio de setas. Sempre que for possvel, as galerias devem ser situadas sob os passeios. O sistema coletor em uma determinada via poder constar de uma rede nica, recebendo ligaes de bocas-de-lobo de ambos os passeios. A soluo mais adequada em cada rua estabelecida economicamente em funo da sua largura e condies de pavimentao.

DEFINIO DO ESQUEMA GERAL DO PROJETO


Bocas de Lobo
Devem ser localizadas de maneira a conduzirem adequadamente as vazes superficiais para as galerias. Nos pontos mais baixos do sistema virio devero ser necessariamente colocadas bocas-de-lobo com visitas a fim de se evitar a criao de zonas mortas com alagamento e guas paradas.

Poos de Visita
Os poos de visita devem atender s mudanas de direo, de dimetro e de declividade, ligao das bocas-de-lobo, ao entroncamento dos diversos trechos. O afastamento entre poos de visita consecutivos, por critrios econmicos, deve ser o mximo possvel.

DEFINIO DO ESQUEMA GERAL DO PROJETO


Galerias
O dimetro mnimo das galerias de seo circular deve ser de 0,30 m. Os dimetros correntes so: 0,30; 0,40; 0,50; 0,60; 1,00; 1,20; 1,50 m. As galerias pluviais devem ser projetadas para funcionarem a seo plena com a vazo de projeto. A velocidade mxima admissvel determina-se em funo do material a ser empregado na rede. Para tubo de concreto a velocidade mxima admissvel de 5,0 m/s e a velocidade mnima 0,60 m/s; O recobrimento mnimo da rede deve ser de 1,0 m, quando forem empregados tubulaes sem estruturas especiais. Quando, por condies topogrficas, forem utilizados recobrimentos menores, as canalizaes devero ser projetadas do ponto de vista estrutural;

DEFINIO DO ESQUEMA GERAL DO PROJETO


Galerias
Nas mudanas de dimetro os tubos devero ser alinhados pela geratriz superior, como indicado na Figura abaixo.

Figura - Alinhamento dos condutos

DISPOSIO DOS COMPONENTES


Traado preliminar das galerias
O traado das galerias deve ser desenvolvido simultaneamente com o projeto das vias pblicas e parques, para evitar imposies ao sistema de drenagem que geralmente conduzem a solues mais onerosas. Deve haver homogeneidade na distribuio das galerias para que o sistema possa proporcionar condies adequadas de drenagem a todas as reas da bacia.

Coletores
Existem duas hipteses para a locao da rede coletora de guas pluviais: (i) sob a guia (meio-fio); (ii) sob o eixo da via pblica. O recobrimento mnimo deve ser de 1 metro sobre a geratriz superior do tubo. E deve possibilitar a ligao das canalizaes de escoamento (recobrimento mnimo de 0,60 m) das bocas-de-lobo.

DISPOSIO DOS COMPONENTES


Bocas de lobo
A locao das bocas de lobo deve considerar as seguintes recomendaes: Quando for ultrapassada sua capacidade de engolimento, ou houver saturao da sarjeta, deve haver bocas-de-lobo em ambos os lados da via; Caso no se disponha de dados sobre a capacidade de escoamento das sarjetas, recomenda-se um espaamento mximo de 60 m entre as bocas-delobo; A melhor localizao das bocas-delobo em pontos um pouco montante das esquinas; No se recomenda colocar bocas-de-lobo nas esquinas, pois os pedestres teriam de saltar a torrente em um trecho de descarga superficial mxima para atravessar a rua, alm de ser um ponto onde duas torrentes convergentes se encontram.

DISPOSIO DOS COMPONENTES

Esquema da disposio dos elementos de uma rede de guas pluviais

DISPOSIO DOS COMPONENTES


Poos de Visita e de Queda
Tem como funo primordial permitir o acesso s canalizaes para limpeza e inspeo, de modo que se possa mant-las em bom estado de funcionamento. Sua locao sugerida nos pontos de mudanas de direo, cruzamento de ruas (reunio de vrios coletores), mudanas de declividade e mudanas de dimetro. O espaamento mximo recomendado para os poos de visita apresentado na Tabela a seguir. Quando a diferena de nvel do tubo afluente e o efluente for superior a 0,70 m o poo de visita ser denominado de queda.

Dimetro (m) [Espaamento (m)]


Poo de Visita Boca-de-lobo Boca-de-lobo

0,30 [120]2 0,50 - 0,90 [150]2 1,00 [180] 2 0,40 [100] 1

[60]3 [60]1

1 - Prefeitura Municipal de Goinia (PMG) (2005); 2 - DAEE/ CETESB (1980); 3 Tucci (2004). * A Prefeitura Municipal de Goinia (PMG) adota tubos com dimetros comerciais de 300 mm para ramais entre bocas de lobo e poos de visita. ** Acima de 2000 mm, a praxe de moldar a galeria in loco.

Caixa de Ligao
So utilizadas quando se faz necessria a locao de bocas-de-lobo intermedirias ou para se evitar a chegada em um mesmo poo de visita de mais de quatro tubulaes. Sua funo similar do poo de visita, dele diferenciandose por no serem visitveis.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Ruas e Sarjetas
A capacidade de descarga das sarjetas depende de sua declividade, rugosidade e forma. Se no houver vazo excessiva, o abaulamento das vias pblicas faz com que as guas provenientes da precipitao escoem pelas sarjetas. O excesso de vazo ocasiona inundao das caladas, e as velocidades altas podem at erodir o pavimento. Pode-se calcular a capacidade de conduo das ruas e sarjetas sob duas hipteses: gua escoando por toda a calha da rua: Admite-se que a declividade transversal da via seja de 3% e que a altura da gua na sarjeta seja de 15 cm. gua escoando somente pelas sarjetas: Admite-se que a declividade da via seja tambm de 3%, porm com 10 cm de altura da gua na sarjeta.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Ruas e Sarjetas
A verificao da vazo mxima escoada pode ser calculada utilizando a equao de Manning:

onde: Q - vazo escoada; A - rea da seo da sarjeta; Rh - raio hidrulico (Am/Pm), em m; i - declividade longitudinal da rua; n - coeficiente de Manning que, para concreto liso pode-se adotar 0,018.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Ruas e Sarjetas

Figura - Seo de Escoamento de uma sarjeta importante que se atente para o fato de que, Q que a capacidade da sarjeta, necessrio que se utilizem as bocas-de-lobo para retirar o excesso de gua. Uma vez calculada a capacidade terica, multiplica-se o seu valor por um fator de reduo que leva em conta a possibilidade de obstruo da sarjeta de pequena declividade por sedimentos.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Ruas e Sarjetas
Tabela - Fatores de reduo de escoamento das sarjetas ( DAEE/CETESB,1980 )

Figura - Diagrama de configuraes de escoamento no pavimento e na sarjeta

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


RUAS E SARJETAS

Quando existem galerias no cruzamento, as bocas-de-lobo, devem ser colocadas e dimensionadas, de tal forma que as descargas excedentes sejam compatveis com as condies admissveis de escoamento superficial no cruzamento e a jusante. A Figura a seguir ilustra as localizaes tpicas de bocasde-lobo, para algumas configuraes de cruzamentos.

Figura - Configuraes tpicas de cruzamentos em sistema de drenagem

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Capacidade da sarjeta
A Figura a seguir ilustra como numa rua, com inclinao transversal, a capacidade da sarjeta de maior elevao diminui, enquanto a da sarjeta mais baixa pode diminuir ou no, dependendo do projeto da rua. Ao se calcular os volumes de escoamento em cada sarjeta, deve-se ter em conta que a sarjeta mais elevada pode encher rapidamente devido a sua localizao no lado da rua que estar recebendo a contribuio das reas adjacentes, assim, deve-se utilizar a geomtria real do escoamento, tanto na seo transversal como das declividades resultantes nos trechos de sarjeta junto aos cruzamentos.. Esse fato, juntamente com a reduo da capacidade da sarjeta, far com que sua capacidade admissvel seja rapidamente excedida. Nessas condies, o escoamento ultrapassar a crista da rua e juntar-se- ao da sarjeta oposta. Em ruas secundrias isto aceitvel. No entanto, em ruas de maior importncia, a interferncia com o trfego devido ao escoamento da gua sobre as faixas de rolamento inaceitvel.

Figura - Caractersticas tpicas de cruzamento de uma rua secundria com uma rua principal.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Capacidade da sarjeta
Em ruas secundrias, onde esta interferncia no trfego aceitvel, a capacidade da sarjeta pode ser tal que o escoamento excedente da sarjeta de maior elevao extravase para a sarjeta mais baixa. Desse modo, ambas as sarjetas podem ser utilizadas em sua plena capacidade. Para evitar que pequenas descargas, tais como as de rega de jardins ou de lavagem de pisos externos de residncias, atravessem as faixas de trfego, necessrio prever uma capacidade adequada para a sarjeta de maior elevao. Em geral, suficiente que a crista seja mantida dentro dos limites de um quarto da largura da rua, como mostrado na seo B-B da Figura.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Capacidade de escoamento da rua para a chuva inicial de projeto A determinao da capacidade de escoamento da rua, para a chuva inicial de projeto, deve ser baseada em duas consideraes: Verificao da capacidade terica de escoamento, baseada na inundao mxima do pavimento; Ajuste s condies reais, baseado na aplicao de um fator de reduo na capacidade de escoamento por obteno de descarga aduzvel.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


a) Inundao do pavimento A inundao do pavimento, para a chuva inicial, dever ser limitada de acordo com as indicaes da Tabela a seguir. O sistema de galerias dever iniciar-se no ponto onde atingida a capacidade admissvel de escoamento na rua, e dever ser projetado com base na chuva inicial de projeto.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Tabela - Uso permitido de ruas para escoamento de descargas da chuva inicial de projeto, em termos de inundao do pavimento

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


b) Clculo da capacidade terica A capacidade terica de descarga das sarjetas pode ser computada, usando-se a frmula de Manning modificada por IZZARD, ou seja:

onde: Q = a descarga em m3/s; z = o inverso da declividade transversal; i = a declividade longitudinal; y = a profundidade junto linha de fundo, em m; n = o coeficiente de rugosidade. O nomograma da Figura a seguir, para escoamento em sarjetas triangulares, pode ser utilizado para possveis configuraes de sarjeta e inclusive de sarjetes. Para simplificar os clculos, podem ser elaborados grficos para condies especficas de ruas. O coeficiente adotado na maioria dos casos n=0,016.

Figura - Escoamento em regime uniforme nas sarjetas triangulares.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


c) Descarga admissvel na sarjeta Ela deve ser calculada multiplicando-se a capacidade terica pelo fator de reduo correspondente, apresentado anteriormente, ou obtido da Figura a seguir. Esse fator de reduo tem por objetivo levar em conta: a menor capacidade efetiva de descarga das sarjetas de pequena declividade, devido s maiores possibilidades de sua obstruo por material sedimentvel; levar em conta os riscos para os pedestres, no caso de sarjetas com grande inclinao, em virtude das velocidades de escoamento elevadas.

Aplicar o fator de reduo da capacidade terica de acordo com a declividade, para obter a capacidade admissvel da sarjeta Figura - Fator de reduo da capacidade de escoamento da sarjeta.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


EXEMPLOS E EXERCICIOS
Exemplo: Capacidade de escoamento da sarjeta Dados: - Guia vertical de 15 cm; - Sarjeta de 60 cm de largura por 5 cm de profundidade; - Declividade transversal do pavimento de 2%; - Largura da rua de 11 m, de guia a guia; - Distncia da guia mais alta crista: 1/4 da largura da rua, e desnvel transversal de 11,0 cm; - Rua principal; -Greide da rua = 3,5%. - n=0,016 -Determinar a capacidade admissvel para cada sarjeta. - Admitir lagura da faixa de rolamento igual a 3,05 m.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


EXEMPLOS E EXERCICIOS
Exemplo: Capacidade de escoamento da sarjeta PASSO 1: Determinar a inundao admissvel do pavimento. Da Tabela verifica-se que uma faixa precisa permanecer livre.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


EXEMPLOS E EXERCICIOS
Exemplo: Capacidade de escoamento da sarjeta PASSO 2: Calcular a capacidade terica para cada sarjeta.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


EXEMPLOS E EXERCICIOS
Exemplo: Capacidade de escoamento da sarjeta PASSO 3: Calcular as capacidades admissveis das sarjetas:

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES Bocas-de-lobo


So elementos colocados nas sarjetas com a finalidade de captar as guas veiculadas por elas. Alm de conduzir as guas at as galerias ou tubulaes subterrneas que as levaro at os rios. Sua localizao deve respeitar o critrio de eficincia na conduo das vazes superficiais para as galerias. Pontos Intermedirios das sarjetas: localizam-se em trechos contnuos e de declividade constante. A entrada das guas pluviais ocorre apenas por uma extremidade; Pontos Baixos das sarjetas: pontos de mudana de declividade da rua ou junto a curvatura das guias no cruzamento das ruas. A entrada das guas pluviais ocorre pelas duas extremidades. Basicamente existem 3 tipos de bocas-de-lobo (ver Figura a seguir): 1 ) Simples; 2 ) Com grelha; 3 ) Combinada; Todos estes tipos podem ainda ser utilizadas com ou sem depresso, no meio da sarjeta ou nos pontos baixos das mesmas.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo

Figura - Tipos de bocas-de-lobo

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES Bocas-de-lobo


Boca-de-lobo simples: constituda de uma abertura vertical no meio-fio denominada guia-chapu, atravs da qual se permite a entrada da gua pluvial que escoa sobre as sarjetas. A capacidade de esgotamento de uma boca-de-lobo simples funo da rapidez com que se processa a mudana de direo do fluxo na sarjeta. Aumentando-se, por exemplo, esta altura de fluxo, atravs de uma depresso na sarjeta junto face do meio-fio, a capacidade de esgotamento da boca-de-lobo ser substancialmente aumentada. A principal vantagem da boca-de-lobo simples que as obstrues por detritos, embora sejam inevitveis, so menos freqentes, por serem as aberturas maiores. A principal desvantagem a baixa eficincia quando utilizada em sarjetas com declividades longitudinais acentuadas.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES Bocas-de-lobo


Boca-de-lobo com grelha: possui, uma abertura coberta com barras metlicas longitudinais ou transversais formando grelhas. As grelhas podem ser longitudinais ou transversais, segundo estejam localizadas paralela ou perpendicularmente em relao direo do escoamento. A principal desvantagem das grelhas a sua obstruo com detritos transportados pelas enxurradas, acarretando reduo substancial em sua capacidade de esgotamento. Numerosas experincias tm mostrado que as grelhas constitudas de barras longitudinais so mais eficientes e menos sujeitas s obstrues do que aquelas transversais.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES Bocas-de-lobo


Boca-de-lobo combinada: uma associao entre a boca-de-lobo simples e a grelha, funcionando como um conjunto nico. Localiza-se em pontos intermedirios das sarjetas ou em pontos baixos, sendo que normalmente a grelha instalada defronte a abertura do meio-fio, podendo tambm ser colocada a montante ou a jusante. Ensaios de laboratrio revelaram que na boca-de-lobo combinada, enquanto no houver obstruo da grelha, a abertura no meio-fio pouco influi em sua capacidade. Quando ocorre qualquer obstruo, porm, essa abertura torna-se importante para o funcionamento da boca-de-lobo. Se a grelha for colocada a jusante da abertura, obtm-se melhores resultados.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES Bocas-de-lobo


Boca-de-lobo simples em ponto baixo de sarjeta: Segundo ensaios realizados no laboratrio de hidrulica do "Bureau of Public Roads", a boca-de-lobo simples pode funcionar basicamente sob duas condies de escoamento: Escoamento com superfcie livre, no qual a boca-de-lobo funciona como um vertedor; Escoamento afogado, no qual a boca-de-lobo funciona como orifcio. Para a determinao da capacidade de esgotamento da boca-de-lobo simples em pontos baixos das sarjetas, pode ser utilizado o nomograma da Figura a seguir. Trata-se de uma adaptao baseada em resultados obtidos pelo Bureau of Public Roads. Pode ser utilizado tanto para o escoamento como superfcie livre quanto para o escoamento afogado.

Figura: Capacidade de esgotamento de BL simples (pontos baixos das sarjetas).

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo Simples em pontos Baixos das Sarjetas
O nomograma da Figura anterior foi construdo sobre as seguintes hipteses: A gua, ao se acumular sobre a boca-de-lobo com entrada pela guia, gera uma lmina d'gua mais fina que a altura da abertura no meio-fio (y/h 1), fazendo com que a abertura se comporte como um vertedouro de seo retangular, cuja capacidade de engolimento :

onde: Q Vazo mxima esgotada, em m3/s; y - Altura da lmina d'gua prxima abertura da guia, em metros; e L - Comprimento da soleira, em metros.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo Simples em pontos Baixos das Sarjetas
Se a altura da gua superar o dobro da abertura no meio-fio (y/h 2), supe-se que a boca-de-lobo funciona como orifcio e a vazo calculada pela seguinte expresso:

onde: Q - Vazo, em m3/s; h a altura do meio-fio, em metros; y - Altura da lmina d'gua prxima abertura da guia, em metros; e L - Comprimento da soleira, em metros. A opo por uma ou outra frmula para h < y < 2h, fica a critrio do projetista.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo Simples em pontos Intermedirios das Sarjetas
Para a determinao da capacidade de esgotamento da boca-de-lobo simples em "pontos intermedirios das sarjetas" pode ser usada a seguinte equao, obtida atravs de pesquisas desenvolvidas pela Universidade John Hopkins:

onde: Q - Vazo, em m3/s; g = acelerao da gravidade, em m/s2; C = constante; igual a zero para boca-de-lobo sem depresso; y = altura do fluxo na sarjeta imediatamente antes da boca-de-lobo; igual a y0 para a boca-de-lobo sem depresso; y0 = profundidade da lmina d'gua na sarjeta, em m; K = funo do ngulo , de acordo com a tabela abaixo:

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo Simples em pontos Intermedirios das Sarjetas
Tabela - K em funo do ngulo

Tg 12 24 48

K 0,23 0,20 0,20

A equao anterior assume a forma seguinte para boca de lobo sem depresso:

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo Simples em pontos Intermedirios das Sarjetas
Figura - Seo na entrada de boca-de-lobo

A equao anterior est representada na Figura a seguir e o valor de y aquele apresentado no item referente ao dimensionamento de sarjetas.

Figura: Capacidade de esgotamento bocas-de-lobo


simples (pontos intermedirios das sarjetas)

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo com grelha em pontos Baixos das Sarjetas
O dimensionamento desse tipo de sajeta pode ser feito baseado nas experincias efetuadas pelo United States Corps of Engineers (Hidraulic Laboratory Report n 54); Essas experincias permitiram constatar que a grelha tem um funcionamento anlogo ao de um vertedor de soleira livre, para profundidades de lmina dgua de at 12 cm. A grelha passa a funcionar como orifcio somente quando a lmina d'gua for superior a 42 cm e entre 12 e 42 cm o funcionamento indefinido.

A Figura ao lado rene as duas condies acima e os grficos fornecidos representam as seguintes equaes:

Os resultados obtidos atravs do nomograma da Figura so valores tericos, portanto, devem ser multiplicados por coeficientes de reduo tabelados

Figura - Capacidade de esgotamento (grelhas localizadas em pontos baixos das sarjetas).

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo com grelha em pontos Baixos das Sarjetas
Para lminas d'gua de profundidade inferior a 12 cm essas bocas-de-lobo funcionam como um vertedouro de soleira livre, cuja equao :

onde: Q - Vazo, em m3/s; y - Altura da lmina d'gua na sarjeta sobre a grelha, em metros; e P - Permetro do orifcio, em metros. Quando um dos lados da grelha for adjacente ao meio-fio, o comprimento deste lado no deve ser computado no clculo do valor de P.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo com grelha em pontos Baixos das Sarjetas
Se a profundidade da lmina for maior que 42 cm, a vazo deve ser calculada por:

onde: Q - Vazo, em m3/s; y - Altura da lmina d'gua na sarjeta sobre a grelha, em metros; e A - rea til, em m2, ou seja, as reas das grades devem ser excludas.

Como no caso anterior, o funcionamento indefinido e o projetista deve se encarregar do critrio a ser adotado para 12 cm < y < 42 cm.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo com grelha
Segundo o Manual de Drenagem Urbana de Denver, estudos da Universidade John Hopkins admitem o funcionamento da grelha como orifcio a partir de 7,5 cm, e recomenda a utilizao do grfico da Figura ao lado para o dimensionamento.

Figura - Capacidade de escoamento (grelhas localizadas em pontos baixos das sarjetas)

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo com grelha em pontos Baixos das Sarjetas
A diferena entre os resultados obtidos atravs dos dois mtodos decorre de critrios diferentes adotados na escolha do coeficiente de descarga pelos orifcios. A seleo de um ou outro mtodo de dimensionamento ficar a critrio do projetista.

Para bocas-de-lobo combinadas, segundo a Universidade John Hopkins, a capacidade terica de esgotamento , aproximadamente, igual ao somatrio das vazes isoladas da grelha e da abertura no meio-fio.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo com grelha em pontos intermedirios das Sarjetas

A Figura a seguir mostra um esquema geral da grelha. Na seo BB da figura, est assinalada a profundidade y que facilmente calculada uma vez conhecido y0, calculado para sarjetas.

Figura - Esquema geral de grelha

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo com grelha em pontos intermedirios das Sarjetas
A importncia da profundidade y: Se considerarmos que a parcela d'gua na sarjeta ao longo da largura W da grelha ir escoar longitudinalmente para seu interior, ento a parcela restante, com lamina de largura (T - W) e profundidade y', escoar lateralmente em direo grelha como se fosse uma boca-de-lobo simples. Para que toda essa gua seja esgotada longitudinalmente e lateralmente, conforme mostra a Figura anterior, a grelha dever possuir um comprimento mnimo L', calculado a partir da frmula emprica seguinte:

Onde,

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo com grelha em pontos intermedirios das Sarjetas

Se for adotado um valor de L menor que L' haver um excesso de gua q2 que no ser esgotado pela grelha e deve ser calculado por:

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo com grelha em pontos intermedirios das Sarjetas
Por outro lado, o comprimento da grelha dever ser maior ou igual a L para que todo o escoamento longitudinal na sarjeta dentro da faixa W da grelha seja esgotado. Se L for menor que L0, as guas pluviais no esgotadas ultrapassam as grelhas. O valor de Lo calculado por:

O fator m uma constante que depende da configurao da grelha e os seus valores so tabelados em funo do tipo da boca-de-lobo.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo com grelha em pontos intermedirios das Sarjetas
Tabela - Valores do fator m

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo com grelha em pontos intermedirios das Sarjetas
Em condies normais, as grelhas devem ser dimensionadas tal que L Lo. Se, por algum motivo, L<Lo, a vazo que ultrapassa a grelha pode ser calculada por:

Assim sendo, a vazo total que ultrapassa a grelha calculada por;

Finalmente, a vazo esgotada pela grelha ser;

Bocas-de-lobo com grelha em pontos intermedirios das Sarjetas


Smbolos empregados na formulao matemtica: y' = profundidade da lmina dgua junto borda externa da grelha, em m; yo = profundidade da lmina dgua na sarjeta, em m; W = largura da grelha, em m; T = largura da seo molhada de escoamento, em m; L' = comprimento da grelha necessrio para interceptar, lateralmente, toda a gua que escoa fora da grelha q2, em m; Vo = velocidade mdia de escoamento nas sarjetas, em m/s = Qo/Ao Qo = vazo que escoa na sarjeta, em m3/s; Ao = rea da seo transversal de escoamento da sarjeta, em m2; ' = ngulo formado entre o plano da superfcie do pavimento e o plano vertical na grelha (tg'=1/i); i = declividade transversal do pavimento da pista de rolamento;

Bocas-de-lobo com grelha em pontos intermedirios das Sarjetas


Smbolos empregados na formulao matemtica: g = acelerao da gravidade, em m/s2; ' = ngulo formado entre o plano da sarjeta e o plano vertical; L = comprimento da grelha, em m; Qo = vazo que escoa lateralmente grelha, em m3/s; Lo = comprimento da grelha necessrio para captar toda a gua que escoa sobre a grelha, em m; q = vazo total no esgotada pela boca-de-lobo, em m3/s; Q = vazo esgotada pela boca-de-lobo, em m3/s; t = espessura das barras longitudinais das grelhas, em m; e = espaamento entre as barras longitudinais das grelhas, em m.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Bocas-de-lobo

Figura - Bocas-de-lobo.

DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DOS COMPONENTES


Eficincia de uma Boca-de-Lobo
Como a capacidade de esgotamento das bocas de lobo menor que a calculada devido a fatores como a obstruo causada por detritos, irregularidades nos pavimentos das ruas junto s sarjetas e ao alinhamento real. Na Tabela abaixo so propostos alguns coeficientes para estimar esta reduo ( DAEE/ CETESB,1980 ).

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES

k e kc=c so valores adimensionais que dependem das caractersticas geomtricas da sarjeta em relao depresso; g: acelerao da gravidade, admitida g = 9,81 m s2. Sem Depresso a=0 Kc = c =0 Tg = tg0

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES
Sem Depresso

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES
Sem Depresso

Onde:

Q:L a capacidade da boca-de-lobo (m3 s-1m) calculada a partir de Izzard considerando-se g=9,81 m/s2 Q: vazo absorvida pela boca-de-lobo (m3 s-1) Q0: vazo da sarjeta montante (m3 s-1) I: declividade longitudinal (m/m) n: rugosidade da sarjeta q = Q0 Q : vazo que ultrapassa a boca-de-lobo (m3 s-1)

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES
EXEMPLOS DE CLCULO Sem Depresso Exemplo 1 Dados: Q0 = 60 l/s I = 3% (0,03 m/m) n = 0,015 tg = 12 Determinar: a) L para Q = 0,9Q0 b) Q para L = 2,10 m c) Valor da vazo q que passa pela boca-de-lobo

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES
Soluo: Majora-se a vazo Q0 para compensar a reduo de 80% (Tabelado) da capacidade da boca-de-lobo Assim: Q0 = 60/0,8 = 75 l/s

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES
Soluo:

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES
Soluo:

para o caso b: q = 75 37,8 = 37,2 l/s

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES
Exemplo 2 Sem Depresso Dados: Q0 = 28 l/s I = 3% (0,03 m/m) n = 0,016 tg = 24 Determinar: a) L para 100%; b) L para 90%, e; c) L para 80% de esgotamento

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES
Soluo: Majora-se a vazo Q0 para compensar a reduo de 80% (Tabelado) da capacidade da boca-de-lobo Assim: Q0 = 28/0,8 = 35 l/s

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES
Soluo: a) para 100% de esgotamento Q0 = 35 l/s

b) para 90% de esgotamento Q0 = 31,5 l/s

c) para 80% de esgotamento Q0 = 28 l/s

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES
Com Depresso

Com Depresso

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES
Com Depresso

k e kc = c so valores adimensionais que dependem das caractersticas geomtricas da sarjeta em relao depresso; g: acelerao da gravidade, admitida g = 9,81 m s2. Ressalta-se, neste caso, deve-se calcular o kc = c

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES
Clculo de Kc

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES
Com Depresso

a0 L1 = 10 a w=8a K = 0,23

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES
Exemplo 3 Com Depresso Dados: Q0 = 56 l/s I = 2,25% (0,0225 m/m) n = 0,015 tg 0 = 12 Determinar: a) L para que se obtenha eficincia mxima na capacidade de engolimento Q da boca-de-lobo.

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES
Soluo: Majora-se a vazo Q0 para compensar a reduo de 80% (Tabelado) da capacidade da boca-de-lobo

Assim: Q0 = 56/0,8 = 70 l/s

Adotou-se: a = 7,5 cm

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES (com depresso)
Soluo: Clculo de y e y0 Izzard:

Como y = y0 + a Como y = 8,9 + 7,5 = 16,4 cm

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES (com depresso)
Soluo: Izzard: Clculo da Energia E

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES (com depresso)
Soluo: Clculo do nmero de Froude F

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES (com depresso)
Soluo: Clculo da vazo de engolimento Q da boca-de-lobo

Fixadas as caractersticas geomtricas e fsicas, pode-se expressar a vazo Q como funo direta de L Clculo de M

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES (com depresso)
Soluo: Clculo de Kc Clculo da vazo de engolimento Q da boca-de-lobo

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES (com depresso)
Soluo: Clculo de Q:L Clculo da vazo de engolimento Q da boca-de-lobo

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO SIMPLES (com depresso)
Soluo: Clculo de Q:L A tabela ao lado apresenta valores de Q em funo de L obtidos da expresso a partir do valor L = 1,0 m A dimenso mais adequada para a vazo de montante (70 l/s) (100% de eficincia) e considerando um fator de reduo de 80% ser L= 60 cm. Clculo da vazo de engolimento Q da boca-de-lobo

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO COM GRELHA

Figura: Boca-de-Lobo com Grelha Caractersticas do Escoamento

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO COM GRELHA

Figura: Boca-de-Lobo Combinada (Caractersticas Dimensionais)

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO COM GRELHA
A eficincia de drenagem de uma Boca-de-Lobo com Grelha depende das caractersticas do escoamento, conforme mostrado na Figura anterior. Fundamentalmente, os fatores predominantes so : a) O comprimento L0, que corresponde ao menor comprimento para que todo o escoamento que passa sobre a grelha seja captado; o b) O comprimento L, que corresponde ao menor comprimento para que todo escoamento que passa por fora da grelha seja captado; c) A largura da grelha w deve ser inferior a 2/3 de w0 (faixa de inundao). Se L atender as condies estabelecidas nas alneas a e b a rea Lw da grelha deve atender relao: Ou

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO COM GRELHA
Ou, de outra forma, para se determinar w para captar toda a gua que passe por fora e sobre a grelha, atribuindo-se previamente um valor para L, w pode ser calculado pela expresso:

Sendo Na Figura a seguir esto esquematizadas possibilidades de disposio da grelha para que se obtenha eficincia mxima de captao.

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO COM GRELHA

Figura: Caractersticas dimensionais: grelha para captar toda a gua de montante Pode-se trabalhar com a rea da grelha, variando o comprimento ou a largura (como mostrado na Figura), porm, experincias prticas demonstram que grelhas com maior comprimento (L) so mais eficientes que as mais curtas (maior w).

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO COM GRELHA
A vazo mxima admissvel em funo das caractersticas da sarjeta e da grelha, ser:

Onde m foi obtido experimentalmente (Quadro abaixo).

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO COM GRELHA

Para Bocas-de-Lobo com Grelha recomenda-se o emprego de depresso. Dada a sua maior eficincia foi o nico tipo ensaiado pela Universidade Johns Hopkins. O Fluxograma a seguir fornece um panorama geral para o dimensionamento de Bocas-de-Lobo com Grelha considerando as possibilidades de eficincia mxima ou no.

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO COM GRELHA
Dados: Exemplo 5 L = 0,90 m Grelha com barras longitudinais I = 1% (0,01 m/m) n = 0,015 tan 0 = 12

Determinar:

a) a vazo mxima admissvel

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO COM GRELHA
Exemplo 5 A vazo mxima a montante corresponderia a uma lmina dgua de 12,73 cm. Entretanto, esta altura poder ser limitada pela velocidade mxima de projeto da sarjeta ou pela faixa mxima de inundao admissvel para o projeto. Nesses casos, eventualmente, o valor L pode ser reduzido quando o limite de projeto da sarjeta for inferior ao y0 calculado para a vazo mxima admissvel da boca-de-lobo.

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO COM GRELHA
Exemplo 6 Sem depresso Dados: Q0 = 28,30 l/s I = 4% n = 0,020 tan 0 = 12 w = 46 cm

Determinar L para captar toda a vazo a montante da boca-de-lobo Passo 1: Adotando um Fator de Reduo (Tabelado) de FR=0,50. Majorando-se Q0= 28,30/0.5 tem-se Q0 = 56,60 l/s

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO COM GRELHA
Exemplo 6 Clculo de w0

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO COM GRELHA
Exemplo 6 Clculo de L (Verificar se L absorve a gua que passa fora da Grelha L L' )

tem-se:

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO COM GRELHA
Exemplo 6 Como

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO COM GRELHA
Exemplo 6 Clculo de L0: Verificar se L absorve a gua que passa sobre da Grelha L L0

a) S barras longitudinais m=4 (Tabelado)

DIMENSIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO


BOCA-DE-LOBO COM GRELHA
Exemplo 6 Clculo de L0: Verificar se L absorve a gua que passa sobre da Grelha L L0

b) Algumas barras transversais m=8 (Tabelado)

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
CONSIDERAES:
O tempo de concentrao inicial ou tempo de entrada nos poos de incio de rede, e h vrios deles em um mesmo projeto, ser tomado, aqui, como 5 minutos para reas urbanizadas.

O remanso dever ser levado em conta para reas baixas, principalmente para aquelas prximas ao desge da tubulao, e que possivelmente seriam afetadas pela variao do nvel de algum curso de gua de ordem superior.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
CONSIDERAES:
Do ponto de vista de projeto, h a recomendao para se aplicar dois mtodos para estimar a vazo de projeto, em funo do tamanho da rea drenada: mtodo racional para reas at 2 km; mtodo Hidrograma Unitrio para reas maiores que 2 km;

Fluxograma com as etapas de dimensionamento de galerias de guas pluviais

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
EXEMPLO DE PROJETO DE GALERIAS:
DADOS BSICOS: Mapa da rea a ser drenada (Figura a seguir) o mapa da bacia de drenagem a qual a rea pertence no apresentado. Admiti-se que os estudos da regio onde se situa a bacia tenham sidos cuidadosamente analisados; Nvel dgua do canal coletor (Macrodrenagem) no ponto de lanamento revelam a cota de 752,50 m, correspondente ao periodo de retorno de 5 anos; Dados geotcnicos revelaram a presena de argila arenosa com mediana capacidade de infiltrao. Lenol freatico situado abaixo das galerias.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
EXEMPLO DE PROJETO DE GALERIAS:
ANLISE DA REA: Delimitao do contorno da bacia; (Figura a seguir) Determinao do coeficiente de escoamento reas residenciais: C=0,5; (Perodo de retorno (Tr) = 2 anos) reas comerciais, incluindo escola: C=0,9 (Tr = 5 anos); Curvas de nvel cotadas, alm da locao das ruas e avenidas (Figura anterior); Dimensionamento da rede de galerias situadas nas avenidas A e X; Delimitao das sub-bacias para o dimensionamento das galerias das referidas avenidas; (Figura a seguir) Nesse caso o cruzamento de cada rua ser analisado em termos de escoamento superficial e capacidade de escoamento das sarjetas.

PV1

PV2

PV3

PV6

PV4 PV5

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
LEVANTAMENTO DE DADOS DOS PONTOS DE ANLISE: PONTO X D PV 6 PV 5 PV 4 PV 3 PV 2 PV 1 LANC COTA (m) 778,03 777,40 773,10 767,30 763,00 762,80 759,60 755,50 752,50 DISTNCIAS (m) 0,0 125 105 100 109 112 107 92 12 I rua (%) ---0,5 4,0 5,8 3,9 0,15 3,0 4,4 ----

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO X-D: Cculos efetuados de montante para jusante, ao longo das Avenidas A e X; Observao: o procedimento de lanar a rede de galerias ao longo das avenidas faz com que a proteo das mesmas sejam priorizadas; Primeiro ponto de anlise: Cruzamento Rua D e Avenida X (Ponto X-D); Deseja-se determinar o tempo de concentrao para as sub-bacias 1 e 2 para que se possa aplicar uma chuva cuja durao seja igual ao tempo de concentra no ponto considerado;; O tempo de concentrao relativo ao ponto X-D possui duas parcelas:

tes tempo de escoamento superficial (Figura a seguir); tps o tempo de escoamento pela sarjeta.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO X-D: O tempo de escoamento superficial ser obtido a partir dos seguintes dados obtidos da planta: L= 30 m (referente a sub-bacia 1); i= 1% (valor aproximado, referente a sub-bacia 1); C= 0,50 (referente a rea residencial)

Tes= 11 min

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO X-D: O tempo de escoamento pela sarjeta determinado com base no gabarito da seo transversal das avenidas, conforme Figura a seguir. Para este exemplo, no caso das Avenidas A e X deseja-se preservar uma faixa de transito livre de 3,40 m de largura.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO X-D: A capacidade de escoamento pode ser calculada por:

Q = Q1 Q2 + Q3 n= 0,016 Y= 0,123 Z1= 20 Y= 0,083 m Z2= 66,67 Observe que a equao acima permite o clculo para qualquer declividade das avenidas.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO X-D: Assim: i= 5% F= 0,70 Q = 3,16 * 0,70 * (0,005)1/2 Q = 156 l/s

Este o valor da descarga mxima permitida em cada sarjeta da avenida no trecho X-D.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO X-D: Clculo do tempo de percurso na sarjeta no trecho: Deve-se determinar a velocidade, que por sua vez depende da vazo; Como a vazo desconhecida at o momento. Admiti-se uma altura media, junto ao meio-fio, para o escoamento de gua no trecho; y = 7,5 cm (arbitrado) n = 0,016 i = 0,5%

V= 0,58 m/s

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO X-D: Com o valor da velocidade calcula-se o tempo de percurso na sarjeta: comprimento da sarjeta = 125 m (Extrado do mapa) Tps = ds/(V*60), ds = distncia percorrida pelo escoamento na sarjeta. Tps = 125/(0,58*60) Tps = 3,6 min. O tempo de concentrao no ponto XD ser: TXDc = 11+3,6 = 14,6 min.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO X-D: Com o valor de tc em XD e o perodo de retorno (Tr), determina-se a intensidade de chuva utilizando a equao de chuva a seguir;

Essa equao permitir calcular a intensidade de chuva que cair sobre as sub-bacias (1) e (2) provocando um caudal que escoar sobre a sarjeta at po ponto considerado. Consideraes: Tr = 2 anos (rea residencial); td = tc = 14,6 min I = 1,72 mm/min

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO X-D: A vazo referente s sub-bacias (1) e (2) ser de:

Q = 120 l/s Consideraes: Como pode-se observar a vazo de 120 l/s inferior a capacidade de escoamento da sarjeta (156 l/s); Vale lembrar que a maior parcela escoa pelo lado direito da avenida proveniente da sub-bacia (1) e equivale a 66 l/s. O valor de Y para 66 l/s (por tentativa e erro) 8,5 cm e V= 0,63 m/s Poder-se-ia calcular o novo valor de Tc, mas afetaria pouco as vazes.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO X-C: A sequencia de calculos a mesma: Deseja-se calcular Tc em XC para aplicar uma chuva com esta durao sobre as sub-bacias 1, 2, 3 e 4 e verificar as condies de escoamento sobre a sarjeta. Assim: TXCc = 14,6 + tps (min) Considerando, novamente, Y = 7,5 cm i = 4,0% (Extrado do mapa) Tps = 105/(1,65*60), ds = 105 m Tps = 1,0 min TXCc = 14,6 + 1,0 = 15,6 min.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO X-C: Com o valor de tc em XC e o perodo de retorno (Tr), determina-se a intensidade de chuva utilizando a equao de chuva a seguir;

Essa equao permitir calcular a intensidade de chuva que cair sobre as sub-bacias (1), (2), (3) e (4) provocando um caudal que escoar sobre a sarjeta at po ponto considerado. Consideraes: Tr = 2 anos (rea residencial); td = tc = 15,6 min I = 1,67 mm/min

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO X-C: A vazo referente s sub-bacias (1), (2), (3) e (4) ser de:

Q = 223 l/s (dos dois lados da avenida) Capacidade da sarjeta no trecho: I = 4% F = 0,44 (Abaco)

Qadm se refere a um lado da avenida somente.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO X-B: (PV6-PV5) Apesar da capacidade admissvel da sarjeta continuar sendo superior a descarga total verificada no trecho, inicia-se o sistema de galerias devido a existncia de um hospital (Ver mapa). O escoamento pelas galerias nesse trecho visa, basicamente, diminuir a interferncia da gua da sarjeta sobre o trnsito de veculos e pedestres. No PV6 sero captadas as descargas provenientes das sub-bacias 1, 2, 3 e 4. Para o dimensionamento preliminar deste trecho pode-se utilizar o baco a seguir, admitindo inicialmente para a galeria a mesma declividade da rua. Dados de entrada no baco: Q = 223 l/s (Vazo de montante: Sub-bacias 1, 2, 3 e 4 I = 5,8% (declividade do trecho X-B, retirada do mapa)

Capacidade de condutos circulares operando em regime livre a plena seo

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO X-B: (PV6-PV5) Dados de sada do baco: D = 300 mm V = 2,8 m/s Nesse caso, a capacidade de escoamento foi de 198 l/s, que menor 223 l/s que vazo a ser escoada. Vale ressaltar que: No baco n=0,015, porm para concreto prmoldado pode-se utilizar n=0,013; O baco foi confeccionado para escoamento seo plena, quando na verdade a mxima vazo ocorre para uma relao h/D = 0,93, isto o conduto parcialmente cheio (Ver Figura a seguir).

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO X-B: (PV6-PV5) Outra forma de estimar o dimetro do trecho pela frmula:

Considerando:

n=0,013; Q = 223 l/s I = 5,8%

D = 295 mm Dcomercial = 300 mm

O tempo de percurso nesse trecho de galeria ser: tpg = 100/(2,8*60); dg = 100 m (Extrado do mapa) tpg = 0,6 min.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO (PV5-PV4) As sub-bacias 6 e 7 escoaro pela sarjeta, mas de 1 a e pela galeria TPV5c = 15,6 + 0,6 = 16,2 min. I = 1, 64 mm/min. ; Tr = 2 anos Q chuva = 306 l/s irua = 3,9% (mapa) D = 400 mm e V = 2,8 m/s (abaco) tpg = 109/(2,8*60); dg = 109 m (Extrado do mapa) tpg = 0,7 min.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO (PV4-PV3) Trecho da Escola: C=0,90 e Tr=5 anos;

Observao: No PV3 sero captadas as guas provenientes das subbacias 8 e 9, bem como 10, 15, 16 e 17.

H, portanto, necessidade de se verificar a capacidade de escoamento da rua Y, bem como seu grau de inundao afim de se decidir sobre a necessidade de um PV auxiliar na esquina das ruas Y e B, encaminhando-as por galerias ao PV3.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO (PV4-PV3) Para as galerias no trecho PV4-PV3, tem-se: TPV4c = 16,2 + 0,7 = 16,9 min. I = 1, 89 mm/min. ; Tr = 5 anos Q chuva = 450 l/s; A=2,85 ha irua = 0,7% (mapa) D = 600 mm e V = 1,60 m/s (abaco) tpg = 112/(1,60*60); dg = 112 m (Extrado do mapa) tpg = 1,2 min.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO (PV4-PV3) J a vazo proveniente da rua Y ser calculada com base no tempo de concentraao do PV3 (referente aos calculos das avenidas Ae X), isto 18,1 minutos. Assim: I = 1, 83 mm/min. ; Tr = 5 anos (regio comercial) Q chuva = 166,67 * 0,50 * 1,83 * 3,19 = Q chuva = 486 l/s (Referente as reas 10, 15, 16 e 17) Com base no gabarito de ruas apresentado a seguir e, admitindo uma inundao at a crista da rua, a capacidade de escoamento da mesma ser:

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO (Rua Y-PV3) Q = 4,20 * i(1/2) F = 0,45 Q = 4,20 * (0,039)(1/2) Qadm = 374 l/s

A vazo que escoa no lado direito da rua Y superior ao do lado esquerdo, pois: Area LE = 0,29 * 3 = 0,87 ha Area LD = 0,69 + 0,76 + 0,58 + 0,29 = 2,32 ha Q LDchuva = 166,67 * 0,50 * 1,83 * 2,32 = Q LDchuva = 354 l/s

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO (Rua Y-PV3) Conclui-se que as guas provenientes da rua Y podero ser captadas junto ao PV3 no havendo a necessidade de galerias na rua Y. Entretanto, as bocas de lobo devero captar estas vazes sendo o grau de inundao da rua pronunciado. A criterio do projetista pode se ter no trecho YB PV# uma galeria auxiliar que captaria as guas provenientes da rua Yna esquina da rua B encaminhando-as, portanto, atravs de galerias.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO (PV3-PV2) Para as galerias no trecho PV3-PV2, tem-se: TPV3c = 18,1 min. I = 1, 83 mm/min. ; Tr = 5 anos C ponderado = 0,57 Q chuva = 166,67 * 0,57 * 1,83 * 6,92 = 1203 l/s irua = 3,0 % (mapa) D = 700 mm e V = 3,60 m/s (abaco) tpg = 107/(3,60*60); dg = 107 m (Extrado do mapa) TPV2c = 18,1 + 0,5 = 18,6 min. tpg = 0,5 min.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
O PASSO-A-PASSO DOS CLCULOS:
TRECHO (Rua Z-PV2) I = 1, 81 mm/min. ; Tr = 5 anos A = 3,48 ha Q = 4,20 * (0,013)(1/2) Qadm = 480*0,80 = 384 l/s Q chuva = 166,67 * 0,57 * 1,81 * 3,48 = 525 l/s Q = 4,20 * i(1/2) F = 0,80 i = 1,3%

A vazo que escoa no lado direito da rua Y superior ao do lado esquerdo, pois A LD = 2,23 ha, aproximadamente: Q LDchuva = 166,67 * 0,50 * 1,81 * 2,23 = Q LDchuva = 336 < 384 l/s => ok! COMPLETEM OS CLCULOS DO EXERCCIO !!!!!

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
OBJETIVO DO PROJETO HIDRULICO: Obteno de um sistema hidraulicamente bem balanceado; A galeria trabalhar, sempre que possvel, a plena seo; O escoamento dar-se-a em regime permanente e uniforme;

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
VERIFICAO DAS LINHAS DE ENERGIA: SEGUINTES SITUAES POSSVEIS: a) LEM > LEJ b) LEM = LEJ c) LEM < LEJ Caso a LEJ > LEM o fluxo ser barrado junto ao PV ocorrendo remanso; Nesse caso, a altura dgua no trecho de montante se elevar at igualar as linhas de energia; A velocidade no trecho diminuir provocando o assoreamento do trecho; Devem ser verificadas as linhas de energia no PV mantendo, sempre que possvel, LEM > LEJ; Quando isso no ocorrer dever ser introduzido no PV um degrau igual a LEJ-LEM.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
VERIFICAO DAS LINHAS DE ENERGIA: TRECHO PV6 PV5 a) Preencher, inicialmente, as colunas 1, 2 8,9, 10, 11 e 12 da planilha; Dados do trecho: Q = 223 l/s; I = 5,8%; D = 0,30 m, n = 0,013; l= 100 m

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
VERIFICAO DAS LINHAS DE ENERGIA: TRECHO PV6 PV5 Pode-se, assim, calcular os valores de Ao, Ro, Vo e de Qo; No baco os valores com ndice (0) se referem a seo cheia; OBSERVAO: Qmax => Vmax => y/D = 0,93 => Rmax = 0,83 => Q/Q0 = 1,075 (7,5 % a mais) Q/Q0 = 1,0; V/V0= 1,14; R/R0 = 1,22

*** Para Vmax => Critrio de mxima eficincia; Mais econmico

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
VERIFICAO DAS LINHAS DE ENERGIA: TRECHO PV6 PV5 Clculo com dados do trecho: D = 300 mm; A0 = * D2 / 4 = * (0,30)2 / 4 = 0,0707 m2 R0 = D / 4 = 0,30 / 4 = 0,075 m V0 = (1/n) * R0 2/3 * I (Equao de Manning) V0 = (1/0,013) * (0,075)2/3 * 0,058 = 3,29 m/s Q0 = A0 * V0 = 0,0707 * 3,29 = 0,233 m3/s Q/Q0 = 223 / 233 = 0,96 (Dado de entrada do baco)

y/D = 0,79 V/Vo = 1,14

Figura: Elementos hidrulicos da seo circular.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
VERIFICAO DAS LINHAS DE ENERGIA: TRECHO PV6 PV5 Com os dados retirados do baco, tem-se: h = y = 0,79 * 0,30 = 0,24 m; V = 1,14 * 3,29 = 3,75 m/s V2/2g = 0,72 m Preenche-se as colunas 13, 14, 15, 16, 17 e 18 da planilha;

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
VERIFICAO DAS LINHAS DE ENERGIA: TRECHO PV6 PV5 Determinao das cotas da geratriz inferior e da linha de energia; No primeiro trecho a profundidade do PV6 depende do recobrimento mnimo (1,0 m) e da interferncia da galeria com as demais tubulaes enterradas: gs, eletricidade, telefone, gua e esgoto. Para o exemplo foi considerada uma profundidade de 2,0 m. Cota da geratriz inferior do tubo (CF = cota de fundo) CFJ6 = Cota do terreno profundidade do PV6 CFJ6 = 773,1 2,0 = 771,2 m LINHA DE ENERGIA (LE) LEJ6 = CFJ6 + y + v2/2g = 771,10 + 0,24 + 0,72 = 772,06 m Preenche-se as colunas 3, 4, 5 e 6 da planilha;

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
VERIFICAO DAS LINHAS DE ENERGIA: TRECHO PV5 PV4 Q = 306 l/s; I = 3,9 %; D = 0,40; n=0,013 A0 = * D2 / 4 = * (0,40)2 / 4 = 0,1257 m2 R0 = D / 4 = 0,40 / 4 = 0,100 m V0 = (1/n) * R0 2/3 * I (Equao de Manning) V0 = (1/0,013) * (0,100)2/3 * 0,039 = 3,27 m/s Q0 = A0 * V0 = 0,1257 * 3,27 = 0,411 m3/s Q/Q0 = 306 / 411 = 0,74 (Dado de entrada do baco)

y/D = 0,74 V/V0 = 1,09

Figura: Elementos hidrulicos da seo circular.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
VERIFICAO DAS LINHAS DE ENERGIA: TRECHO PV5 PV4 Com os dados retirados do baco, tem-se: h = y = 0,74 * 0,40 = 0,26 m; V = 1,09 * 3,27 = 3,56 m/s V2/2g = 0,65 m Preenche-se as colunas 13, 14, 15, 16, 17 e 18 da planilha;

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
VERIFICAO DAS LINHAS DE ENERGIA: TRECHO PV5 PV4 Torna-se necessrio analisar o PV5 em termos de linha de energia. LEM > LEJ, caso contrrio deve-se introduzir um degrau no PV cujo valor LEJ LEM. Assim, a cota de fundo do PV5 : CFM5 = CFM6 iL6-5 CFM5 = 771,10 (0,058*100) = 765,30 m LEM5 = CFM5 + y + V2/2g LEM5 = 765,30 + 0,24 + 0,72 = 766,26 m OU LEM5 = LEJ6 IL6-5 = 772,06 5,80 = 766,26 m O clculo da LE de jusante do PV admite que o PV5 tenha fundo plano, ou seja CFJ5 = CFM5 = 765,30 m LEJ5 = CFJ5 + y + v2/2g = 765,30 + 0,26 + 0,63 = 766,21 m

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
VERIFICAO DAS LINHAS DE ENERGIA: Como LEM5 > LEJ5 em 5 cm no h necessidade de degrau no PV5; Prof. PV5 = 767,30 765,30 = 2,00 m TRECHO PV4 PV3 Q = 450 l/s; I = 0,7 %; D = 0,60 m; n=0,013 A0 = * D2 / 4 = * (0,60)2 / 4 = 0,2827 m2 R0 = D / 4 = 0,60 / 4 = 0,150 m V0 = (1/0,013) * (0,150)2/3 * 0,007 = 1,82 m/s Q0 = A0 * V0 = 0,2827 * 1,82 = 0,515 m3/s Q/Q0 = 450 / 515 = 0,87 (Dado de entrada do baco)

y/D = 0,72 V/V0 = 1,12

Figura: Elementos hidrulicos da seo circular.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
VERIFICAO DAS LINHAS DE ENERGIA: TRECHO PV4 PV3 Com os dados retirados do baco, tem-se: h = y = 0,72 * 0,60 = 0,43 m; V = 1,12 * 1,82 = 2,04 m/s V2/2g = 0,21 m

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
VERIFICAO DAS LINHAS DE ENERGIA: TRECHO PV4 PV3 Anlise das LE junto ao PV4 : CFM4 = CFM5 iL5-4 CFM4 = 765,30 4,25 = 761,05 m LEM4 = LEJ5 IL5-4 = 766,21 4,25 = 761,96 m LEJ4 = CFM4 + y + v2/2g = 761,05 + 0,43 + 0,21 = 761,69 m LEM4 > LEJ4 => ok! Prof. PV4 = CT4 CFM4 = 763,0 761,05 = 1,95 m

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
VERIFICAO DAS LINHAS DE ENERGIA: TRECHO PV3 PV2 Q = 1.203 l/s; I = 3,0 %; D = 0,70 m; n=0,013 A0 = * D2 / 4 = * (0,70)2 / 4 = 0,3848 m2 R0 = D / 4 = 0,70 / 4 = 0,175 m V0 = (1/0,013) * (0,175)2/3 * 0,03 = 4,17 m/s Q0 = A0 * V0 = 0,3848 * 4,17 = 1,605 m3/s Q/Q0 = 1.203 / 1.605 = 0,75 (Dado de entrada do baco)

y/D = 0,65 V/V0 = 1,10

Figura: Elementos hidrulicos da seo circular.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
VERIFICAO DAS LINHAS DE ENERGIA: TRECHO PV3 PV2 Com os dados retirados do baco, tem-se: h = y = 0,65 * 0,70 = 0,46 m; V = 1,10 * 4,17 = 4,59 m/s V2/2g = 1,07 m

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
PROJETO HIDRULICO DO SISTEMA DE GALERIAS
VERIFICAO DAS LINHAS DE ENERGIA: TRECHO PV4 PV3 Anlise das LE junto ao PV3 : CFM3 = CFJ4 iL4-3 CFM4 = 761,05 0,78 = 760,27 m LEM3 = LEJ4 IL4-5 = 761,69 0,78 = 761,18 m LEJ3 = CFM3 + y + v2/2g = 760,27 + 0,46 + 1,07 = 761,80 m LEM3 < LEJ3 => (62 cm) ????? H a necessidade de um degrau de 62 cm para igualar LE no PV3 Prof. PV3 = CT3 CFM3 + 0,62 = 762,0 760,27 + 0,62 = 3,15 m COMPLETE OS CLCULOS DA PLANILHA

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
REVISO DO PROJETO HIDRULICO
OBJETIVO: Obteno de um projeto hidraulicamento balanceado; Caso se adote o critrio de mxima eficincia econmica deve utilizar y/D = 0,83; Caso no seja possvel utiizar y/D = 0,83, em funo de afloramento do tubo a jusante, a declividade deve ser aquela que permita recobrimento mnimo de 1,0 m no PV de jusante; Para definio das cotas de fundo pode-se adotar os seguintes critrios: a) recobrimento mnimo de 1,0 acima da geratriz superior do tubo; b) espessura da parede do tubo igual a 10% do seu dimetro.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
REVISO DO PROJETO HIDRULICO
Situao A: (Ic = It)

O ganho de carga potencial it * L igual perda de carga distribuida no trecho Ic * L j que LP e LE so paralelas e Ic = It)

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
REVISO DO PROJETO HIDRULICO
Situao B: (Ic > It)

Quando a declividade do terreno for pequena aumenta-se o valor de Ic, para evitar o aumento do dimetro do tubo. Assim, a profundidade do PV de jusante ser acrescida de um valor dh = (Ic It)*L. Porm, deve-se evitar prof. > 5 m. (entre 4 e 6 m)

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS
REVISO DO PROJETO HIDRULICO
Situao C: (Ic < It)

h dh > 1 + D + e

Sempre que a declividade da rua for elevada pode-se recuperar a profundidade do PV de jusante no valor dh = (It Ic)*L, porm respeitando o cobrimento mnimo de 1 m.

DIMENSIONAMENTO DE GALERIAS OBSERVAES IMPORTANTES:


DEVE-SE, SEMPRE QUE POSSVEL TRABALHAR COM Ic = I83, QUE O VALOR QUE CONDUZ AO MAIOR RAIO HIDRULICO E, PORTANTO, MAIOR VELOCIDADE (V83 = 1,13*VPLENO); NESSE CASO A VAZO IGUAL A VAZO PLENA, PORM O TUBO EST PARCIALMENTE CHEIO. A MXIMA VAZO OCORRE PARA RELAO y/D = 0,93 (7% > QPLENO), PORM O REGIME DE ESCOAMENTO INSTVEL. SENDO ASSIM, DEVE SER EVITADO.

You might also like