You are on page 1of 15

R

INSTRUES DE INSTALAO

TECLADO COM CIRCUITO DIGITAL


Neste guia esto contidas as instrues de programao para as centrais dos seguintes modelos: GEM-P816 GEM-P1632 GEM-P3200 GEM-P9600

GEM-RP3DGTL

Mtodo de Acesso Rpido para a Operao Inicial:


1. Com base no Esquema de Ligaes Eltricas da Central, fazer a ligao dos cabos para a sirene, alimentao eltrica auxiliar, sada do PGM, equipamento remoto, barramento de terra, zonas e linhas telefnicas. NOTA: Consultar as Instrues de Instalao referentes ao modelo da Central que estiver sendo usada. 2. Em primeiro lugar, fazer a ligao da central rede de corrente alternada e, somente depois disso, ligar a bateria. 3. Configurar o teclado (ver pgina 3) . . Para a GEM-P3200 e a GEM-P9600, use o Cdigo de Segurana Master impresso sob o painel de controle do microprocessor.
A E RM

GEMINI

17
D ST
ATU S

SYSTEM ARMED 01/01/97 12:00AM ENT


INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL

A1

CHIME

NEXT/YES

A B C

1 4 7

2 5 8

3 6 9

D
0

E F G
AREA PRIOR/NO

4. Acessar o Modo Simplificado de Programao por Menus no Modo do Instalador. Pressionar 456789A
Cd.Instalador

COMPUTERIZED SECURITY SYSTEM


R

Teclado GEM-RP3DGTL

Pressionar a tecla NO (No) [INSTANT] at que a mensagem "17" aparea no display do teclado. Pressionar a tecla YES (Sim) [INTERIOR] para acessar o Modo de Programao do Instalador. O Modo Simplificado de Programao Por Menus um sistema que permite executar todas as operaes bsicas da programao simplesmente respondendo a uma seqncia de perguntas apresentadas pelo programa, conseguindo-se assim fazer a programao de uma central de forma automtica.

F Para a central modelo GEM-P1632, passar diretamente pgina 5. F Para a central modelo GEM-P9600, passar diretamente pgina 10.
Esse guia dever ser utilizado juntamente com o Manual de Instrues de Programao correspondente ao modelo de central de monitoramento instalada, conforme especificado a seguir: * GEM-P816 - WI995

* GEM-P1632 * GEM-P3200 * GEM-P9600 -

WI897 WI818 WI777

WI982A 6/99

INTRODUO
O teclado com circuito digital modelo GEM-RP3DGTL um equipamento dual constitudo por 7 segmentos, e que compatvel com todas as centrais NAPCO das sries GEM-P816, P1632, P3200 e P9600. As instrues de operao esto apresentadas no Guia do Usurio OI249. Embora esse modelo de teclado (GEM-RP3DGTL) possa ser utilizado para programar todos os controles, o teclado GEM-RP1CAe2 o que oferece a maior facilidade para a programao de qualquer modelo de central.

ESPECIFICAES TCNICAS
Tenso de operao: 12 VCC, com alimentao atravs da central de monitoramento. Consumo de corrente: 50 mA, em "stand by". Dimenses: 4 3/8" x 5 7/8" x 11/16". NOTA: O valor acima especificado p/ a corrente consumida nesse teclado, dever ser subtrado do valor total da corrente na central de alarme.

MONTAGEM DO TECLADO
O teclado dever sempre ser instalado junto / prximo do marco das portas de acesso [entrada/sada]. Para abrir a caixa inserir uma chave de fenda numa das ranhuras existentes no fundo dessa caixa e pressionar a chave para cima, dando nela um pequeno giro; com isso, consegue-se soltar as travas de reteno. Repetir a operao na ranhura seguinte. Retirar o fundo da caixa e soltar os ganchos existentes na parte superior. O teclado c/ circuito digital modelo GEM-RP3DGTL vem equipado c/ uma plaqueta corredia destinada fixao da etiqueta de identificao / referncia (Essa plaqueta dever ser utilizada obrigatoriamente em todas as instalaes do Padro UL). Antes de montar o teclado na parede, inserir a placa (j com a etiqueta de identificao / referncia e a faixa de feltro / teflon nela fixados, com o ressalto virado p/ frente) ao longo das guias existentes na face traseira do teclado, at que ela fique travada em posio. Depois de instalada, essa plaqueta corredia no poder mais ser retirada, a menos que o teclado seja desmontado da parede. NOTA: Nesse teclado, as teclas previstas para o alarme de pnico e de incndio no substituem completamente a instalao dos dispositivos de disparo manuais, tais como a caixa com quebra de vidro [pull box], etc. No caso de instalao em caixa de duas entradas, montar os parafusos de fixao nos furos oblongos (em rasgo) existentes na parte esquerda da caixa, para instalar o conjunto todo. Depois de posicionar a caixa para que ela fique com a sua parte frontal bem visvel, acertar a posio vertical do teclado e apertar os parafusos de fixao. Em seguida, utilizando acessrios de fixao, do tipo que se adapte superfcie de montagem, reforar a fixao do teclado, instalando um ou dois parafusos a mais no seu lado direito, sobre a parede. NOTA: Ter o cuidado de no dar aperto excessivo nesses parafusos!. Se o aperto desses parafusos for feito de forma desigual, poder ocorrer a deformao da caixa do teclado.

LIGAES ELTRICAS
Fazer a ligao dos cabos do teclado com os terminais da central de monitoramento, conforme descrito na tabela ao lado. Ateno: Os cabos de interligao do teclado no devero ficar prximos ou ao lado dos cabos dos "loops".

CONFIGURAO DO TECLADO

Numa central de monitoramento podero ser acoplados at 7 teclados GEM-RP3DGTL (Teclados de nmeros 1 a 7). Cada um desses teclados dever ser configurado de acordo com o respectivo endereo. Alm disso, o teclado poder ser configurado para desativar a iluminao de fundo das teclas e a entrada do alarme sonoro. A configurao do teclado feita por meio da escolha adequada dos jumpers respectivos. Deve-se verificar na etiqueta existente na placa de circuitos do teclado a posio de ligao dos jumpers e a tabela resumo as para as alternativas de programao.

CR TERMINAL VERMELHO 9 PRETO 10 VERDE 11 * Cortar a extremidade dos 2 cabos condutores de AMARELO 12 cor branca, e a aplicar fita isolante, se estes no BRANCO no Pnico estiverem sendo utilizados. BRANCO no Pnico

ENDEREO DO TECLADO
No caso de instalao de mais de um teclado: A cada teclado dever ser designado um nico endereo (ou seja, dois teclados no podero ter a mesma numerao). Os teclados do sistema devero ser endereados em ordem numrica ininterrupta, ou seja, no poder haver falhas na seqncia numrica. Somente o teclado com o nmero 1 poder ser utilizado para a programao. (Entretanto, para facilitar a programao, recomenda-se que seja escolhido um teclado do modelo RP1CAe / RP1CAe2 como o teclado de nmero 1. Designar o nmero de endereo de cada teclado fazendo a seleo dos jumpers J1 ~ J3, conforme indicado na tabela abaixo. *Notas: (1) Os teclados so fornecidos de fbrica c/ os jumpers abertos [i.e., sem conexo] e assim esto automaticamente configurados para o "Teclado Nmero 1". (2) Somente um teclado em todo o sistema poder ser configurado como "Teclado N 1"; se isso no acontecer, nenhum dos teclados instalados ir funcionar. ILUMINAO DE FUNDO DAS TECLAS Para desativar a iluminao de fundo das teclas, abrir o jumper A. DESATIVAR ENTRADA DE ALARME SONORO Para desativar a entrada do alarme sonoro, abrir o jumper B (Essa opo no dever ser utilizada, no caso de instalaes do padro UL). ATIVAR COMUNICAO DE OCORRNCIA DE PROBLEMAS ATRAVS DO TECLADO Para ativar a opo de comunicao da ocorrncia de problemas atravs do teclado, abrir o jumper D. ATIVAR O LED DE SINALIZAO DE OCORRNCIA DE PROBLEMAS Abrir o jumper E para transformar o LED DA CAMPANHA do teclado, em LED de Sinalizao de Ocorrncia de Problemas no Sistema. (Somente nas centrais que tm suporte para a sinalizao de ocorrncia de problemas no sistema).
N DO CONFIGURAES POSSVEIS - JUMPER TECLADO 1 2 3 ESTACIONAR 1 OFF ou ON RESERVA DE 2 ON JUMPERS 3 ON ON NESTA 4 ON POSIO 5 ON ON 6 ON ON 7 ON ON ON

Internet: http://www.napco.com.br
2

RESUMO DO MODO SIMPLIFICADO DE PROGRAMAO


PARA ACESSAR O MODO SIMPLIFICADO DE PROGRAMAO DO TECLADO: 1.Entrar c/ o Cdigo de Segurana do Instalador (n default = 456789), se estiver sendo programada uma central nova; poder tambm ser utilizado o Cdigo Prprio de Programao do Instalador, se este j estiver programado; em seguida, pressionar a tecla [ENTER]. 2.Teclar NO [INSTANT] repetidamente, at que aparea no visor o n 17, que corresponde funo "Ativar Modo de Programao". NOTA: Caso tenha sido ultrapassado o nmero 17, pode-se retornar na seqncia numrica, pressionando-se a tecla [BYPASS]. 3.Para acessar o Modo de Programao do Instalador, pressionar a tecla [INTERIOR], que corresponde opo YES [= Sim]. Para dar as respostas s perguntas apresentadas no Modo de Programao do Instalador, seguir as instrues apresentadas a seguir, para criar rapidamente o programa default especfico para cada usurio: (a) Para deslocar [posicionar] o cursor, pressionar a tecla [FUNCTION]; (b) Para prosseguir etapa seguinte, pressionar a tecla [INTERIOR] (= NEXT = PASSO SEGUINTE); (c) Para retornar etapa anterior, pressionar a tecla [INSTANT] (= PRIOR = PASSO ANTERIOR); (d) Para salvar as opes feitas pressionar a tecla [ON / OFF]; (e) Para sair do Modo Simplificado de Programao, pressionar a tecla [RESET] duas vezes. PARA RESPONDER A CADA UMA DAS PERGUNTAS APRESENTADAS NO MODO SIMPLIFICADO DE PROGRAMAO No Modo Simplificado de Programao, as perguntas so caracterizadas pela apresentao do algarismo 2 piscando no display digital. Para deslocar o cursor at o campo onde ser programada a resposta, pressionar a tecla [FUNCTION]. Utilizando a seqncia de instrues apresentada neste manual, entrar c/ os dados corretos p/ a resposta de cada pergunta, pressionando em seguida a tecla [ON/OFF] para salvar cada opo feita. Se no for necessrio fazer qualquer programao complementar [adicional] na resposta de uma pergunta apresentada, pressionar a tecla NEXT [INTERIOR] para acessar a pergunta seguinte. REVISO DOS DADOS INTRODUZIDOS ATRAVS DO MODO SIMPLIFICADO DE PROGRAMAO Todos os dados introduzidos como resposta s perguntas apresentadas no Modo Simplificado de Programao podero ser revistos, antes de serem salvos. Depois de entrar com o respectivo dado, e antes de pressionar a tecla [ON/OFF] p/ salv-lo, dever ser pressionada a tecla [FUNCTION] repetidas vezes at aparecer novamente no display digital o algarismo "2" piscando. Pressionando-se a tecla [FUNCTION] ser feito o repasse geral atravs de todos os campos a serem revistos; sendo que o algarismo "2" aparecer novamente piscando, no display digital. Se os dados estiverem corretos, pressionar a tecla [ON/OFF]. Em caso contrrio, pressionar a tecla [FUNCTION] para levar o cursor at ocampo desejado e entrar com o dado correto. Nota: A forma de cada uma das perguntas apresentadas no Modo de Programao Simplificado poder ser modificada, depois de ter sido feita a programao inicial do controle respectivo, exceto no caso de perguntas referentes a uma identificao especfica. (Somente para o caso de centrais novas). (Essas perguntas so as que determinam a estrutura bsica da programao da central de monitoramento, como por exemplo: "Qual o Nmero de Zonas dentro de uma rea?", etc.), as quais no podero ser modificadas na sua forma original. PARA "SAIR DO MODO DE PROGRAMAO DO INSTALADOR" Ainda no Modo Simplificado de Programao, pressionar a tecla [RESET] para acessar o Modo de Programao por Endereo Direto. Pressionar a tecla [RESET] novamente para finalizar toda a programao e retornar operao normal do teclado. PARA FAZER O RESET DA CENTRAL DE CONTROLE COM OS VALORES DEFAULT FIXADOS NA FBRICA Se for necessrio, a central poder retomar os valores default fixados em fbrica, para que a programao seja novamente feita a partir do ponto zero. Para as Centrais dos Modelos GEM-P816 e GEM-P1632, entrar no modo de programao por endereos, acessar o local 1198 e pressionar a tecla [ON/OFF]. Pressionar as teclas: [FUNCTION] [1] [1] [9P] [8A] [ON/OFF] Para as Centrais dos Modelos GEM-3200 e GEM-P9600, entrar no modo de programao por endereo, acessar o local de nmero 4093 e pressionar a tecla [ON/OFF]. Pressionar as teclas: [FUNCTION] [4] [0] [9P] [3] [ON/OFF]

PROGRAMAO DAS CENTRAIS GEM-P816 E GEM-P1632


Pressionar a tecla [FUNCTION] e registrar diretamente o nmero total de zonas a serem programadas para a rea 1. Os valores vlidos para Programao incluem os nmeros de FIRE/TBL SYS TBL CHIME INTERIOR BYPASS 01 a 32. Digitar o nmero total de zonas (inclusive com o zero esquerda, nos nmeros de um s algarismo), utilizando as teclas numricas, de [1] a [9F]. NOTA: A Programao do Zero feito atravs da tecla [0]. O sistema tem como base os grupos de quatro zonas cada um, (depois das 8 zonas iniciais), sendo feita a totalizao automtica para o grupo mltiplo FIRE/TBL SYS TBL CHIME INTERIOR BYPASS seguinte de quatro unidades, ou seja, entrando-se com o nmero de dezoito (18) zonas, por exemplo, ser feita a converso automtica para 20 zonas. Pressionar a tecla [ON/FF] para (Entrada Direta de Dados) salvar o dado registrado e a tecla NEXT (= seguinte) [INTERIOR] para passar etapa seguinte. NOTA: No caso da programao de um um sistema com duas reas, entrar com o nmero total de zonas correspondente ao grupo "rea1+rea 2". Para fazer a relocao posterior das zonas entre as reas 1 e 2, utilizar o Modo de Programao Por Endereos Diretos. (Verificar a seo "Opes para Zonas").No caso de programao para sistemas sem fio, ou em caso de se utilizar sistemas sem fios somente nas Zonas de nmeros de 09 a 32, entrar com o nmero total de zonas no sistema. Registrar os pontos de instalao de transmissores na seco "RF Transmitter", apresentada no Modo Simplificado de Programao Por Menus. Duplicar o Nmero de Zonas na Central?(Somente para a Central Modelo GEM-P1632)

01

N TOTAL DE ZONAS NA REA 1 (Opo apresentada somente nas centrais novas)

03

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

(Pressionar SIM ou NO)

Pressionar a tecla [FUNCTION]. Se o nmero total de zonas registrado para a rea 1 for de 16 ou mais, pressionar a tecla [YES] [INTERIOR] p/ confirmar a duplicao do n de zonas interligadas por cabos eltricos da central. Essas 16 zonas no sero mais zonas do tipo "de fim de linha" [EOL = End. Of Line], passando a ser identificadas apenas como "Zonas Com Dispositivos Normalmente Fechados". O terminal referente Zona 1 passar a dar suporte tambm s Zonas 1 e 9, depois de feita a instalao do resistor "EZ Zone Doubling" / E& Z, fornecidos juntamente com a central. (Consultar o Diagrama de Ligaes e as Instrues de Instalao). No caso de no ser necessria a Duplicao de Zonas, pressionar a tecla NO [INTERIOR]. NOTA: Para a Central Modelo GEM-P816, a opo dever ser sempre NO. Zonas de Proteo C.Incndio na rea 1 (Opo apresentada somente nas centrais novas)

04

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

(Pressionar SIM ou NO)

Pressionar a tecla [FUNCTION] e registrar diretamente o nmero de cada uma das zonas previstas para serem utilizadas como "Zonas de Proteo Contra Incndio" (seja para zonas instaladas com 2 condutores, 4 condutores ou sem fio). Os valores vlidos p/ Programao incluem os nmeros de 01 a 32. Digitar o nmero de cada uma das zonas (inclusive com o zero esquerda, nos nmeros de um s algarismo), utilizando em seguida a tecla ON/OFF para salvar a Programao feita, repetindo o procedimento p/ cada uma das zonas seguintes. Pressionar a tecla NEXT (= seguinte) [INTERIOR] para passar etapa seguinte. Zonas de Proteo Contra Incndio na rea 1, c/ detetores de 2 condutores: (Opo apresentada somente nas centrais novas).

Pressionar a tecla [FUNCTION] e registrar diretamente o nmero de cada uma das zonas previstas p/ serem utilizadas como "Zonas de Proteo Contra Incndio" da pergunta anterior nas quais sero instalados os detetores de fumaa com dois condutores. Os nicos valores vlidos para registro incluem os nmeros de 07 e 08. Digitar o nmero de cada uma das zonas (inclusive com o zero esquerda, nos nmeros de um s algarismo), FIRE/TBL SYS TBL CHIME INTERIOR BYPASS utilizando em seguida a tecla [ON/OFF] para salvar o registro feito, repetindo o procedimento (Pressionar SIM ou NO) p/ cada uma das zonas seguintes. NOTA: Somente as zonas previamente designadas como "Zonas de Proteo Contra Incndio" que podero ser programadas como "Zonas c/ 2 Condutores".Pressionar a tecla NEXT (= seguinte) [INTERIOR] para passar etapa seguinte. NOTA: O jumper JP3 dever ser ligado na posio "2-WF" para incluir as Zonas 07 e 08 como" (Zonas com Detectores de Dois Fios Instalados). (Consultar as Instrues de Instalao).
INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

05

ARME

06
GEMINI
TUS D STA

Todas as Zonas Reportando Central Geral?(Opo somente nas centrais novas)


INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME
NEXT/YES

SYSTEM ARMED 01/01/97 12:00AM ENT A1


2 8 3 6 9

A B C

1 4 7

E F G
AREA PRIOR/NO

Pressionar a tecla YES [INTERIOR] para ativar a opo de "Todas as Zonas Reportando Central Geral"; pressionar a tecla NO [INSTANT] p/ o caso contrrio (SISTEMA LOCAL).

COMPUTERIZED SECURITY SYSTEM


R

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

(Pressionar SIM ou NO)

Programao das Centrais GEM-P3200 e GEM-P9600

07 08 09

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

(Entrada Direta de Dados)

Zonas de Entrada / Sada na rea 1 (Opo apresentada somente nas centrais novas) Pressionar a tecla [FUNCTION] e, em seguida, registrar diretamente o nmero de todas as zonas que sero utilizadas como zonas de Entrada/Sada. Os valores vlidos para registro compreendem os nmeros de 01 a 32. Digitar o nmero de cada zona (inclusive com o zero esquerda, nos nmeros de um s algarismo), utilizando as teclas numricas de [0] a [9P]; em seguida, pressionar a tecla [ON/OFF] para salvar o registro feito, repetindo o procedimento para cada uma das zonas seguintes. Pressionar a tecla NEXT (= seguinte) [INTERIOR] para passar etapa seguinte. NOTA: a opo de "sinal da campainha" feita automaticamente para todas as Zonas de Entrada / Sada. Zonas Interiores na rea 1 (Opo apresentada somente nas centrais novas) Pressionar a tecla [FUNCTION] e, em seguida, registrar diretamente o nmero de todas as zonas que sero utilizadas como zonas de internas. Os valores vlidos para registro compreendem os nmeros de 01 a 32. Digitar o nmero de cada zona (inclusive com o zero esquerda, nos nmeros de um s algarismo), utilizando as teclas numricas de [0] a [9P]; em seguida, pressionar a tecla [ON/OFF] p/ salvar o registro feito, repetindo o procedimento para cada uma das zonas seguintes. Pressionar a tecla NEXT (= seguinte) [INTERIOR] p/ passar etapa seguinte. NOTA: Todas as Zonas Interiores tambm sero programadas automaticamente como Zonas de Entrada / Sada Seguidora. Nmero de Teclados na rea 1 Pressionar a tecla [FUNCTION] e, em seguida, registrar diretamente o n total de teclados a serem instalados na rea 1. Digitar esse nmero, incluindo tambm o zero esquerda, nos nmeros de um s algarismo, utilizando as teclas numricas de [0] a [9P]; em seguida, pressionar a tecla [ON/OFF] p/ salvar o registro feito. Pressionar a tecla NEXT (= seguinte) [INTERIOR] para passar etapa seguinte. NOTA: O nmero de teclados da rea 2 somente poder ser registrado atravs do Modo de Programao por Endereos. Ver Opes para os Teclados.

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

(Entrada Direta de Dados)

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

(Entrada Direta de Dados)

11

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

Nmero do Telefone do Receptor 1, da Central de Monitoramento Pressionar a tecla [FUNCTION] e, utilizando as teclas numricas, registrar diretamente o n do telefone do receptor 1, no mximo de 16 dgitos, (incluindo-se o prefixo, se necessrio).

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

Nmero do Telefone do Receptor 1 da Central de Monitoramento NOTA: Os ns de telefone para os Receptores 2 e 3 da Central de Monitoramento somente podero ser registrados atravs do Modo Direto de Programao por Endereo. Ver "Opes de Comunicao com a Central de Monitoramento". Pressionar a tecla [ON/OFF] para salvar o registro feito e, em seguida, a tecla [NEXT] [INTERIOR] para passar etapa seguinte. Nmero de Conta do Receptor 1, da Central de Monitoramento Pressionar a tecla [FUNCTION] e registrar diretamente o n da conta do Receptor 1, com um total mximo de 4 dgitos.

(Entrada Direta de Dados)

12

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

Nmero da Conta da Central de Monitoramento


INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

(Entrada Direta de Dados)

NOTA: Os ns da conta dos Receptores 2 e 3 da Central de Monitoramentosomente podero ser registrados atravs do Modo Direto de Programao por Endereo. Ver "Opes de Comunicao com a Central de Monitoramento".

Para registrar os nmeros de telefone e de contas da Central de Monitoramento: Utilizar as teclas numricas de [1] a [9P] p/ os dgitos de 1 a 9, respectivamente; pressionar as teclas [*][0] p/ registrar o ZERO e as teclas [*][1] p/ os caracteres alfabticos de B a F, respectivamente. NOTA: Demora de Pr-discagem = "D"; Deteco de Discagem por Tom = "E". Para inserir um espao / intervalo em branco (), pressionar a tecla [0].

Programao das Centrais GEM-P3200 e GEM-P9600

13

Formato do Receptor 1 da Central de Monitoramento


INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

(Entrada Direta de Dados)

Utilizando a tabela apresentada abaixo, entrar c/ os valores referentes ao formato do Receptor da Central de Monitoramento, pressionando as teclas numricas de [1] a [9P]. NOTA: pressionar as teclas [*] [0] p/ registrar o ZERO e a tecla [0] p/ inserir um espao/intervalo em branco (.). Para registrar os caracteres alfabticos de B a F, utilizar as teclas [*][1] a [*][4] respectivamente. Pressionar a tecla [ON/OFF] p/ salvar o registro feito e, em seguida a tecla NEXT (= seguinte) [INTERIOR] para passar etapa seguinte. NOTA: O formato dos receptores 2 e 3 da Central Geral de Monitoramento somente poder ser introduzido atravs do Modo Direto de Programao por Endereos. Ver Opes de Comunicao com a Central de Monitoramento .
ENTR.DE FORMATO DO REC.1 DA C.MONIT. DADOS (branco) Ademco Slow, Silent Knight Slow 2 3 4 Radionics Fast Silent Knight Fast Radionics, CD, Franklin Slow ENTR.DE FORMATO DO REC.1 DA C.MONIT. DADOS 5 B C E Universal High Speed SIA Ademco Point ID Pager

14

Entrada dos Cdigos de Usurios


INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

Para a programao default entrar c/ total de at 32 Cdigos de Usurios, com as opes de rea 1 ou rea 2. Pressionar a tecla FUNCTION p/ conduzir o cursor at o campo correspondente ao Cdigo do Usurio.Utilizar as teclas numricas de [0] a [9P] para entrar com o nmero de cada usurio, seguido por um Cdigo de Usurio contendo um mximo de 6 digitos. Usar a tecla [0] para inserir um espao / intervalo em branco (). NOTA: Se a opo (Ativar Cdigo Geral de Emboscada 720) tiver sido ativada e se, alm disso, o Cdigo Geral de Emboscada 1054) estiver em branco (), no dever ser programado nenhum Cdigo de Usurio tendo como os dois dgitos iniciais 9 e 9 { 99 } .

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

(Entrada Direta de Dados)

NOTA: Para entrar com as opes desejadas nas reas 1 e 2, pressionar G0

N Usurio

Cdigo do Usurio

Area 1 Opes

Area2 Opes

para 10. Entrar 0 para branco.

ENTRADA DE DADOS E branco() branco() branco() branco() D branco() 1 2 3

OPES NA REA DO USURIO - Selecione as opes desejadas (Area 1 e Area 2) conforme tabela abaixo OPO ATIVADA EXPLANAO Desarmado Armar / Desarmar Somente Armar Servio O cdigo do Usurio est desativado nesta rea. Possibilita armar / desarmar o Cdigo do Usurio nesta rea. Preveno contra o desarmamento do Cdigo do Usurio nesta rea. O Cdigo de Servio restringe direitos de armar/desarmar; a rea estando armada com o Cdigo de Servio, poder ser desarmada com algum Cdigo de Usurio vlido, inclusive com o prprio Cdigo de Servio. Caso a rea esteja armada com outro Cdigo de Servio, ela no poder ser desarmada por outro Cdigo de Servio.

branco() branco()

4 Somar 8

Normalmente usado para ativar uma porta enquanto uma rea desarmada. Tambm programa o "Controle de Acesso da Sada PGM2" (Endereo 0719) e Controle de Acesso na Demora da Sada PGM2 (Endereo 0711). * Prog. do Usurio As opes do Programa do Usurio esto ativas somente no Teclado 1, onde quer que esteja conectado (Area 1 ou 2).

Acesso

Pressionar a tecla ON/OFF para salvar a opo feita. Pressionar a tecla [FUNCTION] para posicionar o cursor sobre o campo "Nmero do Usurio" e fazer a alterao deste nmero, utilizando as teclas numricas. Se o nmero de cdigo programado para o usurio tiver menos que seis (6) dgitos, entrar com o espao em branco (teclas [*] [0]) para completar o total dos dgitos faltantes.

Exemplo: Programar o cdigo "2222" para o usurio de nmero "02", com as opes na rea 1 de "Armar / Desarmar" e "Programao do Usurio". Pressionar as teclas [0] [2] para registrar o nmero do usurio; teclas [2] [2] [2] [2] para o cdigo do usurio; teclas [*] [0] [9P] ("espao em branco" e "9"), para as opes da rea 1 e teclas [*] [0] [*] [0] ("espao em branco " + "espao em branco" ), para as opes da rea 2.

PARA MUDAR OU CANCELAR UM CDIGO: Para alterar um cdigo em uso vlido, deve-se simplesmente fazer a programao sobre o cdigo existente, conforme descrito acima e pressionara as teclas ON/OFF para salvar o registro feito. De forma anloga, para cancelar um cdigo, basta apagar cada algarismo do nmero existente e pressionar a tecla ON/OFF para salvar a opo feita.

Programao das Centrais GEM-P3200 e GEM-P9600

15

Programao de Transmissor de Rdio Frequncia (RF) (Somente para sistemas


INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

sem fio. Ver tambm o Mtodo Rpido (de Programao) apresentado a seguir) Para cada transmissor, incluindo-se tambm os transmissores key fob, pressionar inicialmente a tecla [FUNCTION], digitando em seguida:

1 O nmero da zona (de 01 a 32, digitando-se tambm o zero esquerda, nos nmeros de
um s algarismo) , na qual o transmissor ser mapeado.
INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

(Entrada Direta de Dados)

2 O nmero de identificao (com seis algarismos, impresso no transmissor de RF e na caixa. 3 O n de controle por soma (C), c/ um algarismo, impresso no transmissor de RF e na caixa. 4 O n do ponto (1 a 4); entrar c/ o valor "9" p/ caso de pontos s/ superviso (todos os pontos).

Pressionar a tecla [ON/OFF] para salvar o registro feito. Em seguida, repetir a etapa 1. para registar o transmissor seguinte. Depois de ter sido feito o registro de todos os transmissores, pressionar a tecla NEXT (= seguinte) [INTERIOR] para passar etapa seguinte.

NOTA: P/ a programao do N de Cdigo de Identificao:


N da Zona N do Transmissor de RF c/ 6 dgs. Controle Ponto

A = G 0 ; B = G 1 ; C = G 2 ; D = G 3 ; E = G 4 ; F = G 5 .

Mtodo Rpido de Programao: Sempre que a central j tiver um receptor instalado, os pontos com transmissores sem fio da NAPCO podero ser programados automaticamente utilizando-se o processo abaixo. NOTA: O ponto de instalao do transmissor somente ser registrado se a intensidade do sinal emitido pelo instrumento for de 3 ou maior. 1. Entrar com o nmero da zona na qual o transmissor ser mapeado. 2. Pressionar a tecla [BYPASS] para entrar no Modo de Programao. No teclado, os LEDS de cor verde e vermelha passaro a piscar. 3. Abir o "loop" do ponto a ser programado (somente na Central Modelo GEM-TRANS2). 4. Instalar a bateria do transmissor. O teclado dar o sinal sonoro ("beep") uma vez, indicando assim que o ponto foi registrado com sucesso. Os transmissores com diversos pontos podero ser mapeados simultaneamente para atuar em zonas sucessivas (Exemplo 1) ou ento para determinadas zonas, ponto por ponto (Exemplo 2). Exemplo 1: O nmero de identificao de um transmissor RF modelo GEM-TRANS2 410078:1. Fazer o mapeamento para os dois pontos nas Zonas 11 e 12, respectivamente. 1. Entrar no Modo de Programao conforme explicado na etapa 2, acima. 2. Entrar com o Nmero de Zona "11". 3. Abrir os "loops" dos pontos 1 e 2. 4. Instalar a bateria do transmissor. O teclado dar o sinal sonoro ("beep") trs vezes, indicando que trs pontos foram programados. Transmissor 4 10078:1, com o ponto 1 mapeado na Zona 11.

Transmissor 4 10078:1, com o ponto 2 mapeado na Zona 12.

No display do teclado ser apresentado o nmero (de zona) 12, indicando que esta foi a ltima zona a ser programada. Exemplo 2: O nmero de identificao de um transmissor RF modelo GEM-TRANS2 287613:1. Fazer o mapeamento do ponto 1 na Zona 6 e do ponto 2 na Zona 9. 1. Entrar no Modo de Programao conforme explicado acima. 2. Entrar com o Nmero de Zona "06". 3. Abrir o "loop" do ponto 1. 4. Instalar a bateria do transmissor. O teclado dar o sinal sonoro ("beep") uma vez, indicando que um ponto foi programado (Transmissor 287613:1, com o ponto 1 mapeado na Zona 6). 5. Entrar com o Nmero de Zona "09". 6. Fechar o "loop" do ponto 1 e abrir o "loop" do ponto 2. 7. Retirar a bateria do transmissor e instal-la em seguida. O teclado dar o sinal sonoro ("beep") uma vez, indicando que um ponto foi programado (Transmissor 287613:1, com o ponto 2 mapeado na Zona 9). Programao de Transmissores Tipo "Key Fob": Esses transmissores podem ser designados para zonas que apresentem teclas mltiplas para alarmes sem fio em situaes de pnico num mesmo sistema, cada um deles reportando a uma central de monitoramento, ou a um pager; no teclado dever haver a descrio do usurio do transmissor, o local em que essa pessoa se encontra em servio, ou a finalidade especfica para o alarme produzido atravs da tecla do transmissor key fob.

Programao das Centrais GEM-P3200 e GEM-P9600


Esses transmissores podem ser programados como dispositivos para "Armar / Desarmar" uma central, atravs das teclas ON e OFF neles existentes. (consultar as instrues de FIRE/TBL SYS TBL CHIME INTERIOR BYPASS instalao da central).Pressionar a tecla [FUNCTION] e, para cada um dos transmissores key fob, entrar com: 1 O nmero do transmissor key fob (de 01 a 15) [em sequncia]. 2 O nmero da rea para a qual o transmissor est sendo designado (rea 1 ou rea 2); FIRE/TBL SYS TBL CHIME INTERIOR BYPASS entrar com o valor zero (0) para desativar o transmissor key fob. 3 O n de identificao do transmissor de RF, contendo 6 dgitos, impresso no transmissor (entrar (Entrada Direta de Dados) c/ os sinais numricos e ou alfabticos e zeros iniciais, se houver). ENTR. AUX 1/AUX 2 DADOS 4 O nmero de controle por soma, impresso no transmissor. OPES 5 A opo Aux-1 (Ver "Opes Aux-1 e Aux-2, em transmissores tipo key fob"). (branco) Nenhum 9 Keypad Panic 6 A opo Aux-2 (Ver "Opes Aux-1 e Aux-2, em transmissores tipo key fob").
0 B C D Aux K.P. Panic Instant Toggle Aux Relay Access Control

16

Transmissores Tipo Key Fob

N do Transm. Tipo Key Fob

N da rea

N de Identificao do transmissor RF com seis dgitos

N de Controle por soma

N Aux1

N Aux2

Pressionar a tecla ON/OFF para salvar o registro feito. Em seguida, voltar etapa 1 para cadastrar o transmissor key fob seguinte. Depois de cadastrados todos os transmissores key fob, pressionar a tecla NEXT (seguinte) [INTERIOR] para passar etapa seguinte. Nota: Se o transmissor key fob tiver sido transformado num dispositivo de atuao c/ NOTA: Para a programao do N de Cdigo de Identificao: duas teclas p/ "Uso em Emergncia" (c/ a eliminao de um jumper interno), tanto "A " = [*] [0] ; " B " = [*] [1] ; " C " = [*] [2] ; a tecla superior como a inferior devero ser pressionadas ao mesmo tempo, para " D " = [*] [3]; " E " = [*] [4] ; " F " = [*] [5] ativar o sistema. Nessas condies, o transmissor key fob no poder ser utilizado para armar / desarmar uma central.

Designao de Zona num Transmissor Key Fob


Cada uma das quatro teclas de um transmissor key fob poder ser designada para uma zona diferente. Por exemplo: Tecla "On" = Ponto 1; Tecla "Off" = Ponto 2; Tecla "A1" = Ponto 3; Tecla "A2" = Ponto 4. Poder ser feita a designao de um total de at 32 transmissores key fob (nos quais se utiliza uma s tecla) ou de at 16 dessas unidades com o uso de 2 teclas, ou um total de 8 unidades utilizando-se as 4 teclas ou uma combinao qualquer envolvendo um nmero mximo de 32 zonas sob controle, e oferecendo assim a possibilidade de disparo de alarme de pnico, em sistema sem fio, para o sistema. Cada transmissor se reportar Central de Monitoramento ou a um pager e/ou com o aviso no teclado referente ao nmero da zona com a descrio/ localizao respectivas.Para designar um transmissor key fob a uma zona determinada: programar o transmissor key fob da mesma forma que um transmissor RF comum, entrando com o nmero de identificao da unidade, o nmero de controle por soma e o n da zona desejada. Nesse caso, no poder ser utilizado o "Modo Rpido de Programao j descrito. A zona j poder ter sido interligada atravs de cabos eltricos a um sensor, alm de poder estar designada para um transmissor key fob especfico, qualquer um desses dispositivos poder ativar o sinal de alarme dessa zona. NOTA: Ao designar um transmissor key fob para uma zona, as teclas ON/OFF desse instrumento no podero mais ser utilizadas para "Armar/Desarmar" o sistema. O transmissor key fob passar a ser apenas um dispositivo para "alarme de pnico". DESCRIO DE ZONAS: O teclado modelo GEM-R3DGTL no poder ser usado para o registro de "Descrio da Zona". Para isso, ser necessrio utilizar o teclado modelo GEM-RP1CAe2 ou o software QUICKLOADER da NAPCO.

17 rE

Cdigo do Instalador
INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

Pressionar a tecla [FUNCTION] e entrar diretamente com o Cdigo do Instalador, (Padro = 456789), incluindo-se os zeros iniciais. Utilizar as teclas numricas de [1] a [9P] e, para digitar o nmero ZERO, pressionar a tecla [0]. Pressionar a tecla ON/OFF para salvar o registro feito.

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

Entrar novamente com o Cdigo do Instalador:Pressionar a tecla ON/OFF para salvar o registro. Pressionar a tecla NEXT (seguinte) [INTERIOR] para prosseguir etapa seguinte.
INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

(Entrada Direta de Dados)

SAIR DO MODO DE PROGRAMAO DO INSTALADOR: C/ essa opo, encerra-se o modo de programao padro p/ o cliente. Pressionar a

tecla RESET uma vez p/ acessar o Modo de Programao P/ Endereo Direto se forem necessrias outras programaes complementares ou ento pressionar novamente essa mesma tecla para encerrar a programao e passar ao modo de operao normal do teclado.

Programao das Centrais GEM-P3200 e GEM-P9600

01

Nmero Total de Zonas e Teclados na rea 1. Nmero Total de Zonas e Teclados na rea 2.
INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

(Opes apresentadas somente nas centrais novas)


2 Pressionar 3 para selecionar o n zonas na Area 1 2 2

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

(Entrada Direta de Dados)

Pressionar 3 para selecionar o n de teclados na Area 1

Pressionar 3 para selecionar o n zonas na Area 2

Pressionar 3 para selecionar o n de teclados na Area 2

1 Pressionar a tecla [FUNCTION] e, em seguida, a tecla [3] para selecionar o nmero total de zonas a serem programadas na rea 1. Os
valores vlidos compreendem os nmeros de 08 a 24, com valores mltiplos de 4 (quatro) neste intervalo [08, 12, 16, 20 e 24].

2 Pressionar a tecla [2] e, em seguida, a tecla [3] p/ selecionar o n total de teclados a serem programados na rea 1. No caso de no ser
necessrio programar qualquer zona na rea 2, pressionar a tecla ON/OFF p/ salvar a opo feita e a tecla NEXT (seguinte) [INTERIOR] para passar etapa seguinte.

3 Se for necessrio programar a rea 2, pressionar a tecla [2] e, em seguida, a tecla [3] para selecionar o nmero total de zonas a serem
programadas na rea 2.

4 Pressionar a tecla [2] e, em seguida, a tecla [3] para selecionar o nmero total de teclados a serem programados na rea 3.
NOTA: A primeira zona da rea 1 (e tambm a da rea 2, se tiver sido selecionada) sero automaticamente programadas como zonas de Entrada / Sada, com uma demora de 30 segundos para a entrada e de 60 segundos para a sada. A segunda zona ser programada como uma Zona de Entrada / Sada Seguidora. Num sistema formado por uma nica rea, a Zona 8 ser programada como Zona de Proteo Contra Incndio com dois Condutores [Fazer a ligao respectiva no jumper JP7 para configurar a Zona 8 como Zona de Proteo Contra Incndio, com dois Condutores). Nos sistemas formados por duas reas, as Zonas 7 e 8 sero programadas como Zonas de Proteo Contra Incndio, sendo comuns s duas reas (fazer a ligao do jumper JP7 para configurar as zonas 7 e 8 como Zonas de Proteo Contra Incndio, com dois Condutores).

02 03

Todas as Zonas Reportando Central de Monitoramento? (Opo apresentada


INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

somente nas centrais novas) Pressionar a tecla YES [INTERIOR] para ativar a opo de "Todas as Zonas Reportando Central Geral"; pressionar a tecla NO [INSTANT] para o caso contrrio (SISTEMA LOCAL).

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

(Pressionar SIM ou NO)

Nmero do Telefone do Receptor 1, da Central de Monitoramento


CHIME

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

Pressionar a tecla FUNCTION e, utilizando as teclas numricas, registrar diretamente o n do telefone do receptor 1, c/ um total mximo de 16 dgitos, (incluindo-se o prefixo, se necessrio).

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

Nmero do Telefone do Receptor 1 da Central de Monitoramento

NOTA: Os ns de telefone para os Receptores 2 e 3 da Central de Monitoramento somente podero ser registrados atravs do Modo Direto de Programao p/ Endereos. Ver Opes de Comunicao c/ a Central de Monitoramento. Pressionar a tecla ON/OFF para salvar o registro feito e, em seguida, a tecla NEXT (= seguinte) [INTERIOR] para passar etapa seguinte.

(Entrada Direta de Dados)

04

Nmero de Conta do Receptor 1, da Central de Monitoramento


INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

Pressionar a tecla [FUNCTION] e registrar diretamente o nmero da conta, com um total mximo de 4 dgitos.

Nmero da Conta da Central de Monitoramento NOTA: Os nmeros da conta dos Receptores 2 e 3 da Central de Monitoramento podero ser registrados atravs do Modo Direto de Programao por Endereos. Ver "Opes de (Entrada Direta de Dados) Comunicao com a Central de Monitoramento". Pressionar a tecla ON/OFF para salvar o registro feito e, em seguida, a tecla NEXT (= seguinte) [INTERIOR] para passar etapa seguinte.
INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

Para registrar os nmeros de telefone e de contas da Central de Monitoramento: Utilizar as teclas numricas de [1] a [9P] para os dgitos de 1 a 9, respectivamente; pressionar as teclas [*] [0] para registrar o ZERO e as teclas [*] [1] para os caracteres alfabticos de B a F, respectivamente. NOTA: Demora de Pr-Discagem = "D"; Deteco de Discagem por Tom = "E". Para inserir um espao/intervalo em branco (") , pressionar a tecla [0].

Programao das Centrais GEM-P3200 e GEM-P9600

05

Formato do Receptor 1 da Central de Monitoramento


Utilizando a tabela apresentada abaixo, entrar c/ os valores referentes ao formato do Receptor da Central de Monitoramento, pressionando as teclas numricas de [1] a [9P]. NOTA: pressionar as tecla [*] [0] para registrar o ZERO e a tecla [0] para inserir um espao / intervalo em branco ("). Para registrar os caracteres alfabticos de B a F, utilizar as teclas [*] [1] a [*][4] respectivamente. Pressionar a tecla ON/OFF para salvar o registro feito e, em seguida, a tecla NEXT (= seguinte) [INTERIOR] para passar etapa seguinte. NOTA: O formato dos receptores 2 e 3 da Central Geral de Monitoramento somente poder ser introduzido atravs do Modo Direto de Programao por Endereo. Ver "Opes de Comunicao com a Central de Monitoramento".
ENTR. FORMATO RECEP.1 DA C.MONIT. DADOS 4 5 8 9 Radionics, DCI, Franklin Slow Universal High Speed Radionics BFSK FBI 4/3/1 ENTR. DADOS 0 B C D E FORMATO RECEP.1 DA C.MONIT. Radionics Modem 2 SIA Ademco Point ID Ademco Expres Pager

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

(Entrada Direta de Dados)


ENTR. FORMATO RECEP.1 DA C.MONIT. DADOS (branco) Ademco Slow, Silent Knight Slow 1 2 3 Sescoa, Vertex, DCI, Franklin Fast Radionics Fast Silent Knight Fast

06

Entrada dos Cdigos de Usurios


INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

Para a programao "padro" entrar com total de at 8 Cdigos de Usurios para a rea 1 (Usurios de Nmeros 1 a 8) e com um total de at 8 Cdigos de Usurios para a rea 2 (Usurios de Nmeros 9 a 16). Pressionar a tecla FUNCTION uma vez para conduzir o cursor at o campo correspondente ao Nmero do Usurio.
P/ programar Opes de Usurios, Nvel de Confidencialidade e Acesso aos Teclados:

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

" A " = [*] [0] ; " D " = [*] [3] ;

" B " = [*] [1] ; " E " = [*] [4] ;

" C " = [*] [2] " F " = [*] [5]

(Entrada Direta de Dados)

1 Digitar o Nmero do Usurio a ser programado, incluindo tambm os zeros esquerda, utilizando as teclas numricas de [0] a [9P]. 2 Entrar com o Cgido do Usurio, que dever conter um mximo de 6 dgitos. Utilizar as teclas numricas de [0] a [9P] para digitar o
cdigo, seguindo-se das teclas [*] [0] para inserir um espao em branco (").

3 Entrar com as "Opes do Usurio", consultando a Tabela de Opes apresentada abaixo. 4 Entrar com o Nvel de Confiabilidade, consultando a Tabela de Nveis de Autoridade apresentada abaixo. 5 Se esse cdigo for utilizado para ativar um detector fixado porta "door strike", designar teclado para o acesso do Usurio respectivo, a
partir da tabela de Teclados com Controle de Acessos, apresentada abaixo.

N Usurio

Cdigo do Usurio

Opo

Nvel

Acesso Controle

OPES DO USURIO ENTR. DADOS branco() 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 B C D E F S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S VISO BLOQ. PROGR. USURIO BYPASS AVALIAO

ENTR.

NVEL DE

TIPO DE CDIGO

CONTROLE ACESSO TECLADO ENTR. Tecl.5 Tecl.6 DADOS branco() 1 2 3 4 5 6 7 S S S S S S S S S S S S Tecl.7

CONTROLE DE ACESSO DO TECLADO ENTR. DADOS branco() 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 B C D E F S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S Tecl.1 Tecl 2 Tecl.3 Tecl.4

DADOS AUTORIDADE branco() 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 B NENHUM NVEL 1 NVEL 2 NVEL 3 NENHUM NVEL 1 NVEL 2 NVEL 3 NENHUM NVEL 1 NVEL 2 NVEL 3

DESARMADO

ARM / DESARM ARM / DESARM ARM / DESARM ARM / DESARM S ARMAR S ARMAR S ARMAR S ARMAR SERVIO SERVIO SERVIO SERVIO

NENHUM

NENHUM

PARA MUDAR OU CANCELAR UM CDIGO: Para alterar um cdigo qualquer, deve-se simplesmente fazer a programao sobre o cdigo existente, conforme descrito acima e pressionar a tecla ON / OFF para salvar o registro feito. De forma anloga, para cancelar um cdigo, basta apagar cada algarismo do nmero existente e pressionar a tecla ON / OFF para salvar a opo feita.

10

Programao das Centrais GEM-P3200 e GEM-P9600

07

Programao de Transmissor de Rdio Frequncia (RF) (Somente para sistemas


sem fio. Ver tambm o Mtodo Rpido de Programao apresentado a seguir):
INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

Para cada transmissor, pressionar inicialmente a tecla FUNCTION, digitando em seguida:

1 O nmero da zona (de 01 a 96, digitando-se tambm o zero esquerda, nos nmeros
de um s algarismo), na qual o transmissor ser mapeado.
INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

2 O nmero de identificao com 6 algarismos, impresso no transmissor de RF e na caixa. 3 O nmero de controle por soma (C), contendo um nico dgito, impresso no transmissor
de RF e na caixa.

(Entrada Direta de Dados)

4 O nmero do ponto (1 a 4); entrar com o valor "9" para caso de pontos sem superviso
(todos os pontos). Pressionar a tecla ON/OFF para salvar o registro feito. Em seguida, repetir a etapa 1. para registar o transmissor seguinte. Depois de ter sido feito o registro de todos os transmissores, pressionar a tecla NEXT (= seguinte) [INTERIOR] para passar etapa seguinte. NOTA: Para programar o N/Cdigo de Identificao:

N da Zona

N de Identificao do N Controle N do Receptor de RF (com 6 dgitos) por Soma Ponto

" A " = [*] [0] ; " C " = [*] [2] ; " E " = [*] [4] ;

" B " = [*] [1] ; " D " = [*] [3] ; " F " = [*] [5]

Mtodo Rpido de Programao: Sempre que a central j tiver um receptor instalado, os pontos equipados com transmissores sem fio da NAPCO podero ser programados automaticamente utilizando-se o processo abaixo. NOTA: O ponto de instalao do transmissor somente ser registrado se a intensidade de sinal emitido pelo instrumento for de 3 ou maior.

1. Entrar com o nmero da zona na qual o transmissor ser mapeado. 2. Pressionar a tecla BYPASS para entrar no Modo de Programao. No teclado, os LEDS de cor verde e vermelha passaro a piscar. 3. Abir o "loop" do ponto a ser programado (somente na Central Modelo GEM-TRANS2). 4. Instalar a bateria do transmissor. O teclado dar o sinal sonoro (beep) uma vez, indicando assim que o ponto foi registrado com sucesso.
Os transmissores com diversos pontos podero ser mapeados simultaneamente para (atuar) em zonas sucessivas (Exemplo 1) ou ento para determinadas zonas, ponto por ponto (Exemplo 2). Ex.1: O n de identificao de um transm.RF, GEM-TRANS2 410078:1. Fazer o mapeamento p/ os 2 ptos nas Zonas 11 e 12, respectivamente. 1. Entrar no Modo de Programao conforme explicado na etapa 2 acima.

2. Entrar com o Nmero de Zona "11". 3. Abrir os loops dos pontos 1 e 2. 4. Instalar a bateria do transmissor. O teclado dar o sinal sonoro ("beep") trs vezes, indicando que trs pontos foram programados. Transmissor 4 10078:1, com o ponto 1 mapeado na Zona 11.
Transmissor 4 10078:1, com o ponto 2 mapeado na Zona 12. No display do teclado ser apresentado o nmero (de zona) 12, indicando a ltima zona programada. Ex.2: O n de identificao de um transm.RF GEM-TRANS2 287613:1. Fazer o mapeamento do ponto 1 na Zonas 6 e do ponto 2 na Zona 9. 1. Entrar no Modo de Programao conforme explicado acima.

2. Entrar com o Nmero de Zona "06". 3. Abrir o loop do ponto 1. 4. Instalar a bateria do transmissor. O teclado dar o sinal sonoro (beep) uma vez, indicando que um ponto foi programado (Transmissor
287613:1, com o ponto 1 mapeado na Zona 6).

5. Entrar com o Nmero de Zona "09". 6. Fechar o "loop" do ponto 1 e abrir o "loop" do ponto 2. 7. Retirar a bateria do transmissor e instal-la em seguida. O teclado dar o sinal sonoro (beep) uma vez, indicando que um ponto foi
programado (Transmissor 287613:1, com o ponto 2 mapeado na Zona 9). Designao de Transmissores Tipo "Key Fob": Esses transmissores podem ser designados para zonas que apresentem teclas mltiplas para disparo de alarmes (sem fio) em situaes de pnico num mesmo sistema, cada um deles reportando a uma central de monitoramento, ou a um pager; no teclado dever constar o registro com a descrio do usurio do transmissor, o local em que essa pessoa se encontra em servio, ou a finalidade especfica para o alarme produzido atravs da tecla do transmissor key fob.: Ver a seo "Designao de Transmissores tipo Key Fob nas Zonas", na pgina seguinte.

11

Programao das Centrais GEM-P3200 e GEM-P9600


Esses transmissores podem ser programados como dispositivos para "Armar/Desarmar" (uma central), atravs das teclas ON e OFF neles existentes. (consultar as instrues de instalao FIRE/TBL SYS TBL CHIME INTERIOR BYPASS da central). Pressionar a tecla FUNCTION e, p/ cada um dos transmissores key fob, entrar com: 1 O nmero do transmissor key fob (de 01 a 15) [na sequncia]. 2 O nmero da rea para a qual o transmissor est sendo designado (de 1 a 8); entrar com o valor zero (0) para desativar o transmissor key fob. FIRE/TBL BYPASS SYS TBL CHIME INTERIOR 3 O n de identificao do transmissor de RF, contendo 6 dgitos, impresso no transmissor (Entrada Direta de Dados) (entrar com todos os sinais numricos e ou alfabticos e zeros iniciais, se houver). ENTR. AUX 1/AUX 2 4 O nmero de controle por soma, impresso no transmissor, contendo um s digito. DADOS OPES 5 A opo Aux-1 (Ver "Opes Aux-1 e Aux-2, em transmissores tipo key fob"). (branco) Nenhum 6 A opo Aux-2 (Ver "Opes Aux-1 e Aux-2, em transmissores tipo key fob").
9 0 B C D Keypad Panic Instant Toggle Aux Relay Access Control Aux K.P. Panic

08

Transmissores Tipo Key Fob

N Transmissor N rea Tipo KeyFob

N de Identificao do N Controle Transmissor RF (com 6 dgitos) por Soma

N Aux1 N Aux2

Pressionar a tecla ON/OFF para salvar o registro feito. Em seguida, voltar etapa 1 para cadastrar o transmissor key fob seguinte. Depois de cadastrados todos os transmissores key fob, pressionar a tecla NEXT (seguinte) [INTERIOR] para passar etapa seguinte. Para a programao do N de Cdigo de Identificao: Nota: Se o transmissor key fob tiver sido transformado num dispositivo de "A " = [*] [0] ; " B " = [*] [1] ; atuao com duas teclas para " Uso em Emergncia " (com a eliminao / " C " = [*] [2] ; " D " = [*] [3]; abertura de um jumper interno), tanto a tecla superior como a inferior devero ser pressionadas ao mesmo tempo, para ativar o sistema. Nessas condies, o " E " = [*] [4] ; " F " = [*] [5] transmissor key fob no poder ser utilizado para armar/desarmar uma central. Designao de Zona num Transmissor Key Fob (Tomar como referncia a ilustrao do display apresentada na pgina anterior; pressionar a tecla [INSTANT] para retornar aquela etapa). Cada uma das quatro teclas de um transmissor key fob poder ser designada para uma zona diferente. Por exemplo: Tecla "On" = Ponto 1; Tecla "Off" = Ponto 2; Tecla "A1" = Ponto 3; Tecla "A2" = Ponto 4. Poder ser feita a designao de um total de at 32 transmissores key fob (nos quais se utiliza uma s tecla) ou de at 16 dessas unidades (com o uso de 2 teclas) , ou um total de 8 unidades (utilizando-se as 4 teclas) ou uma combinao qualquer envolvendo um nmero mximo de 32 zonas sob controle, e oferecendo assim a possibilidade de disparo de alarme de pnico, em sistema sem fio, para o sistema. Cada transmissor se reportar Central de Monitoramento ou a um pager e/ou com o aviso no teclado referente ao nmero da zona com a descrio / localizao respectivas. Para designar um transmissor key fob a uma zona determinada: programar o transmissor key fob da mesma forma que um transmissor RF comum, entrando com o nmero de identificao da unidade, o n de controle por soma e o nmero da zona desejada. Nesse caso, no poder ser utilizado o "Modo Rpido de Programao" j descrito. Uma zona j poder ter sido interligada atravs de cabos eltricos a um sensor, alm de poder estar designada p/ um transmissor key fob especfico (qualquer um desses dispositivos poder ativar o sinal de alarme dessa zona). NOTA: Ao designar um transmissor key fob para uma zona, as teclas ON/OFF desse instrumento no podero mais ser utilizadas para "Armar/Desarmar" o sistema. O transmissor key fob passar a ser apenas um dispositivos para "alarme de pnico". DESCRIO DE ZONAS: O teclado modelo GEM-R3DGTL no poder ser usado para a Programao de Descrio da Zona. Para isso, ser necessrio usar o teclado modelo GEM-RP1CAe2 ou o software QUICKLOADER da NAPCO.

SAIR DO MODO DE PROGRAMAO DO INSTALADOR: C/ essa opo, encerra-se o modo de programao padro p/ o cliente. Pressionar a tecla RESET uma vez p/ acessar o Modo de Programao Por Endereo Direto se forem necessrias outras programaes complementares ou ento pressionar novamente essa mesma tecla para encerrar a programao e passar ao modo de operao normal do teclado.

12

MODO DE PROGRAMAO POR ACESSO DIRETO


Este processo uma extenso do Modo de Programao do Instalador, e dever ser utilizado em conjunto com as Planilhas de Programao do Teclado, que fazem parte do Manual de Programao da Central . As referidas Planilhas devero ser consultadas para identificar os locais, designados por 4 dgitos (endereos), de cada funo a ser programada. Na pgina seguinte damos um exemplo ilustrativo.

REVISO DA PROGRAMAO DO TECLADO


O Modo Direto de Programao permite ao programador acessar diretamente os locais de endereos e fazer a alterao de dados registrados, para customizar as opes da central. O Mtodo Simplificado de Programao Por Menus, embora sendo um guia inicial mais fcil, apresenta opes limitadas; o Modo de Programao por Acesso Direto mais LOCAL PARA A flexvel, permitindo alterao de todas as opes de programao. Esse LOCALIZAES PROGRAMAO DE DADOS mtodo consiste de um conjunto de locais com endereos, os quais DIGITO ESQ. DIGITO DIR. apresentam dois campos para a entrada de dados (campo esquerdo 0000 3 C e direito), conforme mostrado na figura ao lado.

0000 A 4095

DADOS EM FORMA HEXADECIMAL: BRANCO() = Nenhuma Opo 1 a 9 = Programao - ns 1 a 9 0 = Programao do n 10 B a F= Programao-ns 11 a 15

PARA ACESSAR O MODO DE PROGRAMAO POR ENDEREO DIRETO

17

1 Entrar c/ o Cdigo de Segurana do Instalador (Default=456789), p/ o caso de centrais


novas ou ento entrar com o Cd.de Programao do Instalador que j tiver sido programado.
INTERIOR BYPASS FIRE/TBL SYS TBL CHIME

2 Pressionar a tecla [FUNCTION]. 3 Pressionar a tecla NO (=No) [INSTANT] repetidamente, at que aparea no display o
nmero '17" (que corresponde opo: "Ativar Modo de Programao").

INTERIOR

BYPASS

FIRE/TBL

SYS TBL

CHIME

(Entrada Direta de Dados)

4 Teclar [YES][INTERIOR] p/ acessar o Modo de Programao Simplificado do Instalador. 5 Pressionar a tecla [RESET] para acessar o Modo de Programao do Instalador..

ENTRADA DE DADOS NO MODO DE PROGRAMAO POR DIRETO


1 2 3 4
Pressionar a tecla [FUNCTION]. Entrar c/ o endereo do local, formado p/ 4 dgitos. Entrar com os dados constitudos por 2 dgitos. Pressionar a tecla ON/OFF para salvar o Registro feito.
Utilizar as teclas numricas de [0] a [9P] p/ os dgitos de 0 a 9 Utilizar as teclas numricas de [0] a [9P] p/ os dgitos de 0 a 9

D
N do Endereo Dados

EXEMPLO: Programar o tempo de "30 segundos" para a durao de um alarme. Pressionar as teclas: [FUNCTION] [0] [7F] [1] [2] [1] [*] [4] ON/OFF

Endereo do local "Durao do Alarme"= 0712 Durao de 30 segundos = 1 E

BRANCO = 0 A/10 = [*] [0] B = [*] [1] C = [*] [2] D = [*] [3] E = [*] [4] F = [*] [5]

13

14

NAPCO SECURITY SYSTEMS, INC. (NAPCO) warrants its products to be free from manufacturing defects in materials and workmanship for thirty-six months following the date of manufacture. NAPCO will, within said period, at its option, repair or replace any product failing to operate correctly without charge to the original purchaser or user. This warranty shall not apply to any equipment, or any part thereof, which has been repaired by others, improperly installed, improperly used, abused, altered, damaged, subjected to acts of God, or on which any serial numbers have been altered, defaced or removed. Seller will not be responsible for any dismantling or reinstallation charges. THERE ARE NO WARRANTIES, EXPRESS OR IMPLIED, WHICH EXTEND BEYOND THE DESCRIPTION ON THE FACE HEREOF. THERE IS NO EXPRESS OR IMPLIED WARRANTY OF MERCHANTABILITY OR A WARRANTY OF FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. ADDITIONALLY, THIS WARRANTY IS IN LIEU OF ALL OTHER OBLIGATIONS OR LIABILITIES ON THE PART OF NAPCO. Any action for breach of warranty, including but not limited to any implied warranty of merchantability, must be brought within the six months following the end of the warranty period. IN NO CASE SHALL NAPCO BE LIABLE TO ANYONE FOR ANY CONSEQUENTIAL OR INCIDENTAL DAMAGES FOR BREACH OF THIS OR ANY OTHER WARRANTY, EXPRESS OR IMPLIED, EVEN IF THE LOSS OR DAMAGE IS CAUSED BY THE SELLER'S OWN NEGLIGENCE OR FAULT. In case of defect, contact the security professional who installed and maintains your security system. In order to exercise the warranty, the product must be returned by the security professional, shipping costs prepaid and insured to NAPCO. After repair or replacement, NAPCO assumes the cost of returning products under warranty. NAPCO shall have no obligation under this warranty, or otherwise, if the product has been repaired by others, improperly installed, improperly used, abused, altered, damaged, subjected to accident, nuisance, flood, fire or acts of God, or on which any serial numbers have been altered, defaced or removed. NAPCO will not be responsible for any dismantling, reassembly or reinstallation charges.

thorizes any other person purporting to act on its behalf to modify, to change, or to assume for it, any other warranty or liability concerning its products. In no event shall NAPCO be liable for an amount in excess of NAPCO's original selling price of the product, for any loss or damage, whether direct, indirect, incidental, consequential, or otherwise arising out of any failure of the product. Seller's warranty, as hereinabove set forth, shall not be enlarged, diminished or affected by and no obligation or liability shall arise or grow out of Seller's rendering of technical advice or service in connection with Buyer's order of the goods furnished hereunder. NAPCO RECOMMENDS THAT THE ENTIRE SYSTEM BE COMPLETELY TESTED WEEKLY. Warning: Despite frequent testing, and due to, but not limited to, any or all of the following; criminal tampering, electrical or communications disruption, it is possible for the system to fail to perform as expected. NAPCO does not represent that the product/system may not be compromised or circumvented; or that the product or system will prevent any personal injury or property loss by burglary, robbery, fire or otherwise; nor that the product or system will in all cases provide adequate warning or protection. A properly installed and maintained alarm may only reduce risk of burglary, robbery, fire or otherwise but it is not insurance or a guarantee that these events will not occur. CONSEQUENTLY, SELLER SHALL HAVE NO LIABILITY FOR ANY PERSONAL INJURY, PROPERTY DAMAGE, OR OTHER LOSS BASED ON A CLAIM THE PRODUCT FAILED TO GIVE WARNING. Therefore, the installer should in turn advise the consumer to take any and all precautions for his or her safety including, but not limited to, fleeing the premises and calling police or fire department, in order to mitigate the possibilities of harm and/or damage. NAPCO is not an insurer of either the property or safety of the user's family or employees, and limits its liability for any loss or damage including incidental or consequential damages to NAPCO's original selling price of the product regardless of the cause of such loss or damage.

Some states do not allow limitations on how long an implied warranty lasts or do not allow the exclusion or limitation of incidental or consequential damages, or differentiate in their treatment of limitations of liability for ordinary or gross negligence, so the above limitations or This warranty contains the entire warranty. It is the sole exclusions may not apply to you. This Warranty gives warranty and any prior agreements or representations, you specific legal rights and you may also have other whether oral or written, are either merged herein or are rights which vary from state to state. expressly cancelled. NAPCO neither assumes, nor au-

You might also like