You are on page 1of 10

O CONCEITO DE NEGRITUDE COMO VIOLENTAO DA LNGUA, MANIFESTO NUM RACISMO ANTI-RACISTA.

(Um estudo do ensaio Orphe Noir de Jean-Paul Sartre).

Na elaborao deste trabalho, utilizei a traduo para a lngua portuguesa que J. Guinsburg fez do texto Orphe Noir, escrito por Jean-Paul Sartre em 1948. Tal texto serviu de introduo Anthologie de La nouvelle posie ngre et malgache, de Lopold Sedar Senghor. Embora esse ensaio tenha quase 50 anos, fato que poderia torn-lo anacrnico, a distncia cronolgica nos mostra que apesar dos exemplos cotidianos utilizados por Sartre no possurem tanta vivacidade como tinham h cinco dcadas, a estrutura do pensamento sartriano continua, em boa parte, dando conta a compreenso da existncia humana. A grandeza do pensamento que resplandece e faz resplandecer o texto, est em considerar a existncia humana uma tarefa de cada um, e principalmente em reconhecer que em tal tarefa que comum a todos, est subentendida a responsabilidade de cada homem para com toda a humanidade. Neste sentido, inteiramente relevante compreender a estrutura, o fundamento e a finalidade desta forma de discurso que ao tratar da tarefa do negro no ocidente, acaba por nela implicar todos os homens. A tarefa do negro ento a tarefa do homem, uma vez que cabe a todos a construo de uma sociedade onde os direitos e privilgios de existir como homem sejam tambm, direitos e privilgios de cada indivduo, independente de raa e, poderamos hoje acrescentar, idade ou gnero. Cabe esclarecer que neste trabalho no trato de explicitar uma compreenso sartriana do conceito de negritude. Ao contrrio, tomarei uma postura existencialista-sartriana e apontarei em que condies objetivas e subjetivas o negro toma conscincia de sua humanidade, e como essa tomada de conscincia pode ser considerada expresso potica, ou seja, criao original na qual o negro seria meio profeta, meio guerrilheiro, em suma, um poeta na acepo precisa da palavra vates (SARTRE, J-P. Orfeu Negro p.100)

O negro, assim como todas as outras pessoas da nossa poca, encontra-se em circunstncias que poderiam desvi-lo da expresso potica. Em tais circunstncias culturais, resta-lhe apenas a tcnica como instrumento de libertao, enquanto conhecimento profundo e prtico do mundo ou da natureza. Mas nessa ao tcnica sobre o mundo s pode trat-lo como matria, ou seja, uma resistncia passiva, "uma diversidade dissimulada que ele trabalha com suas ferramentas"(SARTRE, J-P. Orfeu Negro p.96). Sustentando este tecnicismo em que s conta a eficcia, est uma lngua pragmtica, altamente rigorosa, onde no existe lugar para "o jogo nas transmisses que engendram o verbo potico "(SARTRE, J-P. Orfeu Negro p.97). bem verdade que o negro no pode dizer-se estrangeiro em tal cultura: afinal, ali nasceu e foi criado. Dentro das possibilidades deste universo lingstico, at mesmo encontrar-se-ia vontade, desde que pudesse ver-se apenas como tcnico, cientista ou poltico. Mas, nesse universo lingstico praticamente pronto que se apresenta aos culturalmente europeus, incumbindo-os de, como homens, realizar a sua liberdade j pensada, o negro colonizado ou nativo deportado, no se pode conceber como homem e nem realizar sua liberdade. Para o negro nada est pronto. Ele se encontra fora da histria universal da humanidade. bem verdade que raa negra um conceito, e todos ns sabemos que tem um significado prprio. Mas, trata-se de evidenciar a impossibilidade de se conceber no conceito de homem os indivduos da raa negra assim como o europeu pode ser concebido, ou seja, partilhando entre outros do direito virtude, beleza e verdade. Se, ao buscar expressar-se, o negro recusa a tcnica como meio, porque no a eficcia sua finalidade: seu modo particular de agir, de imbricar-se no mundo no pode ser tcnico nem ter finalidade, no sentido europeu. Por exemplo, a lngua e o pensamento ocidental so analticos: o que aconteceria se o gnio negro fosse antes de tudo sinttico ?" (SARTRE, JP. Orfeu Negro p.103). S assim se compreende a grande queixa que este poema haitiano: ste obsedante corao que no expressa minha lngua meus costumes, e sobre o qual se cravam como arpo sentimentos de emprstimos, costumes d'Europa; quem a esta dor alcana, este meu desespero sem igual de domar com palavras s de Frana Meu corao que veio do Senegal.

No preciso que repitam ao negro a situao de oprimido reservada para ele dentro deste sistema. Por no poder considerar-se "estrangeiro" na lngua em que pensa, basta analisar os seus pensamentos para defrontar-se com o desprezo que a humanidade-incolor lhe reserva. Conhece a suposta hierarquia branco-negro, pois desde a infncia convive com hbitos de linguagem como: "branco como a neve, para significar a inocncia; a falar da negrura de um olhar, de uma alma, de um crime"(SARTRE, J-P. Orfeu Negro p.106). Conhece todo o suposto mal que a ele tentam identificar por causa da sua cor, e como esta tentativa visa toc-lo no mago da sua humanidade. Bastaria ento, que o negro se reivindicasse como homem, explicitando a sua subjetividade negra? Mas, "os traos especficos de uma Sociedade correspondem exatamente s locues intraduzveis de sua linguagem"(SARTRE, J-P. Orfeu Negro p.102). Neste sentido, ao falar de si, ou seja, da conscincia de raa concentrada na "alma" negra, (entendendo por alma certa qualidade comum aos pensamentos e s condutas dos negros, aquilo que se usa chamar negritude), depara-se com o descompasso entre o que disse e o que desejaria ter dito. Em prosa, que essencialmente referencial e denotativa, o negro no capaz de expressar sua negritude; no nesse modo de organizao do vocabulrio que ir criar a brecha negra na linguagem ocidental. Por isso, deve lanar-se para alm da prosa. Esbarra no sistema finito dessa linguagem que prosa por essncia e imediatamente percebe que no h uma harmonia preestabelecida regendo as relaes entre o verbo e o Ser. Recusa a confiana cega na linguagem e tcnica ocidentais, pois precisa dizer, mas ao falar sente-se trado e traidor. O negro no tem nessa linguagem, considerada como meio de expresso direta, a possibilidade de dizer o ato que o seu "ser-no-mundo". tal impossibilidade que gera o sentimento de malogro originrio de toda a experincia potica, experincia pela qual o negro toma conscincia de sua raa, visto que em sua raa e por causa dela que oprimido. Mas esta experincia potica, que ao mesmo tempo conscientizao, um ato, enquanto determinao interior de existir no meio do mundo. E, embora essa relao com o mundo permanea uma apropriao, ao contrrio do tecnicismo europeu, tal apropriao no tcnica. Cabe agora esclarecer porque o existencialismo sartriano considera a conscientizao uma experincia potica, e porque tal experincia uma determinao interior, no tcnica, de existir no mundo. Neste ponto, pretendi uma aproximao entre este texto sartriano e a maneira que Merleau-Ponty entende a experincia perceptiva do corpo na Fenomenologia

da Percepo. Merleau-Ponty afirmar que no ao objeto cientfico, mas sim obra de arte que a experincia perceptiva do corpo deve ser comparada. Assim como por ocasio da edificao de um quadro, em que o pintor deve fazer convergir tanto suas faculdades sensitivo-cognitivas, quanto a presena concreta da natureza selvagem; tambm na percepo cotidiana o corpo humano realiza uma experincia de imbricao entre ele prprio e as coisas que ele no , imbricao essa que no segue a nenhuma lei interna de associao ou sntese, mas constri para si a regra segundo a qual leis internas e natureza selvagem podem convergir enquanto percepo emprica(MLLER, M.J. A Dimenso Esttica na `Fenomenologia da Percepo). Como no minha inteno adentrar pelos meandros da obra pontyana, limitei-me a apontar para a possvel riqueza de seu parentesco com a concepo que Sartre faz da atitude potica. Com tal aproximao entre os dois filsofos, pretendi apenas enfatizar o paradoxo de uma evidncia corporal expressa num estilo e a ausncia de conceito para entend-la. Em situao de choque com a cultura ocidental, onde todos os objetos so tratados segundo sua eficcia, o negro no tem acesso negritude de modo imediato, como seus ancestrais. Nas circunstncias em que se encontra, s pode viv-la em seu estado refletido; e para express-la, poetiza, porque a vive poeticamente. Pois optando por entender aquilo que , ou seja, o seu modo de ser no mundo, desdobra-se, e entende-se como no mais coincidindo consigo mesmo. Ora, o fato de no coincidir consigo mesmo frente ao prprio entendimento surge como uma evidncia existencial de natureza ontolgica, mas enquanto tal ainda permanece num instante prpredicativo. Diz Sartre , em uma bela analogia sobra a conscientizao da negritude: a negritude toda presente e oculta o obseda, o roa, ele se roa em sua asa sedosa , ela palpita, toda distendida atravs dele, como sua profunda memria e sua exigncia mais alta, como a infncia de sua raa e o chamado da terra, como um formigamento dos instintos e indivisvel simplicidade da natureza, como o puro ligado de seus antepassados e como a Moral que deveria unificar a sua vida truncada (SARTRE, J-P. Orfeu Negro p.101). Mas to logo o negro tente entender essa experincia, to logo ele se volva para encar-la de frente, ela se esvanece como fumaa (SARTRE, J-P. Orfeu Negro p.101). Portanto, essa evidncia existencial coincide com a conscientizao, no entendida, mas experienciada poeticamente pelo negro num instante pr-predicativo. Em outras palavras, o negro intui que o seu viver, todo presente e verdadeiro, no pode ser analisado por seu prprio entendimento, enquanto esta anlise se faria numa lngua na qual lhe faltam palavras.

E esse descompasso vivido pelo negro o torna poeta, pois de certa forma experiencia e recupera o malogro originrio de toda a experincia potica. Se o fato do negro viver a sua negritude sem poder entend-la o torna poeta, cabe explicitar de forma analgica o seu modo de existir no mundo, a dinmica da vida do poeta negro, que por no ser entendida, no pode ser analisada. Assim, recensear alguns dos temas dos poemas negros tom-los, num exame objetivo, como um feixe de testemunhas(Sartre, J-P. Orfeu Negro. p.114). Essa tomada de conscincia da simplicidade original da existncia, faz-se por dois caminhos que, embora distintos, so convergentes. Tais vias de acesso, que Sartre nomeou objetiva e subjetiva, correspondem ao momento do negro descobrir-se e, ao mesmo tempo, tornar-se aquilo que , ou seja, homem em sua negritude. Uma vez que os poemas tratam ora da negritude objetiva, ora da negritude subjetiva e s vezes de ambas conjuntamente, cabe fazer uma distino entre ambas. O que est sendo tratado aqui como negritude objetiva a sua expresso atravs dos costumes, das artes, dos cantos e das danas das populaes africanas (SARTRE, J-P. Orfeu Negro p.108) no exato memento em que, magicamente, do a oportunidade ao poeta de encantar-se, de modo que ao termo da encantao surja, magnificamente evocada, a negritude (SARTRE, J-P. Orfeu Negro p.109). J a negritude subjetiva, tal como por exemplo surge explcita nos poemas de Csaire, seria um retorno para dentro de si, s que de costas. a imagem desta negritude que Sartre compara misso de Orfeu. Diz ele: posto que esta Eurdice se dissipar como fumaa se o Orfeu negro se volver para ela, descer a estrada real de sua alma com o dorso virado para o fundo da gruta, descer abaixo das palavras e das significaes - para pensar em ti, depus todas as palavras no montepio - abaixo das condutas quotidianas e do plano da repetio, abaixo mesmo dos primeiros recifes da revolta, com as costas voltadas, os olhos fechados, para tocar enfim com os ps nus a gua negra dos sonhos e do desejo e deixar se afogar em seu bojo (SARTRE, J-P. Orfeu Negro p.109). Tal como o mtodo de construo surrealista, esses poemas se empenham na destruio da cultura ocidental ao mergulharem na crosta superficial da realidade, do senso comum, da razo raciocinante para tocar o fundo dalma e despertar as potncias imemoriais do desejo (SARTRE, J-P. Orfeu Negro p.110). Esse desejo que se manifesta no curto-circuito lingstico - onde o poeta, no uniu calmamente dois contrrios , mas entesou-os como um sexo - traz luz as aspiraes revolucionrias dos negros

(SARTRE, J-P. Orfeu Negro p.111). Estas se caracterizam por serem, ao mesmo tempo recusa e amor a tudo; por negarem radicalmente as leis naturais atirando-se ao milagre; por serem, por fim, certa forma concreta e determinada de humanidade, ou seja a negritude. Assim no h uma descrio ou designao da negritude, mas h uma composio, uma criao sob os nossos olhos, que daqui em diante podera ser observada, aprendida. Esse expulsar da alma negra para fora de si, expresso da negritude subjetiva, coincide neste momento com a interiorizarao da cultura negra, expresso da negritude constituido assim como uma via de mo dupla. As belas palavras de Senghor, ao apontarem ligeiramente para o Graal negro, dizem: o que constitui a negritude de um poema, menos o tema do que o estilo, o calor emocional que d vida as palavras, que transmuta a palavra em verbo (SARTRE, J-P. Orfeu negro. p.114) A negritude surge, ento, como certa atitude afetiva com respeito ao mundo (SARTRE, J-P. Orfeu negro. p.114) , pois, se como afirmei, o poeta negro rejeita uma relao tecnicista com o mundo, poemas como este de Csaire mostram que ele tem outra relao com respeito ao mundo. Ao dizer: Minha negritude no uma pedra, surdez que lanada contra o clamor do dia, Minha negritude no uma catarata de gua morta sobre o olho morto da terra minha negritude no nem torre nem catedral ela mergulha na carne rubra da terra ela mergulha na ardente carne do cu ela fura o opaco desnimo com sua precisa pacincia. pinta a negritude como o ato de existir no meio do mundo que, em certo sentido, ainda uma relao de apropriao, porm no tcnica. No se trata de um possuir para transformar, mas estaria mais prximo de uma compreenso pelos sentimentos do universo circundante. Neste sentido, o poeta negro, que recusou-se homo-faber, imbrica-se na natureza tendo-a como viva. No quero dizer que nesta relao o poeta negro seja passivo, mas poderamos dizer que paciente e essa sua pacincia aparece como imitao ativa da passividade, pois a ao do negro antes de tudo sobre si (...) Trata-se na verdade de uma captao do mundo, mas mgica, pelo silncio e pelo repouso (SARTRE, J-P. Orfeu negro. p.115). Em outra palavras, um conquistar a natureza conquistando-se. Como neste poema: objetiva,

Eles entregam-se, rendidos, essncia de cada coisa ignorantes das superfcies mas rendidos ao movimento de cada coisa indiferentes se perdem, mas jogando o jogo do mundo verdadeiramente os primognito do mundo porosos a todos os ventos do mundo... carne da carne do mundo palpitante do prprio movimento do mundo Poder-se ia at dizer que a negritude uma compreenso por simpatia, mas tal pretenso desconsidera o amor extremamente ertico a todas as formas de vida presente nos ritos, nas danas e nos poemas. Numa alegrica interpretao social, Sartre diz que o negro antes de tudo campons; a tcnica agrcola precisa pacincia; confia na vida; espera. Cada tomo de silncio a possibilidade de um fruto maduro, cada instante traz cem vezes mais o que o cultivador deu (...) sua existncia a grande pacincia vegetal; seu labor a repetio de ano em ano do coito sagrado. Criador, nutrido porque cria. Lavrar, plantar, comer, fazer amor com a natureza (SARTRE, J-P. Orfeu negro. p.116). Mas, preciso, novamente, muito cuidado com essa alegoria. A relao homemnatureza que os poemas apresentam, impressiona no s por desconhecer o criacionismo ocidental onde Jpiter ordena o caos e lhe prescreve leis; o Deus cristo concebe o mundo pelo entendimento e o realiza pela vontade (SARTRE, J-P. Orfeu negro. p.118), mas por ter a criao como um contnuo e eterno parto, como um ser que sai do nada. E nesse ser, o negro imbrica-se, no para transform-lo tecnicamente, mas sim para criar-se unido a ele segundo seu prprio estilo, ora agindo sobre ele, ora agindo sobre si mesmo. Se quisermos fazer alguma analogia dentro deste tema potico onde se fundem e se confundem homens, animais, vegetais e minerais, a negritude seria em sua profundidade uma androginia, pois o sentimento dinmico de um falo que se ergue e outro mais surdo, mais paciente, mais feminino, de ser uma planta que cresce (SARTRE, J-P. Orfeu negro. p.118). Mas ainda assim, a negritude no se esgota neste tema potico. Mesmo que esses poemas possam ser chamados de anti-cristos, no se pode negar que uma paixo que os transpassa. V-se claramente em poemas como esse que diz: Aqueles que no inventaram a plvora nem a bssola... conhecem em seus menores recnditos o pais do sofrimento...

O negro consciente de si representa-se a seus prprios olhos como o homem que assumiu toda a dor humana e sofre por todos (...) se quisesse sistematizar, dir-se-ia que o negro, enquanto simpatia sexual pela vida, se funde com a natureza inteira e que, enquanto paixo de dor revoltada, se reivindica como homem (SARTRE, J-P. Orfeu negro. p.120). Vive ento, dor e paixo numa pacincia vegetal. Sentindo toda a dor nos msculos de seu corpo, afoga-a em seu agir criador que poesia, amor e dana. Mas o negro s consegue poetizar porque intuindo, sua condio humana e histrica, descobre a falta inexplicvel da cultura ocidental e vive o fato absurdo do sofrimento em sua pureza, em sua injustia e na sua gratuidade (SARTRE, J-P. Orfeu negro. p.123). Esse sofrimento, ao ser vivido expe a sua negatividade, a sua prpria reserva de sofrimento, ele se abre, numa revolta, para a liberdade. Mas, poder-se-ia objetar ao negro que esse movimento em direo afirmao de sua subjetividade passa forosamente por uma inverso de papis, pela objetificao do branco: no passaria de um racismo s avessas. E aqui, assim como em Sartre, de novo a negritude pode ser resgatada. Porque esse poeta negro , que nesse momento histrico tambm comunista, no aspira de modo algum a dominar o mundo: quer a abolio dos privilgios tnicos, venham de onde vierem; afirma sua solidariedade com os oprimidos de todas as cores. De pronto, a noo subjetiva, existencial, tica de negritude passa, como diz Hegel, quela - objetiva, positiva, exata - de proletariado (SARTRE, J-P. Orfeu negro. p.118). Trata-se pois, se pudssemos definir, de um racismo anti-racista. Generoso, sem dvida. Bem de acordo com aquilo que, diz Sartre, ao fim e ao cabo, melhor define a negritude: uma renncia a si prprio no momento em que se encontra, e cujo nome afinal amor. Mas talvez datado. Porque afinal, l-se hoje em dia este ensaio caminhando sobre os escombros do prtico sombra do qual ele foi escrito, e onde se lia : Proletariado de todo mundo , uni-vos! A no ser que se recupere essa renncia final do negro negritude para um segundo sentido de anti-racismo: aquele fundado na poesia negra, na condio de homem, e que, ao solapar na linguagem ocidental, o conceito de humanidade-incolor, acaba por criar um novo sentido para a palavra homem, do qual homens de todas as raas que vivem poeticamente podem doravante compartilhar.

Uma vez, perguntei ao negro Pastinha, o que era a Negritude. E ele, mestre velho respeitado, ficou um tempo calado revirando a sua alma. Depois respondeu com calma em forma de ladainha. A Negritude um jogo, um brinquedo. se respeitar o medo, dosar bem a coragem. uma luta, manha de mandingueiro, o vento no veleiro, um lamento na senzala. um berimbau bem tocado, um corpo arrepiado, o sorriso de um menininho A Negritude o vo de um passarinho, o bote da cobra coral! Sentir na boca todo gosto do perigo, sorrir para o inimigo e apertar a sua mo! A Negritude o grito de Zumbi ecoando no quilombo. se levantar de um tombo antes de chegar ao cho o dio, a esperana que nasce. um tapa explodiu na face e foi arder no corao. Enfim, aceitar o desafio com vontade de lutar. A negritude um barco pequenino solto nas ondas do mar! um peixe um peixinho solto nas ondas do mar BIBLIOGRAFIA * SARTRE, Jean-Paul. Reflexes sobre o racismo. 1 Reflexes sobre a questo judaica. 2 Orfeu Negro. Trad: Guinsburg J. Difuso Europia do livro. 4 edio So Paulo. 1965.

* MLLER, Marcos Jos. A dimenso Esttica na Fenomenologia da percepo. Conferncia apresentada na Semana de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina em 1995.

10

You might also like