You are on page 1of 6

Questes de Lngua Portuguesa Professor Marcelo Rosenthal

Pases em desenvolvimento freiam emisses de gases, diz ONU


Alister Doyle

OSLO (Reuters) - Naes em desenvolvimento que se industrializam rapidamente, como China e ndia, tm freado o aumento das emisses de gases geradores do efeito estufa num nvel superior aos cortes totais exigidos das naes ricas pelo Protocolo de Kyoto, da ONU. Um relatrio preliminar da ONU, a ser divulgado na sexta-feira em Bangcoc aps conversas entre governos e cientistas, tambm mostra que as polticas destinadas a conter a poluio atmosfrica de fbricas ou carros ou para economizar energia tiveram o efeito colateral de combater o aquecimento global. "Esforos realizados por pases em desenvolvimento (Brasil, China, ndia e Mxico), por razes outras que a mudana climtica, reduziram o crescimento das suas emisses ao longo das ltimas trs dcadas em aproximadamente 500 milhes de toneladas de dixido de carbono por ano", segundo um esboo tcnico visto pela Reuters. Ele disse que isso era "mais do que as redues exigidas das (naes desenvolvidas) pelo Protocolo de Kyoto". As emisses anuais da Frana em 2004 foram de 563 milhes de toneladas, as da Austrlia foram 534 milhes e as da Espanha foram 428 milhes. Os dados podem provocar um debate sobre qual a diviso justa das redues sobre as emisses em qualquer acordo que prorrogue e amplie Kyoto, que atualmente obriga 35 naes industriais a cortarem as emisses para 5 por cento abaixo dos nveis de 1990 at 2008-12. O presidente George W. Bush retirou os Estados Unidos de Kyoto em 2001, argumentando que ele custaria empregos nos EUA e que exclua erradamente as metas de 2012 para pases mais pobres, como a China. "A China j est fazendo um monte", disse Hu Tao, da Administrao Estatal de Proteo Ambiental da China. Ele disse que a poltica da China de um filho por casal, introduzida no comeo da dcada de 1980, por exemplo, teve um efeito colateral de frear o aquecimento global ao limitar a populao a 1,3 bilho, contra o 1,6 bilho projetado sem a poltica. "Isso reduziu as emisses dos gases do efeito estufa", disse ele em uma conferncia em Oslo. A China o emissor de gases do efeito estufa nmero 2, principalmente pela queima de combustveis fsseis, atrs dos Estados Unidos e frente da Rssia. Naes em desenvolvimento argumentam que elas deveriam receber crditos por polticas que ajudaram a desacelerar o crescimento das emisses. Elas notam que as naes do leste europeu em Kyoto recebem crdito pelo colapso das fumacentas indstrias da era sovitica --sem relao com os esforos deliberados para lutar contra o aquecimento global.

Questes de Lngua Portuguesa Professor Marcelo Rosenthal

A Rssia, por exemplo, aparentemente fez mais entre as naes de Kyoto, com uma queda de 32 por cento nas emisses entre 1990, um ano antes da desintegrao da Unio Sovitica. 1) Pode-se compreender do texto que: a) Pases que se industrializaram rapidamente esto emitindo gases geradores do efeito estufa numa quantidade superior acordada. b) Pases que se industrializaram rapidamente esto emitindo gases geradores do efeito estufa em quantidade inferior aos pases industrializados j h muito. c) A diminuio da emisso de gases a fim de combater o aquecimento global acabou por ter como efeito colateral a diminuio do efeito estufa. d) No foram motivos climticos que levaram os pases em processo de industrializao a diminurem a emisso de gases geradores do efeito estufa. e) O combate ao aquecimento global levou todos os pases a diminurem a emisso de gases geradores do efeito estufa. 2) Considere as seguintes afirmaes: I. II. As naes s podero, a partir de 2008-2012, emitir 5% dos gases, se comparando emisso em 1990. Segundo o autor do texto, os Estados Unidos retiraram-se do protocolo de Kyoto, em virtude do desemprego que a satisfao das exigncias geraria. A China s no emite mais gases que levam ao efeito estufa do que os Estados Unidos.

III.

Est correto o que se afirma APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

3) Considerando-se o contexto, na frase a) (...) conter a poluio atmosfrica de fbricas ou carros ou para economizar energia tiveram o efeito colateral de combater o aquecimento global, o substantivo sublinhado tem o mesmo sentido que apresenta na frase: Em virtude do resfriado, sentiu-se sem energia para fazer o trabalho. b) (...) por razes outras que a mudana climtica, o pronome indefinido sublinhado tem o mesmo sentido que apresenta na frase: Outros profissionais sero contratados para realizar o trabalho. c) (...) Os dados podem provocar um debate, o verbo sublinhado tem o mesmo sentido que apresenta na frase: Muito nervoso, Joo provocou Paulo para uma briga inconsequente.

Questes de Lngua Portuguesa Professor Marcelo Rosenthal

d) (...) Os dados podem provocar um debate sobre qual a diviso justa das redues sobre as emisses, a preposio sublinhada tem o mesmo sentido que apresenta na frase: Os livros devem ser colocados sobre a mesa. e) (...) Elas notam que as naes do leste europeu em Kyoto recebem crdito pelo colapso das fumacentas indstrias da era sovitica, o substantivo sublinhado tem o mesmo sentido que apresenta na frase: O banco oferece crdito ilimitado. 4) Qual o sentido contextual da frase "A China j est fazendo um monte de Hu Tao? a) A China j est a realizar bastantes metas em funo de minimizar a emisso de gases que provocam o efeito estufa. b) A China j est procedendo a um monte de besteira, que poder aumentar o problema. c) A China j est fazendo um monte e os Estados Unidos deveriam seguir o exemplo. d) A China j est por adotar uma srie de medidas que diminuiro o efeito estufa. e) A China j est por tomar uma srie de providncias polticas que podem resultar na diminuio do problema do efeito estufa. 5) O fragmento a ser divulgado na sexta-feira em Bangcoc aps conversas entre governos e cientistas sugere que o relatrio preliminar da ONU: a) ser divulgado na prxima sexta-feira; b) ser divulgado na sexta-feira seguinte realizao da leitura do texto; c) ser na sexta-feira s conversas entre governos e cientistas; d) ser divulgado na sexta-feira seguinte realizao dos encontros em Bangcoc; e) ser divulgado na sexta-feira seguinte redao do texto. 6) Esto corretamente flexionadas todas as formas verbais da frase. a) Se os Estados Unidos reverem sua posio, possvel que a emisso de gases diminua ainda mais. b) necessrio que todos os pases industrializados freem a emisso de gases poluentes. c) A maior emisso de gases poluentes proviu das fumacentas indstrias da era sovitica. d) No nos aprouve saber que o problema da emisso de gases poluentes est longe de ser resolvido. e) Os Estados Unidos reaveram sua posio de pas mais poluente do planeta. 7) As normas de concordncia esto plenamente respeitadas na frase: a) Tornam-se fundamentais os pases em processo de industrializao diminurem a emisso de gases poluentes. b) De tantas esperanas - de ver um mundo despoludo - que nos alimentam a juventude no costumam restar muitas quando se envelhece. c) Admitiram-se, por mais que isso seja doloroso, que necessrio fazer algo para no piorar ainda mais o problema do efeito estufa. d) Convm os Estados Unidos tomarem algumas providncias no sentido de diminuir a emisso de gases poluentes. e) Muitos pases parece no acreditarem que as consequncias do efeito estufa podero ser irreversveis.

Questes de Lngua Portuguesa Professor Marcelo Rosenthal

8) A excluso ou incluso de vrgula(s) alterou o sentido da seguinte frase do texto. a) Um relatrio preliminar da ONU, a ser divulgado na sexta-feira em Bangcoc aps conversas / Um relatrio preliminar da ONU, a ser divulgado, na sexta-feira, em Bangcoc aps conversas b) reduziram o crescimento das suas emisses ao longo das ltimas trs dcadas em aproximadamente 500 milhes de toneladas de dixido de carbono por ano / reduziram o crescimento das suas emisses, ao longo das ltimas trs dcadas, em aproximadamente 500 milhes de toneladas de dixido de carbono por ano c) As emisses anuais da Frana em 2004 foram de 563 milhes de toneladas / As emisses anuais da Frana, em 2004, foram de 563 milhes de toneladas d) Naes em desenvolvimento argumentam que elas deveriam receber crditos por polticas que ajudaram a desacelerar o crescimento das emisses. / Naes em desenvolvimento argumentam que elas deveriam receber crditos por polticas, que ajudaram a desacelerar o crescimento das emisses. e) Elas notam que as naes do leste europeu em Kyoto recebem crdito pelo colapso das fumacentas indstrias / Elas notam que as naes do leste europeu, em Kyoto, recebem crdito pelo colapso das fumacentas indstrias 9) Transpondo-se para outra voz verbal a construo....., a forma verbal resultante ser..... a) um efeito colateral de frear o aquecimento global / ser freado. b) Industrializam-se naes rapidamente / so industrializadas. c) Naes tm freado o aumento das emisses de gases geradores do efeito estufa / tm sido freadas. d) Os dados podem provocar um debate / pde ser provocado. e) "Isso reduziu as emisses dos gases do efeito estufa" / eram reduzidas. 10) A emisso dos gases do efeito estufa hoje representa grande preocupao. Todos veem a emisso dos gases do efeito estufa como uma prioridade. A China conseguiu diminuir a emisso do gases do efeito estufa. Porm os Estados Unidos atribuem emisso dos gases do efeito estufa boa parte do seu problema com o desemprego. Evitam-se as repeties da frase acima, substituindo-se os elementos sublinhados por, respectivamente, (A) todos lhe veem - a conseguiu diminuir - atribuem a ela (B) todos a veem - conseguiu diminu-la - atribuem-lhe (C) todos veem-na - a conseguiu diminuir - lhe atribuem (D))todos lhe veem - lhe conseguiu diminuir - atribuem-na (E) todos a veem - a conseguiu diminuir - a atribuem

GABARITO 1- Resposta: alternativa D. A resposta se coaduna com o incio do terceiro pargrafo, sobretudo com o fragmento por razes outras que a mudana climtica. A alternativa A contradiz o texto, visto que l se expe que tm freado o aumento das emisses de gases geradores do efeito estufa num nvel superior aos cortes totais exigidos. A alternativa B tambm no se confirma no texto, dado que em momento algum h uma comparao entre os pases ricos e os em desenvolvimento em relao ao quantitativo de emisso dos gases do efeito estufa. A alternativa C incoerente, porquanto a causa para a diminuio da emisso de gases geradores do efeito estufa outra que no a

Questes de Lngua Portuguesa Professor Marcelo Rosenthal

mudana climtica. A alternativa E tambm no se confirma no texto, pois a mudana climtica no levou os pases a diminuir a emisso dos gases de efeito estufa.

2 - Resposta: alternativa C O item I apresenta afirmao falsa, dado que o quantitativo de 5% a menos do que nos anos 90, e no 5% do que se produzia nos anos 90. O item II tambm apresenta comentrio incorreto, pois o autor do texto no disse que o Protocolo de Kyoto custaria empregos aos Estados Unidos, mas apenas reproduziu esse argumento que provia de George W. Bush, ou seja, as palavras no foram do autor do texto e sim do presidente dos EUA poca. O item III apresenta comentrio correto, uma vez que se expe no texto que a China est atrs dos Estados Unidos e frente de Rssia quanto emisso de gases, sendo o nmero 2 do planeta nesse aspecto. 3 Resposta: alternativa B. Alternativa A - Energia est no sentido denotativo, significando fora eltrica. J na segunda hiptese energia significa nimo, vontade. Alternativa B Outras e outros significam diferentes, distintos. Alternativa C Provocar, no primeiro caso, significa gerar, resultar. No segundo caso, significa instigar. Alternativa D a preposio sobre, no primeiro fragmento, significa acerca de. No segundo caso, significa acima. Alternativa E No primeiro caso, crdito significa culpa. No segundo, significa garantia. 4 - Resposta: alternativa A. A frase de Hu Tao, observando o contexto, est em contraposio ao argumento de George W. Bush. Ento quando ele afirma que a China j est fazendo um monte, o sentido no que a China comear a agir, mas que a ao j vem sendo realizada, e no em pequena quantidade (um monto). 5 Resposta: alternativa E. A referncia temporal dos textos sempre o momento em que foi redigido. Todos os textos so eternos justamente por isso. No o texto que ir ao tempo do leitor, mas o leitor que se transporta para o momento em que o autor o confeccionou. 6 Resposta: alternativa D Na alternativa A, a forma correta REVIREM. Na alternativa B, a forma correta FREIEM. Na alternativa C, a forma correta PROVEIO. Na alternativa E, a forma correta REOUVERAM. 7 - resposta: alternativa E A opo A est errada, visto que o sujeito de tornam-se fundamentais a orao que comea em os pases. Sendo o sujeito oracional, o verbo e o predicativo devem ocorrer na forma singular: Torna-se fundamental. A opo B tambm est errada, uma vez que o sujeito de alimentam a juventude. Sendo assim, o verbo deve ocorrer no singular alimenta. O sujeito paciente de admitiram-se a orao que comea na conjuno integrante QUE. Sendo o sujeito oracional, deve o verbo vir na forma singular: ADMITIU-SE.

Questes de Lngua Portuguesa Professor Marcelo Rosenthal

A alternativa D tambm est errada, uma vez que o sujeito de convm no os Estados Unidos, mas a orao reduzida iniciada por os Estados Unidos. Sendo o sujeito oracional, deve o verbo vir na forma singular Convm. A alternativa E a correta. O sujeito de PARECE a orao reduzida os Estados Unidos no acreditarem..., por isso ocorre flexionado na forma singular. E o termo os Estados Unidos sujeito apenas de acreditarem, da estar no plural. 8 Resposta: alternativa D. Trata-se de caso de orao subordinada adjetiva. Quando o pronome relativo precedido de vrgula, a orao possui carter explicativo. Quando o pronome relativo no precedido de vrgula, a orao passa a ter valor de restrio, caracterizao. 9 - Resposta: alternativa A Na alternativa A, o aquecimento global objeto direto e se transforma em sujeito. Frear est no infinitivo, portanto, ao passar para a voz passiva, o verbo SER obrigatoriamente ocorrer no infinitivo. A frase fica: ... um efeito colateral de o aquecimento global ser freado.. A alternativa B no pode ser a resposta, visto que no h mudana de voz. As duas formas encontram-se na voz passiva, sendo a primeira sinttica e a segunda, analtica. A alternativa C tambm no est correta, visto que o ncleo do objeto direto o aumento. Sendo assim, a reescritura correta O aumento das emisses de gases do efeito estufa tem sido freado. A alternativa D tambm apresenta reescritura inadequada, porquanto a forma verbal podem encontra-se no presente do indicativo. Destarte, a reescritura deve ocorrer com o verbo no presente do indicativo (PODE), e no no pretrito perfeito (PDE). A alternativa E tambm est errada, dado que reduziu est no pretrito perfeito. A reescritura deve se dar com o verbo SER no pretrito perfeito (FORAM), e no no imperfeito (ERAM). 10 - Resposta: alternativa B. O primeiro termo sublinhado funciona como objeto direto, sendo substitudo por a. Como o pronome indefinido atrai o pronome oblquo, a prclise obrigatria: TODOS A VEEM. O segundo termo sublinhado tambm funciona como objeto direto, sendo substitudo por a. Como o termo A China no atrai o pronome oblquo, cabem a prclise e a nclise, ficando corretas as formas a conseguiu diminuir e conseguiu diminu-la. Sendo assim, as alternativas B e E ainda podem ser a resposta. No entanto, o ltimo termo funciona como objeto indireto, no cabendo a substituio por a, excluindo-se, consequentemente, a alternativa E. Sobra apenas a opo B. de bom alvitre perceber que LHE s deve substituir termos preposicionados em campo semntico de pessoa, e a ltima expresso sublinhada est nesse campo semntico, at porque se pode substituir o termo pelo pronome QUEM: os Estados Unidos atribuem A QUEM boa parte do seu problema com o desemprego..

You might also like