You are on page 1of 4

Prticas de Jejum

Todos podem fazer jejum. Sejam idosos ou estejam cansados ou doentes; sejam gestantes, mes que amamentam, jovens ou adultos. todos podem jejuar sem que isso lhe faa mal, mas, pelo contrrio, lhes faa bem. Muitas pessoas no jejuam porque no sabem faz-lo. Imaginam que jejuar seja uma coisa muito difcil e dolorosa que elas no vo conseguir fazer.

Abordamos aqui o aspecto prtico do jejum. Existem vrias modalidades de jejum, trataremos, no entanto, somente de quatro tipos que podero ser de grande proveito para voc.

Jejum da Igreja

Assim chamado o tipo de jejum prescrito para toda a Igreja e que, por isso, extremamente simples, podendo ser feito por qualquer pessoa. Algum poderia pensar que esse seja um jejum relaxado ou que nem seja realmente jejum, porque ele muito fcil. Mas no bem assim. Esse modo de jejuar vem da Tradio da Igreja e pode ser praticado por todos sem exceo, sendo esse o motivo porque prescrito a toda a Igreja. O bsico desse tipo de jejum que voc tome o caf da manh normalmente e depois faa apenas uma refeio - almoar ou jantar -, a depender dos seus hbitos, de sua sade e de seu trabalho. A outra refeio, a que voc no vai fazer, ser substituda por um lanche simples, de acordo com as suas necessidades. Dessa maneira, por exemplo, se voc escolher o almoo para fazer a refeio completa, no jantar faa um lanche que lhe d condies de passar o resto da noite sem fome. O conceito de jejum no exige que voc passe fome. Em suas aparies em Medjurgorje, a prpria Nossa Senhora o repetiu vrias vezes. Jejuar refrear a nossa gula e disciplinar o nosso comer. O importante, e a est a essncia do jejum, a disciplina, e voc no comer nada alm dessas trs refeies. O que interessa cortar de vez o hbito de "beliscar", de abrir a geladeira vrias vezes ao dia para comer "uma coisinha". Evitar completamente, nesse dia, as balas, os doces, os chocolates e os biscoitos. Deixar de lado os refrigerantes, as bebidas e os cafezinhos.

Para quem disciplinado - e muitos de ns o somos -, isso um jejum, e dos "bravos"! Nesse tipo de jejum, no se passa fome. Mas como "a gente" se disciplina; como refreia a gula! E esta a finalidade do jejum. Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de jejum, mesmo os doentes, porque gua e remdios no quebram jejum. Se for necessrio leite para tomar os remdios, o jejum no quebrado, pois a disciplina fica mantida. Para o doente e para o idoso, disciplina mesmo talvez seja tomar os remdios e tomar corretamente.

Jejum a po e gua

Nesse segundo tipo de jejum, deve-se comer po quando se tem fome e beber gua quando se tem sede. Apenas isso e nada mais. No se trata de comer po e beber gua ao mesmo tempo. Pelo contrato: preciso evitar isso. Nosso tipo de po, quando comido com gua, geralmente fermenta no estmago, provocando dor de cabea. melhor ir comendo aos poucos durante todo o jejum. Voc vai perceber que, nesse dia, o po adquire um novo sabor. Tambm se deve beber gua vrias vezes no decorrer do dia. O organismo precisa de gua. Por isso, tome gua, mesmo que voc no tenha sede. O principal desse tipo de jejum que voc s coma po e beba apenas gua. Jejum base de lquidos

O terceiro tipo de jejum requer que voc passe o dia sem comer nada, limitando-se a tomar lquidos. Ou seja, durante todo o seu dia de jejum, voc se alimenta somente com lquidos. Essa uma modalidade muito boa de jejum, que refreia a nossa gula e garante a nossa disciplina. Tratando-se de lquidos, temos uma grande variedade de opes e de combinaes possveis; todas elas nos mantm alimentados e bem dispostos sem a quebra do jejum. recomendvel passar o dia tomando ch. Existem vrios tipos de ch, podendo-se escolher. Desde que seja quente e com um pouco de acar ou mel, o ch alimenta e mantm o estmago aquecido, o que muito bom. Quem no puder usar acar nem mel, pode usar adoante ou tomar ch puro; fazendo assim estar se privando da glicose, que alimentcia, mas conservar as vantagens do ch e do calor. Mas, se preferir, voc poder tom-lo frio ou gelado, especialmente no vero. laranjada, limonada e sucos de fruta tambm so indicados para esse dia. O mesmo acontece com os sucos de legumes, como cenoura e beterraba, e de verduras. Veja bem: tome

suco, no vitamina. Combinando-se frutas, legumes e verduras, as possibilidades aumentam bastante. Os vrios sucos, adoados ou no com acar, mel ou adoante, so sempre alimentcios, deixando o corpo leve para a orao e para as outras atividades intelectuais ou fsicas. Outra boa opo para esse tipo de jejum a gua de coco, que completa, j tendo tudo para nos manter hidratados e alimentados. Especialmente para quem tem a sorte de viver nos lugares onde h coqueiros, um jejum a base de gua de coco excelente. No existe melhor hidratante.

Qualquer pessoa, mas em especial os idosos e os doentes, pode fazer um jejum muito saudavl base de caldos. Tal como os sucos, os caldos tambm apresentam um grande variedade. Observe, no entanto, que estou me referindo a caldos, e no a sopas e canjas, embora se possa fazer caldo de frango e at de carne. O que importa que o caldo lquido e tem como vantagens ser nutritivo e quente, alm de conter sal. Especialmente em dias frios, os caldos so uma tima maneira de fazer jejum, pois com eles temos garantida a ingesto das calorias necessrias s nossas atividades, espirituais em particular.

O Jejum completo

Nesse quarto tipo de jejum, no se come coisa alguma e s se bebe gua. recomendvel que, antes de experimentar essa forma de jejum, voc j tenha feito o jejum a po e gua e o jejum base de lquidos, que podem servir de treino. No jejum completo, fundamental beber vrias vezes ao dia. No bom fazer jejum a seco, isto , sem tomar gua, especialmente quando no se tem um bom treinamento. Mas possvel fazer jejum sem ingerir mesmo gua? Sim, como eu j disse, possvel. Porm s as pessoas bem experientes devem tentar faz-lo. fundamental ter em mente que no estamos nos submetendo a um teste de resistncia. No precisamos provar nada a ningum: nem a ns, nem ao Senhor. O objetivo do jejum nos encontrar com Deus, favorecer a orao e nos disciplinar. Ele serve para nos abrir Graa da contemplao, da intercesso a da Uno do Esprito Santo. Como dissemos acima, nosso organismo precisa de gua. Ele necessita estar bem hidratado para agir e reagir no campo espiritual. E como o nosso jejum se destina a combatentes que

batalham por Deus na dimenso espiritual, tome gua vrias vezes ao dia quando praticar o jejum completo. Quanto a hora de terminar o jejum, principalmente o jejum completo, Nossa Senhora de Medjugorje fala em encerr-lo s quatro da tarde. Voc pode termin-lo s cinco, s seis ou s oito horas da noite. O importante ser comedido e agir com sabedoria. Nossa inteno no bancar os heris. Repito: no temos de provar nada a ningum, nem a ns e nem mesmo ao Senhor.

Observaes Finais

Um erro muito comum que as pessoas cometem consiste em fazer um dia de jejum sem tomar caf da manh. Agindo assim, elas na verdade comeam a jejuar a partir da ltima refeio que fizeram, na vspera, e no pela manh. Essas pessoas mal-informadas acabam ficando com dor de cabea, que em geral; comea bem cedo. Ora, dor de cabea no o objetivo do jejum. Alm disso, trata-se de uma coisa que deixa a pessoa indisposta o resto do dia, que a torna irritadia e sempre pronta a perder a pacincia. E isso totalmente oposto ao que se espera conseguir jejuando. bom que voc tome tranqilamente seu caf da manh, como se faz todos os dias, e, a partir da, inicie o jejum. Agindo dessa maneira, voc fica livre dos cidos do estmago, da dor de cabea, da irritabilidade e da indisposio. E isso custa muito pouco: basta tomar caf da manh como nos outros dias. Se voc no quer mesmo comer nada, ou daqueles que no fazem uma refeio pela manh, ao menos beba alguma coisa, de preferncia quente. Isso vai fazer bem ao seu aparelho digestivo, preparando-o para o dia de jejum. O jejum uma riqueza que precisamos reconquistar. uma forte expresso da comunidade que decidiu fazer uma converso, comear uma vida nova. Voc provavelmente uma das muitas pessoas que no conheciam o que acabei de apresentar e que por esse motivo no jejuava. Agora, com uma nova compreenso do jejum, comece a pratic-lo, pois isso seguramente trar benefcios a voc e ao Corpo de Cristo. Deus abenoe o seu jejum!

Essa matria foi tirada do livro "Prticas de Jejum" escrito pelo Pe. Jonas Abib!!! Isso apenas uma introduo...

You might also like