You are on page 1of 12

http://www.ufrb.edu.

br/griot

PS-MODERNISMO EM XEQUE: ALAN SOKAL E JEAN BRICMONT EM IMPOSTURAS INTELECTUAIS


Andr Assi Barreto1 Universidade de So Paulo (USP)

RESUMO: Os fsicos Alan Sokal e Jean Bricmont publicaram, em 1998, o livro Imposturas Intelectuais. Na obra, os dois criticam inmeros autores ps-modernos, apontando deficincias no raciocnio destes filsofos e cientistas sociais e apontam tambm as falhas do relativismo epistmico predominante nestes autores. A realizao do livro foi motivada por um artigo publicado em 1996, num peridico americano chamado Social Text, onde Sokal fingiu-se defensor do ps-modernismo, escrevendo sem rigor lgico e defendendo o relativismo. Depois, Sokal revelou a todos que se tratava de uma brincadeira. Nosso propsito apresentar toda a problemtica e analisar as teses dos fsicos. PALAVRAS-CHAVE: Ps-modernismo; Relativismo; Epistemologia; Filosofia da cincia; Fsica.

POSTMODERNISM IN QUESTION: ALAN SOKAL AND JEAN BRICMONT IN INTELECTUAL IMPOSTURES


ABSTRACT: The physicists Alan Sokal and Jean Bricmont published in 1998, the book Intellectual Impostures. In the work, both of them criticize numberless postmodern authors, pointing out the deficiencies of the reasonings of these philosophers and social scientists and also the failures of the epistemic relativism, predominat in these authors. The achieviment of the book was motivated by a paper published in 1996, in an american periodical named Social Text, where Sokal pretended to be a defender of postmodernism, writing without logical rigor and advocating the relativism. Later, the own Sokal reaveled to everyone that was a joke. Our purpose is to present the whole issue and analyze the physicists' thesis.
1

Mestrando em Filosofia pela Universidade de So Paulo (USP), So Paulo - Brasil. O presente artigo resultado de seminrio elaborado com o propsito de ser apresentado no grupo de estudos de Histria e Filosofia da Cincia da Universidade So Judas, liderado pela professora doutora Snia Maria Dion. E-mail: andre.assibarreto@gmail.com

Ps-modernismo em xeque: Alan Sokal e Jean Bricmont em imposturas intelectuais Andr Assi Barreto.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

154

http://www.ufrb.edu.br/griot

KEY WORDS: Postmodernism; Relativism; Epistemology; Philosophy of science; Physics; Introduo Os fsicos Alan Sokal e Jean Bricmont3 publicaram em 1998, o livro Imposturas Intelectuais. Nele, os dois criticam inmeros autores ps-modernos, apontando deficincias no raciocnio destes filsofos e cientistas sociais e expem tambm as falhas do relativismo epistmico predominante nestes autores. Neste artigo apresentaremos as crticas feitas pelos fsicos em seu livro, as teses dos autores, alm de sua motivao dos autores para produzir a obra. Nosso primeiro movimento ser o de analisar a motivao dos fsicos para a elaborao do livro; trata-se do artigo de Sokal na revista Social Text. O artigo na Social Text A ideia para o livro surgiu de uma brincadeira. Trata-se do texto de Sokal intitulado Transgredir fronteiras: por uma hermenutica transformadora da gravidade quntica (1996) publicado na revista norte-americana Social Text. O texto consiste numa pardia dos textos ps-modernos, que tornaram-se populares nos ltimos anos. Sokal o enviou para os editores da revista, a princpio, apenas para ver se a publicao seria aceita. O texto continha inmeros absurdos, alm de ter sido elaborado sem nenhum rigor lgico e propor um relativismo cognitivo radical:
Comeava ridicularizando o 'dogma', j superado, segundo o qual 'existe um mundo exterior, cujas propriedades so independentes de qualquer ser individual e inclusive da humanidade em seu conjunto' para proclamar de modo categrico que 'a 'realidade' fsica, da mesma maneira que a 'realidade' social, no passa de uma construo lingustica e social'. A seguir, mediante uma srie de saltos lgicos desconcertantes, chegava a concluso de que o de Euclides e o G de Newton, que antigamente acreditava-se que eram constantes e universais, so agora percebidas na sua historicidade (SOKAL; BRICMONT, 1999, p. 19 e 20, traduo nossa).
2

Mesmo assim, o artigo foi aceito e publicado sem nenhuma reviso. Mas o fato ainda mais irnico foi que o artigo saiu em uma edio especial da Social Text, dedicada a rebater as crticas feitas por cientistas contra o ps-modernismo e o
Alan David Sokal professor de matemtica no University College London e professor de fsica na New York University, seus principais trabalhos nessas reas so na mecnica estatstica e combinatria. E tambm conhecido por suas crticas ao ps-modernismo (escopo deste trabalho), resultando no Sokal affair. 3 Jean Bricmont um fsico terico e filsofo da cincia belga. professor da Universit Catholique de Louvain. Seus trabalhos principais so em renormalizao e equaes diferenciais nolineares.
2

Ps-modernismo em xeque: Alan Sokal e Jean Bricmont em imposturas intelectuais Andr Assi Barreto.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

155

http://www.ufrb.edu.br/griot

construtivismo social. Pouco depois o prprio Sokal se encarregou de revelar a brincadeira, suscitando um grande escndalo na imprensa popular e nas publicaes acadmicas anglfonas e francesas. Entretanto, para os autores, o maior problema no foi a reao da imprensa, mas sim o contedo da pardia:
Se se analisa com maior profundidade, se observa que se construiu a partir de citaes de eminentes intelectuais franceses e norte-americanos sobre as possveis implicaes filosficas e sociais das cincias naturais e da matemtica; citaes absurdas ou carentes de sentido, mas que, no obstante, eram autnticas (SOKAL; BRICMONT. Imposturas Intelectuales, 1999, p. 21, traduo nossa).

Buscando uma anlise mais profunda dos autores e textos citados no polmico artigo, Sokal uniu-se a Bricmont e estes organizaram o livro Imposturas Intelectuais, cujas teses principais sero aqui comentadas. As teses: o uso indevido de linguagem cientfica e a crtica ao relativismo epistmico As duas teses demonstradas no Imposturas Intelectuais so: a) mostrar que grandes intelectuais da Filosofia e das Cincias Sociais tm feito uso indevido de terminologia cientfica e que seus textos, ao incorporarem o jargo da fsica e da matemtica s pesquisas que concernem s cincias humanas, perdem sentido e b) questionar a validade do relativismo epistmico (tambm presente nos autores psmodernos) e o uso indevido da Filosofia da Cincia em sua justificao. O dilogo com os ps-modernos Nos captulos 1, 2, 4, 5, 7, 8, 9 e 10, Sokal e Bricmont abrem dilogo com as principais figuras do ps-modernismo, apresentando textos destes autores e questionando suas ideias. Vejamos como os dois definem sua prpria tarefa nos captulos citados:
Mostramos que famosos intelectuais como Lacan, Kristeva, Irigaray, Baudrillard e Deleuze empregam reiteradamente, de forma abusiva, diversos conceitos e termos cientficos, seja utilizando ideias cientficas tiradas por completo de contexto, sem justificar minimamente este procedimento fique claro que no estamos contra a extrapolao de conceitos de um campo do saber a outro, mas sim contra a extrapolao sem base argumentativa lanando aos seus leitores no cientistas montes de termos prprios do jargo cientfico, sem se preocupar se so pertinentes e nem mesmo se fazem sentido. Com isso no pretendemos invalidar toda a sua obra, posto que sobre isso suspendemos o juzo (SOKAL; BRICMONT, 1999, p. 14, traduo nossa).

Toda a tarefa foi aqui definida: provar conclusivamente como e porqu os autores denominados ps-modernos fazem uso indevido do linguajar cientfico em

Ps-modernismo em xeque: Alan Sokal e Jean Bricmont em imposturas intelectuais Andr Assi Barreto.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

156

http://www.ufrb.edu.br/griot

seus textos, sem fornecer qualquer justificao. O que faremos ento, ser seguir o itinerrio do Imposturas Intelectuais, apontando como os fsicos operaram para provar o que aqui afirmaram e dessa forma, mostrar em definitivo o que pretendem, as imposturas ps-modernas. Ambos ainda fazem um esclarecimento mais profundo, dizendo o que eles entendem por emprego abusivo; trata-se de: Falar prolixamente de teorias cientficas e empregar sua terminologia sem se preocupar com seu significado; 2. Incorporar noes das cincia naturais s cincias humanas, sem nenhuma justificao; 3. Mostrar erudio, lanando mo de uma avalanche de termos tcnicos em um contexto que resultam absolutamente inconsequentes com objetivo de impressionar e intimidar o leitor que no cientista; 4. Manipular frases sem sentido com plena indiferena pelas palavras. A crtica ao relativismo epistmico Reservou-se ao captulo 3 a questo do relativismo epistmico, sua presena na obra dos autores ps-modernos e sua justificao por parte destes autores a partir dos conceitos da Filosofia da Cincia. Nas palavras dos autores:
Um segundo alvo de ataque do nosso livro o 'relativismo epistmico', a saber, a ideia de que ao menos quando expressa abertamente, est muito mais estendida no mundo anglfono que na Frana segundo a qual a cincia moderna no mais que um mito, uma narrao ou uma construo entre muitas outras. (...) deslindaremos um certo nmero de confuses bastante frequentes nos crculos ps-modernos e de estudos culturais: por exemplo, a apropriao indevida de ideias procedentes da filosofia da cincia, tais como a subdeterminao da teoria pelas evidncias ou a dependncia que a observao tem da teoria, tudo com o propsito de apoiar o relativismo radical (SOKAL; BRICMONT, 1999, p. 19, traduo nossa).

1.

Ou seja, aps mostrarem o abuso da linguagem cientfica pelos psmodernos, o segundo alvo de Sokal e Bricmont o relativismo caracterstico da modernidade como mostraram os autores a ideia de que no h nada de essencialmente verdadeiro, incluindo a cincia moderna; ela s seria nosso mito atual e favorito, sem qualquer valor objetivo ou universal. Segundo os dois, muitos autores ps-modernos tentam sustentar esse seu relativismo radical em teses da filosofia da cincia, como a subdeterminao da teoria pela evidncia (tese conhecida como de Duhem-Quine), a incomensurabilidade dos paradigmas de Thomas Kuhn e o tudo vale de Paul Feyerabend. Jacques Lacan, Luce Irigaray, Gilles Deleuze e Felix Guattari: o mau uso da cincia

Ps-modernismo em xeque: Alan Sokal e Jean Bricmont em imposturas intelectuais Andr Assi Barreto.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

157

http://www.ufrb.edu.br/griot

Antes de expor detalhadamente as crticas de Sokal e Bricmont, vejamos o que estes entendem por ps-modernismo, para que assim entendamos como os autores procederam para escolher os filsofos e cientistas sociais com que dialogaram. Eis o que ambos escrevem:
[O ps-modernismo ] uma corrente intelectual caracterizada pela rejeio mais ou menos explcita da tradio racionalista da Ilustrao, atravs de elaboraes tericas desprovidas de qualquer prova emprica, e por um relativismo cognitivo e cultural que considera que a cincia no nada mais que uma narrao, um mito ou uma construo social (SOKAL; BRICMONT, 1999, p. 19, traduo nossa).

sobre essa corrente de pensamento, que engloba o uso reiterado e abusivo do jargo cientfico e milita um relativismo radical, que atende pela alcunha de psmodernismo, que Sokal e Bricmont estabelecem o norte de sua crtica. Isso posto, o primeiro autor ps-moderno com que Sokal e Bricmont abrem 4 dilogo o psicanalista francs Jacques Lacan . Jacques Lacan e os nmeros imaginrios Lacan, um psicanalista renomado, do calibre de Freud e Jung, constitui para nossos autores um exemplo tpico dos abusos previamente citados, neste caso especfico, abuso da matemtica. Para Sokal e Bricmont, Lacan tinha um apreo especial pela linguagem matemtica: j nos anos cinquenta, seus escritos estavam repletos de grficos, frmulas e algoritmos (SOKAL; BRICMONT, 1999, p. 36, traduo nossa). Ainda mais interesse Lacan apresentava pelos nmeros imaginrios5; para Lacan, os nmeros imaginrios teriam um papel psicanaltico. Vejamos a citao que ilustra isso:
Da minha parte, comearei pelo que se articula na sigla S(0), que , antes de tudo, um significante (...) E posto que a bateria de significantes, enquanto tal, por isso mesmo completa, este significante no pode ser mais que um trao que surge desde seu crculo sem que se possa contar como parte dele. Pode simbolizar-se mediante a inerncia de um (-1) no conjunto total dos significantes. Como tal, impronuncivel, mas sua operao no , j que esta a que se produz cada vez que pronunciado um nome prprio. Seu enunciado se iguala a seu significado. Assim, calculando esse significado segundo o mtodo algbrico Jean-Jacques mile Lacan (1901-1981) foi um psicanalista francs. Formou-se em medicina, passou da neurologia psiquiatria. Teve contato com a psicanlise atravs do surrealismo e propunha um retorno a Freud (j que no entender de Lacan, os ps-freudianos haviam se desviado do mestre). 5 Os nmeros imaginrios (ou complexos) surgem como uma extenso dos nmeros reais. Seu conjunto representa-se pelo C e define-se como sendo C = {z = a + ib: a, b R e i = -1}.
4

Ps-modernismo em xeque: Alan Sokal e Jean Bricmont em imposturas intelectuais Andr Assi Barreto.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

158

http://www.ufrb.edu.br/griot

que utilizamos, temos: S (significante) = s (enunciado) s (significado sendo S = (-1), d como resultado: s = raiz de -1 (SOKAL; BRICMONT apud LACAN, 1999, p. 42, traduo nossa).

Os problemas da matemtica lacaniana so diversos. Pressupondo que a lgebra do psicanalista tivesse algum sentido, significante, significado e enunciado no so nmeros e a barra horizontal no indica diviso. Assim, Sokal e Bricmont concluem que os clculos lacanianos so pura fantasia. Mas o uso da lgebra por Lacan continua:
No h dvida de que Claude Lvi-Strauss, comentando Mauss, quis reconhecer o efeito de um smbolo zero. Mas, em nosso caso, parece tratar-se do significante da falta do dito smbolo zero. E por isso indiquei sob o risco de atrair sobre ns certo grau de oprbrio, at onde levamos a distoro do algoritmo matemtico para adapt-lo a nosso uso: o smbolo [raiz de -1], que todavia se representa mediante a letra i na teoria dos nmeros complexos, s se justifica, evidentemente, pelo fato de no aspirar a nenhum automatismo em seu uso subsequente. (...) assim como o rgo ertil vem a se simbolizar no lugar do prazer, no em si mesmo, nem sequer em forma de imagem, mas como parte que falta na imagem desejada: da que seja equivalente a [raiz de -1] do significado obtido acima, do prazer que restitui, atravs do coeficiente de seu enunciado, funo de falta de significante: (-1) (SOKAL; BRICMONT apud LACAN, 1999, p. 42 e 43, traduo nossa).

Podemos ver que as observaes de Sokal e Bricmont realmente tm fundamento, pois 6 texto de Lacan obscuro , alm de pretender associar nosso rgo ertil raiz de -1! O mau emprego da matemtica prossegue sendo exposto ao longo do captulo 1 em outros textos de Lacan. No final do captulo, os autores concluem que a matemtica de Lacan to fantasiosa que no pode desempenhar nenhum papel til em uma anlise psicolgica sria (SOKAL; BRICMONT, 1999, p. 50, traduo nossa) e que as analogias de Lacan entre a psicanlise e a matemtica alcanam o sumo da arbitrariedade (id, ibid, p. 51, traduo nossa). E ainda estabelecem uma crtica, que os defensores de Lacan poderiam levantar, a estratgia do nem/nem, segundo a qual os escritos lacanianos no devem ser interpretados nem como cientficos, nem como filosficos, nem como poticos, nem... E assim parece que os textos lacanianos adquiriram um carter crptico, combinando jogos de palavras e a sintaxe fraturada, e servindo de base para a exegese reverente de seus discpulos.
O texto editado originalmente do francs, foi vertido para o ingls, deste para o espanhol (edio utilizada); a traduo em portugus, de nossa autoria, procurou ficar o mais prximo possvel do manuscrito original.
6

Ps-modernismo em xeque: Alan Sokal e Jean Bricmont em imposturas intelectuais Andr Assi Barreto.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

159

http://www.ufrb.edu.br/griot

Luce Irigaray e a fsica masculinizada Luce Irigaray uma autora ps-moderna que, no contente com considerar as leis da Fsica como construes, considera-as como construes feitas por homens machistas almejando a supremacia de seu sexo perante o sexo feminino. Vejamos o que a autora diz sobre a famosa equao einsteniana E = mc:
A equao E = mc uma equao sexuada? Talvez. Consideremos a hiptese como afirmativa na medida em que se privilegia a velocidade da luz sobre outras velocidades que so vitais para ns. O que me faz pensar na natureza sexuada da equao no , diretamente, sua utilizao nos armamentos nucleares, mas por ter se privilegiado a que vai mais depressa (SOKAL; BRICMONT, 1999, p. 116, traduo nossa).
7

O que quer que seja considerado, a questo que a equao j foi verificada com extrema preciso. Sokal e Bricmont elegem a superficialidade como problema tambm no discurso de Irigaray. Eles reconhecem que a influncia de fatores culturais, ideolgicos e sexuais nas produes de teorias cientficas constitui um importante objeto de investigao, se feito por algum que conhea bastante detalhadamente os mbitos cientficos sujeitos a anlise, e este no o caso de Irigaray. Outra especialidade de Irigaray mostrar a construo masculinizada da mecnica dos fludos, em especial, a supremacia da solidez (que representa a masculinidade, segundo Irigaray) frente os fludos (que representam a feminilidade). Sokal e Bricmont bebem dos textos da prpria Irigaray, mas dada sua obscuridade, recorreram a um texto de uma seguidora de Irigaray, explicando as teorias da mestra intelectual. A ttulo de objetividade, partamos tambm, diretamente para o texto de Hayles:
[Irigaray] atribui associao de fluidez com feminilidade o privilgio outorgado mecnica dos slidos sobre a dos fluidos e a incapacidade da cincia para tratar dos fluxos turbulentos em geral. Enquanto que o homem tem rgos sexuais protuberantes e rgidos, a mulher os tem abertos e por eles se filtra o sangue menstrual e os fludos vaginais. Ainda que o homem, em certas ocasies, tambm libere fludos, por exemplo, quando ejacula o smen, este aspecto de sua sexualidade no se tem muito em conta. O que conta a rigidez dos rgos masculinos, no sua cumplicidade no fluxo de fludos. Estas idealizaes so reinscritas na matemtica, que concebem os fluidos como planos laminados e outras formas slidas modificadas. Do mesmo modo que as mulheres ficam apagadas nas teorias e na linguagem masculina e existem apenas como no-homens, os fluidos tambm foram apagados da cincia e existem apenas como no-slidos. Dada esta perspectiva, no surpreendente que a cincia no tenha conseguido traar um modelo vlido da turbulncia. O
7

Luce Irigaray (1932-) uma filosofa e feminista belga. Seus trabalhos tambm abrangem psicanlise e lingustica.

Ps-modernismo em xeque: Alan Sokal e Jean Bricmont em imposturas intelectuais Andr Assi Barreto.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

160

http://www.ufrb.edu.br/griot

problema do fluxo turbulento no pode ser resolvido porque as concepes acerca dos fluidos (e da mulher) foram formulados para deixar necessariamente resduos inarticulados (SOKAL; BRICMONT apud HAYLES, 1999, p. 117, traduo nossa).

Ou seja, segundo a autora, a mecnica dos fluidos no goza da mesma credibilidade, preciso e desenvolvimento que a mecnica dos slidos, e isso, de acordo com a autora, se deve ao fato de uma estar associada feminilidade e a outra masculinidade e no s dificuldades inerentes pesquisa no ramo em questo, no caso, a mecnica dos fludos. O que Irigaray ignora a complexidade da mecnica dos fluidos. A rea tem muitos problemas a serem resolvidos. As equaes deste ramo da fsica so extremamente complexas, pois tm de lidar com algumas variveis sobre as quais no se tem controle; os problemas da compreenso e resoluo de problemas nesse campo se devem a isso e no a uma insistncia dos fsicos em masculinizar a rea. Gilles Deleuze e Felix Guattari Estes dois autores franceses foram analisados em conjunto, por terem escrito ao menos vinte livros de filosofia, onde predomina, segundo nossos autores, uma falta absoluta de claridade e transparncia. Poderia se alegar que os textos so demasiadamente profundos, mas quando se analisa com ateno, observa-se uma avalanche de termos cientficos fora de contexto e sem nexo lgico, alm de termos tcnicos com sentido estrito, que s adquirem significado em seu contexto. Vejamos os assuntos que Guattari e Deleuze abordam, mostrando a dimenso do problema:
Os textos tocam uma grande variedade de temas: o teorema de Godel, a teoria dos cardinais transfinitos, a geometria de Riemann, a mecnica quntica, etc. No obstante, as aluses so to superficiais que o leitor que no possui um domnio prvio dos temas citados no poder entender nada de concreto. E os leitores especializados encontram, na maioria das vezes, afirmaes que no fazem sentido, ou que, quando aceitveis, so fteis e confusas (SOKAL; BRICMONT, 1999, p. 158, traduo nossa).
8

Os fsicos reconhecem a importncia de Deleuze e Guattari para a filosofia e sabem que eles no lhe atribuem o status de cincia; o que questionam a utilidade filosfica de incluir o jargo cientfico (e pseudocientfico) de forma pouco clara em
Gilles Deleuze (1925-1995) nasceu em Paris e cursou filosofia na Sorbonne. O trabalho de Deleuze se divide em dois grupos: por um lado, monografias interpretando filsofos modernos (Spinoza, Leibniz, Hume, Kant, Nietzsche, Bergson, Foucault) e por outro, interpretando obras de artistas (Proust, Kafka, Francis Bacon, este ltimo o pintor moderno, no o filsofo renascentista); por outro lado, temas filosficos eclticos centrado na produo de conceitos como diferena, sentido, evento, rizoma, etc. Felix Guattari (1930-1992) foi militante e revolucionrio francs. Colaborou durante muitos anos com Gilles Deleuze, escrevendo com este, entre outros, os livros Anti-dipo, Capitalismo e Esquizofrenia e O que Filosofia?
8

Ps-modernismo em xeque: Alan Sokal e Jean Bricmont em imposturas intelectuais Andr Assi Barreto.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

161

http://www.ufrb.edu.br/griot

seus textos. Na opinio dos dois, esse recurso retrico dos franceses visa exibir uma erudio que na verdade no existe. A ttulo de ilustrao da tese de Sokal e Bricmont, analisemos dois textos, um de Deleuze e outro de Guattari, tambm considerados por Dawkins em sua resenha do livro de Sokal e Bricmont9. O primeiro, de Deleuze, foi retirado do livro Lgica do sentido:
Em primeiro lugar, as singularidades-sucessos correspondem a sries heterogneas que se organizam num sistema que no nem estvel nem instvel, dotado de uma energia potencial em que se distribuem as diferenas entre series. (A energia potencial a energia do acontecimento puro enquanto que as formas de atualizao correspondem s realizaes do acontecimento). Em segundo lugar, as singularidades possuem um processo de autounificao, sempre mvel e deslocado na medida em que um elemento paradoxal ocorre e faz das sries, envolvendo os pontos singulares correspondentes em um mesmo ponto aleatrio, e todas as emisses, todos os lanamentos, em um nico gesto de lanar (SOKAL; BRICMONT apud DELEUZE, 1999, p. 166, traduo nossa).

O segundo, de Guattari, foi retirado do livro Chaosmose


Aqui se observa perfeitamente que no existe nenhuma correspondncia biunvoca entre elos de significao linear ou arquiescrita, dependendo do autor, e esta catlise maquinal multireferencial e multidimensional. A simetria da escala, da transversalidade e o carter no discursivo de sua expanso: todas essas dimenses nos removem da lgica do terceiro excludo e nos reforam no nosso desprezo pelo binarismo ontolgico que criticamos previamente (SOKAL; BRICMONT apud GUATTARI, 1999, p. 19 e 20, traduo nossa).

Sokal e Bricmont classificam os textos deleuzianos de umas frases ininteligveis as vezes banais, as vezes errneas (SOKAL; BRICMONT, p. 166, traduo nossa). E a impresso transmitida esta: mesmo com leituras acuradas e seguidas, textos dos autores citados mesclam cincia e filosofia, entrelaando os vocabulrios das duas reas e parecem vazios e gratuitos, s restando imaginar que foram propostos com o intuito de exibir uma erudio vazia. O relativismo epistmico na filosofia da cincia Trataremos brevemente aqui, do segundo alvo de Sokal e Bricmont em Imposturas Intelectuais, o relativismo epistmico, proposto por todos os autores previamente criticados e suportado por eles em conceitos da filosofia da cincia. Richard Dawkins, com sua tradicional sagacidade, aponta o problema e antecipa brevemente as crticas de nossos autores em seu O Rio que Saa do den:
9

Foi por meio da resenha Postmodernism Disrobed, do bilogo britnico Richard Dawkins, publicada no peridico Nature, que tomamos conhecimento da obra de Sokal e Bricmont: nela Dawkins est justamente, comentando os mritos do Imposturas Intelectuais.

Ps-modernismo em xeque: Alan Sokal e Jean Bricmont em imposturas intelectuais Andr Assi Barreto.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

162

http://www.ufrb.edu.br/griot

Aponte-me um relativista cultural a 10 quilmetros de distncia e lhe mostrarei um hipcrita. Avies construdos com princpios cientficos funcionam. Eles mantm-se no ar e levam ao seu destino escolhido. Avies construdos de acordo com especificaes tribais ou mitolgicas, tais como os avies de imitao dos cultos de carregamento nas clareiras das selvas ou as asas coladas com cera de abelha de caro, no funcionam. Se voc estiver voando para um congresso internacional de antroplogos ou de crticos literrios, a razo pela qual voc provavelmente chegar l a razo pela qual voc no se esborrachar em um campo cultivado que uma multido de engenheiros ocidentais cientificamente treinados realizou os clculos corretamente. A cincia ocidental, com base na evidncia confivel de que a Lua orbita em torno da Terra a uma distncia de 382 mil quilmetros, conseguiu colocar pessoas em sua superfcie. A cincia tribal, acreditando que a Lua estava um pouco acima do topo das rvores, nunca chegar a toc-la, exceto em sonhos (DAWKINS, 1996, p. 34, traduo nossa).

Nossos autores abrem a seo do livro em que criticam o relativismo caracterstico da ps-modernidade citando o filsofo da cincia Larry Laudan em seu livro Science and Relativism em um crtica to cida quanto a de Dawkins, mas um pouco menos apaixonada e potica. Faamos proveito da citao que Sokal e Bricmont usaram para abrir o captulo 3, no apenas pela clareza com que Laudan expe o problema, mas tambm para evanescer a sombra de cientistas pedantes que desejam saber mais que todas as outras reas do conhecimento, atribuda por resenhistas de jornais aos nossos autores. A proposta do livro de Laudan tambm mostrar que os relativistas epistmicos no tm razes honestas para apoiarem-se nos estudos da Filosofia da Cincia, como parece indicar o simulacro feito da Filosofia da Cincia pspositivista. O livro de Laudan um dilogo. Um dilogo entre os personagens fictcios Quincy Rortabender (relativista, autor de Conhecimento como mito: as linhas gerais do etno-desconstrutivismo e Ceticismo sobre tudo exceto as cincias sociais: um guia ps-moderno), Percy Lauwey (pragmtico, autor de Como consertar ideias quebradas), Rudy Reichfeigl (positivista, autor de Adequao emprica: quem poderia querer algo mais? e de Todos os homens da histria da filosofia: grandes pensadores de Frege a Carnap) e ainda de Karl Selman (realista, autor de Contando como ele ). De acordo com o simulacro da cincia como a tocha que propicia conhecimento a todos e leva a humanidade a um progresso constante, desenhado por interpretaes ingnuas de cincia, o positivismo reinou supremo por um sculo, de Comte a Carnap:
Ento, a histria prossegue e no incio dos anos 60, o positivismo foi derrubado e substitudo pelo que tem-se uniformemente sido chamado (exceto pelos especialistas da rea) filosofia da cincia ps-positivista. (...)muitos que no so filsofos da cincia parecem acreditar que a filosofia da cincia contempornea fornece potentes argumentos em favor de um relativismo radical sobre o conhecimento em geral e sobre o

Ps-modernismo em xeque: Alan Sokal e Jean Bricmont em imposturas intelectuais Andr Assi Barreto.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

163

http://www.ufrb.edu.br/griot

conhecimento cientfico em particular (LAUDAN, 1990, p. VII e VIII, traduo nossa).

Este ponto que alvo da crtica do livro de Laudan, tambm o do captulo 3 do Imposturas Intelectuais, onde Sokal e Bricmont mostram ou que a apropriao das ideias da Filosofia da Cincia no se justifica ou que os problemas j aparecem nos prprios autores (Kuhn, Feyerabend, Quine). O livro de Laudan certamente foi objeto de estudo dos nossos autores, pois eles usaram como epgrafe do captulo III do Imposturas, um trecho do prefcio do livro de Laudan, onde o objetivo do filsofo norte-americano o mesmo que o de Sokal e Bricmont, mostrar que a Filosofia da Cincia no oferece nenhum suporte para o relativismo proposto pelos autores psmodernos. Vejamos ento a citao, tanto pela profundidade como para assegurar os fundamentos das observaes dos nossos autores:
Entretanto, no escrevo este trabalho meramente com o objetivo de fazer uma exegese mais estrita. Meu objetivo principal analisar aqueles nossos contemporneos que em atos repetidos de fazer de seus desejos realidade tm se apropriado de concluses da filosofia da cincia colocando-as em favor de causas sociais e polticas, obviamente que estas apropriaes no podem se adaptar a estas causas. Feministas, apologistas religiosos (incluindo os cientistas criacionistas), contraculturalistas, neoconservadores, e outros curiosos companheiros de viagem pretenderam levar gua gua vital para seus moinhos, fazendo proveito da incomensurabilidade e da subdeterminao das teorias cientficas. A substituio de fatos e evidncias por interesses subjetivos e perspectivas atrs apenas das campanhas polticas norte-americanas a maior e mais perniciosa manifestao do antiintelectualismo da nossa poca (LAUDAN, 1990, p. X, traduo nossa).

Sokal e Bricmont consideram que o esprito relativista da nossa poca resultado da leitura das obras A estrutura das revolues cientficas de Thomas Kuhn e Contra o mtodo de Paul Feyerabend e de extrapolaes cometidas por seus sucessores, ou seja, est suportado quer com razo, quer no em obras da Filosofia da Cincia. Concluso Numa dada altura de seu A crise da humanidade europeia e a filosofia, o filsofo alemo Edmund Husserl faz um diagnstico, e diz que as cincias humanas esto em crise; Husserl, que no nada obscuro, afirma que a causa dessa crise o naturalismo exacerbado. As cincias humanas esto em crise, porque seus especialistas, ofuscados pelo naturalismo HUSSERL, 2008, p. 64) tentam transportar o mtodo das cincias naturais (mtodo de sucesso, que se funda na empiria, na reduo ao fsico-qumico) para suas respectivas reas. Tudo aquilo que Sokal e Bricmont nos apontaram, tocam, no diagnstico feito por Husserl. Todos os especialistas das humanidades citados, buscaram trazer para suas respectivas reas, algo das cincias na natureza. E, com qual propsito? A

Ps-modernismo em xeque: Alan Sokal e Jean Bricmont em imposturas intelectuais Andr Assi Barreto.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

164

http://www.ufrb.edu.br/griot

anlise profunda e rigorosa de Sokal e Bricmont no deixa dvidas: o de exibir erudio, para impressionar leitores leigos em assuntos cientficos. Cada rea do conhecimento tem seu valor, o dilogo , muitas vezes, salutar, mas quando foroso ou inexistente, constitui uma impostura intelectual. Ns acreditamos que qualquer trabalho acadmico que se preze, que pretenda ser levado a srio pela comunidade acadmica, deve primar pela clareza e pelo rigor e, consequentemente, evitar todo tipo de obscuridade, de ambiguidade e de suscetibilidade aos preconceitos e subjetividades daquele que escreve. A mesma Frana, que legou ao mundo as contribuies matemtica de Descartes, Pascal, Fermat, Fourier, Laplace, Poincar e outros, atualmente proporciona ao mundo a contribuio dos ps-modernos. Essa contribuio, ainda que, obviamente, Lewis Carroll no conhecesse os ps-modernos foi externada de forma perspicaz e quase como um vaticnio por ele, na voz de uma de suas personagens, no seu romance infantil Through the looking-glass: When I use a word, Humpty Dumpty said in rather a scornful tone, it means just what I choose it to meanneither more nor less10 . Referncias bibliogrficas: CARROLL, Lewis. Through the looking-glass. New York: Editora Oxford University Press, 2004. DAWKINS, Richard. River out of Eden A darwinian view of life. New York: Editora Perseus Book, 1996. Postmodernism disrobed. Nature, 394, p. 141-143, 9 de julho de 1998. HUSSERL, Edmund. A crise da humanidade europeia e a filosofia. Traduo: Urbano Zilles. Porto Alegre: Editora PUC-RS, 2008. LACAN, Jacques. crits. Traduo para o ingls: Bruce Fink. Nova York: Editora W.W. Norton & Company, 2006. LAUDAN, Larry. Science and relativism Some key controversies in the philosophy of science. Chicago: Editora The University of Chicago Press, 1990. SCHOPENHAUER, Arthur. A arte de ter razo. So Paulo: Editora Martins Fontes, 2009. SOKAL, A; BRICMONT, J. Imposturas Intelectuales. Barcelona: Editora Paids, 1999.

10

Quando uso uma palavra disse Humpty Dumpty em tom desdenhoso, ela significa apenas o que escolhi que significasse - nem mais nem menos (CARROLL, L. Through the looking-glass. New York: Editora Oxford University Press, 2004, p. 32, traduo e grifos nossos).

Ps-modernismo em xeque: Alan Sokal e Jean Bricmont em imposturas intelectuais Andr Assi Barreto.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

165

You might also like