You are on page 1of 25

1. ANLISES FSICOS QUMICAS 1.1.

CARACTERSTICAS ORGANOLPTICAS

1.1.1. COR

a) Cor branca a amarelada: A cor branca do leite resulta de disperso da luz refletida pelos glbulos de gordura e pelas partculas coloidais de casenas e fosfato de clcio. A cor amarelada devida ao pigmento caroteno.

b) Cor avermelhada: Presena de sangue causada pelo microorganismo serratia marcescens.

c) Cor azulada: Presena de gua

d) Cor parda: Houve cozimento

e) Cor amarela: Presena de germes ou adio de conservantes como o bicromato.

f) Cor

azul

escura:

Indica

presena

de

germes

causada

pelo

microorganismo pseudomonas canogenes.

No houve nas analises realizadas leite fora da colorao de branca a amarelada.

1.1.2. ODOR

O odor pode se apresentar caracterstico e agradvel ou azedo. J o odor cido pode ser um indicativo de m higiene.

Nas analises realizadas os leite encontram-se caracterstico e agradvel no quesito odor.

1.1.3. ASPECTO

O aspecto deve se apresentar opaco devido gordura emulsionada, casena, sais entre outros, os leites que se recebeu no LATICINIOS BETIM LTDA estavam dentro do padro.

1.2.

DETERMINAO DA TEMPERATURA

A qualidade microbiolgica, fsico-qumica e sensorial do leite pasteurizado disponvel para consumo depende diretamente da qualidade da matria prima e das condies de processamento e armazenamento do produto. A temperatura ideal das cmaras de armazenamento do leite deve ser de aproximadamente 4C podendo variar de 0C a 10C.

1.2.1. PROCEDIMENTO

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

Termmetro digital AK05, como demonstrado na figura 6. Amostra de leite Proveta de 250 mL

Adiciona-se em uma proveta de 250 mL limpa e seca o volume da amostra.

O termmetro ligado em seguida, coloca-se o mesmo submerso ao produto (leite) a ser medido, deve-se aguardar a sua estabilizao e em seguida realiza-se a leitura da temperatura.

Resultado: A temperatura do leite deve estar compreendida entre 0C. e 10C.

FIGURA 6: TERMMETRO DIGITAL AK05 Fonte: http://www.textechbrasil.com.br

1.3.

ACIDEZ

1.3.1. PRINCPIO DO MTODO: PROVA ALIZAROL

A prova do alizarol um mtodo colorimtrico usado na medio do pH. Neste teste a mudana de cor e coagulao so simultneas variao do pH, sendo de fcil visualizao.

A estabilidade ao alizarol uma prova rpida, muito empregada nas plataformas de recepo. Essa anlise tem por objetivo estimar a estabilidade trmica do leite na presena de soluo alcolica. A coagulao ocorre por efeito da elevada acidez ou do desequilbrio salino, quando se promove a

desestabilizao das micelas pelo lcool.

Esse um teste prprio para leite de rebanho e no para leite j pasteurizado que um leite onde j foram misturados leites de vrios produtores.

A alizarina um indicador que permite estimar o pH da amostra, o leite que se coagula (leite cido) nesse teste no resiste ao calor, portanto no pode ser misturado aos demais.

Desta forma, o leite cido no resistiria aos tratamentos trmicos na indstria, sendo ento uma importante caracterstica a ser controlada.

1.3.1.1.

PROCEDIMENTO

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

Pipeta graduada de 2,0mL; Placa de petri; Soluo de alizarol.

Misturar alquotas iguais de leite e soluo alizarol (2,0mL) e homogeneizar. Observar a formao de grumos e mudana na colorao.

Resultados: Como demonstrado na tabela 1 abaixo o teste possui as seguintes colorao.

Colorao salmo sem coagulo, leite de boa qualidade.

Colorao roxa, leite com possvel adulterao com inibidores. Colorao amarelado, com cogulo leite cido.

TABELA 1: ANLISE DO TESTE DO ALIZAROL

Fonte: http://www.laticiniosdamare.com.br/blog/tecnicas-para-coleta-de-leite.

1.3.2. PRINCPIO DO MTODO: PROVA DORNIC

A titulao cida feita com a utilizao de uma soluo bsica com o auxilio do indicador de fenolftalena, onde seu ponto de viragem varia entre pH 8,3 8,6.

Na quantificao do pH do leite utilizado a Soluo Dornic, onde cada 0,1mL de soluo utilizada correspondente a 1D (0,1g de cido lctico/litro de leite). O leite bom para o consumo humano deve est entre 15D 18D segundo a legislao vigente.

Reao entre o cido lctico e o NaOH 0,1 Mol/L (soluo dornic) :

CH3CH (OH) COOH + NaOH

CH3CH (OH) COONa + H2O (1)

1.3.2.1.

PROCEDIMENTO

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

Erlenmeyer de 150mL; Pipeta graduada de 10,0mL; Soluo de fenolftalena; Soluo Dornic.

Adiciona-se uma alquota de 10 mL do leite no erlenmeyer, em seguida acrescenta-se 5 gotas do indicador fenolftalena. Titula-se com a soluo de Dornic at mudana de colorao branca amarelada para rsea claro. Em seguida verifica-se o volume gasto.

Resultado:

- Volume gasto maior que 1,8mL de soluo dornic = 18 dornic: acidez alta, no aceitvel. - Volume gasto de 1,6 a 1,7mL de soluo dornic = 16 e 17 dornic: acidez dentro do padro, aceitvel. - Volume gasto menor que 1,5mL de soluo dornic = 15 dornic: acidez baixa, provavelmente adio de gua (checar o teor de gua utilizando o aparelho de crioscpio).

1.4.

NDICE CRIOSCPIO OU DPC( DEPRESSO DO PONTO DE CONGELAMENTO)

O ndice crioscpico (IC) ou ponto de congelamento medido pela temperatura de passagem do leite do estado lquido para o Slido. Essa medida dada em graus Hortvet, onde 1C corresponde a 0,9656H. A determinao do IC precisa, levando em considerao que sua temperatura de congelamento

constante, e est diretamente ligada ao teor de lactose contido em sua constituio. O IC do leite aproximadamente -0,531C, valores superiores podem indicar adio de gua no leite, podendo ser proveniente da ordenha ou de fraude.

1.4.1. PROCEDIMENTO

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

Aparelho crioscpio eletrnico; Pipeta Graduada de 2,0mL; Tubo de ensaio.

Mas antes de Realizar o procedimento com o crioscopio necessrio efetuar a calibrao do mesmo.

1.4.1.1.

CALIBRAO DO CRIOSCOPIO

A determinao da crioscopia do leite especfica para detectar a adio de gua, podendo acusar desde 0,2 % de gua adicionada, com preciso e confiabilidade. O exame feito pela medida do ponto de congelamento da amostra, no influindo no resultado o teor de gordura existente, bem como os demais elementos que compem o leite, mas to somente a gua que foi adicionada. O ponto de congelamento do leite puro costuma variar ligeiramente conforme a regio onde o mesmo coletado, havendo tambm uma pequena variao conforme as estaes do ano, raa do gado, alimentao, tempo de lactao, vacinao, etc.

O crioscpio utilizado para determinar com preciso a concentrao de solues, atravs de seu ponto de congelamento. Falando particularmente do leite, o crioscpio nos permite determinar o solvente do soluto, neste caso a gua contida em uma amostra de leite. Sabemos que o ponto de congelamento da gua 0C e do leite abaixo de 0C. Assim, pela mudana no ponto de congelamento do leite podemos determinar a quantidade de gua adicionada a este leite. O leite possui um ponto de congelamento mdio de 0,540 H. Podendo variar de -0,530 -0,450H.

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

Pra Pipeta graduada 5mL Reagente A, B e C Tubo de ensaio

Procedimento de calibrao do crioscopio:

Coloca-se 2,5 mL do reagente A em num tubo de ensaio e coloca-se no crioscopio, e calibra-se com o valor -0,422. Coloca-se 2,5 mL do reagente B em um tubo de ensaio e coloca-se no crioscopio e calibra-se com o valor -0,621 Coloca-se 2,5 mL do reagente C em um tubo de ensaio e coloca-se no crioscopio e calibra-se com o valor -0,530

Posterior calibrao realiza-se o DPC da seguinte forma: Pipetar de alquota de 2,5mL de leite em um tubo de ensaio. Em seguida colocar o tubo no aparelho crioscpio para anlise. Anota-se o valor e compara-se com a literatura como apresentado na Tabela 2 abaixo, comparando a tabela 2 e os resultados apresentados pelo equipamento:

Menor que -0,530C, crioscpia baixa (pouca gua adicionada); Maior que -0,530C -0,545C, crioscpia padro (leite bom); Maior que -0,545C, crioscpia alta leite (alta acidez leite azedo). TABELA 2 PARA NDICE DE CRIOSCOPIA (PADRO 0,540)

Fonte: http://www.textechbrasil.com.br

Crioscopia acima de o ndice verificar-se o seguinte:

a) Se a amostra est homognea b) Se a acidez est normal c) Se existe fraudes tais como: Substncias alcalinas, cloretos, sacarose, urina, etc.

Resultado:

Menor que -0,530C, crioscpia baixa (pouca gua adicionada); Maior que -0,530C -0,545C, crioscpia padro (leite bom); Maior que -0,545C, crioscpia alta leite (alta acidez leite azedo). DENSIDADE 15C

1.5.

A densidade determinada por pesagem e pode ser defina como a massa de sua unidade de volume (g/mL), podendo variar de acordo com a temperatura e presso. O leite uma emulso de gua e leo, sendo assim a densidade pode mensurar a quantidade de gordura nele contido, por sua vez o acrscimo de gordura ir acarretar na reduo da densidade. A mensurao da densidade do leite ser feita pela utilizao do termolactodensmetro na temperatura padro de 15C, se no estiver nessa temperatura padro feito correo do valor segundo a literatura. A variao da densidade pode indicar fraude ou at algum problema na sade do animal.

1.5.1. PROCEDIMENTO

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

Proveta de 250mL; Termolactodensmetro, como demonstrado na figura 8.

Adicionar

proveta

250mL

de

leite,

em

seguida

submergir

termolactodensmetro e aguardar 3,5 minutos para estabilizao do mesmo. Em seguida, fazer a leitura de acordo com a aferio do menisco.

FIGURA 7: TERMOLACTODENSMETRO Fonte: Brito 1998.

Resultado: A densidade mdia do leite de 1,030g/mL, podendo variar entre 1,028g/mL 1,032g/mL.

1.6.

FOSFATASE

A fosfatase alcalina uma enzima encontrada naturalmente no leite cru, aps o processo de pasteurizao essa enzima inativada. Sendo assim, possvel fazer o teste qualitativo para determinar a eficincia da pasteurizao. O leite deve ento ser negativo para fosfatase alcalina.

1.6.1. PROCEDIMENTO

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

Kit fosfatase; Pipeta graduada 1,0mL; Tubo de ensaio

Adiciona-se 0,5mL da soluo do kit fosfatase em um tubo de ensaio, em seguida adiciona-se 3 gotas do leite. Posteriormente feita a homogeneizao

da mistura no tubo.

Resultado:

Colorao amarela escuro: tempo de pasteurizao incorreto; Colorao amarela claro: tempo correto de pasteurizao por 15 segundos.

1.7.

PERCENTUAL DE GORDURA( MTODO GERBER)

A gordura presente no leite est em forma de emulso de leo e gua, cercada de um filme de protena. Este filme rompido atravs do tratamento com cido sulfrico. Separada da fase aquosa a protena medida volumetricamente diretamente no butirmetro. Existem vrios tipos de butirmetros com escalas volumtricas diferentes, para medir diferentes produtos lcteos, como creme de leite e queijos, e at para alguns produtos no lcteos, como produtos processados de carne e peixe. A determinao do teor butiroso no leite foi desenvolvida em 1892 pelo Dr. N. Gerber e estabelecido legalmente em 1935 como processo utilizando o cido sulfrico.

1.7.1. PROCEDIMENTO

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

Centrifuga para butirmetro; Pipeta volumtrica de 11,00mL; Bico de papagaio de 1,0mL; Bico de papagaio de 10,0mL; cido sulfrico;

lcool isoamlico; Butirmetro, como demonstrado na figura 9.

Adiciona-se em um butirmetro de leite utilizando o bico de papagaio 10,0 mL de cido sulfrico. Em seguida, adiciona-se 11,00mL da amostra (leite) com o auxilio da pipeta volumtrica. Adiciona-se, utilizando o bico de papagaio, 1,0mL de lcool isoamlico. Por fim, tampa-se o butirmetro com uma rolha de borracha. Agitar a amostra at que a mesma se torne homognea, em seguida, centrifuga-se a 1500rpm por 5 min. Realizar a aferio do menisco e verificar o resultado.

FIGURA 8: BUTIROMETRO Fonte: Brito 1998.

Resultado:

3,0% de gordura (leite pasteurizado e padronizado tipo C) 0% de gordura (leite desnatado); 0,6 2,6 de gordura (leite semidesnatado); Aproximadamente 3,7% de gordura (leite cru).

Tambm se realiza o teste de gordura no creme para ser comercializados o teste funciona da seguinte maneira:

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

Centrifuga para butirmetro; Seringa com tubo de 5 mL; Bico de papagaio de 1,0mL; Bico de papagaio de 10,0mL; cido sulfrico; lcool isoamlico, Butirmetro para o creme.

Adiciona-se em um butirmetro de creme utilizando o bico de papagaio 10,0 mL de cido sulfrico. Em seguida, adiciona-se 5,00mL da amostra de creme com o auxilio da seringa. Adiciona-se, utilizando o bico de papagaio, 2,0mL de lcool isoamlico. Por fim, tampa-se o butirmetro com uma rolha de borracha. Agitar a amostra at que a mesma se torne homognea, em seguida, centrifuga-se a 1500rpm por 5 min. Realizar a aferio do menisco e verificar o resultado.

Resultado:

Normalmente o teor de gordura do creme superior a 55 %.

1.8.

EXTRATO SECO TOTAL (EST) MTODO DE ACKERMANN

Denomina-se matria-seca total ou extrato seco total (EST) a todos os componentes do leite exceto gua: gordura, carboidrato, protena, sais minerais e vitaminas. O mtodo mais empregado para a determinao do extrato seco de um leite o processo indireto, baseado na relao entre o peso especfico (densidade) e a percentagem de matria gorda, sendo, portanto, necessrio

definir previamente a densidade e a percentagem de gordura do leite (FOSCHIERA, 2004). Este mtodo utiliza o disco de alumnio graduado que consta de dois discos sobrepostos. O disco superior (menor) tem graduaes correspondentes densidade; o disco inferior (maior) possui duas graduaes: uma interna com porcentagem de gordura e a outra com porcentagem de matria seca (TRONCO 2003). 1.9. EXTRATO SECO DESENGORDURADO (ESD)

A matria seca desengordurada ou extrato seco desengordurado (ESD) corresponde aos componentes do leite, menos a gua e a gordura (TRONCO 2003). O extrato seco total diminudo da quantidade de gordura chamado extrato seco desengordurado (FOSCHIERA, 2004). Fazendo o clculo da diferena entre a percentagem de EST e a percentagem de gordura, obtm-se o ESD: % EST - % de Gordura = % ESD (TRONCO, 2003). (2)

1.10. PEROXIDASE

A peroxidase uma enzima presente no leite cru e destruda quando o leite aquecido acima de 85C por alguns segundos. Este mtodo tem por finalidade avaliar o processo de pasteurizao, ou seja, verificar se a temperatura foi correta ou se houve falha no processo. A enzima de peroxidase quando aquecida a 75C por 20 segundos inativada, aps o tratamento trmico, ela ativada novamente. Devido essas propriedades, possvel reagir mesma com gua oxigenada formando oxignio e gua.

1.10.1.

PROCEDIMENTO

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos: gua oxigenada 10 volumes; Guaiacol 1% v/v;

Pipeta graduada de 2,0mL; Pipeta graduada de 10,0mL; Tubo de ensaio.

Pipetar uma alquota de 10,0mL de leite no tubo de ensaio, em seguida, adicionar 2,0mL de guaiacol (colocar lentamente para que o guaiacol e o leite no se misturem), por fim adicionar 3 gotas de gua oxigenada. Fazer a interpretao do resultado (formao de um anel) conforme a literatura.

Resultado:

Anel de colorao alaranjado claro (leite pasteurizado corretamente); Anel de colorao escura (leite no pasteurizado); Anel com ausncia de colorao (leite pasteurizado acima da temperatura recomendada).

1.11. REDUTASE

O teste de redutase utilizado para avaliar qualitativamente a concentrao bacteriana do leite. No procedimento, adicionamos azul de metileno para verificar o tempo necessrio para que as bactrias reduzam o azul de metileno, sendo assim, quanto maior o tempo de reduo menor ser a carga bacteriana do leite. O procedimento feito a 35C, uma vez que est a temperatura ideal para o crescimento das bactrias mesfilas.

1.11.1.

PROCEDIMENTO

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

Pipeta graduada de 10,0mL; Pipeta graduada de 1,0mL; Tubo de ensaio; Banho Maria; Azul de metileno.

Pipetar a alquota de 10,0mL de leite para um tubo de ensaio. Em seguida adicionar 1,0mL de azul de metileno com o auxilio de uma pipeta. Homogeneizar a mistura do tubo e deixar em repouso no banho Maria 35C at que a colorao mude do azul para o branco (cor natural do leite). Anotar o tempo de viragem e verificar na literatura.

Resultado:

Tempo para leite pasteurizado: superior 4:00 horas; Tempo para leite cru: superior 0:30 hora.

1.12. TESTE ANTIBITICO

A presena dos antibiticos no leite indesejvel por dois fatores, primeiro pode causar problemas de sade pblica e tambm causar problemas tecnolgicos em produtos fermentados. O antibitico pode ser um indicativo de fraude no leite, j que alguns produtores o adicionam para aumentar a durabilidade do mesmo; por sua vez esse antibitico pode ser tambm proveniente de resduo do tratamento de alguma doena no animal. O resduo de antibitico pode causar a inibio parcial das bactrias lcticas, prejudicando a fermentao quando este usado em produtos fermentados.

1.12.1.

TESTE ANTIBITICO RAPIDO

um teste simples, rpido e de alta sensibilidade e detecta simultaneamente o grupo de antibitico -lactmicos e tetracclinas. O resultado fica pronto em 3 minutos.

1.12.1.1. Procedimento

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

Kit para o teste de antibitico Tira de reagente Incubador Amostra de leite

Conectar o sistema de incubao e aguardar at que a temperatura alcance 40 C.

Remover o kit do sistema de refrigerao. Abre-se o recipiente que contm os microtubos, retirando quantos forem necessrios, de acordo com a quantidade de anlises.

Adiciona-se 200L da amostra de leite para o microtubo com auxilio do pipetador automtico e as ponteiras presentes no kit misturam-se com a ponta da ponteira at obter uma colorao rosa homognea.

Incuba-se por 3 minutos 40 C. Aps 3 minutos de incubao, introduze-se uma tira reagente no microtubo, tomando o cuidado se segurar a tira pelo lado azul e com as setas direcionadas para o fundo do tubo. Aps inserir a tira manter em incubao por mais 3 minutos Aps os 3 minutos retira-se a tira reagente do tubo e faz-se a leitura.

Resultado e Interpretao:

Aps a incubao devero ser identificadas 3 linhas paralelas sendo a do meio a linha controle, a linha superior referente ao antibitico tetraciclina e a inferior ao antibitico -lactam :

Se a linha de leitura estiver mais escura que a linha de controle, o resultado negativo. Se a linha de leitura estiver apagada ou mais clara que a linha de controle o resultado positivo.

1.12.2.

TESTE ANTIBITICO LENTO

O teste com uma alta preciso, exatido e sensibilidade na deteco de residual de -lactmicos, que so os responsveis por mais de 95% da ocorrncia de antibiticos no leite.

1.12.2.1. PROCEDIMENTO

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

Kit para o teste de antibitico Incubador

Amostra de leite

Adiciona-se 100l da amostra a ser testada no tubo contendo o meio. Incubase o tubo 64,5C. Avalia-se o resultado aps 3 horas.

Resultado e Interpretao

a) Se a cor mudou de prpura para o amarelo, o resultado negativo. b) Se a cor prpura permanecer aps 3 horas de incubao o resultado positivo.

1.13. TESTE DO CLORETO

Este teste fundamenta-se na precipitao dos cloretos sob a forma de cloreto de prata, em pH 8.3, em presena de cromato de potssio como indicador. O final da reao dado pela formao do precipitado vermelho-tijolo de cromato de potssio.

Quando o teor de cloretos normal, a produo de colorao marrom. Por outro lado, quando o teor de cloretos elevado, haver maior consumo de prata, diminuindo a intensidade da colorao marrom. A reao deve desenvolver-se em pH ajustado.

A presena de sais no leite, geralmente relacionada mastite subclinica ou alimentao inadequada.

1.13.1.

PROCEDIMENTO

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

Pra Pipeta graduada 2 mL Reagente a (Nitrato de prata 10% m/v) Reagente b (Cromato de potssio 5% m/v) Tubo de ensaio

Pipeta-se em um tubo de ensaio 2 mL da amostra, em seguida pipeta-se 2 mL do reagente A (Nitrato de prata 10% m/v) e por fim pipeta-se 2 mL do reagente B (Cromato de potssio 5% m/v), homogeneizar-se a amostra(leite).

Resultado:

a) Colorao amarelada: teor de cloreto superior faixa normal (0,08% a 0,1%) b) Colorao marrom: teor de cloretos normal.

1.14. CONTROLE DO CLORO DA GUA

Indicado na obteno de resultados confiveis de maneira prtica e simples. Um kit que mede o nvel de cloro e pH da gua, recomendado para ser utilizado antes da manuteno rotineira da analise de gua.

Embalagem: Estojo com recipiente para anlise da gua, um frasco de soluo de vermelho de fenol (reagente para pH) e um tubo de soluo de ortotoluidina (reagente para cloro).

1.14.1.

PROCEDIMENTO

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

Kit cloro

Com o auxilio do kit cloro da gua, deixe-se a torneira com gua aberta por alguns minutos, enche-se o recipiente de gua, e coloca-se 4 gotas do indicador, observe a escala de cores.

Resultado: Teor de cloro adequado: 1.0 a 4.0.

1.15. CONTROLE DO pH DA GUA

Kit pH/cloro vem num prtico estojo contendo dois reagentes para avaliao do pH e cloro, e um recipiente comparador.

Auxiliam na verificao do pH e na quantidade de cloro total presente na gua.

1.15.1.

PROCEDIMENTO

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

Kit pH

Com auxilio do kit pH, deixe-se a torneira com gua aberta por alguns minutos. Enche-se o recipiente de pH, e coloca-se 4 gotas do indicador, observa-se a escala de cores.

Resultado: pH adequado: 7.2 a 7.8 .

1.16. ANLISE MICROBIOLGICA

O leite um dos alimentos mais ricos e completos e, por isso, muito susceptvel a contaminaes microbianas. Devido s suas caractersticas intrnsecas, como alta atividade de gua, pH prximo ao neutro e riqueza de nutrientes torna-se excelente meio de cultura para o desenvolvimento de microrganismos.

O leite alimento lquido contendo 87,5% de gua. No leite cru encontram-se presentes substncias inibidoras de microrganismos, como lactoperoxidase e aglutininas. Quando atinge a cisterna da glndula mamria, o leite estril, a partir da, pela fcil comunicabilidade com o meio exterior, a secreo se contamina progressivamente pelos germes que penetram pelas tetas. Quando extrado, o leite se conserva temperatura do corpo do animal, fato que possibilita a multiplicao bacteriana. A negligncia das prticas sanitrias resulta na contaminao elevada do leite, tendo em vista que, a contaminao do leite inicia-se na fazenda, durante ou aps a ordenha, devido ineficincia de higienizao de utenslios e do homem, alm de doenas do rebanho.

O grupo coliforme compreende os organismos aerbios e facultativos, anaerbios, gram-negativos, que no formam esporos, bastonetes, que produzem colnias escuras, com ou sem brilho metlico, em 24 h a 35C,

Graas ao desenvolvimento da microbiologia de alimentos, os produtos alimentcios industrializados podem ser produzidos com maiores garantias de qualidade microbiolgica, evitando-se perdas por deteriorao e problemas de Sade Pblica, antes frequente pela falta de controle. Para tal controle na no

Laticnio Betim LTDA so realizadas anlises frequentes do leite fornecido pelos produtores tanto o leite cru, tanto no leite pasteurizado, dessa forma possvel garantir um produto de qualidade para seus clientes sem riscos a sade.

1.16.1.

PROCEDIMENTO

Materiais, Reagentes, recursos auxiliares e equipamentos:

a) Placa Coliformes Fecais b) Placa Coliformes Totais c) Amostra de leite d) lcool 96% e) Pipeta graduada de 1 mL

Ligam-se as estufa incubadora a 35,5 C. Esterilizar-se toda a bancada com lcool 96%.Acende-se a luz branca da cabine e deixa ligada por algumas horas para esterelizao do local. Liga-se o bico de bunsen. Adiciona-se 1 mL da amostra de leite na placa de coliformes fecais e totais j preparada com meio de cultura. Coloca-se na estufa para anlise microbiolgica durante 24h.

Resultado e interpretao

Se a placa de e-coli conter pontos azuis ou vermelho/roxo indica resultado positivo. Se a placa de e-coli no conter nenhum ponto indica resultado negativo. O nvel aceitvel de colnias de bactrias Escherichia coli so de 0 UFC/mL

Se a placa de coliformes totais contiver pontos vermelhos indica resultado positivo. Se a placa de coliformes totais no conter pontos vermelhos resultado negativo. O nvel aceitvel de colnias de coliformes totais deve estar entre 15 a 125 UFC/mL.

You might also like