You are on page 1of 20

RELATORIO DA PESQUISA DE CAMPO

ADJAILSON DE ARAUJO SILVA DAVID ANTNIO FEITOZA DE TORRES JADES CERQUEIRA DO NASCIMENTO SARA SANTANA SILVA DIAS UILLAS MASCARENHAS SILVA

FEIRA DE SANTANA - BA 2013

ADJAILSON DE ARAJO SILVA DAVID ANTNIO FEITOZA DE TORRES JADES CERQUEIRA DO NASCIMENTO SARA SANTANA SILVA DIAS UILLAS MASCARENHAS SILVA

AVENIDA FRAGA MAIA: POSSIBILIDADES DE INTERVENO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado Professora Me. Amanda Leite Novaes da disciplina Pratica Curricular I da turma 2013.1 do Curso de Licenciatura em Educao Fsica.

UEFS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA FEIRA DE SANTANA - BA 2013

O corpo e sade, objetos por excelncia do poder sobre a vida desde a modernidade, tem ocupado um lugar privilegiado como principio tico, poltico e esttico no exerccio do governo de si e dos outros. (Bagrichevsky, 2003, pg.7)

Resumo
O relatrio foi elaborado visando identificar as prticas esportivas realizadas na Avenida Fraga Maia e as possibilidades de interveno pelo profissional de Educao fsica. Durante a visita, entrevistamos algumas pessoas para colher informaes e saber atravs de dados concretos, qual a modalidade mais praticada e o que mais se buscava nas praticas. Contudo, os conceitos sobre as finalidades em forma de beneficio a ser alcanados pelos praticantes de atividades fsicas se mostraram de forma distorcida, principalmente as concepes de sade e qualidade de vida. Contextualizando sobre outra perspectiva evidenciada, o grande potencial de atuao em que o profissional de educao fsica pode explorar, utilizando a via como base para realizar diversas atividades, entretanto o municpio de Feira de Santana encontra-se carente quanto as polticas pblicas direcionadas a sade coletiva da populao por meio da interveno do profissional de educao fsica, fator que pode justificar o baixssimo nmero de profissionais encontrado na Avenida Fraga Maia.

Sumrio

1. Introduo............................................................................................... 6 1.1.Objetivo...................................................................................... 6 1.2 Metodologia ............................................................................... 6 1.3 Justificativa ................................................................................ 7 2. Fundamentao Terica ....................................................................... 8 2.1 Sade ........................................................................................ 8 2.2 Qualidade de Vida ..................................................................... 9 2.3 Prtica de atividades fsicas ...................................................... 10 2.4 Atividades fsicas ao ar livre ...................................................... 11 3. Relatrio Final......................................................................................... 13 4. Consideraes Finais............................................................................. 17 5. Referncias Bibliogrficas ..................................................................... 18 6. Apndice ............................................................................................... 19

Introduo:
O presente trabalho se refere a uma atividade avaliativa do componente Prtica Curricular I, do Curso de Licenciatura em Educao Fsica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o qual se prope atravs de um trabalho de visita de campo, observar como vem sendo realizada essas praticas esportivas, motivaes dos praticantes e profissionais envolvidos com as mesmas, bem como reconhecer as peculiaridades e importncia deste espao para comunidade e moradores da cidade de Feira de Santana. A disciplina tem como objetivo apresentar aos estudantes de Educao Fsica os campos de atuao profissional e proporcionar atividades de visitas a espaos diversos, proporcionando assim experincias significativas para a formao dos mesmos. Dentro dos espaos urbanos existe uma concentrao de equipamentos que possibilitam a pratica de diversas atividades fsicas destinadas aos mais variados objetivos (sade, esporte, lazer), e/ou ambientes especficos como, hospitais, clnicas, ginsios, estdios, teatro, cinema, etc. Partindo dos estudos realizados na disciplina Prtica Curricular I buscamos concentrar nossos estudos e observaes na Avenida Fraga Maia por tratar-se de um espao democrtico e com grande potencial de comercializao tendo em vista que o mesmo j considerado como o principal ponto destinado a prtica de atividade fsica ao ar livre em Feira de Santana. A Avenida Fraga Maia corresponde ao prolongamento da Avenida Maria Quitria, que uma das mais movimentadas da cidade de Feira de Santana. Esse prolongamento foi realizado com o intuito de solucionar problemas referentes ao transito. A estrutura fsica desta avenida possibilita diversas prticas de atividades fsicas, pois tem um largo canteiro central, com uma ciclovia e estruturas que simulam uma academia.

1.1 Objetivo: Identificar as prticas corporais que circulam e se expressam na Avenida Fraga Maia, buscando tambm detectar possibilidades de interveno profissional na rea de educao fsica, percebendo a razo pela qual os indivduos realizam a prtica de atividades fsicas na mesma via.

1.2 Metodologia: Foram realizadas observaes na Avenida Fraga Maia acerca das atividades que se expressam na via, a fim de identificar as prticas corporais existentes, bem como, o importante papel da atividade fsica, do profissional de Educao Fsica para promoo da qualidade de vida. Para tanto, realizamos visitas ao espao em dias e horrios diferentes para localizar aqueles em que a via mais requisitada, o que nos permitiu conhecer o funcionamento e/ou rotina da Avenida Fraga Maia quanto prtica de atividades fsicas. Ao percebermos sua dinmica, nos organizamos no espao em dia (s) e horrio (s) que houve maior participao da comunidade e nos posicionamos em pontos estratgicos da avenida para abordar praticantes de atividades fsicas e profissionais da rea de Educao Fsica, convidando-os a colaborar com o presente trabalho. Feito isso, realizamos uma entrevista com os profissionais da rea e um questionrio para os praticantes de atividade fsica tendo como suporte um roteiro elaborado pelo grupo, no intuito de coletar as informaes necessrias.

1.3 Justificativa: Buscamos a escolha do campo atravs da constatao de que o espao constitui-se em via publica, com grande fluxo de pessoas o que torna o local de grande potencial para a prtica de atividades fsicas, implantao de empresas ligadas a rea e de programas originados de polticas publicas de ateno Sade Coletiva. Outro aspecto importante que serviu como motivao, foi o fato da pratica de atividades fsicas ao ar livre ter sido potencializado em decorrncia da busca pela qualidade de vida e sade e que de certa forma relacionada com essas prticas, embora, na maioria das vezes, essa relao feita de forma equivocada. Em 07 de abril de 2011, o Ministrio da Sade criou atravs da portaria n 719, o Programa Academia da Sade, que no intuito de contribuir com a promoo da sade, estimula a construo de locais com infraestrutura, equipamentos e profissionais para a orientao de praticas de atividades fsicas e de lazer. Percebe-se que a Avenida Fraga Maia dispe de equipamentos que podem ser utilizados para a prtica de atividade fsica, embora muito longe do ideal, mas carece de profissionais que oriente uma correta utilizao dos mesmos.

2. Fundamentao Terica
A Educao Fsica um campo de caractersticas multidisciplinar, o que permite que ela transite em diferentes reas. Mesmo sendo um campo muito relacionado com a rea de sade, esse reconhecimento, de forma legal, s passa a acontecer em 1997. A Resoluo do Conselho Nacional de Sade (CNS) n. 218, de 6 de maro de 1997 diz que: O reconhecimento da imprescindibilidade das aes realizadas pelos diferentes profissionais de nvel superior constitui um avano no que tange concepo de sade e integralidade da ateno. Resolve: I - Reconhecer como profissionais de sade de nvel superior as seguintes categorias: 1. Assistentes Sociais; 2. Bilogos; 3. Profissionais de Educao Fsica; 4. Enfermeiros; 5. Farmacuticos: 6. Fisioterapeutas: 7. Fonoaudilogos: 8. Mdicos; 9. Mdicos Veterinrios: 10. Nutricionistas; 11. Odontlogos; 12. Psiclogos; e 13. Terapeutas Ocupacionais. Pensar a Educao Fsica por diferentes ticas foi um legado deixado pelos grandes estudiosos dos anos 80, que atravs de seus pensamentos e comprovaes, permitiu que esta rea se expandisse e fosse alm do mbito escolar. Hoje em dia, esta rea, mesmo que pelo senso comum, mais explorada pensando em sade e qualidade de vida. Cabe a ns profissionais, a disseminao dos conhecimentos para um adequado aproveitamento do que nos proporciona a Educao Fsica. Pelo fato de estar includa como parte da rea da sade, a Educao Fsica tem que entender os temas Sade e Qualidade de vida de forma a encontrar-se como ferramenta de proporcionalizao das mesmas. E para que tenhamos um correto entendimento devemos procurar saber os conceitos de cada tema citado.

2.1 Sade
A da Constituio Federal diz que: Art. 196. A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Art. 197. So de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente ou atravs de terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado.

O conceito de sade difere no meio da sociedade. Alguns acreditam que Sade apenas a ausncia da doena enquanto outros amplificam mais o conceito. Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), Sade o estado de completo bem -estar fsico, mental e social e no apenas a ausncia de doena. Essa concepo adotada por diversos seguimentos, pois representa o ideal a ser buscado; uma harmonia entre o meio, o indivduo e seu interior. A VIII Conferncia Nacional de Sade, realizada em 1986, adotou como conceito de sade que ter sade no apenas estar livre de doenas e sofrimentos fsicos e psquicos, mas ser assistido pelos direitos fundamentais, o que nos possibilita uma maior dignidade. Observando essas variaes dentro deste conceito pode-se notar que mesmo livre de doenas, o ser humano nunca ser completamente saudvel se os demais direitos fundamentais no forem atendidos. Para alcanar este ideal precisa-se de politicas publicas que proporcione populao a obteno de tais direitos. Fonseca (2007), diz que Sade Pblica a aplicao de conhecimentos (mdicos ou no), com o objetivo de organizar sistemas e servios de sade, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo sade-doena [...] atravs de aes de vigilncia e intervenes governamentais. Atualmente no Brasil a politica pblica de ateno sade o Sistema nico de Sade (SUS). Este sistema institui as equipes multidisciplinares para atendimento em diversos locais como centros de sade, postos de sade e hospitais. Os programas e aes estratgicas do SUS so subsidiados por princpios de Ateno Bsica na perspectiva da Sade Coletiva. Mas o que seria Sade Coletiva? A Sade Coletiva prope um novo modo de organizao do processo de trabalho em sade que enfatiza a promoo da sade, a preveno de riscos e agravos, a reorientao da assistncia a doentes, e a melhoria da qualidade de vida, privilegiando mudanas nos modos de vida e nas relaes entre os sujeitos sociais envolvidos no cuidado sade da populao. (Instituto de Sade Coletiva UFBA)

2.2 Qualidade de vida


O conceito mais recente de sade confunde-se com o conceito de qualidade de vida. Quando dizemos que Sade no apenas a ausncia da doena, mas sim a consequncia de quando temos o gozo dos nossos direitos fundamentais, estamos dizendo que para que nossa vida tenha qualidade, devemos ter sade, pois a qualidade de vida tambm engloba todos os aspectos que a sade engloba. Diferentemente de Estilo de Vida, o termo Qualidade de Vida envolve o bem estar fsico, mental, psicolgico e emocional, alm de relacionamentos sociais, como famlia e amigos, e tambm a sade, educao, poder de compra e outras circunstncias da vida. (PORTES, 2011, Pg. 8)

10

A partir desta citao observamos que a sensao de bem estar nas esferas fsica, mental, psicolgica, emocional e social que define a qualidade de vida e a partir disso compreendemos que a relao com a sade estreita. Outro aspecto importante a ser observado o estilo de vida. O estilo de vida definido pela forma de se alimentar, pela prtica regular ou no de atividades fsicas, pelo habito de fumar ou fazer uso de substncias ilcitas ou no dentre outros. Estudos comprovam que a manuteno do estilo de vida saudvel interfere na qualidade de vida, e este deve ser adaptvel, ou seja, deve se adequar as condies sociais, fsicas e psicolgicas de cada indivduo. A relao entre sade e qualidade de vida depende da cultura da sociedade em que est inserido o sujeito, alm de aes pessoais (esfera subjetiva) e programas pblicos ligados melhoria da condio de vida da populao (esfera objetiva). O estado de sade um indicador das possibilidades de ao do sujeito em seu grupo, se apresentando como um facilitador para a percepo de um bem-estar positivo ou negativo. influenciado pelo ambiente, pelo estilo de vida, pela biologia humana e pela organizao do sistema de ateno sade em que o sujeito est inserido. (ALMEIDA, 2012, Pg.40) . A associao da qualidade de vida prtica de atividades fsicas, na maioria das vezes, feita pelo senso comum. Muitos acreditam at que o simples fato de realizar atividades que desprendam muito esforo fsico j o suficiente. No entanto, [...] O ideal, para um estilo de vida tido como saudvel, seria a adoo de prticas de atividade fsica sistematizada, considerando toda a condio de vida e sade do sujeito. (ALMEIDA, 2012, Pg.46)

2.3 Prtica de atividades fsicas


Detentores, agora, dos conceitos sobre Sade e Qualidade de Vida, surge uma indagao pertinente entre os profissionais da Educao Fsica: Como intervir nessa rea? Esse questionamento martela as nossas mentes, aps leituras que apontam a reconstruo do conceito de Educao Fsica e a desmascarao das falsas verdades, como diria CARVALHO (2004), que permeiam esse assunto. Sabemos que a Educao Fsica por si s, no denota sade, mas sabemos tambm que atravs de estudos recentes, comprovou-se que a prtica regular de atividades fsicas, e de forma correta, contribui para a obteno e manuteno da sade. A partir deste momento que nota-se a importncia do profissional de Educao Fsica, como detentor de conhecimentos essenciais para incentivar e contribuir no desenvolvimento de prticas saudveis. Neste sentido, este profissional, deve informar populao que atividade fsica no vacina e deve ser praticado continuamente. Segundo Mira (2003), em seu artigo Exerccio fsico e sade na crtica prudente, traz o debate sobre conceitos e fundamentos de uma afirmativa corriqueira de que Exerccio fsico proporciona ao indivduo que o pratica, sade e previne doenas. Tambm faz uma observao transformaes culturais que esto acontecendo atualmente. Veremos ainda que o autor no desconsiderando as argumentaes j existentes, afirma que apenas a pratica de

11

atividade fsica no leva a sade, e que neste sentido existem inter-relaes que apontam a reciprocidade deste vis. Em uma apresentao prvia o autor deixa claro a no negao de que o sedentarismo seja um grande problema atual e que o exerccio fsico possa intervir ou melhorar este quadro, o que o mesmo deseja alcanar no seu trabalho o possvel papel que o exerccio desempenharia no incremento da sade e na proteo de certos tipos de doena, em indivduos previamente saudveis e normalmente ativos (MIRA, 2003, Pg.170). Benefcios caractersticos do exerccio fsico sistemtico que no se obteria o mesmo resultado com qualquer atividade fsica ou recreativa. Segundo Daisson (2010, pg.?), A falta de atividade fsica, mais conhecida como sedentarismo, que tem sido frequentemente verificada em grande parcela da populao nos dias atuais, constitui-se em fator de risco para o aumento da incidncia de doenas cardiovasculares, em especial a aterosclerose (placas de gordura nos vasos sanguneos), hipertenso arterial e diabetes. O ato de caminhar funciona como efeito preventivo para vrios problemas cardiovasculares. Essa afirmao est baseada no fato de que a prtica desse tipo de atividade estimula o aumento de HDL-colesterol (bom colesterol) na corrente sangunea, que age na retira de placas de gordura que se depositam nas paredes dos vasos sanguneos e uma diminuio de LDL-colesterol (mau colesterol) que so responsveis pelo deposito de placas de gordura nos vasos sanguneos. Ele afirma ainda que Caminhar constitui uma das mais naturais atividades fsicas. um mtodo simples, facilmente controlvel, sem a necessidade de equipamentos especiais e pode ser praticado pela grande maioria das pessoas. Caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta e danar, so atividades que proporcionam benefcios ao sistema cardiovascular. A caminhada em si, considerada uma atividade de intensidade leve, mas o aumento da intensidade traz muitos benefcios a sade e ao bem-estar. MIRA (2003) cita o fato de que na rea cientfica forte a associao de benefcios da atividade fsica sade, em condies de frequncia, volume e intensidade, principalmente para doenas coronarianas. O autor classifica efeitos dos exerccios em dois: Agudos efeitos diretos e favorveis fisiologia e Crnicos benfico pelas adaptaes fisiolgicas provocadas pelo treinamento. Segue-se ainda evidenciando que o exerccio fsico provoca respostas e adaptaes saudveis e que os parmetros fisiolgicos determinam o estado de sade. Como dito anteriormente, a pratica de atividade fsica no deve ser encarada como nica responsvel pela promoo da sade e sim, como parte de um conjunto de aes e aspectos de cunho social, emocional e fsico, ou seja, a sade s alcanada quando o indivduo esta em pleno gozo dos direitos fundamentais estabelecido pela DUDH.

2.4 Atividades Fsicas ao ar livre


A prtica de atividade fsica ao ar livre a soluo para quem tem o desejo de se exercitar, mas no gosta da ideia de faz-lo em ambientes fechados como, por exemplo, academias. Quando optamos em realizar essas atividades em ambientes abertos, temos como benefcios, o fato de estarmos em contato com a natureza, em local onde a circulao de ar mais constante, variao de paisagens dentre outros. Em locais fechados como academia, em determinados horrios onde h grande concentrao de pessoas, o ar fica mais carregado, h um forte odor de suor, varias pessoas competindo por um mesmo aparelho, o que faz com

12

que a sua rotina de exerccios s vezes seja interrompida e provoca a sensao de monotonia, pois no h variaes de ambiente. So essas caractersticas presentes no espao aberto que propicia um melhor aproveitamento na execuo dos exerccios fsicos. A pesar dos benefcios citados, a atividade em ambientes fechados nos traz uma maior sensao de segurana, em virtude da deteriorao das vias pblicas e do alto ndice de violncia que de forma assustadora assola a nossa sociedade. A falta de interveno por parte de politicas publica visando melhorias nos ambientes disponveis para este tipo de atividade faz com que este se torne perigoso. Falta de condies adequadas, sinalizao e descaso com a segurana so aspectos que exemplificam essa deficincia. pelos motivos citados a cima, que se torna necessrio a implantao de politicas publica em ateno a Sade Coletiva, visando garantir uma melhor utilizao dos espaos pblicos na prtica de atividade fsica. Pensando desta forma que os profissionais de Educao Fsica devem identificar e compreender as prticas e as formas de intervenes possveis nesses espaos.

13

3. Relatrio Final
No decorrer das aulas de Pratica Curricular l foram discutidos em sala de aula diversos contedos que nos proporcionou uma bagagem a respeito dos eixos Educao, Sade, Esporte e Lazer bem como o amplo campo de atuao em que o profissional de Educao Fsica pode estar inserido. No momento em que a Professora Amanda Leite Novais da disciplina de Prtica Curricular l do Curso de Licenciatura em Educao Fsica da Universidade Estadual de Feira da Santana - UEFS iniciou sua ltima atividade avaliativa da disciplina e deixou a critrio dos prprios grupos a escolha de um campo de atuao para realizar o trabalho de pesquisa de campo, nosso grupo se mostrou interessado em vrias possibilidades de campo de atuao, porm um chamou mais a ateno, a Avenida Fraga Maia, por se caracterizar um via pblica, de prtica de atividade fsica ao ar livre que se expressam vrias modalidades esportivas, e atualmente em Feira de Santana se caracteriza como ambiente de maior interao da sociedade feirense com a prtica de atividade fsica. Como tnhamos imaginado em sala, constatamos nas visitas a Avenida as diversas prticas esportivas que se expressam na mesma, como caminhada, corrida, ciclismo, ginstica e musculao. Sabemos que toda pesquisa envolvendo seres humanos esto sujeita a risco quanto a seu desenvolvimento e com a nossa no foi diferente, ao realizar a visita a Avenida Fraga Maia, no intuito de fazer observaes das atividades fsicas que se mostram na via e aplicar um questionrio para os praticantes, percebemos dificuldades em aplicar o questionrio, pois algumas pessoas se sentiram constrangidas de alguma forma em contribuir voluntariamente com a pesquisa, seja ignorando os pesquisadores no atendendo o nosso pedido. Outros praticantes de atividades fsicas do local gostaram da iniciativa e resolveram contribuir, porm no quiseram realizar uma pausa em sua prtica de atividade fsica, ento o questionrio foi aplicado de forma interativa com a atividade desempenhada pelo praticante. J alguns colaboradores foram totalmente cordiais e se dispuseram a ajudar no preenchimento do questionrio fazendo uma breve interrupo em sua prtica para nos dar uma maior ateno, lembrando que todas as contribuies dos sujeitos da pesquisa foram feitas de forma voluntria, sem nenhuma forma de manipulao. Na noite do dia 04/07/2013 o grupo executou a visita ao campo de atuao. Na medida em que aplicvamos os questionrios os sujeitos se sentiam livres ao dialogo e foi percebido por ns alunos os porqus que a Avenida Fraga Maia se tornou a maior via pblica de prtica de atividade fsica ao ar livre com grande atuao popular. O interessante que a via se constitui como um espao popularizado, onde todos tem acesso, j que uma via pblica e ao realizar o estudo dos questionrios foi visto que at pessoas que moram em outras cidades e esto passando alguns dias na cidade procuram a Avenida Fraga Maia para realizar a atividade fsica, outro colaborador exps que a academia em que ele freqentava j no o

14

satisfazia, pois o nmero de usurio da mesma s aumentava e seu espao fsico no acompanhava essa crescente, o clima no interior da academia cada dia mais quente, abafado, os rodzios para utilizao dos aparelhos cada vez maiores. O fato de no terem acompanhamento profissional ideal, foi um dos pontos cruciais para que o colaborador sasse da academia para realizar sua pratica de atividade fsica na Avenida Fraga Maia, alm de ser mais econmico. Outro fator a maior possibilidade de interao com pessoas diferentes, pois o fluxo de pessoas no local grande. No mesmo dia foi possvel presenciar um movimento organizado pelo MTB Clube FSA que a juno das lideranas de mais de 13 grupos de ciclistas de Feira de Santana em prol da 2 Bicicletada, manifestao de ciclistas que busca a implantao de ciclovias e ciclofaixas na Avenida Fraga Maia e demais vias feirenses, a manifestao ocorre mensalmente onde a 1 Bicicletada contou com mais ou menos 450 ciclistas. O grupo MTB Clube FSA realizou um levantamento e construiu um projeto de implantao de ciclovias e ciclofaixas, porm no momento as lideranas polticas de Feira de Santana apesar de terem cincia do movimento no se manifestaram a respeito dessa pauta. Atravs de um questionrio elaborado pelo grupo, entrevistamos vinte e uma (21) pessoas e pudemos obter diversas informaes que sero expostas abaixo atravs de grficos. A partir destes dados conclumos que a faixa etria mais ativa a dos 18-25 anos com 10 praticantes, seguida de perto pela faixa etria dos 36-45 anos com 9 participantes e o surpreendente que no so as pessoas com idade mais avanada que esto na ultima colocao, passaram em nmero de praticantes a faixa etria dos 26-35 deixando-os para trs com somente 4 praticantes. Sendo a caminha a atividade fsica mais realizada, ou seja, 11 pessoas a praticam e a de menor realizao a ginstica com uma pessoa.

15

Abaixo possvel visualizar que as faixas de idade que tem maior participao quanto realizao da atividade fsica com freqncia so a dos 18-25 e acima de 45 anos, porm a que mais sobressai a frequncia de 3 vezes semanais com 7 praticantes e a que menos sobressai frequncia de 2 vezes semanais com 2 praticantes.

Quanto ao Gnero, o masculino se apresenta como maior nmero de praticantes com 14 homens, j as mulheres apresentam apenas 7 praticantes.

O universo de pessoas que circulam na Avenida Fraga Maia muito grande, porm sente-se falta de uma maior participao de polticas pblicas que amparem a prtica de atividade fsica ao ar livre visando sade coletiva da comunidade. Visto que 15 pessoas representando 71,42% dos colaboradores no dispem de acompanhamento profissional que lhe auxilie corretamente na prtica de atividade fsica, enquanto somente 6 indivduos representando 28,58% dos sujeitos da pesquisa se manifestaram de forma positiva, tendo um acompanhamento profissional.

16

Um campo do questionrio condizia com a seguinte questo: Qual o objetivo a ser alcanando com a prtica da atividade? As respostas foram variadas, porm o principal objetivo elencado pelos praticantes foi a Sade com 30,64%, seguido por Qualidade de Vida com 22,58%, Esttica e Desempenho representando 14,51% cada, Lazer aparece com 12,90%, e Outras obtm 4,83%.

Foi perguntado tambm: Por que voc escolheu realizar a prtica de atividades fsicas aqui na Avenida Fraga Maia? Por morarem nas Proximidades da Avenida 27,58% dos participantes assinalaram essa opo, 24,13% dos colaboradores da pesquisa escolheram a Avenida Fraga Maia por ser um local de Prtica de Atividade Fsica ao Ar Livre, 20,68% corresponde ao Custo Baixo em realizar a prtica de atividade fsica na Avenida, j que se caracteriza como via pblica, 10,34% foram motivados por Todas e Outras cada, e apenas 6,89% esto Complementando seu Programa de Treinamento.

17

Durante a visita, observamos a ausncia significativa de profissionais de Educao Fsica, fato que justifica alguns dos dados mostrados acima. Este aspecto caracteriza o campo como espao aberto explorao profissional em prticas de atividades fsicas ao ar livre. Apesar de encontrarmos grupos organizados, notamos que estes atuam de forma autnoma no que diz respeito orientao profissional, o que leva, muitas vezes, prtica incorreta e perigosa das atividades. Segundo informaes colhidas junto ao nico profissional encontrado, a escolha pela Avenida Fraga Maia para suas intervenes deu-se, por esta avenida ser a mais adequada, em Feira de Santana, para a prtica de atividades fsicas ao ar livre e baixo investimento para iniciao profissional. A ausncia de outros profissionais culminou na falta de dados para o cruzamento de informaes para se chegar a um resultado satisfatrio no que diz respeito ao objetivo da nossa pesquisa.

4.

Consideraes Finais

Diante do estudo realizado no decorrer dessa pesquisa, podemos constatar a importncia desse espao pblico para a prtica de atividades fsicas. Faz-se necessrio, contudo, a interveno do profissional de Educao Fsica tanto na Avenida Fraga Maia como tambm junto administrao do municpio de Feira de Santana, elaborando e implantando programas de ateno Sade Coletiva, incentivando a prtica de atividades fsicas, que venham a beneficiar os praticantes dessas atividades ao ar livre. Embora a avenida apresentese como um espao considervel para a prtica de atividades fsicas, ela no foi projetada com esta finalidade. importante pensar em melhorias estruturais que viabilizem um melhor aproveitamento desta avenida para tal atividade. Os grupos de atividades fsicas como corrida, ciclismo e at musculao encontram-se em pontos estratgicos ao longo da avenida. So grupos que apresentam uma caracterstica alarmante e que historicamente compreensvel, eles iniciam suas atividades de uma maneira espontnea sem o acompanhamento de um profissional da rea ou de um acompanhamento mdico ou nutricional, reflexos de uma sociedade vitimada pela explorao do capital. Desconstruir o pensamento equivocado em relao Educao Fsica e Sade uma das funes do profissional desta rea. Temos, ento, o compromisso de disseminar informaes que ajudem no esclarecimento do verdadeiro objetivo da Educao Fsica.

18

5.

Referncias Bibliogrficas

TREVISOL, Daisson Jos; TREVISOL, Fabiana Schuelter. Caminhada: Preveno em forma de exerccio. Disponvel em: http://www.notisul.com.br/n/colunas/caminhada_prevencao_em_forma_de_exer cicio-25196. Acesso em: 19/07/2013.

CARVALHO, Yara Maria de. O Mito da Atividade Fsica/Sade. 3 Edio So Paulo: Hucitec, 2004. BAGRICHEVSKY, Marcos; PALMA, Alexandre; ESTEVO, Adriana. A sade em debate na Educao Fsica. Editora Edibes, 2003, Blumenau, SC. GONALVES, Aguinaldo. Conhecendo e discutindo Sade Coletiva e atividade fsica. Editora Guanabara Koogan, 2004. Fertonani HP, Pires D. Concepo de sade de usurios da Estratgia Sade da Famlia e novo modelo assistencial. Disponvel em: http://revista.portalcofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/14/15. Acesso em: 19/07/2013. FONSECA, A.F. O territrio e o processo sade-doena. Coleo Educao Profissional e Docncia em sade: a formao e o trabalho do agente comunitrio de sade. Rio de Janeiro: EPSJV / Fiocruz, 2007. FIGUEIREDO, Nbia; TONINI, tereza. SUS e PSF para Enfermagem: Prticas para o cuidado em Sade Coletiva. Yendis Editora, 2010 SP. INSTITUTO DE SADE COLETIVA ISC/UFBA. O campo da sade coletiva. Disponvel em: http://www.isc.ufba.br/isc.php?externa=3 Acesso em:

19/07/2013.
ALMEIDA, Marco Antonio; GUTIERREZ, Gustavo; MARQUES, Renato. QUALIDADE DE VIDA: DEFINIO, CONCEITOS E INTERFACES COM OUTRAS REAS DE PESQUISA. EACH/USP, 2012.SP. ORTES, LA. Estilo de Vida e Qualidade de Vida: semelhanas e diferenas entre os conceitos. Lifestyle J, 2011;1(1):8-10. Disponvel em: http://acta.nisled.org/index.php/LifestyleJournal/article/view/3. Acesso em: 19/07/2013. BRASIL. Ministrio da Sade. Portaria n 719, de 07 de abril de 2011, Institui o Programa Academia da Sade no mbito do Sistema nico de Sade. Disponivel em:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_academia_saude_7 19.pdf. Acessado em 19/07/2013.


BRASIL. Ministrio da Sade. 8 Conferncia Nacional de Sade: Relatrio Final, 1986. Disponvel em:

http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/Relatorios/relatorio_8.pdf. Acesso em: 20/07/2013.

19

6. Apndice Questionrios utilizados na visita ao campo de atuao.

Pesquisa de Campo (Praticantes)


Faixa etria: ( )18 25 ( ) 26 35 ( ) 36 45 ( ) acima de 45 Sexo: M( ) F( )

Por que voc escolheu realizar a prtica de atividades fsicas aqui na Avenida Fraga Maia? ( ) Por estar prximo a sua residncia ( ) Complemento ao programa exerccios ( ) Preferncia por prtica ao ar livre ( ) Custo baixo ( ) Outras Alternativas---------------------( ) Todas Alternativas

Quais atividades voc realiza aqui na Avenida? ( ) Caminhada ( ) Ginstica ( ) Corrida ( ) Ciclismo

( ) Outros----------------------------

Com qual frequnciavoc realiza a atividade fsica? ( ) Uma vez na semana ( ) Duas vezes na semana ( ) Trs vezes na semana ( ) Todos os Dias ( ) Outros----------------------------

Voc tem acompanhamento profissional que planeja e orienta seu programa de treino ou pratica por conta prpria? ( ) Sim ( ) No

Qual o objetivo a ser alcanando com a prtica da atividade? ( ) Sade ( ) Esttica ( ) Qualidade de vida ( ) Lazer ( ) Outros---------------------

( ) Desempenho esportivo ( ) Todos

20

Pesquisa de Campo (Profissionais)


Formao: Tempo de atuao: Sexo: M( ) F( )

Por que voc escolheu esse local para atuar profissionalmente?

Quais atividades profissionais voc desenvolve aqui na Avenida?

Como voc elabora o planejamento, programa de treino para os grupos e/ou sujeitos praticantes? O que mais levado em considerao nesta elaborao?

Relacionando ao objetivo dos alunos qual a maior motivao na busca pela prtica de atividade fsica? ( ) Sade ( ) Esttica ( ) Qualidade de vida ( ) Lazer ( ) Outros --------------------

( ) Desempenho esportivo ( ) Todos

Voc acha que a Avenida, ainda pode ser considerada como grande potencial comercial para a cidade de Feira de Santana em relao a atuao dos(as) profissionais ligados a rea de educao fsica?

You might also like