You are on page 1of 3

Aula de Comunicao e expresso Aluna Natlia Coutinho 41304640

Para entender o texto

Leitura e Redao

1- Argumento de autoridade Apia-se em um saber notrio, comprovado por uma autoridade reconhecida por dominar tal assunto, trazendo para o enunciado o fator credibilidade. Uma citao de um pesquisador na rea em que se est investigando um bom exemplo do uso de um argumento de autoridade. EX: segundo Foucault em Microfsica do poder : A "verdade" est circularmente ligada a sistemas de poder, que a produzem e apoiam, e a efeitos de poder que ela induz e que a reproduzem. "Regime" da verdade. 2- Apoio na Consensualidade Alguns enunciados no exigem essa voz que comprove o argumento porque seu contedo j aceito como vlido por consenso (ao menos dentro de uma comunidade especfica) EX: O investimento na educao indispensvel ao desenvolvimento do pas.

3- Comprovao pela experincia ou observao 4- O contedo de um enunciado, por meio documentao com dados que comprovem sua validade. EX: Acaso Alexander Fleming (fungos e bactrias) 5- Fundamentao lgica A argumentao pod basear-se em operaes de raciocnio lgico tais como as implicaes de causa e efeito, consequncia e causa. Condies e ocorrncias. EX:Pena de morte pode ser um erro porque isso poderia implicar no assassnio de algum inocente. Logo, a pena de morte no uma pena justa.

Na Fundamentao Lgica pode-se provocar descrdito desqualificando o enunciado, rebaixando sua importncia ao carter de uma simples opnio pessoal. Restringindo portanto a universalidade da verdade, que deveria ser seu objetivo. EX: Roberto da Mata supe que o espao social brasileiro se divide em casa, rua e outro mundo Como possvel notar, ao introduzir o enunciado por um verbo de dizer que no indica certeza, reduz-se o enunciado uma simples opnio EX: O tomo foi considerado por muito tempo como menor partcula constituinte da matria. foi considerado e a restrio de tempo muito tempo esvaziam o enunciado de seu carter geral e objetivo. ATENO Outro modo de desqualificar o enunciado: Ataca-se em seus expedientes de argumentao, fazendo uso de vrios dispositivos, como: - Citar autores renomados que contrariam o contedo afirmado no enunciado podem evidenciar que o enunciador no compreendeu o significado da citao ento cuidado com a citao. Entender bem do que foi dito sobre o tema e ter clareza do que se quer acrescentar, de forma coerente, a nica forma de se escrever bem e de no ser ridicularizado e criticado negativamente por puro desleixo.

- Desautorizar os dados da realidade apresentados como prova ou mostrar que o enunciador apartir de dados corretos, por equvoco de natureza lgica, tirou concluses inconsequentes uma ao comum utilizada por avaliadores.Dessa forma, muita ateno com a leitura de dados escolhida escolhida como forma de apoiar sua pesquisa, ela poder simplesmente faz-lo despencar se no for feita com a devida seriedade. EX: O controle demogrfico uma das solues urgentes para o desevolvimento dos pases desenvolvidos: as estatsticas comprovam que os pases desenvolvidos o praticam. DESQUALIFICAO O dado estatstico apresentado verdadeiro, mas o enunciado inconsciente pois pressupe uma relao de causa e efeito difcil de ser demonstrada, isto , que o controle demogrfico seja capaz de produzir o desenvolvimento. O mais lgico que inverter a relao: O desenvolvimento gera o contorle demogrfico e no o contrrio.

EXISTEM DOIS TIPOS DE ESCRITORES 1- Aquele que impe seu modo de ver, pessoal, obrigando o leitor a entrar nesse mundo subjetivado dele EX: escritores que usam uma estrutura de tempo no linear Jlio Cortazar (novelista argentino contemporneo) em jogo de Amarelinha que cada captulo dita uma opo desordenada de captulo seguinte Mais difceisde ler

2- Aquela que se adequa ao modo de ver do leitor. Mais fceis de ler EX: Charles Dickens (Romancista Ingls realista da era vitoriana) (apesar dos escritos pertencerem um perodo distante, sua escrita mais realista e menos psicolgica)

PS.1 A grande facilidade/ dificuldade de uma leitura ou de um autor diretamente proporcional ruptura de padres literrios ou adequao eles. PS.2 At onde o leitor estimulado e exercitado lidar com essas rupturas vai determinar sua facilidade ou dificuldade em lidar com o texto. PS.3 Seguir ou desvirtuar esses padres no determina ser um bom ou um mal escritor. Existem inclusive escritores que usam as duas formas em um mesmo texto.

You might also like